Vivendo Longe de Casa

Vivendo Longe de Casa

“Vivendo Longe de Casa”
(1 Pedro 1:1-2)
Série: Força na Adversidade (1Pedro)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e abram no livro de 1 Pedro (Pg 814; YouVersion).
Nesta manhã estamos começando uma série pequena de mensagens através do Livro de 1 Pedro. Se você está nos visitando, isso é o que fazemos, pregamos através dos livros da Bíblia. Esse tipo de pregação, pregação expositiva, é o método que menos propicia a um pregador de se afastar da Palavra de Deus porque sempre temos um texto principal, uma passagem principal aberta diante de nós. Quando pregadores pregam expositivamente, nós também ficamos mais propensos a tratar a passagem em seu contexto e mais propensos a pregar o que Paulo chamou de “todo conselho de Deus.” Se a gente segue verso a verso através dos livros da Bíblia, nós lidamos com ensinamentos duros e passagens difíceis, bem como, as passagens mais fáceis de se pregar. Então isso nos torna Cristãos melhores e mais fortes.
1Pedro é um livro com apenas cinco capítulos, mas cinco capítulos muito encorajadores e muito práticos para o crescimento dos Cristãos. O que eu quero fazer nesta manhã é uma grande introdução, uma ampla visão do livro e olhar os primeiros dois versos para começarmos hoje.
Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,
2 escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.
Oração.
Certo, vocês deixaram suas Bíblias abertas? Ok, aqui vamos nós: Quem escreveu 1Pedro? Alguém me diz. Pedro! Primeira palavra no livro. Pedro. Eu gosto do jeito que as pessoas no Antigo Oriente escreviam cartas um ao outro. Faz muito mais sentido do que o modo como escrevemos hoje. Se você fosse escrever uma carta para alguém, você colocava seu nome primeiro. Dessa forma o camarada que recebe a carta não tem que mexer na coisa e ir até o final para ler, “Abraços, Pedro.” E o camarada diz a sua esposa, “É uma carta do Pedro!” Não, eles já fizeram isso da maneira certa. Todas essas pequenas cartas, ou epístolas, começam primeiramente com aquele que escreveu a carta. Pedro.
Quem é Pedro? A primeira vez que você ouve de Pedro da Bíblia, o que você pensa? Eu penso em pescador, o camarada que caminhou sobre as águas e então começou a afundar, o camarada que estava sempre falando, o camarada que negou a Cristo. Uma pessoa real na terra, um tipo transparente de camarada, Pedro. Certo?
Agora tenha em mente essa imagem: vocês se lembram depois que Pedro negou a Cristo três vezes? Jesus ressuscita da morte e Ele aparece a Pedro e restaura Pedro. Se lembram do Evangelho de João, Jesus havia perguntado a Pedro três vezes, “Você Me ama?” E Pedro responde, “O Senhor sabe que eu O amo!” E Jesus diz três vezes, “Alimente Minhas ovelhas.” Em outras palavras, “Alimente Meu povo; Dê ao Meu povo o alimento que eles necessitam para crescer. Dê a eles ensinamento bíblico.”
Jesus também havia dito a Pedro, durante a discussão a respeito da futura negação de Cristo por parte de Pedro e mais tarde sua restauração, Jesus disse, “Eu tenho orado por você, para que sua fé não desfaleça; e quando você voltar para Mim, fortaleça seus irmãos (Lucas 22:32).”
E isso é precisamente o que Pedro fez e esse é o motivo pelo qual temos essa carta chamada 1Pedro, a primeira carta de Pedro aos irmãos, aos irmãos e irmãs em Cristo. Pedro escreveu esta carta em obediência à ordem de Cristo, “Alimente Suas ovelhas” e a ordem, “Fortaleça os irmãos.” Pedro se identifica no verso 1 como, “um apóstolo de Jesus Cristo,” um apóstolo – que significa, ‘aquele que é enviado.’ Pedro havia sido enviado por Jesus, enviado em uma missão, enviado para fazer uma série de coisas, não menos que, “fortalecer os irmãos.”
Assim, nossa série de mensagens nesta carta é intitulada, “Força na Adversidade.” Pedro escreve esta carta para fortalecer os irmãos, para fortalecer os Cristãos ao enfrentar adversidade – perseguição e sofrimento.
