“Quando Deus faz uma Igreja crescer”
(Atos 1:1-8)
Série: A Igreja em Chamas!
Rev Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, KY
(17-06-07) Manhã
. Peguem suas Bíblias e abram em Atos, capítulo 1.
Hoje estamos começando uma nova série de mensagens em nossos cultos matutinos e eu quero dizer a vocês que eu tenho aguardado ansiosamente por esse novo estudo sobre o livro de Atos. Nossa série tem o título: “A Igreja em Chamas!” E nós vamos fazer nossa jornada versículo por versículo ao longo desse livro empolgante e entusiasmante; e eu realmente creio que, se nós nos permitirmos ser ensinados, Deus vai abençoar nossa igreja com um novo sentimento de poder e de propósito.
Eu imprimi um folheto de dois lados para vocês e alguns já devem ter pegado na entrada e outros vão pegá-lo na saída. Em cada uma das portas você vai encontrar cópias. O livro de Atos nos fala sobre o nascimento e a expansão da igreja. Nós vamos ver isso já quando lermos os primeiros versículos num instante. O autor é Lucas, e Atos é seu segundo volume. Os primeiros versículos de Atos são muito semelhantes aos primeiros versículos do Evangelho de Lucas. No início de ambos os livros, Lucas menciona um homem chamado Teófilo, a pessoa para quem ele está escrevendo esses dois volumes. Eu encorajo vocês a lerem mais tarde os primeiros versículos de Lucas e a compará-los com os primeiros versículos de Atos. O Evangelho de Lucas é o volume I e o livro de Atos é o volume II. A data do livro de Atos é por volta de 61-63 d.C. e, novamente, Lucas está escrevendo o livro para prover um relato histórico, preciso do nascimento e crescimento da igreja.
Dê uma olhada na parte de cima do folheto e você vai ver “Uma Avaliação do Livro de Atos”. O versículo chave para o livro de Atos é um versículo que estaremos lendo num instante, Atos 1:8. Eu te encorajo a memorizar Atos1:8 porque ele é um dos versículos síntese do Grande Comissionamento de nosso Senhor. Jesus nos diz em Atos 1:8: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”
Eu gosto desse folheto porque você pode, à primeira vista, ver todo o livro de Atos. Você pode ver como Lucas relata a expansão da igreja de Jerusalém até os confins da terra. Em Atos capítulos 1 a 7, a igreja está testemunhando em Jerusalém. Em Atos 8-12 está testemunhando em toda a Judéia e Samaria. Em Atos 13-28, a igreja está testemunhando até os confins da terra. Então você tem o Evangelho sendo proclamado na cidade (pelas ruas), nas províncias (pelos estados), e no mundo (pelos mares). Então nós estaremos lendo sobre essa expansão da igreja através dos “Atos” dos Apóstolos.
Conquanto o título de algumas traduções traga as seguintes palavras: “Atos dos Apóstolos”, o livro relata principalmente os “Atos de Pedro e Paulo”. Você pode até mesmo dividir o livro na metade dessa forma. Pedro é a personalidade central nos capítulos 1 a 12. Paulo é a personalidade central nos capítulos 13 a 28. Com essa breve introdução deixe-me agora convidá-lo a colocar-se de pé em honra à leitura da palavra de Deus.
. De pé em honra à leitura da palavra de Deus.
1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar
2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.
3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.
5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;
8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
. Orar
Introdução:
Ao começarmos essa série de mensagens: “A igreja em Chamas”, nós veremos como se parece a igreja quando Deus a aumenta; faz a igreja crescer. Muitos livros sobre crescimento de igreja têm adotado tanto os métodos populares de mercado do mundo dos negócios que eles te dão a impressão de que a igreja pode, de fato, crescer e se administrar como um negócio. Mas enquanto a igreja pode certamente aprender com o mundo dos negócios, nós precisamos certamente nos lembrar de que a igreja não é um negócio, é um corpo. O homem não constrói a igreja, Deus constrói a igreja.
Eu não vou sugerir que quando Lucas estava escrevendo o livro de Atos ele estava pensando sobre a futura igreja na América e escrevendo então um manual de crescimento de igreja para nós. Eu não creio que era isso que ele tinha em vista. Ao mesmo tempo, contudo, eu creio que se nós lermos esse livro cuidadosamente nós vamos descobrir que ele nos ensina muitos princípios maravilhosos sobre crescimento da igreja. E se nós aplicarmos os princípios que nós aprendemos neste livro Deus vai abençoar ricamente os ministérios da Primeira Igreja Batista de Henderson.
