O Senhor do Sábado

O Senhor do Sábado

Lucas 6:1-11

O Senhor do Sábado”

(Lucas 6:1-11)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(1-8-10)

  • Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, capítulo 6.

Enquanto vocês localizam o texto, deixe-me dizer uma palavra sobre o Retiro do Ministério de Família em 27 & 28 de Agosto. Esse retiro é para famílias e seu objetivo principal é capacitar famílias a conduzir culto familiar nos lares. Não há uma mulher que eu conheça, que não deseje no íntimo, que seu esposo encare o desafio de ser tudo o que Deus quer que ele seja. Não existe uma criancinha que não deseje que um pai e uma mãe a conduza nas coisas de Deus. Não há adolescente ou estudante nesta igreja que não se beneficiaria desse especial Retiro do Ministério de Família. Todos nós sabemos que deveríamos passar um tempo juntos, quer chamemos isso momento de culto familiar ou momento de devoção familiar, mas sabemos que devemos fazer isso e realmente queremos profundamente fazer isso. Esse retiro é projetado para ajudar. É realmente muito simples. Alguns de nossa equipe estarão conduzindo sessões para crianças, adolescentes e estudantes, mas Don Whitney é o orador. Ele é um perito nesses assuntos e ensina por todo país e ensina muito bem. Realizado na Jonathan Creek, cerca de 2 horas de carro. Começa às 1800h de Sexta, 27 de Agosto. Termina no dia seguinte, às 1600h de Sábado. O custo é de $25 para adolescentes e adultos, $10 para crianças de 4-12 anos. De graça para crianças abaixo de 3 anos. O preço inclui conferência, hospedagem, café da manhã, almoço, lanches. É um momento de recreação também. Fogueira. Muitos momentos divertidos em família, bem como de aprendizado. Faça sua inscrição hoje do lado de fora do escritório da igreja.

Vocês já encontraram Lucas, capítulo seis? Lucas tem nos mostrado como Jesus Cristo é Senhor. Ele é Senhor sobre Satanás, Senhor sobre a doença e sobre o pecado. Nesta manhã leremos sobre Cristo sendo o Senhor do Sábado. Prestem atenção a essa verdade, conforme eu leio os primeiros 11 versículos do capítulo seis.

  • Fiquemos de Pé para a leitura da Palavra de Deus.

1 E aconteceu que, no sábado segundo-primeiro, passou pelas searas, e os seus discípulos iam arrancando espigas e, esfregando-as com as mãos, as comiam.

2 E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito fazer nos sábados?

3 E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes o que fez Davi quando teve fome, ele e os que com ele estavam?

4 Como entrou na casa de Deus, e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes?

5 E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.

6 E aconteceu também noutro sábado, que entrou na sinagoga, e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada.

7 E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar.

8 Mas ele bem conhecia os seus pensamentos; e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé.

9 Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?

10 E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra.

11 E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.

  • Oremos.

Introdução:

A principal preocupação de Lucas aqui é Cristológica. Lucas quer mostrar Jesus Cristo como Senhor. Ele é Senhor de tudo – Senhor sobre Satanás, doença, pecado e agora o Sábado. E enquanto vemos isso, também descobriremos que essa passagem ensina alguns princípios importantes sobre o Dia do Senhor.

Versículo 1: Lucas escreve que em um Sábado particular, Jesus atravessa campos cultivados de grãos e Seus discípulos colhiam espigas e comiam, esfregando-as em suas mãos. Esse grão era mais provavelmente trigo ou cevada, coisa do tipo. E comendo da plantação de outra pessoa, mesmo um estrangeiro, era permitido de acordo com a Lei de Moisés. Por exemplo, Deuteronômio 23:25, “Quando entrares na seara do teu próximo, com a tua mão arrancarás as espigas; porém não porás a foice na seara do teu próximo”. Em outras palavras, não tem problema andar nos campos de outra pessoa e comer o quanto você quiser, desde que você não dirija uma colheitadeira na plantação e não armazene o colhido em seus celeiros.

Mas os Fariseus não veem problema com o que Jesus e Seus discípulos estão fazendo, o problema é quando eles estão fazendo isso. Versículo 2, e alguns dos Fariseus disseram a eles, “Por que fazeis (plural, “todos vocês”) o que não é lícito fazer nos sábados?”

