Nos Entregando a Deus

Nos Entregando a Deus

“Nos Entregando a Deus”
(Lucas 20:20-26)
Série: Certeza em Tempos Incertos
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem a Palavra de Deus e abram em Lucas, capítulo 20 (Pg 708; YouVersion)

Enquanto vocês abrem suas Bíblias…ontem pela manhã 126 pessoas compareceram ao nosso “Henderson, Eu Te Amo” Reunião inicial…
Nós limpamos detritos de jardins e recolhemos lixo no Centro, Audubon Mill e Parques Comunitários.
Limpamos o canteiro de flores e um playground na escola primária Bend Gate.
Limpamos as calhas e detritos de quintal nas casas próximas ao Kimmel Parque.
Preparamos os campos de baseball PCMA, limpando e pintando as arquibancadas, cortando e recolhendo a grama dos campos e limpando as construções do parque.
O Senhor nos abençoou com várias conversas a respeito do evangelho com as pessoas na área do Parque Kimmel. Muitas pessoas foram convidadas a virem à igreja, o evangelho foi compartilhado, nos interagimos com famílias Hispânicas e sementes foram plantadas em nossa comunidade.
Estamos caminhando, verso a verso, pelo Evangelho de Lucas. Paramos na última ocasião no verso 19 e então prosseguiremos a partir do verso 20 até o 26.
O cenário aqui é a tensão crescente entre Jesus os líderes religiosos de Seus dias. Os líderes religiosos – que não são crentes em Cristo, que não aceitam que Ele é o Messias – esses líderes estão ameaçados por Cristo e condenados por Seus ensinos.
Nós vimos na última vez seus questionamentos a Jesus a respeito de Sua autoridade. Eles não gostaram da maneira como Jesus “entrou na cidade,” por assim dizer, montando um jumentinho, limpando o templo e ensinando com autoridade. Então eles O questionam sobre Sua autoridade e Jesus lhes conta essa parábola nos versos 9-18 sobre os lavradores iníquos. E ao contar essa parábola Jesus, em essência, diz, “Minha autoridade vem do Pai Celestial, Aquele que Me enviou e Me chama de, O Filho Amado do Pai.” E Jesus prossegue na parábola e anuncia um julgamento sobre aqueles que O rejeitam, aqueles como os líderes religiosos.
Certo, então paramos lá no verso 19 onde Lucas escreve que os chefes dos sacerdotes e escribas ligaram os pontos e descobriram que Jesus “havia contado a parábola contra eles.” Então eles estão verdadeiramente furiosos e vão fazer de tudo que puderem para tirar Jesus de cena, para prendê-LO, para levá-LO e matá-LO.

Ouçam isso enquanto eu convido vocês a ficarem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

20 Pondo-se a vigiá-lo, eles mandaram espiões, que se fingiam justos, para apanhar Jesus em alguma coisa que ele dissesse, de forma que o pudessem entregar ao poder e à autoridade do governador.
21 Assim, os espiões lhe perguntaram: “Mestre, sabemos que falas e ensinas o que é correto, e que não mostras parcialidade, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade.
22 É certo pagar imposto a César ou não?”
23 Ele percebeu a astúcia deles e lhes disse:
24 “Mostrem-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que há nele?”
25 “De César”, responderam eles. Ele lhes disse: “Portanto, dêem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
26 E não conseguiram apanhá-lo em nenhuma palavra diante do povo. E, admirados com a sua resposta, ficaram em silêncio.

Oração.

