O Que Há Dentro Do Seu Coração?

O Que Há Dentro Do Seu Coração?

“O Que Há Dentro Do Seu Coração?”

(Colossenses 3:15-17)

Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Colossenses, capítulo 3 (Pg 793; YouVersion).

Estamos pregando, verso a verso, através do Livro de Colossenses e o Apóstolo Paulo escreveu sobre a nova vida do Cristão em Cristo. Ele descreveu para os Cristãos com o que essa “nova pessoa” conforme ele chama, se parece.

E ele faz isso, usando uma metáfora de se vestir, colocando roupas. Ele diz que os Cristãos deveriam pensar sobre suas vidas diárias como um tipo de “tirar” e “colocar” vestimentas. Porque somos Cristãos então deveríamos parecer como tais. Existem certas “vestimentas espirituais” que deveríamos usar, colocar – e certas vestes não espirituais que deveríamos tirar.

Assim, ele diz no verso 8 do capítulo 3, “Mas agora, livrem-se dessas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente,” verso 9, “Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem (ou o velho eu) com suas práticas,” verso 10, “e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador,” e então Paulo prossegue ao descrever essas diferentes peças do “vestuário espiritual” que devemos colocar, roupa espiritual, características como, verso 12, “profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência;” verso 13, “Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros,” e o verso 14, “Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.”

E é aqui onde paramos, mas Paulo prossegue esse fluxo de ensino conforme continua a descrever a “nova pessoa” no verso 15 onde ele escreve, “E deixem a paz de Deus reinar em seus corações,” e assim por diante. Então é aqui que prosseguiremos nesta manhã, continuando a ler sobre com o que essas novas criações, novas pessoas, Cristãos, se parecem quando Deus muda seus corações.

Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

15 Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle graças a Deus Pai.

Oração.

Introdução:

Recentemente descobri um jornal médico chamado Chest (Tórax); Chest (Tórax), como o lado direito do tórax onde está o coração humano. Esse jornal é a “Publicação Oficial da Universidade Americana dos Médicos do Tórax.”

Descobri enquanto estava estudando isso na semana passada porque o jornal contém um artigo intitulado, “Cirurgia Exploratória do Coração,” cirurgia exploratória do coração. Há um resumo do artigo onde se lê: “A cirurgia exploratória do coração é lógica, simples e quando executada conforme indicada, [é] um procedimento relativamente seguro.” E prossegue ao afirmar, “Na maioria dos casos…não apenas estabelece…diagnósticos mas permite o pronto cumprimento de medidas corretivas operacionais.”

Você poderia dizer que o Apóstolo Paulo está escrevendo para nós hoje a respeito de “Cirurgia Exploratória do Coração.” Ele convida os Cristãos a darem uma olhada para dentro de seus corações. E como no artigo do jornal Tórax, Paulo diria que tal cirurgia exploratória é um “procedimento seguro” e que, na maioria dos casos, ajuda a diagnosticar, mas também “permite o pronto cumprimento de medidas corretivas operacionais.”

Em outras palavras: Vamos explorar nossos corações espirituais nesta manhã. Vamos fazer uma cirurgia exploratória espiritual, dar uma olhada lá dentro e ver o que encontramos. Parece tudo bem? Ou tem algo que precisamos corrigir, algo que precisa ser mudado?

Se você é um Cristão, então Deus deu a você um novo coração porque Ele te deu um novo eu; você é uma nova criação. Lembre-se de 2 Coríntios 5:17: “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já se passaram e eis que tudo se fez novo.”

Então Paulo fala sobre o que acontece quando Deus nos dá novos corações. O que acontece quando Deus nos dá novos corações? Se você é um anotador, você vai querer anotar essas três coisas. Primeira, quando Deus nos dá novos corações:

1) Aprendemos a acabar com a Luta (15)

Colocamos um fim à divisão na igreja. Trabalhamos pela paz na irmandade. Este é o significado do verso 15. Vamos ler novamente, verso 15:

15 Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.

