Por que o conflito…Ciência e a Bíblia?” (Criação ou Evolução?)

Por que o conflito…Ciência e a Bíblia?” (Criação ou Evolução?)

“Por que o conflito…Ciência e a Bíblia?”

(Criação ou Evolução?)

(Salmo 148)

Série: As Perguntas mais Importantes da Vida (5/6)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(27-04-08) (Manhã)

 

Endereços recomendados para Estudo Posterior:

 

Answers in Genesis (Respostas em Gênesis)

Creation Ministries International (Criação Ministérios Internacionais)

Institute for Creation Research (Instituto para Pesquisa sobre Criação)

William Dembski’s Weblog (Blog de William Dembski)

William Dembski’s Writings (Escritos de William Dembski)

Kurt Wise, Wikipedia Article (Kurt Wise, Artigo na Wikipedia)

Brother Todd’s Bible Basics Teachings, Doctrine of Creation Ensinos Bíblicos Básicos do Irmão Todd, Doutrina da Criação

. Peguem suas Bíblias e abram no Salmo 148.

Se você está nos visitando, nós estamos respondendo a algumas das perguntas mais importantes da vida. É uma campanha especial de 40 dias tanto na Escola bíblica e no culto, onde estamos respondendo certas perguntas. A pergunta de hoje é: “Por que o Conflito…Ciência e a Bíblia?”

Existe um conflito? Não. A Ciência é a explicação do homem para “Como” as coisas funcionam e a Bíblia explica “Quem” e “Por quê”. A Ciência tem a ver com observação, a formulação de hipóteses, experimentação, e assim por diante. É o estudo do homem sobre como as coisas funcionam. Teologia tem a ver primordialmente com “Quem” e o “Por quê?” por trás daquelas coisas.

Falando estritamente, a Bíblia não é um livro de ciência. Nas palavras de Galileu – que foi um fervoroso crente no Deus da Bíblia – a Bíblia foi escrita “com o propósito primordial de salvação de almas e o serviço de Deus.”

Mas a pergunta mais importante que surge na mente das pessoas quando o assunto é ciência e a Bíblia é o chamado “debate entre criação e evolução”. Nós vamos falar sobre isso esta manhã, mas nós vamos começar com a questão da criação. Charles Spurgeon disse: “A doutrina da criação logicamente exige adoração” e é disso que fala o Salmo 148. Então nós vamos fazer algo um pouco diferente esta manhã. Normalmente, eu peço que vocês se levantem para a leitura do texto e então oramos. Eu vou orar primeiro e então convidar vocês a ouvirem e verem a Palavra de Deus. Logo depois que eu orar, eu vou pedir que vocês ouçam o Salmo 148, lembrando que os Salmos são músicas. Vocês vão ouvir o cântico desse salmo em hebraico e as palavras tanto em Hebraico como em Inglês estarão na parede.

A palavra “louvor” nesse salmo aparece mais de uma dúzia de vezes, 9 vezes só nos primeiros versículos. Ouçam. A palavra “Aleluia” significa “Glória a Deus.” Vocês vão ouvir o salmista chamar todos no céus e na terra para louvarem a Deus. Ele começa nos céus com os anjos e a lua e as estrelas, e então desce para a terra chamando as criaturas do mar, as árvores, o gado e o homem. Ouçam essa convocação para o louvor:

. Orar.

**VIDEO CLIP (2:50); (Hebreu cantando e imagens do salmo 148)

 

Glória a Deus! Eu queria que nós víssemos isso porque é um lembrete para nós de que toda a função da criação é louvar a Deus. O salmo tem basicamente duas partes, versículos 1-6 e versículos 7-14. Os versículos 1-6 são um chamado para todos os céus adorarem ao seu criador e os versículos 7-14 são um chamado para todos na terra adorarem seu criador. Então o salmo desenvolve o primeiro versículo da Bíblia: Gênesis 1:1: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” Então, primeiro:

  • Que todos nos Céus Louvem ao Seu Criador! [1-6]

 

1 Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.

