Que Amor Maravilhoso!

Que Amor Maravilhoso!

Lucas 15:1-10

Que Amor Maravilhoso!

(Lucas 15:1-10)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Lucas, capítulo 15.

Vida da igreja…

Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

O último versículo do capítulo anterior, capítulo 14, a última coisa que Jesus diz é, “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça (Lucas 14:35).”

Vamos ler umas duas parábolas. Jesus ensina sobre a ovelha perdida e a dracma perdida. Prestem atenção como essas duas parábolas ilustram o maravilhoso amor de Deus, especialmente em relação àqueles que são considerados os excluídos da sociedade. Prontos? Ouvidos para ouvir?

1 E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.

2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.

3 E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:

4 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?

5 E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;

6 E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

7 Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

8 Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?

9 E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.

10 Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Oração.

Introdução:

A maioria de nós pode compartilhar uma experiência de perda. Como um homem direcionado e desafiado vivendo neste mundo caído, compartilhei com vocês vários momentos meus de perda, pegando o caminho errado de carro, pegando o caminho errado durante uma corrida de 5K em Madisonville há alguns anos – alguns de vocês ainda não me deixam desanimado com aquilo! E houve momentos quando eu era mais jovem, que me perdi na loja de varejo. Isso já aconteceu com você quando era pequeno – olhando para aquelas coisas nas prateleiras da loja de brinquedos ou algo do tipo, andando pelos corredores, e você vira para dizer algo para sua mãe, e você diz, “Ei mãe,” mas a mulher de pé lá não era sua mãe? Cara, que constrangedor! Você lidando com aquela sensação boba de ter chamado uma estranha de sua mãe e ao mesmo tempo, tentando encontrar sua mãe. Isso aconteceu mais de uma ou duas vezes. Nunca é divertido sabendo que você está perdido.

Mas você também pode estar perdido sem saber. Você pode estar perdido e não saber disso. Quantos de vocês conhecem o desenho do Popeye? Tem um episódio em que Popeye está tomando conta do pequeno bebe da Olivia – Sweet Pea. A propósito, eu nunca descobri quem era o pai do Sweet Pea e nunca soube o sexo do bebe também, um mistério para mim. Estou achando que Sweet Pea é uma menina, mas de qualquer modo, tem um episódio que Olivia sai às compras ou algo assim e Popeye fica para tomar conta de Sweet Pea. E todo o episódio é sobre como Sweet Pea engatinha quando Popeye não está olhando, e ela engatinha por uma rua movimentada, rindo quando os carros passam por ela, engatinhando em um canteiro de obras, com vigas se movendo para cima e para baixo, e assim por diante. E o tempo todo Sweet Pea está apenas arrulhando, rindo e se divertindo enquanto Popeye está desesperadamente correndo atrás dela. Sweet Pea está aproveitando sua vida: ela está perdida e nem mesmo sabe disso. Você pode estar perdido e não saber disso.

Jesus conta essas parábolas aqui em Lucas 15. Na verdade são três ao todo: a ovelha perdida, a dracma perdida, e na semana que vem – Se o Senhor permitir – o filho “perdido”. Nós estudamos essas parábolas antes e as estudamos com uma aplicação direcionada ao evangelismo pessoal. E é de muita ajuda estudá-las desse modo, mas mais que qualquer outra coisa, essas palavras revelam o grande coração sempre batendo e amável de Deus direcionado aos pecadores arrependidos.

Parábolas ensinam um ponto principal. Assim você pode escrever esse ponto principal ao longo de Lucas 15: “O maravilhoso amor de Deus – Sua misericórdia e graça – direcionado aos pecadores arrependidos.” É isso. Esse é o capítulo 15: O maravilhoso amor de Deus direcionado aos pecadores arrependidos.

Recordar o contexto imediato é de muita ajuda aqui. Lembre-se que duas vezes no capítulo anterior Jesus falou sobre o “pobre, o aleijado, o manco e o cego” (Lucas 14:12-14 e Lucas 14:212-23). Ele disse que se você for dar um jantar, convide pessoas que não possam retribuir – o pobre, o alijado, o manco e o cego. O reino de Deus é para pessoas assim. Então Ele fala novamente, vá pelos caminhos e vales e force essas pessoas a vir – os excluídos como o pobre, o aleijado, o manco e o cego. Deus tem um coração enorme que bate fortemente pelo excluído, pelo pecador.

