Grato por ser Completo NEle

Grato por ser Completo NEle

“Grato por ser Completo NEle”

(Colossenses 2:8-10)

Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Eu convido vocês a pegarem suas Bíblias e se juntarem a mim nesta manhã no Livro de Colossenses, capítulo 2 (Pg YouVersion).

Vamos prosseguir em nossa série de mensagens, verso a verso, nesta carta de Paulo escrita à igreja de Colossos. E se vocês estão querendo uma mensagem com o tema-gratidão nesta manhã, creio que encontrarão um motivo para serem gratos na passagem desta manhã.

Na semana passada paramos na palavra “gratidão” no verso 7, a última palavra do verso. Paulo diz que Cristãos devem abundar em fé, “com gratidão.” E essa é uma boa palavra para esta semana conforme focamos nas coisas pelas quais somos gratos.

Paulo vai mencionar nossa necessidade de sermos gratos mais uma vez no próximo capítulo, capítulo 3, verso 15: “Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos (Colossenses 3:15).” E então ele vai escrever sobre gratidão mais uma vez no capítulo 4, verso 2, onde diz, “Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos. (Colossenses 4:2).”

Na verdade, dada a “plenitude” do Cristão em Cristo, porque não pregar uma mensagem de gratidão desse livro? A declaração chave do Livro de Colossenses é encontrada na passagem desta manhã, nos versos 9 e 10 do capítulo 2. Assim vamos ficar de pé e ler a passagem que vamos estudar nesta manhã sobre nossa gratidão ou por sermos “Gratos por sermos Completos nEle.”

  • Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

8 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

10 e, por estarem nEle, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

Oração.

Alguns anos atrás ouvi a respeito de um lindo castelo na Europa, um castelo que poderia ser visto ao se navegar no Mar do Norte. E o que me lembro de ter ouvido em particular sobre esse castelo, era que ele oferecia uma visão impressionante à distância. Ao se aproximar com um barco na direção do castelo, era de tirar o fôlego – majestosamente alto na linha costeira, alto e magnífico na aparência. Parecia exercer um efeito fascinante em quem o via e atraía os espectadores para mais perto a fim de melhor apreciar sua beleza.

Mas então, ao se aproximar de barco do castelo, perto o suficiente para ver o que realmente era, o castelo desapontava porque era apenas uma casca vazia de castelo, como uma fachada, à primeira vista era impressionante à distância e de fora, mas sob um exame mais aproximado, não oferecia nada além de algo vazio do lado de dentro.

Em nossa passagem nesta manhã o Apóstolo Paulo adverte contra um tipo de ensinamento que pode muito bem ser atrativo e impressionante à primeira vista; um ensino que parece prometer tanto mas, sob um olhar minucioso, é revelado não ser nada além de uma casca vazia de religião ou filosofia, um ensino que oferece pouco mais que o vazio.

Assim, a passagem desta manhã nos fornece duas ações muito importantes. Nesta semana, conforme vivenciarmos os ensinos desta passagem, existem duas ações importantes que afloram do texto. Veja novamente o verso 8 para a primeira ação. Paulo diz:

8 Tenham cuidado (ou sejam cuidadosos) para que ninguém os escravize (capture com) a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

Então a primeira ação nesta manhã é para:

I. Seja Cuidadoso com o que Te Captura (8)

Eu disse há pouco a palavra “escravizar” que significa “capturar” ou “levar” como “levar os espólios de guerra,” ou “levar um inimigo capturado,” sequestrar ou capturar um prisioneiro de guerra.

Paulo está preocupado que esses Cristãos em Colossos possam ser capturados e levados por ensinos não bíblicos de falsos mestres. A tradução NVI traz essa ideia. Lê-se:

8 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas…

“Tenham cuidado” para que ninguém os escravize – peguem vocês e os levem embora com falso ensino, ensino que ele descreve como “filosofias vãs e enganosas.”

No Grego original – lembrando que essa é a linguagem do Novo Testamento – e no original existe um artigo que precede a palavra “filosofia” de forma que se lê, “a” filosofia, fique atento para que ninguém engane vocês com “a filosofia,” que parece sugerir que era isso que os falsos mestres chamavam de tipo especial de ensino deles: “A Filosofia.”

Isso é importante porque Paulo certamente não está dizendo que não existe valor na  filosofia de modo geral. Ele não está dizendo isso. Ele não está dizendo que você não pode ir para escola estudar filosofia. Filosofia de modo geral tem muito a oferecer. Sócrates, Platão e Aristóteles nos ensinaram muito e continuam a nos ensinar muito.

