Que Criança é Essa? Que Homem é Esse?

Que Criança é Essa? Que Homem é Esse?

Lucas 9:18-20

Que Criança é Essa? Que Homem é Esse?”

(Lucas 9:18-20)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Matthew C. McCraw

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

Introdução do Sermão

Por favor abram suas Bíblias em Lucas capítulo nove. Estamos prosseguindo a nossa série em Lucas, intitulada “Certeza em Tempos Incertos.” Vamos descobrir esta manhã porque podemos ter certeza em tempos incertos.

Eu espero que Jesus tenha sido exaltado em seus lares nessa época de Natal. Também espero que vocês tenham sido abençoados com amor e alegria abundante do Pai ao ter passado um tempo com seus amados. Eu certamente me alegrei viajando com minha família e passando a Véspera de Natal e o Natal aqui em Henderson. Fomos até capazes de levar Jeremias a andar de trenó pela primeira vez.

Mais uma vez obrigado pela oportunidade de compartilhar a Palavra de Deus com vocês. Nosso Irmão Todd e sua família estão tendo um descanso bem merecido. Como resultado, tenho a honra de compartilhar a Palavra de Deus com vocês. Há poucas coisas que amo mais que pregar a Palavra de Deus.

Antes de seguirmos adiante, vamos fazer uma revisão do livro de Lucas. Nós sabemos que Lucas está escrevendo esse relato de boas novas sobre Jesus a um destinatário chamado Teófilo. Ao escrever esse relato, Lucas procurou contar um preciso e ordenado relato de forma que Teófilo e outros pudessem ter certeza das coisas que eles ouviram a respeito de Jesus.

Conforme lemos através de Lucas, vemos que ele teve a intenção de apontar que Deus interveio em nosso mundo e providenciou o Messias prometido que traria boas novas a todo mundo.

Até agora, conforme estudamos na pregação do Irmão Todd e Irmão Rich, temos visto elementos chaves afixados. Em particular, temos visto a preparação de Deus para a vinda de Seu Filho, o poder de Deus em ação, as promessas de Deus cumpridas, a provisão de Deus para o problema do pecado.

Leiamos Lucas 9:18-20

Por favor fiquemos de pé para a leitura da Palavra de Deus

18 E ocorreu, conforme Ele esteve só orando, que Seus discípulos se juntaram a Ele, e Ele perguntou-lhes, dizendo, “Quem a multidão diz que eu sou?” 19 Então eles responderam e disseram, “João Batista, mas alguns dizem Elias; e outros dizem que um dos antigos profetas nasceu de novo.” 20 Ele lhes disse, “Mas e vós quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu e disse, “O Cristo de Deus.” (Lucas 9:18-20 NKJV)

Comentários Gerais

Caso você esteja interessado em estudo adicional sobre essa passagem, nós vemos esse mesmo relato em Mateus 16:13-20e Marcos 8:27-30. Além desses relatos em Mateus, Marcos e Lucas há um evento parecido em João 6:67-71.

Um dos fatos a ser mencionado aqui é que Lucas coloca essa história logo após a alimentação dos 5.000. Se você ler a passagem de outro evangelho, você verá que houve realmente algum tempo entre esses dois eventos. Lucas deixou muito de fora de propósito. Isso é o que muitos comentaristas chamam de “A grande omissão de Lucas.”

O propósito de Lucas em colocar esses eventos da forma que ele fez, foi provavelmente para mostrar a importância dos discípulos finalmente professarem a Jesus como o Cristo depois de virem numerosos milagres feitos por Jesus, incluindo um de Seus maiores, a alimentação dos 5.000.

Parece que o propósito de Jesus em fazer essa pergunta aos discípulos era solidificar nas mentes dos discípulos quem Ele realmente era.

Então vemos que a pergunta importante nessa passagem é, “Quem é Jesus?” A canção popular de Natal pergunta, “Que criança é essa?” Contudo, aqui as pessoas perguntam, “Que homem é esse?”

I. Ele não é apenas um homem

A primeira coisa que veremos é que Jesus não era apenas um homem.

Não há dúvida de que Jesus foi de fato um homem. Ele nasceu exatamente como você e eu. Ele viveu uma vida exatamente como você e eu vivemos. Ele foi tentado. Ele chorou. Ele tinha amigos. Ele ficou com raiva. Ele teve fome. Ele teve que dormir. A questão nessa passagem não é dizer que Jesus não foi um homem, mas que Ele não foi apenas um homem.

Mais do que provável, as pessoas que haviam predito que Jesus era João Batista, ou um dos profetas, não eram pessoas que odiaram Jesus. Elas eram provavelmente apenas pessoas normais da área em torno de Jerusalém. Essa era, provavelmente, a esmagadora opinião pública sobre Jesus.