Então nós começamos nosso estudo aprendendo qual é a aparência de uma igreja bíblica. Três coisas eu quero que nós vejamos e aprendamos sobre uma igreja bíblica. Número um, vejamos:
I. A Pessoa mais importante da igreja (1-3)
E vamos deixar isso bem claro desde o início: a pessoa mais importante da igreja é o Senhor Jesus Cristo. Ele é sempre a pessoa mais importante da igreja. Se Ele não é a pessoa mais importante da igreja, então a igreja não é a igreja. O pastor não é a pessoa mais importante da igreja. Os fundadores não são as pessoas mais importantes da igreja. A igreja é um corpo com uma única cabeça e a Bíblia diz em Efésios 1:22 que Jesus é a cabeça. Ele é a pessoa mais importante da igreja. Lucas começa esse livro com um foco na pessoa mais importante do livro e a pessoa mais importante da igreja. Veja novamente os três primeiro versículos.
1 Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar
Lembre se, seu “primeiro livro” é o Evangelho de Lucas. Ele diz: “Eu escrevi o Evangelho de Lucas relatando todas as coisas que Jesus fez e ensinou”, versículo 2:
2 até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas.
Isso se refere à ascensão de Jesus aos céus. Nós vamos ver isso da próxima vez. Lucas está simplesmente relembrando Teófilo como o Evangelho de Lucas termina. Jesus morreu na cruz, foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia. Ele subiu aos céus após ter dado Seu comissionamento aos apóstolos.
3 A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
Aqui está um lembrete do ponto crucial do Cristianismo: Jesus Cristo está vivo! Lucas disse isso após Jesus Cristo ter morrido – e ele morreu na cruz por nossos pecados – e aparecido vivo aos Seus discípulos. Ele apareceu vivo depois de Seu sofrimento através de provas infalíveis, tendo sido visto por eles durante 40 dias e falando sobre as coisas concernentes ao reino de Deus.É assim que os Evangelhos terminam. Jesus Cristo está vivo. Houve até um período de 40 dias em que cerca de 500 pessoas viram aquele que havia sido crucificado na cruz e sido colocado numa tumba, andando em um corpo glorificado. Jesus Cristo está vivo.
E esse é precisamente o motivo pelo qual Jesus Cristo é sempre a pessoa mais importante da igreja. Ninguém pode fazer o que Jesus fez. O Cristianismo é a única religião fundada por alguém que ressuscitou da morte. O Cristianismo é a única religião com um túmulo vazio. O túmulo de Maomé está ocupado. O túmulo de Buda está ocupado. O túmulo de Confúcio está ocupado. Mas o túmulo de Jesus está vazio.
Eu sirvo um Salvador ressurreto; Ele é o mundo hoje;
Eu sei que Ele vive, não importa o que digam os homens,
Eu vejo Sua mão de misericórdia; Eu ouço Sua voz de alegria;
E no momento exato em que eu preciso dEle, Ele sempre perto está.
É por isso que Jesus pode dizer enfaticamente: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim”, porque somente Ele venceu a morte, o inferno e a sepultura. Nós devemos seguir Jesus porque somente Ele pode fazer o que nós não podemos. Ele vive a vida perfeita e sem pecado que nós não poderíamos. Ele morre por nossos pecados, tomando sobre si o nosso castigo e então levantando da sepultura. É por isso que Ele é o único Salvador. Ninguém mais pode fazer isso. Jesus Cristo é a pessoa mais importante da igreja. Mas nós não vemos apenas a pessoa mais importante da igreja, nós vemos também:
II. O Poder mais importante da Igreja (4-5)
Se a pessoa mais importante da igreja é o Salvador, então o poder mais importante da igreja é o Espírito. O poder da igreja é o Espírito Santo. A figura do Espírito Santo aparece com proeminência no livro de Atos, particularmente nos primeiros 12 capítulos. Nós vamos ler muito sobre essa tão negligenciada terceira Pessoa da Trindade. O Espírito Santo. A Bíblia ensina que o maior poder da igreja é sempre encontrado no grande poder do Espírito Santo. Veja o versículo 4 e seguintes:
4 E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes.
5 Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois
Pouco antes de Jesus ascender aos céus, Ele diz para os discípulos irem para Jerusalém onde eles seriam de forma sobrenatural cheios do Espírito Santo de Deus. Jesus diz: “Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois”. Essa é um a referência a Pentecostes e nós estaremos estudando isso em algumas semanas, em Atos 2.