A forma filosófica de pensamento, raciocínio e lógica de Paulo permeia suas cartas do Novo Testamento. Ao mesmo tempo, contudo, filosofia não pode por si mesma conduzir alguém a amar a Deus, viver para Deus ou adorar a Deus. Os filósofos do período do Iluminismo tentaram entender Deus apenas pela razão – e essa é a tremenda falha dos pensadores Iluministas.

Sem o dom do Espírito de Deus, o homem não pode compreender plenamente, nem amar o Único Deus Verdadeiro da Bíblia. Conforme Paulo escreve em 1Coríntios 2:9, “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam.” O entendimento da verdade espiritual é um dom da graça de Deus, a concessão da sabedoria celestial que a sabedoria humana sozinha não pode conseguir.

A filosofia humana, enquanto boa e útil, é insuficiente para nos trazer um pleno entendimento de Deus, nem a filosofia humana nos equipa com a habilidade de conhecer a Deus de forma profunda, pessoal e íntima. A filosofia humana em e por si mesma não pode salvar almas, não pode perdoar pecadores.

Mas Paulo tem em mente no verso 8 “A Filosofia,” os princípios ensinados por falsos mestres em Colossos, um ensino que dizia que apenas ter a Cristo não era o suficiente. O falso ensino sugeria que poderia se alcançar uma experiência ainda maior, uma sabedoria maior que só era encontrada nos ensinamentos misteriosos, incluindo o falso ensinamento que se tornou conhecido como Gnosticismo.

Paulo descreve esse tipo particular de ensino como aquele que é “vazio” e “enganador.” É vazio ao invés de cheio. É vazio das riquezas de Cristo (Colossenses 1:27) e vazio dos tesouros da sabedoria e do conhecimento (Colossenses 2:3).

Então Cristãos precisam ser cuidadosos com qualquer ensino ou raciocínio humano que sugira que precisamos de algo mais do que aquilo que Cristo provê. Abraçar tal ensino seria como ser capturado ou levado por esses falsos mestres, levado para longe de sua liberdade em Cristo somente para ser escravizado por falsos ensinos.

A frase, “tradições humanas” no verso 8 sugere um ensino feito por homem que não é coerente com o ensino “feito por Deus.” “Tradições humanas” sugere ensinamento fora do reino da Escritura; ensinamento não bíblico. A tradição humana sugere ensinamento que o homem acrescentou à fé Cristã como se o Próprio Cristo fosse insuficiente à experiência Cristã.

Sabe como é, vegetais e legumes são ótimos para você, não são? Feijões verdes, quiabo. Mas quando você cobre essas coisas com massa de flocos de milho e frita em uma panela cheia de óleo, deixa de ser tão bom quanto antes. É a mesma coisa com as frutas. Fruta por si mesma é uma coisa boa e boa para você, mas quando você derrama montes de calda de chocolate nela, deixa de ser saudável como era antes. Uma maçã por si só é nutritiva. Mergulhe em uma calda quente açucarada e vermelha e agora você tem algo acrescentado, misturado a ela que a deixou não tão boa para você como era antes. Na verdade, isso também se torna o pesadelo do dentista – ou a segurança do emprego do dentista! Então pegar aquilo que é bom para você e acrescentar ingredientes como óleo, chocolate ou açúcar, é diluir os nutrientes e destruir os benefícios.

Você é completo em Cristo. Acrescentar algo a Cristo, dizer que algo mais é necessário além de Jesus Cristo, é pegar o que é bom para você, de fato, o que é absolutamente essencial para a sua saúde espiritual – e acrescentar a isso, misturar a isso, os ingredientes do falso ensino – é pegar aquilo que é absolutamente indispensável para a saúde espiritual sadia e diluir os nutrientes e destruir seus benefícios.

Lembrando que Paulo havia dito nos versos precedentes que Cristãos devem estar “enraizados nos verdadeiros ensinamentos do Cristianismo, fortalecidos pela Palavra de Deus, capazes de permanecer firmes e inamovíveis quando enfrentarem os ventos da falsa doutrina, enraizados não como uma planta frágil, um amor-perfeito, mas enraizado como uma caixa de azevinho, um forte sempre-verde (tipo de planta) que permanece vibrante em todas as estações da vida. Isso vem somente ao se conhecer a Cristo e sendo enraizado em Seus ensinamentos, conhecendo a Bíblia e vivendo a Bíblia.