Quando eu estudei a passagem esta semana, eu a achei um tanto cômica que “Vamos fazer uma Delegação Contra Jesus” parece surgir do nada. Quero dizer, aqui estão os discípulos aproveitando algumas espigas da plantação, conversando uns com os outros e aproveitando o dia, e esses Fariseus aparecem do nada. Eles simplesmente surgem de fora do campo como marmotas, “Por que vocês estão fazendo isso?!” E você quer perguntar a eles, “O que vocês estão fazendo aqui?!”

A investida deles era que Jesus e os discípulos estavam trabalhando no Sábado. O ataque deles era que Jesus e Seus discípulos estavam violando o 4° Mandamento, Êxodo 20:8-10, “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra,”

Bem, está certo. Justo. Mas a rigor, é trabalho o que Jesus e Seus discípulos estão fazendo? A maioria sabe que os Fariseus e professores da Lei acrescentaram, não um pequeno número, mas muito de leis humanas e tradições à Lei de Moisés. Eles estavam fazendo isso, eles pensavam, por uma boa razão, mas isso levou a uma trama maciça de regras emaranhadas e restrições que causaram dúvidas na mente e sobrecarregaram o homem.

Eles vão a Êxodo 20, por exemplo, lendo que é errado trabalhar no dia de Sábado e dizem, “Bem, vamos explicar essa coisa. Aqui está como definiremos trabalho”. E apenas desse mandamento, eles estipularam no Mishnah (a primeira grande obra do Judaísmo Rabínico) que uma pessoa poderia caminhar apenas cinco passos no Sábado e então teria que fazer uma pausa e descansar antes de dar outros cinco passos, se não estaria trabalhando. O Mishnah também estipulou que uma mulher não poderia usar fitas em seus cabelos no Sábado porque seria o equivalente a “carregar um fardo”. Se um homem estivesse arrastando um pedaço de pau no chão no Sábado, bem, ele estaria violando o Sábado, por que? Porque ele estaria arando. Agora eu sei que isso realmente parece loucura para nós, mas isso é onde os Fariseus estavam. Em seu zelo de proteger e preservar a santidade do 4° Mandamento, eles tinham transformado isso em uma tradição e costume penosos que eram quase impossíveis de manter.

Agora, eu amo a réplica de Jesus nos próximos versículos porque Jesus não diz apenas, “Vocês estão errados”, mas, mais que isso, Ele lhes diz que precisam ler suas Bíblias com um pouco mais de cuidado. Ele os direciona para as Escrituras. Vocês sabem, essa deve ser nossa imediata e maior preocupação quando estamos buscando respostas. O que a Bíblia diz?

Versículo 3, “E Jesus, respondendo-lhes, disse: Nunca lestes (Vocês Fariseus não têm lido suas Bíblias?!) o que fez Davi quando teve fome, ele e os que estavam com ele? – versículo 4 – “Como entrou na casa de Deus (o tabernáculo), e tomou os pães da proposição, e os comeu, e deu também aos que estavam com ele, os quais não é lícito comer senão só aos sacerdotes?” Vocês nunca leram essa passagem? Vocês Fariseus de alguma forma, acidentalmente, pularam 1 Samuel 21e perderam completamente a passagem?

1 Samuel 21 registra o evento onde Davi está fugindo do Rei Saul e ele e seus homens estão famintos e então eles entram no tabernáculo e comem o pão sagrado que era algumas vezes chamado “o pão da presença” porque era para permanecer por sete dias na presença do Senhor e então, de acordo com Levítico 24, apenas os sacerdotes tinham permissão para comer o pão após os sete dias.

Assim Jesus diz, “Vocês não leram a passagem? Vocês não têm lido suas Bíblias? Se tivessem, saberiam que a fome é mais importante para Deus que uma estrita observância à Lei. Então Ele lhes diz no versículo 5, “O Filho do homem é Senhor até do sábado”. É isso, do mesmo modo que Davi e seus homens foram livres de qualquer violação da Lei, o Filho do Homem – Jesus – é livre de qualquer violação da Lei.

