Colocando o Novo em 2016

Colocando o Novo em 2016

“Colocando o Novo em 2016”

(Colossenses 3:5-11)

Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

• Eu convido vocês a pegarem suas Bíblias e se juntarem a mim em Colossenses, capítulo 3, para continuarmos nossa série de mensagens através dessa pequena carta (Pg 793; YouVersion).

Neste primeiro Domingo do ano novo, conforme nossos pensamentos estão tanto no velho como no novo ano, nós estamos, providencialmente, estudando a passagem da Escritura que fala especificamente sobre o velho e o novo; especificamente sobre tirar o velho e colocar o novo. Nós vamos ouvir essas palavras conforme lermos o texto em poucos instantes.

E Paulo também diz que Cristãos devem estar cientes que têm que matar certas coisas. Como isso te afeta? Existem certas coisas que temos que matar. Ele diz que Cristãos têm que “matar” certas coisas que são terrenas dentro deles, ou seja, pecados.

Isso é impressionante porque Paulo abriu o capítulo 3 com esse tema maravilhosamente positivo sobre a vida em Cristo. Vocês vão se lembrar da última vez que nos reunimos do início do capítulo 3 onde Paulo fala sobre colocar nossas mentes nas coisas do alto e não nas coisas terrenas. E ele acrescenta, “porque vocês morreram, e suas vidas estão escondidas com Cristo em Deus,” Cristo, “a nossa vida.”

Paulo fala sobre uma ação positiva que temos que tomar, buscando as coisas que são do alto, colocando nossas mentes nas coisas do alto. Mas não é o suficiente ao Cristão simplesmente buscar as coisas que são do alto; eles devem ao mesmo tempo dizer não para as coisas que são de baixo; ou seja, eles devem continuamente matar as coisas que pertencem ao velho Eu, os velhos caminhos, as coisas que eram parte de nossas vidas antes de aceitarmos a Jesus.

Nós morremos para o nosso velho eu. Vocês se lembram disso em Colossenses 3:3? “Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” Se você é um Cristão, você morreu para o seu velho eu.

Talvez você tenha ouvido falar sobre o que as duas irmãs Warren Wiersbe escreveram. As duas irmãs foram salvas e começaram a viver para Cristo. Elas costumavam participar de festas e danças agitadas e depois que aceitaram a Cristo, elas receberam um convite de uma pessoa que aparentemente não sabia da conversão delas. E as irmãs simplesmente retornaram o convite escrevendo: “Lamentamos que não poderemos ir porque morremos recentemente.”

É assim que devemos pensar de nossas velhas vidas antes de Cristo. Morremos para isso. E desde que morremos para a velha vida, então morreremos diariamente para os pecados que pertencem a velha vida. E este é o impulso principal de nosso estudo nesta manhã. Paulo invoca os Cristãos a morrer para aquelas velhas tendências e padrões pecaminosos que pertencem as nossas vidas anteriores. Ele escreve para assegurar que os Cristãos não tragam aquela velha maneira de pensar e viver para suas novas vidas em Cristo.

• Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

5 Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,

7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.

8 Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.

9 Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas

10 e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

11 Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Oração.

Introdução:

Alguns anos atrás eu e Michele assistimos alguns episódios de um programa na TLC (canal de tv) chamado, “O Que Não Usar.” E o programa era sobre uma casal de especialistas em moda que ajudam pessoas comuns a descobrir como escolher suas roupas e os estilos mais adequados e coisas do tipo.

O modo como uma pessoa entra no programa é através de um amigo ou companheiros que contatam o programa e recomendam que eles venham checar o amigo deles que precisa desesperadamente de ajuda. Então esses dois especialistas em moda fazem uma visita e olham o guarda-roupas da pessoa e jogam fora todas as coisas que estão fora de moda e dão para a pessoa certa quantia de dinheiro e a ensinam como comprar coisas boas que mais se adequam à pessoa.

Um dos aspectos mais engraçados do programa era que frequentemente as pessoas eram totalmente alheias ao fato de estarem realmente “fora de moda.” Às vezes elas argumentavam com os especialistas em moda ou insistiam em manter algumas peças de seu vestuário que os especialistas haviam recomendado que deveria ser descartado.

Bem, esses sete versos que acabamos de ler são como o episódio de Deus do “O Que Não Usar.” E conforme revermos esses versos, seremos sábios se permitirmos que Deus seja o especialista. Vamos permitir que Ele acesse nosso guarda-roupas espiritual e nos diga o que jogar fora.

