Dê Graças com um Coração Agradecido

Dê Graças com um Coração Agradecido

(Lucas 17:11-19)
Série: Certeza em Tempos Incertos
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim no Evangelho de Lucas, capítulo 17 (pag 705; YouVersion).
Enquanto vocês encontram o texto, deixe-me encorajá-lo a se inscrever hoje em nosso 2º Encontro Anual de Pais. Nossa missão aqui na Primeira Batista de Henderson inclui o fortalecimento da família. Para esse fim, seremos os anfitriões desse encontro de pais para pais, aqueles(as) que serão pais, avós, crianças e jovens de todas as idades. Dr Tommy Sanders estará conosco em 28 de Janeiro. Ele irá nos ajudar a sermos as pessoas de família que Deus quer que sejamos. Marty e Ellie Coursey também estarão conosco e tudo ocorrerá no Sábado 28 de Janeiro, com um custo de apenas $5 por pessoa. Será tremendo. Estarei aqui e te encorajo a se juntar a mim. Mais informação na F&F e na escola Dominical. Inscreva-se hoje.
Se você está nos visitando, nós pregamos os livros da Bíblia, verso a verso, crendo que esta é a melhor maneira de crescer e conhecer a Deus e Sua vontade. Quando estivemos juntos anteriormente em Lucas, paramos no verso 10, então vamos prosseguir a partir do verso 11 e vamos à próxima passagem da Escritura, versos 11-19.
Por favor, fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

11 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia.
12 Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância
13 e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”
14 Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados.
15 Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.
16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.
17 Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?
18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?”
19 Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”.
Oração.

Introdução:
O título da mensagem desta manhã é, “Dê Graças com um Coração Agradecido.” Pensei nesse título assim que li sobre este leproso que foi curado e voltou para agradecer a Jesus.
Quantos de vocês conhecem o hino, “Dê Graças?”
DÊ GRAÇAS COM UM CORAÇÃO AGRADECIDO (NÃO irei cantar todo o hino!)
DÊ GRAÇAS AO SANTO
DÊ GRAÇAS PORQUE ELE DEU – o que? –
JESUS CRISTO, SEU FILHO
E AGORA DEIXE O FRACO DIZER, “SOU FORTE”
DEIXE O POBRE DIZER – o que?, “SOU RICO” – por que? –
DEVIDO AO QUE O SENHOR FEZ POR NÓS
DÊ GRAÇAS
Se fossemos fazer um vídeo dessa passagem, esse hino poderia ser o tema musical e a partitura ficaria de fundo dos versos 11-19. Você tem 10 leprosos aqui que são todos curados por Jesus Cristo e somente um dos dez volta para “Dar garças com um coração agradecido.” O que Deus quer nos mostrar nessa passagem?
Vamos caminhar novamente nessa passagem da Escritura e vamos juntos e devagar, e vamos com nossas Bíblias abertas e vamos juntos ver o que Deus quer nos mostrar nesta passagem. Prontos? Então vamos.
O contexto maior desses nove versos alcança oito capítulos anteriores de Lucas, capítulo 9 onde Lucas escreve em Lucas 9:51, “Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém.” Jesus parte – resolutamente – para Jerusalém. Por que? Alguém me diga por que Jesus está a caminho de Jerusalém? Certo, para morrer, e Ele diz novamente em Lucas 13. Ele diz, “Vão dizer àquela raposa, Herodes… ‘estou a caminho de Jerusalém, pois certamente nenhum profeta deve morrer fora de Jerusalém (Lucas 13:33).’”
É por isso que lemos na primeira parte do verso 11, “A caminho de (onde?) Jerusalém.” Jesus está em uma missão. Ele está em uma missão de ir à Jerusalém morrer por nossos pecados. Ele está em uma missão para nos salvar da penalidade que merecemos. A Bíblia condena todo homem culpado de pecado e merecedor de punição pelos nossos pecados. Jesus levou sobre Si a punição que merecíamos. Ele morre em nosso lugar. Deus cobra de Jesus os nossos pecados e Deus nos credita a justiça de Cristo.
Assim, essa frase no início do verso 11, “A caminho de Jerusalém,” não é apenas uma bela maneira que Lucas imaginou de começar uma história sobre gratidão; é uma lembrança de que Deus nos visitou na pessoa de Cristo com o propósito de morrer e cuidar do problema do nosso pecado. Este é o contexto maior de nossa passagem e extremamente importante para nós se enxergarmos que ela é mais que uma pequena história sobre ser grato. Verso 11 novamente:
11 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galiléia.
