Abençoado para Ver e Ouvi

Abençoado para Ver e Ouvi

Abençoado para Ver e Ouvir”

(Lucas 10:21-24)

Série: Certeza em Tempos Incertos

 Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Lucas, capítulo 10 (pg 699).

Tendo completado nosso estudo especial do Evangelho para Vida Real, retornamos para nosso estudo do Evangelho de Lucas. Eu continuo a me alegrar quando ouço como esse estudo abençoou tantos de vocês, lendo esse livro e falando sobre ele na escola bíblica de Domingo. A propósito, nós temos cópias extras do livro de Jerry Bridges se você quiser comprar um ou dois para dar como presente. Lembrem-se de que todo Cristão precisa de dois grupos, grande grupo (culto) e pequeno grupo (escola bíblica de Domingo-EBD). Nós precisamos que todos os nossos professores da escola bíblica de Domingo e membros trabalhem a cada semana, MTV – alcançando membros e futuros membros através de e-mail, telefone e visitas. Obrigado por sua fidelidade ao fazer isso a cada e toda semana. Nesta manhã começaremos de onde paramos no Evangelho de Lucas, que é a metade do caminho do capítulo 10. Nós estudamos os versículos de 17 a 20, então começaremos do versículo 21 e leremos até o versículo 24.

 Por favor fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 21 Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

22 Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

23 E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.

24 Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.

 Oremos.

 Introdução:

Pouco mais que uma semana atrás eu fui a Evansville para pegar uma caixa de lentes de contato novas. Eu tinha uma nova receita e estava experimentando uma nova marca e então fui e peguei a caixa e voltei para o meu carro e decidi ir em frente e colocar essas novas lentes de contato em meus olhos. Retirei com cuidado cada uma da caixa e esguichei a solução salina nelas e com cuidado as coloquei em meus olhos. Eu pisquei algumas vezes e olhei no para brisas no estacionamento e embora, “Bem, isso está muito bom.” Um dos olhos estava mais claro que o outro, mas ambos estavam embaçados. Eu me lembro de pensar, “Cara, eu devo ter apanhado a receita errada. Digo, eu tinha tudo ‘no lugar’ aqui, mas eu poderia ver melhor antes de colocar essas coisas em meus olhos!” E quando comecei a remover cada lente é que percebi o que tinha feito: eu tinha colocado o novo par de lentes diretamente sobre as antigas que ainda estavam em meus olhos. Então tudo fez sentido! Agora entendi porque não podia ver como era para eu ver.

Jesus diz, “Abençoados são os olhos que veem as coisas que vocês veem.” Minha experiência há uma semana e meia foi uma metáfora do que pode acontecer conosco espiritualmente. Podemos ter tudo “no lugar” mas ainda não ver como Deus quer que vejamos. E se vemos, se entendemos as coisas de Deus, isso ocorrerá porque Deus graciosamente tem aberto nossos olhos. Através do poder do Evangelho, Ele tem nos revelado que a “velha maneira” de ver e entender é trocada pela “nova maneira” de ver e entender. E é uma benção receber isso. Nem todo mundo tem recebido essa graça de visão espiritual. Nem todo mundo que vê, realmente vê. Bem, vamos usar nossos olhos e dar uma olhada nessa passagem e ver o que ela nos ensina nesta manhã.

 21 Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

É impossível para nós entender perfeitamente o que Jesus está falando aqui sem voltar e ler o que Jesus disse imediatamente antes. Jesus tinha enviado 70 ou tantos discípulos para ir e proclamar que o Reino havia chegado. É um novo dia. Cristo Jesus está aqui para salvar o perdido e trazer visão ao cego, mais que apenas visão física, mas visão espiritual, também.

E os discípulos foram e compartilharam essa mensagem e quando voltaram a Jesus, todos eles foram incendiados pelo fato de que até os demônios eram sujeitos a eles. E Jesus faz essa declaração no versículo 18, “Eu via Satanás cair como raio do céu.” Toda vez que um discípulo expulsava um demônio, isso evidenciava a derrota de Satanás que estava ocorrendo tão rapidamente e tão repentinamente como um relâmpago. A declaração, “Eu via Satanás cair como raio do céu,” é uma declaração resumida da completa, total e ampla derrota de Satanás.

Essa batalha volta no tempo em Gênesis 3:15, onde lemos o que é frequentemente chamado, “O Primeiro Evangelho.” Depois que Adão e Eva trouxeram o pecado para o mundo, Deus diz à serpente, “Eu colocarei inimizade entre você e a mulher, e entre sua semente a semente dela (ou a descendência dela); Ele esmagará sua cabeça (a descendência de Eva esmagará sua cabeça) e você (serpente) ferirá o calcanhar dEle.”