Naquela época, era pouco provável acreditar que um homem poderia ser o Filho de Deus. Embora o povo de Israel esperasse que o Messias viesse, eles não esperavam que Ele viesse da maneira como Jesus veio. Eles não esperavam que Ele vivesse uma vida da maneira que Jesus viveu Sua vida.

Não se engane, não há dúvida na cabeça das pessoas que havia algo diferente em Jesus, e então elas conjecturavam se Ele poderia ser. Elas vieram com as melhores soluções que podiam usar em suas mentes humanas. Contudo, nós sabemos que as coisas de Deus não são facilmente entendidas pelas mentes dos homens.

Essas perguntas sobre quem era Jesus já tinham circulado antes desse tempo e com razão. Certamente as notícias de Jesus estavam se espalhando rapidamente. Apenas pense sobre tudo que Jesus tinha feito em Seu curto período de ministério.

Nós vemos em 9:7-9 que Herodes quis conhecer quem era Jesus e alguns tinham oferecido a mesma sugestão dada em nossa passagem de quem era Jesus.

De fato, o próprio João Batista quis esclarecimentos sobre a verdadeira pessoa de Jesus. Ele enviou alguns de seus discípulos a Jesus para perguntá-lO se Ele era de fato o Messias que os Israelitas estavam esperando.

A ideia de que Jesus era mais que um homem é ainda, considerada pouco provável em nosso tempo. Quase todo mundo reconhece que Jesus existiu, conforme os registros históricos claramente revelam. Contudo, muitas pessoas simplesmente rotulam Jesus como um bom homem que viveu uma boa vida e ensinou coisas boas.

Um bom homem que ensinou coisas boas e viveu uma vida abnegada pode ser um rótulo similar que as pessoas colocariam em João Batista. Eles diriam algo do tipo, “Ele era um homem que esteve em contato com Deus e tentou levar outros para mais perto de Deus.”

Vemos claramente, contudo, das palavras de Seus discípulos que Jesus não era apenas um homem.

II. Ele não era apenas um profeta

Em seguida, devemos reconhecer que Jesus não era apenas outro profeta.

O povo de Israel certamente acreditava em profetas e houve muitos na história de Israel. Contudo, Israel estava há muito tempo sem qualquer profeta, até a chegada de João Batista.

As pessoas sabiam que Jesus parecia estar em contato com Deus. Ele não só conhecia as Escrituras, mas Ele proclamou a Palavra do Senhor ousadamente, sem desculpar-se e com precisão. Isso era muito parecido com o comportamento de um profeta.

O ponto de Lucas aqui não era dizer que Jesus não era um profeta. Vamos ser claros, Jesus era um profeta. Ele proclamou a Palavra do Senhor e a mensagem que foi enviada para Ele pelo Pai.

Contudo, Jesus era muito mais que apenas um profeta.

Robert Stein, Professor Senior na Escola de Teologia do Seminário Teológico Batista do Sul diz, “essa não é uma descrição incorreta, mas inadequada por si só [descrever Jesus como um profeta].” [1]

Jesus foi maior que os outros profetas e todos os demais heróis do Velho Testamento. De fato, vemos em outro lugar, em João 8:58que Jesus era tão ousado que Ele foi maior até que Abraão, o maior herói do Velho Testamento.

Quase todo mundo dá crédito a Jesus como sendo um homem, e muitos dão crédito a Ele como sendo um grande profeta. De fato, quase todas as religiões no mundo reconhecem Jesus como profeta.

Dizer que Jesus era apenas um profeta é mais que uma injustiça, é o mesmo que dizer que Michael Jordan foi apenas um atleta, ou que Bill Gates é apenas um técnico de computador, ou que Beethoven foi apenas um cara que sabia como tocar um instrumento.

Apesar das pessoas suporem que Jesus era algum tipo de profeta, elas tinham pouco conhecimento de quem Ele realmente era.

III. Ele é o Cristo

Nós vemos da declaração de Pedro, como o porta-voz de todos os apóstolos, que Jesus era o Cristo de Deus!

Estou presumindo que todos vocês saibam isso, mas Cristo não é realmente o sobrenome de Jesus.

O termo “Cristo” é a tradução Inglesa da palavra Grega, “Khristós,” que é a tradução Grega da palavra Hebraica que significa “Messias” ou “Ungido.” Apenas como questão de nota, a letra Grega Chi era usada algumas vezes como uma abreviação para se referir a Cristo. É por isso que em Inglês você vê algumas vezes a letra X como uma abreviação para Cristo.

Tudo isso é para dizer que a palavra “Cristo” que Pedro usou aqui, foi para se referir ao Messias que foi prometido aos Israelitas há muito tempo atrás.

O povo Judeu era muito familiarizado com o conceito “Aquele que Virá,” que seria o Ungido de Deus, enviado a Terra. Isso foi profetizado e prometido desde o início da criação.