O maior poder da igreja é o Espírito Santo. Vá mais adiante e veja o versículo 8. Jesus diz: “Vocês receberão – o quê? Poder quando o Espírito Santo descer sobre vós.” O que os discípulos receberam então no Pentecostes o crente recebe hoje no momento em que ele crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.
Efésios 1:13 ensina que no momento em que cremos em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador nós somos “selados com o Espírito Santo”. Se você creu em Jesus Cristo como Senhor da sua vida e seu salvador, tenha você 7 anos de idade, 17 ou 77 anos, você tem o Espírito Santo vivendo dentro de você. O próprio Espírito de Deus faz morada dentro de nós! É algo maravilhoso para se pensar.
Agora lembre por que isso é mencionado aqui. Deus não nos dá o Espírito Santo simplesmente por dar. O Espírito Santo é o maior poder da igreja. Os crentes da igreja primitiva fizeram coisas poderosas porque eles foram poderosamente equipados para tanto. O Espírito Santo dentro de nós nos torna capazes de fazer coisas que nós não poderíamos fazer sem Ele.
Você já não teve aqueles momentos em que você sabia que o Espírito de Deus estava trabalhando em você e através de você, levando você a fazer coisas que você não faria sozinho? Um amigo crente te procura para se aconselhar sobre o emprego dele, ou sobre o relacionamento dela, ou qualquer outra coisa e você começa a compartilhar com aquela pessoa conselhos de Deus e da Palavra Dele. Você se dá conta que as palavras saem suavemente e elas estão todas em harmonia com a Escritura. Até mesmo você fica impressionado com a facilidade com que as palavras fluem da sua boca. Isso acontece no evangelismo também. Esse é o Espírito de Deus.
Em uma das cidades em que nós estávamos evangelizando no Brasil algumas semanas atrás eu conheci uma jovem que tinha plena convicção do pecado. Nós compartilhamos com ela a necessidade de se voltar para Cristo e ser salva. Ela sentia que não podia fazer isso e que “precisava acertar algumas coisas antes”, e tal. Nós continuamos a encorajá-la a aceitar Cristo primeiro e confiar na perfeição Dele etc. Nós compartilhamos com ela que tudo que ela precisava fazer era simplesmente dizer: “Eu quero Jesus”. Ciente da sua culpa e do seu pecado, ela resistiu até que, finalmente, com lágrimas nos olhos, ela falou: “Eu quero Jesus!” E quando ela falou: “Eu quero Jesus”, você podia realmente sentir o poder do Espírito Santo movendo-se naquele lugar. Ou seja, você podia sentir a presença Dele quando Ele se fez conhecido no corpo dessa nova crente em Jesus Cristo. Foi absolutamente fantástico.
Então quando você olha para o versículo 8, o versículo chave desse livro, e você vê que o Espírito Santo é exatamente quem torna o testemunho possível. Jesus diz: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas”. Como é possível para mim ser uma testemunha do Senhor Jesus Cristo? Através do Espírito Santo. Ele é o maior poder da igreja.
Isso nos conduz ao nosso terceiro ponto nesta manhã. Nós vimos a pessoa mais importante da igreja, o poder mais importante da igreja, olhe agora comigo e veja:
III. O Propósito mais importante da Igreja (6-8)
Qual é o propósito mais importante da igreja? Bem, se a pessoa mais importante da igreja é o Salvador, o poder mais importante da igreja é o Espírito, então, o propósito mais importante da igreja são as almas. Veja novamente o versículo 6 e os seguintes:
6 Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
Bem, esta é uma pergunta razoável. Os discípulos ouviram Jesus pregar muito sobre o reino de Deus. Eles estavam querendo saber: “Jesus, uma vez que você fez o que nenhum homem poderia fazer, você morreu por nossos pecados e ressuscitou da sepultura, estamos agora no final dos tempos? Você vai reinar aqui na terra agora e nós vamos reinar com você agora? É este o tempo que você vai restaurar o reino de Israel?” Qual foi a resposta de Jesus? Versículo 7:
7 Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;
Em uma palavra, a resposta é: “Não. Não esse não é o tempo em que o reino vai ser restaurado a Israel. Agora não é o fim dos tempos.” Na verdade, Jesus diz: “Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;”
A propósito, esse é um bom lembrete para nós de que ninguém sabe quando o fim dos tempos vai ocorrer. Embora a Bíblia seja bem clara a esse respeito, sempre tem esses malucos que começam a estipular datas e escrever livros e nos dizer exatamente quando eles acham que Jesus vai retornar. Não tem nada de errado em se estudar acerca do fim dos tempos. Isso está na Bíblia. Ano passado nesta época nós estávamos vendo o livro de Apocalipse. Mas o propósito maior da existência do crente não é estudar profecia e tentar descobrir quando a igreja vai ser arrebatada para encontrar com Jesus nos ares e retornar com Ele para reinar.
