Por que o mundo está uma bagunça?

Por que o mundo está uma bagunça?

“Por que o mundo está uma bagunça?”

(Gênesis 3:1-24)

Série: As Maiores Perguntas da Vida (4/6)

Rev Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(20-04-08) (Manhã)

 

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Gênesis, capítulo 3.

 

Se você está nos visitando, nós temos perguntado e respondido a alguns dos maiores questionamentos da vida, em nossa campanha especial de seis semanas que se chama: “Por quê?”. Tanto na escola bíblica dominical como no culto nós temos feito essas perguntas e temos lido um devocional diário ao longo da semana. Até aqui já respondemos as perguntas: “Por que estou aqui?”; “Por que devo acreditar em Deus em primeiro lugar?”, e “por que devo acreditar na Bíblia?”. A pergunta de hoje é: “Por que o mundo está uma bagunça?” Gênesis capítulo 3 irá nos ajudar a responder esta questão.

 

A maioria de nós sabe o que acontece em Gênesis 1 e 2. Deus cria a terra e tudo o que nela habita, inclusive a humanidade. Ele cria o primeiro homem e a primeira mulher – Adão e Eva – e os abençoa com um lindo Jardim para eles viverem, o Jardim do Éden. Deus disse a Adão que ele poderia comer de toda árvore do jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Deus avisa em Gênesis 2:17 – “Por que no dia em que você comer do fruto dessa árvore certamente  morrerás.”

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

. Orar.

 

Introdução:

 

Nós estamos fazendo a pergunta: “Por que o mundo está uma bagunça?” e a peça de Rich e Stacy foi bem direto na resposta. Eles fizeram essa pergunta a várias pessoas e finalmente, dos lábios de uma criança, a reposta com uma só palavra foi dada: “Pecado”. E isso está absolutamente correto! Por que o mundo está uma bagunça?           Pecado. Agora nós vamos prosseguir naquela resposta traçando o início do pecado, suas conseqüências, e como podemos consertar o problema. Se você está tomando nota, escreva isso primeiro:

 

 

I. Consideremos o Conceito de Pecado (1 – 8)

 

Vamos primeiramente considerar o conceito de pecado, como ele começa, como é concebido. E para responder, vamos estudar a história real, literal, histórica em Gênesis 3. Se somos crentes, seguimos o Senhor Jesus Cristo. Sua visão da Bíblia é a nossa visão da Bíblia. Jesus creu num Adão e Eva literais. Em Mateus 19, por exemplo, Jesus se refere a Adão e Eva como pessoas reais e à história da criação como um evento real, então, nossa visão desta história não difere da de nosso Senhor Jesus que é o Filho de Deus.

 

Nós lemos há pouco como o pecado é concebido, como começa. A Bíblia diz no versículo um que há uma serpente lá no Jardim do Éden. Aprendemos mais tarde que esta serpente se trata na verdade do próprio Satanás. Satanás, um anjo caído, aparece no Jardim aparentemente se manifestando no corpo de uma serpente. Justamente como os demônios durante o ministério terreno de Jesus em Marcos 5 possuíram os corpos de porcos, assim Satanás se apossa dessa criatura,a serpente, no Jardim do Éden.

 

O tempo não permite um estudo completo sobre a origem de Satanás. Mas tome nota dessas duas passagens: Isaías 14: 12-15 e Ezequiel 28: 11-15. Lá você vai ler sobre o que eu creio que sejam as passagens que falam da origem e a queda de um anjo chamado Lúcifer. Algum tempo depois de Deus ter criado todas as coisas e ter chamado tudo “bom” (Gênesis 1:31), e antes da criação de Adão e Eva aqui no capítulo 3, Lúcifer se rebelou contra Deus e se tornou Satanás como o conhecemos hoje.

 

Então a palavra “serpente” no verso 1 e nos seguintes é uma referência a Satanás. Isto também é entendido em Apocalipse 12:9 e Apocalipse 20:2 onde lemos sobre a “antiga serpente, chamada de Diabo e Satanás.”

 

1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?

 

Pode parecer estranho para nós que uma serpente fale, mas temos que nos lembrar que estamos lendo sobre o Jardim do Éden antes do pecado, antes do que é chamado de Queda, então estamos lendo sobre a criação em seu estado antes da queda. Em 2 Coríntios 11:3, o apóstolo Paulo se refere à astúcia de Satanás ao enganar Eva e em 2 Coríntios 11:14, ele diz que “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.” A questão aqui é que Eva é enganada por Satanás, Satanás que é muito astuto ao agir como se fosse bom e como se falasse por Deus. Ele colocou a dúvida na cabeça de Eva ao questionar a palavra de Deus: “você tem certeza que Deus falou para não comer de toda árvore do Jardim?” Versículos 2 e 3.

