Dê-Me Seu Coração

Dê-Me Seu Coração

Lucas 9: 57-62

Dê-Me Seu Coração”

(Lucas 9:57-62)


Série: Certeza em Tempos Incertos

(6-2-11)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

  • Peguem por favor suas Bíblias e se juntem a mim em Lucas, capítulo 9.

Temos pregado através do livro de Lucas conforme é a nossa prática aqui na Primeira de Henderson. Nós pregamos através dos livros da Bíblia, crendo que esta é a melhor maneira de aprender a Palavra de Deus e estamos em um ponto no capítulo 9 que é como uma articulação ou um contorno. Nós podemos dizer grosseiramente que os 8 primeiros capítulos de Lucas se preocupam com quem é Jesus. Várias vezes lemos a pergunta, “Quem é este Jesus?” ou Jesus pergunta, “Quem os homens dizem que sou?” Seguindo a confissão de Pedro, “Você é o Cristo (9:20),” Jesus decididamente segue para Jerusalém para morrer e o objetivo do capítulo 9-19 está sobre o que significa seguir a Jesus. Ou, os capítulos 1-8, “Quem é Cristo?” Capítulos 9-19, “O que significa seguir a esse Cristo?” Pense nisso enquanto lemos a cerca de três diferentes pessoas, todas elas desconhecidas, três pessoas diante da situação de seguir a Cristo. Veja a palavra “seguir” ocorrendo três vezes, versículos 57, 59 e 61.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

57 E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.

58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

59 E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.

60 Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.

61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.

62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

  • Oremos.

Introdução:

Eu ouvi alguém ilustrar o recebimento de Cristo em uma vida da seguinte maneira: meu nome é Todd Linn. Se você me convidar para ir a sua casa e você diz, “Todd, você pode entrar, mas Linn, você não,” é impossível eu ir porque Todd e Linn andam juntos. Você não pode ter parte de mim sem ter a outra. Você tem que me ter como um todo. E receber a Jesus Cristo em uma vida não é diferente. Nós devemos receber a Ele como um todo em nossas vidas o que significa que todo o nosso coração – nosso coração por inteiro – tem que ser dado a Ele.

A maneira que algumas pessoas pensam de seguir a Cristo me lembra de um comediante popular quando eu estava na faculdade. O nome dele era Steven Wright. Ele tinha um modo estranho de observar o mundo e eu me lembro de uma vez que ele disse que queria ter um cachorro e colocar o nome de “Stay – Fica.” Apenas pense nisso por um instante. Então ele poderia chamar o cachorro e seria da seguinte forma, “Venha, Fica. Venha, Fica.” E o cachorro pensaria, “Você quer que eu vá ou não?”

E eu acho que esse é o tipo de relacionamento que algumas pessoas têm com Cristo e que pensam de si mesmas como seguidoras dEle. “Vem aqui, fica. Venha aqui, fica.” E Jesus, “Você quer a Mim ou não?” Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo (Apocalipse 3:20), mas você tem a Mim por completo ou nada de Mim porque você não pode Me dividir em metades, em quartos ou pedaços, você tem a Mim por completo e Eu quero você por completo. Eu quero todo o seu coração. Ele diz, “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro (Mateus 6:24).” Dê-Me seu coração. Eu quero todo o seu coração.

Davi disse, “Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome. Louvar-te-ei, Senhor Deus meu, com todo o meu coração, (Salmos 86:11-12).”

Em meu estudo esta semana, eu li esta passagem e me pareceu que isso foi uma aplicação resumida desses seis versículos. Jesus diz, “Dê-Me Seu Coração. Não estarei satisfeito com nada menos que todo seu coração.”