Repare bem no contexto aqui do versículo 7. “Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;” Ou seja: Esse não é o propósito mais importante da existência. “Bem, se estudar profecia não é o propósito fundamental da igreja, qual é?”
Ei, tenho aqui uma pergunta fácil: você está pronto para isso? Qualquer um pode acertar esta: “Qual versículo vem depois do versículo 7?” Alguém sabe? Certo! Versículo 8. Então volta lá e leia o versículo 7: “ Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade;” Esse não é o seu propósito. Continue lendo, versículo 8:
8 mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Aqui está o principal propósito da igreja. Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês; e vocês serão minhas testemunhas. Esse é o nosso propósito mais importante, igreja. Esta é a nossa missão primordial. A igreja deve antes de tudo estar pronta para Atos1:8. Isso é o número um. Todas as outras coisas são número dois, três e assim por diante. Jesus nos diz que nós devemos antes de tudo ser uma igreja como a de Atos 1:8.
Repare na progressão: Vocês serão minhas testemunhas – onde? Ele diz: “Em Jerusalém, e em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.” Nós lemos sobre isso no livro de Atos. Nós lemos sobre os apóstolos sendo testemunhas do Senhor em Jerusalém em Atos 1-7; nós lemos sobre os apóstolos sendo testemunhas do Senhor na Judéia e Samaria em Atos 8-12; e nós lemos sobre os apóstolos sendo testemunhas do Senhor até os confins da terra em Atos 13-28 nas viagens missionárias de Paulo. O testemunho começa em nossa cidade, atravessa os estados e vai até os confins da terra.
“Vocês serão minhas testemunhas.” Essa é uma expectativa do Senhor Jesus Cristo. Ele espera que cada um de nós seja uma testemunha Sua. Nós temos que ser testemunhas Dele. Isso é mais do que vir nas noites de domingo para falar para os outros sobre Jesus. Nós tivemos momentos incríveis indo para Bahia-Brasil, falando para as pessoas sobre as Boas Novas acerca de Jesus Cristo. Nós vimos muitos serem salvos e eu estou ansioso para compartilhar mais acerca de nossa viagem nos dias e semanas que estão por vir.
Mas ouça: ser uma testemunha começa em casa. Você deve falar aberta e francamente sobre Jesus com sua mãe, seu pai, seu filho, sua filha, seu esposo, e sua esposa. Se você e eu não somos testemunhas em casa então nós não seremos boas testemunhas em lugar nenhum. Qual é a coisa mais importante que você tem para falar hoje depois que o culto terminar? Jesus. Qual é o assunto mais importante hoje no almoço? Jesus. Falem uns com os outros sobre Jesus. Ele é a principal pessoa da igreja. E como vamos fazer isso? Através do principal poder da igreja: o Espírito.
A principal pessoa da igreja: o salvador; o maior poder da igreja: o Espírito; o principal propósito da igreja: almas.
. Fiquem de pé para orarmos.
Eu adoraria falar para você o que eu acho de Jesus
Uma vez que encontrei nele um amigo forte e verdadeiro
Eu te diria como Ele mudou minha vida completamente;
Ele fez algo que nenhum outro amigo faria.
Ninguém nunca se importou comigo como Jesus;
Nenhum outro amigo há tão gentil como Ele.
Ninguém poderia remover de mim o pecado e a escuridão;
Oh, como Ele se importou comigo.
Venha para Jesus nesta manhã. Receba-O em sua vida e seja perdoado pelos seus pecados e poderosamente transformado pela glória de Deus.