Poder para Perdoar Pecados

Poder para Perdoar Pecados

Lucas 5:17-26

Poder para Perdoar Pecados”

(Lucas 5:17-26)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(11-7-10)

  • Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas, capítulo 5.

Se você está nos visitando, nós estamos caminhando versículo a versículo através do Evangelho de Lucas. Isso é o que fazemos aqui na Primeira Batista de Henderson; pregação expositiva, ensinando através dos livros da Bíblia. Nos reunimos como estudantes de Sua Palavra e, portanto, toda boa pregação é ensinamento, explicação e aplicação da Palavra de Deus.

Nesse ponto do Evangelho de Lucas, temos testemunhado o poder do Senhor Jesus Cristo. Nós lemos a respeito do poder de Jesus sobre Satanás e então de Seu poder sobre a enfermidade, na semana passada, por exemplo, na cura de um homem leproso. Então Jesus demonstrou Seu poder sobre Satanás e Seu poder sobre a enfermidade. E agora, lemos sobre Seu poder sobre o pecado. Nós lemos um incidente onde Jesus demonstra Sua autoridade e poder de perdoar pecados. Preste atenção a isso conforme lemos o texto.

  • Por favor, fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

17 E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.

18 E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele.

19 E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.

20 E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.

21 E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?

22 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?

23 Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?

24 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

25 E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus.

26 E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios.

Introdução:

Essa é uma grande estória, não é? Estória, não em um sentido ficcional como se isso não tivesse ocorrido, mas estória no sentido de Lucas nos dar uma narrativa de um evento verdadeiro que aconteceu no início do ministério de Jesus. Este homem paralítico é abaixado através do telhado de uma casa para chegar a Jesus. Este paralítico literalmente, conforme frequentemente dizemos sobre essa passagem, ele “levou a casa abaixo!” Bem, qual é o ponto principal dessa passagem?

Quando nos preparamos para ensinar uma passagem da Bíblia, devemos lê-la várias vezes nos perguntando, “Qual o ponto principal dessa passagem?” Todo texto bíblico tem um ponto principal ou um tema principal que corre como uma linha forte, mantendo todos os tecidos dos versículos unidos. Nessa passagem, conforme já percebemos, o ponto principal é que Jesus tem autoridade ou poder para perdoar pecados.

Agora, essa verdade pode realmente não nos tocar em um primeiro momento. Quero dizer, se você pecou contra mim, vamos dizer que você me bateu sem motivo e eu disse, “Ei, tudo bem. Eu te perdôo pelo o que você me fez. Eu perdôo o seu pecado.” Bem, isso é nobre e bom e até não-Cristãos e ateístas poderiam apreciar isso. Se, contudo, você pecou contra mais alguém, você bate em outra pessoa. E então eu digo a você, “Eu te perdôo pelo que você fez a ele,” isso é diferente, não é? Uma coisa é te perdoar por ter pecado contra mim, outra coisa é me intrometer no seu negócio com outra pessoa e dizer, “Eu perdôo seus pecados.” Você diria, “Quem é você para perdoar pecados?!” E é isso precisamente o que acontece nessa passagem. Jesus demonstra Seu poder para perdoar pecados, os pecados de outros contra outros, os pecados dos outros contra Deus. E então os Fariseus nesta passagem estão fora de si. Eles dizem, “Jesus, quem é Você para perdoar pecados?!”

Vamos ler isso mais de perto. Todos concordam em ler isso mais de perto? Vamos lá. Versículo 17.

17 E aconteceu que, num daqueles dias, estava ensinando, e estavam ali assentados fariseus e doutores da lei, que tinham vindo de todas as aldeias da Galiléia, e da Judéia, e de Jerusalém. E a virtude do Senhor estava com ele para curar.

Realmente a melhor tradução aqui é, “curar”, mais que “curá-los.” (Na versão em Inglês está escrito curá-los). Isso quase soa como se o poder de Jesus estivesse presente para curar os Fariseus e professores da lei. Agora eles poderiam usar alguma cura, mas a questão é que Jesus tem poder presente para curar, curar o enfermo.

