Pecado no Espelho

Pecado no Espelho

Lucas 16:14-18

“Pecado no Espelho”

(Lucas 16:14-18)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e abram no Evangelho de Lucas, capítulo 16 (Pg 705; YouVersion).

Enquanto vocês estão procurando, eu quero lembrá-los de orarem sobre o que Deus quer que você dê à Oferta de Natal de Lottie Moon este ano. Essa oferta especial que homenageia, sem dúvida, a maior missionária na China, nos oferece a oportunidade de ofertar dinheiro para os missionários Batistas do Sul servindo além-mar. Na noite do Domingo passado nosso Spencer Essenpreis pregou uma mensagem poderosa sobre missões que é simplesmente a consequência do Evangelho. Se você perdeu o Domingo passado você deveria vir à igreja esta semana e pegar a gravação. Lembre-se de que cada centavo que você dá à oferta de Natal de Lottie Moon, sustenta missionários internacionais. Pergunte na Escola Bíblica de hoje como usar o RA Post Office (serviço de postagem) para dar para missões.

Estamos em Lucas 16 hoje. Com suas Bíblias abertas gostaria de apenas apontar que existem duas parábolas em Lucas 16. Nós vimos a primeira na semana passada e vamos ver a segunda – se Deus quiser – na semana que vem. Ambos mencionam um homem rico – um homem rico que tem um administrador desonesto – versículos 1-13 – e então um homem rico e Lázaro – versículo 19 até o final do capítulo – e assim no meio dessas duas parábolas estão 5 versículos que em princípio parecem desconexos das duas parábolas – são os versículos 14-18 – nosso texto nesta manhã.

Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

Antes de lermos esses versículos, vamos lembrar que Jesus tinha acabado de dizer essa parábola do mordomo injusto, ou o administrador desonesto e Jesus tinha acabado de dizer no versículo 13, “Nenhum servo pode servir a dois mestres; porque vai odiar a um e amar a outro, ou será leal a um e desprezará a outro. Você não pode servir a Deus e a mamom – ou Deus e aos bens materiais; Deus e ao dinheiro.” Assim Jesus disse essas palavras e então lemos como os Fariseus respondem. Os Fariseus são os líderes religiosos nos dias de Jesus. Como eles respondem ao que Jesus ensinou?

14 E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele.

15 E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.

16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

17 E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.

18 Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.

Oração.

Introdução:

Meu estudo dessa passagem trouxe à minha mente algo que aconteceu certa manhã há alguns anos. Não me lembro exatamente onde eu estava. Acho que nós estávamos viajando para algum lugar e eu levantei cedo certa manhã e tomei uma xícara de café. É o que você faz quando levanta cedo, toma uma xícara de café. Primeiramente você diz, “Obrigado Senhor Deus, por mais um dia de vida,” e então você rola da cama e toma uma xícara de café. Assim, tomei o café e era cedo e estava um silêncio e eu saboreando meu café. E assim que levei a xícara à boca, perifericamente, percebi um movimento ao meu lado e rapidamente percebi o vulto de alguém no vidro – acho que era uma janela – e me lembro de ter me assustado tanto que saltei e disse, “Ah!” e quando fiz isso, derramei um pouco de café na minha mão. E então percebi que o que havia visto refletido no vidro na verdade era – um reflexo de mim mesmo. Isso me assustou!

Nas semanas anteriores vimos Jesus contar essas parábolas e, ao contar as parábolas, é como se Ele pegasse um espelho e segurasse diante dos Fariseus e dissesse, “Camaradas vocês se enxergam aqui na estória?” E sabe de uma coisa, é fácil ouvir a pregação, desde que a aplicação da mensagem pareça ser dirigida a alguém, às outras pessoas, aos Fariseus e semelhantes. Mas a Palavra de Deus se torna especialmente significativa para nós quando nos vemos nela.

Tiago diz em Tiago 1:22-25:

22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;

24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Assim quando lemos e estudamos a Palavra de Deus é sempre de muita ajuda orar como fizemos mais cedo, “Senhor, mostre-nos a nós mesmos, mostre-nos nossos pecados e mostre-nos nosso Salvador.” Nos ajude a olhar no espelho da Sua Palavra, nos ajude a ver a nós mesmos, nos ajude a enxergar nossos pecados e sermos surpreendidos com o que vimos – e dizer, “Ai!” – e então nos ajude a vermos a Cristo e irmos até Ele para sermos corrigidos. Esta é minha oração enquanto voltamos a esses versículos agora: “Senhor, nos ajude a enxergar nosso pecado no espelho da Sua Palavra.” Veja esses cinco versículos novamente, começando no versículo 14.

