Por que Jesus?

Por que Jesus?

“Por que Jesus?”

(João 14: 1-18)

Série: As Perguntas Mais Importantes da Vida (6/6)

Rev Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(04-05-08) (Manhã)

 

. Abram suas Bíblias no Cap 14 de João.

 

Hoje concluímos nossa campanha de 40 dias chamada: “Por quê?”, um estudo de seis semanas sobre os maiores questionamentos da vida. Nós temos estudado sobre essas perguntas tanto na Escola dominical como no culto, perguntas como: “Por que o mundo está uma bagunça?” Por que o conflito entre ciência e a Bíblia; criação e evolução?” Todos os seis sermões estão disponíveis gratuitamente em nosso website, tanto em áudio como em texto. O manuscrito do sermão da  semana passada a respeito da criação e evolução também contém um série de links recomendados para orientar um estudo futuro.

 

A pergunta final de hoje é: “Por que Jesus?” Para responder a esta pergunta veremos João 14, onde Jesus está junto com os discípulos na última ceia. Ele acaba de compartilhar com eles sobre sua traição e prepara-os para sua morte.              É um momento de escuridão, mas nas trevas, Jesus brilha com palavras de luz e encorajamento. Nosso texto são os primeiros 18 versículos de João 14, mas inicialmente leremos apenas os versículos iniciais do capítulo e então oramos.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

 

Introdução:

 

Uma das coisas mais assustadoras que podem ocorrer a uma pessoa é começar a ter problemas do coração. É alarmante descobrir que temos um problema no coração e que pode ser necessário uma cirurgia. Alguns de vocês já lidaram, ou estão lidando com isso.

 

Jesus começa este capítulo falando de um outro tipo de problema de coração que cedo ou tarde todos irão enfrentar.Você notou isso no primeiro versículo? Ele diz: “Não se turbem os vossos corações.” Se você está aqui nesta manhã com um coração preocupado, saiba que Jesus dá algumas palavras encorajadoras para curar essa perturbação do nosso coração.Quero compartilhar com vocês quatro bençãos que Deus quer dar para você e para mim, quatro bençãos que são nossas somente através de Cristo. Número um, através de Cristo:

 

I. Podemos Adentrar em um Lugar Maravilhoso (1-6)

Nestes versículos iniciais Jesus nos fala sobre um lugar maravilhoso conhecido como céu.Vejamos estes versículos novamente. Versículo um:

 

1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

 

Perceba aqui que Jesus compara a Si mesmo com Deus o Pai. Ele diz, “Você crê em Deus, creia também em Mim.” Jesus se coloca no mesmo patamar do Pai.Veremos em instantes que essa idéia se desenvolve de uma forma mais completa,           mas vejam a benção que poderemos receber se crermos em Jesus. Poderemos adentrar num lugar maravilhoso. Versículo 2:

 

2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

 

Esse lugar é conhecido como céu. A frase “muitas moradas” é melhor traduzida como “muitos quartos”, essa é a verdadeira tradução do grego. Há uma muitos quartos na casa do Pai.           O Céu é como um grande hotel com muitos, muitos quartos! Aqueles de vocês que receberam o treinamento do FAITH conhecem o próximo versículo, versículo 3:

 

3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

 

Quando fazemos um esboço de FAITH, dizemos, “H é para céu. Céu é o lugar onde viveremos com Deus para sempre”. Então citamos João 14:3, “Se eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e tomarei vocês para mim, para que onde eu estiver, vocês também possam estar.”

 

Jesus promete a Seus seguidores que Ele retornará para levá-los para este lugar maravilhoso chamado céu.              Este tempo chegará quando os crentes morrerem ou quando Cristo voltar em sua segunda vinda, seja o que for que ocorrer primeiro. Cristo vai voltar. Ele voltará em Glória e todos os crentes se levantarão para encontrá-lo no ar e darão as boas-vindas ao nosso Rei que retorna.              Mas Cristo também virá a nós na nossa morte, como Jesus fez com Estevão em Atos 7. Você lembra quando apedrejaram Estevão? Ele estava morrendo e olhou e viu Jesus de pé, vindo para Estevão para levá-lo para este lugar maravilhoso chamado céu. Então Jesus diz nos versículos 4-5:

 

4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.

