Morte de Um Inocente

Morte de Um Inocente

“Morte de Um Inocente”
(Lucas 23:44-49)

Série: Certeza em Tempos Incertos
Rev. Matthew C. McCraw
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

Introdução
Estamos prosseguindo em nossa série intitulada, “Certeza em tempos Incertos.”
Lucas tem tentado escrever um relato ordenado da vida e morte de Jesus de forma que seus leitores possam ter certeza das coisas que eles ouviram.
Estamos avançando lentamente em direção ao final do relato de Lucas. Nós estamos agora no auge da vida de Jesus, Sua crucificação.
Conforme refletimos sobre nosso estudo de Lucas até agora, nós vamos recordar a declaração repetida da inocência de Jesus.
Lucas 23:4
4 E disse Pilatos aos principais dos sacerdotes, e à multidão: Não acho culpa alguma neste homem.
Lucas 23:14-15
14 Disse-lhes: Haveis-me apresentado este homem como pervertedor do povo; e eis que, examinando-o na vossa presença, nenhuma culpa, das de que o acusais, acho neste homem.

15 Nem mesmo Herodes, porque a ele vos remeti, e eis que não tem feito coisa alguma digna de morte.

Lucas 23:22
22 Então ele, pela terceira vez, lhes disse: Mas que mal fez este? Não acho nele culpa alguma de morte. Castigá-lo-ei pois, e soltá-lo-ei.
Apesar do fato de que Jesus nunca tinha sido declarado culpado de coisa alguma, os líderes Judeus persuadiram Pilatos e o povo para crucificar Jesus.
Mesmo quando Pilatos apresentou uma oportunidade de libertar Jesus, os líderes Judeus apelaram para que um criminoso convicto fosse libertado no lugar dEle.
Lucas 23:18-23
18 Mas toda a multidão clamou a uma, dizendo: Fora daqui com este, e solta-nos Barrabás.

19 O qual fora lançado na prisão por causa de uma sedição feita na cidade, e de um homicídio.

20 Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus.

21 Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o.

22 Então ele, pela terceira vez, lhes disse: Mas que mal fez este? Não acho nele culpa alguma de morte. Castigá-lo-ei pois, e soltá-lo-ei.

23 Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E os seus gritos, e os dos principais dos sacerdotes, prevaleciam.

Ao comando de Pilatos, eles levaram Jesus ao Gólgota para ser crucificado juntamente com dois criminosos.
Enquanto Jesus está na cruz, um ladrão pede para que Jesus se lembre dele, enquanto que o outro questionou porque Jesus não se salva a Si próprio.
Isso nos conduz ao nosso texto desta manhã. Por favor, fiquem de pé comigo em honra à leitura da Palavra de Deus.
Lucas 23:44-49
44 E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol;