14 E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele.

Não se engane: os Fariseus – em sua maioria – eram hipócritas. Jesus havia falado da hipocrisia deles antes; lá em Lucas 11:39, “Então o Senhor disse a ele, “Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.” Assim, “Vocês podem parecer bem por fora, mas por dentro vocês estão cheios de avareza e maldade.”

Lucas nos conta a mesma coisa sobre os Fariseus aqui no versículo 14, “E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas essas coisas – todos os ensinamentos de Jesus acerca da necessidade de se preparar para a eternidade, de não usar dinheiro para as coisas terrenas, mas para as coisas celestiais – e zombavam dele,” ou eles “escarneceram dele.” Exteriormente, eles agiam como se fossem verdadeiramente espirituais e preocupados com as coisas espirituais, mas interiormente eles cuidavam mais das coisas terrenas – coisas como o dinheiro.

Na verdade Lucas identifica os Fariseus no versículo 14 como, “amantes do dinheiro.” É algo notável ser tão religioso, mas ser conhecido como um “amante do dinheiro” mais que “amante de Deus.” Você não acha? Você não acha que seria muita hipocrisia agir como se confiássemos em Deus para todas as coisas, mas interiormente nos agarrarmos a nosso dinheiro porque realmente acreditamos nele? Amantes de Deus ou amantes do dinheiro…

Bem, é claro que os Fariseus eram amantes do dinheiro. Eles não gostaram do que estavam ouvindo de Jesus. Eles não gostaram desta parábola do administrador desonesto nos versículos anteriores e a observação de Jesus sobre o nosso viver com um olho na eternidade, preparando para o julgamento que virá. Não, eles amavam as coisas terrenas mais que as coisas celestiais. Versículo 15:

15 E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.

Mais uma vez, perceba a hipocrisia dos Fariseus. Jesus diz no versículo 15, “Vocês são aqueles que se justificam a si mesmos diante dos homens – Vocês gostam de parecer justos em público; com as cabeças erguidas, olhos fechados, braços cruzados – MAS DEUS CONHECE SEUS CORAÇÕES.” Igreja, o que Deus conhece? Deus conhece nossos corações. Você pode enganar os outros, mas não pode enganar a Deus.

Um tipo hipócrita e pomposo de diácono estava tentando impressionar sua classe de jovens. Diante da classe e com ar de superioridade, perguntou, “Por que as pessoas me chamam de Cristão?” Um dos garotos disse, “Talvez porque eles não te conheçam.”

Deus nos conhece. Ele conhece nossos corações. E realmente não importa o que o mundo pensa se Deus não está satisfeito. O sistema de valores de Deus é diferente do sistema de valor do mundo. A última parte do versículo 15. Jesus diz, “porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.”

Agora lembre que o maior contexto aqui é uma troca recorrente entre Jesus e os Fariseus. Vamos voltar ao capítulo 15 e aos primeiros versículos que você vai se lembrar – versículo 1 – que “E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores (todos os excluídos) para o ouvir,” versículo 2 – “E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: ‘Este recebe pecadores, e come com eles.’” Eles murmuraram porque Jesus estava andando com esses pecadores. Eles acreditavam que Jesus estava menosprezando a Lei, ignorando as leis do Velho Testamento chamadas para separação dos caminhos dos incrédulos. Mas Deus nunca teve a intensão de excluir as pessoas perdidas do Reino. A separação tinha que existir devido à chamada a um viver santo, não uma chamada à exclusão de algumas pessoas das bençãos de Deus.

O plano de Deus para salvar as pessoas de seus pecados engloba todos os pecadores, incluindo os chamados “coletores de impostos e pecadores,” – excluídos, os espiritualmente pobres, cegos e aleijados. Os Fariseus haviam adicionado interpretações à lei que Deus nunca havia planejado, usando a Lei como algo que benificiaria a eles mesmos e excluiria todos os demais. Assim Jesus corrige o entendimento deles a respeito da lei, versículo 16:

16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

Jesus diz, “Veja, a Lei e os profetas – os mandamentos morais do Velho Testamento – foram proclamados no tempo de João Batista. A Lei do Velho Testamento foi dada para preparar as pessoas para Minha vinda. A Lei do Velho Testamento foi dada para preparar a chegada do Reino.