Se formos honestos, provavelmente existem algumas coisas que temos colocado em nossos closets espirituais, algumas coisas que não deveríamos estar usando, coisas que não combinam conosco. Essas coisas não parecem certas para nós. E talvez como algumas pessoas no programa de televisão, possa ser que a inadequação daquilo que estamos usando seja mais obvio para os outros do que para nós mesmos. Nós apenas não enxergamos isso. Temos usado isso a tanto tempo, sabe como é.

Deus tem uma palavra aqui para todos e para cada um de nós se tivermos ouvidos para ouvir. Então vamos ouvi-LO conforme estudamos Sua Palavra. Duas divisões principais dessa passagem será seguida por alguns pontos úteis de ação, certo? Primeiramente duas divisões principais, coisas para vestir e para tirar. Número um:

I. Tire o Velho (5-9)

Veja o verso 5 mais uma vez:

5 Assim (isto é, à luz dos versos anteriores a respeito de Cristo ser a nossa vida e que morremos para o velho eu, portanto), façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

Paulo diz, “Façam morrer seus membros que estão na terra.” Algumas traduções são muito úteis aqui. Eu gosto da maneira como a Tradução Nova Vida coloca isso. O verso 5 é, “Assim faça morrer as coisas terrenas pecaminosas que estão escondidas dentro de você.” Eu acho que isso captura melhor essa frase. Faça morrer as coisas terrenas pecaminosas que estão escondidas dentro de você.

Quais coisas terrenas pecaminosas estão escondidas dentro de nós? Coisas do tipo – verso 5 – imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

Quando aceitamos a Cristo somos novas criações. Isso é muito importante! Nós fomos transformados. Na verdade, é porque morremos com Cristo (Colossenses 3:3) que podemos, na verdade, eliminar essas práticas pecaminosas de nossas vidas. Lembrando do ensinamento de Paulo em Romanos 6:11 “Considerem-se mortos para o pecado.” É extremamente útil dizer ao longo do dia, “Estou morto para isso. Estou morto para aquilo.”

Percebam que Paulo não está falando meramente de mudança de comportamento aqui. Pessoas podem fazer coisas para mudarem seus comportamentos. Descrentes podem parar de tomar bebida alcoólica. Não Cristãos podem aprender a demonstrar restrição e não cometer luxúria e adultério. Ninguém discute isso ou argumenta que tal ensinamento não seja útil. Pela habitual graça de Deus, descrentes podem fazer muito no que diz respeito a mudar velhos hábitos.

Mas Paulo não está escrevendo aqui sobre noções seculares de modificação comportamental. Ele não está escrevendo sobre como melhorar a vida de alguém de forma que as pessoas possam meramente ter uma vida melhor neste planeta, “um eu melhor!” mesmo que alguém mude o seu comportamento, ninguém pode parar de pecar ao ponto dele ou dela agradar a Deus.

Paulo não está meramente abordando a modificação de comportamento. Ele está escrevendo para Cristãos que têm novas naturezas e têm o Espírito de Deus vivendo dentro deles. Ele está escrevendo para Cristãos que têm vida em Cristo, identidade em Cristo, valor próprio em Cristo. Ele está escrevendo para aqueles que morreram para suas velhas vidas e estão encontrando alegria e satisfação somente em Cristo. Ele está escrevendo para aqueles que podem, na verdade, porque têm uma nova natureza, viver um novo tipo de vida.

Por essa razão, Cristãos devem fazer morrer as coisas terrenas pecaminosas escondidas dentro deles, coisas do tipo – verso 5 de novo – imoralidade sexual, uma palavra que se refere a todas as formas de intimidade sexual fora do casamento bíblico, a união heterosexual entre um homem e uma mulher. Isso é seguido por uma palavra similar, impureza. Preste atenção em Derek Thomas, aqui ele escreve:

É assombroso pensar que a primeira coisa que Paulo menciona é imoralidade sexual. A palavra que ele usa cobre toda forma de prostituição, todo desvio sexual ilegítimo, tanto heterosexual, como homosexual e até bestial. Ele faz um link disso com a atitude do coração: impureza. Com isso ele quer dizer para considerarmos que o que a mente guarda em segredo, o corpo vai expressar externamente.

O que a mente guarda em segredo, o corpo vai externar. É por isso que é tão perigoso, percebem. Permitir que a imoralidade sexual espreite dentro de nossas mentes é pecado e errado. E se não for levado a sério, pensamentos pecaminosos se tornam ações pecaminosas. Todo pecado começa primeiramente, direto aqui (em nossas mentes).