Falando dos Fariseus, esta é a primeira vez que lemos sobre eles no Evangelho de Lucas. A maioria de nós está familiarizada com os Fariseus. Eles foram os mais influentes dos “três grandes” grupos ou seitas de Judeus nos dias de Jesus, os Fariseus, os Saduceus e os Essênios. Os Fariseus eram muito legalistas e vemos isso na forma como foram atrás de Jesus porque Jesus está desafiando sua autoridade e poder, e desafiando seus ensinamentos. Então os Fariseus estão formando uma espécie de, “Vamos Formar uma Delegação Contra Jesus”. Se eles tivessem Facebook, os Fariseus teriam tido sua própria página e você poderia se tornar um fã da “Vamos Formar uma Delegação Contra Jesus”. Assim, eles estavam indo atrás de Jesus, tentando pegá-Lo em algum tipo de armadilha, desse modo eles poderiam ter seu poder de volta. Versículos 18-19:

18 E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele.

19 E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus.

Eu não sei quem são esses caras, mas eu adoraria tê-los como membros da Primeira Batista de Henderson. Que iniciativa! Marcos nos conta em seu Evangelho que existiram quatro desses caras. Eles tinham caminhado à casa do paralítico e o colocaram em sua cama e o carregaram na cama até Jesus. Eu não sei o quanto eles caminharam, mas quando finalmente chegam à casa onde Jesus está, existe uma multidão em volta da porta e eles não conseguem entrar, então um deles diz, “Ei, vamos descê-lo pelo telhado”. E eu não sei como eles foram parar lá em cima, Lucas não achou que isso fosse importante para nos dizer, mas de alguma forma esses caras subiram no telhado e removeram uma telha e baixaram o cara até Jesus. Interrompendo o sermão! Pedaços de telha caindo no chão, uma nuvem de poeira se formando no ar, pessoas olhando para o teto, o rosto desses quatro caras olhando pelo buraco.

E temos de notar, mesmo que de passagem, até onde esses homens vão, levando uma alma necessitada a Jesus. Se a maioria de nós trabalhasse apenas a metade do que esses caras fizeram, trazendo pessoas a Jesus, nós teríamos batismo todo Domingo até o retorno de Cristo. Que zelo evangelístico e missionário! Que Deus nos ajude a sermos tão apaixonados em levarmos nossos amados a Jesus.

Então a Bíblia diz que Jesus olha para cima e vê a fé deles. Ele vê a fé deles, a fé de todos esses homens, os quatro camaradas e do cara na cama e o que Ele diz? Versículo 20:

20 E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados.

Agora eu quero que vocês percebam algo aqui. Olhem para cá por um instante. Por que esses quatro homens levaram o paralítico a Jesus? Eles o levaram, é claro, então ele seria curado de sua paralisia. Ele tinha uma necessidade física. Jesus visou a necessidade física do homem? Não só isso. Ele visou a necessidade espiritual do homem. Ele diz, “Homem, os teus pecados te são perdoados.” Por que? Porque conforme temos notado em nosso estudo algumas semanas atrás, a nossa maior necessidade não é física, mas espiritual. Então, vamos dar uma pausa bem aqui e vamos anotar isso. Número um, nós devemos:

I. Nunca se esqueça qual é a nossa Maior Necessidade

A nossa maior necessidade é o perdão do pecado. Esta é a nossa maior necessidade. Mais que qualquer outra coisa que precisemos, nós precisamos ser perdoados de nossos pecados. Nunca esqueça isso. Esta á a minha maior necessidade, a sua maior necessidade, a maior necessidade de seus amados, de sua família, seus amigos, seus companheiros de trabalho, seus chefes, e a maior necessidade dos 6.000 grupos de pessoas que não foram alcançados, 1/3 da população da terra. A nossa maior necessidade não é casa, educação, vestuário, ou mesmo comida ou água. Nossa maior necessidade é perdão.

Muitos de nós são familiarizados com o cartão de Natal ou o frequente e-mail enviado que descreve nossa maior necessidade. Você ouviu isso?

Se nossa maior necessidade tivesse sido informação, Deus teria nos enviado um educador; Se a nossa maior necessidade tivesse sido tecnologia, Deus teria nos enviado um cientista; Se a nossa maior necessidade tivesse sido dinheiro, Deus teria nos enviado um economista; Se a nossa maior necessidade tivesse sido prazer, Deus teria nos enviado um entertainer (alguém que oferece entretenimento); Mas a nossa maior necessidade era perdão, então Deus nos enviou um Salvador.

Nunca esqueça qual é a nossa maior necessidade. Nossa maior necessidade é perdão. Jesus seguirá adiante para tratar da necessidade física do paralítico, mas não antes de tratar primeiro de sua necessidade espiritual. O homem precisou do perdão do pecado.