E deixe-me dizer também que você não estará satisfeito, de modo idêntico, até que você dê todo o seu coração a Jesus Cristo. Não quero dizer que vamos a Cristo para ver o que podemos ganhar com isso. Não me refiro a satisfação nesse sentido. É esse precisamente o problema. Alguns vêm a Cristo para ver o que eles podem lucrar com isso: Tire-me desse problema. Faça me sentir melhor. Cure meu casamento. E até, “Coloque-me no céu.” Essas são todas razões egoístas, centradas em si mesmo que terminam em última instância em vazio porque vamos a Cristo somente com parte de nossos corações. Nós queremos isso, mas nós queremos que Ele nos dê aquilo. Ou, “Eu quero essa parte de minha vida e quero que Você conserte aquela parte.”

Mas ir a Cristo com todo nosso coração significa que Ele é o número um. Ele é Senhor. Ele determina tudo. Nós vivemos como Seus servos. Ele fala, nós ouvimos. Ele ensina, nós aprendemos. Ele chama, nós seguimos. O que significa seguir a Cristo? Primeiro, significa:

I. Nós devemos Compartilhar Suas Dificuldades (57-58)

57 E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores.

Agora isso soa bem, não é? Vamos dar crédito a essa pessoa desconhecida por dizer aquilo que milhares não dizem. Pelo menos ele está interessado em Jesus. Pelo menos ele quer ser um discípulo. Eu não sei o que mexeu com seu coração. Talvez ele tenha sido inspirado pelos ensinos ou intrigado pelas curas, mas ele diz a Jesus, “Eu Te seguirei para onde fores.”

Mas Jesus vê que falta algo no desejo dessa pessoa em seguir, então Ele responde a ela no versículo 58:

58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.

Essa afirmaçãonão é tanto sobre Jesus não ter uma casa na qual viver, é sobre suportar privações e encarar dificuldades ao longo do caminho. Animais frequentemente buscam refúgio no conforto de seus abrigos terrenos, mas não é esse o caso dos seguidores de Cristo. Isto é, haverá dificuldades ao longo do caminho. Haverá dias difíceis. Haverá tempos em que você vai desejar recuar como a raposa em sua toca ou um pássaro a seu ninho.

Paulo disse a Timóteo, “Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo (2 Timóteo 2:3).” Sofre as aflições. Compartilhe as dificuldades de Cristo.

Nós somos ajudados ao lembrar um chamado anterior ao discipulado no capítulo 9. Em 9:22 Jesus conta a Seus seguidores, “É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto…” Jesus sofreu por nós, assim devemos estar dispostos a sofrer por Ele. Então Ele diz no próximo versículo, 9:23 e seguintes, “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Jesus encarou dificuldades por nós então nós – como Seus seguidores – devemos compartilhar Suas dificuldades. Ele tem todo nosso coração quando estamos dispostos a compartilhar Suas dificuldades.

Quando se trata da realidade de nossas dificuldades e reiterando o estado caído da humanidade e os efeitos do pecado por todo lado, nós nunca precisamos temer a ponto de exagerar. Muitos que professam ser Cristãos pensam que quando eles passam por dificuldades e sofrimento, isso se deve a ira de Deus sobre eles ou que eles fizeram algo para merecer isso. Jesus nos fala no início de estarmos preparados para suportar problemas, provações e dificuldades conforme corremos a corrida conhecida como vida Cristã.

E deixe-me dizer que nós fazemos bem em aprender do Mestre quando falarmos a alguém sobre ser um seguidor de Cristo. Como somos rápidos em dizer-lhes para abaixarem suas cabeças e repetirem uma oração! Quero dizer, pense nisso: Quantos de nós não teriam o prazer de conhecer esse camarada no versículo 57? Imagine alguém vindo a nós no trabalho ou na escola e dizendo, “Eu estou pronto para seguir a Jesus Cristo para onde Ele me levar!” Nós poderíamos ser rápidos em dizer, “Maravilha! Abaixe sua cabeça e repitas essas palavras,” ao invés de fazer uma pausa pensativa e perguntar, “Você tem certeza? Seguir a Cristo requer 100% de compromisso incondicional. Você está absolutamente certo de que o Espírito Santo está te guiando a se entregar?”