5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?

 

Tomé está um pouco confuso. Ele fica pensando: “Jesus, não sabemos ao certo o que Você está falando. É um pouco complicado para nós. Exatamente aonde no espaço e no tempo o Senhor vai, e como conheceremos o caminho para chegarmos lá?” E aqui está a grande resposta:

 

6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

 

Se você ainda não memorizou este versículo, você vai querer fazê-lo agora. Esta é a resposta que Jesus dá a Tomé pela pergunta sobre o caminho. O que Jesus diz em João 14: 6?          Vamos ler juntos.

Jesus diz, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim – João 14:6.”

Agora sem olhar! Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai a o Pai senão por Mim – João 14:6.”

O único caminho para o Céu é através de quem? Através de Jesus! Este versículo fala da exclusividade da salvação em Cristo. Não podemos ser salvos de outra maneira.             E temos alguns outros versículos;

 

Atos 4:12 – Pedro fala: “Não há salvação em mais ninguém. Porque não há nenhum outro nome debaixo do céu dado entre os homens pelo qual devemos ser salvos.”

 

1 Timóteo 2:5 – Paulo diz: “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, o Homem.”

 

Jesus Cristo é o único caminho para o Céu.      De acordo com a Bíblia, nenhuma outra religião nos levará para lá.              Nenhuma outra pessoa nos levará para lá.

 

Eis aqui então, a primeira benção que Jesus nos dá: acessaremos um lugar maravilhoso, um lugar chamado Céu.              Cristo nos encoraja nos lembrando que se O seguirmos, Ele nos levará para um lugar que o Apocalipse nos diz que não há mais dor, doença ou sofrimento. Aqui está a segunda benção:

 

II. Conheceremos uma Pessoa Maravilhosa (7 – 11)

 

Este é o lugar onde Jesus desenvolve a idéia de Sua Pessoa; Quem Ele é.

 

7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.

8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.

 

Filipe está pensando: “Jesus, o Senhor pode nos mostrar o Pai? Gostaríamos de viver um certo tipo de Teofania (materialização de Deus), semelhante ao que aconteceu com Moisés quando ele viu o Pai. Faça isso!”

 

9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.

 

Jesus está dizendo: “Você quer ver o Pai? Você quer saber como é Deus? Bem, olhe para Mim. E veja todas as obras que tenho feito. Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Você quer saber com o que Deus se parece? Você está olhando para Ele!”

 

Agora ouçam: ninguém pode dizer isso! E vocês sabem disso, correto? O que eu quero dizer, é que se eu disser: “Aquele que me viu, viu o Pai”, você vai responder: “Ei, meu camarada, você não é Deus!”             E você estaria certo!     Mas voltando ao versículo 1 onde Jesus diz: “creia em Deus, creia também em mim”, colocando a Si próprio em igualdade com o Pai, Jesus faz exatamente isso. Esta é uma reivindicação audaciosa de divindade.

 

Em Colossenses 2:9, Paulo diz: “Nele (Cristo) habita a plenitude de Deus.”

 

Hebreus 1:3 diz que Cristo é “o brilho de Sua (Deus) Glória e a expressão da imagem de Sua Pessoa.”

 

Olhar para Cristo é olhar para Deus.

 

É por isso que falamos com freqüência das opções razoáveis com relação a Cristo. Ele é um louco, ou um mentiroso, ou uma lenda, ou  Ele é o Senhor. Ninguém em sã consciência sai por aí dizendo coisas do tipo: “Aquele que Me viu, viu o Pai”, a menos que seja verdade. Ninguém promete voltar para levar as pessoas para o Céu, a menos que realmente possa fazer isso.        Por essas razões não podemos pensar em Cristo meramente como um bom professor de moral. Se Cristo não é o Senhor, não podemos nos referir a Ele como um bom professor de moral. Um bom professor não reivindica igualdade com o Pai e não promete voltar para nos levar para o Céu, se estiver mentindo. Porque ou estará mentindo, ou é um lunático ou é uma lenda – ou Ele realmente é Senhor.