A maioria das traduções trazem, “paz de Cristo,” (como é o caso da NVI que estamos usando) que provavelmente é melhor. Deixe a paz de Cristo reinar em seus corações. Olhe para dentro de seu corações; cirurgia exploratória do coração. Olhe para dentro e o que você vê? Você vê a “paz de Cristo?”

Cristãos; membros de igreja, aprendem a por um fim no conflito entre irmãos; “que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações,” porque eles foram chamados – Paulo prossegue no verso 15, “foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo…”

Você vai notar a ênfase no um só corpo; unidade. Paz reinando dentro dos corações dos seguidores de Cristo significa paz reinando dentro da igreja; paz com Deus traz paz uns com os outros.

Lembre-se que o verso 15 segue imediatamente após os versos 14 e anteriores. Paulo tinha acabado de escrever sobre o novo eu e como o novo eu se comporta; como o novo eu “veste” a roupa espiritual que “se encaixa” na identidade dele(a) como filho(a) de Deus. Recordando o contexto no verso 12, “Portanto, como eleito (escolhido) de Deus, santo e amado,” – é isso o que você é – portanto, à luz do que você é, “revista-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência,” – Paulo está descrevendo o modo que os Cristãos devem agir em relação ao outro; continuando no verso 13, “suportando uns aos outros e perdoando uns aos outros…”

Lembre-se da última vez: Cristãos devem perdoar uns aos outros. Paulo enfatiza esse mandado nos explicando no verso 13: “Se alguém tem alguma queixa contra o outro; assim como Cristo te perdoou, então você também deve perdoar.” Não há desculpas para o Cristão não perdoar outro irmão ou irmã. Ponto.

Isso inclui perdoar membros da mesma igreja. Isso inclui perdoar membros da família. Isso inclui perdoar seu marido ou sua esposa.

Se casais com problemas gastassem muito tempo e energia, tentando salvar seus casamentos não como fazem, separando um do outro, haveriam mais casamentos salvos.

Que a paz de Cristo seja o “juiz” em seus corações. A palavra “juiz” é um termo atlético que significa “arbitrar.” É encontrada somente aqui no Novo Testamento e parece trazer a ideia de algo como o nosso árbitro moderno ou juiz de jogo.

Um árbitro ou juiz tem que “marcar.” Ele marca pancadas ou bolas fora, ou marca quando o jogo “passa dos limites.” Assim, Paulo está ensinando que devido aos Cristãos terem novos corações, eles têm a habilidade de deixar a paz reinar em seus corações ao ponto de “colocar para fora” as coisas que não deveriam estar dentro de seu corações.

Uma das razões de Cristãos poderem conquistar medos e ansiedades, por exemplo, é por causa da paz de Cristo que é o juiz em seus corações. Quando Cristãos permitem que a paz seja o juiz, o árbitro chama “para fora” aquilo que não deveria estar lá dentro. Devemos “chamar para fora” as coisas que não pertencem aos nossos corações, através da permissão da presença da paz, a paz de Cristo, a habitar em nós.

Se você quer paz, é necessário trabalhar. Não acontece do nada. Você precisa se lembrar regularmente que existe alguma coisa que pode estar dentro do seu coração e que não deveria estar lá. Como um árbitro, “chame isso.” Dispa-se do velho eu e vista-se do novo. Deixe que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração.

E lembre-se de que Paulo está escrevendo primeiramente sobre a paz no corpo de Cristo, sobre se dar bem um com o outro. Paz com Deus traz paz uns com os outros. Preste atenção em FF Bruce:

Cristãos que se reconciliaram com Deus, que têm paz com Ele através de Cristo, deveriam manifestar naturalmente a paz uns com os outros. Conflito é o resultado inevitável quando homens estão sem contato com Ele que é a Única Fonte de verdadeira paz; mas não há razão para aqueles que aceitaram a paz que Cristo estabeleceu através de Sua morte na cruz tenham qualquer outro tipo de relacionamento que não seja de paz entre si.

