A Fonte da Verdadeira Alegria

A Fonte da Verdadeira Alegria

Lucas 10: 17-20

A Fonte da Verdadeira Alegria”

(Lucas 10:17-20)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

  • Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Lucas, capítulo 10.

Jesus tinha enviado 70 pessoas em uma missão. Eles saíram nas cidades circunvizinhas e proclamaram o reino de Deus. Eles foram para dizer às pessoas que o tempo havia chegado, quando Deus governaria e reinaria e endireitaria tudo o que estava errado. Então os 70 saem – e notamos que algumas traduções mencionam 72, dependendo de quais manuscritos Gregos são considerados mais oficiais – mas os 70 ou mais saíram e proclamaram esta mensagem do reino. Agora eles retornam e lemos como foi a viagem missionária.

  • Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

17 E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.

18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

  • Oração.

Introdução:

Alguns de vocês têm visto o filme que saiu de cartaz há uns dois anos chamado, “Maravilhosa Graça.” É baseado em uma história real de William Wilberforce, o jovem do século 18 que transformou a Grã-Bretanha argumentando no Parlamento contra o comércio de escravos. O filme conta a respeito de sua vida, inclusive seus encontros com John Newton, autor do grande hino, Maravilhosa Graça.

E eu compartilhei com vocês anteriormente de uma de minhas cenas favoritas no filme. Ela ocorre algum tempo depois da conversão de Wilberforce a Cristo, quando ele é salvo. E tem uma cena onde Wilberforce está no quintal de sua casa, deitado sobre a grama, apenas rindo e conversando com Deus. E o mordomo de sua casa sai por algum motivo e encontra Wilberforce nesse estado de alegria. Em um primeiro momento, Wilberforce fica um pouco constrangido, mas então compartilha com seu mordomo sobre seu desfrutar da presença de Deus.

Alguns de nós compartilharão um testemunho parecido. Viemos a Deus de um modo pessoal e nada mais no mundo importa para nós. Fomos salvos e não trocaremos nossa salvação por nada. A alegria de conhecer a Deus! Ainda hoje quando alguém olha para um típico Cristão professo em uma comunidade tipicamente Americana, ele vê apenas alegria e nada mais. Lá vão os Cristãos, desligados eles vão as suas igrejas no Domingo, um fardo para muitos deles, murmurando um com o outro, gritando com suas crianças, desligados da escola bíblica e desligados da igreja. Durante a semana eles se parecem muito com as pessoas que não são Cristãs. Eles parecem ter os mesmos interesses e aspirações que têm as pessoas perdidas. Eles parecem – principalmente – um grupo muito triste de pessoas.

Agora pode haver uma série de razões para essas coisas, mas nesta manhã eu gostaria de sugerir que onde a verdadeira conversão ocorre, isto é, nos casos daqueles que são verdadeiramente salvos, esses Cristãos que parecem ter perdido sua alegria, isso se deve porque eles colocaram a fonte de sua alegria em lugares errados. Isso descreve alguns de vocês? Quando você pensa em Deus e em sua salvação nEle através de Cristo, seu coração se agita? Você costuma sorrir durante o dia quando você para pra pensar em sua salvação? Or do you think at all about out now? Você perdeu a alegria da salvação de Deus? Vamos fazer uma jornada de volta a esses versículos, um pouco mais de perto e vamos ver se podemos achar a fonte da verdadeira alegria.

Quando os 70 retornam de suas viagens missionárias eles estão excitados. No versículo 17 eles dizem, “Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.” Conforme os 70 tinham ido a várias cidades no caminho para Jerusalém, eles tiveram grande sucesso em sua missão. Eles até conseguiram expulsar demônios em nome de Jesus Cristo e eles estavam um tanto excitados com relação a isso. Eu suponho que eu também estaria, vocês não? Quero dizer que isso é alguma coisa, não é? E Jesus compartilha da alegria deles. Ele faz essa declaração que é um tanto enigmática em princípio. Versículo 18:

18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.

