Cristãos Piedosos em uma Cultura Ímpia

Cristãos Piedosos em uma Cultura Ímpia

“Cristãos Piedosos em uma Cultura Ímpia”
(1 Pedro 3:13-17)
Série: Força na Adversidade

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1 Pedro, capítulo 3 (Pg 816; YouVersion).

É útil revisar onde estamos no contexto geral e ensinos de 1Pedro. De volta ao capítulo 2, Pedro começou uma nova seção de material onde ele encoraja os Cristãos a viverem suas vidas como pessoas devotas em uma cultura ímpia. Essa nova seção começa no verso 11 do capítulo 2. Na verdade, você tem nos versos de 11 a 12 do capítulo 2 uma introdução dessa nova seção de material. Deixe-me ler esses dois versos:
11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma;
12 Tendo o vosso viver honesto entre os gentios (isto é, os descrentes; o pessoal que não segue a Cristo); para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.
E o que Pedro está dizendo é, “Ei, Cristãos: Lembrem-se quem vocês são. Você são estrangeiros, exilados ou peregrinos. Este mundo não é o lar de vocês, vocês estão apenas de passagem. Assim, conforme vocês vivem em meio a uma cultura ímpia, vivam de forma diferente dos outros.” E então Pedro nos dá vários exemplos de como viver: verso 13, como Cristãos devem se submeter ao governo, verso 18, como servos devem viver diante de seus senhores, capítulo 3-verso 1, como esposas e maridos devem viver, verso 8 da última vez: como todos os Cristãos devem viver diante um do outro e diante dos descrentes, vivendo como pessoas que são chamadas a abençoar os outros, verso 9, “não retribuindo mal com mal ou injúria por injúria, mas ao contrário abençoando, sabendo que vocês são chamados a isso,” e isso segue adiante no verso 12.
E o que Pedro faz na passagem de hoje, começando no verso 13, é prosseguir nesse ensino sobre viver como estrangeiros e alienígenas em um mundo que não é nosso lar, vivendo diante de descrentes, vivendo como Cristãos em um mundo não-Cristão, tentando viver como pessoas devotas em uma cultura ímpia, vivendo entre pessoas que são resistentes ao Evangelho.

Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

13 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?
14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
15 Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
16 Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
17 Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.
Oração.