 

2 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

3 Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

 

Agora, as Escrituras não mencionam que Deus falou que não poderiam tocar na “árvore”, mas Adão pode ter dito isso a Eva ao comunicar o que Deus havia dito para ele.Lembrando que Deus criou Adão primeiro e deu a ele a advertência com relação à árvore do conhecimento do bem e do mal. O apóstolo Paulo nos lembra em 1 Timóteo 2: 8 -15, que “Adão foi formado primeiro, depois Eva.”    Deus criou o homem primeiro, com a intenção de que ele fosse o guia espiritual de sua família. Assim sendo, era responsabilidade de Adão comunicar à sua mulher essa advertência sobre a árvore do conhecimento do bem e do mal.

 

4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

6 E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Então Eva, enganada por Satanás, cede à tentação e come do fruto da árvore. Ela então dá o fruto para Adão e ele come. Eva é enganada e come o fruto, mas Adão come sem ter sido enganado. Ele peca com seus olhos abertos. Sendo enganada, Eva falha ao seguir a liderança do seu marido e Adão abandona seu papel de liderança e segue os desejos de sua esposa. É por isso que Deus procura por Adão, como veremos mais à frente. Como líder, Adão tem maior responsabilidade pelo o que ocorreu aqui no jardim. Este é o início do pecado. O que acontece depois? Versículos 7-8:

 

7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

 

A pureza e a bondade da vida no Jardim agora estão comprometidas, porque Adão e Eva compartilharam da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles não sabiam nada sobre o mal antes disso, mas agora seus “olhos estão abertos” e a inocência deles se foi. Diferente de Deus, eles têm um conhecimento imperfeito e incompleto do bem e do mal. E este conhecimento do mal traz vergonha e culpa.    Mesmo a pureza e a inocência de seus corpos foram corrompidas pelo pecado e eles se sentiram sujos e envergonhados. E o que eles fizeram em resposta a essa vergonha e culpa? Eles tentaram encobrir. A costura das folhas de figueira é uma tentativa, tanto literal como figurativamente, de cobrir suas ações cheias de pecado. Agora eles também temem a Deus:

 

8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.

 

Eis a concepção do pecado. É freqüentemente conhecida como “a Queda”. Adão e Eva compartilharam da árvore do conhecimento do bem e do mal, e introduziram o pecado no mundo. E porque Adão é o líder, ele carrega uma responsabilidade maior e é através de Adão que nós também somos culpados pelo pecado.              Paulo escreve sobre isso em Romanos 5:12 onde ele diz: “através de um homem o pecado entrou no mundo, e a morte através do pecado, e deste modo, a morte espalhou a todos os homens, porque todos pecaram.” Então nascemos neste mundo como pecadores. Romanos 3:23 diz: “todos pecaram e estão separados da glória de Deus.”

 

Esta é a concepção, o começo do pecado. Agora podemos questionar em primeiro lugar por que Deus permitiria que o pecado ocorresse? E esta é uma boa pergunta. Eu creio que uma resposta possível é que através da permissão do pecado, Deus nos ensina a beleza da bondade. É mais fácil apreciar o supremo valor da bondade quando ela é colocada contra o pano de fundo do pecado e do mal. Sem a permissão do pecado não conheceríamos nada da redenção em Cristo, nada sobre o que significa ser amorosamente perdoado por um Deus infinitamente sábio.

 

Então quando nos deparamos com perguntas do tipo: “Por que Deus permite o mal no mundo”, temos que nos lembrar que Deus é bom (Salmo 100:5) e infinitamente sábio e tem um bom propósito para tudo o que Ele faz. É por isso que o crente pode viver na verdade de Romanos 8:28, que: “Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo seu propósito.” Deus está sempre agindo, executando de maneira linda e amável Seus planos e propósitos perfeitos na sua e na minha vida. Cremos nisso pela fé.

 

Consideramos o conceito do pecado. Em segundo lugar:

 

II. Consideremos as Conseqüências do Pecado (9-19)

 

Lá vem Deus!    Para quem Deus aparece primeiro? Adão. Deus aparece primeiro para Adão porque Adão é o líder. Homens, vocês são os líderes de seus lares! Vocês são os homens de Deus para liderarem com amor sua esposa e seus filhos nas coisas de Deus. Essa responsabilidade é sua.