12 Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância
E a maioria de vocês sabe porque eles “ficaram a certa distância.” Na verdade o verso 12 diz que isso tudo aconteceu, “Ao entrar num povoado.” Jesus não está NO povoado, AO ENTRAR num povoado ou ASSIM QUE ELE ESTAVA ENTRANDO num povoado. Esses leprosos não eram permitidos permanecer NO povoado. Leprosos eram expulsos da comunidade.
Se você nunca ouviu esse termo “leproso” antes, apenas saiba que isso era alguém que tinha uma terrível doença de pele ou coisa do tipo – lepra. Leprosos eram expulsos da comunidade e do culto local porque eram considerados “impuros” de acordo com o costume e a Lei Judaica. Anote essas duas passagens em suas anotações e leia-as novamente mais tarde se quiser, Levítico 13:38-46 e Números 5:2-4. Eu apenas lerei parte de Levítico 13 que diz como os sacerdotes do Velho Testamento determinavam se alguém tinha lepra olhando para a pele da pessoa e declarando a pessoa leprosa se fosse achado com lepra. Levítico 13 e começando no verso 44:
“O homem está leproso e impuro. O sacerdote terá que declará-lo impuro… “Quem ficar leproso, usará roupas rasgadas, andará descabelado, cobrirá a parte inferior do rosto e gritará: ‘Impuro! Impuro! ’ …estará impuro. Viverá separado, fora do acampamento.”
Então esses leprosos foram expulsos da comunidade porque foram rotulados “impuros” e permaneceram fora do acampamento ou fora do povoado porque se alguém por acidente tivesse contato com um desses leprosos seria também considerado impuro. E a única maneira de um leproso poder entrar novamente no povoado era ser declarado “puro” por um sacerdote Judeu. O sacerdote o examina e se certifica de que a lepra ou doença da pele realmente desapareceu e, assim, o sacerdote declara o camarada limpo e ele estará em condições de voltar para sua família, voltar ao trabalho, voltar a adorar no templo e assim por diante. Este é o motivo do porque esses 10 leprosos estão de pé junto à entrada do povoado onde Jesus estava adentrando. E de certa distância, eles gritaram a Jesus, verso 13:
13 e gritaram em alta voz: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!”
Em outras palavras, “Cure-nos!” É interessante que aparentemente se ouviu sobre Jesus. Esses 10 leprosos tinham ouvido a respeito de Jesus curando as pessoas que estavam doentes. Talvez eles ouviram falar sobre o camarada em Lucas 5, quando Jesus havia entrado em certa cidade e este camarada “cheio de lepra” viu Jesus e caiu diante dEle e disse, “Senhor, se o Senhor quiser, podes me tornar limpo.” E Jesus estendeu as mãos, o tocou e disse, “Quero; seja limpo.” E ouviram como “imediatamente a lepra o deixou (Lucas 5:12-14).” De fato, a Bíblia diz que logo após isso ter ocorrido, “as notícias a respeito dEle se espalhavam ainda mais (Lucas 5:15).”
Deste modo, esses 10 leprosos igualmente ouviram a grande notícia da habilidade de Jesus de curar e estavam clamando por ajuda, “Jesus, Mestre, tenha misericórdia de nós!” O que Jesus vai fazer? Verso 14:
14 Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados.
Agora isso é incrível. Quando Jesus os viu, Ele não faz conforme havia feito lá atrás no capítulo 5. Ele não alcançou e tocou os leprosos aqui; aqui Ele cura à distância! Ele simplesmente fala aos leprosos no verso 14, “Vão e mostrem-se aos sacerdotes.” Em outras palavras, “Vocês camaradas vão e encontrem o sacerdote que determinará se vocês estão aptos a voltar para a sociedade. Apenas prossigam adiante,” e conforme ELES IAM, eles – o que? – última parte do verso 14: “foram purificados.” A cura veio assim que eles foram, conforme obedeceram, ao Senhor Jesus. Isso lembra 2 Reis 5:10-14 onde Eliseu envia um mensageiro a Naamã da Síria para ir se banhar no Rio Jordão sete vezes e ele ficaria purificado de sua lepra, “Apenas vão, vão e mostrem-se aos sacerdotes. Me obedeçam; confiem em Mim.”