Esses versículos realmente não precisam de muita explicação. Os ensinamentos de Jesus são muito simples e diretos. Porém, é muito importante que entendamos porque Jesus conta essas três parábolas em Lucas 15. A razão dEle contá-las não é para que especulemos. Lucas, o escritor do Evangelho, é muito claro quanto ao motivo pelo qual Jesus conta essas três parábolas. A razão é encontrada nos dois primeiros versículos. Veja-os novamente, versículos 1-2:

1 E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.

2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.

Agora veja o próximo versículo – versículo 3, “E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:” Por que Jesus fala essa parábola para eles? Porque – versículo 2, “E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.” Então Jesus conta essa parábola sobre a ovelha perdida e em seguida outras duas parábolas sobre a dracma perdida e o filho perdido porque os Fariseus e escribas estavam reclamando sobre a companhia de Jesus. É por isso que Jesus conta essa parábolas. É especialmente importante para nós, lembrarmos quando olharmos para o filho pródigo e como o irmão mais velho lida com o retorno ao lar de seu irmão.

Não é a primeira vez – nem será a última – onde lemos do desprezo dos Fariseus e escribas por Jesus ter contato com pecadores. Voltemos ao capítulo 5, Lucas 5:29-32:

29 E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa.

30 E os escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo: Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?

31 E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos;

32 Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.

Então aqui vamos nós novamente. Como os “coletores de impostos” e “pecadores” se aproximaram para ouvir Jesus, para agarrar cada palavra dEle – eles tinham “ouvidos para ouvir” – conforme eles estão se dirigindo a Cristo, esses Fariseus e escribas murmuraram, dizendo, ‘Este homem recebe pecadores e come com eles.’” A palavra “murmuraram” tem a ideia de murmurando: “murmurar, murmurar, murmurar.” Coletores de impostos eram vistos com desprezo. Porque não eram de confiança, seus testemunhos eram inadmissíveis na corte da lei Judaica. As sinagogas não aceitavam seus dinheiros. E os “pecadores” eram aqueles que geralmente eram pessoas imorais. Mas o que é realmente legal é que essa pessoas estavam se dirigindo a Jesus.

Nós devemos sentir verdadeiramente a hipocrisia nisso. Esses líderes Judeus deveriam estar brilhando a luz da salvação de Deus aos Gentios e às nações, ao mundo todo, a todos. Contudo, existiam algumas pessoas que não se sentiam dignas de se aproximarem de Jesus. E ficavam chocadas que Jesus se importava em dar-lhes atenção!

Nossa reação inicial deveria ser algo do tipo, “Qual o problema com esses camaradas?! Quem eles pensam que são?!” E depois de ter dito isso, fazemos uma pausa e olhamos para dentro de nós e nos perguntamos: “Eu já olhei com desprezo para alguém que veio ao culto com trajes humildes ou alguém que não tenha uma reputação considerada brilhante?” Qual a minha reação inicial à mulher mal cuidada que faz um sinal durante a oração de interseção, pedindo por ajuda?” Essas pessoas não foram criadas por Deus à imagem e semelhança dEle, pessoas que precisam ouvir sobre o amor de Deus? Você é culpado de ser Fariseu em seu pensamento quando você olha para os outros?

Assim Jesus diz essas parábolas. A primeira é sobre a ovelha perdida, versículo 4:

4 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?

5 E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;

6 E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.

7 Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

A maioria de nós não possui cem ovelhas, muito menos uma ovelha de forma que talvez isso te atinja como se você perdesse um cão ou um gato. Mas você pegou a coisa. Se algo que você ama se vai, você vai atrás. Você sai em busca dela. E quando você encontra aquele gato perdido ou cão meu camarada, você fica feliz! Você abraça, faz carinho e traz para casa. Você conta para todos que conhece que o cachorro que estava perdido foi encontrado e você compartilha a alegria com os outros. Então versículo 8:

8 Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?