Introdução:
Bom, esse negócio dos chefes dos sacerdotes e escribas é uma fraude, não é mesmo? Lucas nos conta no verso 20 que eles “vigiaram” Jesus e  “mandaram espiões, que se fingiam justos, para apanhar Jesus em alguma coisa que ele dissesse,” isto é, para apanhar Jesus numa armadilha, falando algo incriminador de forma que pudessem levá-LO às autoridades. Eles estavam tentando fazer com que Jesus tropeçasse em Suas palavras.
Você já tropeçou em suas palavras? Se você já esteve em uma situação de grande estresse, como testemunhando em um tribunal, você sabe quão fácil é se embaralhar nas palavras. E às vezes são os próprios questionadores que esperam que você tropece. Como a clássica e infame pergunta, “Você já parou de bater em sua esposa?” Bom, como você vai responder a isso?!
É uma pergunta preparada. Como o dado viciado, a pergunta vem com uma resposta esperada. As perguntas assumem uma pressuposição. Neste caso, a pressuposição é, “Você tem o costume de bater em sua esposa.” Então a pergunta, “Você já parou de bater em sua esposa” é uma armadilha. Se você responder “sim” ou “não,” você admite que bate na esposa.
Outros exemplos de perguntas preparadas:
“Você já parou de sonegar os impostos?” O que esta pergunta presume? Que você tem dado o golpe.
“Você se alegra em levar vantagem de sua posição como supervisor?”
Um camarada te entrevistando para um emprego diz, “Você pode apreciar essa maravilhosa oportunidade que estamos disponibilizando para você?”
Um professor diz, “Você não se sente envergonhado pelo pequeno esforço que você tem apresentado na classe?”
Uma pergunta preparada e incerta vem do filme clássico, “Napoleon Dynamite,” onde Napoleão, fazendo referência ao leite da Deb na escola diz, “Vejo que você bebe 1%. Isso te faz pensar que você é gorda? Porque você não é. Você poderia beber todo o leite se quisesse.” Na verdade essa pergunta não tem nada a ver, eu apenas quis compartilhar porque eu gosto do filme e tem um estranho senso de humor.
Mas você percebe como esses líderes religiosos estavam “para pegar” Jesus? Eles estão propostos a pegá-LO, a “pegá-LO em Suas palavras,” apanhá-LO. Mais uma vez, eles perceberam que Jesus havia falado a parábola dos lavradores iníquos “contra eles (verso 19),” e agora eles se esforçam para apanhar Jesus em Suas palavras de forma que eles possam levá-LO ao governador, sendo o governador Pôncio Pilatos.
Esse é o pano de fundo desses poucos versos desta manhã. Os líderes religiosos fazem uma pergunta capciosa a Jesus, uma pergunta que não pode ser respondida com um simples “sim” ou “não” e vamos estudar essa pergunta nesta manhã. Vamos caminhar por esses versos e então eu darei a vocês alguns princípios para levarem para casa para discussão familiar nesta tarde. Observe novamente o verso 21:
21 Assim, os espiões lhe perguntaram: “Mestre, sabemos que falas e ensinas o que é correto, e que não mostras parcialidade, mas ensinas o caminho de Deus conforme a verdade.
Que pretensão! Que bajulação! Eles estão agindo como alguém que realmente aprecia a Jesus. Agora, o que eles dizem é verdade. Eles falam a verdade aqui. Eles dizem, “Mestre, sabemos que falas e ensinas corretamente.” Essa é uma declaração verdadeira. Jesus, de fato, “ensinou corretamente.” Na verdade, na palavra Grega existe a palavra “ortos,” o prefixo Grego para “direito,” como em “ortodôntico (endireitamento dos dentes),” ou ortopédico. É um ensino que é “direito,” correto.
A outra coisa que eles disseram no verso 21 que também era verdade é a declaração, “Você não mostra favoritismo pessoal.” Novamente verdadeiro! A ideia é, “Você não age de um jeito com uma pessoa e de outra maneira com outra pessoa. Você trata a todos do mesmo modo.”
Mas tudo isso é falsidade. Eles estão bajulando Jesus. Bajulação pura e simples. A propósito, é dito que fofoca é dizer pelas costas aquilo que você nunca diria na cara de alguém, então bajulação é falar na cara aquilo que você nunca diria pelas costas.
Provérbios 29:5, “Quem adula seu próximo está armando uma rede para os pés dele.”
Aqui vem a rede, uma pergunta capciosa, verso 22:
22 É certo pagar imposto a César ou não?”
Eles querem um “sim” ou “não.” Você percebe que se Jesus diz, “Não, não é correto,” então os líderes religiosos poderiam acusá-LO de insubordinação e O colocariam em grandes problemas com as autoridades Romanas. Ele poderia ser preso e levado. Por outro lado, se Jesus diz, “Sim, é bom pagar impostos a Cesar,” os líderes religiosos sabiam que os seguidores de Jesus não gostariam nem um pouco dessa resposta porque eles odiavam os impostos que foram injustamente imputados sobre eles pelos Romanos. Eram impostos anuais sobre suas casas e terras e assim por diante. Os Judeus odiavam a ideia de ter que pagar tributo a seus opressores Romanos ímpios e pagãos.
Assim, eles esperavam apanhar Jesus em uma armadilha, forçando-O a responder “sim” ou “não.” Agora veja: Você não pode ser mais esperto que o Filho de Deus! Verso 23:
23 Ele percebeu a astúcia deles e lhes disse: (Por que vocês me testam?)
A palavra para “astúcia” aqui é a mesma usada por Paulo em 2 Coríntios 11:3 para descrever a “austúcia” de Satanás ao enganar Eva no Jardim do Éden. Jesus poderia ter perguntado, “Por que vocês agem como Satanás?!”
Jesus conhecia seus pensamentos (veja também Lucas 5:22 e Lucas 6:8; também compare Lucas 7:39-40). Jesus sabe de todas as coisas. Ele é Deus encarnado.
Agora observe essa resposta clássica. Ele não vai responder com um rápido “sim” ou “não.” O que Ele faz? Verso 24:
24 “Mostrem-me um denário. De quem é a imagem e a inscrição que há nele?”
O denário era uma moeda comum dos Romanos nos dias de Jesus. Um denário era o pagamento normal por um dia de trabalho. Tem uma imagem de um denário na capa do Boletim Semanal. Tem também um link para aqueles que estão usando o YouVersion Bible app.
De um lado do denário tem a imagem de Cesar. Nos dias de Jesus o Cesar era Tibério. A imagem de Tibério estava na moeda com a frase, “Tibério Cesar, filho do divino Augusto.” Ter uma dessas moedas no bolso era como ter um pequeno ídolo no bolso.
Jesus faz com lhe dêem uma moeda. Ter um denário no bolso ou bolsa mostrava que eles não se importavam em carregar tal coisa por aí, mesmo que fosse algo com uma inscrição blasfema como aquela. É muito óbvio que eles precisavam de uma moeda para comprar, vender, entre outras coisas.
E então é Jesus quem está perguntando agora. Ele pergunta no verso 24, “De quem é a imagem e inscrição na moeda?” E eles respondem e dizem, “De Cesar.” Verso 25:
25 “De César”, responderam eles. Ele lhes disse: “Portanto, dêem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
26 E não conseguiram apanhá-lo em nenhuma palavra diante do povo. E, admirados com a sua resposta, ficaram em silêncio.
Em nossos dias o valor de uma carreira política inteira de uma pessoa depende de uma frase de efeito falada rapidamente, absurdamente tirada do contexto e repetida sem parar em alto tom. Mas essa “frase de efeito” de Jesus é perfeita. Não pode ser melhorada! “Dêem a Cesar as coisas que são de Cesar e a Deus as coisas que são de Deus.”
Jesus diz, “Vejam, a moeda representa o tributo que vocês dão a Cesar. É uma expectativa razoável dele que vocês dêem. Vocês vivem aqui afinal de contas e vocês se beneficiam do governo Romano, então Cesar está certo em cobrar impostos de vocês.
Jesus não explica porque Cesar tinha essa autoridade. Paulo e Pedro mais tarde irão dizer:
Romanos 13:1-7:
1 Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
2 Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
3 Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
4 Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.
5 Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.
6 É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho.
7 Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.
1 Pedro 2:13-17:
13 Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema,
14 seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.
15 Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.
16 Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.
17 Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.
Temos que obedecer as autoridades governamentais. Não devemos desobedecer a menos que sejamos forçados a fazer algo contra a Escritura, como no caso de Pedro em Atos 5 quando foi dito a ele para parar de contar às pessoas sobre Jesus:
Atos 5:29, “Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!”
Verso 26 novamente:
26 E não conseguiram apanhá-lo em nenhuma palavra diante do povo. E, admirados com a sua resposta, ficaram em silêncio.
Agora há uma interrupção na conversa assim que esses líderes religiosos ficam “admirados com a sua resposta, ficaram em silêncio.” Aquele que é mais sábio que Salomão (Lucas 11:31) mais uma vez tinha silenciado a oposição!
Agora, vamos olhar mais de perto essa declaração de nosso Senhor no verso 25:
“Portanto, dêem a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
O denário, aquela moeda tem a imagem de Cesar nela. A moeda pertencia a Cesar porque levava sua imagem nela. Nós pertencemos a Deus porque carregamos SUA imagem (Gênesis 1:27).
Então, enquanto que Jesus diz ser importante, dar a Cesar o que é de Cesar, Ele dá um mandamento muito mais importante ao dizer que cada um de nós – nós que carregamos a imagem e semelhança de Deus – deve se entregar a Deus. Cesar e Deus não são equivalentes. O que damos a Deus é muito mais importante do que o que damos a Cesar. No entanto, muitos Cristãos vivem suas vidas como se Cesar fosse mais importante que Deus!

