Chamado para Abençoar os Outros

Chamado para Abençoar os Outros

“Chamado para Abençoar os Outros”
(1 Pedro 3:8-12)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem a Palavra de Deus e abram em 1Pedro, capítulo 3 (Pg 816; YouVersion).
Pedro tem falado aos Cristãos em vários relacionamentos. Na verdade, começando no capítulo 2, verso 13, ele escreve sobre o relacionamento Cristão com as autoridades civis, então no capítulo 2, verso 18, ele escreve sobre escravos se relacionando a seus senhores – uma aplicação hoje seria de empregados a seus patrões – então no capítulo 3, verso 1, Pedro escreve sobre a maneira que esposas devem se relacionar com seus maridos e da última vez, nós estivemos em 1Pedro, capítulo 3, verso 7, onde Pedro escreve sobre a maneira que maridos devem se relacionar com suas esposas.
Agora, a partir do verso 8, Pedro vai da instrução sobre relacionamentos individuais entre duas pessoas para relacionamentos corporativos de todos os Cristãos com todas as pessoas. O que ele fala hoje se aplica de forma imediata a todo Cristão neste ambiente. E eu quero que você ouça com atenção essa passagem conforme eu leio em voz alta. Prestem atenção para o que cada e todo Cristão é chamado a fazer.
Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

8 Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes,
9 não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.
10 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;
11 aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.
12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.

Oração.

Introdução:
Você ouviu o que Pedro disse lá no verso 9? Ele disse, “não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo.” Benção! E ele prossegue dizendo no verso 9, “porque para isso fostes chamados.” Chamados a quê? Chamado para ser uma benção. Se você é um Cristão, você é chamado a abençoar os outros. Eu sou chamado a abençoar os outros. Diga comigo, “Eu sou chamado a abençoar os outros.” Este é o meu chamado. Este é o seu chamado.
Agora lembre-se de que Pedro é o autor aqui. Não é incrível o quanto Pedro mudou de quem ele era nos Evangelhos para quem ele é agora? Digo, nos Evangelhos ele é rude, um pescador autoconfiante e arrogante. E parece se dirigir asperamente aos demais discípulos. E quando os caras maus vêm para prender Jesus no Jardim, Pedro saca sua espada e corta a orelha de um deles! – o que significa que ele não era tão bom com uma espada se queria atingir a cabeça, ou talvez se a intenção fosse a orelha, nesse caso ele era muito bom com uma espada!
Mas o quero dizer é que ele está bem diferente do que você lê no verso 9, “Não retribua o mal com o mal. Não devolva insultos – sendo insultado – não faça isso, pelo contrário, abençoe porque você é chamado a abençoar os outros.” Quero dizer, isso é definitivamente diferente do Pedro que lemos em Mateus, Marcos, Lucas e João, não é?
Que diferença o Evangelho faz! Que diferença a salvação faz em nossas vidas! É isso o que torna Pedro tão diferente. Ele mudou. E o que o transformou? O poder do Evangelho. Eu estou dizendo a você que o Evangelho pode mudar sua vida nesta manhã.
O Evangelho pode te transformar. Pode te impedir de ser uma pessoa mesquinha e te tornar uma pessoa generosa. O Evangelho pode transformar sua amargura em perdão. Pode transformar ódio em amor, culpa em liberdade, pode te levar do inferno ao céu. Que diferença o Evangelho faz!
Então como Cristãos, Pedro diz que somos chamados a abençoar os outros.
Vejam o verso 8. A primeira palavra é “Finalmente.” Mas é claro que Pedro tem muito a dizer. Ele prossegue falando sobre muitas outras coisas, mais dois capítulos! É quase igual a falsa promessa de um pregador quando diz, “Finalmente” e então prossegue pregando por mais 20 minutos. A palavra “Finalmente” aqui não significa que Pedro está encerrando a carta, mas encerrando uma seção, uma seção sobre relacionamentos. Lembram-se?
Tendo falado recentemente sobre maridos e esposas se relacionando uns com os outros, ele diz, verso 8, “Finalmente todos vocês,” façam algumas coisas. Todos vocês Cristãos façam algumas coisas. Que coisas? Cinco coisas no verso 8: “sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes.”