Por causa da gramática, é provavelmente melhor traduzido como, “Eu estava vendo Satanás cair como um raio do céu.” Isto é, toda vez que os discípulos tinham sucesso ao expulsar um demônio de alguém, havia evidência da derrota de Satanás, uma derrota ocorrendo tão repentinamente e rapidamente quanto um relâmpago. O que mais essa frase significa, “Eu via Satanás, como raio, cair do céu,” isso é, em seu âmago, uma declaração resumida da completa derrota de Satanás. É chegado o reino de Deus e o reino de Satanás está sendo derrotado. Jesus diz mais tarde no capítulo 11, versículo 20, “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus (Lucas 11:20).”

Assim, essa frase no versículo 18, “Eu via Satanás, como raio, cair do céu,” é uma declaração resumida da completa derrota de Satanás. É muito importante que entendamos isso porque isso percorre todo o caminho de volta à Gênesis 3.

Gênesis 3:15 é às vezes chamado de o “primeiro Evangelho,” proto-euengelion, se você quiser soar como um estudioso Grego entupido! Isso apenas significa “primeiro Evangelho.” O contexto é o pecado de Adão e Eva logo após a criação, sua queda na tentação de Satanás que lhes fala através da serpente no Jardim do Éden. Após terem pecado, Deus fala uma palavra de julgamento à serpente. Ele diz, “E porei inimizade (ou antagonismo) entre ti e a mulher, e entre a tua semente (ou descendência) e a sua semente (ou descendência); esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

Então aqui está uma batalha onde a serpente irá ferir o calcanhar da descendência da mulher (toda a raça humana) e a Semente da mulher (singular aqui, a Semente), Ele próprio esmagará a cabeça da serpente.

É por isso que Sinclair Ferguson disse justamente que tudo na Bíblia é uma nota de rodapé de Gênesis 3:15. Tudo que lemos na Bíblia está de alguma forma enraizada nessa batalha em curso entre a semente da mulher e a semente da serpente. Nós lemos uma vez ou outra sobre Satanás ferindo a semente da mulher e Deus esmagando a cabeça da serpente, seja na história de Caim e Abel ou dos Israelitas e os Babilônios, ou Daniel e a cova dos leões, ou os Cristãos e os não-Cristãos. O antagonismo entre o bom e o mal está em curso porque assim como Satanás está ferindo o calcanhar da semente da mulher, Deus está esmagando sua cabeça.

Então não devemos pensar nisso como um dualismo, a filosofia que diz que o bom e o mal são equivalentes e eles batalham todo dia e às vezes o bom ganha e às vezes o mal vence. Isso não é dualismo. Os dois não se equivalem em poder. Deus é maior. Sempre que Satanás estiver ferindo o calcanhar da semente da mulher, o Próprio Deus está esmagando a cabeça de Satanás. Satanás é um inimigo derrotado. 

É por isso que no Livro de Jó lemos que Satanás tem que vir e pedir permissão para tentar a Jó. Por que? Porque Deus é maior. Conforme Satanás está ferindo o calcanhar da semente da mulher, Deus está esmagando a cabeça de Satanás. Em parte alguma essa verdade é evidenciada de modo mais profundo que sobre a cruz. Pode parecer que Satanás venceu. Ele desferiu um golpe fatal contra o calcanhar da semente da mulher. Jesus Cristo é morto. Satanás golpeou o calcanhar da semente da mulher, mas no terceiro dia, “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo (Colossenses 2:15).” O Próprio Deus esmaga a cabeça da serpente. Deus sempre vencerá. Deus é maior.

Então nos voltamos para o texto diante de nós e entendemos a frase no versículo 18, “Eu via Satanás, como raio, cair do céu,” como uma declaração resumida da completa, total, ampla derrota de Satanás.

 Essa verdade é ainda ilustrada no ato de Jesus dar autoridade aos discípulos sobre os esforços destrutivos de Satanás. Jesus diz no versículo 19:

19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.

É a autoridade dEle de dar porque Ele tem autoridade sobre Satanás e Ele tem autoridade sobre Satanás porque Ele é Deus. Ele Próprio está esmagando a cabeça da serpente. Então Cristo pode dar aos discípulos autoridade parapisar em serpentes e escorpiões (símbolos do mal), e sobre todo poder do inimigo de forma que nada deve, de modo algum, feri-los.