Introdução:
Muitos de vocês são familiarizados com JRR Tolkien e sua trilogia, O Senhor dos Anéis. Graças aos filmes, muitas pessoas têm tomado conhecimento dos livros de Tolkien e ainda mais recentemente agora nos cinemas, O Hobbit, que não é um filme ruim, à propósito se você gosta de todas essas coisas do Senhor dos Anéis.
No primeiro livro da trilogia de Tolkien, A Sociedade do Anel, os pequenos hobbits se encontraram com alguns elfos que estavam exilados naquilo que Tolkien chama de “terra-Média,” o lugar onde os hobbits vivem e se movem. E esses elfos são um povo único que vivem na terra-Média, mas essa terra não é de fato o lar deles. O lar deles é um tipo de paraíso celestial além do Mar Ocidental.
Então Frodo e os demais hobbits estão na floresta e ouvem o canto desses estranhos elfos enquanto se aproximam para ver o que é. E existe uma parte da canção que diz:
Ainda nos lembramos, nós que moramos
Nesta terra distante abaixo das árvores,
A luz das estrelas nos Mares Ocidentais
E o que esses elfos estão fazendo é lembrando de um lugar que é de fato o lar deles. Eles são exilados na terra-Média. A maioria dos de sua raça vive em uma terra além do Mar Ocidental. E enquanto isso, esses elfos ajudam os outros e tentam manter a paz, mas seu verdadeiro lar é nesse paraíso além mar e seu verdadeiro lar está em seus corações. E assim eles frequentemente se perguntam, olhando na direção de seu verdadeiro lar e com um tipo de olhar “distante” em seus olhos, eles cantam:
Ainda nos lembramos, nós que moramos
Nesta terra distante abaixo das árvores,
A luz das estrelas nos Mares Ocidentais
E Pedro nos conta aqui nesta passagem que – como essas pessoas – estamos vivendo em um mundo que não é nosso lar. Nós também somos estrangeiros, alienígenas, peregrinos ou exilados e um mundo que é não é nosso destino final. Nosso lar está “além mar,” se você preferir. E muitos dos nossos já estão lá, já estão em casa no paraíso chamado céu.
E nós também nos encontramos cantando canções do céu. As pessoas de nossa terra tendem a nos considerar como um povo singular. Muitos se opõe a nós, mas eles deveriam nos ver como pessoas que estão tentando ajudar os outros, tentando manter a paz, mas deveria ser evidente para eles que outro lar está em nossos corações. E eles nos assistem vindo aqui Domingo após Domingo cantando a respeito de nosso verdadeiro lar, nosso lar além mar, nosso verdadeiro lar no ceú.
Enquanto isso, como vivemos aqui? Deixe-me dar-lhes algumas coisas que emergem de nossa passagem nos versos 13-17 que nos ensinam a respeito de viver aqui em nosso mundo temporário, vivendo como povo piedoso em uma cultura ímpia. Primeiramente, Pedro volta ao tema recorrente, número um:
Nós Devemos Sofrer Regularmente (13-14,17)
Isso não é um novo ensino em 1Pedro. Ele já nos falou anteriormente que Cristãos podem esperar sofrer. A realidade do sofrimento pode não se encaixar muito bem para aqueles do evangelho da prosperidade.
É popular em nossos dias na pregação e ensino se evitar a realidade do sofrimento. Sofrimento não vende muito bem e alguns pregadores e professores evitam o tópico completamente, pessoas que estão mais interessadas em construir multidão do que construir uma igreja, e existe diferença.
O Novo Testamento ensina que Cristãos devem esperar sofrimento e perseguição. Jesus diz a Seus seguidores em João 15:19, “Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria os seus. Porém como você não são do mundo…o mundo odeia vocês.”
Ele não quer dizer que todos os descrentes sempre, em todos os momentos, estarão sempre contra nós, mas Ele quer dizer que quando você seguir a Cristo, você estará contra a correnteza. Você estará vivendo como Cristão anti cultura. Você está vivendo entre pessoas altamente resistentes ao Evangelho e então você pode esperar algum sofrimento e perseguição. Veja o verso 13:
13 E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?
Parafraseando o verso 13, “De maneira geral, você evitará problema se você fizer a coisa certa.” Genericamente falando faça o bem, fique fora de problema e você não entrará em mais problemas.”
Existe um tipo de “sanduiche” aqui nesta passagem. Verso 13 é a parte de cima do sanduíche e o verso 17 é a parte de baixo. O verso 17 corre paralelo ao verso 13. Diz o verso 17:
17 Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.
Então você pode sofrer ao fazer o bem ou pode sofrer fazendo o mal. E note com cuidado a primeira parte do verso 17, “Porque melhor é, se a vontade de Deus assim o quer, que padeçais fazendo bem…” Percebeu? “Se for a vontade de Deus.” Frequentemente, é a vontade de Deus que soframos fazendo o bem.
Novamente de volta ao verso 13. De maneira geral, você vai evitar problema se você fizer a coisa certa. Permaneça longe de problemas e você estará menos propenso a entrar em problemas.
Então Pedro diz no verso 14:
14 Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;