 

9 E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

 

Aqui Deus não está perguntando porque não sabe onde está Adão! Isso é Deus perguntando assim como faz um juiz ao dizer para o defensor para se manifestar. Sabem como é: “Para registro, declare seu nome. Fale comigo Adão. Eu quero que compartilhe comigo e com todos o que está acontecendo.”

 

10 E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.

11 E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

12 Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

 

Vocês não amam isso! Adão é o primeiro a jogar o jogo – “De quem é a culpa!”        Ele culpa tanto Eva como Deus: “A mulher que o Senhor me deu!” Temos que assumir a responsabilidade por nossas ações.

 

Eu contei para vocês sobre o homem que estava trabalhando numa construção e abriu sua marmita. Ele disse: “ih, sanduíche de novo. Toda vez que abro minha marmita tem sanduíche. Se eu vir sanduíche de novo, vou passar mal”. Um de seus companheiros de obra disse, “Por que você não pede para sua mulher fazer outra coisa?” e ele respondeu, “Ah, não sou casado, eu mesmo que preparo o almoço!”

 

Não podemos colocar a culpa pelos nossos pecados em outras pessoas, mas em nós mesmos e temos que assumir a responsabilidade de nossos atos. Adão tentou jogar a culpa em outro. E Eva entrou no mesmo jogo de Adão.

 

13 E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.

 

Eu já disse antes que essa coisa toda me lembra o “Programa de Jerry Springer!” Adão culpa a Deus e culpa a Eva. Eva culpa a serpente. É claro que a declaração de Eva está parcialmente correta: a serpente a enganou. Adão não foi enganado. Ele pecou em uma rebelião escancarada. Eva, contudo, foi enganada. Então o que Deus fez?

 

14 Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

15 E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

 

Aqui estão as conseqüências do pecado. Deus amaldiçoou a serpente e diz que “colocará inimizade” entre a serpente e a mulher. Existe hoje no mundo um tipo de ódio natural das mulheres pelas cobras, mas esta maldição vai mais além. O versículo 15 às vezes é chamado de “O Primeiro Evangelho” porque prediz a vinda dAquele que nasceria da semente de mulher e “pisaria na cabeça” da semente da serpente, enquanto que a semente da serpente conseguiria apenas “ferir o calcanhar”. E temos aqui uma referência sobre a vinda do Messias, o prometido libertador, Nosso Senhor Jesus Cristo, que lutará com o diabo. Ele virá da semente da mulher. A semente do homem não é mencionada, somente da mulher, o que tem implicações na nascimento de Cristo a partir de uma virgem. O diabo “ferirá o calcanhar” de Jesus quando Jesus foi morto na cruz. Mas Jesus “ferirá a cabeça” de Satanás, um golpe fatal, renascendo da morte, vencendo o pecado, a morte, o inferno e a sepultura.

 

Estamos falando das conseqüências do pecado. A serpente é amaldiçoada. Agora, a mulher é amaldiçoada:

 

16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

 

A dor do parto é o resultado do primeiro pecado no Jardim do Éden. Além disso, Deus diz que por causa do pecado, Adão e Eva naturalmente encontrariam desavenças no matrimônio.Lembre-se de que Adão e Eva inverteram seus papéis no Jardim do Éden. Eva falhou ao não se submeter à advertência de Adão com relação à árvore do conhecimento do bem e do mal.           Adão abandonou seu papel como líder e seguiu sua esposa no pecado.          Por causa disso, Deus diz que essa inversão de papéis continuaria a ser um problema nos dias e anos futuros. Separados da Graça de Deus, as mulheres desejariam dominar seus maridos. Separados da Graça de Deus as mulheres desejarão “dominar” sobre seus maridos. É isso que a frase “e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará” significa. Ou seja, longe da graça de Deus, haverá esse conflito natural de vontades entre marido e mulher. É por isso que maridos e esposas precisam entender seus papéis no casamento.Quando eu dou aconselhamento para casais eu ensino o que a Bíblia ensina. Efésios 5:22-23 diz que o marido é o “cabeça da esposa.” Ele é o líder. A esposa, por sua vez, se submete graciosamente à liderança de seu marido. Isso não significa que o marido fará a esposa de capacho. Essa interpretação é uma distorção do texto. Nós dedicamos um tempo para ler o  que Deus deseja para  casamentos saudáveis. Há mais conseqüências para o pecado:

 

17 E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

18 Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.