Existe outra frase no verso 8, a frase, “e nos princípios elementares deste mundo.”

Algumas traduções acham que a palavra “princípios” deveria ser melhor traduzida por “espíritos” e a verdade é, realmente não sabemos ao certo o que Paulo tinha em mente. A palavra original poderia seguir qualquer caminho, “princípios básicos ou elementares,” ou “espíritos elementares.” A palavra descreve coisas alinhadas “em fila,” como letras em um alfabeto: ABC ou números: 1234 ou a ordem dos planetas e estrelas.

Assim, a NVI, por exemplo, traz:

8 Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.

Pode ser então que Paulo tenha em mente aqui, o tipo de coisa que hoje é popular: procurando forças para alinhar as estrelas e buscando o ordenamento das estrelas como fazem os aficcionados pela astrologia, colocando a fé deles na leitura diária do horóscopo; depositando fé em poderes e forças que se opõe a Cristo, forças e poderes demoníacos.

Uma das razões de não sabemos precisar qual falso ensino Paulo tem em mente, se dá pelo fato dele nunca noemeá-lo. Então é sábio não gastarmos muito tempo tentando descobrir o que é isso nesta manhã. Se o apóstolo não acha necessário chamar isso pelo nome, não vamos nos preocupar também. Seu método, é claro, sugere que a melhor maneira de se contrapor ao que é falso, não é só conhecer exaustivamente o que é falso, mas também conhecer exaustivamente aquilo que é verdadeiro.

O que é mais importante para nós é entender o que Paulo diz no final do verso 8 e é o que esses ensinamentos são: “não estão de acordo com Cristo.”

Assim, mais uma vez, Cristãos devem estar atentos a qualquer ensino ou qualquer raciocínio humano que sugira que precisamos de algo mais que aquilo que Cristo fornece. Cuidem-se antes que alguém capture vocês da liberdade que vocês desfrutam, escravizando-os a uma forma de raciocínio ou religião que não está de acordo com Cristo.

Judaismo, por exemplo, não adota Jesus como uma pessoa em quem habita toda a plenitude de Deus em forma corporal. Judaismo é largamente uma religião que “não está de acordo com Cristo.”

O falso ensino do Islamismo – uma religião que não existia nos dias de Paulo, surgindo 500 anos mais tarde – o Islamismo acredita em um Jesus chamado o Cristo, mas não um Jesus em quem a plenitude da divindade habita corporalmente.  Os adeptos do Islã acreditam que Jesus é um profeta, meramente um profeta, e um homem insuficiente para te salvar de seu pecado. Não seja cativo pelos falsos e vazios ensinos do Islã. É um ensinamento que “não está de acordo com Cristo.”

Os ensinamentos naturalistas do humanismo, os ensinamentos anti-sobrenaturais da evolução Darwiniana, são ensinamentos que “não estão de acordo com Cristo,” não de acordo com Aquele por quem – lembrando Colossenses 1:16-17, Aquele por quem, “todas as coisas foram criadas que estão nos céus e na terra…todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e nEle todas as coisas subsistem.” Tenha cuidado para que ninguém o capture com falsos ensinos. Fique atento com o que te captura, ensinamentos que “não estão de acordo com Cristo,” coisas que você pode ler em livros cujos ensinos estão em desacordo com as Escrituras, seja cuidadoso para não ser capturado por falsos ensinos embrulhados em um documentário secular que você assiste no History Channel. Não há nada de errado em assistir tal documentário – pode-se aprender muito com isso – mas lembre-se de que esses tipos de documentários são, em grande parte, baseados em uma visão de mundo anti-sobrenatural. Então seja atento com o que captura sua atenção.

Seja cuidadoso com ensinamentos que “não estão de acordo com Cristo.”

Ensinamentos do tipo, “Existem muitos meios para salvação.” Não, esse é um ensinamento que não está de acordo com Cristo. Jesus diz em João 14:6, “Eu sou O caminho, A verdade e A vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por Mim.”

Ensinamentos do tipo, “Se torne um Cristão e você nunca terá problemas.” Não, esse é um ensinamento que não está de acordo com Cristo. Jesus diz em João 16:33, “No mundo tereis aflições.”