Pedro escreveu essa carta por volta do ano 63 DC. O Imperador Romano é Nero e muitos sabem que apenas alguns anos mais tarde nos anos 70, Nero desencadeou uma severa perseguição aos Cristãos. Ele ordenou que os Cristãos fossem jogados aos animais no Coliseu Romano por esporte. Nero queimaria muitos deles até a morte e ele culpou os Cristãos por atirar fogo em Roma. Esta é a carta sobre como passar pelo sofrimento e como perseverar à perseguição. É sobre como ser forte durante tempos de adversidade.
Então começamos nosso estudo nesta manhã com um livro muito prático. Temos alguns slides aqui, então vamos dar uma olhada agora:
Slide de 1Pedro. É muito útil para nós lembrarmos que Pedro é o autor. E ele está escrevendo durante o reinado do Imperador Romano Nero. Pedro, na verdade, está escrevendo de Roma. Sabemos disso por causa da maneira com ele conclui a carta em 1Pedro 5:13, fazendo referência a “Babilônia,” que era uma maneira de se referir a Roma.
Slide do mapa. O próximo slide mostra as pessoas a quem Pedro está escrevendo. Este é um mapa do que hoje é a Turquia. Mas conforme você olha o mapa, você vê essas cidades que Pedro menciona pelo nome no verso 1: o povo de Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. A maioria dos estudiosos acredita que esta carta foi levada a essas cidades em uma rota circular, conduzida pelas mãos de Silvano – seu nome é mencionado no final de 1Pedro, 1Pedro 5:12, Pedro escreve, “Por Silvano…eu tenho escrito a vocês.”
Slide de 8 Temas-Chaves da Bíblia de Estudo da versão Inglês Contemporâneo (lembrem-se que vocês podem adquirir isso mais tarde online; tudo de graça online).

Aqueles que sofrem como Cristãos serão exaltados (1Pedro 1:6-9; 2:18; 3:13-22; 4:12-19).
A igreja de Jesus Cristo é o novo templo, a nova Israel, o novo povo de Deus (1Pedro 1:1-2; 2:4-10).
Crentes deveriam colocar sua fé em sua herança dos finais dos tempos (1Pedro 1:3-9; 13-16).
Cristo morreu como um substituto pelos pecadores e sua morte é a base para a nova vida deles (1Pedro 1:17-21; 2:24; 3:13-22).
O sofrimento de Cristo é um exemplo para seus discípulos (1Pedro 2:21-23).
Na sua ressurreição, Cristo triunfou sobre seus inimigos (1Pedro 3:18-22).
Cristãos deveriam viver em retidão em seus lares e na sociedade (1Pedro 2:11-3:7).
Vida nova em Cristo é a base para uma vida de amor e santidade (1Pedro 1:3; 1:13-2:3).
Eu acho que isso será muito útil para nós ao pensar em 1Pedro como um manual de discipulado para Cristãos. A maioria de nós tem um manual no carro no porta-luvas e raramente o tiramos de lá e lemos. E a maioria de nós tem um manual para nossas vidas, um manual que deveríamos pegar todos os dias e ler. Pedro escreveu essa carta para “fortalecer os irmãos.”
Vocês percebem que esta carta vai abordar algumas coisas que frequentemente eu questiono como pastor. Por exemplo, suas Bíblias estão abertas, aqui estão algumas coisas que estaremos olhando nas semanas que virão…capítulo 1 nos contará sobre nossa herança celestial – o que aguarda os Cristãos nos céus; Pedro também escreve a Bíblia em si – como isso permanece para sempre e como devemos “desejá-la (capítulo 2),” como “recém nascidos.” Pedro também aborda no capítulo 2 como devemos viver neste mundo quando particularmente não gostamos dos políticos que estão no comando. Ele também escreve no capítulo 2 sobre como lidar com as pessoas que te ferem. Frequentemente sou questionando a respeito disso: “Pastor, o que faço nessa situação – alguém me magoou e está errado, ou O que devo fazer quando sou abusado verbalmente, O que devo fazer?” Vamos ver a resposta que eu dou direto do capítulo 2. No capítulo 3 Pedro aborda a mulher cujo marido não compartilha de sua fé Cristã. Sou questionado a respeito disso, “O que posso dizer ao meu marido para fazê-lo vir à igreja comigo?” Existe uma resposta direto deste manual de discipulado. Nos capítulos 3 e 4 Pedro gasta um bom tempo nos ensinando o que fazer quando as coisas ficam difíceis. Ele também aborda uma questão teológica que frequentemente me fazem, “Após a morte de Cristo na cruz, Jesus desceu ao inferno?” Bom, eu acho que não e vamos ver isso nas próximas semanas. Pedro também aborda o assunto de como o diabo está trabalhando. Algumas pessoas querem saber se elas devem entrar nesse negócio de repreender o diabo e demônios e assim por diante. Vamos ver isso também e um monte de outras coisas. É um livro prático – um manual de discipulado – para dar força na adversidade.