** Princípios para Levar para Casa para Discussão Familiar:

1)  Eu sou um Cidadão de Duas Cidades (Cidade de Deus, Cidade do Homem)
Agostinho, Cidade de Deus (início do Século 5 DC).
(Cidade do Homem é temporária; Cidade de Deus é eternal), ame a Deus e ame ao homem, viva na cidade do homem.
John MacArthur, Jr.
Desde o fim do reino teocrático do Velho Testamento e até o estabelecimento do futuro reino teocrático de Cristo quando Ele voltar para estabelecer Seu Reino na terra, não há sociedade sacra, não existe sociedade sagrada.
Nós vivemos em dois mundos, somos cidadãos deste mundo temporal e de um governo humano, enquanto ao mesmo tempo, somos cidadãos do Reino de Deus sob o governo do próprio Deus e Cristo. A igreja não tem que assumir o governo civil. A igreja não deve se rebelar contra o governo civil. A igreja não deve se tornar crítica do governo civil, nem através da guerra, desobediência civil ou poder político, devemos assumir o controle do governo civil. Esta não é uma sociedade sagrada. Este não é um reino teocrático. A América não é e nem qualquer outra nação na terra é.
2) Eu sou Feito à Imagem e Semelhança de Deus, portanto, Eu Pertenço a Deus
Paulo diz em Romanos 12:1:
“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.”

3) Eu devo “Dar a Deus as coisas de Deus”
Louvor, Amor, Confiança
ELE QUER NOSSAS VIDAS!!!!
Isaac Watts:
Quando eu examino a maravilhosa cruz
Onde o Príncipe da glória morreu,
Minha riqueza eu dou por perdida,
E derramo desprezo sobre meu orgulho.

Era todo o domínio de minha natureza,
Que era um presente muito pequeno;
Amor tão maravilhoso, tão divino,
Exige minha alma, minha vida, meu eu.

Fiquemos de pé para orarmos.