A primeira pessoa em nosso texto nos mostra que seguir a Cristo significa que devemos compartilhar Suas dificuldades. As próximas duas pessoas em nosso texto nos mostram que seguir a Cristo significa:

II. Nós devemos Mudar nossas Prioridades (59-62)

59 E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.

Sublinhe essa palavra “primeiro.” Na verdade, vocês verão não somente aqui com este segundo homem no versículo 59, mas também no versículo 61 com o terceiro homem, você verá quatro palavras, “Mas, deixe-me primeiro.” Esses dois homens tem suas próprias prioridades. Cada um deles deseja seguir a Cristo, mas somente de acordo com seus próprios sistemas de ordenar prioridades.

Isso nos ajuda a entender a relativa dureza daquilo que Jesus diz a ambos. Quero dizer, o segundo camarada diz no versículo 59, “Senhor, deixe-me primeiro ir a enterrar meu pai” e Jesus diz no versículo 60, “Deixe que os mortos enterrem seus mortos.” Deixe o morto – o espiritualmente morto – enterrar seus mortos – os mortos fisicamente. Sem Cristo, nós somos “mortos em ofensas e pecados (Efésios 2:1).” Deixe o morto enterrar seus mortos.

Jesus sabia que o coração desse homem estava mais ligado a sua família que a Ele. Esse homem quer seguir a Cristo, mas somente de acordo com sua agenda e horário. Primeiro; “mas deixe-me primeiro.” Jesus, eu quero seguir você, mas tenho alguns assuntos que tenho que tratar.

Alguns de vocês têm Bíblias de estudo de grande ajuda que contam sobre enterro judaico e como isso pode durar um ano para um homem judeu enterrar sua mãe ou seu pai. Isso parece atenuar a declaração de Jesus um pouco se o homem pudesse, talvez, conseguir alguém para cuidar de seus negócios durante esse tempo. Existem até mesmos outros que acreditam que o pai desse homem não estava morto ainda. E novamente, isso atenua a aparente dureza da declaração de Jesus aqui, mas eu realmente acho que Jesus quer que essas palavras permaneçam por si mesmas. Jesus está dizendo que não há nada mais importante que seguir a Cristo. Honrar os pais é bíblico, e enquanto que enterrar seu pai talvez fosse o dever mais importante de um filho Judeu, o dever de seguir a Jesus Cristo era até maior.

E com dois garotos que provavelmente sobreviverão a mim, eu tenho pensado comigo mesmo: Qual o melhor modo de meus filhos me honrarem que seguirem a Jesus Cristo? A resposta de meus filhos ao chamado urgente de seguir a Jesus Cristo seria mais importante para mim que se eles cuidassem de todos os detalhes do meu funeral.

É uma questão de prioridades. Jesus não está falando a este homem para não enterrar seu pai. Ele não está falando a ele para apenas esquecer seu pai e não dar atenção ao fato dele ser enterrado adequadamente. Ele está falando a este homem em particular no ponto de sua maior fraqueza. O coração deste homem era ligado a sua família mais que a Cristo. Ele quis colocar a família em primeiro lugar e Jesus está dizendo, “Eu sou mais importante que sua família.” Dê-Me seu coração. Jesus quer todo seu coração.

É por isso que o casamento é a ilustração que mais se aproxima do que significa seguir a Cristo. Um casamento não é 50/50, mas 100/100. Eu me lembro de Tony Evans dizendo, “Se minha esposa dá somente 50, eu quero saber quem está recebendo a outra metade!”