E desse ponto de Gênesis 3:15em diante, nós lemos na Bíblia a respeito dessa batalha em curso entre o homem e Satanás. Conforme Satanás está ferindo o calcanhar da semente da mulher, Deus está esmagando sua cabeça. Essa batalha culmina na cruz. Satanás atinge o calcanhar da descendência final da mulher, Jesus Cristo. Jesus morre na cruz. Mas quando Ele ressuscita no terceiro dia, ele esmaga a cabeça da serpente. Deus derrota Satanás mais uma vez.

Então quando Jesus diz no versículo 21, “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes,” o “estas coisas” de que Ele está falando é essa natureza abrangente da completa derrota do Mal que acontece através do poder do Evangelho, isto é a presença do Senhor Jesus Cristo. E o versículo 21 diz que isso faz com que Jesus “se alegra no Espírito.” Curiosamente, essa é a única declaração no registro que temos de Jesus se alegrando. Certamente Ele se alegrou outras vezes, mas essa é a única vez que isso é registrado. Nós lemos de Jesus chorar três vezes, mas se alegrar apenas uma.

 Vocês também têm a Trindade no versículo 21. Você nunca encontrará um lugar na Bíblia onde diz, “E aqui está a doutrina da Trindade,” mas você vê a Trindade em vários pontos conforme você lê a Bíblia e eu sempre gosto de apontar isso em nossa pregação. No versículo 21 Jesus está falando. Jesus é, claro, o Filho de Deus. Então você tem Deus o Filho. O Filho que se alegrou “no Espírito,” então você tem Deus o Espírito. E o Filho está falando com o Pai. Então você tem Deus o Pai, Deus o Filho e Deus o Espírito; um Deus em três Pessoas.

 Jesus diz no versículo 21, “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas (isto é a presença do Reino de Deus e a queda de Satanás) aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas.” Deus esconde e Deus revela. Quem pode entender por que Deus revela verdade espiritual a alguns e esconde de outros? Jesus reconhece na última parte do versículo 21, “assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.” Qualquer que seja a razão que Deus tenha em revelar verdade espiritual a alguns e esconder de outros, Ele tem uma boa razão.

 E ainda, o que Deus faz é sempre compatível com a liberdade e a responsabilidade do homem. O que Jesus diz no versículo 21 é uma declaração do fato. O contraste entre os “sábios” e as “criancinhas” não é um contraste entre educados e não educados. Isso é um contraste entre aqueles que vivem para o mundo e aqueles que vivem para Deus. A “sabedoria deste mundo” frequentemente torna homens orgulhosos, não é? Se tornando orgulhosos e atrevidos, esses homens se tronam resistentes à verdade espiritual.

 Muitos de nós testemunharam essa verdade na Quarta passada em nossa aula de teologia sistemática, conforme assistimos ao documentário de criação e evolução. A entrevista de Ben Stein do renomado ateísta Richard Dawkins ilustra como a sabedoria deste mundo pode endurecer o coração de um dotado cientista. Foi impressionante ouvir Richard Dawkins admitir que era possível algum tipo de ser inteligente ter criado o universo, mas ele não admitiu a possibilidade desse ser inteligente ter sido o Deus da Bíblia. Essa verdade está escondida dele. Deus revela a verdade às “criancinhas,” aqueles cujos corações são humildes e amaciados para receber a verdade do Evangelho.

22 Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.

O versículo 22 mostra a unicidade do relacionamento entre o Pai e o Filho. Jesus diz, “Tudo por meu Pai me foi entregue.” Se todas as coisas têm sido entregues ao Filho, então claramente o Filho está em igualdade de condições com o Pai. A autoridade do Pai é dada ao Filho porque o Filho é tanto Deus quanto o Pai é Deus. Então vemos aqui a divindade de Cristo.

 E então nós lemos, “Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”

 Esse versículo ensina que a única maneira de conhecer a Deus é através do Filho. Ninguém pode conhecer a Deus sem o Filho. Quando alguém diz, “Eu conheço a Deus”, mas este não vive para Cristo, nós temos que ajudá-lo a entender que não, na verdade, ele não conhece a Deus. Ninguém pode conhecer a Deus sem o Filho. É por isso que o Pai diz na transfiguração de Jesus, “Este é Meu Filho amado. Ouçam-nO (Lucas 9:35)!