Existem muitos ensinos que não estão de acordo com Cristo e não estão de acordo com a mensagem bíblica completa do Cristianismo. Ensinamentos do tipo, “Você tem o direito de matar um bebê em seu ventre.” Ensinamentos do tipo, “Você pode definir casamento da maneira que você escolher.” Ensinamentos do tipo, “Deus não se importa se você der vazão aos seus desejos sexuais fora dos limites do casamento – Ele te fez dessa maneira, quer você seja um adúltero heterossexual ou um homossexual ativo.”

Não, todos esses ensinamentos estão de acordo com as tradições humanas e não de acordo com Cristo.

Seja cuidadoso com o que te captura. Essa advertência leva ao segundo de dois comandos e é encontrado nos versos 9 e 10. Paulo diz:

II. Seja Grato pelo que Te Completa (9-10)

A ênfase nessa carta aos Colossenses é a plenitude do Cristão em Cristo. Em Cristo Jesus, o Cristão tem tudo que ele ou ela precisa para o perdão, para salvação, para satisfação, para propósito, para significado, para real identidade. Plenitude.

Falando de Cristo, Paulo diz no verso 9:

9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, 

10 e, por estarem nEle, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

No verso 9 Paulo diz que “nEle” em Cristo “habita corporalmente toda a plenitude da divindade,” ou em forma corporal.

A própria essência do Único Deus Verdadeiro habita em Cristo. Seja o que for que faça Deus, Deus, é encontrado em Cristo. Não é apenas que Jesus tenha poderes sobrenaturais e seja um profeta que faz maravilhas. Ele é Deus encarnado. Este é o foco da Temporada do Advento que começará no próximo domingo, que celebra o advento – a vinda de – Deus encarnado.

Note que, Jesus não é apenas um bom exemplo para nós; Jesus não é apenas um grande despenseiro da sabedoria celestial; Jesus Cristo não é apenas um mestre de boa moral. Cristianismo não é apenas os ensinamentos de Cristo. Cristianismo é Deus encarnado para nós. “Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”

10 e, por estarem nEle, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

Ao descrever Jesus como, “o Cabeça de todo poder e autoridade,” Paulo está se contrapondo ao falso entendimento de que Jesus é meramente igual aos demais seres celestiais chamados de anjos. Paulo diz, “Não, Jesus é o Cabeça de todo poder e autoridade.” Jesus é superior, o primeiro e o principal, Aquele que é “Grande e está no Comando!” Ele é Senhor. Não se permita ser capturado por ensinamentos que faça com que você se torne escravizado pelo pecado novamente. Você é completo nEle.

A palavra “Completo” na verdade significa “ser preenchido até a plenitude.” Como uma dissertação de 5 páginas que só estará completa quando o escritor “preencher” as 5 páginas plenamente. Você está preenchido plenamente com Cristo. Você não tem falta de nada. Você está completo nEle. Você está plenamente cheio, ou até melhor, você está “cheio plenamente” nEle. Você está cheio por dentro – e somente por dentro – com o Cristo que satisfaz plenamente! Nada mais e ninguém mais pode ou vai te completar como Cristo. Você está cheio e plenamente nEle.

Os falsos mestres estavam tentando capturar os Cristãos fracos e ignorantes, tentando se lançar sobre eles e sequestrá-los, dizendo-lhes que precisavam de algo mais. Os falsos mestres estavam dizendo que os Cristãos precisavam de algo mais que apenas Cristo para serem cheios até a plenitude. Mas Paulo diz que somos “completamente cheios” em Cristo somente.

Em Cristo somente nossa esperança é encontrada;

Ele é nossa luz, nossa força, nossa canção; 

Seja Grato pelo que Te Completa. Jesus Cristo enche completamente, enche até a plenitude, completa o Cristão.

NEle temos tudo que precisamos para o perdão, para salvação, para propósito, para significado, para vida.

Pedro ensina uma verdade similar em sua segunda carta:

2Pedro 1:3, “Seu (Cristo) divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade.”

Em Cristo, temos tudo que precisamos para o perdão, para salavção, para propósito, para significado, para vida. Somos completamente salvos nEle e completamente satisfeitos nEle.