E então nos encontramos nos apropriando deste primeiro grande princípio sobre o Dia do Senhor. Lucas não quer estabelecer uma teologia sistemática amadurecida sobre o Dia do Senhor, mas existem, contudo, alguns princípios bastante práticos que devemos saber. Então, se vocês estão tomando nota, escrevam isso. Primeiro, nós devemos saber isso:

1) Atos de Necessidade são Maiores que Tradição

Atos de necessidade têm maior importância para Deus que seguir tradição humana. (Hunger trumps custom). Uma pessoa não pode ser acusada de violar o Sábado, se ela faz algo que precisa ser feito. Assim como Davi precisou comer, então Jesus e Seus discípulos precisaram comer. Satisfazer uma necessidade imediata de uma pessoa por alimento constitui um ato de necessidade.

Agora nós poderíamos gastar um bom tempo aqui delineando as coisas que nós acreditamos serem “atos de necessidade”. Eu escolhi o culto desta noite para irmos um pouco mais fundo nessa passagem, assim que descobri que ela levanta todo tipo de questionamento sobre o Sábado, e trabalhar no Sábado, pois o tempo não nos permite responder nessa manhã. Mas em prol da simplicidade, eu acho que a maioria concordaria que algumas das qualificações emergenciais são atos de necessidade. Por exemplo, paramédicos que estão “de plantão” no Dia do Senhor não violam o 4° Mandamento quando seus rádios se silenciam e eles são chamados a responderem a uma situação médica. Isso claramente se constitui em um ato de necessidade.

Por outro lado, o camarada que trabalha no Domingo à noite porque seu patrão lhe diz que ele vai ganhar “uma hora e meia a mais” tem realmente de pensar se tal atividade é realmente necessária ou não.

Todos nós somos pessoas sensíveis e todos devem pensar nessas coisas, conforme são informadas pelas Escrituras e pela capacitação dada pelo Espírito Santo para entendê-las e aplicá-las imediatamente. Nós não vamos às Escrituras procurando por lacunas, mais que isso, nos colocamos debaixo da autoridade da Bíblia, buscando fazer o que Deus nos teria feito conforme registrado em Sua Palavra. Atos de necessidade são maiores que tradição. O segundo princípio que devemos saber é este:

2) Atos de Misericórdia também são Maiores que Tradição

Este Segundo princípio vem do que acontece a seguir na passagem. Versículo 6 diz, “E aconteceu também noutro sábado, que (Jesus) entrou na sinagoga, e estava ensinando (e fazemos uma pausa para notar que Jesus estava sempre na sinagoga no Dia do Senhor, sempre na casa do Senhor no Dia do Senhor); e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada.” Este homem tinha algum tipo de paralisia ou atrofia em sua mão direita, a mão mais usada pela maioria das pessoas.

E quem estava por perto novamente? Quem está pipocando de novo como marmotas pipocando nos campos de cereais? É o “Vamos Fazer uma Delegação Contra Jesus”. Versículo 7, “E os escribas e fariseus observavam-no, se o curaria no sábado, para acharem de que o acusar.”

Eu acho essa afirmação simplesmente notável. Os escribas e Fariseus estavam lá na casa de Deus observando Jesus, a fim de O encontrarem fazendo algo errado. Esqueça o fato de ir à casa de Deus para adorar. Esqueça o fato de estar lá para glorificar a Deus e de se deleitar de estar entre o povo de Deus e ouvindo a Palavra de Deus. Eles estavam lá para achar o que estava errado. E o espírito dos Fariseus vive hoje em muitas igrejas. Algumas pessoas apenas parecem estar inclinadas a ir a um culto de adoração para achar o que está errado. Alguns pegam uma folha de papel para escrever o que Deus está ensinado para elas. Essas pessoas pegam uma folha de papel para escrever tudo que está errado. Elas são os escribas e Fariseus de hoje.