45 E rasgou-se ao meio o véu do templo.

46 E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.

47 E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.

48 E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos.

49 E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas.
Vamos orar.
Comentários explicativos da passagem
Através do livro de Lucas e, particularmente, nos dois últimos capítulos que temos estudado, Lucas tem procurado mostrar a inocência de Jesus.
Nossa passagem nesta manhã é o momento decisivo, o coroamento da ênfase de Lucas na inocência de Jesus.
Em adição ao tema claro da inocência de Jesus, nós também vemos explícita a evidência do controle da mão de Deus nesse momento.
Nós estamos gastando um tempo no final de Lucas. Esta manhã estamos estudando a crucificação e morte de Jesus.
Agora vamos ver três reações que advêm da crucificação e morte de Jesus, O Inocente.
A criação lamenta a morte do Inocente (verso 44-46)
Vemos no verso 44 que esse evento é marcado por um sinal impressionante, trevas cobriram toda a terra.
Lucas 23:44-45
44 E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol;
45 E rasgou-se ao meio o véu do templo.
No caso de você ser curioso a que horas isso deve ter acontecido, de acordo com o sistema da hora Judaica isso teria acontecido das 1200h às 1500h.
Houve travas sobre a terra por três sólidas horas. É algo tremendo.
Obviamente que não é escuro em Henderson das 1200h às 1500h. Isso não deve ter sido normal em Jerusalém também.
Alguns têm tentado explicar essa escuridão como um eclipse solar. Essa é uma tentaiva estúpida. Lembre-se, isso está ocorrendo durante a Páscoa Judaica. A Páscoa acontecia durante a lua cheia. Disseram-me que um eclipse durante a fase de lua cheia é impossível.
Ao invés disso, podemos explicar essa escuridão como evidência de que Deus está completamente ciente do que está acontecendo.
Na Escritura quando escuridão cobre a terra é normalmente um sinal de um evento escatológico ou julgamento de Deus.
Em qualquer caso, podemos estar certos de que essa escuridão não é uma coisa boa. É um sinal de que Deus não está satisfeito com os eventos que estão ocorrendo.
Deus ainda está no controle total nesse momento e Ele mostra isso à Sua criação chorando através das trevas cobrindo a Terra.
Depois, vemos que o véu do templo, ou cortina, é rasgado ao meio.
Isso não significa que alguém rasgou o véu como se um dos seguidores de Jesus estivesse lá no templo para fazer isso. Significa que Deus por Si próprio rasgou o véu.
A maioria dos estudiosos bíblicos concorda que este véu ou cortina era o que separava o lugar santo do santo dos santos ou santíssimo.
O lugar santíssimo era onde somente o sumo sacerdote tinha permissão de entrar para interceder junto a Deus em favor do povo.
O simbolismo de rasgar esse véu não é coisa pouca.
Isso teria sido um evento catastrófico para os devotos adoradores Judeus. Por séculos eles adoraram a Deus dessa maneira. Nunca era permitido a eles estar na presença de Deus.
Isso é de fato uma derrubada da barreira entre Deus e o homem.
Existe mais para se comentar a respeito mais tarde.
Finalmente, nós vemos Jesus exercendo domínio sobre a criação de Deus e da própria vida humana, entregando Sua vida em Sua hora marcada.
Lucas 23:46
46 E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou.
Jesus não foi pego de surpresa por Sua morte. Ele estava no controle. Ele entregou Sua vida que estava sob Seu controle.
Essa declaração não mostra apenas Jesus Se entregando a Deus, mas mostra a obediência humilde de Jesus ao Pai.
Alguns dos outros Evangelhos dão detalhes mais terríveis da crucificação. Lucas, contudo, foca na inocência de Jesus e Sua obediência à vontade de Deus.
Normalmente a crucificação era uma morte lenta. Entretanto, Jesus simplesmente entregou Sua vida voluntariamente ao Pai.
“Em Tuas mãos entrego Meu espírito” é um vislumbre do Salmo 31:5.
Esse momento foi predito muito tempo antes. Jesus estava no controle. Ele voluntariamente entregou Sua vida na cruz.
Não somente a criação responde à morte de Jesus, mas as pessoas também o fizeram.
As pessoas são movidas pela morte do Inocente (verso 47-49).
Lucas 23:47-49
47 E o centurião, vendo o que tinha acontecido, deu glória a Deus, dizendo: Na verdade, este homem era justo.
48 E toda a multidão que se ajuntara a este espetáculo, vendo o que havia acontecido, voltava batendo nos peitos.
49 E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas.
Nós vemos três diferentes perspectivas à morte de Jesus nesses versos.
Primeiramente vemos a reação do centurião.