Então Pedro lembra os Cristãos que, na verdade, terminam sofrendo pela causa da justiça, isto é, sofrendo perseguição apenas por ser um Cristão, Pedro diz, “Se isso funciona com você, você é abençoado.”
Isso traz a mente o ensino que Pedro tinha ouvido de Jesus em Seu Sermão do Monte, Mateus 5:11-12:
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Assim, se você deve sofrer por ser um Cristão, você é abençoado. Jesus diz, “Alegre-se e seja muito feliz, porque grande é sua recompensa no céu.”
Nesta semana, alguns de vocês sofrerão por causa da justiça. Em nossos dias e cultura isso significa que alguns de vocês não receberão uma promoção ou oportunidade porque outros sabem de seus compromissos Cristãos. Alguns serão considerados “menos legais” porque são Cristãos. A galera vai odiar vocês. Algumas de vocês senhoras serão lembradas como “não mais pertencendo” ao grupo porque vocês parecem sempre estar falando de seu verdadeiro lar. É como se vocês estivessem sempre cantando:
Ainda nos lembramos, nós que moramos
Nesta terra distante abaixo das árvores,
A luz das estrelas nos Mares Ocidentais
É claro que o tipo de perseguição que os leitores de Pedro estavam enfrentando em seus dias era diferente. Em poucos anos depois que Pedro escreveu essa carta, muitos Cristãos vivendo no Império Romano passariam por severas perseguições, muitos seriam mortos à espada, simplesmente porque professaram a fé em Cristo e se recusaram a declarar que o César Romano era Senhor.
É por isso que Pedro diz na segunda parte do verso 14, Pedro diz no verso 14, “E não temais com medo deles, nem vos turbeis.” Isso é uma citação do profeta Isaías (Isaías 8:12-14) onde Isaías está dizendo, “Não tema os outros, tema a Deus.”
Então Pedro está como quem diz, “Quando sua vida estiver em risco por causa de sua fé em Cristo, não tenha medo. É melhor temer a Deus que temer os outros.” E enquanto poucos de nós, se houver, enfrentar esse tipo de situação nesta semana, onde nossas vidas estiverem em risco por conta de nossa fé Cristã, saiba que há outras maneiras pelas quais podemos temer os outros.
Você pode ter medo de falar por Cristo. Você pode temer assumir uma posição por seus princípios Cristãos no trabalho. Você pode temer as consequências de seus colegas de escola ou de trabalho, quando eles ouvirem que você frequenta o culto e a EBD na Primeira Igreja Batista de Henderson. Você pode temer que as pessoas pensem que você é alguma coisa bizarra ou estranha por ser um Cristão. Pedro diz no verso 14, “E não temais com medo deles, nem vos turbeis.”
Pedro fica realmente prático e conta como Cristãos fazem isso. Ele diz no próximo verso, verso 15, “santificai ao Senhor Deus em vossos corações.” O texto diz literalmente, “santifique a Cristo como Senhor.” Santificai a Cristo como Senhor ou conforme traz a tradução NVI, “santifiquem Cristo como Senhor em seu coração.”
Faça uma firme decisão de santificar a Cristo como Senhor, santifique a Cristo de forma decisiva. Essa é a segunda ação nesta passagem. Número dois:
Nós Devemos Santificar Decisivamente (15a)
Santifique a Cristo como Senhor. O tempo verbal fala de uma ação decisiva e está no modo imperativo. Então é algo que devemos fazer. Cristãos devem tomar uma decisão de regularmente e continuamente, “Em (seus) corações, santificarem a Cristo como Senhor.”
Isso significa crer, realmente crer do fundo de nossos corações que o Senhor Jesus Cristo está no controle de todas as coisas, não os seus inimigos. Jesus Cristo está no controle, não a suas circunstâncias. Jesus Cristo está no controle, não seus sentimentos.
Então de maneira regular, todo dia, e durante o dia, Cristãos devem “em seus corações, santificarem a Cristo como Senhor.” Levantamos a cada manhã e dizemos, “Jesus, eu creio que VOCÊ está no controle deste dia, não os meus inimigos, não minhas circunstâncias, não meus sentimentos. VOCÊ é soberano. Em meu coração eu santifico você como Senhor de tudo.
Em meu coração eu tenho uma profunda confiança de que você está no controle de minha vida, minha família, meu emprego, minha saúde, minhas finanças, minha situação. Em meu coração, eu coloco Jesus Cristo como Senhor. Obrigado por ser Senhor e obrigado por sempre fazer as coisas certas.
Agora essa ação de “santificar a Cristo como Senhor no coração” nos conduz a habilidade de fazer a terceira ação. Pedro ensina, número três:
Nós Devemos Falar Corajosamente (15b-16)
Quando nós santificamos de forma decisiva, nós somos capazes de falar corajosamente. Pedro diz no verso 15, “Santificai o Senhor em seus corações:
15 … e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,”
Isso significa, “Esteja sempre pronto a falar sobre sua fé em Cristo.”
Você está sempre pronto a fazer isso?
Se você tem o hábito de, “santificar a Cristo como Senhor em seu coração,” então você estará pronto para falar sobre sua fé em Cristo. Você terá a ousadia de fazer isso mesmo quando estiver se posicionando firmemente por Cristo em meio a descrentes.