Paz com Deus resulta em paz uns com os outros. Assim, uma razão de haver conflito entre dois membros da igreja, pode muito bem ser porque um deles – ou ambos – não tem paz com Deus; podem não ser salvos.

Eu acho que é por isso que Paulo acrescenta as três últimas palavras no verso 15: “E sejam agradecidos.” Percebe isso? Ele escreve no verso 15, “Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.”

Gratidão é encontrada no corações daqueles a quem foram dados novos corações. Cristãos são eternamente gratos a Deus por seus novos corações e isso faz com que sejam cheios de gratidão, e faz com que prossigam sendo gratos, que é o sentido da frase, “e sejam agradecidos,” (na versão em Inglês temos – “prossigam sendo agradecidos,”) continuamente.

Quando Deus dá novos corações, Cristãos deixam que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, trabalhando para que o conflito acabe. Mas os Cristãos não só aprendem a por um fim no conflito, mas em segundo lugar, porque Deus deu novos corações, número dois:

2) Nós amamos as Escrituras (16)

Nós amamos a Palavra de Deus, a Palavra de Cristo! Veja o verso 16 novamente:

16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; – existe um ponto e vírgula aqui, então a primeira parte do verso diz simplesmente: “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo.”

Deixe que a palavra sobre Cristo, assim como a palavra de Cristo, a palavra que conhecemos porque a temos escrita na Bíblia, nas Escrituras, “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo.”

O que está dentro do seu coração? A palavra de Deus habita ricamente em você? Deixe a palavra de Cristo habitar ricamente em você.

A palavra “habitar” significa “arrumar a sua casa,” ou “permanecer em casa.” E o sentimento está presente e ativo, assim “Permaneça se certificando de que a palavra de Cristo está em casa dentro de você.” Ou coloque da maneira contrária, “Não trate a Palavra de Deus como um convidado indesejado.” Ou, Não trate a Palavra de Deus meramente como um visitante de ocasião.” Certifique-se de que a Palavra de Deus está em casa dentro de você e que Sua Palavra permaneça continuamente habitando dentro de você ricamente.

O que te agrada e que habita em você ricamente?

Posso te dizer que sou feliz por permitir que uma série de coisas habite em mim ricamente. Por exemplo, no Domingo passado depois dos nossos cultos, o líder dos estudantes teve uma reunião no prédio estudantil. Eu me sentei e um tipo de “quebra gelo” para começar a conversa era falar dois alimentos que você gostaria de ter, caso você estivesse em uma ilha deserta.

E depois de estabelecer e defender o fato do café ser um alimento, eu disse que café era um alimento que eu desejaria ter comigo. E não tive que pensar muito no segundo alimento. Queijo! Glorioso queijo! Queijo chedar. Um forte queijo chedar. Como o queijo chedar de 15 anos de Wisconsin.

Fico feliz de permitir que o queijo “habite ricamente em mim.” Eu saboreio e me alegro com isso e fico feliz de ter isso todos os dias.

É dessa forma que temos que nos alegrar na Palavra de Deus, a palavra de Cristo, as Escrituras, a Bíblia, o alimento de Deus para nós. Deixe que a palavra de Cristo habite ricamente em você. Deixe que isso mergulhe fundo e saboreie isso. Alegre-se nisso. Coma este alimento espiritual todos os dias.

Leia a Bíblia todos os dias. Quer você use um plano de leitura da Bíblia ou qualquer outro meio, apenas certifique-se de separar um tempo enquanto você lê para… “deixar a palavra de Cristo habitar ricamente em você,” que significa, “Vá devagar,” e leia uma porção com tanto cuidado como se você estivesse comendo algo que realmente gosta. Não coma algo sem provar. Vá devagar enquanto lê uma passagem e a saboreie.

Estou tentando fazer isso toda manhã com um Salmo. Estou lendo bem devagar os Salmos. Pegando apenas um por dia e lendo – e relendo – saboreando, permitindo que ele mergulhe fundo dentro de mim, de forma que posso experimentar plenamente e ver que o Senhor é bom! Deixe-me encorajá-lo a tentar isso também. Você pode pegar um Salmo ou um capítulo de Provérbios, ou um capítulo dos Evangelhos. Observe Deus te abençoar através da “assimilação” de Sua Palavra! Paulo prossegue ao dizer no verso 16:

16 Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.