2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.

3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes

4 Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.

 

Então, nós temos duas razões para que todo os Céus devam louvar seu Criador. Primeira:

 

(A) Deus chama à existência Sua criação (5)

 

5 Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.

O latim ex nihilo significa que Deus criou “do nada”. Deus não pegou algo que já existia e criou. Ele falou e foi criado.

Hebreus 11:3: “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”

(B) Deus sustenta Sua criação eternamente (6)

6 E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.

Hebreus1:3 diz que Deus “sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder.” Se Deus parar de falar dando a você existência, você pára de existir!

Agora, antes de prosseguirmos em nosso estudo esta manhã, vamos separar um momento para falarmos de questões relacionadas à doutrina da criação. Nós dificilmente podemos falar da doutrina da criação sem tratarmos da teoria da evolução. E ao apresentar esse assunto, é importante que nós primeiro esclareçamos o que queremos dizer com o termo “evolução.”

Aqui está um livro excelente que eu recomendo muito. O título é Derrotando o Darwinismo com Mentes Abertas. Escrito por Philip Johnson que é graduado pela Universidade de Harvard e que ensinou Direito por 30 anos na Universidade da Califórnia em Berkley. Ele escreve: “Se alguém pergunta: “Você acredita em evolução?” a resposta não é “Sim” ou  “Não”. É: “Exatamente o que você quer dizer com evolução (44)?””

Eu creio em evolução. Sim. Mas a pergunta é “que tipo de evolução exatamente?” Há três conceitos principais sobre os quais vou falar rapidamente. Há a questão da micro evolução, macro evolução e então o que eu chamo de evolucionismo. Quando eu digo que eu creio em evolução o que eu quero dizer é que eu creio em micro evolução. Micro evolução é a proposição que diz que há animais que sofrem mudanças de forma, que novos tipos do mesmo animal são formados. Por exemplo, há uma variedade de tipos de animais dentro das espécies que nós conhecemos como cachorros. Há todos os tipos de cachorros, poodles, terriers, grande Danes, mas todos eles são cachorros e eles somente ficam pequenos ou grandes. Essa é a micro evolução e porque micro evolução pode ser observada e testada pelos biólogos, pode ser entendida como real.

Macro evolução é uma teoria numa escala maior. Macro evolução é a teoria apresentada por Charles Darwin em 1859 em seu livro A Origem das Espécies. Como sugere o título do livro, Darwin apresenta uma teoria sobre a origem, ou o começo, das espécies. Darwin apresentou a teoria de que as populações evoluem depois de um período de tempo através de um processo chamado seleção natural. Darwin também apresentou o que é chamado de “descendente universal comum”, a crença de que todos os organismos vivos descendem de um mesmo ancestral em comum, o aspecto mais amplamente discutido é que o homem e o macaco compartilham um ancestral em comum. É uma macro evolução que eu não aceito por uma série de razões, a mais importante delas é porque está em conflito com o relato bíblico. Há não muito tempo, nós lemos sobre o sermão do Apóstolo Paulo no Areópago em Atos 17, onde Paulo diz em Atos 17:26: “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;” Deus criou o homem e os animais no sexto dia da criação e Ele os criou distintamente como homem e animais. E conquanto haja variedade dentro de cada espécie de organismos vivos, não há relato de uma espécie se transformar em outra espécie.

Há um terceiro conceito melhor denominado “evolucionismo”. Evolucionismo é mais uma visão mundial do qualquer outra coisa. Evolucionismo é uma filosofia, um estilo de vida e um modo de pensar. Evolucionismo é o uso da teoria da evolução Darwiniana como inteiramente verdadeira e o conseqüente emprego dela como um sistema que abrange qualquer outra coisa. Evolucionismo simplesmente aceita a teoria evolucionária Darwiniana como sendo verdade e não permite a discussão de qualquer outra visão. O contemporâneo cientista Carl Sagan ilustrou seu evolucionismo declarando no início da sua famosa série de TV “Cosmos” que: “O Cosmos é tudo que há, ou já houve, ou haverá”. Bem, esta afirmação não pode ser testada num laboratório. Está apenas afirmando uma posição filosófica, um ponto de vista, mas não um fato científico.