Eu compartilhei essa ilustração com vocês antes. Se eu chegasse em casa algum dia com alguma outra mulher e Michele perguntasse, “Quem é essa?” Eu diria, “Bem, é apenas outra mulher. Ela vai morar com a gente e eu passarei algum tempo com ela, mas não se preocupe: você tem 90% do meu coração. Ela tem apenas 10%.” Isso é loucura, certo? Balance sua cabeça desta forma. Sim, isso é loucura. Mas essa é a maneira que muitas pessoas tentam tratar o Senhor. “Senhor, eu Te darei parte do meu coração, mas eu não posso Te dar essa parte. Eu Te seguirei até aqui, mas não mais que isso. Eu quero Te seguir, mas primeiro deixe-me fazer isso. Primeiro, deixe-me fazer aquilo. Primeiro, eu tenho de cuidar disso.” Jesus diz, “Não, Eu quero tudo de você. Dê-Me seu coração. Por inteiro.”

O mesmo é verdadeiro no terceiro homem, versículos 61 e 62:

61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.

62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Talvez em nossos dias Jesus dissesse isso de modo diferente. “Nenhum homem dirigindo seu carro e olhando o tempo todo pelo retrovisor está apto ao reino de Deus.”

Isso é uma imagem de alguém que diz que quer seguir a Cristo, mas seu coração permanece atrás. Seu coração está ligado mais ao que ele tem que deixar para trás. Jesus conhece o coração desse terceiro homem. O camarada diz que quer seguir a Cristo, mas Jesus conhece melhor. E pela terceira vez agora Jesus fala ao homem no ponto de sua maior fraqueza. O coração deste homem está atado a tudo o que ele terá de deixar para trás para seguir a Cristo, família, amigos, conforto, facilidades e segurança.

Jesus diz, “Ninguém que tenha colocado a mão no arado, olhando para trás, é apto ao reino de Deus.” Não olhe para trás. Dê-Me todo o seu coração. Por completo.

Você deu a Jesus todo o seu coração? Escreva essas duas coisas. Pronto? Duas áreas. Você deu a Jesus todo o seu coração quando se trata de:

Dinheiro. Você dizima? Você entrega pelo menos 10%?

Eu conversei com um homem ontem pela manhã na Conferência dos Homens de Johnny Hunt. Que benção, a propósito. Tivemos 40 homens da Primeira Batista de Atlanta ontem. Eu agradeço a Deus pelo desafio pessoal que tenho de crescer todas as vezes que vou. Mas eu conversei com um homem ontem de outra igreja. Ele me mostrou em seu livro de trabalho onde Deus falou com ele. E foi na área do dízimo. Johnny fez uma declaração de efeito: “Se o pagamento de minha casa está me mantendo afastado de dizimar à igreja, eu deixaria aquela casa.” E este camarada disse que era esse o seu problema. Ele tinha casa demais e era muito extensa. Ele sabia que dizimar não era uma questão de obediência legalista para Deus. Ele sabia que seu coração estava pessoalmente atado mais a sua casa que ao Senhor e a Sua obra.

Missões. Deus está chamando alguns de vocês para missões transculturais. Ele tem chamado alguns de vocês a se mover para algumas das áreas não alcançadas e carentes de nosso país e do mundo. Você está ouvindo a Ele? Nós cantamos, “Aonde quer que Ele me leve eu irei.” Verdade? Verdade? Você está planejando uma viagem missionária este ano? Você está aberto ao chamado dEle para te levar àqueles 6.000 grupos de pessoas não alcançadas de nosso mundo, de modo que outros possam ser salvos da penalidade de seus pecados? “Senhor, eu seguirei a Ti aonde quer que o Senhor vá.”

Jesus diz, “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” Essa declaração tem um número de implicações, mas similarmente é definida como permitir que nosso coração seja capturado pelas coisas deste mundo ao invés de ser capturado por Cristo, como a esposa de Ló que olhou para trás, para as coisas que ela tinha deixado em Sodoma e, assim, ela foi transformada em uma estátua de sal.

