Recupere Sua Visão

Recupere Sua Visão

“Recupere Sua Visão”
(Lucas 18:31-43)
Série: Certeza em Tempos Incertos (Lucas)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Lucas, capítulo 18 (pg 707).

Esta é a terceira vez que Jesus prediz a chegada de seu sofrimento, morte e crucificação (Lucas 9:22; Lucas 9:43-45). Às vezes isso é chamado de anúncio da paixão ou predições da paixão. Nosso termo Inglês “paixão” é derivado do Latim, passiō, que significa sofrimento.
Assim, após Jesus fazer a declaração encorajadora que vimos da última vez nos versos 29-30, aquela declaração sobre a benção daquilo que recebemos por seguir a Cristo apesar daquilo que alguns devem deixar para trás para segui-lO – famílias, casas – então lemos que Jesus toma de lado os 12 Discípulos e lhes fala em particular sobre Seu sofrimento, morte e crucificação que se aproximam.

Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra Santa de Deus.

31 Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá.
32 Ele será entregue aos gentios que zombarão dele, o insultarão, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão.
33 No terceiro dia ele ressuscitará”.
34 Os discípulos não entenderam nada dessas coisas. O significado dessas palavras lhes estava oculto, e eles não sabiam do que ele estava falando.
35 Ao aproximar-se Jesus de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola.
36 Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo.
37 Disseram-lhe: “Jesus de Nazaré está passando”.
38 Então ele se pôs a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! ”
39 Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim! ”
40 Jesus parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou-lhe:
41 “O que você quer que eu lhe faça? ” “Senhor, eu quero ver”, respondeu ele.
42 Jesus lhe disse: “Recupere a visão! A sua fé o curou”.
43 Imediatamente ele recuperou a visão; e seguia a Jesus glorificando a Deus. Quando todo o povo viu isso, deu louvores a Deus.

Oração.

Introdução:
Poucos de nós não podem fazer referência à ideia de “ver sem na verdade enxergar.” Nós procuramos por alguma coisa na geladeira, por exemplo, e olhamos em cima e embaixo e nos lados, mas não conseguimos achar a manteiga ou o ketchup. Sabemos que deve estar lá, temos a certeza de que usamos no dia de ontem. Então olhamos de novo, movemos algumas coisas de lugar e nada. Podemos até chamar alguém, a esposa, a mãe, um irmão, “Ei, cadê o ketchup?” Eles gritam de volta, “Na geladeira.” “Não, não está.” “Sim, está aí.” “Bom, então vem achar.” Eles vêm, abrem a porta, olham bem em frente, curvam-se, pegam e colocam em cima do balcão e saem, balançando a cabeça. Eu sou o único? Estava lá o tempo todo, eu apenas não vi.
Muitas vezes as coisas que parecem pequenas e triviais neste mundo material refletem algo das coisas maiores e mais importantes no mundo espiritual. Deus está operando a nossa volta, Ele está sempre e sempre estará sustentando o universo que Ele criou, para sempre guiando, amparando, provendo. Ele está lá e ainda assim, nem sempre O enxergamos.
Com frequência nos perguntamos como seria ter vivido nos dias de ministério terreno de Jesus. Frequentemente me pergunto isso. Como seria maravilhoso estar lá com Ele, vendo esses milagres e outras coisas. Então novamente, nos deparamos com esse momento surpreendente e novamente durante o ministério de 3 anos e ½ de Jesus nos Evangelhos: poucas pessoas parecem ver verdadeiramente quem é Jesus. Estão olhando para Ele, através dEle, e estão todos lá com Ele, ainda assim não O enxergam.
Em meu estudo nesta semana pareceu que Deus estava apontando essa verdade repetidamente. Falamos somente na semana passada sobre “pontos cegos,” como não podemos “ver” coisas que nos espreitam em nossos “espelhos retrovisores espirituais,” não identificando ídolos que permitimos capturar nosso amor e nós nem sequer percebemos isso, entregamos nosso coração a algo ou alguém ao invés de Cristo. Foi o caso da semana passada com o jovem rico. Eis aqui um homem que “viu” Jesus, mas ao mesmo tempo, na verdade não viu Jesus porque ele estava cego por suas riquezas. Ele viu, mas na verdade não enxergou.