A confissão de Pedro é muito pequena, mas há muito mais contido nessas palavras.

O título “Cristo” não era um título com o qual você levianamente rotularia alguém. Quando Pedro usou esse termo, ele atribuiu a Jesus toda a glória e honra que vem com esse título. Ele estava reconhecendo que Jesus era de fato Aquele enviado por Deus a esse mundo.

Lucas coloca ênfase na frase “de Deus” depois da palavra “Cristo,” a fim de dar ênfase à intervenção de Deus sobre Seu povo. Lucas está deixando claro que os apóstolos reconheceram que isso foi um resultado do trabalho de Deus.

Parece que a partir dessa passagem, finalmente algo estalou no entendimento dos apóstolos sobre quem era Jesus. Embora eles tenham visto numerosos milagres e ouvido muito dos ensinamentos de Jesus, parece que eles anteriormente não entenderam quem era Jesus.

Vamos ver novamente alguns dos milagres, conforme recordado por Lucas, que Jesus já havia realizado até este ponto:

•         Jesus expulsa um espírito impuro (4:31-37)

•         Jesus cura a sogra de Pedro (4:38-39)

•         Jesus cura muitos e expulsa demônios (4:40-41)

•         Jesus limpa os leprosos (5:12-16)

•         Jesus cura um paralítico (5:17-26)

•         Jesus cura um homem com uma mão mirrada (6:6-11)

•         Jesus cura uma grande multidão (6:17-19)

•         Jesus cura o servo do centurião (7:1-10)

•         Jesus ressuscita o filho da viúva da morte (7:11-17)

•         Jesus acalma os ventos e as ondas (8:22-25)

•         Jesus cura um endemoninhado (8:26-39)

•         Jesus traz uma garota morta de volta à vida (8:40-56)

•         Jesus cura o fluxo de sangue de uma mulher (8:40-56)

•         Jesus alimenta os cinco mil (9:10-17)

Relembre o que os discípulos disseram depois que Jesus acalmou a tempestade, “Quem é este?” Porque Ele manda e até os ventos e a água lhe obedecem!” (Lucas 8:25b)

Então está claro que eles finalmente reconhecem que Ele é o Cristo.

Os apóstolos não foram os únicos a nomear Jesus como o Cristo. Vamos fazer uma pequena revisão:

•         Em Lucas 1:26-28, um anjo declarou a Maria que Jesus seria o Filho de Deus.

•         Em Lucas 2:8-12, um anjo declarou aos pastores que Jesus seria o Cristo.

•         Em Lucas 2:25-32, Simeão declarou o bebê Jesus como o Cristo.

•         Em Lucas 4:31-35, um espírito impuro declara que Jesus é o Santo de Deus.

•         Em Lucas 4:40-41, muitos demônios declaram que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus.

Lucas está deixando muito claro e trazendo tudo junto para mostrar que este homem Jesus era o Cristo, o Messias, o Ungido Filho de Deus.

Jesus não era apenas um homem, Ele não era apenas um profeta, Ele era, e é, o Verdadeiro Filho de Deus, o Cristo.

Como isso muda minha vida?

1.1.1. Abrace Jesus como o Cristo

Jesus não era apenas um homem, um profeta, um bom professor, ou algum tipo de guru. Ele é o Cristo.

Jesus cumpriu perfeitamente todas as profecias ditas a Seu respeito.

Ele foi enviado por Deus, mas não somente para a redenção do povo Judeu, mas para qualquer um no mundo que o abraçar como o Cristo.

1.1.2.  Perceba a real razão de Jesus ter vindo

Conforme mencionado antes, muitas pessoas dão a Jesus algum tipo de crédito como tendo sido um bom homem, que procurou trazer paz e bons ensinamentos (ou algo do tipo). Contudo, isso fica aquém da verdadeira identidade de quem Jesus é, e do verdadeiro significado do evangelho.

Vamos ser bem claros: Jesus não veio para fazer de você uma pessoa melhor. Embora, Ele fará de você uma pessoa melhor. Jesus não veio para trazer paz ao mundo. Embora, um dia Ele trará paz perfeita a Sua criação. Jesus não veio para te abençoar. Embora, ninguém possa te abençoar mais que Ele. Jesus não veio para te ensinar boa moral. Embora, não haja melhor professor que Ele.

A razão de Jesus ter vindo foi para nos resgatar da maldição do pecado!

Nosso pastor disse bem isso outra noite no culto de Véspera de Natal, “o Filho do Homem veio para buscar e salvar aquele que estava perdido.” (Lucas 19:10)

Não há mensagem maior que essa para o Natal.