“Desde então – o tempo de João Batista – o reino de Deus tem sido anunciado, e todo o homem emprega força para entrar nele.” Isto é, antes da vinda de João Batista, a Lei do Velho Testamento era anunciada. A Lei é como um espelho. Você para na frente dele e vê a si próprio, seu pecado e sua necessidade de um Salvador. Então a Lei do Velho Testamento foi anunciada até João Batista. E João preparou as pessoas para a chegada do Reino. A mensagem de João Batista era, “Arrependam-se, porque o Reino de Deus está próximo.” O Reino chegou assim que Deus desceu a esse mundo caído, vindo a nós na Pessoa de um Salvador, o Messias, Jesus Cristo.

Novamente a segunda parte do versículo 16, “Desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.” O Evangelho está aqui. Boas Novas. Salvação. O Reino é chegado.

As pessoas estão pressionando para entrar no reino. “Vocês Fariseus! Enquanto vocês zombam dos Meus ensinamentos, as pessoas estão pressionando para entrar no reino – todos os tipos de pessoas, espiritualmente pobres, cegos, aleijados; os Gentios! – pessoas estão pressionando para entrar no reino enquanto vocês ficam de cara feia.”

A Lei serviu como um apontador, apontando nosso pecado, apontando nossa necessidade de salvação e nos apontando para Jesus Cristo. É isso o que João fez. Ele era apenas um dedo apontando para Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1:29).” Ele era um dedo que apontava.

Mas enquanto a Lei do Velho Testamento serviu principalmente como algo que apontava nossa necessidade por um Salvador, isso não significa que agora a Lei é colocada de lado. Versículo 17:

17 E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.

A palavra “til” aqui é uma referência ao menor traço na escrita hebraica. É como uma pequena marca que distingue um E de um F ou como o ponto de um I. É na verdade uma pequena marca de uma caneta. Jesus está dizendo que a lei moral do Velho Testamento – como os 10 Mandamentos – é ainda hoje, válida. Enquanto a lei cerimonial não é aplicada mais, a lei moral ainda permanece válida.

Deixe-me apenas acrescentar como uma recordação de grande ajuda, “Quando perguntamos quais partes da Lei do Velho Testamento estão valendo hoje?” simplesmente nos voltamos ao Novo Testamento e perguntamos se lemos em algum lugar que as leis do Velho Testamento foram colocadas de lado – existem poucas, como a proibição de comer certos alimentos, anteriormente considerados impuros de acordo com o Velho Testamento, que agora são considerados puros conforme o Novo Testamento.

Mas nesse intercâmbio com os Fariseus, Jesus está abordando a falha deles em obedecer a lei moral do Velho Testamento. É como se Ele estivesse dizendo a eles, “Vejam, vocês pensam que sou o único que está menosprezando a lei! VOCÊS são aqueles que estão jogando com a Escritura.” Eu já apontei o erro de vocês em “amar o Senhor Seu Deus de todo coração, alma, mente e força.” Vocês amam mais ao dinheiro que amam a Deus. Vocês quebram a Lei do Velho Testamento. Mas deixe-me dar a vocês outro exemplo agora. Vamos do “dinheiro” ao “casamento.” Vocês estão prontos, Fariseus, preparem-se enquanto Eu lhes dou o exemplo número dois. Versículo 18:

18 Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.

Agora lembrem-se de que esse versículo é primeiramente direcionado aos Fariseus dos dias de Jesus de maneira que pudessem ser confrontados com sua hipocrisia. A Bíblia é clara que casamento é entre um homem e uma mulher e para a vida. O ideal de Deus está expressado em Gênesis 2 onde lemos a respeito de dois se torando um de maneira que Jesus dirá, “O que Deus ajuntou nenhum homem separará (Mateus 19:6).” Este é o ideal de Deus para o casamento.

Precisamos sentir o peso dessa verdade hoje. O mesmo vale para hoje. O ideal de Deus para o casamento é que os dois que se tornam um, PERMANEÇAM um. Não é o nosso propósito nesta manhã dar um tratamento doutrinário completo sobre divórcio e novo casamento. Existem outras passagens que poderíamos ver e que nos forneceriam mais informação sobre divórcio e novo casamento, a saber: Mateus 19: 1-10, e 1Coríntios 7:10-15. Se estudarmos cuidadosamente essas passagens, veremos que existem dois qualificadores possíveis. E vamos ficar por aqui porque realmente quero que sintamos o peso do que Jesus está dizendo aqui. Ele está enfatizando que o ideal de Deus é que os dois que se tornam um PERMANEÇAM um.