Paulo acrescenta outras tendências pecaminosas que podem estar no guarda-roupas espiritual de alguém: paixão (isso é a paixão voltada para o mal; paixão pela luxúria), desejos maus e a ganância, ele diz, que é idolatria.

Desejos maus tais como ganância e cobiça podem tomar o lugar de Deus e se tornarem ídolos. Eles substituem a adoração a Deus e o amor a Deus e se tornam o foco e a devoção do coração do Cristão. Que perigo! Tire isso. Retire isso de seu armário!

Paulo enfatiza o perigo da falha do Cristão em fazer morrer essas tendências e jogá-las fora no verso 6. Ele escreve:

6 É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,

Paulo está simplesmente lembrando os Colossenses que Deus vai julgar as más ações daqueles que são consumidos pelo mal. E então ele os lembra que eles não vivem mais dessa maneira, verso 7:

7 as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas.

O ponto é: Você não vive mais dessa maneira. Não vista essa velhas roupas. Isso não combina com você. Não cabe em você. Isso fica horrível em você. Então faça morrer essa velhas tendências terrenas que estão escondidas dentro de você. Coloque-as para morrer e jogue-as fora. Verso 8:

8 Mas agora, abandonem todas essas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.

Paulo lista mais cinco ítens que não deveriam estar no armário espiritual do Cristão. E esses cinco comportamentos estão diretamente ligados a relacionamentos dentro da igreja: ira, indignação, maldade, maledicência (ou falar mal dos outros), linguagem indecente.

Nenhum Cristãos deve “vestir” esses ítens. Livre-se dessas coisas. Elas não servem mais em você. Você luta com algumas dessas coisas? Ira? Indignação? Você tem a tendência de perder as estribeiras? Com muita frequência os Cristãos tratam esses pecados de forma light, como se eles não fossem algo sério. Mas Paulo os lista aqui como pecados que são inconsistentes com a vida Cristã. Livre-se deles.

Talvez sejamos como o pessoal do programa de TV; nós nem percebemos que estamos usando essas coisas. As outras pessoas estão mais atentas ao que estamos usando do que nós mesmos.

E a malícia ou calúnia? Você odeia quando as outras pessoas têm sucesso e você não consegue se alegrar com elas? Você secretamente despreza o sucesso dos outros? Você fala dos outros de forma que eles pareçam maus e você parece ser o bom? Já fez isso com relação a membros de outra igreja?

E quanto ao seu linguajar? Paulo diz para tirar a “linguagem indecente.” Não é certo. Presidentes de empresa orgulhosos ou políticos poderosos podem usar linguagem indecente, mas não faça isso. Isso não combina com você. Não parece certo para você. Não cabe em você. Verso 9:

9 Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas

Não minta, já que você se livrou do velho homem – o velho eu – com seus atos. Perceba a ordem: Já que você se livrou do velho, então não coloque de volta a velha roupa, velhas coisas do tipo mentir um para o outro. Se livre do velho. E eis aqui a segunda divisão do texto, versos 10 e seguintes:

II. Vista-se do Novo (10-11)

Verso 10:

10 e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Por um lado, isso já aconteceu (você se vestiu do novo homem). Quando você aceitou a Cristo como seu suficiente Salvador e Senhor, você se tornou uma nova criação com uma nova identidade.

Por outro lado, “o qual está sendo renovado” sugere um processo em andamento diariamente. Cristãos devem diariamente alinhar seu comportamento com a nova identidade em Cristo, se tornando cada vez mais parecidos com Cristo com o passar dos dias. É esse o significado da frase, “à imagem do seu Criador.” Deus deseja que nos pareçamos cada vez mais com nosso Criador, com nosso Senhor.

Como novas criações não há – verso 11:

11 Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Não existem “níveis de status” entre Cristãos, alguns melhores que outros. É esse o ponto do verso 11. Nós estamos todos no mesmo nível, não importa nossa origem ou situação social. Estamos todos em Cristo. Ele é tudo e em todos nós.

O que Paulo está ensinando, então, é que Cristãos devem se parecer com o nosso Senhor, agindo como pessoas que já são. Cristãos devem diariamente alinhar seus comportamentos com sua nova identidade em Cristo. Tire o velho e coloque o novo.

É como Lázaro sendo ressuscitado da morte e então você vai vê-lo mais tarde e você o encontra de volta àquele sepulcro com aquelas velhas ataduras o cobrindo novamente. Aí você diz, “Lázaro! O que está acontecendo, homem?!” “Você está livre meu caro! Tire essa velhas ataduras e saia deste sepulcro!”

Alinhe seu comportamento com sua nova identidade em Cristo.