E assim esses camaradas pegam o caminho para ver o sascerdote e CONFORME estão indo, dizem, “Ei, olhem para mim! Meus dedos não estão caindo, minha pele está normal!” Como o Deus de Eliseu em 2 Reis, Jesus cura à distância. Ou Lucas pode colocar da seguinte maneira, “O Deus de 2 Reis é o Deus de Lucas 17.” Não percam o peso da ênfase Cristológica aqui. Nunca se esqueça de que Lucas escreve seu Evangelho conforme conta a Teófilo na introdução, no prólogo, Lucas 1:1-5, “para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas.” Aquelas coisas a respeito de Jesus Cristo. “Isso não é coisa da minha mente, Teófilo. Jesus Cristo é Deus em carne. Ele faz o que nenhum sacerdote terreno pode fazer. Ele cura à distância.”
Certo, então quantos leprosos têm lá? 10. Quantos são curados? 10. Quantos voltam para agradecer a Deus? Vers0 15:
15 Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.
Eu amo isso! Jesus diz a eles para irem e se mostrarem ao sacerdote, aquele que foi considerado o intermediário entre Deus e os homens. Assim, eles vão ao sacerdote e este camarada quando vê que está curado parece reconhecer QUEM é o Verdadeiro Sacerdote! E esse único leproso volta para o Senhor Jesus Cristo e a Bíblia diz, “louvando a Deus em alta voz.”
O Grego para “alta voz” é, “fwnhvß mega¿lhß” de onde temos “fone” e “mega.” As palavras estão invertidas aqui, “fwnhvß mega¿lhß,” dessas palavras tiramos a palavra “megaphone.” Lucas quer que saibamos que este leproso não ficou quieto a respeito de agradecer! Ele gritou sua gratidão como se hoje usássemos um megafone!
Assim que o leproso glorificou a Deus, verso 16 diz que ele caiu diante de Jesus Cristo:
16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.
Agora observe que este leproso – quando viu que estava curado – verso 15 e 16 dizem que ele fez quatro coisas, perceba os verbos: ele voltou, ele louvou, ele se prostou, ele agradeceu.
O Samaritano se prostou aos pés de Jesus. Essa é a gratidão, louvor e adoração dirigida a Jesus. Como você se sentiria se alguém se curvasse diante de você e o adorasse? Você acharia engraçado. Por que? Porque você não é Deus. Por que o leproso se lançou aos pés de Jesus e O adorou? Porque ele creu que Jesus é digno de adoração. Por que Jesus NÃO o repreendeu por adorar um homem? Porque Jesus é mais que um homem. Ele é Deus. Versos 17-18:
17 Jesus perguntou: “Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?
18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?”
Há três perguntas que Jesus faz aqui nos versos 17 e 18: “Não foram purificados 10?” Onde estão os outros; os outros nove? Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro – este Samaritano?” Vamos voltar ao fato desse leproso ser um Samaritano. Aparentemente os outros nove leprosos eram Judeus e aqui está um leproso que é Samaritano.
Nos dias de Jesus, os Judeus e Samaritanos se davam bem? Quantos de vocês acham que eles NÃO se davam bem – quantos acham que “Judeus não se relacionavam com Samaritanos (João 4:9)?” Interpretação por voto! Eles NÃO se davam bem. Judeus e Samaritanos odiavam-se mutuamente. Eles se evitavam. Mas aqui vocês têm esses Judeus e um Samaritano convivendo juntos. Por que? Porque quando você compartilha um problema, uma situação difícil, as coisas que antes pareciam tão importantes, deixam de ser importantes. Tradição não importa; raça não importa; riqueza não importa; popularidade não importa. Todos agora estão no mesmo barco. À propósito, este é um belo retrato da igreja! Através de Cristo Jesus não há mais distinção entre Judeu e não Judeu, rico e pobre, educado e não educado, Americano e não Americano. Todos são um em Cristo Jesus (Gálatas 3:28).
Jesus ESPERAVA que todos os dez retornassem. Ele havia dito aos dez para que se mostrassem ao sacerdote, mas o texto deixa claro aqui que Jesus esperou que cada um deles voltasse. Todas as pessoas têm que ser agradecidas pelo que Deus tem feito.
Muitas pessoas são como os nove. Os nove foram curados e correram para o sacerdote a fim de serem reintegrados à sociedade, para voltarem para seus amigos, para voltarem para o velho modo de viver. Hoje muitos são como os nove, “Deus, me tira dessa para que eu volte para minha antiga vida.” Muitos são como os nove; como o homem rico do capítulo anterior, vivendo somente para este mundo. Para o Samaritano, há algo mais importante que tempo, brinquedos e tesouros. Há algo muito maior acontecendo aqui. Há algo muito maior ocorrendo aqui e Seu nome é Jesus! Nada é mais importante que adorar a Jesus Cristo. Então o leproso volta para dar glória a Deus aos pés de Jesus. Ele vê algo que os outros leprosos não viram. Assim, verso 19:
19 Então ele lhe disse: “Levante-se e vá; a sua fé o salvou”.
Literalmente, no Grego temos, “Sua fé te SALVOU.” A sua fé te salvou. Em outras palavras, “Eu curei você de sua lepra, mas isso porque você viu algo que os outros não viram, porque você Me viu como alguém ‘digno de adoração, digno de louvor, digno de honra e glória,’ porque você enxerga algo maior acontecendo aqui, é claro que você é um crente. Sua fé te salvou.” Você experimentou não só a cura de seu CORPO; você experimentou a cura da ALMA.”