Assim, nos voltamos para esses versos no verso 31 ao final do capítulo e lemos a respeito de mais dois exemplos de “ver sem realmente enxergar.” Minha oração nesta manhã é simples: “Deus, dê-nos olhos para enxergar. Visão física é uma benção e muito importante para nós, mas o que é mais importante é a visão espiritual. Alguns de nós que estão ouvindo essa mensagem podem apenas ver e ouvir fisicamente. Por favor, dê-nos o benefício da consciência espiritual e vida espiritual. E nos ajude então a enxergar melhor a cada dia, melhore nossa visão espiritual.”
O material em nosso texo – versos 31-43 – divide-se em duas seções, a primeira seção nos ensina sobre o compromisso de Cristo e a segunda ensina sobre a compaixão de Cristo. Vamos dar uma olhada nessas duas considerações nesta manhã. Primeiro:
I. Considere o Compromisso de Cristo (31-34)
Em vista aqui está o compromisso de Cristo com o plano eterno de Deus para cumprir nossa salvação. Jesus está comprometido com a missão. Nós lemos nove capítulos mais cedo sobre Sua primeira predição da paixão. Ele diz em Lucas 9:22, “É necessário que (Eu) sofra muitas coisas, seja rejeitado pelos líderes religiosos, chefes dos sacerdotes e mestres da lei, seja morto e ressuscite ao terceiro dia.” Ele disse isso novamente mais tarde para eles e então Lucas 9:51 diz que a hora dEle morrer havia chegado e assim, Ele “partiu resolutamente para Jerusalém.” Isso fala de Sua determinação, Sua prontidão, Seu compromisso. Nada poderia impedi-lo do Calvário.
Você se lembrará, por exemplo, quando Ele falou de Seu sofrimento em termos como o batismo e Ele diz em Lucas 12:50, “Mas tenho que passar por um batismo, e como estou angustiado até que ele se realize!” Ou mais tarde quando Ele foi avisado que Herodes estava querendo pegá-lO, Ele disse em Lucas 13:33, “Mas, preciso prosseguir hoje, amanhã e depois de amanhã, pois certamente nenhum profeta deve morrer fora de Jerusalém!” E no capítulo 17 quando estávamos estudando recentemente sobre a segunda vinda de Cristo, Jesus disse em Lucas 17:25, “Mas antes é necessário que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.”
Desde o princípio Deus tinha esse plano de redimir almas perdidas através da fé em Seu Filho, Jesus Cristo. Jesus está lembrando constantemente Seus seguidores dessa verdade. Sua morte na cruz do Calvário não é um erro, um engano, um engodo, ou um acidente. A morte de Cristo na cruz do Calvário é o cumprimento de um plano ao qual Jesus Cristo estava total e completamente comprometido. Agora Ele os lembra pela terceira vez, verso 31:
31 Jesus chamou à parte os Doze e lhes disse: “Estamos subindo para Jerusalém, e tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá.
“Se cumprirá” é um passivo divino. Isto é, “Deus fará cumprir isso.” Deus tem esse plano, Ele verá isso cumprido. Vai acontecer. Isso não acontece “apenas.” Deus cumprirá Seu plano de redimir a humanidade através da obra de Jesus Cristo na cruz.
Por razões somente conhecidas pelo próprio Deus, Deus permitiu o que chamamos de “a queda.” Deus permitiu que Adão e Eva caíssem, pecassem e dessa forma trouxessem o pecado ao mundo. Devido ao pecado de nossos primeiros pais, nós também somos pecadores. Somos culpados. Somos espiritualmente separados de Deus. Mas Deus também planejou um modo de sermos salvos da queda e dos efeitos da queda – a chamada morte espiritual – e esse meio pelo qual o homem pode ser salvo é através da obra de Cristo na cruz. Jesus vem como Deus encarnado para levar nossos pecados sobre Si mesmo, para tomar a punição que merecíamos e para nos dar a justiça que pertence a Ele – dessa forma sendo nosso substituto, o sacrifício substitutivo perfeito por nós. É a essa obra que Jesus Cristo está comprometido e Ele conta isso aos Seus Discípulos agora pela terceira vez.
Jesus diz no verso 31 que “tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem (esse é o termo preferido de Jesus para se designar, a maneira como Ele se refere a Si mesmo) se cumprirá.” A palavra “profetas” no verso 31 é uma referência a todo Velho Testamento.