Versículo 8, “Mas ele bem conhecia os seus pensamentos (Ele conhece nossos pensamentos, de todos vocês!); e disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele, ficou em pé.” Versículo 9, “Então Jesus lhes disse (aos escribas e Fariseus): Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?” Esta é uma grande forma de colocar isso. Jesus está apontando a grande falta de misericórdia deles. Em essência Ele pergunta, “O que é mais justo fazer, um ato de misericórdia ou um ato de assassinato?” É isso o que Ele está dizendo! Fazer o bem ou o mal, salvar vida ou destruir? Jesus ensina que ignorar a necessidade desse homem – impiedosamente – é o mesmo que assassiná-lo, o que os Fariseus aparentemente teriam preferido. O drama cresce e então, versículo 10, “E, olhando para todos em redor, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele assim o fez, e a mão lhe foi restituída sã como a outra.”

Agora vocês achariam que nessa altura, os escribas e Fariseus estariam felizes de ver tamanho milagre acontecer. Aqui está um homem incapaz de fazer o que Jesus pediu. Ele disse, “estende a tua mão”, mas o homem não podia fazer aquilo. Sua mão era mirrada, atrofiada, paralisada. No entanto, Deus capacita o homem a fazer o que ele próprio não podia fazer, tanto quanto Deus nos diz, “Arrependa-se e creia” e não podemos nos arrepender e crer porque estamos perdidos, cheios de pecado, e amando o mundo, todavia, Deus derrama Sua graça efetiva sobre nós e nos encontramos nos arrependendo e crendo. A graça de Deus! Vocês achariam que os Fariseus se alegrariam com o que acabava de acontecer, mas lemos nos versículo 11, “E ficaram cheios de furor, e uns com os outros conferenciavam sobre o que fariam a Jesus.

Inacreditável! Literalmente, eles ficaram cheios de “fúria” como uma raiva louca. Mas vocês percebem que eles tinham ido à casa de Deus pela razão errada para começar. A razão de pessoas em igrejas por todo país saírem da igreja com atitudes erradas, é porque elas vão à igreja com atitudes erradas.

Agora, algo que eu desejo detalhar um pouco mais nesta noite é o que Jesus não faz nessa passagem. Jesus não deixa de lado a observância do Dia do Senhor. Cometemos um grande erro se levarmos essa passagem a uma conclusão injustificável. Jesus não está descartando o 4° Mandamento aqui. Ele não está questionando o uso do Dia do Senhor, mas o abuso do Dia do Senhor. Isso é muito importante: Jesus não está questionando o uso do Sábado. Ele está questionando o abuso do Sábado. O 4° Mandamento se em quadra nos 10 Mandamentos da Lei moral. Deus nunca deixa isso de lado como se fosse algo que não está mais vinculado, ou seja, aplicado aos crentes de hoje. Isso foi mudado do Sábado para Domingo e nós trataremos do porque e como isso aconteceu nesta noite, se Deus quiser. Mas por hora, devemos entender que Jesus não está questionando o uso do Sábado, mas o abuso do Sábado. Enquanto tivermos liberdade em Cristo, nós ainda manteremos o 4° Mandamento. Lembrem-se de onde nosso Senhor está, quando Ele está ensinando aqui. Ele está na casa de Deus! Assim, o terceiro princípio vital nesta manhã é:

3) Observar o Dia do Senhor deve ser uma Convicção

Nós devemos acreditar na santidade do Dia do Senhor. E este é o nosso maior desafio hoje em nosso país, mais que em qualquer outra área do mundo e qualquer outra época. JC Ryle expõe sucintamente a preocupação. Ele adverte:

Nós devemos prestar atenção para não abusarmos da liberdade que Cristo nos tem dado. É nesse sentido que nosso perigo principalmente reside nos tempos modernos. Há um pequeno risco de cometermos o erro dos Fariseus, e manter o Sábado mais rigidamente do que Deus planejou. A coisa que deve ser temida é a disposição geral em negligenciar o Sábado e roubá-lo da honra que deveria receber.

Isso tem ocorrido em nosso país? Como a maioria dos Americanos passam seus Domingos? Como a maioria dos Cristãos passam seus Domingos?

Um exercício interessante para os jovens de hoje é perguntar para um de nossos adultos mais velhos, como ele se lembra de passar o Dia do Senhor quando era mais jovem. Pergunte a eles, “O que você faz no Dia do Senhor? O que você não faz? O que estava aberto? O que não estava? Como isso te afetou?”