 

Eis aqui outra benção. Podemos acessar um lugar maravilhoso, podemos conhecer uma Pessoa maravilhosa. Número três, somente através de Cristo:

 

III. Podemos Receber uma Maravilhosa Promessa (12-14)

 

Vejam esta maravilhosa promessa nos versos de 12-14:

 

12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

 

Quando Cristo vai ao Pai, o Espírito Santo vem para habitar em nós e nos ajudar a fazer “obras maiores” do que Cristo fez enquanto esteve na terra. Não faríamos “obras maiores” no sentido de milagres físicos. Não podemos fazer obras maiores que Cristo neste sentido. Quem de vocês pode ir a um cemitério e trazer os mortos de volta à vida? Mas podemos fazer “obras maiores” no sentido de alcançar mais pessoas com as “Boas Novas”. O Espírito Santo nos ajuda a alcançar o mundo para Cristo.O ministério terreno de Jesus não ultrapassou a área em torno da Palestina. Por meio do Espírito Santo, estendemos o ministério de Cristo por todo o mundo. Agora vejam a promessa:

 

13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

 

É claro que o contexto aqui é compartilhar as Boas Novas de Cristo, as “obras maiores” de Cristo mencionadas no versículo 12, alcançando o mundo para Jesus. Quando orarmos, devemos fazer isso em nome de Cristo.Isto não significa simplesmente que devemos anexar ao final das nossas orações a frase: “em nome de Jesus”. Embora fazer isso seja bom para nós, orar em nome de Cristo é muito mais que isso.           Significa orar com a Glória de Cristo em mente. É orar de um modo tal que tudo tem a ver com Jesus. Nós queremos que o Pai seja glorificado no Filho. Esta é a idéia. Quando oramos nesse sentido é prometido que será concedido por nosso Senhor Jesus.

 

Isso não quer dizer: “Deus, por favor, me dê um novo Jogo X-Box, em “nome” de Jesus”, ou “Deus, me dê uma nova casa, em “nome” de Jesus. O que nos está sendo dito é como orar no contexto da realização do nosso ministério, e nossas orações devem conter a Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo em mente. É orar de forma similar a: “Deus, eu oro para que o Senhor me use de um modo poderoso para alcançar minha comunidade para Cristo, para que Ele seja glorificado!” Se orarmos dessa maneira, Deus promete fazer isso!

 

Vimos até aqui três bençãos.     Somente através de Cristo podemos acessar um lugar maravilhoso, conhecer uma Pessoa maravilhosa e receber uma promessa maravilhosa. Número quatro:

 

IV. Podemos usufruir de Sua Maravilhosa Presença (15-18)

 

Aqui Jesus dá mais detalhe sobre como Ele permanecerá conosco mesmo quando Ele for para a Casa do Pai.

 

15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.

16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.

18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

 

Vejam novamente o versículo 16. Jesus diz, “Eu orarei ao Pai e Ele enviará outro ajudador que permanecerá com vocês para sempre – o Espírito da Verdade.”

 

A palavra “outro” dá a idéia de “outro do mesmo tipo”.Quando Jesus for ao encontro do Pai no Céu, o Pai por Sua vez, envia “outro do mesmo tipo”. Ele envia outro que possui a mesma essência de Cristo e do próprio Pai. Ele envia o Espírito Santo, identificado aqui no verso 16 com a palavra “ajudador”, uma palavra que significa alguém “chamado para estar junto de” – alguém para encorajar, ajudar. Se me permitem a expressão, é como se Jesus estivesse dizendo que Deus enviará “outro Jesus”.      Este Ajudador é a presença de Jesus quando Jesus está ausente.

 

Então, é por isso que Jesus diz o que está no versículo 18: “Eu não deixarei vocês órfãos; Eu virei a vocês.” Em outras palavras: “Sim, estou indo para o Céu para estar com meu Pai, mas não os deixarei completamente. Eu virei a vocês na presença do Espírito de Deus. Eu estarei com vocês espiritualmente através do Espírito Santo.”