O famoso Britânico, teólogo Canadense J.I. Packer disse, “A mensagem do Natal é que há esperança para a humanidade em ruína.” [2]

Quando celebramos o Natal, não estamos apenas celebrando o fato de que um bebê nasceu numa manjedoura. Nós estamos celebrando o fato de que Deus enviou um Redentor para nos resgatar da maldição do pecado em nossos corações, em nossas vidas e em nosso mundo. É isso que estamos celebrando, e não há nada maior para celebrar.

1.1.3. Viva sua vida como um seguidor de Cristo

Para aqueles de vocês que têm um relacionamento com Jesus, você vive sua vida como se Ele fosse realmente o Cristo?

O que quero dizer é, você vive sua vida sabendo que você deve tudo a Ele porque Ele comprou você com Sua vida e o resgatou da morte trazida pelo pecado?

Porque, se Jesus é realmente o Cristo, se Ele realmente é Deus, então isso muda tudo. Se Ele realmente é o Cristo, então todo dia que eu vivo deve ser vivido para Ele. Tudo que possuímos deve ser usado para Seus propósitos. Tudo que fazemos deve ser feito para Sua glória.

Se Ele não é o Cristo, então isso muda tudo. Se Jesus não é o Messias, então tudo isso é perda de tempo. O apóstolo Paulo diz que se Jesus não foi enviado por Deus, então nós somos os mais miseráveis de todos os homens.

Se você não vive sua vida como se Jesus fosse o Senhor, por que você está perdendo seu tempo? Por que você não dorme aos Domingos? Por que você não vai jogar golfe ou pescar ao invés de estar aqui?

O que realmente importa é, Jesus é Senhor! Jesus é o Messias! Nada disso é perda de tempo, pois somos devotados a Ele porque Ele nos deu vida nova quando estivemos mortos em nossos pecados.

Conclusão

Deixe-me perguntar a você, “Quem você diz que Jesus é?” Eu imploro a você que responda essa pergunta em sua própria mente e em seu próprio coração.

Deixe-me encerrar com esta citação de um dos meus livros favoritos, O Leão, a Feiticeira, e o Guarda-roupas. Quando uma das personagens, Lucy, se depara com um guarda-roupas secreto que dá passagem para o mundo mágico de Nárnia, ela exultante conta a seus irmãos. Sem acreditar em mundos mágicos, seus irmãos rejeitam tal fato como sendo falso. Após discutir isso com o professor dono da casa que questiona se Lucy é uma mentirosa, os irmãos respondem que ela não é mentirosa. Então ele pergunta se ela é louca, e eles novamente respondem que ela não é. A seguir o professor diz, “Há somente três possibilidades. Se sua irmã está mentindo, ou ela está louca, ou ela está falando a verdade. Vocês sabem que ela não mente, e é óbvio que ela não está louca. Até o momento então e a menos que haja qualquer outra evidência contrária, devemos assumir que ela está falando a verdade.”

Essa é a mesma lógica que o autor do livro, C.S. Lewis usou para formular a ideia de que Jesus era ou mentiroso, um lunático, ou Ele era Senhor. Não somente os apóstolos fizeram, e muitos outros, professam Jesus como o Cristo, mas Ele próprio afirmou ser Deus. Ou Ele estava mentindo, ou Ele era louco, ou Ele estava falando a verdade.

Minha esperança e oração é que Deus revelará a você que Jesus é de fato o Cristo, o Filho de Deus. Ele é de fato, o Próprio Deus. Ele é a única solução para a maldição do pecado.

A Bíblia nos conta que porque pecamos, fomos separados de Deus. Somos destinados a uma eternidade no Inferno em eterna punição. Não podemos estar na presença de Deus porque Ele é santo e nós não. Mas Deus, devido ao Seu amor por nós, enviou Jesus para pagar a penalidade por nossos pecados. Ele morreu em nosso lugar. Ele viveu uma vida perfeita, e foi colocado para morrer na cruz, foi sepultado, ressuscitou da morte e subiu de volta aos Céus.

Essa é a boa nova. Essa é a razão pela qual celebramos o nascimento de Jesus.

Se você nunca pediu para Deus te perdoar de seus pecados, e se você nunca aceitou a Jesus como seu Senhor, como o Cristo, a Bíblia diz como fazer isso. Romanos 10:9-10 diz que se você confessar com sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus O ressuscitou da morte, você será salvo.

Se você quer tomar qualquer tipo de decisão espiritual hoje, em um instante, vamos orar, então vai tocar a canção do convite. Durante a canção, estaremos convidando você a vir aqui à frente se você quiser tomar qualquer tipo de decisão espiritual.

Oração

[1]Stein, Robert H. New American Commentary: Volume 24 – Luke. B&H Publishing Group, Nashville, 1992. pg. 277.

[2]http://christian-quotes.ochristian.com/J.I.-Packer-Quotes/