As coisas mudaram em uma geração. Alguns dizem, “Mas tudo é diferente agora. Todos os nossos grandes eventos desportivos são no Domingo. Todas as nossas lojas estão abertas no Domingo. Todos os nossos negócios prosperam no Domingo, assim, a teologia do Dia do Senhor precisa ser reconsiderada.” Como podemos resolver isso? Alistair Begg, um ótimo pregador cujos sermões eu recomendo bastante, sugere isso. Ele diz:

Eu acho que é digno para nós considerarmos a possibilidade de que a teologia foi substituída por conveniência. Em outras palavras, nós tomamos decisões baseadas na conveniência, não baseada na teologia. E quando isso acontece, minha consciência não está mais cativa da lei de Deus, mas está mais cativa das fantasias flutuantes, ideias e humores do gênero contemporâneo, de modo que não somos movidos por um princípio permanente da lei de Deus, mas somos movidos por um tipo de fluxo e refluxo da cultura a nossa volta e a cultura imediata do nosso próprio evangelicalismo contemporâneo. Assim, se todo mundo tem amplamente desistido disso e estamos presos a este fluxo, então dizemos a nós mesmos, “Bem, isso é exatamente o que nós supusemos fazer”, mas agora estamos sendo dirigidos pela conveniência do momento mais do que teologia. (Ele acrescenta) Onde a santidade do princípio do Sábado é simplesmente observada como uma questão de costume e não como uma questão de convicção, então será apenas uma questão de tempo antes que isso se torne obsoleto.

Observar o Dia do Senhor deve ser uma questão de convicção. Como isso funciona na sua vida e na minha? Nós podemos criar uma lista de atividades permitidas no Dia do Senhor? Falaremos mais sobre isso nesta noite. Por hora, vamos lembrar o que aprendemos. Atos de necessidade são maiores que tradição. Atos de misericórdia também são maiores que tradição. Em terceiro, observar o Dia do Senhor deve ser uma convicção. E em quarto lugar:

4) O Objetivo do Dia do Senhor é o Senhor

Não vamos nos enganar pensando que este princípio não precisa ser mencionado. Não, porque muitos Cristãos têm ideias conflitantes sobre o Dia do Senhor e com relação a esse assunto tem sido também completamente esquecido que o fim e o objetivo do Dia do Senhor é Deus.

A moderna semana de trabalho de seis dias de trabalho e um de descanso é formulada depois que o Deus da criação trabalhou seis dias criando a terra e descansou no sétimo. Ele não cessou a atividade de ser Deus e de sustentar Sua criação. Sem descanso nesse sentido ou no sentido de ociosidade ou inatividade, mas Ele parou de fazer o que estava fazendo durante seis dias para nos dar um modelo para nossas semanas de vida, conforme Moisés lembra em Êxodo 20:11, “Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.”

Assim, o ponto central do Dia do Senhor para nós hoje, não é descanso no sentido de ociosidade e inatividade, ficar deitado o dia todo ou mesmo pegar as noites de Domingo para assistir TV ou jogar no computador. Não é essa a questão do Dia do Senhor. É um descanso definido como “relaxamento inspirado com consagração.” É um dia especial no qual nós paramos de fazer as coisas que normalmente fazemos para que possamos nos consagrar a Deus e apreciar a Sua presença mais intensamente de uma forma unicamente maravilhosa! O Sábado é uma dádiva de Deus!

É por isso que precisamos ser cuidadosos com a frase, “Bem, todo dia é Dia do Senhor.” Não exatamente. Parece que muitos que dizem isso, parecem mais preocupados em fazer com que seus Domingos se pareçam com Segunda – Sábado, que fazer com que Segunda – Sábado se pareça com o Domingo. Devemos tomar cuidado para não fazermos de nossos Domingos semelhantes à Segunda – Sábado.

O objetivo do Dia do Senhor é o Senhor. Nós buscamos estar em Sua presença de um modo que é particularmente especial naquele dia e fazemos isso em grande parte, abstendo-se do que normalmente fazemos, a fim de que possamos focar mais claramente sobre Ele. O objetivo do Dia do Senhor é o Senhor. Eu deixo vocês com essa pergunta:

Se o Senhor tinha prioridade absoluta sobre esse dia, o Dia do Senhor, do nascer ao por do sol, o que você pensa a respeito disso?

  • Fiquemos em Pé para orarmos.