 E essa era a essência da declaração de Pedro em Atos 4:12, “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” mas o nome de Jesus Cristo. O Próprio Jesus diz em João 14:6, “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” A única maneira de conhecermos a Deus e sermos salvos do pecado e ter o perdão de Deus é através do Evangelho, através de Jesus Cristo. Somente Cristo tem este relacionamento único com o Pai.

23 E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.

24 Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram.

Que benção é ver! Que benção é ter visão espiritual e audição espiritual! Jesus diz, “Muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram”, mas vocês têm. Jesus pode ter questionado, “Vocês perceberam o quanto vocês são privilegiados?!”

Pedro escreve em 1 Pedro 1:10, “Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada.” Você percebe o quão abençoado você é em ver e ouvir? Você percebe o quão abençoado você é em compartilhar o reino de Deus? Nem todo mundo vê, você sabe. Nem todo mundo nesta congregação vê. Muitos andam por aí como se tivessem dois pares de lentes de contato em seus olhos, nem um par os ajuda a enxergar.

Se enxergamos é somente devido a Deus que abriu nossos olhos. Se ouvimos é só porque Deus abriu nossos ouvidos. Nós temos conhecimento espiritual e entendimento não porque somos bons ou porque somos educados, ou porque  somos membros de igreja. Se vemos, vemos porque Deus tem aberto nossos olhos. Em nosso tempo restante, deixe-me dar a vocês essas três verdades.

**O que nós Vemos e Ouvimos quando Deus abre nossos Olhos e Ouvidos:

1) Deus nos Revela Seu Triunfo sobre o Mal

Nem todo mundo entende que Deus já conquistou o mal. Essa é a verdade que faz com que Jesus se alegre lá no versículo 21. Satanás estava caindo continuamente, tão rápido quanto um repentino relâmpago. Em Cristo Jesus está a completa derrota e triunfo sobre o Mal. O tempo todo.

Satanás fere o calcanhar da semente da mulher, Deus esmaga sua cabeça. Satanás é um inimigo derrotado. Deus triunfa sobre o mal. Essa é uma verdade espiritual que nem todo mundo vê.

Nós pegamos o jornal e lemos que mais de 300 morreram nesses terríveis furacões que varreram o sul e queremos saber onde está o triunfo sobre o mal nisso? Parece que Satanás está fazendo um bom trabalho ao atingir o calcanhar da semente da mulher. E certamente, nenhum de nós pode conhecer completamente a mente de nosso perfeito Deus e Seus soberanos caminhos. Tornados, seca, incêndios e tragédias são lembretes de quão pequenos somos neste mundo – e como somos absolutamente dependentes do Único Deus Verdadeiro por tudo que temos. E Deus percorreu um caminho por nós para sermos salvos, eternamente salvos, até da devastação das tempestades e casas incendiadas e da destruição total. Jesus diz em João 11:25, “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.” Enquanto Satanás está atingindo o calcanhar da semente da mulher, Deus está esmagando sua cabeça.

Deus nos revela Seu triunfo sobre o mal e essa verdade nos faz viver em alegria. Nós sabemos que Deus está lá e Ele sempre faz o que é certo. Quer estejamos sofrendo no que parece ser o fim da linha no emprego, ou um aparente desafio médico sem esperança, ou um tenso casamento – Deus está lá, esmagando a cabeça do Mal.

David Wilkerson certamente entendeu essa verdade. Ele tinha olhos para ver e ouvidos para ouvir. Alguns de vocês conheceram David Wilkerson, pastor de 5.000 membros da Igreja da Time Square em um dos distritos da luz vermelha da Cidade de New York e autor do famoso livro, A Cruz e o Canivete. Wilkerson morreu tragicamente na Quarta passada quando seu automóvel bateu em um caminhão. Em sua última postagem no blog na manhã de Quarta, ele escreveu essas palavras:

Àqueles que atravessam o vale da sombra da morte, ouçam esta palavra: o choro vai durar por algumas noites, noites terríveis e nessa escuridão você ouvirá em breve o sussurro do Pai, “Eu estou contigo. Não posso te dizer agora o porquê, mas um dia tudo isso fará sentido. Você verá que tudo isso foi parte do meu plano. Não foi acidente.”

Quando Deus abre nossos olhos para enxergar, nós entendemos que Ele triunfou sobre todo o mal. Segundo, quando Deus abre nossos olhos para enxergar e nossos ouvidos para ouvir, nós entendemos que: 

2) Deus nos Dirige para Ele próprio através de Cristo

Jesus diz no versículo 22, “e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”

Não podemos conhecer a Deus até que Jesus revele Deus para nós. O Filho “deseja revelar” esse conhecimento salvador de Deus a certas pessoas. Quem pode entender isso completamente? É somente pela graça de Deus que Jesus Cristo revela o conhecimento salvador do Pai para nós.