Mas os Fariseus haviam acrescentado à Lei do Velho Testamento suas próprias ideias a respeito do divórcio e novo casamento. Assim, se você olhar esses escritos Judaicos que foram acrescentados à Lei, você encontrará rabinos Judeus que aprovavam o divórcio por uma série de motivos – incluindo a mulher quando queima o jantar do marido, ou se um homem encontra outra mulher mais atraente que sua esposa – um rabino permitia divórcio de modo que o homem poderia se casar com outra mulher. Então veja a hipocrisia aqui. Esses Fariseus estavam fazendo um grande negócio a respeito do amor à Lei, quando, na verdade, eles estavam acrescentando à Lei coisas que justificavam seus comportamentos pecaminosos.

Desse modo Jesus está dizendo, “Vocês Fariseus agem como se fossem tão reverentes e santos. Vocês zombam de Mim, me acusando de negligenciar a Lei, enquanto vocês mesmos são os reis em quebrar a Lei do Velho Testamento e a reescrevem para casar com seus desejos pecaminosos.”

Bem, geralmente é mais fácil gostar dos melhores pontos de aplicação do sermão quando acreditamos que esses pontos se encaixam ao camarada ao nosso lado. Então aqui vai uma pergunta para você: “Você é Fariseu?” Quando você se olha no espelho da Palavra de Deus, o que você vê? Aqui estão três perguntas para responder. Número um:

1) Estou mais “Focado Nesta Vida” do que “Focado Na Vida de Além?”

Jesus diz no versículo 15, “O que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.

Ouça o que diz Robert Stein: “Este é um provérbio que nos avisa a não nos conformarmos com a maneira de pensar do mundo (Romanos 12:2). Jesus não estava dizendo que os valores do mundo não exatamente os mesmos de Deus ou que às vezes eles são diferentes ou que frequentemente são diferentes. Muito mais que isso, o sistema de valor deste mundo é “detestável,” ou seja, uma abominação para Deus (1Coríntios 3:19).”

Agora ouça o que diz JC Ryle: “Esses versículos ensinam…como é amplamente diferente a estimativa das coisas feita pelo homem da estimativa das coisas feita por Deus.” Ele acrescenta, “Nós temos apenas que olhar ao redor do mundo e marcar as coisas nas quais a maioria dos homens colocam suas afeições a fim de vê-las aprovadas de várias maneiras. Riquezas, honras, posições, prazeres são os principais objetos pelos quais a maior parcela da humanidade está vivendo. Essas são as mesmas coisas que Deus declara serem ‘vaidades’ e o amor pelas quais Ele nos adverte para termos cuidado! Oração, leitura da Bíblia, viver santo, arrependimento, fé, graça, comunhão com Deus, são coisas que pouco cuidamos.”

Quando você olha para o espelho, o que você vê? Você está mais focado aqui que lá (na outra vida)? Número dois, pergunte:

2) Eu Realmente Amo Mais a Jesus que Qualquer Outra Pessoa ou Coisa?

Os Fariseus amavam mais a Deus ou ao dinheiro? No versículo 14, Lucas os identifica como “Amantes do Dinheiro.” E quanto a você?

Poucas coisas parecem agitar mais a igreja contemporânea na América que falar de dinheiro. Alguém disse, “Há 6 meses não fui à igreja, decidi ir e sobre o que o pregador falou? Dinheiro, dinheiro, dinheiro!” É claro que a resposta é que você deveria ter vindo nos 6 meses anteriores e você teria visto que a razão de estarmos falando de dinheiro hoje, é porque aconteceu de ser o próximo parágrafo da Bíblia.” Se está na Bíblia, nós pregamos.

Agora isso nos leva naturalmente à terceira questão. Número três:

3) Qual é a Minha Atitude Honesta aos Mandamentos da Escritura? 

A Bíblia diz no versículo 14 que os Fariseus “ridicularizaram” Jesus ou “zombaram” dEle. Essa era a atitude deles. A Bíblia ensina que os Fariseus procuraram brechas nos mandamentos da Escritura. Eles eram realmente bons em como conduzir os mandamentos morais da Escritura. Jesus deu um exemplo do jogo deles com a Escritura, acrescentando às Escrituras permissão para se divorciarem de suas esposas por quase todo e qualquer motivo.

E quanto a você? Qual a sua atitude aos mandamentos da Escritura? Qual a sua atitude em relação ao dinheiro, ao casamento, à submissão, ao evangelismo, missões, dízimo. Você procura imediatamente por brechas ou exceções?

Igreja, o que você vê quando olha no espelho da Palavra de Deus? Você se sente como um Fariseu? Sabe como é, você é quem você é quando ninguém está olhando. Mark Twain disse, “Somos todos como a lua, temos um lado escuro que não queremos que ninguém veja.” Mas Deus conhece nossos corações.

Fiquemos de pé para oração.