Isso Tudo é Realmente Verda

Isso Tudo é Realmente Verda

“Isso Tudo é Realmente Verdade”
(Lucas 24:36-49)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Série: Certeza em Tempos Incertos

Peguem a Palavra de Deus e abram no Evangelho de Lucas, capítulo 24 (Pg 713; YouVersion).
Se você está nos visitando, nós temos caminhado, verso a verso, pelo Evangelho de Lucas e estamos nos aproximando do fim de nosso estudo aqui no último capítulo desse livro.
Nós temos estudado a passagem da ressurreição aqui em Lucas e é de grande ajuda nos lembrarmos disso porque o primeiro verso de nossa passagem – verso 36 – começa com a frase, “E falando eles destas coisas,” e essa frase deve levar a pelo menos duas perguntas, a primeira sendo, “Quem são ‘eles’ aqui?” e a segunda pergunta, “Quais coisas eles estavam falando?” E para descobrir a quem esse pronome se refere, quem são ‘eles,’ assim como, o teor da discussão deles, nós só precisamos olhar os versos anteriores.
Assim, lembramos da última vez nos versos anteriores que Jesus havia aparecido a dois homens que estavam viajando para a vila de Emaús e Ele finalmente Se revelou a eles como o Cristo ressurreto. Eles estavam animados com isso e correram de volta para Jerusalém onde estão os 11 dsicípulos e todos eles contaram um ao outro que haviam visto Ele, eles tinham visto o Cristo ressurreto. Agora verso 36, “E falando eles destas coisas,” certo?
Vamos ficar de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

36 E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.
37 E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
38 E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações?
39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
40 E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.
41 E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer?
42 Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel;
43 O que ele tomou, e comeu diante deles.
44 E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
45 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
47 E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
48 E destas coisas sois vós testemunhas.
49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Oração.
Introdução:
Se você já experimentou algo único ou algo incomum que tenha acontecido contigo, você sabe que está desafiado a convencer os outros de que a coisa realmente aconteceu. E então você toma cuidado de explicar o que aconteceu primeiro, e o que aconteceu depois, e assim por diante. Você fala sobre o que você viu, ouviu, tocou ou talvez o que os outros te contaram que viram, ouviram e tocaram. Você explica cuidadosamente que essas coisas aconteceram de forma que a outra pessoa entenda e compreenda a verdade da experiência.
Esse tem sido o objetivo de Lucas desde o começo de seu Evangelho. Você vai se lembrar que em sua introdução em Lucas capítulo 1 nos versos iniciais, versos 1-4, Lucas escreve a seu amigo Teófilo essas palavras:
1 Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram,
2 Segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da palavra,
3 Pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio;
4 Para que conheças a certeza das coisas de que já estás informado.
Lucas escreve esse relato do Evangelho de forma que seu amigo Teófilo – e qualquer um que leia o Livro de Lucas – “possa conhecer a certeza das coisas” concernentes a Jesus Cristo. E é por isso que intitulamos nossa série, “Certeza em Tempos Incertos.”
A passagem de hoje acentua a certeza da ressurreição do corpo de Cristo e a certeza das Escrituras. É como se Lucas estivesse dizendo, “Eu quero que você saiba que tudo isso é realmente verdade.”
Agora há algo bem legal a se notar aqui: a narrativa paralela que o precede, o que estudamos na semana passada com os dois no caminho para Emaús nos versos 13-35, três elementos: o aparecimento do Cristo ressurreto, uma explicação da necessidade de Sua morte e ressurreição e então a ingestão de alimentos. De certo modo nós vamos sincronizar essa sequência nesta manhã: lemos a respeito do Cristo ressurreto, temos uma explicação da necessidade de Sua morte e ressurreição e então vamos sair e comer!
Mas novamente a passagem parece enfatizar a intenção repetida de Lucas em seu Evangelho de dar a certeza das coisas a respeito de Jesus Cristo. Lucas está dizendo novamente nesta manhã nessa passagem, “Isso tudo é realmente verdade.”