Conforme voltamos ao capítulo 1 e a esses versos introdutórios – versos um e dois – quero usar o restante de nosso tempo para ensinar esses dois versos. Eles são muito úteis e nos servem muito bem ao tratar sobre o tema geral do livro a respeito de como viver neste mundo de sofrimento e como suportar tempos difíceis.
Eu e Michele falamos com nossos filhos ontem pelo Skype. Para o caso de você não estar familiarizado com este termo, Skype se refere a software que permite que duas pessoas se falem e se vejam na tela de seus computadores. Por exemplo, nosso Ministro estudante Matt McCraw falou pelo Skype na semana passada com nosso casal de missionários, Doug e Barb em Johannesburg, África do Sul. Eles se falaram, se viram e digitaram através do computador. Eu e Michele falamos com nossos filhos ontem que estão na Universidade Union. Fazemos isso uma vez por semana assim como fazem muitos de nossos pais com seus filhos morando longe de casa. Quando você fala com familiares que estão morando longe de casa, você descobre como estão se adaptando e você pode passar alguns conselhos para eles também. Com o Skype você pode ver as coisas em seus quartos, se está limpo, o que eles almoçaram no dia anterior, o quanto eles precisam lavar suas roupas e coisas do tipo. Mas é por isso que nós mantemos contato com nosso pessoal que está morando longe de casa – para encorajá-los enquanto estão fora.
Pedro escreve esta carta para encorajar Cristãos que estão vivendo longe de casa. Vocês se lembram onde esses camaradas estão vivendo? Verso 1 diz que esses Cristãos estão morando em cinco áreas diferentes da Turquia de hoje: Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Pedro faz referência a eles no verso 1 como “Peregrinos.” Outra tradução traz “Estrangeiros,” ou “Residentes temporários.”
Então Pedro dá aos Cristãos dois lembretes que são úteis em tempos de dificuldade. Ele diz primeiramente:
Lembre Sua Condição (1)
Lembre-se quem você é. Você é um peregrino, um estrangeiro, um residente temporário.
1 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia,
Veja a palavra – peregrino – ela é entendida em três diferentes sentidos. Esses Cristãos são peregrinos de três maneiras diferentes. São peregrinos geograficamente, socialmente e teologicamente – ou se você preferir, eles são peregrinos Espacialmente, Socialmente e Espiritualmente. Vamos ver um de cada vez.
Espacialmente – esses Cristãos estão espalhados espacialmente, geograficamente. Vimos isso antes quando olhamos o mapa da Ásia Menor. Esses Cristãos estão espalhados entre cinco províncias Romanas diferentes: Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Essa é uma razão para Pedro usar o termo, “Dispersão.” Isso tem sua raiz no Velho Testamento, um termo que descreve o espalhamento do povo Judeu. Os Cristãos são peregrinos em um sentido espacial. Mas eles também são peregrinos em um sentido social.