NEle, encontramos nosso senso de identidade. Não encontramos nossa identidade em nada mais. Alguém diz, “quem é você?” “Bem, eu sou um ministro.” Não, isso é o que você faz; quem é você? “Bem, eu sou um dentista.” Não, isso é o que você faz; quem é você? “Sou um encanador, um trabalhador, um estudante, uma mãe, um pai.” Não, isso é o que você faz. Quem é você? “Eu sou um adúltero, um pecador.” Não, isso é o que você foi, quem é você? “Sou um homossexual, eu sei o que a Bíblia diz e estou lutando contra isso.” Não, isso é o que você era, quem é você? Percebe!? Eu sou um Cristão. Eu estou “em Cristo” e Ele está “em mim.” Eu encontro minha identidade em meu trabalho, minha vocação, meus sucessos, minhas falhas – não, essas são coisas que eu tenho feito, mas elas não definem quem eu sou. Eu estou “nEle,” e completo nEle.

Seja cuidadoso com o que te captura. Seja grato por aquilo que te completa.

Durante essa semana da Ação de Graças, alguma coisa poderia ser mais importante do que nossa plenitude em Cristo?!

Eu nunca vou superar o fato de que em Cristo eu sou plenamente perdoado de todo pecado – todo pecado passado, presente e todo pecado futuro. Porque estou em Cristo, todo pecado que vou cometer e assim arrebentar o coração do meu Mestre, todo pecado que eu odeio e que, na verdade, vou cometer nessa semana – até esses pecados já estão plenamente perdoados na obra completa e terminada de Jesus Cristo e eu sou pleno nEle.

Eu sou grato por ser pleno em Cristo. E você?

Nosso pleno perdão em Cristo não é só algo pelo qual nós agradecemos a Deus em nosso louvor a Ele, mas é algo pelo qual agradecemos a Deus ao compartilhá-Lo – ao compartilharmos o Evangelho com as outras pessoas.

Você sabe que existem muitas pessoas exatamente aqui em nossa comunidade que estão procurando, pessoas que estão buscando por plenitude. Existem muitas pessoas em nossa vizinhança, na escola, em nossos trabalhos e nos shoppings esta semana que podem ter sido capturadas por algum outro ensino, pessoas que estão à procura do remanescente e buscam plenitude.

Existem muitas pessoas esta semana para quem o dia de Ação de Graças é simplesmente um momento em que se come um peru ou se vai às compras até que chegue o próximo grande feriado.

Às vezes nós Cristãos recuamos diante de tudo isso, ou meramente criticamos o elemento comercial disso tudo. Insistimos que as pessoas nos digam, “Feliz Natal” e parecemos para muitos simplesmente irritados e mal-humorados, pessoas hipócritas miseráveis.

Insistimos para que o Starbucks mude a xícara de café deles! Não gostamos da xícara vermelha. Insistimos para que tenha escrito algum tipo de saudação relativa ao feriado. Em nossa classe de teologia nas quartas-feiras, concordamos em ir ao Starbucks para tomar café, não pela nossa teologia. Na verdade, Jesus ensina que eu tenho que levar minha teologia para dentro da cafeteria e fazer brilhar a luz do Evangelho naquele lugar.

As pessoas precisam do Senhor e nós temos que ser sal e luz no mundo que está em trevas e em um mundo que precisa da influência temperada do Evangelho.

Assim, com isso em mente, quero convidá-lo a demonstrar sua gratidão nesta semana, sendo uma benção a mais alguém.

Para te ajudar neste objetivo, providenciamos esses pequenos cartões amarelos. Eles foram desenvolvidos inicialmente para serem usados nos restaurantes Drive-Thru, mas todos vocês têm sido criativos ao usá-los de muitas maneiras.

Se usados em um Drive-Thru, você simplesmente paga pelo pedido e então pergunta se pode pagar pelo pedido do carro que está atrás de você e pede para que o atendente entregue este cartão onde se lê, “Apenas queremos que você experimente o amor de Jesus Cristo de uma forma prática. Tenha um ótimo dia e que Deus te abençoe!” E do outro lado tem o nome de nossa igreja com os horários dos cultos. Agora isso não é uma forma maravilhosa de abençoar alguém nessa semana de Ação de Graças?!

Você também pode usar o cartão para comprar o alimento de alguém em um restaurante. Procure por alguém sentado em uma mesa próxima a você que parece precisar de uma benção. Ache seu atendente e pague pela refeição deles de forma anônima – com a gorjeta do serviço incluída 10% – e peça ao atendente para entregar este cartão. Uma tremenda benção aos outros!

Fazendo coisas desse tipo demonstra nossa gratidão pela plenitude em Cristo. Então pegue um cartão e esteja pronto para sair e abençoar os outros nesta semana.

• Todos a favor, fiquemos de pé para orarmos.

Seja cuidadoso com o que te captura…seja grato pelo que te completa…

…oração…