**A verdade da ressurreição de Cristo nos leva a pelo menos três considerações. Nós vamos gastar a maior parte de nosso tempo nesta primeira consideração. Primeiramente:
I. Considere a Obra Poderosa de Deus (36-43)
Considere a obra ponderosa de Deus e com isso queremos dizer principalmente o fato de Deus ressuscitar um corpo real da sepultura, a ressurreição do corpo de Cristo. Deus ressuscitou Jesus Cristo da morte em uma forma corporal. Isso é uma obra de poder de Deus como o Deus de toda a criação, como O Senhor sobre todas as coisas. Jesus foi ressurreto não como um espírito sem matéria ou fantasma. A obra poderosa de Deus foi de tal forma que o corpo de Cristo – embora espancado e sangrando – foi ressuscitado da morte em uma nova forma, um corpo glorioso que nunca mais, de modo algum seria quebrado.
Isso é um feito único. Isso nunca havia acontecido antes. Pessoas haviam sido ressuscitadas da morte antes, mas foi diferente, não é mesmo? Você se lembra que Lázaro foi ressuscitado da morte, e o filho de certa viúva da cidade de Naim foi ressuscitado da morte, mas eles foram ressuscitados em seus antigos corpos e então, nas palavras de C S Lewis, “Eles tiveram que morrer novamente.” Lázaro morreu novamente mais tarde e o filho da viúva também morreu mais tarde. Mas algo diferente está acontecendo aqui. Cristo que morreu foi ressurreto em uma nova forma corporal – e como tal, Ele é o que o Apóstolo Paulo chama de “as primícias de todos os que morrem no Senhor (1Coríntios 15:20).” Em outras palavras, porque Cristo foi ressuscitado em uma nova forma corporal, então todo seguidor de Cristo será ressuscitado em uma nova forma corporal.
Bom, vamos dar uma olhada mais de perto nisso, já que isso é o que Lucas quer que enxerguemos aqui, começando no verso 36:
36 E falando eles destas coisas, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco.
37 E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito.
38 E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações?
39 Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.
40 E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.
Assim Jesus está dizendo, “Eu não sou algum tipo de espírito sem matéria; Não sou um fantasma! Digo, olhem para mim. Vejam minhas mãos, olhem meus pés. Me peguem, ou seja, me toquem.” Jesus apela para o sentido deles, a visão, ouvido e toque para demonstrar a realidade da ressurreição de Seu corpo. Ele está dizendo, “Venham mais perto, vejam, cheguem mais, me toquem, venham aqui seus cabeça-dura. Estão vendo que sou realmente Eu.”
Mas Lucas diz no verso 37, que eles estão “espantados e atemorizados.” Agora eu suponho que antes de tudo eles estivessem com medo pelo modo como Jesus apareceu de repente. Digo, eles estavam aqui falando há apenas alguns instantes sobre alguns que tinham visto Ele e então – Bum! – lá está Ele!
E não perca isso – as primeiras palavras que saíram da boca de Jesus são (verso 36), “Paz seja convosco.” A palavra Hebraica é “Shalom.” É isso o que Jesus disse, “Shalom.” A palavra, “Shalom,” paz, transmite muito mais que ausência de conflito. Traz a ideia de benção, especialmente a benção do relacionamento correto com Deus.
Isso é particularmente significativo quando pensamos a cerca do que aconteceu durante o curso dos três dias anteriores na vida dos discípulos. Esses camaradas haviam abandonado a Cristo, haviam negado a Cristo, O haviam esquecido e fugiram de Cristo. E então Cristo aparece e as primeiras palavras que saem de Sua boca são as palavras, “Paz seja convosco,” Shalom, seja abençoado por estar em um correto relacionamento com Deus. Isso é incrivelmente gracioso e misericordioso, não é?