O filme que eu recomendei que vocês assistam lida com essa questão do evolucionismo. Eu acredito que o filme vai estar em cartaz por mais uma semana pelo menos e eu o recomendo muito. É um filme de Bem Stein: “Expelled: No Inteligence Allowed”. Stein lida com a visão mundial do evolucionismo e como os bons cientistas têm sido despedidos das universidades simplesmente por apontar defeitos e inconsistências na teoria da evolução Darwiniana.  Aqueles que questionam a teoria, especialmente aqueles que sugerem que o mundo pode ter sido criado por um “Criador Inteligente”, são rapidamente banidos da comunidade acadêmica. Stein mostra que isso vai contra o conceito de liberdade acadêmica e contradiz todo o propósito de questionamento cientifico, que é todo baseado em perguntas acerca da evidência.

William Dembski é um dos cientistas entrevistados no filme. Dembski que possui Phd em matemática e filosofia diz que quem mais precisa assistir ao filme são “pais de filhos na escola e na faculdade, bem como esses filhos.” Ele diz que há muitos que usam a ciência biológica “como uma arma ideológica para destruir a fé em Deus.” Por isso nossos filhos precisam estar preparados para o anti-supernaturalismo que prevalece nas escolas seculares, e saber como interagir dentro dessa moldura para não serem enganados pela chamada “ciência” que muitas vezes não passa de filosofias naturalistas.

Algum tempo atrás, meu filho mais velho Matthew estava numa aula de ciência em que a turma tinha acabado de assistir a um filme sobre aquecimento global. Um dos pontos principais no filme era que o homem é responsável pela mudança climática que prejudica a camada de ozônio. Depois do filme, Matthew levantou a mão e perguntou à professora: “Não é verdade que uma erupção vulcânica causa um dano muito maior à camada de ozônio do que qualquer outra coisa que o homem tenha feito?” A professora teve que admitir que era verdade e, no dia seguinte, foi até o Matthew depois da aula e disse: “Sabe, Matt, a sua pergunta de ontém me fez pensar e eu pesquisei um pouco e mudei minha opinião acerca do aquecimento global. Eu não acho que o homem seja o responsável por toda a mudança climática.” Eu perguntei ao Matthew qual tinha sido a resposta dele e ele disse: “Puxa…legal!”

Bem, eu tenho muito mais material aqui do que eu poderia dar a vocês em um breve sermão, então vou recomendar que vocês visitem nosso endereço na Internet. Você pode clicar em “Bible Basics” na nossa página e seguir o link para algumas apresentações em PowerPoint sobre criação e evolução. Além disso, esse sermão vai estar disponível para ser impresso juntamente com os links dos sites recomendados para um estudo complementar.

Qualquer que seja o ponto de vista, conheça aquilo no que você crê e por que você crê. Saiba que crentes, em sua maioria, por séculos acreditaram que Deus criou a terra literalmente em seis dias de 24 horas. Aqueles de nós que estão lendo em nossos grupos de leitura teológica leram recentemente que pais da igreja primitiva como Teófilo de Antioquia, Pedro Lombardi na idade média,  Martinho Lutero e João Calvino da Reforma, a maioria dos teólogos tomaram o relato da criação de forma literal, simples. Parece que não foi até o tempo de Charles Darwin por volta de 1800 que passou a ser popular questionar a história literal da criação em Gênesis 1.