Cristãos compartilham sabedoria uns com os outros através do “ensinamento e aconselhamento uns dos outros.” Cristãos não só ensinam, mas “aconselham,” que significa advertir, ajudar avisando, repreender gentilmente.

Se amamos uns aos outros, nós vamos aconselhar uns aos outros, até avisando um ao outro quando nosso comportamento não “combinar” com nossa identidade, quando estivermos usando a vestimenta espiritual errada.

E é extremamente interessante no verso 16 que uma das maneiras dos Cristãos ensinarem e aconselharem uns aos outros seja através de, “salmos, hinos e cânticos espirituais.” Música de adoração deve conter letras que ensinam os Cristãos. Hinos Cristãos e canções Cristãs devem ter uma qualidade de ensino a respeito delas, até mesmo um elemento admoestador a respeito delas.

Eu acho que este fato é mais importante que separar um tempo para tentar descobrir se existe algum tipo de distinção entre um salmo, um hino ou uma música de louvor. Pessoas têm escrito verdadeiros volumes a respeito do que pensam sobre o que essas três coisas são ou representam; você sabe como é, qual a diferença entre salmo, hino ou canção de louvor. É melhor seguir adiante com o que é claro – e o que está claro é que existe uma variedade de músicas Cristãs, mas todas as músicas Cristãs deveriam conter letras que contenham a palavra de Cristo, ou palavras sobre Cristo, palavras que ensinem a igreja, palavras que admoestem a igreja.

E perceba essa atitude de gratidão novamente aqui no verso 16. Assim como o verso 15 concluiu com um elemento de gratidão, “e sejam agradecidos,” o verso 16 conclui com a declaração, “e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.”

“Cantar com graça” é cantar “com o coração cheio de gratidão” (Versão Padrão em Inglês) ou com “gratidão a Deus em seus corações (NVI). Pessoas cheias de gratidão podem adorar a Deus de forma significativa.

Se você recebeu o perdão de Deus e você sabe o que é ser perdoado do pecado, você pode cantar. Paulo escreve, “e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações.”

Não diga que você não pode cantar. Você pode. Você pode achar que não canta bem, mas isso é se comparar com os outros. Não se compare com os outros. Cante com graça em seu coração para o Senhor. Você não está cantando para os outros. Você está cantando para o Senhor. Deus ama a maneira como você canta!

Cada mãe e pai ama ouvir seu filho cantar para eles! Pais amam ouvir seus filhos cantarem. Nosso Pai celestial não é diferente. Cante com graça, cante cheio de gratidão em seu coração ao Senhor.

Deus já te deu uma canção para cantar, como uma que ainda não foi escrita? Alguns anos atrás, Deus me abençoou com uma canção certo dia enquanto eu estava dirigindo durante o trabalho. Muitos anos atrás, antes do ministério eu estava trabalhando no Nordeste da Geórgia como oficial de condicional – minha preparação para o ministério pastoral! Mas eu estava dirigindo e comecei a louvar ao Senhor. Gratidão interior estava saindo na forma de canção. E dessa forma eu tenho meu “hino de louvor” pessoal, é a minha própria “canção espiritual.” Vocês gostariam de ouvi-la? Que pena. É para o Senhor!

Eu canto essa canção para Ti, querido Jesus

Com todo meu coração eu Te louvo Senhor

Eu canto essa canção para Ti, querido Jesus

E Te agradeço pela Sua Palavra,

Porque nela minha vida está ancorada

Sua Palavra permanece para sempre verdadeira,

Obrigado Jesus! Aleluia! Te amo.

É isso. Volte hoje à noite e cantarei o Segundo verso.

Gratidão e agradecimento são os meios pelos quais nós podemos permitir que Cristo e Sua Palavra habite em nós e nos capacite a amar.