Jesus quer todo o nosso coração. Nós cantamos, “Eu decidi seguir a Jesus. Não há como voltar, não há como voltar.” E eu quero te encorajar esta manhã a nunca retroceder. Guarde seu coração. Paulo disse a Timóteo, “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra (2 Timóteo 2:4).” Isto significa que vivemos uma vida de completo, sem reservas, compromisso incondicional a Jesus Cristo e nós nunca comprometemos isso.

Eu compartilhei essa ilustração na noite do Domingo passado e tenho sido encorajado a compartilhá-la com vocês esta manhã. Ela é uma ilustração do que acontece quando começamos a comprometer o nosso compromisso com Jesus Cristo.

Clayton Christensen é um professor de negócios na Escola de Negócios de Harvard da Universidade de Harvard. No último dia de aula ele dá uma palestra inspiradora aos estudantes sobre o que ele chama de “linha de fundo da felicidade.” Uma das coisas que ele pergunta a seus estudantes é o que eles farão para manter suas famílias fortes. Outra coisa que ele pergunta é, “O que você fará para ter certeza de que ficará fora da cadeia?” Ele é sério. Duas das 32 pessoas em sua classe na Rhodes Scholar passou um tempo na prisão, uma delas era Jeff Skilling. Christensen é um Cristão e assim ele entende a importância do nosso propósito de não sermos formatados pelo mundo secular. A palestra era subsequentemente publicada em uma edição recente da Revista Harvard Business. Christensen fala de “Ferramentas de gerenciamento que podem ser usadas para te ajudar a levar uma vida com propósito.” Algumas dessas “ferramentas” incluem: Criar uma cultura de família, Lembrar de ser Humilde e, Evitar “Só dessa Vez.” Ele diz:

Eu gostaria de compartilhar uma história sobre como eu entendi o dano potencial de “só dessa vez” em minha própria vida. Eu joguei no time de basquete da Universidade de Oxford. Trabalhamos e terminamos a temporada invictos. Os camaradas do time eram os melhores amigos que já tive na vida. Nós chegamos à British o equivalente ao torneio NCAA, e chegamos as quartas de finais. Descobriu-se que o jogo do campeonato havia sido marcado para um Domingo. Eu havia feito um compromisso pessoal com Deus aos 16 anos de que nunca jogaria bola no Domingo. Então fui ao técnico e expliquei meu problema. Ele estava incrédulo. Meus companheiros do time também estavam porque eu era o centro da partida. Cada um dos camaradas do time veio a mim e disse, “Você tem que jogar. Você não pode quebrar a regra só dessa vez?” Eu sou um homem profundamente religioso, então saí e orei a respeito do que deveria fazer. Eu tive um sentimento muito claro de que não deveria quebrar meu compromisso, assim não joguei a partida do campeonato. De muitas maneiras foi uma pequena decisão, envolvendo um de milhares de Domingos em minha vida. Na teoria, eu poderia ter cruzado a linha só daquela vez e nunca mais ter feito novamente. Mas olhando para trás, posso ver que resistir a tentação de “só dessa vez” foi uma das mais importantes decisões que já fiz. Minha vida tem sido uma fonte interminável de circunstâncias atenuantes. Se tivesse cruzado a linha naquela ocasião, teria feito novamente várias e várias vezes nos anos seguintes. A lição que aprendi é que é mais fácil manter seus princípios 100% do tempo que mantê-los 98% do tempo. Se você ceder ao “só dessa vez,” baseado em uma análise de custo marginal, como alguns de meus ex-colegas fizeram, você vai se arrepender onde isso vai terminar. Você tem que decidir por você mesmo o que você tolera e traçar a linha em um lugar seguro.

Jesus diz, “Dê-Me seu coração – todo o seu coração – 100% do tempo. Siga-Me.” Isso é interessante: não sabemos como essas três pessoas desconhecidas no texto, finalmente responderam ao chamado de Cristo. Ele alerta todos os três, mas nunca lemos o que acontece com elas. Enquanto não sabemos como elas responderam, sabemos como nós responderemos esta manhã.

  • Fiquemos de pé para oração.