Socialmente – essas cinco províncias Romanas listadas por Pedro no verso 1 também indicam etnia e diversidade linguística entre o povo. Além disso, essas cinco províncias foram impactadas pela cultura Greco-Romana daqueles dias, uma cultura que provou ser difícil para os Cristãos de se “familiarizarem.” Porque esses Cristãos eram diferentes daqueles que estavam próximos a eles, pois eram frequentemente tratados pelos Romanos como excluídos, desajustados sociais, marginalizados da sociedade. É um pouco parecido com o que testemunhamos entre nossos irmãos Cristãos no Laos, quando vamos lá todo outono para trabalhar com nosso parceiro missionário no Sudeste Asiático. Nossa equipe frequentemente tem o privilégio de passar algum tempo com Cristãos perseguidos na área onde Cristãos têm sido perseguidos, perdendo propriedades e priligégios sociais – cuidados de saúde, educação e até alimento. Esses irmãos e irmãs em Laos entendem o termo “peregrino.” Assim, esses Cristãos no verso 1 são peregrinos espacialmente e socialmente. Finalmente:
Espiritualmente – Pedro se refere a esses Cristãos como peregrinos em um sentido espiritual também. Quer dizer, esses Cristãos estão vivendo no mundo agora, mas aguardando o lar celestial mais tarde. Essa palavra peregrino é uma metáfora muito útil para os Cristãos. Cristãos são peregrinos, estrangeiros, residentes temporários, apenas de passagem por essa vida terrena, com destino à cidade eterna dos Céus.
É este o sentido da palavra que informa muito de nosso hino Cristão:
Este mundo não é o meu lar, estou apenas passando por ele
Meus tesouros estão em algum lugar além do firmamento
Os anjos acenam para mim da porta aberta do Céu
E eu não posso me sentir mais em casa neste mundo
O eles me falam de um lar muito além do céu,
O eles me falam de um lar muito distante;
O eles me falam de um lar onde não há tempestade de nuvens a surgir,
O eles me falam de um dia sem nuvens.
Assim, num esforço de fortalecer seus irmãos e irmãs, Pedro diz, “Lembre a sua condição.” Você é um peregrino. Você é um estrangeiro. Você é um residente temporário. Você está apenas de passagem.
E Pedro diz a mesma coisa para você e para mim nesta manhã: Lembre de sua condição. Você se vê como um peregrino? Você se vê como, “Não em casa, mas alguém que está longe de casa?” Se este é o seu caso, isso te ajuda a não se apaixonar por este mundo e te liberta das garras do mundo. Pedro usa essa imagem novamente no capítulo 2 para fortalecer os Cristãos que são tentados a pecar. Ele diz em 1Pedro 2:11, “Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.”
Você é um peregrino, um residente temporário, você é diferente dos outros. Então pare de tentar ser como os outros! Igrejas por toda América estão fazendo tudo o que podem para convence pessoas perdidas de que elas são como as igrejas. “Nós somos como vocês! Juntem-se a nós. Nós somos como vocês.” Não, vocês não são. Você é um peregrino. Você é diferente. Suas prioridades são diferentes. Seus motivos são diferentes. Seus amores são diferentes. Este mundo não é o seu lar. Seu lar está em outro lugar.
Lembre sua condição. Você é um peregrino. Você está apenas de passagem por este mundo. Tiago faz a mesma observação em sua carta. Você pode voltar uma ou duas páginas em sua Bíblia e ler Tiago 4:14 onde Tiago pergunta, “O que é a sua vida? É um vapor que surge por pouco tempo e então desaparece.”
Nossas vidas passam rápido. Estamos aqui por pouco tempo. Este não é nosso lar. Então vamos viver para a eternidade. Vamos viver focados no ceú. Vamos fazer coisas que durem para a eternidade. Não se sinta confortável neste mundo. Aqui não é seu lar. Você está vivendo longe de casa. Você é um peregrino. Lembre-se de sua condição. Você quer saber a chave para viver a vida Cristã, viver em um mundo de sofrimento e conflito? Lembre-se de sua condição. Em segundo lugar, Pedro diz:
Lembre de Sua Salvação (2)
O verso 2 fala da salvação do Cristão. E o que Pedro está fazendo aqui é dizer, em essência, “Quando você passar por perseguição e você suportar sofrimento, lembre-se de sua salvação.”
2 escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas.
A primeira palavra no verso 2 é a palavra, “Escolhido.” É dessa palavra que temos a doutrina da eleição. A doutrina da eleição simplesmente significa que Deus – baseado em nada exceto Seu amor, baseado em nenhum mérito ou bondade de nossa parte – mas baseado somente em Seu amor, escolhe alguns para serem Seus filhos através da fé em Jesus Cristo. Ele escolhe alguns para serem salvos!
