Vida no Espírito

Vida no Espírito

“Vida no Espírito”

(Atos 18:24-19:10)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(09-03-08) (Manhã)

 

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Atos, capítulo 18.

 

Se você está nos visitando, nós estamos em nossa caminhada, versículo por versículo, pelo livro de Atos, estudando aquele que é o melhor “Manual sobre Crescimento da Igreja” para as igrejas hoje. O livro de Atos é todo a respeito de como Deus quer o crescimento da igreja. E Deus está nos fazendo crescer ao aprendermos o que realmente significa seguir o Senhor Jesus Cristo.

 

Nós acreditamos que a melhor maneira para aprendermos sobre Deus é abrirmos a Sua Palavra, a Bíblia, abrirmos as Escrituras e lermos, versículo por versículo sempre que possível, lendo o contexto, assim como nós leríamos uma carta de amor escrita para nós, assim devemos ler a Palavra de Deus; não apenas lendo uma linha aqui e outra ali, mas lendo cuidadosamente juntos, passagem por passagem, ouvindo cuidadosamente o que Deus está falando.

 

Nós paramos nosso estudo com Paulo indo para Jerusalém e então retornando para Éfeso para começar sua terceira jornada missionária. Mas antes de Paulo chegar a Éfeso, nós lemos o que acontece durante a ausência dele e nós lemos sobre esse homem notável chamado Apolo.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

24 E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.

25 Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.

26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.

27 Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.

28 Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.

1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,

2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Algumas semanas atrás quando houve falta de energia durante a última tempestade, nós ficamos sem luz em casa por várias horas. E quando a energia acaba assim bem no começo da noite, não é tão ruim assim no começo, é até um pouco divertido. Todo mundo saca suas velas e as acende enquanto todos aguardam a luz voltar. Talvez a sua família seja como a minha quando isso acontece. A gente pega um jogo de tabuleiro ou algo do tipo e tenta passar o tempo dessa maneira. Mas depois do quinto jogo de Yahtzee, começa a perder a graça. Sabe como é, quanto mais tempo ficamos sem a energia, mais óbvio fica o quanto nós dependemos da energia para fazer qualquer coisa. Quando ficamos sem luz, você entra num quarto e instintivamente acende a tomada e daí você balança a cabeça e lembra: “Ah, é mesmo: não tem luz”. Você pensa: “Bom, a TV não vai funcionar, mas eu posso assistir um vídeo-não, isso também não vai dar”, ou… “Eu vou para o computador – não, ele também não funciona. Já sei: Vou ligar o rádio… mas, será que eu tenho um que funcione à pilha?” Pode ser frustrante. Eu me lembro da última vez quando eu fui para baixo e sentei no sofá perto da luz da vela com um livro na minha mão pensando: “Eu preciso mesmo que essa luz volte logo ou eu vou ter problema!” Quando estamos sem energia, nós realmente nos sentimos: sem poder.

 

Qual é versículo chave no livro de Atos? Atos 1:8. Em Atos 1:8, Jesus diz: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”. Cumprindo a comissão de Cristo de levarmos o evangelho para as pessoas em nossa Jerusalém: Henderson e nossa Judéia e Samaria: Kentucky e América do Norte e até aos confins da terra: internacionalmente além dos mares, pode ser uma tarefa intimidadora. Até compartilhar o Evangelho com nossos colegas de trabalho e amigos na escola pode ser assustador, mas a chave está na primeira parte do versículo. Jesus diz: “Mas recebereis poder quando o Espírito Santo vier sobre vós”

 

Sem esse poder, nós realmente nos sentimos sem poder. Nós devemos! Nós precisamos do Espírito Santo, a fim de vivermos a vida que Jesus Cristo nos chamou para vivermos. Nós precisamos do Espírito Santo para testemunhar, para servir, para ensinar, para trabalhar, para sobreviver!… para terminarmos uma tarefa do trabalho, para estudarmos e irmos bem numa prova, para guiarmos nossas famílias – para fazer qualquer coisa e todas as coisas.

 

Eu quero falar com vocês nesta manhã sobre “Vida no Espírito”. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade. Ele é Deus! E eu quero que vejamos nesta passagem da Escritura o que acontece quando Deus, o Espírito, guia. Há algumas coisas para nós aprendermos aqui. Número um, quando o Espírito de Deus guia:

 

I. Nós temos uma Pregação Correta (18:24-28)

 

Veja novamente esse Apolo nos versículos 24-25. A Bíblia diz:

 

24 E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.

25 Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.