Um centurião era um oficial Romano com liderança sobre 100 soldados.
Ele provavelmente tivesse testemunhado a maior parte dos eventos até esse ponto. Pelo menos sabemos que ele testemunhou a interação de Jesus com Seus inimigos, Sua interação com os dois criminosos, Sua brutal crucificação, Sua oração ao Pai, as trevas sobre a terra e a morte do Filho de Deus.
O centurião diz, “Na verdade, este homem era justo.” Algumas traduções dizem, “Certamente este homem era inocente.”
O Evangelho de Mateus e Marcos mostram o centurião dizendo, “Certamente este homem era o Filho de Deus.”
Lucas, contudo, usa “inocente” ou “justo.” Isso se encaixa em seu tema de mostrar a inocência de Jesus.
Isso certamente não é um problema ou contradição entre os Evangelhos. São relatos complementares que nos conduzem ao mesmo ponto: que Jesus é quem Ele afirmava ser, o inocente, justo, Filho de Deus.
Se existia qualquer dúvida de que Jesus era inocente, o centurião Romano elimina isso no verso 47.
A seguir, vemos a resposta das pessoas na multidão.
Lucas conta a seus leitores que aqueles na multidão “batiam no peito.”
Isso teria sido marcante em seus próprios peitos.
Existem poucos versos na Bíblia que falam sobre pessoas batendo em seus peitos.
Vemos em Naum 2:7 e Isaías 32:12-13 que isso era um sinal de dor e sofrimento.
Vemos em Lucas 18:13 quando o cobrador de impostos batia em seu peito enquanto orava a Deus que isso era um sinal de contrição ou arrependimento.
A razão das pessoas baterem em seus peitos era provavelmente ambas as coisas. Elas provavelmente estavam sentindo dor, sofrimento, culpa, contrição, humilhação e confusão. Elas provavelmente estavam completamente transtornadas com emoção assim que testemunharam a morte do Inocente.
Lembrem-se, apenas algumas horas antes, a multidão estava respondendo de um modo bem diferente em relação a Jesus.
Lucas 23:35 nos conta que os príncipes zombavam dEle.
Lucas 23:36 nos conta que os soldados O escarneciam.
Lucas 22, Marcos 15 e João 19 nos contam que eles O afligiram. Marcos e João acrescentam que eles também zombando se curvavam e O adoravam.
Lucas 23:21 nos conta que quando Pilatos perguntou o que ele deveria fazer com Jesus, toda a multidão gritou “Crucifica-O, Crucifica-O!”
Não há razão para pensarmos que todas essas pessoas aceitaram a Jesus como o Filho de Deus e o Salvador do universo automaticamente. Contudo, algo mudou em suas mentes naquele dia a respeito de Jesus. Eles ficaram horrorizados com o que haviam feito a este Inocente Homem.
Finalmente, vemos que Seus conhecidos e as mulheres que O seguiram permaneceram à distância observando essas coisas.
Lucas não nos conta exatamente o que os seguidores de Jesus estão pensando ou sentindo.
Podemos ter certeza de que estão horrorizados, confusos, com corações partidos e amedrontados.
Isso não é o que eles esperavam de seu Messias prometido.
Isso deve ter feito com que Seus seguidores dessem uma longa olhada na vida e morte de Jesus, tentando tirar algum sentido disso tudo.
Eles esperavam um Messias conquistador. Aquele que traria poder ao povo Judeu, estabelecendo justiça e verdade e trazendo o reino de Deus para a terra.
Assim que Jesus se aproximou do final de Sua vida, Ele mostrou repetidamente que esse não era o tipo de Messias que Ele seria. Entretanto, ninguém esperava um fim como esse.
Tenho certeza de que Seus seguidores ficaram completamente devastados.
Então aqui estamos. Tudo pelo qual Jesus viveu, Seus 33 anos de vida, Seus três anos de ministério, Seus milagres, Suas disputas com a elite religiosa, Suas respostas brilhantes a Seus opositores, Sua inocência perfeita caem nesse momento, Sua morte na cruz.
A morte do Inocente não apenas faz a criação lamentar, não apenas mexeu com as pessoas que estiveram lá, mas mudou a humanidade para sempre. Esse é o nosso terceiro ponto e final.
A humanidade é transformada pela morte do Inocente (verso 47-49).
Não apenas as pessoas que estiveram presentes à crucificação formam mudadas, mas tudo a respeito da civilização humana é agora transformada.
A porta que conduz ao relacionamento com Deus, em breve, estará bem aberta.
O rasgar do véu no templo era um sinal claro de que agora a raça humana é capaz de se aproximar do trono de Deus.
Quando aquele véu se rasgou, significou que a morte de Jesus foi o sacrifício perfeito e que Ele era o Sumo Sacerdote Perfeito.
Preste atenção como Hebreus descreve isso (vou ler na Nova Versão na Linguagem Atual porque fica meio prolixo):
Hebreus 9:11-14
11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
Hebreus 10:19-22
19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,

