POR QUE DEVO ACREDITAR NA BÍBLIA?

POR QUE DEVO ACREDITAR NA BÍBLIA?

“POR QUE DEVO ACREDITAR NA BÍBLIA?”

(2 Timóteo 3:14-17)

Série: As Perguntas Mais Importantes da Vida (2/6)

Rev Todd A Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(13-04-08) (Manhã)

. Peguem suas Bíblias e abram em 2 Timóteo, capítulo 3.

Nós estamos na metade do nosso estudo especial de seis semanas a respeito das perguntas mais importantes da vida. Há algum tempo, fizemos a pergunta: “Por quê?” Nós perguntamos: “Por que estou aqui?” e “Por que devo crer em Deus em 1º lugar?” A pergunta de hoje é “Por que devo acreditar na Bíblia?” Para responder a esta pergunta, vamos olhar a segunda Carta de Paulo a Timóteo, capítulo 3.

 

2 Timóteo é a última carta que Paulo escreveu antes de morrer. Se você soubesse que iria morrer logo e tivesse uma última carta para escrever a alguém, o que você escreveria? Paulo diz:O tempo da minha partida está próximo” (4:6). Ele sabe que não vai demorar e ele vai partir. Então ele escreve uma pequena carta ao jovem Pastor Timóteo e uma das coisas mais importantes que ele fala é do Poder da Bíblia. Na passagem desta manhã, Paulo alerta sobre aqueles que se posicionarão contra a fé Cristã,  ímpios, pessoas que amam mais a si próprios do que a Deus, e Paulo ensina como não ser enganado por eles. Há um contraste entre as pessoas que ele está descrevendo e o que ele encoraja Timóteo a fazer nos versículos que vamos ler.

. Fiquem de pé em honra à leitura da Santa Palavra de Deus

 

 

14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,

15 E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

. Orar.

 

Introdução:

 

A Bíblia é um livro como nenhum outro em toda a história. Ela contém uma soma total de 66 livros de Gênesis a Apocalipse. Ela foi escrita por mais de 40 autores e num espaço de tempo de 1.500 anos. Esses autores vieram das mais diferentes origens sociais,             pessoas como um rei, um pastor de ovelhas, um cobrador de impostos, um pescador. Eles escreveram de diferentes lugares, como o deserto, um campo de batalha, uma prisão. Esses autores escreveram em uma variedade de gênero literário: poesia, lei, canção ou biografia. Eles escreveram em 3 línguas diferentes: Hebraico, Aramaico e Grego. E ainda assim, com toda essa variedade, há um único tema que se desdobra e que percorre os 66 livros – o glorioso Deus que rege o universo nos buscando para nos reconciliar com Ele e sermos poderosamente transformados!

 

Vamos falar do por que devemos acreditar na Bíblia. E conforme fizermos isso, vamos permitir que a Bíblia guie o nosso estudo. Nesta manhã, eu quero que pensemos nos três maiores aspectos da Bíblia.  Primeiro:

 

I. Consideremos o Poder da Bíblia (14 – 15):

 

No verso 14, Paulo diz a Timóteo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.” Timóteo aprendeu muito da vida cristã com Paulo. Anteriormente no versículo 10 Paulo disse: “Você seguiu cuidadosamente a minha doutrina, maneira de viver, propósito, fé,” e assim por diante.

 

Timóteo aprendeu muito com Paulo, mas ele também aprendeu muito antes mesmo de conhecer Paulo. Pais, olhem aqui para mim! Conforme Timóteo foi crescendo, de quem vocês supõem que ele tenha aprendido sobre as coisas espirituais? Vejam o versículo 15:

 

15 E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

 

Timóteo aprendeu sobre a Bíblia, “desde sua meninice”, literalmente “desde a infância”. Especificamente, quem foram seus instrutores? Infelizmente não lemos muito sobre o pai de Timóteo.

É papel do pai ser o guia espiritual dentro de casa, mas não lemos sobre o pai de Timóteo. Entretanto, lemos sobre a mãe e a avó de Timóteo. Em 2 Timóteo 1:5, Paulo diz: “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice.” Então, são essas duas mulheres fortes que Paulo tem em mente lá no capítulo 3, verso 15, onde ele diz: “da infância você conheceu as Escrituras Sagradas.”