Algumas pessoas chegam perto de Jesus, mas não experimentam a derradeira salvação. Os nove leprosos chegaram perto de Jesus, eles até experimentaram benção espiritual que vem como resultado da graça comum de Deus – eles foram curados! Mas você pode ser curado de lepra e ainda ir para o inferno. Os nove não experimentaram a cura final – cura espiritual, a cura da alma. Este leproso experimentou ambas, a cura física e a espiritual.
Antes de irmos, quero dar a vocês dois princípios principais e duas perguntas principais. Primeiro princípio:
I. Fé Verdadeira Conduz à Gratidão
Uma pessoa não pode ser verdadeiramente grata a Deus sem fé salvadora. Este leproso tinha fé no Único Deus verdadeiro e veio e se prostrou aos pés de Jesus. Ele estava agradecido porque tinha fé verdadeira.
A razão de algumas pessoas seguirem na vida ingratas com Deus é porque não têm fé. Elas não creem. Paulo escreve sobre isso em Romanos 1. Esta é a nossa posição padrão na vida. Nascemos pecadores, pecadores por natureza e por escolha. Escrevendo sobre aqueles que ainda não possuíam fé salvadora em Cristo, Paulo escreve em Romanos 1:21, “porque, tendo conhecido a Deus (eles conheceram “a respeito” dEle), não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças.” Gratidão a Deus não vem sem fé salvadora em Cristo.
A Razão de algumas pessoas seguirem na vida sem glorificar a Deus nem dar graças a Deus, a razão de algumas pessoas seguirem em suas vidas ingratas com Deus é porque elas não têm fé. Elas não são verdadeiramente crentes. Fé verdadeira leva à gratidão. Número dois:

II. Gratidão Leva à Glorificar a Deus
Este leproso conheceu a Deus. Então este leproso soube que nada era mais importante que glorificar a Deus, agradecer a Deus, e gastar tempo aos pés de Jesus.
Aqui estão duas perguntas para vocês levarem para casa. Número um, pergunte a si mesmo:
1) Eu Sou Verdadeiramente Grato pelo que Deus tem Feito?
Você agradece a Deus pelo seu bem estar físico? Você O agradece todos os dias pelo seu bem estar espiritual? Você percebe o quanto Deus tem feito por você?
O sol nasceu nesta manhã?
Você tinha condições de sair da cama?
Você respira por si próprio?
Seu coração funciona?
Você é capaz de ouvir, ver, tocar, cheirar?
Você conhece a beleza da cor e o brilho da luz?
Você sente o calor de outro ser humano quando o abraça?
Você pode sentir dentro de si amor, alegria, felicidade e paz?
Então agradeça a Deus pelo que o Senhor tem feito!

Segunda pergunta:
2) Como Normalmente Mostro minha Gratidão?
Em outras palavras, “É claro e simples a todo mundo que eu sou uma pessoa agradecida?” Como é a minha conversa? Quando as pessoas me perguntam como estou ou como as coisas vão indo, como eu respondo? “Vão indo!” “Vou levando!” Verdade?!
Como normalmente mostro minha gratidão através de minha conversa e de minha adoração?
Sou verdadeiramente agradecido pelo que Deus tem feito e como demonstro isso?
Gratidão não vem sem fé. Gratidão brota da fé. Deixe-me compartilhar isso com vocês e encerramos com uma oração.
Muitos de vocês são familiarizados com Matthew Henry, o grande puritano de gerações anteriores. Muitos de vocês têm a série de comentários de Matthew Henry. Matthew Henry uma vez foi roubado por uma dupla de homens enquanto caminhava pelas ruas. Aqui está sua resposta de gratidão a Deus após o assalto. Aqui está sua oração:
“Eu agradeço a Ti primeiramente porque nunca fui roubado antes; segundo, porque embora eles levaram minha (carteira), eles não levaram minha vida; terceiro, embora levaram tudo de mim, mas não foi muito; e quarto, porque eu fui o roubado e não o que roubou.”
Fiquemos de pé para orarmos.