 

Isso é uma benção maravilhosa! Podemos usufruir da Presença maravilhosa de Deus. Ele está conosco sempre e não há o que temer. Ele é Aquele que disse em Mateus 28:20: “Eu estou com vocês sempre, até o fim dos tempos.” Ele está com você no seu sofrimento, na ansiedade, em seu medo.           Ele nunca te abandonará. Ele nunca nos deixará como órfãos; Ele vem a nós e está conosco sempre.

 

Conclusão:

 

Através de Cristo podemos receber estas quatro bençãos: Podemos acessar um lugar maravilhoso, podemos conhecer uma Pessoa maravilhosa, podemos receber uma Promessa maravilhosa, e podemos nos alegrar com Sua maravilhosa Presença.

O versículo chave é João 14: 6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai se não por mim.” Jesus é o caminho.Vou mostrar uma ilustração disso para vocês.Vou compartilhar com vocês quatro slides de um panfleto, um folheto que eu gosto de entregar para as pessoas depois de ter compartilhado com elas sobre Cristo. Essas figuras vêm de um livreto que eu carrego chamado “Paz com Deus”. Olhem aqui para a parede e vejam isso. Essas são apenas algumas figuras do livreto.

1ª ilustração: esta imagem mostra a separação entre o homem e Deus. Mostra que Deus está de um lado, separado de nós devido a Sua santidade – e o homem do outro lado, separado de Deus devido ao pecado do homem. Nós somos pecadores por natureza e por escolha. Diz lá: “Nossa escolha resulta em separação de Deus.” Todos pecaram. Romanos 3:23 diz que “todos pecaram e estão separados da Glória de Deus.” Perceba que naturalmente estamos separados da Glória de Deus. Agora, o homem naturalmente tenta “construir uma ponte” sobre o abismo que o separa de Deus. Próxima figura…

 

2ª ilustração: esta ilustração mostra como o homem tenta “acertar as coisas com Deus” construindo uma ponte até onde Deus está.  Estas pontes parciais representam as tentativas do homem em ter paz com Deus. Ele tenta viver uma vida de boas obras, ou ele tenta ser um a pessoa religiosa, ou estuda filosofia ou abraça um estilo de vida cheio de moral. Mas qual é o problema com essas pontes? Todas elas estão separadas da glória de Deus. Elas não a alcançam. Efésios 2: 8 – 9 diz: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;” Então não podemos ser salvos pelos nossos próprios esforços, construindo pontes para acessar Deus. Como está escrito na legenda acima: “Só há uma ponte que pode chegar a Deus.”

 

3ª ilustração: esta não é uma bela imagem? Esta é uma imagem de João 14:6. Jesus diz, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai a não ser por mim.” Ele é a ponte para a vida. Ele é o único caminho. Então, como diz a legenda acima da ilustração: “cada pessoa precisa fazer uma escolha.” Devemos escolher seguir a Cristo.

4ª ilustração: nesta última ilustração, a pergunta é “Onde você está?” Você ainda permanece do lado esquerdo da cruz, ainda no pecado, em rebelião e separado de Deus? Ou você passou para o outro lado “recebendo Jesus Cristo como Senhor e Salvador? Você está do lado direito da cruz, desfrutando de paz, perdão, vivendo uma vida abundante e eterna?

 

Então, como é que você está? Esta é uma pergunta simples. Você recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador? Cristo é o único caminho para a vida. Sem Cristo permanecemos separados de Deus e passaremos a eternidade em um lugar de separação chamado inferno. Como podemos evitar um inferno eterno? Indo para Jesus.Devemos ir para Jesus! E Seus braços estão sempre abertos para nos receber. Vá para Ele nesta manhã.

. Fiquem de pé para Oração

 

Alguém disse: “Você não vai para o céu para encontrar Cristo. Você vai para Cristo para encontrar o céu.” Vá para Ele esta manhã…