Nós aprendemos a por um fim no conflito, nós amamos as Escrituras,  e em terceiro lugar:

3) Nós Vivemos para o Salvador (17)

O verso 17 é tanto um verso sumário daquilo que o precede, quanto um verso de transição para o que se segue:

17 Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dEle graças a Deus Pai.

Glorifique a Jesus através de cada palavra falada e qualquer atividade de todo dia. Para fazer tudo “em nome do Senhor Jesus.” Destaque a verdade de que vivemos para o Salvador e somos Seus embaixadores para onde quer que a gente vá, agindo em nome dEle e vivendo nossas vidas de forma a trazer honra e glória a Ele.

As pessoas estão nos observando e a impressão deles sobre Cristo são tiradas, em grande parte, da impressão que têm de nós.

Seja lá o que fizer, seja o que for!! Paulo não está só falando das conhecidas atividades religiosas. Ele diz, “Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação.” Tudo o que fizerem.

Eu li onde a esposa de Billy Graham, Ruth Graham, costumava ter uma frase em sua cozinha onde se lia: “Serviços divinos são realizados aqui três vezes ao dia!”

Sim, até mesmo lavar pratos pode ser feito em nome do Senhor, feito como um ato de adoração. Faça isso diante do Senhor.

Dever de casa pode ser um ato de adoração quando você ora antes de estudar – e durante o estudo – não apenas orar para a prova! Faça isso no Senhor. Este verso é parecido com outro verso que um pouco mais tarde Paulo escreve aos Colossenses 3:23, “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens.”

Nós vamos falar mais sobre o verso 17 nesta noite, se o Senhor permitir.

Quando Deus dá novos corações: aprendemos a por um fim no conflito; amamos as Escrituras e vivemos para o Salvador. O conflito é anulado; as Escrituras são internalizadas e o Salvador é glorificado.

E perceba novamente, pela terceira vez e por fim, note este tema recorrente de gratidão no final do verso 17, bem ali no final:

“dando por meio dEle graças a Deus Pai.” Nós vimos isso três vezes; gratidão.

Gratidão é encontrada nos corações daqueles a quem foi dado novos corações.

Conclusão:

Eu ouvi sobre duas garotinhas que estavam de bobeira na hora do jantar. Na verdade, creio que era Ação de Graças, o momento em que a maioria de nós faz o melhor para expressar nossa gratidão por todas as coisas. Essas duas garotinhas estavam se comportando mal e agindo de maneira errada. Assim, o pai delas disse-lhes, “Vocês podem sair da mesa. Como castigo, vão para o quarto.” Então as duas se levantaram abatidas e foram para o quarto. 

E pouco depois, a mãe das meninas chamou, “Meninas, meninas! Venham jantar.” As meninas ficaram surpresas e bem devagar desceram as escadas e na ponta dos pés entraram na sala de jantar onde sua mãe as convidava para sentar e terminar de comer o jantar de Ação de Graças. E conforme se sentaram, viram que o pai não estava lá. E após alguma hesitação, uma delas perguntou, “Onde está o papai?”

E a mãe respondeu, “Bem, seu pai ama vocês. Então ele foi para o quarto dele porque ele quer manter a punição sobre vocês, mas ele também quer que vocês aproveitem as bençãos de tudo o que providenciou para vocês. Dessa forma ele foi para o quarto dele para pagar o preço pelo mau comportamento de vocês.” 

Eis aqui o que Deus fez por nós em Cristo. Nós temos nos comportado mau, agindo erradamente. Nós somos pecadores. Porque Deus é justo, Ele deve lidar com nossas ações pecaminosas. Ele deve nos punir. Mas a beleza das ações de Deus é vista quando Ele leva sobre Si próprio a punição e paga o preço pelos nossos pecados. Assim, em Cristo Jesus, Deus leva nossa punição e lida com isso Ele próprio, para que nos sentemos à Sua mesa e nos alegremos com tudo o que Ele tem nos providenciado.

E tudo o que fizerem em palavra ou ação, faça tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus o Pai através dEle.

Fiquemos de pé para orarmos.