Pedro diz para fazermos isso não de maneira a dar um show, mas muito além disso – verso 15 – “com mansidão e temor.” Isto é, “com gentileza e respeito (ESV – Versão Inglês Padrão).” Ele acrescenta no verso 16:
16 Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.
Em outras palavras, conforme coloca a Bíblia de Aplicação para Vida:
“Você pode não ser capaz de impedir as pessoas de falarem mal de você, mas você pode ao menos parar de supri-las com munição. Conforme você fizer o que é certo, suas acusações serão vazias e somente irá envergonhá-los. Mantenha sua conduta acima da crítica!”
Agora quero que você perceba algo aqui sobre esse assunto de falar corajosamente. Pedro diz no verso 15 que devemos, “sempre estar prontos para dar resposta a qualquer um que perguntar qual a razão de nossa esperança.”
Pedro presume que as pessoas perguntarão a respeito de nossa fé. Ele presume que os outros vão perceber que somos diferentes. Assim, ele diz que, “Quando isso acontecer esteja pronto para falar corajosamente.” Esteja pronto para falar corajosamente sobre sua fé em Cristo.
Quer você esteja em julgamento pela sua fé ou quer você esteja falando abertamente, fale corajosamente, fale de maneira cativante porque em seu falar você está compartilhando as Boas Novas do Evangelho, você está apontando as pessoas para Cristo.
Você percebe que existe uma aplicação aqui para nós hoje. Nós podemos assumir que as pessoas vão notar que somos diferentes. Podemos até encontrar pessoas que nos questionem a respeito de nossa fé. Devemos estar sempre prontos para dizer-lhes no que cremos e porque cremos.
Uma das melhores coisas que podem ocorrer a você é quando, enquanto você estiver no trabalho, um colega de trabalho ou de escola diz, “Ei, tem algo diferente em você. O que é?” E você tem a oportunidade de compartilhar com eles o Evangelho.
Essa oportunidade acontece mais quando você coloca Cristo como Senhor em seu coração. Você faz isso, crendo que Ele está no controle e não suas circunstâncias ou seus sentimentos. Então as pessoas notam um peso em sua fé e te perguntam, “O que há com você? Você não parece ficar agitado como as outras pessoas aqui no trabalho. Você não parece ficar alarmado como os outros quando recebe más notícias sobre sua saúde, família ou finanças. O que é isso em você?” Então você tem uma oportunidade de dar uma resposta. E você fala para eles sobre Jesus. Apenas conte a eles no que você crê e porque você crê.
E há algo realmente encorajador para nós lembrarmos: quando falarmos de Cristo é o Espírito de Cristo que fala através de nós.
Você pode lembrar lá no capítulo 1 que “o Espírito de Cristo” testemunha através dos crentes. Pedro diz de nossa salvação no capítulo 1 e versos 10-11:
10 Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,
11 Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
O “Espírito de Cristo” testemunhou de Cristo através dos profetas. Pedro diz que a mesma coisa acontece em nosso caso.
Ele ensina nos versos seguintes – versos 18-20, que “o Espírito” de Cristo pregou ao povo nos dias de Noé através de Noé quando ele estava construindo a arca, descrentes que agora estão “em prisão” porque se recusaram a ouvir a mensagem salvadora de Noé.
Nós vamos ver esses versos com mais cuidado na próxima vez, mas por agora apenas perceba o encorajamento aqui. Como nos tempos do Velho Testamento, quando o “Espírito de Cristo” pregava através de seguidores fiéis, assim, em nossos dias, o Espírito de Cristo fala através de nós.
Então a qualquer momento você fala de Cristo, Cristo fala através de você.
Noé falou a mensagem de salvação aos descrentes de seus dias. E Pedro ensina que quando Noé falou, o Espírito de Cristo falou através dele, pregando através de Noé.
Toda vez que você falar de Cristo, Cristo fala através de você. Então não tenha medo de dar resposta a qualquer um que te perguntar a razão da esperança que você tem em Cristo. Não tema falar corajosamente. Quando você firmar a Cristo como Senhor em seu coração, você pode falar corajosamente, lembrando que o Espírito de Cristo fala através de você.
Toda vez que você falar de Cristo, Cristo fala através de você. Toda vez que eu falo de Cristo, Cristo fala através de mim. Diga isso comigo: “Toda vez que eu falo de Cristo, Cristo fala através de mim.”
Assim não se preocupe com o que falar. O Espírito de Cristo fala através de você. E não se preocupe com os resultados. Noé não obteve bons resultados. Noé sabia o que significava viver como uma pessoa piedosa numa cultura ímpia. Noé teria sido capaz de se identificar com os Cristãos dos dias de Pedro. Noé falou aos descrentes de seus dias. O Espírito de Cristo pregou através de Noé. E a mensagem de Noé era, “Entrem na arca! O julgamento está chegando!”
Noé teve sucesso? Ao final do ministério de Noé houve apenas 8 conversões (3:20).
Seja encorajado: Deus não nos chama para termos sucesso. Ele nos chama para sermos fiéis.
Fiéis seguidores de Cristo:
– Sofra regularmente
– Santifique-se decisivamente e,
– Fale corajosamente.

Fiquemos de pé para orarmos.