**Ações a Seguir:

1) Leve o Pecado a Sério

A frase “fazer morrer” no verso 5 deve nos fazer parar para pensar. “Fazer morrer” indica a seriedade do assunto. Não devemos brincar com isso. Não devemos meramente reduzir ou pecar menos, devemos fazer morrer esses pecados.

Essas frases, “fazer morrer” no verso 5 e “abandonem todas estas coisas” no verso 8 são frases que implicam numa ação decisiva e deliberada. Eu citei Derek Thomas anteriormente. Prestem atenção nele mais uma vez. Ele diz, “Paulo está preocupado não apenas com a determinação de mortificar o pecado, mas com o desejo de se livrar dele completamente. É como se ele estivesse dizendo: ‘Coloque suas mãos no pescoço desse pecado e não alivie a pressão até que pare de respirar.’”

Tim Challies, em um devocional muito útil a respeito de matar os pecados da imoralidade sexual, enfatiza esse assunto de se levar o pecado a sério fugindo dele. Ele adverte:

Fuja, meu irmão. Aprenda como e quando correr e não ser envergonhado por fazer isso. Não brinque com pecado sexual. Não faça do pecado sexual algo light. Não ria ou faça piada sobre os pecados pelos quais Cristo morreu. Não permita a si próprio a menor prova ou uma breve olhada naquilo que Deus proíbe. Não há vergonha em correr, mas você deve conhecer bem a vergonha de cair.

“O pecado vai te levar mais longe do que você quer ir, te manter lá por mais tempo do que você gostaria de ficar e custar mais do que você gostaria de pagar.”

Leve o pecado a sério. Em segundo lugar:

2) Alveje os Pecados que Você Precisa Matar (Identifique os Seus)

Nós não estamos interessados aqui em identificar os pecados da pessoa ao seu lado. Estamos olhando para nós mesmos, identificando nossos próprios pecados, alvejando-os. Você conhece os pecados que mais precisa matar? Conhece?

Augustine disse, “O princípio do conhecimento é se reconhecer como um pecador.” Você sabe quais são seus 2 maiores pecados? Você pode nomeá-los? Você deve conhecê-los para alvejá-los.

Os seus podem estar bem aqui no texto: imoralidade sexual; luxúria, sexo fora do casamento em pensamento ou ação; raiva, malícia, ganância. Pode ser algo mais: orgulho; ansiedade; egoísmo; falta de confiança em Deus; bebidas; drogas; gula; viver com medo. Você tem que pensar sobre isso e alvejar os pecados que você precisa matar diariamente.

Se você não sabe, pergunte a sua esposa. Pergunte a seu marido. Pergunte a sua mãe ou pai. Pergunte ao seu filho ou filha. E o mais importante, pergunte a Deus.

Vamos fazer isso exatamente agora. Antes de olharmos as próximas duas ações a seguir, deixe-me te pedir para separar um tempo neste exato momento para pensar sobre isso. Vocês poderiam abaixar suas cabeças? Cabeças abaixadas e olhos fechados. Silenciosamente, ore a Deus. Apenas diga, “Deus, por favor me revele os pecados específicos que preciso matar todos os dias. Quais são as tendências terrenas pecaminosas escondidas dentro de mim?” tome nota delas. Diga, “Obrigado, Senhor, por me revelá-las, amém.”

Agora que você alvejou os pecados que precisa matar, em terceiro lugar:

3) Mate esses Pecados Diariamente Dizendo Não a Eles

Isso requer disciplina de constantemente dizer não ao pecado e sim a Cristo. Eis aqui a realidade, todos nós sabemos que isso é verdade: toda vez que você cai em um pecado específico, você aumenta seu poder e você aumenta a influência dele em sua vida. Certo? Toda vez que você peca e permite que essa tendência pecaminosa tenha lugar em sua vida, você fica fraco e o pecado fica mais forte.

Toda a vez que um homem se permite apenas outra olhadela em pornografia ou apenas um olhar mal intencionado em uma mulher que está passando, ele fica mais fraco e o pecado aumenta em força. Então o que você faz? Você “faz morrer” isso, dizendo não bem na cara. Você diz, “Estou morto para isso” então não vou olhar para isso. Isso não é quem eu sou. Eu estou tirando isso de mim. Isso não combina comigo. É errado.

E toda vez que você disser não ao pecado, você se torna mais forte e esse pecado se torna mais fraco. Toda vez. É um processo. Lembre-se do verso 10: “e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.”