Os cientistas, na sua maioria, também acreditaram que Deus criou os céus e a terra. Kepler era um Luterano devoto, um astrônomo alemão que descreveu suas descobertas científicas como “pensando os pensamento de Deus segundo Ele”. Galileu era um crente no Deus da Bíblia e embora tivesse sob ataque da igreja Católica por causa de seu apoio a Copérnico, ele permaneceu fiel à igreja. Sir Isaac Newton escreveu mais sobre teologia do que sobre ciência.

A evolução Darwiniana é uma teoria em crise. Darwin acreditou que sua teoria teria que ser corroborada por registro fóssil. O registro fóssil não mostra que as criaturas evoluíram depois de um período de tempo. Não há formas transitórias, algo que mostre que uma espécie evoluiu de outra. O registro fóssil, de fato, prova o que é chamado de “explosão Cambriana”, um registro fóssil indicando um reino animal completo e totalmente formado sem nenhum ancestral fóssil que o precedesse.

Kurt Wise é um professor de pesquisa na equipe do Seminário do Sul. Ele é formado em paleontologia pela Universidade de Harvard onde ele estudou sob a supervisão de Stephen Jay Gould, um renomado defensor da teoria evolucionária Darwiniana. Wise tem PhD em Paleontologia de Invertebrados pela Universidade de Harvard, bem como graduação em geologia por Harvard e pela Universidade de Chicago. Eu menciono Wise porque ele sustenta a visão que eu sustento, uma visão que afirma que Deus criou a terra em seis dias de 24 horas literalmente. Wise é chamado de o criacionista “mais honesto” por ninguém menos que Richard Dawkins, que é outro renomado evolucionista Darwiniano. Ele escreveu um livro com o título: Fé, Forma e Tempo, que eu emprestei para um de vocês, mas eu não me lembro quem. Por favor, devolva-o logo!

A palavra Hebraica para “dia” em Gênesis 1 é a palavra “Yom”, uma palavra que deve ser interpretada literalmente como dia de 24 horas. Essa é interpretação para a grande maioria dos casos no Antigo Testamento. O contexto substancia isso, além do mais, porque nós lemos sobre dias específicos pelo uso do adjetivo numérico: o primeiro dia, o segundo dia, dia etc, e a frase recorrente “tarde e manhã.”

Os Dez Mandamentos em Êxodo 20 também sugerem que Deus criou a terra em seis períodos literais de 24. Deus usa os seis dias da criação para ilustrar o chamado para descanso no Sábado, o quarto mandamento. Deus diz em Êxodo 20:9-11: “Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus… Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra…e ao sétimo dia descansou” Também, as cronologias em Gênesis 5 e 11 sugerem que a terra tem cerca de 6.000 a 10.000 anos.

Jesus acreditou ser real a história de Adão e Eva, Noé e o dilúvio. Com relação a Adão e Eva, Jesus disse em Marcos 10:6 que eles foram criados no “princípio da criação”. Ele não diz: “algum tempo depois da criação”, ou “depois de bilhões de anos de outras formas de vidas” etc.

Ninguém sabe ao certo quantos anos tem a terra, porque ninguém estava lá quando ela foi criada. Pense sobre isso. Qualquer que seja o método que você use para determinar a idade da terra, você está lidando com a estrutura já criada. Você tem que impor certos tipos de tendência ou assumir determinadas posições com respeito à data, porque você não tem alguma coisa que exista como “ponto de partida”, uma estrutura de referência para datar coisas sucessíveis.