Eu acho isso encorajador. A Bíblia ensina que eu nasci um pecador. Eu sou um pecador por natureza e por escolha. Eu sou um filho do meu primeiro pai Adão. Eu estou separado de Deus. Estou espiritualmente morto em transgressões e pecados. Nada posso fazer para melhorar minha condição. Então Deus vem a mim. Ele vem a mim em minha sepultura espiritual e me revive, me regenera, me dá vida de forma que eu posso entender e responder à mensagem salvadora do Evangelho. Isso é a eleição. Ele me escolheu. Eu não mereci. Eu estava morto em transgressões e pecados. Mas por causa de Seu amor, Ele me escolheu e eu sou salvo.
É isso o que a palavra “pré-conhecimento” significa no verso 2: “escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai.” O pré-conhecimento de Deus não se refere a Deus conhecer o futuro. Embora isso seja verdadeiro. Deus sabe de todas as coisas. Ele não tem que, “olhar pelos corredores do tempo” porque Ele conhece todo tempo de uma só vez. Ele conhece o passado, o presente e o tempo futuro de uma só vez.
A palavra “pré-conhecimento” se refere ao amor eletivo de Deus. Deus escolheu desde a eternidade pessoas em quem Ele colocaria Seu amor. Ele coloca Sua afeição sobre certas pessoas, baseado em nada de bom nelas, nenhum mérito prévio da parte delas, mas baseado somente em Seu amor por elas. Ele as escolheu e elas são salvas. Você percebe que isso mantém o Cristão humilde quando ele ou ela lembra que Deus toma a iniciativa em nossa salvação.
Pedro diz, “Lembre da sua salvação.” Você é – verso 2 – “escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue.”
À propósito, você enxerga a doutrina da Trindade no verso 2? Você tem, Deus Pai, o Espírito Santo e Jesus Cristo. Nossa salvação é uma salvação Trinitária. Deus é Um e Ele é Um em três Pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo.
“Escolhidos de acordo com o pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito.” Essa palavra, “santificadora,” significa ser colocado à parte, ser santo. Existe uma santificação que acontece no momento que nos convertemos – essa é a nossa santificação posicional quando a justiça de Cristo nos é imputada ou creditada. Nós nos tornamos santos em Cristo – isso é santificação posicional. Então existe uma santificação progressiva. Como o próprio nome indica, santificação progressiva é um progresso; isso se refere ao nosso crescimento em santidade. O verdadeiro Cristão cresce e se torna mais parecido com Cristo, assumindo mais a semelhança familiar, semelhança de Cristo. As pessoas devem ser capazes de dizer que estamos crescendo como Cristãos. Nós estamos nos tornando mais semelhantes a Cristo.
Pedro diz no verso 2 que Cristãos são, “Escolhidos…por obediência ao sangue derramado de Jesus Cristo.” O escritor do hino pergunta, “O que pode lavar o meu pecado?” Nada exceto o sangue de Jesus. “O que pode me tornar pleno novamente?” Nada exceto o sangue de Jesus. O cumprimento final dos sacrifícios do Velho Testamento durante anos se foram, pois Jesus Cristo sofre a morte sacrificial pelos Cristãos. Ele morre como o Cordeiro perfeito de Deus sem mancha ou defeito. Ele oferece Sua vida e morte em nosso lugar.
Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus (2 Coríntios 5:21).
Não é de admirar que Pedro acrescenta no final do verso 2 as palavras, “Graça e paz lhes sejam multiplicadas.” Graça a você – favor imerecido de Deus sobre você, você que merece somente a ira de Deus, graça a você – e paz: paz com Deus e paz com os outros através de nosso Senhor Jesus Cristo. Lembre-se de sua condição e lembre-se de sua salvação.
Enfrentando uma semana difícil? Lembre-se de sua condição. Você é um peregrino, um estrangeiro, um residente temporário. Este mundo não é o seu lar. Lembre-se de sua salvação. O que poderia ser maior que sua salvação, maior que um lar eterno no céu em um lugar onde não existirá noite, sem sofrimento, sem escuridão, sem dor, sem lágrimas? Lembre-se de sua salvação.

Fiquemos de pé para orarmos.