Então é uma disciplina diária. Não existem atalhos. É como ir à academia. Você pode ir lá, treinar todo dia, ficar mais forte, perder gordura e construir músculos. Mas você tem que fazer isso diariamente, todo dia. Você pode fazer apenas alguns dias, mas não espere grandes resultados que dure uma vida toda. É preciso disciplina. É preciso trabalho. Você precisa exercitar diariamente. Isso leva tempo.

E você não pode se vestir do novo antes de se livrar do velho. Uma mãe diz a seu filho para subir as escadas e colocar roupas novas. Imagine ele colocando roupas novas com as velhas!

Muitos de nós formamos hábitos tão profundos e estamos tão acostumados com eles que nem mesmo percebemos o quanto eles estão atrelados a nós, como roupas que se tornam parte de nós. Nós tentamos colocar um novo comportamento, mas estamos colocando o novo sobre o velho e então ficamos surpresos quando não há mudanças duradouras. Devemos remover os comportamentos velhos antes de colocar os novos.

Não me lembro onde vi isso pela primeira vez, mas deixe-me compartilhar com vocês uma declaração simples: “Não haverá mudança alguma até que a dor de permanecer o mesmo se torne maior que a dor da mudança.”

Leve o pecado a sério; alveje os pecados que você precisa matar; mate esses pecados diariamente dizendo não para eles; e em quarto lugar:

4) Encontre Seu Valor e Satisfação Pessoal em Cristo

Paulo vai prosseguir nos versos 12 e seguintes, falando sobre virtudes que os Cristãos tem que “vestir,” mas por agora, vamos lembrar que somos completos em Cristo. Nós encontramos nosso Valor Próprio em Cristo. Nós encontramos nossa satisfação em Cristo.

Toda vez que colocarmos o velho, mais que se livrar do velho, estaremos abraçando algo de nossas velhas vidas. Estaremos tentando encontrar vida, propósito, valor próprio ou satisfação em algo além de Cristo.

Estaremos bebendo da fonte errada. Estaremos bebendo água barrenta de um poço rachado. Estaremos bebendo água que parece satisfazer, mas não satisfaz por muito tempo. Na verdade, é água barrenta que está nos prejudicando a longo prazo.

Não beba água barrenta de um poço rachado. Beba do poço de Cristo! Beba dAquele que disse, “Quem beber de Mim nunca terá sede (João 4:14).” Essa é a maior chave para matar o pecado, dizendo não a ele. Nós dizemos não ao pecado e sim a Cristo.

E toda vez que dizemos não ao pecado, o pecado se torna mais fraco e nós nos tornamos mais fortes. Pode não parecer, mas dizer não a cada e todo pecado, com o tempo, a soma total dessa pequenas vitórias se torna como uma fortaleza de força e estabilidade.

Engenheiros certa vez estavam coçando a cabeça, tentando descobrir como construir a primeira ponte suspensa nas Cataratas do Niagara. Construir uma ponte suspensa se começa esticando uma linha ou um fio atravessando o rio. No Niagara, contudo, águas turbulentas, um vão de 245 metros de largura e 70 metros de despenhadeiro do Desfiladeiro Whirlpool, tornavam a travessia impossível.

Como os engenheiros atravessariam um cabo através do despenhadeiro? Parecia impossível. Mas eles descobriram que poderiam amarrar uma corda fina em uma linha de pipa e fazer a pipa voar do lado Canadense para o lado Americano. A pipa carregou aquela pequena corda fina de um lado para o outro e então amarraram aquela pequena corda fina em uma árvore do outro lado.

Assim, eles amarraram uma corda mais pesada na corda mais fina e puxaram a corda mais pesada. Eles amarraram uma corda ainda mais pesada e puxaram para o outro lado até que finalmente ataram um cabo à corda, um cabo de 36 fios número 10, e atravessaram para o outro lado. Eles atravessaram 365m de cabo antes de construírem as torres e completarem a ponte.

Então nesta semana, quando você for tentado a sentir que está fazendo pouco progresso com os “não” que você diz ao pecado, o primeiro não que você disser poderá parecer com uma frágil linha voando através de um grande desfiladeiro de corredeiras turbulentas. Mas então outro não é como uma corda mais pesada sendo atravessada para o outro lado, até que uma corda mais pesada e finalmente um cabo é atravessado para o outro lado e, um dia, pela graça de Deus, você terá construído uma ponte de aço e se tornará vitorioso sobre aquele pecado e tentação.

Faça morrer as coisas terrenas pecaminosas escondidas dentro de você. Livre-se delas. Tire o velho e coloque o novo.

• Fiquemos de pé para orarmos.