Prestem atenção na letra de uma das minhas canções de adoração modernas favoritas:
Diante do trono de Deus nos céus
Eu tenho um pleito forte e perfeito:
Um Grande Sumo Sacerdote, cujo nome é Amor,
Que vive para sempre e intercede por mim.

Meu nome está gravado em Suas mãos,
Meu nome está escrito em Seu coração;
Eu sei que enquanto no céu Ele estiver
Nenhuma língua pode me mandar dali sair
Nenhuma língua pode me mandar dali sair

Quando Satanás me tenta a desesperar,
E me fala do pecado interior,
Para o alto eu olho, e O vejo lá
Quem colocou um fim em todo meu pecado.

Porque o Salvador sem pecado morreu,
Minha alma pecadora é considerada livre;
Por Deus o justo é satisfeito
Para olhar para Ele e me perdoar
Para olhar para Ele e me perdoar

Aleluia! Aleluia! Louvem ao Único,
Ressurreto Filho de Deus!

Contemple-O lá, o Cordeiro Ressurreto
Meu perfeito, justo sem mancha,
O grande imutável Eu sou,
O Rei da glória e da graça!

Um com Ele, Eu não posso morrer
Minha alma é comprada por Seu sangue
Minha vida está escondida com Cristo nas alturas,
Com Cristo, meu Salvador e meu Deus
Com Cristo, meu Salvador e meu Deus

A morte de Jesus Cristo muda tudo. É parte do momento-chave na história da civilização humana. Desde a criação de nosso planeta, Deus estava apontando a humanidade para esse momento. Desde a morte de Jesus, as pessoas têm olhado para trás para esse momento como um sinal da graça de Deus ao mundo.

Nenhum evento na história da humanidade tem sido tão grandioso.

Eu acho que a maioria de nós sabe que há mais para se contar. Jesus não permaneceu morto, mas Ele conquistou a morte e saiu da sepultura. Ele apareceu para mais de 500 pessoas. Ele prometeu que voltaria um dia. Finalmente, Ele ascendeu aos céus e enviou-nos o Espírito Santo.
Jesus nos oferece a oportunidade de sermos salvos da punição que merecemos por nossos pecados porque Ele pagou uma punição que Ele não merecia. Nós somos culpados, Ele é inocente.
1 Pedro 3:18a
18 Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus;
Assim como o sangue de animais era derramado pelo sumo sacerdote no santo lugar no templo, Jesus também derramou Seu sangue pela expiação, ou pagamento, por nossos pecados.
Hebreus 9:22b
22 E sem derramamento de sangue não há remissão.
A criação lamentou a morte do Inocente, as pessoas ficaram movidas pela morte do Inocente e a humanidade foi transformada para sempre pela morte do Inocente.
Eu desafio você a dar uma olhada na morte de Jesus. O que você faz disso? Isso é apenas um mito? Isso é uma terrível tragédia? Ou isso é parte do plano de Deus para trazer redenção a um mundo de pecadores que desesperadamente precisa disso?
Perguntas para Discussão Familiar:
1. Como é a visão do mundo a respeito de Jesus?
2. Como a morte de Jesus mudou a minha vida?
3. Como a morte de Jesus muda minha visão do mundo?
Conclusão
Robert Stein, um estudioso bíblico, diz, “O que estava ocorrendo não era simplesmente a morte de um Judeu inocente por crucificação. Não foi apenas a morte de um justo profeta. Foi muito mais que isso. Foi a morte do Filho de Deus o que O capacitou a ser o Salvador do mundo hoje.”
Anteriormente mencionei que os seguidores de Jesus não sabiam o que estava acontecendo na morte de Jesus. Nós, contudo, somos abençoados com a habilidade de olhar para trás, sabendo o significado da morte de Jesus. Deus revelou-nos através de Sua Palavra que há somente um modo de estarmos corretos diante dEle, e é através de Jesus Cristo.
Se você não tem olhado seriamente para Jesus, eu aconselho a fazê-lo agora.
1 Timóteo 2:5
5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem.

(Oração de Encerramento)