 

Esse Apolo é um homem impressionante. Ele é descrito como eloqüente e “poderoso nas Escrituras”. Eu amo essa afirmação! Puxa, eu quero ser “poderoso nas Escrituras”, você não quer? Isso é, Apolo conhecia sua Bíblia. Ele conhecia bem o Velho Testamento. Isso pode ser dito a seu respeito? Você é “poderoso nas Escrituras?” Como anda sua leitura diária da Bíblia? Você está lendo a Bíblia esse ano? Continue!

 

Apolo é poderoso nas Escrituras e ele é eloqüente. O versículo 25 diz que ele era instruído no caminho do Senhor e ele era “fervoroso de espírito” – a palavra significa: “ferver com calor”. Ou seja, esse cara estava em chamas, pregando a mensagem que é muy caliente! Mas há um problema aqui: “ele falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, – mas – conhecendo somente o batismo de João”.

 

Isso é interessante. Apolo tinha certo conhecimento das coisas do Senhor, mas ele conhece apenas o batismo de João. Vocês vão se lembrar de João Batista lá dos primeiros capítulos dos Evangelhos. Ele era o antecessor do Senhor Jesus. João chamava o povo ao arrependimento para que se preparassem para o Messias. Então o povo ia até João no deserto e ele os batizava com um “batismo de arrependimento”. Não era o batismo cristão como a Bíblia ensina mais tarde e como nós conhecemos hoje. O batismo de João era uma maneira simbólica de dizer: “Eu me arrependi dos meus pecados. Eu estou me preparando para a vinda do Messias”. Era isso.

 

E isso era tudo que Apolo conhecia. “Ele conhecia apenas o batismo de João”. Apolo ainda não sabia como a vinda do Messias fora cumprida em Jesus de Nazaré. Ele ainda não tinha ouvido sobre a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo e ele não tinha ouvido sobre a vinda do Espírito Santo, e por isso ainda não tinha recebido Cristo como Salvador pessoal de sua vida. “Ele conhecia apenas o batismo de João”.

 

Eu não sei onde ele aprendeu isso. Ele nasceu em Alexandria, fundada e nomeada depois por Alexandre o Grande, um pólo de grande educação e local da maior biblioteca no mundo daquele tempo. A biblioteca lá em Alexandria continha 700.000 volumes, então talvez Apolo tenha adquirido todo esse aprendizado dos estudos.

 

É interessante pra mim que a palavra “instruído” aqui no versículo 25 é a palavra da qual se origina “catequismo”. Apolo foi catequizado acerca de alguma verdade no Senhor, mas ele ainda não era um crente. Você e eu podemos receber alguma verdade sobre o Senhor e ainda não sermos um crente por não termos recebido Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Nós podemos ser muito religiosos e ainda estarmos perdidos.

 

Agora veja o que acontece quando Áquila e Priscila ouvem Apolo. Lembram-se deles? Esse é um bom exemplo para nós! Eles não humilharam Apolo. Eles carinhosamente o levaram para um local reservado; provavelmente o convidaram para ir comer em sua casa e compartilharam com Apolo o resumo do FAITH! Eles compartilharam o Evangelho com ele. Eles lhe contaram como o Messias é o Senhor Jesus Cristo de Nazaré, como ele morreu e ressuscitou. Eles contaram a Apolo sobre a vinda do Espírito Santo.

 

Mas para ter certeza, eu disse que esse primeiro ponto é sobre “pregação correta”, mas pode ser que queiramos renomeá-lo: “completando a pregação”. Não era bem que a mensagem de Apolo estivesse “incorreta”, mas sim “incompleta”. Áquila e Priscila ajudaram Apolo a enxergar a mensagem completa. Apolo agora se torna um seguidor do Senhor Jesus Cristo.

 

27 Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos, e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam.

28 Porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo.

 

Agora Apolo tem a mensagem completa do Evangelho. Ele agora é guiado pelo Espírito Santo e está pregando a mensagem completa e correta sobre Cristo.

 

Ray Stedman disse: “Nenhum pregador pode conduzir sua congregação a um nível maior do que da sua própria experiência espiritual”. Se um pregador sabe apenas como pegar um versículo aqui e outro ali e como você pode fazer para ganhar um monte de dinheiro e sentir-se bem consigo mesmo, ele está pregando uma mensagem incompleta. A pregação do crente é toda a respeito do Evangelho. Nós temos que ouvir sobre o pecado. Nós temos que ouvir a respeito de como Jesus veio para cuidar do nosso problema, que é o pecado, como Ele morreu, foi sepultado e ressuscitou. “Nenhum pregador pode conduzir sua congregação a um nível maior do que da sua própria experiência espiritual”. Nós temos que receber a mensagem correta. Digam: “Nós temos que receber a mensagem correta”.