Por favor entenda “serpentes e escorpiões” como símbolos do mal. Não vamos pegar este versículo fora do contexto e trazer cobras para nosso culto e manuseá-las e passá-las para os outros e assim por diante. Deixemos isso com as pessoas no Oeste da Virgínia ou quem quer que faça isso. Este versículo é a maneira de Jesus dizer que Ele tem autoridade sobre os esforços destrutivos de Satanás e Ele irá proteger seus discípulos dos poderes de Satanás. Se, e eu reforço o se, os discípulos se vissem em uma situação onde literalmente encontrassem uma cobra ou uma serpente, então Deus iria protegê-los, assim como protegeu a Paulo quando uma víbora saiu do fogo na ilha de Malta e mordeu sua mão. Paulo apenas sacudiu e atirou-a no fogo. Essa é a ideia. Paulo não levou uma cobra com ele dentro de uma caixa para ser usada em um culto. E se alguém fizer isso, tudo o que posso dizer é que merece ser mordido.

O que está acontecendo nesses versículos é uma nota de rodapé de Gênesis 3:15. Conforme Satanás está ferindo o calcanhar da semente da mulher, Deus está esmagando sua cabeça. Jesus diz, “Eu via Satanás, como raio, cair do céu.” Como um resultado da vinda de Cristo, Satanás é derrotado. O Próprio Deus está esmagando sua cabeça.

Agora isso é um motivo de alegria, não é? Mas Jesus diz no versículo 20:

20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

  Por mais maravilhoso que possa ser expulsar demônios de pessoas, Jesus diz que há algo de longe maior. Alegre-se não pelo fato dos espíritos se sujeitarem a vocês, mais que isso, alegrem-se porque seus nomes estão escritos nos céus. Alegrem-se porque vocês são salvos.

Em Filipenses 4:3, Paulo faz referência àqueles “cujos nomes estão no Livro da Vida.” Em Apocalipse 3:5, Jesus fala daqueles cujos nomes “não serão apagados do Livro da Vida.” E diante do Grande Trono Branco de Julgamento aqueles que foram lançados no lago de fogo, foram aqueles cujos nomes “não foram escritos no Livro da Vida (Apocalipse 20:15).”

Quando somos salvos, Deus escreve nossos nomes em um livro chamado Livro da Vida. Nossos nomes são escritos no céu. Isso é uma coisa maravilhosa de se pensar. Quando rendemos nossas vidas a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, Ele escreve nossos nomes no Livro da Vida no céu.

Então ao retornarmos a essa questão, “Onde colocamos nossa alegria?” nós podemos posicioná-la em um número de lugares. E eu tenho esses lugares listados para vocês aqui na parede. Se fizermos a pergunta, “Onde colocamos nossa alegria?” A primeira resposta é:

1) Não em nossas Posses

Lembre-se de que esses 70 discípulos foram enviados a uma jornada sem muitas coisas. Eles não levaram consigo dinheiro extra, sandálias extras, e assim por diante. Eles tinham que se contentar com o que quer que recebessem e onde quer que permanecessem. E notamos como isso serve para ilustrar que a vida Cristã não tem relação com o ajuntamento de grandes fortunas e posses.

Deus nunca teve intenção de que deveríamos nos alegrar primeiro com coisas. Deus nunca pretendeu que nós devêssemos amar e nos alegrar com nossa casa e todas as coisas no interior dela, mais do que deveríamos amá-lO e nos alegrarmos nEle. Deus nunca pretendeu que nos alegrássemos em nossos carros, brinquedos e roupas, mais do que tivéssemos alegria nEle. Deus nunca teve a intenção de que nossos corações batessem mais rápidos pelo último brinquedo tecnológico ou vídeo game, mais do que nossos corações batessem de alegria em consideração a Ele e devido ao nosso relacionamento com Ele. Nós não colocamos nossa fonte de alegria em nossas posses. Número dois:

2) Não em nosso Poder

Os 70 ficaram excitados porque tiveram poder sobre os demônios. Jesus diz, “Não se alegrem nisso, que os espíritos se sujeitem a vocês.” Não que nosso poder sobre o inimigo não seja grande coisa. É grande coisa, mas não a maior coisa. Não é tão grande quanto a sua salvação.

Lembrem-se de que esses 70 discípulos são desconhecidos e mais, pessoas comuns chamadas a uma vida de obscuridade. Não era para eles serem cativados pelo poder. Eles são, conforme Jesus diz mais tarde, “criancinhas” entre os “sábios e inteligentes (21).”