Assim Pedro está falando agora a todos os Cristãos na igreja, todo mundo que está ouvindo. E eis o que ele está falando, número um, anote, primeiro ponto principal:
Abençoe Aqueles a Sua Volta (8)
O verso 8 é escrito para todo mundo neste ambiente. Na verdade, John Piper usa esse texto para dar suporte a chamada bíblica para pequenos grupos. Todo Cristão deve fazer parte de um grande grupo – culto corporativo – e de um pequeno grupo – escola bíblica Dominical (EBD).
E conforme você olha ao redor para as pessoas sentadas próximas a você e em frente e atrás e na galeria, e conforme você olha ao redor para as pessoas do pequeno grupo, Pedro está dizendo no verso 8, “sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes.”
Vamos destrinchar isso. Primeiro, “sede todos de um mesmo sentimento.” O que isso significa? Isso significa que todos temos que ser exatamente iguais, sem variação em pensamentos ou talentos, apenas todos dizendo sempre as mesmas coisas como um culto de zumbis ou algo do tipo? É claro que não.
A palavra traz a ideia de harmonia. Todos temos os mesmos pensamentos e atitudes sobre coisas nas quais acreditamos e, porque somos todos diferentes, pensamos e agimos de maneira a trazer harmonia. Como a música que tem uma canção principal ou refrão que segue pela música, mas a bateria faz sua parte, a guitarra faz sua parte, o teclado faz a sua parte, os instrumentos de corda e vocalistas fazem sua parte e o resultado é harmonia.
No verso 8, Pedro diz “todos sejam de um mesmo sentimento, trabalhando juntos em harmonia.” Nenhum de nós é igual, graças a Deus! Viemos de diferentes formações e localidades e temos diferentes bagagens que trazemos conosco nesse conjunto musical, certo? Mas podemos tocar em perfeita harmonia porque estamos todos de acordo como o coral que canta na igreja, as doutrinas essenciais de Deus e Seu Filho, Jesus Cristo.
Você abençoa seus irmãos e irmãs próximos a você e em sua classe de EBD quando você mostra um apreço pela singularidade de cada indivíduo. Abençoe aqueles a sua volta. Sejam de um mesmo sentimento.
Tem uma senhora maravilhosa na igreja que pastoreei anteriormente chamada Shirley. E quando penso em encorajar os outros e abençoar os outros, às vezes penso em Shirley que abençoou minha família de tantas maneiras. Mas um dia num esforço de abençoar seu pastor, Shirley me deu um livro. Seu título era, “Encorajando Seu Pastor.” E ela havia comprado o livro para me encorajar. O que ela não sabia é que aquele livro não era para ser lido pelo pastor, mas para os membros de igreja sobre as várias maneiras com que poderiam abençoar seu pastor. E mais tarde foleando o livro pensei, “Ó, seria muito bom se alguém fizesse isso! Ó, essa é boa também, Ó que benção seria isso!” Agora eu não disse a Shirley que ela me deu um livro que supostamente ela mesma deveria ter lido. Ela queria me encorajar e ao me dar o livro ela demonstrou que estava pensando nos outros e queria usar seus dons e talentos únicos de forma harmoniosa. “Sejam de um mesmo sentimento.”
Verso 8 novamente, a próxima coisa que ele diz, sejam “compassivos.” É a palavra sumpaqei√ß, de onde temos, “Simpático.” Nós mostramos simpatia por outros Cristãos em nossa igreja. Nós somos compassivos ou temos compaixão pelas pessoas do pequeno grupo e em nosso grande grupo. Nós compartilhamos nos maus e bons momentos. Paulo diz em Romanos 12:15, “Alegrai com os que se alegram e chorai com os que choram.”
Assim você abençoa seu companheiro irmão ou irmã quando você se alegra nos bons momentos deles – quando eles são promovidos, quando tem bons momentos nas férias, quando estão com boa saúde. Você não tem ciúmes, você se alegra com eles nesses bons momentos. E quando eles têm maus momentos, você não diz, “Bem, estou feliz que não esteja acontecendo comigo,” não, você chora com eles quando eles choram. Você abençoa os outros na medida que consegue ouvir suas mais íntimas lutas e senta ao lado delas e chora quando elas choram.
É por isso que tantos Cristãos nesta igreja amam seu pequeno grupo de EBD. O grande grupo é importante para ouvir a Palavra de Deus proclamada e cantar hinos de louvor ao Senhor, mas no pequeno grupo você tem a oportunidade de compartilhar vitórias e derrotas e tem o privilégio especial de ser “compassivo” um com o outro.