 

Apolo teve a mensagem correta. Quando o Espírito de Deus guia, nós temos a pregação correta. Número dois: quando o Espírito de Deus guia:

 

II. Nós temos a Presença de Cristo (19:1-7)

 

Lembram: Paulo tinha ido para Jerusalém para cumprir seu voto. Agora ele está de volta a Éfeso. Ele tinha dito: “Eu voltarei, se for a vontade de Deus” (18:21) e foi a vontade do Senhor, então ele está de volta:

 

1 E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,

2 Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

 

 

Eu acho essa afirmação incrível: “Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo”. Eu fico imaginando se alguns Batistas não teriam respondido como aqueles efésios.

 

3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.

 

Quantos de vocês acham que isso parece familiar?! Parece com quem? Parece com Apolo. Então Paulo faz com esses homens, a mesma coisa que Áquila e Priscila fizeram com Apolo: ele compartilha o resumo do FAITH; ele fala do Evangelho. Nós temos a versão resumida aqui:

 

4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo

5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

 

E eles se tornaram crentes; se tornaram cristãos. E porque seu primeiro batismo não representava uma fé pessoal no Senhor Jesus Cristo, eles são batizados de novo. Alguns de nós têm experiências parecidas. Nós talvez tenhamos sido batizados quando éramos menores ou mesmo crianças, mas só mais tarde nós compreendemos o que significava seguir Jesus Cristo de uma maneira pessoal, real. Porque o nosso primeiro batismo não representou uma fé pessoal no Senhor Jesus Cristo, nós somos batizados novamente. O batismo bíblico ilustra a morte, o sepultamento e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo. O crente desce às águas – essa é uma ilustração da morte – e levanta da água – essa é uma ilustração da ressurreição. Então esses 12 efésios se tornaram crentes e foram batizados.

 

Nós vemos a evidência da recentemente encontrada fé deles no que acontece a seguir. Lembrem-se: quando o Espírito de Deus guia, nós temos a presença de Cristo. Versículos 6-7:

 

6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

7 E estes eram, ao todo, uns doze homens.

 

Depois que esses 12 receberam Jesus Cristo como Senhor das suas vidas e seu Salvador, eles receberam o Espírito Santo. A evidência da conversão deles é que estavam falando em línguas e profetizando, proclamando a verdade sobre Jesus Cristo. Nós falamos anteriormente sobre essa questão de falar em línguas. Eu remeto vocês à nossa mensagem baseada em Atos, capítulo 2 e você pode ler sobre isso no Pentecostes. Aqui nós temos algo como um “mini-Pentecostes”. Eu acho que Kent-Hughes está certo; “Nós vemos a experiência do Pentecostes quatro vezes no livro de Atos: para os crentes judeus em Jerusalém, para os Samaritanos através de Filipe, para os gentios através de Pedro, e aqui para os judeus dispersos através de Paulo”.

 

Como Apolo, esses 12 efésios estavam vivendo durante um “período de transição” do batismo de João para o batismo de Cristo. Eles não eram crentes até terem ouvido o Evangelho e recebido Jesus Cristo pela fé. A evidência da sua conversão era o fato deles terem recebido o Espírito Santo. Depois desse “período de transição”, todo crente receberia o Espírito Santo no momento da conversão. Nós sabemos, por exemplo, que toda pessoa que se tornou um crente com os ensinos de Paulo em Éfeso, recebeu o Espírito Santo no momento da conversão. Nós sabemos disso por causa da carta que Paulo escreveria mais tarde aos Efésios.

 

Em Efésios 1:13, Paulo escreve: “tendo nele também crido (ou seja, no momento da sua fé em Cristo), fostes selados com o Espírito Santo da promessa”. E essa é a experiência normal hoje. Desde aquela época, depois desse breve “período de transição”, se você preferir, cada pessoa que recebe Jesus Cristo como Salvador, recebe o Espírito Santo no momento da conversão. Nós não temos que “orar para o Espírito” vir. Ele já veio. Ele habita em nós.

 

Vêem, acho interessante que Paulo pudesse dizer que esses 12 homens não tinham o Espírito antes dele ter compartilhado o Evangelho com eles. Eles eram “discípulos” de alguma forma. Ele sabia. Eles tinham uma conversa religiosa, mas ele podia dizer que eles não eram verdadeiros crentes em Cristo. Eles não tinham o testemunho do Espírito Santo dentro deles.

 

Em João 14:16-17, Jesus diz: “(O Pai) vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.

 

Quando o Espírito de Deus guia, nós temos a presença de Cristo – A presença do próprio Cristo dentro de nós! Como isso é maravilhoso?!