No antigo Oriente Médio, a maioria das casas tinha um chão de terra e nem sempre era fácil de ver. Então elas eram iluminadas por lamparinas a óleo e varrer cuidadosamente fazia sentido.

9 E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.

10 Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Novamente, talvez perder uma moeda não significa muito para você, mas se perder seu iPhone seria! Você não acenderia uma lamparina e varreria o chão, mas você revistaria seu carro, seu banheiro e tiraria as almofadas do sofá e enfiaria a mão nos cantos onde caem as migalhas de cereais e uvas-passas e você procuraria até encontrar seu iPhone. E quando você o encontra – e frequentemente você o encontra apenas ligando de outro telefone, certo? – mas quando você o encontra, você se alegra. Você fala para as pessoas que você o achou e assim elas podem compartilhar a sua alegria.

Agora porque Jesus conta essas parábolas da ovelha perdida e da moeda perdida? Porque os Fariseus e escribas reclamavam sobre Jesus sair com os excluídos e mal caráteres. Lembram-se disso! Assim lemos aqui algo sobre o amor de Cristo e sobre o amor de Deus pelos pecadores arrependidos. Lemos aqui algo sobre a misericórdia e graça de Deus estendidas aos excluídos. Essas pessoas estão perdidas e precisam ser encontradas. E Deus em Seu maravilhoso amor vem para buscá-los. Deus vem procurando aqueles que estão perdidos a fim de que Ele possa encontrá-los. Um dia estive perdido, mas Deus – na pessoa de Jesus Cristo – veio buscar-me. John Newton estava certo quando escreveu:

Maravilhosa graça, que doce som

Que salvou um infeliz como eu!

Um dia estive perdido, mas fui encontrado,

Estive cego, mas agora vejo!

 

Estive perdido. Eu fui como a ovelha que se afastou do aprisco, mas Deus veio me buscar e me encontrou! Estive como a moeda coberta pela sujeira, mas Deus veio me buscar e me encontrou! Estive perdido, mas agora não estou mais. Em Seu maravilhoso amor, Deus vem nos buscar. Então vamos lembrar essas três coisas. Número um:

 

**Em Seu Maravilhoso Amor, Deus vem Nos Buscar

1) Para que Nos Reconciliemos ao nosso Salvador

Fora do maravilhoso amor de Deus – um amor que nos procura, uma amor ativo, que nos busca – fora do maravilhoso amor de Deus que vem a nós, somos perdidos e separados dEle. Fora do maravilhoso amor de Deus somos perdidos e imperfeitos.

Quantos de vocês conhecem Isaías 53:6? O profeta diz, “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho.” Por causa do pecado, somos separados de Deus e permanecemos precisando de reconciliação. Somos como ovelhas que se afastaram, que se perderam. Somos como uma moeda separada do dono. Precisamos ser encontrados e ser trazidos de volta – reconciliados – a Deus. Em Seu maravilhos amor, Deus vem nos buscar para que possamos nos reconciliar a Ele.

O Apóstolo Paulo diz em 2Coríntios 5:18 que Deus está nos reconciliando a Ele através de Jesus Cristo.

Assim Ele vem a nós. Jesus como o Bom Pastor que dá Sua vida pela ovelha (João 10:11) vem à ovelha, vem a nós para nos reconciliar, para nos levar de volta a Deus.

E a imagem que temos que ter em nossas mentes é que é Deus que vem nos buscar. É Deus que deixa a glória dos céus e Se humilha, descendo até nós para salvar nossas almas.

Essa obra condescendente de Deus, Sua descida até nós, é retratada na encarnação, Deus se vestindo de carne para viver como Homem-Deus, 100% Deus de forma que Ele pode viver uma vida perfeita que não poderíamos – e levamos o crédito por isso – e 100% Homem de forma que Ele pode sofrer uma morte que nós merecíamos sofrer como punição por nossos pecados – e levamos o crédito por isso também. Jesus Cristo é o nosso substituto. Então Pedro diz de Cristo em 1Pedro 2:24-25:

24 Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

25 Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas.