Terry Mortenson, que obteve um PhD em história da geologia na Universidade de Coventry no Reino Unido, escreveu um capítulo no O Livro das Novas Respostas, disponível em nossa biblioteca da igreja. Ouçam um dos problemas que ele aponta no que se refere aos métodos de datação contemporâneos:

Os métodos de datação radiométricos não provam milhões de anos. A datação radiométrica não foi desenvolvida até o início do século vinte, tempo através do qual o mundo todo tem aceitado os milhões de anos. Por muitos anos, cientistas que lidam com a criação têm citado, na literatura científica publicada, numerosos exemplos desses métodos de datação claramente dando datas erradas (por exemplo, uma data de milhões de anos para o fluir de lava que ocorreu há alguns séculos ou mesmo décadas). Mais recentemente os criacionistas…têm feito pesquisa experimental, teórica e de campo para descobrir mais evidências desse tipo (por exemplo, diamantes e carvão, que os evolucionistas dizem ter milhões de anos, são datados pelo carbono-14 como tendo apenas milhares de anos) e para mostrar que as taxas de deterioração foram enormemente mais rápidas no passado, o que reduz os milhões de anos para milhares de anos, confirmando a Bíblia.

E, a seguir, nós temos a questão de Romanos 5. Nós abordamos isso na semana passada em nosso estudo sobre como o pecado entrou no mundo. Referindo-se a Adão, Paulo diz que a morte entrou no mundo pela “desobediência de um homem”. Assim, se nós admitirmos a passagem de milhões de anos porque nós achamos que nós temos fósseis de animais de milhões de anos, então nós temos a morte ocorrendo antes de Adão e Eva, o que significa que ocorreu morte antes da Queda, contradizendo Romanos 5.

Eu creio que Deus criou um universo maduro, assim como ele criou um Adão e Eva maduros. Eu não creio que seja “com intuito de enganar” que Deus cria coisas com uma aparência de idade. Deus criou um Adão e Eva maduros. Eles não eram bebês. Deus os criou instantaneamente, como Jesus criou vinho da água, num instante, um vinho fermentado trazendo todas as marcas da passagem dos anos.

O cerne da questão: conheça aquilo no que você crê e por que você crê naquilo. Estude o assunto e então amorosamente demonstre sua posição para a glória de Deus.

Lembre que Deus, pela Sua palavra, deu existência à Sua criação e sustenta Sua criação pela eternidade, por isso nosso papel é louvá-Lo por causa disso. E isso nos conduz ao segundo ponto. Que todos nos céus louvem seu Criador e:

II. Que todos na Terra Louvem seu Criador! {7-14}

7 Louvai ao SENHOR desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;

8 Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;

9 Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;

10 As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras;

11 Reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra;

12 Moços e moças, velhos e crianças.

Vejamos de quem ele está falando aqui nos versículos 11-12. Quem deve louvar a Deus? “Moços e moças”, Esses são os jovens e as jovens. Deixe-me ver suas mãos. Deus ordena que vocês O louvem porque Ele os criou. E os velhos e as crianças? Levantem suas mãos. Vocês também têm que louvar a Deus! Que todos na terra louvem seu criador. Duas razões:

  • Deus exalta Seu Senhorio sobre nós (13)

13 Louvem o nome do SENHOR, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu.

Isaías 43:7, Deus diz que: Eu criei Meu povo “para Minha glória.”

Colossenses 1:16: “Porque nele (Deus, o Pai, através do Filho) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.”

Nós devemos louvar a Deus porque “Seu nome é exaltado; Sua glória está sobre a terra e o céu”. Deus exalta seu Senhorio sobre nós. Somente Ele pode criar o que Ele criou porque Ele é Senhor.

Por isso nós O louvamos porque Deus exalta Seu Senhorio sobre nós e porque:

  • Deus estende Seu Amor para nós (14)

O último versículo do salmo nos lembra que esse Deus criador quer ter uma relação de amor conosco.

14 Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao SENHOR.

Deus traz o Seu povo para perto Dele; aqueles que são objeto especial de Sua afeição; os filhos de Israel. E todos os povos podem compartilhar desse relacionamento especial dos filhos de Israel recebendo Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Deus nos ama e Ele quer se relacionar conosco. Ele quer que você seja “uma pessoa próxima a Ele”.

Por essa razão, eu concluo com o salmista: “Aleluia: Louvai ao Senhor!”

. Fiquem de pé para oração.