 

Quando o Espírito de Deus guia, nós temos uma pregação correta, nós temos a presença de Cristo, e isso nos conduz ao nosso ponto final de benção. Quando o Espírito de Deus guia:

 

III. Nós temos um Poder Consistente (19:8-10)

 

Como um crente cheio do Espírito Santo, o Apóstolo Paulo demonstra que o Espírito Santo está dentro dele através da maneira poderosa que ele ministra. Versículos 8-10:

 

8 E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus.

9 Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano.

10 durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.

 

Paulo poderosamente prega e ensina o Evangelho em face à oposição, poder que continua por cerca de três anos como ele mais tarde vai afirmar no capítulo 20. Por três anos, Paulo de forma consistente demonstra o poder do Espírito Santo ao compartilhar o Evangelho. Na verdade, eu gosto disso no capítulo 20, versículo 20. A Bíblia diz que Paulo fez como nós fazemos nas segundas-feiras à noite. Dêem uma olhada:

 

“Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,”

 

Como você pode compartilhar o Evangelho? No poder do Espírito Santo. Quando o Espírito de Deus guia, nós temos uma pregação correta – nós recebemos a mensagem correta – nós temos a presença de Cristo, e nós temos poder consistente, poder para perseverar diante de oposição, perseguição, dias difíceis e desafios difíceis.

 

Na verdade, é pelo poder do Espírito Santo que nós fazemos qualquer coisa e podemos saltar qualquer obstáculo e escalar qualquer montanha de dificuldade. Nós recebemos o dom do Espírito Santo no momento da conversão. Aconteceu de uma vez por todas. É um evento que não se repete. Se você é um crente, você tem o Espírito Santo. Mas ouça com atenção: Uma coisa é ter o Espírito Santo. Outra coisa é o Espírito Santo ter você.

 

Efésios 5:18 diz: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” Essa é uma atividade que se repete. Todos os dias nós devemos buscar sermos controlados pelo Espírito. Ao longo de todo o dia, nós nos submetemos ao Espírito de Deus, vivendo no poder da Sua presença.

 

Conclusão:

 

Nós tínhamos um Hyundai. Era um carro muito bom e nos serviu bem por muitos anos. Mas um dia, nós saímos de uma loja e ele não queria pegar. Nós pensamos que era a bateria e tentamos dar a partida empurrando, mas nada aconteceu. Um cara dentro da loja disse que provavelmente fosse a partida. Ele tinha alguns cabos que ele usou e que fizeram o carro funcionar sem usar a partida.

 

Então nós dirigimos para casa, não muito felizes de termos que comprar uma nova partida, mas felizes por sabermos qual era o problema. Eu comentei aquilo com meu vizinho que entendia de tudo um pouco, e que era membro da minha sala de escola bíblica. Larry me ajudou a instalar a nova partida. Na verdade, Larry instalou a partida e eu fiquei segurando a lanterna. Quando nós terminamos, nós giramos a chave para ligar o carro: nada. Nós verificamos todos os cabos. Nada. Eu acho que nós até trocamos a bateria. O carro simplesmente não funcionava.

 

Finalmente, alguém no trabalho da Michele sugeriu algo. Ele disse que já tinha tido um Hyundai e ele disse que dentro, debaixo do console do motorista, tinha um chip plástico de computador. Era um pequeno dispositivo de prevenção contra roubo que você podia puxar quando você saísse para fazer compra e depois colocava de volta quando retornasse para o carro. Isso supostamente evitaria que as pessoas fizessem ligação direta com o carro (e eu fico pensando: “Como se alguém fosse roubar meu velho e econômico Hyundai!”). Mas ele nos falou desse pequeno chip e disse: “Algumas vezes essas coisas somem”.

 

Então Michele foi e girou uma ou duas vezes e o carro pegou na hora! A resposta era tão simples, estava tão perto, ao nosso alcance, e mesmo assim nós não tínhamos poder. Muitos crentes vivem suas vidas sem nenhum poder. Eles ficam experimentando essa novidade e aquela outra, sem nunca saber ao certo porque eles não são vitoriosos em suas vidas cristãs. A resposta está tão perto, quanto aquele chip plástico de computador estava para nós. O Espírito Santo é o nosso poder para a vida diária.

 

. Fiquem de pé para oração.

 

Duas perguntas: Você tem o Espírito Santo? Se você não foi salvo, você não tem. Você precisa vir para Jesus. Crente, o Espírito Santo tem você? Você está vivendo uma vida cheia do Espírito, vivendo no poder da presença de Cristo dentro de você? Vamos orar…