Não se alegre em seu poder ou prestígio. Você pode ter algum grau de poder ou autoridade no trabalho ou entre seus pares. Não se alegre nisso. Não deixe que sua posição de poder seja a força condutora a te motivar. Não permita que seu coração seja capturado por desejos de ser poderoso e influente como se nada mais importasse. Seu trabalho não é a coisa mais importante no mundo. 

A fonte de nossa alegria não é encontrada em nossas posses ou nosso poder. Terceiro:

3) Não em nossa Performance

Eu acho esse particularmente interessante porque esses 70 discípulos estão fazendo uma coisa boa. Eles estão indo pelas redondezas e pregando o reino de Deus e curando o doente e assim por diante, porém Jesus não quer que eles se alegrem essencialmente nesse trabalho missionário.

Digo que trabalho missionário é uma grande alegria. Evangelismo é uma grande alegria. Trabalho de igreja é uma grande alegria. O uso de nossos dons espirituais para a glória de Deus é uma grande alegria. Mas nenhuma dessas coisas deve ser a alegria principal de nossas vidas.

Então a fonte de nossa alegria não é para ser encontrada em nossas posses, em nosso poder, ou em nossa performance. Muito além disso, a fonte de nossa alegria deve ser encontrada:

4) Em nossa Posição (nossa salvação)

Alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus (v. 20).”

Essa alegria é a força motriz por trás de qualquer outra alegria. Essa alegria é maior que a alegria de posses, poder e performance. Essa alegria não tem nada a ver com a gente e tudo a ver com Deus.

O que faz com que seu coração bata mais rápido? Um cheque? Um repentino acréscimo em seus investimentos? Ganhar o grande jogo? Um certo garoto ou garota? Um emprego ou carreira? Popularidade? Sucesso?

Alegre-se porque seu nome está escrito no céu. 

Preste atenção: Não há nada mais importante do que ter certeza de que nossos nomes estão escritos no céu. Nada. Seu emprego pode parecer mais importante. Sua carreira, sua família, suas coisas. Mas nada é mais importante que ter certeza de que Deus salvou sua alma do inferno.

E quando isso verdadeiramente ocorre, você nunca se cansa de se alegrar nisso. Deixe-me fazer uma pergunta, “Quando foi a última vez que você riu de alegria ao pensar em sua salvação?”

Eu esqueci onde ouvi isso, mas é como um homem conduzindo um carrinho de compras na cidade onde ele está indo receber todo tipo de riquezas e tesouros, talvez uma herança. E ele andou por centenas de quilômetros e está apenas a poucos centímetros do portão onde ele vai conseguir todas essas coisas maravilhosas e então as rodas do carrinho saem. E ao invés de abandonar o carrinho e sair correndo alegremente o resto do caminho através do portão da cidade, ele pega a roda quebrada e divaga, resmungando como seu carrinho quebrou.

E isso é uma ilustração apropriada do que é esquecer completamente sobre o “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (Efésios 1:3).”

Porque temos colocado a fonte de nossa alegria em nossas coisas, quando perdemos nossas coisas, perdemos nossa alegria.

Porque temos colocado a fonte de nossa alegria em nosso poder, então quando perdemos nosso poder, perdemos nossa alegria.

Nós somos como o camarada que esqueceu sua herança, resmungando pela roda quebrada que saiu do carrinho, esquecendo-se das incomparáveis riquezas de Jesus Cristo e a salvação eterna nEle.

Alegre-se porque seus nomes estão escritos no céu. Vocês podem dizer:

Existe um novo nome escrito na glória,

E é o meu, é sim, é o meu!

E os anjos com vestes brancas cantam a história,

Um pecador chegou em casa.”

Porque tem um novo nome escrito na glória,

E é o meu, é sim, é o meu!

Com meus pecados perdoados sou compelido ao Céu,

Nunca mais a vaguear.

Você tem certeza de que Deus escreveu seu nome? Você pode dizer:

Quando a trombeta do Senhor soar, e o tempo não mais existir,

E a alvorada irromper, eterna, brilhante e justa;

Quando os salvos da terra serão reunidos na outra margem,

E a hora da chamada chegar, lá estarei.

  • Fiquemos de pé para a oração.