Ligon Duncan, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana em Jackson, Mississippi, compartilha uma experiência de sua juventude que é muito útil:
Meu pai era um homem amável e adorável…mas quando meu pai ficava nervoso havia uma fúria nele. Me lembro bem de bater meu primeiro carro e minha mãe me levando ao escritório dele onde eu deveria contar-lhe que eu tinha batido meu primeiro carro. E depois de verificar que minha saúde estava intacta, ele explodiu! Ele disse, “Você nunca mais vai dirigir um carro meu enquanto você viver!” Eu sabia que não era bem assim. Poucas horas mais tarde, “Bom, deixarei você dirigir de vez em quando.” E naquela noite, “Filho, por que você não vai até ao mercado e me compra manteiga de amendoim?” Atenuou com o tempo. Mas eu temi aquele primeiro encontro. Eu fico imaginando o que os discípulos pensaram que Jesus diria a primeira vez que os visse, após falharem em seguí-lO na fé. E Sua primeira palavra é, “Paz.”
Que coisa graciosa a se dizer aos 11 camaradas que há apenas três dias haviam fugido dEle de medo, seus rabinhos entre as pernas de vergonha e culpa. Eu espero que isso encoraje aqueles de vocês Cristãos que tropeçam regularmente no pecado e sentem vergonha e culpa. Quando você peca de novo, e você se sente tão miserável e tão arruinado, pregue o Evangelho a você mesmo. Confesse seu pecado e se arrependa, dê as costas a isso e volte-se para a cruz e veja Jesus lá que morreu por esse pecado. Veja o ressurreto, Cristo elevado e ouça o Senhor Jesus perdoador te dizer, “Shalom; paz seja contigo, receba a benção do correto relacionamento com Deus; paz seja contigo.”
Os discípulos também estão tão apavorados, é claro, porque eles nunca haviam visto nada parecido – um corpo ressurreto e glorioso – Jesus; de pé diante deles vivo; não um fantasma, não um espírito, mas em um novo corpo. Então Jesus lhes mostra que Ele está em uma forma corporal verdadeira se alimentando na presença deles. Fantasmas e espíritos não podem comer alimento físico, mas um corpo de verdade pode. Verso 41:
41 E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer?
42 Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel;
Nem todos os manuscritos Gregos mencionam o favo de mel, mas todos mencionam o peixe assado. Agora, a primeira vez que eu li isso, pensei comigo mesmo, “Peixe assado no café da manhã?!” Digo, você teria pensado que eles teriam dado ovos Benedict e Starbucks para Jesus, mas eles lhe deram um pedaço de peixe. Isso parece bruto! Mas era comida normal para o café da manhã no Antigo Oriente. E assim, verso 43:
43 O que ele tomou, e comeu diante deles.
Isso era para mostrar que Jesus estava realmente lá em forma corporal, em um novo, ressurreto e glorioso corpo. Dissemos mais cedo que o Apóstolo Paulo ensina como o corpo ressurreto de Cristo é o tipo de corpo que todo Cristão terá um dia. Você pode ler a respeito mais tarde em 1Coríntios 15 onde Paulo ensina que cada um de nós receberá um dia, um corpo glorioso como o corpo ressurreto do Senhor Jesus.
Vamos revisar nossa teologia aqui. Quando o Cristão morrer, sua alma vai imediatamente para o céu e seu corpo é sepultado. De modo similar, quando um não Cristão morre, sua alma vai imediatamente para o inferno e seu corpo é sepultado. O não Cristão, o corpo do não crente, será levantado na mesma forma corruptível e esse não crente estará diante de Deus no Dia do Julgamento e ouvirá as palavras do nosso Senhor, “Afaste-se de Mim, Eu nunca te conheci” e ele será lançado no lago de fogo para sempre.
O crente, contudo, tem algo muito maior que o aguarda! Quando o Cristão morre, sua alma vai imediatamente para o céu e um dia, Deus levantará o corpo mortal desse crente e o transformará “num piscar de olhos” e aquele corpo será transformado em um glorioso, imortal, um corpo incorruptível, um corpo como o corpo ressurreto de nosso Senhor Jesus (1Coríntios 15:50-53). E o Cristão viverá para toda a eternidade nesse novo corpo, um corpo que nunca mais sofrerá ou será sujeito à decadência. É esse corpo que o Cristão vai habitar e viver para sempre no novo céu e terra e Reino de Deus. Eu acho essa verdade tremendamente encorajadora!