Se você tem a ideia de Deus como se Ele estivesse distante, um ser divino em algum lugar “lá em cima” que na verdade não se importa com você, você precisa repensar. Deus não está sentado presunçosamente em algum trono se compadecendo se sua condição de cheio de pecado, balançando Sua cabeça diante de suas falhas frequentes. Ele – em Seu maravilhoso amor – vem procurando por você para resgatá-lo de seu pecado, para reconciliá-lo a Ele mesmo. Ele desce da glória dos céus – Filipenses 2:5-11 – para fazer expiação por suas transgressões. Ele vem a você.

Na igreja onde fui ordenado ainda posso ouvir nosso ministro de música cantar:

Quando o Salvador desceu para me alcançar

Ele teve que descer por mim

Eu estive perdido e imperfeito sem Deus ou seu Filho

Quando ele estendeu sua mão por mim

Em Seu maravilhoso amor, Deus vem nos buscar – para que possamos ser reconciliados ao nosso Salvador. Em segundo lugar, em Seu maravilhoso amor, Deus vem nos buscar:

 

2) Para que Nós possamos nos Arrepender de nossos Pecados

Perceba que o maravilhoso amor de Deus é estendido não somente a pecadores, mas a pecadores “arrependidos.” Em ambas as parábolas – a ovelha perdida e a moeda perdida – lemos sobre a alegria nos céus quando “um pecador se arrepende (Lucas 15:7, Lucas 15:10).” Veja a frase nos versículos 7 e 10? Deus se alegra quando nos arrependemos.

Lucas frequentemente escreve sobre arrependimento em seus dois volumes de Lucas e Atos. Nos dois livros o verbo arrepender ocorre 14 vezes. Como um nome, a palavra arrepender ocorre 11 vezes.

Mas o que significa arrependimento? No Velho Testamento geralmente isso significa se voltar. No Novo Testamento isso geralmente significa ter uma mente e um coração transformados. Juntando tudo, arrependimento significa uma mente e um coração transformados com relação ao pecado, nosso ego, e uma volta ao Salvador, confiando nEle como Senhor de nossas vidas. Nós abandonamos nosso pecado e seguimos nosso Senhor. Vivemos para Ele.

Não podemos ser salvos de nosso pecado, não podemos ser reconciliados com Deus, sem arrependimento. Como o comandante do campo de batalha que lemos na semana passada, ou o construtor sobre o qual lemos na semana passada, devemos “contabilizar os custos” do discipulado, pensando sobre o que realmente significa seguir a Cristo e então nos arrependermos de nosso pecado, nos voltando ao nosso Salvador e Senhor, vivendo para Ele.

Arrependimento é a consequência natural da alma que percebe que Deus veio para buscá-la. Quando percebemos isso – em Seu maravilhoso amor – Deus vem nos buscar para nos reconciliarmos com Ele, para nos salvar do pecado, então nós vamos querer viver para Ele. Assim nos voltamos de nosso pecado e nos voltamos ao nosso Salvador.

Quando admitimos que estamos perdidos e imperfeitos – pobres espiritualmente, mancos, aleijados e cegos; excluídos! – e percebemos que em Seu amor Deus veio a nós para nos resgatar como se arrancasse brasas fumegantes do fogo do inferno, quando percebemos isso – nos arrependemos. Nos voltamos para Cristo e O recebemos como Senhor de nossas vidas.

E vamos nos arrepender não apenas no momento da salvação, mas diariamente. Toda vez que pecamos, confessamos nosso pecado e nos voltamos ao nosso Senhor de novo e de novo, retornando aos braços amorosos de nosso Bom Pastor, que sempre nos dá as boas vindas por causa do Seu maravilhoso amor.

Em Seu maravilhoso amor, Deus vem nos buscar – para que possamos nos reconciliar com nosso Salvador, para que possamos nos arrepender de nossos pecados – e em terceiro lugar, em Seu maravilhoso amor Deus vem nos buscar:

3) Para que Ele possa se Regozijar em nossa Salvação

Deus é um Deus de alegria. Ele adora celebrar! Deus e toda a hoste celestial celebram toda vez que uma pessoa é encontrada. Você vê essa cena nos versículos 7 e 10. Versículo 7, há alegria no céu; versículo 10, há alegria na presença dos anjos de Deus quando pecadores se arrependem.