Isso está aqui para nosso aprendizado. Que tragédia se oramos apenas pelas necessidades físicas das pessoas, sem considerar a necessidade espiritual delas. O quão bom é orar pela cura física de alguém se nunca perguntamos sobre sua condição espiritual, sobre sua necessidade de salvação? Reconhecidamente, nossa primeira reação quando ouvimos que alguém está doente ou no hospital é o que? É orar pelo bem estar físico dela, pela sua cura. Mas essa pessoa é salva? A alma dessa pessoa está curada? Ela ficará fisicamente doente novamente. Ela ficará! Todos ficaremos. Nós estamos morrendo fisicamente por fora, devido à natureza do pecado dentro de nós. A próxima vez que pedirmos oração por alguém doente e no hospital, vamos nos certificar de perguntar como podemos orar pelo bem estar espiritual dela. Ela está salva? Ela foi perdoada?

Nunca esqueça qual é a nossa maior necessidade. Então esta é a primeira coisa que escrevemos. A segunda coisa que precisamos anotar nesta manhã é isso, número dois:

II. Nunca se esqueça dAquele que supre a Necessidade

Essas curas físicas de Jesus não são um fim em si mesmas, mas cada cura é um meio para um fim muito maior. Essas curas físicas são como placas na estrada apontando para um destino muito maior. Seria trágico ficar todo empolgado com a placa e perder a coisa para a qual ela estava apontando. Isso faz sentido? Seria trágico ficar todo empolgado com a placa e perder a coisa para a qual a placa estava apontando. A placa aponta para o Único que pode conhecer a nossa maior necessidade. As curas apontam para o Salvador – o único Salvador – que sozinho conhece nossa necessidade de perdão.

Essa cura aflora o caráter e a natureza única de Jesus Cristo, Filho de Deus. Você tem isso imediatamente após Jesus dizer ao paralítico, “Homem, seus pecados estão perdoados.” Agora versículo 21:

21 E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?

Agora os Fariseus têm um ponto aqui. Vamos conceder um ponto ao “Vamos Fazer uma Delegação Contra Jesus.” O ponto é: somente Deus pode perdoar pecados. Não está certo? Quero dizer, conforme definido anteriormente: uma ofensa contra outra pessoa ou contra Deus, quem pode perdoar pecados senão Deus somente? Então eles têm um ponto aqui. Deus diz em Isaías 43:25, “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” Somente Deus pode perdoar pecados.

Então Jesus vem e diz a este paralítico, “Seus pecados estão perdoados.” Daí os Fariseus acusam Jesus de blasfêmia. Blasfêmia é desrespeito a Deus, um pecado punido com morte. Agora, não perca isso: quando Jesus diz ao paralítico, “Seus pecados estão perdoados,” Jesus se colocou na mesma condição de Deus o Pai. Por que? Porque Ele está em pé de igualdade como Deus- Filho. Alguém diz, “Bem, Jesus nunca disse nada ou fez nada para mostrar que Ele é Deus.” O que é isso? No caso de perdermos isso, Ele completa isso de modo mais claro logo em seguida.

Nós descobriremos agora que esses Fariseus estão arrazoando essas coisas em seus corações, eles estão murmurando essas coisas interiormente e Jesus conhece seus corações. Observe o que Ele diz no versículo 22:

22 Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações?

Agora eu não quero pressionar além do necessário, mas Jesus sabe o que eles estão pensando! Isso ilustra de alguma forma o que João estava falando em João 2:25 quando ele escreveu que Jesus “sabia o que estava no homem.” Ou, conforme o salmista escreveu de Deus em Salmo 139:4, “Não há uma palavra em minha língua, mas veja, oh Senhor, o Senhor sabe de todas as coisas.” Jesus diz aos Fariseus, “Por que vocês estão arrazoando em seus corações?” Em outras palavras, “Por que vocês estão pensando que eu sou culpado de blasfêmia? Vocês não sabem que estou tratando dos negócios de meu Pai aqui? Vocês não sabem que eu tenho autoridade e poder para perdoar pecados?” Então Jesus faz essa pergunta no versículo 23:

23 Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?

Bem, por um lado é mais fácil dizer, “Seus pecados estão perdoados.” Ninguém pode ver os pecados de uma pessoa sendo perdoados dentro dela. Seria praticamente impossível verificar que isso havia ocorrido. Então uma pessoa poderia apenas dizer isso, mas também é fácil dizer ao paralítico, “Levante-se e ande.” Isso também é fácil dizer, mas nesse caso, isso poderia ser verificado imediatamente porque o paralítico está em condições de observar isso. Se o paralítico é fisicamente curado, ele levantará e andará. E o domínio do que Jesus está fazendo aqui é que Ele está ensinando os Fariseus que Ele tem a autoridade e poder para curar tanto a doença física do homem, quanto sua doença espiritual. Então Jesus faz esta afirmação no versículo 24:

24 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.