O versículo 22 é parecido com João 6:44. Jesus diz, “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer.” Então o Pai conduz almas a Ele mesmo através de Cristo, que escolhe revelar o Pai a certas pessoas. Deus nos dirige a Ele mesmo através de Cristo.

Esses versículos nos lembram que nenhum homem apenas “decide” se tornar um Cristão como se ele tomasse aquela decisão baseado na ponderação da evidência ou pensando que se tornar um Cristão pode ser bom para sua reputação ou para sua família. Muitos membros de igreja estão perdidos porque creem que eles mesmos fizeram o trabalho da salvação. Isso nos ajuda a entender o problema do porque que alguns Cristãos professos agem como Cristãos e alguns não. Alguns são salvos e alguns não são. Ninguém vai a Cristo a menos que o Pai conduza ele ou ela a Cristo. Nós devemos nos perguntar se somos verdadeiramente salvos.

Se juntar a uma igreja não salva ninguém. Ser batizado não salva ninguém. Viver os 10 Mandamentos não salva ninguém. Nós somos salvos apenas quando Deus nos conduz a Ele mesmo por meio do Espírito Santo, através do Senhor Jesus Cristo, no poder do Evangelho. Houve um ponto em sua vida onde você pode registrar a Mão de Deus agindo de um modo a te convencer irresistivelmente de seu pecado, te humilhando no pó, e você clamou em arrependimento, “Deus tenha misericórdia de mim, um pecador?” Se não, você está perdido e no caminho para o inferno. Você precisa ser salvo.

Se você tem a salvação, então essa é a base de sua alegria. Jesus diz no versículo 20, “Alegrem-se porque seus nomes estão escritos no céu.” Não há presente maior do que a certeza de que quando morrermos, passaremos a eternidade no céu porque Deus nos conduziu a Ele mesmo através de Cristo e nossos nomes estão escritos no céu. Eles estão escritos lá não porque fomos membros de igreja, diáconos, pastores e professores de EBD. Existem muitos membros de igreja perdidos, diáconos, pastores e professores de EBD. Nossos nomes estão escritos somente quando vamos humildemente a Cristo, nossos corações tendo sido suavizados, Sua verdade tendo sido revelada para nós e recebemos essa verdade como um bebe com confiança de criança.

Quando Deus abre nossos olhos e ouvidos, nós entendemos que Deus triunfa sobre o mal e Ele nos conduz a Ele próprio através de Cristo. Terceiro, nós entendemos que:

 3) Deus nos Usa para Declarar Sua Grandeza

 Lembrem-se de que o contexto deste parágrafo está alinhado com a missão dos 70 discípulos. Eles foram aos arredores declarando a verdade de que o reino de Deus havia chegado em Cristo. Esta é a verdade que os discípulos tinham visto e ouvido e Jesus tinha lhes dito, “Quem vos ouve a vós, a mim me ouve (Lucas 10:16)” e Deus nos usa para declarar Sua grandeza e aqueles que nos ouvem, ouvem a Ele.

 Deus nos usa para declarar Sua grandeza através da adoração, através do canto das maravilhosas verdades de Deus. Deus nos usa para declarar Sua grandeza através do testemunho em casa entre nossa família e no trabalho entre nossos companheiros de trabalho. Deus nos usa para declarar Sua grandeza compartilhando Jesus Cristo ao vizinho, a um amigo estudante na escola, através do trabalho missionário, de nosso bairro para nações. Deus nos usa para declarar Sua grandeza através de nossas doações, nosso dízimo e nosso servir.

 E qual é a motivação para declararmos Sua grandeza através de todos esses modos? A motivação é alegria. Alegrem-se que seus nomes estejam escritos no céu, a alegria dos discípulos. Nós compartilhamos na alegria de nosso Senhor Jesus Cristo que “Alegrou-se no Espírito.”

 Quando chegamos a um acordo do que significa ver e o que significa ouvir, vivemos todos os dias na alegria. Vivemos alegremente porque entendemos que existe significado por trás de tudo o que acontece e que Deus está no controle e Ele sempre faz o que é certo. Nós nos alegramos que nossos olhos e ouvidos têm sido abertos para ver e ouvir essa verdade. “Eu estive perdido, mas agora sou achado, estive cego, mas agora vejo.”

  • Fiquemos de pé para a oração.