Nossos corpos na forma presente estão sujeitos aos efeitos da queda. Nossos corpos sofrem. Eles ficam velhos. Conforme ganho idade posso sentir o corpo enfraquecendo, você não? Olho a minha volta para alguns desses jovens e eles têm músculos e eu não! Com o tempo, o corpo naturalmente ganha idade e enfraquece.
Como é encorajador saber que um dia teremos um novo corpo. Um dia estaremos em um lugar onde não estaremos mais sujeitos aos efeitos da queda. Como é encorajador saber que nossos amados em Cristo, familiares e amigos, cujos corpos são afetados por doenças, câncer e outros males, um dia estarão livres para sempre das devastações da queda. A obra poderosa de Deus, a obra de criar um novo, real, glorificado corpo.
Considere a obra poderosa de Deus. Em segundo lugar:
II. Considere a Palavra Poderosa de Deus (44-47)
O que Jesus faz a seguir é lembrar os discípulos da verdade da Escritura, a verdade da Bíblia. Verso 44:
44 E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Jesus lhes conta, “Tudo o que a Bíblia diz a Meu respeito é verdade.” Falamos sobre isso na última vez quando Jesus ensinou aos dois homens no caminho para Emaús. Ele se envolve em uma sólida pregação expositiva! Ele, verso 27, “expôs-lhes em todas as Escrituras as coisas concernentes a Si próprio.”
Lembrem-se de que Ele lhes havia dito anteriormente, pelo menos em três ocasiões diferentes, que Ele sofreria, morreria e seria ressurreto ao terceiro dia (Lucas 9:22; Lucas 9:43; Lucas 18:31-34). Mas eles nunca entenderam isso muito bem. A Bíblia diz, “isso lhes foi ocultado.” Então no verso 45:
45 Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
Ele abriu o entendimento deles de forma que a luz brilhou e eles entenderam como a Bíblia é, o que dissemos na semana passada, “Um Livro dEle,” é um livro sobre Ele.
Assim, eles começaram a entender como todo o Velho Testamento aponta para Cristo. O escritor de Hebreus fala a respeito disso quando ele escreve sobre o sistema sacrificial da Antiga Aliança. Toda vez que um Israelita no Velho Testamento vinha ao templo para oferecer um cordeiro como sacrifício expiatório pelo pecado, esse cordeiro apontava adiante para uma expiação mais perfeita, o Cordeiro Sacrificial de Deus, Jesus Cristo (Hebreus 9:13-14). É ensinando dessa forma que Jesus levou os discípulos ao entendimento. Cristo abriu o entendimento deles para a verdade da Bíblia a respeito de Si mesmo.
46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
47 E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
Jesus levou os discípulos a entender que Sua morte na cruz não foi um acidente, mas uma necessidade divina, o cumprimento do plano de Deus para salvar o perdido. Talvez Jesus tenha aberto o entendimento deles de passagens como o Salmo 22 onde Jesus é retratado na cruz e o salmista escreve no verso 16 que “traspassaram (Suas) mãos e pés.” Ou talvez Jesus tenha aberto o entendimento deles para Isaías 53 onde o profeta diz, “Ele foi ferido por nossas transgressões, Ele foi moído por nossas iniquidades (verso 5).” O Senhor abriu o entendimento deles para as Escrituras.
Não podemos entender a Bíblia completamente sem que Deus abra nosso entendimento. Paulo escreve em 1Coríntios 2:14, “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”
Se quisermos entender a Bíblia completamente devemos nascer de novo. Devemos ter nossos olhos abertos, nossas mentes abertas e nossos corações abertos. Devemos ter o Espírito Santo como nosso professor e nosso guia conforme lemos Sua Palavra. Ouçam JC Ryle:
“Aquele que deseja ler sua Bíblia com proveito, deve primeiramente pedir ao Senhor Jesus para abrir os olhos de seu entendimento pelo Espírito Santo. Comentários humanos são úteis em si. A ajuda de homens bons e estudados não podem ser desprezados. Mas não há comentários a serem comparados com o ensino de Cristo. Um espírito humilde e de oração encontrará milhares de coisas na Bíblia, o que o orgulhoso, o estudante vaidoso falhará completamente em discernir.”