Deixe-me encorajá-lo a ler mais tarde apenas duas dessas passagens proféticas no Velho Testamento. Lembre-se de que Jesus cumpre as prediçoes proféticas de Sua vinda. Essas duas passagens são escritas a partir de 700 a 1.000 anos antes de Sua vinda. Leia isso mais tarde com a família, talvez depois do almoço, e fale sobre elas:
Salmo 22:16-18, “Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés. Posso contar todos os meus ossos, mas eles me encaram com desprezo. Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes.”
Isaías 53:4-6, “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças, contudo nós o consideramos castigado por Deus, por ele atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.”
Então quando Jesus diz no verso 31 que “tudo o que está escrito pelos profetas acerca do Filho do homem se cumprirá.” Ele tem em mente Escrituras como essa. Jesus prossegue no verso 32:
32 Ele será entregue aos gentios que zombarão dele, o insultarão, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão.
33 No terceiro dia ele ressuscitará”.
Agora observe isso no verso 34:
34 Os discípulos não entenderam nada dessas coisas. O significado dessas palavras lhes estava oculto, e eles não sabiam do que ele estava falando.
É muito mais fácil para nós entendermos o que Jesus estava lhes dizendo. Temos o benefício de 2.000 anos de história e ensino Cristão. Muitos de nós cresceram em um lar Cristão ou pelo menos ouvimos a história da vinda de Jesus como o Messias sofredor. Para os 12, contudo, e para os Judeus principalmente, a ideia do Messias sofredor era estranha para eles. Eles estavam pensando na vinda do Salvador mais como um Salvador político ou terreno, aquele que viria e iria reinar em um trono elevado, num esplêndido palácio e endireitando todo mundo e assim por diante. E quando Jesus fala sobre ser entregue aos Gentios, ser afligido, morto e ressuscitando ao terceiro dia – não que eles não pudessem repetir o que Jesus tinha acabado de dizer, mas que não tinham entendido o que Ele estava querendo dizer. Eu posso ver isso se me colocar no lugar deles e acho que a maioria de vocês também pode. Não admira Jesus ter dito isso três vezes! Tenho certeza de que mais tarde eles concluíram, “Um, agora entendi (Lucas 24:6-8)!”
Mas também temos de nos lembrar de que, se somos salvos, isso se deve ao fato de que Deus nos deu olhos de fé para enxergar. Se nós enxergamos a Cristo pelo o que Ele realmente é, é porque O vemos não com olhos físicos, mas com olhos espirituais.
Houve um tempo quando o significado de Seu sofrimento, morte e ressurreição também foi escondido de nós, escondido da mesma forma que está escondida de nossos amigos. “Que religião estranha!” eles dizem. “Um homem Judeu morrendo numa cruz e ressuscitando ao terceiro dia! Não obrigado.” Porém, essa é a verdade do Evangelho: “Nós pregamos Cristo crucificado, para os Judeus uma pedra de tropeço e para os Gregos loucura (1 Coríntios 1:23),” um Evangelho que permanece uma pedra de tropeço e loucura para muitos cegos espirituais nos dias de hoje até que Deus conceda a eles a capacidade de enxergar com olhos de fé.
Então pela obra da providência de Deus, a próxima passagem da Escritura nos conta sobre um homem que – apesar de cego fisicamente – pode enxergar muito bem espiritualmente. Veja o verso 35:
35 Ao aproximar-se Jesus de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola.
36 Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo.
37 Disseram-lhe: “Jesus de Nazaré está passando”.
38 Então ele se pôs a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
Aqui está um homem cego que conhece a Jesus como “Filho de Davi,” uma referência a Sua descendência Messiânica. O Messias, o Salvador prometido no Velho Testamento, viria da linhagem do Rei Davi. Este homem cego sabe disso. Apesar de cego fisicamente, ele enxerga muito bem espiritualmente.
Veremos mais sobre isso daqui a pouco. Agora, deixe-me encorajá-lo a escrever a segunda consideração principal em nossa passagem. Escrevemos, número um: Considere o Compromisso de Cristo. Aqui está a número dois:
II. Considere a Compaixão de Cristo (35-43)
Lemos a respeito da compaixão de nosso Senhor Jesus Cristo ao curar este homem cego. A propósito, o Escritor do Evangelho Marcos identifica este “certo homem cego” por um nome? Alguém sabe? Bartimeu (Marcos 10:46).