A próxima frase no verso 8 é, “cheios de amor fraternal.” Seria melhor traduzido por, “Amem como irmãos que vocês todos são.” Se refere ao amor de todos os Cristãos uns pelos outros. Amem como os irmãos e irmãs que todos vocês são. Vocês são uma família de irmãos e irmãs. E assim como vocês têm amor por sua família de sangue, ame os irmãos e irmãs de sua família na igreja.
Perceba que é como se existisse um “crédito” que você dá aos seus irmãos e irmãs em sua família sanguínea. Um deles dá um fora ou diz algo que te desagrada, e você lhes dá um “crédito” porque eles são família. Você diz, “Veja bem, esse é meu irmão. É assim que a minha irmã é, mas eu ainda a amo.” Esse é o mesmo tipo de graça que você estende a seu irmão ou irmã Cristão na igreja. Mostre amor dando-lhes um crédito. Diga, “Tudo bem, esse é meu irmão ou irmã. Eles são legais. Eu os amo de qualquer maneira.”
Mais dois comportamentos no verso 8: seja misericordioso, seja atencioso. A palavra, “tenderhearted” – na versão em inglês, deriva de uma palavra estranha no original Grego. É uma palavra que faz referência aos órgãos internos literalmente. Rude isso, não? (A versão JFA corrigida, revisada e fiel é a versão em português que mais se aproxima do original) é a palavra Grega eu¡Splagcnoi. Às vezes falamos sobre “ter entranhas” – ter coragem, ou falamos sobre uma pessoa com “força intestinal” – força moral.
Veja que Pedro usa essa palavra porque transmite a ideia de sentir por alguém com todo seu eu interior. É isso o que ele quer dizer quando fala, “Seja misericordioso” ou “tenderhearted” – na versão em inglês. Sinta por seu irmão e irmã com toda força de suas entranhas. Aqui está como isso funciona: um irmão ou irmã na igreja compartilha sobre uma recente dificuldade ou luta. Talvez eles compartilhem a respeito de um membro da família que está se perdendo na fé. Você se senta próximo a esta pessoa e você imagina o que seria estar no lugar dela. Você imagina seu próprio filho ou filha passando pelo mesmo problema. Você sente por dentro o que eles sentem. Você sente a dor, você sente a luta. É isso o que significa ser misericordioso aqui. Faça isso hoje e seja uma benção para os outros.
Finalmente, o último comportamento no verso 8 é a palavra “cortês – versão em inglês,” seja cortês, amável. A maioria das traduções trazem a palavra, “humilde” (como é o caso em português), “Seja humilde.” Ambos os comportamentos são importantes. Ser cortês e humilde é o que Cristãos fazem quando entendem que são chamados a abençoar os outros. A própria palavra “outros” traz a ideia de cortesia e humildade de nossa parte.
Então Pedro ensina, “Abençoe Aqueles a Sua Volta.” Segundo ponto principal, número dois:
Abençoe Aqueles que se Opõe a Você (9)
Pedro agora se volta àqueles que, presumivelmente, estão fora da igreja, não crentes. E ele diz duas coisas no verso 9: “não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria.”
Isso significa, quando alguém fala mal de você ou te trata de forma ímpia, não busque vingança. Lembre-se de Romanos 12:19, “Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.”
Eu tive um camarada com quem trabalhei anos atrás que costumava dizer as pessoas, “Eu não fico bravo, eu dou o troco.” É um dito popular, o problema é que ele dizia ser um Cristão professo. Cristãos não “dão o troco.” Lembra do que Pedro disse no final do capítulo 2? Ele disse para se lembrar de Cristo como seu exemplo. 1Pedro 2:23, “O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se Àquele que julga justamente.” Quando Cristo foi maltratado Ele entregou toda a situação ao Pai Celestial, o Supremo Juiz, que sempre faz a coisa certa.
Você está tendo problema com alguém que está contra você, ele falou mal de você ou te maltratou de alguma forma, não se rebaixe à posição de tratá-lo da mesma forma que ele te tratou. Confie a situação injusta ao justo Juiz. Deus sabe. Ele vê. Ele fará a coisa certa no tempo certo.
Na verdade, Pedro diz quando as pessoas falarem mal de você, ao invés de retribuir o mal com o mal, ele diz no verso 9, “pelo contrário abençoe.” Abençoe aqueles que estão contra você. À propósito, Pedro continua, “porque para isso fostes chamados,” chamados a abençoar os outros, até mesmo aqueles que estão contra você.