Eu compartilhei com vocês anteriormente essa pequena oração que gosto de fazer antes de ler a Bíblia. É realmente muito simples. Anote-a. Simplesmente diga, “Senhor, abra Tua Palavra para mim; abra-me para Tua Palavra.”
A Obra Poderosa de Deus; a Palavra Poderosa de Deus. Terceiro:
III. Considere as Testemunhas Poderosas de Deus (48-49)
Jesus tinha acabado de dizer na última parte do verso 47, “que o arrependimento e a remissão dos pecados deveriam ser pregados em Seu nome a todas as nações, começando em Jerusalém.”
Essa obra de “pregar o arrependimento e remissão de pecados…para todas as nações” ainda não está completa. Entretanto, a obra das testemunhas de Deus prosseguem ainda hoje. Nós somos Suas testemunhas. Então o que Jesus disse ao primeiro discípulo no verso 48:
48 E destas coisas sois vós testemunhas.
Ele diz para nós hoje, “Vocês são testemunhas dessas coisas.” A obra ainda não está completa. O desejo de Deus no verso 47 de que “todas as nações” ouçam o Evangelho permanece um desejo não realizado. O objetivo ainda não foi alcançado. Ainda existem muitos que não ouviram.
Nós somos as testemunhas poderosas de Deus. Nós compartilhamos o Evangelho no poder do Espírito Santo. É disso que Jesus está falando no verso 49 onde Ele diz:
49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Quando Jesus se refere a “Promessa de Meu Pai” aqui no verso 49 e “poder do alto” Ele está falando sobre a promessa e poder do Espírito Santo e você pode ler a respeito disso mais tarde em Atos 2:33 (veja também Joel 2:28-32). Pelo Espírito Santo você e eu somos equipados a cumprir nossa comissão como testemunhas de Deus (Atos 1:8), testemunhas poderosas de Deus.
Você pode compartilhar de Jesus Cristo com seus amigos, parentes e companheiros quando se lembrar que você está compartilhando não pelo seu poder, mas no poder do Espírito Santo.
Somos comissionados a sermos missionários. Nossa igreja deve continuar a trabalhar duro para alcançar as nações com o Evangelho. É por isso que temos parceiros missionários de nossa comunidade para os continentes. É por isso que vamos a lugares como Boston, Cleveland, Indianápolis, Jamaica, Brasil, Tailândia e Laos – porque somos Suas testemunhas.
Eu pensei que você pudesse se alegrar ao ouvir isso. Às vezes, apenas ter um website pode ser usado pelo Senhor para alcançar pessoas através dos oceanos. Ouçam esse e-mail que recebemos há algumas semanas:
Saudações…Eu sou Babu Rao Seelam da India, fazendo trabalho missionário entre tribos em Andhra Pradesh, India.
Tenho visitado seu website. É muito bom. Estou usando esse material em meu ministério como material doutrinário. Agora estou fazendo um estudo bíblico de Atos e Apocalipse. O material de vocês é muito útil para mim. Agora estou estudando Atos primeiro capítulo e Apocalipse 20.
Por favor, orem por mim, meu ministério e minha família. Tenho duas crianças.
Muito obrigado
Pela Gloriosa Causa dEle
Babu Rao Seelam
Andhra Pradesh, India
Provavelmente nunca conheceremos Babu Rao Seelam deste lado do céu, mas um dia estaremos de pé com ele e com todos os remidos de todas as tribos, línguas e nações, todas as pessoas que Deus teve prazer em salvar através do poder do Evangelho.
Considere a obra poderosa de Deus, Sua Palavra poderosa, e Suas poderosas testemunhas.

Fiquemos de pé para orarmos.