Em essência, Jesus diz, “Vou mostrar para vocês que eu tenho autoridade para curar este homem por dentro, fazendo uma obra que vocês verão por fora.” Jesus diz, “Vocês não podem verificar o que estou fazendo por dentro então, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem poder na terra para curar pecados” – obra interior – Ele disse ao homem que era paralítico, “Levante-se, pegue a sua cama” – obra exterior. Assim, Jesus cura o homem por fora, para mostrar que Ele tinha curado o homem por dentro. Versículo 25:

25 E, levantando-se logo diante deles, e tomando a cama em que estava deitado, foi para sua casa, glorificando a Deus.

26 E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios.

Subavaliação da semana lá! “Nós vimos coisas estranhas hoje.” A palavra Grega traduzida “coisas estranhas” é paradoxa, de onde temos nosso Inglês “paradoxo”, um fenômeno inexplicável. “Ninguém me disse que haveria dias como esses! Dias estranhos de fato!” Então nunca se esqueça da nossa maior necessidade. Nunca se esqueça dAquele que supre essa necessidade. Número três:

III. Nunca se esqueça da Maravilha de ter essa Necessidade Suprida

“Eles ficaram maravilhados”, a multidão estava toda maravilhada, não os Fariseus, eles não ficaram maravilhados. Vocês pensariam que isso faria um crente sair de dentro deles, mas eles estavam apenas ficando mais frios e frios, conforme os versículos e capítulos seguintes mostrarão.

Mas havia alegria e admiração entre todos os outros, a respeito de como Jesus havia satisfeito a necessidade física e espiritual daquele homem. Imagine o que todo mundo está pensando, tão logo o paralítico se levanta. Há um sobressalto na sala, assim que ele se levanta. O homem esteve paralisado, agora, a multidão está paralisada! Os camaradas no telhado olhando para baixo através do buraco estão como quem diz, “Nós não teremos que carregá-lo para casa!” E cada um na casa se maravilha, observando esse paralitico que havia sido trazido para a casa numa cama que o carregou, agora andando do lado de fora, ele carregava a cama.

Ele “partiu para sua própria casa, glorificando a Deus.” Vocês podem vê-lo descendo a rua em direção a sua própria casa? Certamente outros o viram sendo carregado mais cedo por quatro homens. Aqui está ele agora com a cama debaixo dos braços, saltando, pulando e louvando a Deus. Ele está glorificando a Deus, louvando o Deus que havia suprido a sua necessidade e suprido em ordem de importância: primeiro espiritual, depois física. Ele é um homem transformado. Se casado, ele chega em casa para encontrar sua esposa como um marido transformado. Se ele tem filhos, ele chega em casa para encontrar sua crianças como um pai transformado.

Cristão, nada supera a maravilha de ter sua necessidade espiritual suprida em Cristo. Você ouve o que Jesus está dizendo a este paralítico? Ele diz, “Homem, seus pecados estão perdoados”. Seus pecados estão perdoados. Não “Seus pecados podem ser perdoados, ou deverão ser perdoados, mas estão perdoados.” Nem tampouco Jesus disse, “Seus pecados tem sido perdoados,” como se perdão alcançasse somente até o passado do homem. Não, Jesus diz, “Seus pecados estão perdoados,” o que enfatiza o contínuo e permanente estado de perdão. Os pecados do Cristão estão perdoados em Cristo, completamente perdoados – todo passado, presente e pecados futuros – todos perdoados.

Imagine um condenado foragido diante de um juiz e o juiz diz, “Você está perdoado do crime que você cometeu – e a propósito – você também está perdoado de todo crime futuro que irá praticar!” Que escandaloso! Que paradoxal! Que estranho! Quão gracioso, quão misericordioso, quão amável.

Quando você conhece essa verdade – que todos os seus pecados “estão perdoados”, então você partirá em direção a sua própria casa glorificando a Deus. Quando você experimenta a maravilha de ter suas grandes necessidades supridas e você sabe que todos os seus pecados “estão perdoados,” então você ficará “maravilhado” e será “cheio de temor” e irá “glorificar a Deus.”

Então eu te pergunto, “A sua maior necessidade tem sido suprida em Cristo?”

  • Fiquemos de pé para a oração.