Lembre-se de que Pedro estava lá como um jovem discípulo quando Jesus falou essas palavras no Sermão do Monte, Mateus 5:43-44:
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
É muito parecido com aquelas palavras que estavam ressoando nos ouvidos de Pedro quando ele escreveu o verso 9, “não retribuindo mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; porque para isso fostes chamados, para abençoar os outros.”
Como você abençoa aqueles que estão contra você? Como você abençoa seus inimigos? Jesus diz em Mateus 5, amando-os, fazendo o bem àqueles que te odeiam e orando por aqueles que te usam e te perseguem. É desse jeito. Alguém te trata da forma errada, ame-o, faça o bem para essa pessoa e ore por ela.
Um dos meus Provérbios favoritos é Provérbios 19:11, “A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.”
Alguém te tratou mal, a coisa mais parecida com Cristo que você pode fazer é passar por cima disso. Apenas passe por cima. Deus diz que é para sua glória, seu crédito, quando você faz isso.
Veja a razão pela qual você pode passar por cima de uma ofensa e a razão de você poder perdoar qualquer um de qualquer coisa por causa do que Deus fez por você em Cristo. Efésios 4:32, “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” O poder salvador do Evangelho nos capacita a perdoar os outros. O poder salvador do Evangelho nos capacita a passar por cima de uma ofensa.
Existe uma pequena observação aqui na Bíblia de Aplicação para a Vida. É muito útil. Eis o que ela diz, “No Reino de Deus, vingança é um comportamento inaceitável, é como insultar uma pessoa, não importa como indiretamente isso é feito. Passe por cima dando as costas àqueles que te feriram. Ao invés de reagir com raiva a essas pessoas, ore por elas.”
Agora veja isso. Existe um princípio supernatural operando aqui no verso 9 e seguintes. Olhe novamente para a última parte do verso 9. Pedro diz, abençoe os outros, “porque para isso fostes chamados, para herdardes uma bênção.”
Eis o princípio: Aqueles que abençoam os outros receberão uma benção de Deus. Terceiro ponto:
Abençoe os Outros e Deus Te Abençoa (10-12)
E nos versos seguintes, Pedro explica como o princípio funciona. E o que Pedro faz é citar a Escritura. Ele está citando o Salmo 34. À propósito, você conhece a Escritura? Você cita a Escritura para te ajudar na vida diária? É o que Pedro está fazendo aqui. Ele diz, “Existe esse princípio operando: quando abençoamos os outros Deus nos abençoa” é como se ele estivesse dizendo, “Deixe-me mostrar-lhe isso nas Escrituras” e então ele cita o Salmo 34. Os versos 10-12 são retirados do Salmo 34.
Duas formas principais de Deus nos abençoar quando abençoamos os outros. Primeiramente:
1) Ele te Dá a Paz DELE (10-11)
10 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;
11 aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.
Pedro está mostrando que quando eu e você somos comprometidos a viver nosso chamado de abençoar os outros, Deus nos recompensa com paz e contentamento.
Olhe novamente o verso 10, “Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons.” Pedro tinha acabado de dizer que somos chamados a abençoar os outros e, se fizermos isso, herdaremos uma benção e a benção começa com “amar a vida e ver dias bons.” Isso fala sobre o contentamento de paz na vida, contentamento na vida que Deus tem nos dado independente de nossas circunstâncias externas.
É similar ao que Paulo fala em Filipenses 4 onde ele diz sobre ter, “a paz de Deus que transcende todo entendimento (Filipenses 4:7),” uma paz que leva ao contentamento. Lembre-se de que Paulo fala em Filipenses 4:11, “porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.”
Quando você vive seu chamado para abençoar os outros, aqueles a sua volta e aqueles contra você, Deus te recompensa com a benção de simplesmente amar a vida e ver os dias bons. Você está contente com a vida que Deus tem te dado. Segunda parte do verso 10:
refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano
O lembrete lá de não pagar o mal com o mal ou injúria por injúria, a própria coisa que Pedro tinha escrito lá no verso 9 e então Pedro diz no verso 11:
11 aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a.
Então existe esse princípio em funcionamento: Abençoe os outros e Deus abençoa você. Como? Ele te dá a paz dEle. Mas observe, isso não acontece automaticamente. Quando você escolhe abençoar os outros, você escolhe dar as costas ao mal e escolhe fazer o bem. Você busca a paz e a persegue e Deus te abençoa com ela.