O amor de Deus pela sua alma – Ele te ama tanto que quando Ele te encontra, Ele dá uma festa. São Bernardo de Clairvaux escreveu que, “As lágrimas do arrependido forma o vinho dos anjos.”

Deus ama encontrar almas perdidas.

Conclusão:

Que amor maravilhoso, que Deus vem à nossa procura na Pessoa de Cristo. Não é à toa que no versículo 1 diz, “chegavam-se a Ele os pecadores.” Eles sentiram Seu amor, eles eram dirigidos pelo amor de Deus. Esse Deus ama pecadores e excluídos, pessoas como você e eu. Os Fariseus murmuraram no versículo 2 o fato de Cristo “receber pecadores.” Você não está feliz que Ele ainda os receba?

Se você já lamentou seus pecados, e sentiu como se tivesse no fundo do poço, lembre-se de que Cristo ainda recebe pessoas pecadoras. Ele ama os excluídos, os pobres de espírito, o aleijado, o manco e o cego.

Nem um sequer nesse prédio merece esse tipo de amor. Romanos 3:10-11 diz, “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.” Nós não O buscamos naturalmente. Somos naturalmente pecadores.

Efésios 2:1-3 diz que somos naturalmente mortos em transgressões e pecados. Estamos mortos espiritualmente. Precisamos de alguém para vir a nós e nos despertar. Precisamos de um Deus amororso e buscador de almas. Precisamos de um Bom Pastor que vem atrás da ovelha perdida. E é isso o que Deus faz por nós na Pessoa de Cristo.

“Um estudioso (CG Montefiore) disse que essas parábolas eram revolucionárias porque enquanto os rabis concordavam que Deus daria as boas vindas ao pecador arrependido, a ideia de que Deus busca pecadores era uma visão nova (conforme relatado por Kent Hughes).”

Deus busca pecadores. Ele nos ama primeiro. Lembre-se de 1João 4:19, “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.” Deus nos ama primeiro.

Nós simplesmente não acordamos um dia e decidimos ser Cristãos. Nós não pesamos as evidências e então dizemos, “Bom, eu acho que vou seguir a Cristo.” SE vamos a Cristo é porque Ele veio primeiro a nós. Ele faz o primeiro movimento. Ele põe Sua afeição sobre nós. Ele ama primeiro.

Falamos sobre isso na Quarta passada em nosso grupo de teologia sistemática, o grupo que lidero aqui no templo. Todos são bem vindos a se sentar ou se juntar a esse estudo e começar a ler através do livro que estamos usando. Estivemos falando na Quarta sobre a doutrina da eleição, o fato de Deus escolher alguns para salvação enquanto outros não. Olhamos para os versículos na Escritura que ensinam sobre essa doutrina e coletivamente coçamos nossas cabeças e questionamos em voz alta. Mas o que quer que pensemos sobre essa doutrina, uma coisa é clara como cristal: Deus sempre faz o primeiro movimento. Ele nos ama primeiro. E esse ensino – um ensino que é ilustrado nas parábolas da ovelha perdida e da dracma perdida – esse ensino também é ilustrado nesse lindo hino:

Eu busquei o Senhor, e depois descobri

Ele guiou minha alma a buscá-Lo, buscando-me;

Não fui eu quem Te encontrei, verdadeiro Salvador,

Não. Eu fui encontrado por Ti.

Tu estendeste Tua mão e a minha envolveste;

Eu andei e não afundei no tempestuoso mar.

Não que tenha sido eu que me agarrei em ti,

E sim, querido Senhor, Tu em mim.

Eu encontro, eu ando, eu amo, mas 

A resposta de todo meu amor, Senhor, é para Ti;

Pois Tu antecipadamente com minha alma estavas,

Tu sempre me amaste.

Anônimo.

Fiquemos de pé para oração: “Não há lugar para vanglória. Conforme João nos ensina, nós amamos o Senhor somente porque o Senhor nos amou primeiro.”