Ele está sentado à beira da estrada mendigando, sentado lá na esperança de receber a misericórdia de algumas moedas aqui e ali. Um homem cego nos dias de Jesus não poderia fazer mais nada além de implorar por comida e ajuda. Ele ouve um tumulto, uma multidão, e pergunta, “O que está acontecendo?” Alguém responde, “É Jesus de Nazaré que está passando.”
O homem cego ouvira a respeito de Jesus. Isto está perfeitamente claro. Ele O conhece mais que Jesus de Nazaré. Ele O conhece como “Filho de Davi,” o Messias prometido, Salvador, Libertador e Curador. Algo sobre Jesus havia sido divulgado. Provavelmente começou na sinagoga em Nazaré – referenciado em Lucas 4 – onde Jesus começou Seu ministério terreno. Ele se levantou para ler os manuscritos de Isaías e leu as palavras, “O Espírito do Senhor está sobre Mim, porque Ele Me ungiu para pregar o evangelho aos pobres; Ele Me enviou para libertar os oprimidos, proclamar liberdade aos presos e recuperar a visão dos cegos (Lucas 4:18).”
O camarada cego já tinha ouvido a respeito de Jesus e provavelmente está pensando, “Se este Jesus de Nazaré, se este Jesus, Filho de Davi, se este Messias, Senhor, Deus, veio a Jericó ninguém será capaz de me impedir!” E é esse o caso. Verso 38 diz, “se pôs a gritar” Ele gritou, “Jesus, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim!” Verso 39:
39 Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim!”
Este camarada é um crente. Ele grita porque ele crê. Ele já viu! Ele é persistente em seu clamor a Cristo porque ele tem olhos de fé. A própria frase, “Filho de Davi,” é uma confissão de fé, como muitos hoje se referem a Jesus como “Senhor.” Ele não poderia ser silenciado. Suponho que os discípulos ou outros ficaram constrangidos pela sua explosão, mas “ele gritava ainda mais.” Ele está mais estrondoso agora!
Quando você enxerga a Jesus como quem realmente Ele é, você não se importa com o que os outros vão pensar de você. Você não se sente constrangido, você não fica intimidado, você não se sente inseguro. Você ama ao Senhor Jesus com todo o seu coração e você vive para Ele não importando o que os outros vão dizer, pensar, ou fazer a você.
Agora veja a compaixão de Jesus aqui. Verso 40:
40 Jesus parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou-lhe:
41 “O que você quer que eu lhe faça? ” “Senhor, eu quero ver”, respondeu ele.
Jesus está numa missão, Ele está determinado, propositadamente, em direção à Jerusalém para morrer pelos pecados da humanidade. Nada irá detê-lO de manter o compromisso, mas Ele para por um momento numa demonstração de amor, cuidado, conforto e compaixão.
Apenas 25 quilômetros para Jerusalém e Cristo vai entregar Sua vida na cruz do Calvário. Apenas 25 quilômetros para seguir, mas espere! Pare, vire-se, ministre. Derramar tanto amor e compaixão para demostrar ainda e novamente a obra poderosa e maravilhosa de um Deus de amor que não é tão grande ao ponto de não parar para ministrar, um Deus que se importa conosco, que conhece sua dor, que atende a todas as suas demandas, que te ama no âmago de Seu ser.
Jesus pergunta, “O que você quer que eu lhe faça?” Ele responde, “Senhor eu quero ver.” Eu acho que esse camarada está como quem diz, “que o Senhor abra meus olhos físicos para que eu possa olhar amavelmente Aquele que já vejo com meus olhos espirituais!”
Considere a compaixão de Cristo. Ele diz em João 6:37, “e quem vier a Mim Eu jamais rejeitarei.” Você está precisando de um toque do Mestre? Você clama a Ele em oração? Ele pode estar ocupado, mas Ele nunca está tão ocupado para parar e ministrar Sua compaixão sobre você.
Estamos fracos e oprimidos, distraídos com uma carga de cuidados?
Precioso Salvador, nosso refúgio, leve isso ao Senhor em oração.
Seus amigos lhe desprezaram, te esqueceram? Leve isso ao Senhor em oração!
Em Seus braços Ele te tomará e cuidará de você; você encontrará consolo lá.
A compaixão de Cristo!