Pedro também havia ouvido Jesus dizer no Sermão do Monte, “Benditos são os que buscam a paz (Mateus 5:9).”
Paz não é algo que simplesmente acontece, você tem que fazer acontecer. Paz não é meramente a ausência de conflito. Paz é algo pelo qual você trabalha. Você busca. Você persegue. E quando você busca a paz e persegue a paz, você recebe a paz. Assim, você trabalha para abençoar os outros, aqueles a sua volta e que estão contra você, e você recebe paz.
Dessa forma existe esse princípio em funcionamento: Abençoe os outros e Deus te abençoa. Ele te dá a paz dEle. Em segundo lugar:
2) Ele Ouve Suas Orações (12)
Não perca isso. Verso 12:
12 Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atento à sua súplica; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.
Ei, vocês aí: isso é poderoso! Não perca isso. Pedro na verdade está dizendo, “Se você se comprometer a abençoar aqueles a sua volta e aqueles que estão contra você, Deus vai te abençoar ouvindo suas orações.” Por outro lado, se você viver da forma que fazia antes de ser um Cristão, e se você disser, “Não vou abençoar os outros,” não espere que Deus ouça suas orações. Porque? Porque você está vivendo como um descrente e a última parte do verso 12 diz, “o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal.”
Tiago diz, “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tiago 5:16),” as orações de uma pessoa justa, não de uma pessoa injusta.
Abençoe os outros e Deus te abençoa ouvindo suas orações.
Isso é muito parecido com o que vimos da última vez no verso 7. Lembram-se? Pedro diz, “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas (suas esposas) com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; –(de forma que)– para que não sejam impedidas as vossas orações. Qual a implicação disso? Se você não for o marido que deveria ser, não espere que Deus vá ouvir suas orações. E uma das razões de maridos enfrentarem lutas espirituais é porque eles não estão sendo os maridos que deveriam ser.
De modo similar, aqui no verso 12, Pedro diz, “Não espere que Deus ouça suas orações se você não estiver comprometido em abençoar os outros, abençoando aqueles a sua volta e aqueles que estão contra você.”
Talvez a razão de você não estar crescendo espiritualmente, talvez a razão de você não ter paz e contentamento em sua vida seja porque você não esteja abençoando os outros regularmente – aqueles a sua volta, bem como, aqueles que são contra você, aqueles fáceis de amar e aqueles não tão fáceis de amar – abençoando companheiros Cristãos, bem como, abençoando futuros Cristãos. Pense em seu inimigo como um futuro Cristão. Isso pode te ajudar a abençoá-lo.
Abençoe os outros e Deus te abençoa. Isso não é “Evangelho da Prosperidade.” Não pense nisso por um momento.
Abençoe os outros e Deus te abençoa – não é retirando seu sofrimento. 1Pedro 2:19 ensina que você pode sofrer injustamente. 1Pedro 5:10 diz, contudo, que Deus vai te fortalecer no seu sofrimento.
Abençoe os outros e Deus te abençoa – não com coisas materiais, uma nova casa, um novo carro, muito dinheiro – não. As bençãos do Novo Testamento são primeiramente espirituais e não materiais. Porque? Porque isso é o que mais importa.
Isso é o tipo de verdade mais fácil de se afirmar no leito de morte de alguém que talvez em qualquer outro lugar em qualquer outro momento. Pergunte a um homem morrendo o que mais importa ou o que é mais valioso: dinheiro e noções mundanas de sucesso ou paz com Deus e a segurança de que Ele ouve suas orações. Paz com Deus e a segurança de que Ele ouve nossas orações.
Fiquemos de pé agora para encerrarmos.

Conclusão:
Pai, somos lembrados de que a maneira que podemos perdoar qualquer um por qualquer coisa é devido ao que Deus fez por nós em Cristo. Efésios 4:32, “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” O poder salvador do Evangelho nos capacita a perdoar os outros. O poder salvador do Evangelho nos capacita a passar por cima das ofensas. O poder salvador do Evangelho nos capacita a cantar com o autor do hino:
Faça-me uma benção, faça-me uma benção –
Que Jesus brilhe através de minha vida;
Faça-me uma benção, ó Salvador, Eu oro,
Faça-me uma benção para alguém hoje.
Deus te perdoou em Cristo? Volte-se a Ele nesta manhã e receba a salvação que Ele oferece através de Cristo Jesus nosso Senhor.