19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

 

Isso não significa que o trabalho é uma maldição. O trabalho existia antes da Queda. Adão e Eva trabalhavam no Jardim antes da entrada do pecado.     Mas agora, devido ao pecado, o trabalho resultará em suor e dificuldade.

 

Então vemos que a conseqüência final do pecado é a morte. Deus diz na última parte do versículo 19, “da terra foram tomados, pó vocês são, e ao pó retornarão”. Adão e Eva foram criados para viver para sempre. Mas agora por causa do pecado, eles estão espiritualmente separados de Deus e passarão por uma morte física. Eles poderiam ter morrido naquela oportunidade, mas Deus em Sua misericórdia permitiu que vivessem um grande número de anos, antes que finalmente morressem.

 

Por que o mundo está uma bagunça? Por causa do pecado.     O pecado afetou toda a criação, até a terra.Algumas vezes Deus permite que a terra trema para nos lembrar de que vivemos em um mundo imperfeito e que dependemos dEle para tudo.Quantos de vocês sentiram o chão tremer na sexta-feira de manhã? É a maneira de Deus nos lembrar que está no controle.     Cada dia é um presente de Deus. Devemos viver para Ele.

Nós examinamos a concepção do pecado, suas conseqüências e agora rapidamente:

 

III. Consideremos a Correção para o Pecado (20 – 24)

 

Isto está implícito no texto.Vejamos o versículo 20:

 

20 E chamou Adão o nome de sua mulher Eva; porquanto era a mãe de todos os viventes.

 

Adão chamou sua mulher de “Eva” pela fé.     Deus havia dito que ela seria mãe de tudo o que vive, então Adão a chamou assim.   Eva significa “vida” ou “viver”. De Eva viria a vida, incluindo, como aprendemos anteriormente, a vida no Senhor Jesus Cristo.

 

21 E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.

 

Este versículo nos mostra a correção para o pecado. Adão e Eva tentaram cobrir seus pecados por si mesmos. O fato de coserem folhas de figueira era uma tentativa humana de consertar seu pecado. Eles tentaram cobrir seus pecados, mas somente Deus pode cobri-los da forma adequada.Então o que temos aqui no verso 21 é o retrato do sacrifício de Cristo em nosso lugar que cobre nossos pecados.Deus faz o que Adão e Eva não puderam fazer por si próprios. Deus faz coberturas para eles e os veste.E Deus faz essas coberturas do pecado sacrificando uma vida. Ele matou um animal a fim de providenciar uma cobertura para o pecado deles.

 

Este ato de misericórdia de Deus retrata como Deus providenciaria uma cobertura para os pecados de toda a humanidade.  Deus sacrifica Seu próprio Filho, o Senhor Jesus Cristo, para que Sua morte resultasse numa justa cobertura para nossos pecados.

 

Sem Cristo, tentamos cobrir nossos pecados ao nosso modo. Nós tentamos viver uma vida moralmente boa ou seguimos os ensinamentos de outras religiões, mas é somente através da morte do Filho de Deus, Jesus Cristo, que nossos pecados podem ser perdoados.Qualquer coisa menos que isso se iguala a coser folhas de figueiras. Essa é a tentativa do homem de cobrir seus próprios pecados. Deus precisa cobrir nossos pecados e Ele faz isso por intermédio de um sacrifício, o sacrifício do Senhor Jesus Cristo.

 

22 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós (Há aqui uma implicação para a doutrina da Trindade), sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,

23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins (anjos celestiais) ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.

 

Este foi um ato de misericórdia da parte de Deus. Deus manteve Adão e Eva afastados da árvore da vida porque, presumivelmente, se comessem do fruto da árvore, eles viveriam eternamente no estado de pecado. Isso significa que viveriam para sempre em corpos corrompidos. Então Deus tirou Adão e Eva para fora do Jardim do Éden, e em Sua misericórdia, os protegeu de comerem da árvore da vida para que não vivessem eternamente em corpos corrompidos pelo pecado.      Deus tem planos melhores para Sua criação! Ele quer que tenhamos vida, vida abundante, encontrada somente no Senhor Jesus Cristo;           Jesus Cristo, a correção para o pecado.

 

Por que o mundo está uma bagunça? Pecado. Qual é a correção para o pecado? Jesus!

. Fiquem de pé para Oração.