42 Jesus lhe disse: “Recupere a visão! A sua fé o curou”.
Há apenas uma palavra no Grego, literalmente, “Veja!” Que poder de Cristo! Ele simplesmente diz, “Veja!” e o homem enxerga. Então Jesus diz, “A sua fé o curou.” Literalmente de novo, “sua fé o curou.” Perceba que este homem era um crente. Ele já tinha fé salvadora.
Assim, a visão espiritual desse homem foi o meio pelo qual ele recebeu a cura da visão física. Ele já podia ver da maneira que muitos de nós que veem, mas são verdadeiramente cegos. Alguns de nós veem a Jesus, mas não enxergam Jesus. Este homem cego não podia ver a Jesus, mas podia enxergá-lO. Devido ao homem já possuir olhos espirituais para enxergar, ele foi capaz de confiar em Cristo para dar-lhe olhos físicos para ver. Verso 43:
43 Imediatamente ele recuperou a visão; e seguia a Jesus glorificando a Deus. Quando todo o povo viu isso, deu louvores a Deus.
Que contraste com o jovem rico da semana passada. O jovem rico decidiu não seguir a Cristo. Ele prefere seu dinheiro e sua moralidade. Ele ficou cego pela sua riqueza! Mas aqui está um cego pedinte. Ele não tinha realmente nada. Ele é salvo e alegremente segue a Cristo, glorificando a Deus. O jovem rico sai espiritualmente cego enquanto que Bartimeu segue a Cristo enxergando tanto fisicamente quanto espiritualmente.
**Deixo vocês com duas perguntas como dever de casa para fazer depois do almoço ou jantar–Pais, conduzam essa discussão. Cada um de vocês nas famílias responda a primeira pergunta:
1) Eu Realmente Tenho a Ambos, Olhos Físicos e Espirituais?
Olho espiritual é sempre mais importante que o físico. Não significa nada se você pode ver fisicamente, mas se não pode ver espiritualmente.
Eu li onde Helen Keller certa vez respondeu sobre ser cega e quão terrível isso deveria ter sido para ela. Ela respondeu, “Melhor ser cega e enxergar com o coração do que ter dois bons olhos e não enxergar nada.”
Você enxerga a Cristo como quem Ele realmente é? E quanto a seus vizinhos, companheiros de trabalho e amigos na escola? Quantos estão próximos a você e cegos, esperando por você para brilhar a luz de Cristo sobre eles para que possam enxergar e serem salvos da ira que está vindo?
E quanto aos milhões tropeçando na escuridão espiritual através da janela 10/40 do Sudeste da Ásia, no Oriente Médio e no Norte da África? Quem vai contar aos grupos de pessoas não alcançadas que estão morrendo nessas áreas do mundo, quem contará a elas sobre o Deus que está comprometido com a salvação eterna delas se elas receberem a Cristo como Senhor e Rei?
Pergunte-se, “Eu Realmente tenho Visão Física E Espiritual?” Número dois:
2) Minha Visão Espiritual está Melhorando Diariamente?
Não é o suficiente ter nossos olhos abertos. Se nossos olhos estão abertos espiritualmente, se nós temos olhos espirituais de fé, então iremos crescer em nossa fé, nossa visão espiritual irá melhorar com o passar dos dias.
Examine-se a si mesmo! Você é realmente salvo? Se é, diferente de sua visão física que piora a cada ano, sua visão espiritual melhora com os anos. Se a você foi dado olhos para enxergar, você verá – como o homem cego curado no verso 43 – você verá, “siga-O” e “Glorifica-O.” Você crescerá em sua fé. Você seguirá a Cristo em obediência.
Você segue a Cristo da maneira que este ex-cego seguiu a Cristo? Deus tem te dado olhos para enxergar? Se sim, você O seguirá. Se não, você não irá. É simples assim.
Ouça JC Ryle:
Amor reconhecido é a verdadeira fonte da real obediência a Cristo. Os homens nunca pegarão a cruz e confessarão a Jesus antes do mundo e viverão para Ele, até que eles sintam que estão em débito para com Ele devido ao perdão, paz e esperança. Os ímpios são o que são porque não têm o senso do pecado e não têm a consciência de estarem debaixo de qualquer obrigação especial em relação a Cristo. Os crentes são o que são porque eles amam a Deus que os amou primeiro e os lavou do pecado com Seu próprio sangue. Cristo os curou e, portanto, eles seguem a Cristo.

Fiquemos de pé para oração.