 

Deus seja louvado pelos pais que demonstram seu amor por seus filhos, ensinando-os, “desde a  meninice,desde a infância”, as Escrituras Sagradas! E louvado seja Deus pela igreja que ensina suas crianças sobre a Bíblia. Em nosso culto hoje à noite, as crianças vão conduzir o louvor e compartilhar o que elas têm aprendido com o estudo da Bíblia.

 

Bem, aonde Paulo quer chegar nestes dois versos 14-15? Vejam como eles terminam: Paulo quer que consideremos o poder da Bíblia. Ele diz: “…permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras- (aqui está) – que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.”

 

A Bíblia é poderosa!     A Bíblia nos faz sábios para a salvação através da fé que há em Jesus Cristo. Timóteo aprendeu muito do Velho Testamento que era a Bíblia de seu tempo. E ele aprendeu sobre como o povo de Deus estava ansiando pela vinda do Messias, Aquele que os salvaria de seus pecados. E nós temos o Velho e o Novo Testamento.       Nós temos muito mais das Sagradas Escrituras para nos tornar sábios para a salvação.

 

Agora, alguém pode perguntar, “Mas podemos realmente acreditar no que a Bíblia diz? A Bíblia é historicamente confiável?”

 

Há atualmente mais de 5.686 manuscritos gregos conhecidos do Novo Testamento. Isto é, conforme os arqueólogos fazem seus trabalhos escavando e procurando por coisas, eles têm encontrado ao longo dos anos, aproximadamente 6.000 manuscritos gregos do Novo Testamento. Você pode perguntar “O quanto isto é significante?” Bem, quando nós falamos de confiança histórica, gostaríamos de saber o quão velha é a coisa que encontramos, o quão velha é em relação ao original, e quantas cópias dessa coisa nós temos.

 

Esqueçam o Novo Testamento por enquanto e considerem o que é conhecido como a obra de antiguidade mais reconhecida. Quantos de vocês já leram a Ilíada de Homero na escola?          O primeiro texto completo da Ilíada data do século 13, por volta de 1.200.          Existem 643 manuscritos da Ilíada.

Mas isso ocupa de longe a segunda posição em comparação ao Novo Testamento. O Novo Testamento é a obra mais freqüente e cuidadosamente copiada e largamente circulada da antiguidade, perfazendo um total aproximado de 6.000 manuscritos gregos, cujo fragmento mais recente data de por volta de 50 anos do original. Se você adicionar as mais de 10.000 versões em Latim e outras 9.000 outras versões anteriores, você terá um total de 25.000 cópias manuscritas de partes do Novo Testamento existentes hoje.    De acordo com Josh McDowell em seu livro cujo título é Nova Evidência que Requer um Veredito –  um livro que você pode consultar em nossa Biblioteca – “nenhum outro documento da antiguidade se aproxima em número e certificação (p. 34).” Mais uma vez, a Ilíada de Homero ocupa um distante segundo lugar com 643 manuscritos contra 25.000!

 

Confiança histórica deve ter alguma significância para um cético honesto. Os muçulmanos dizem que o Velho e o Novo Testamento mudaram com o passar dos anos, por isso você não pode confiar na Bíblia.          Mas a evidência está do nosso lado. Não há obra da antiguidade mais reconhecida em toda a história. A mais antiga cópia completa da Bíblia, ou seja, todos os 66 livros reunidos em uma única unidade, data do terceiro século, 400 anos antes do Islamismo, 400 anos antes do Corão.

 

Consideremos o Poder da Bíblia. É capaz de “nos fazer sábios para a salvação.”       Agora, se a Bíblia pode “nos tornar sábios para a salvação”, você não acha que seria inteligente lê-la?! Mas nosso país está rapidamente se tornando analfabeto em termos bíblicos.

 

Eu quero que vocês assistam a esse vídeo clip. Algumas pessoas em uma cidade americana típica são perguntadas sobre quantos dos 10 Mandamentos elas podem citar. Quantos você pode citar? Vamos conferir.

 

**VIDEO CLIP (2 minutos).

 

É algo muito triste em nosso país quando nós podemos nomear 10 marcas de cervejas, mas não podemos dizer nem um Mandamento se quer. Estamos falando do poder da Bíblia, mas não podemos conhecer esse poder se não lemos a Bíblia.    Isso nos conduz ao próximo ponto.

 

II. Consideremos o Proveito da Bíblia (16)

 

16 Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus, e é proveitosa para a doutrina, para reprovação, para correção, para instrução em justiça.

 

Aqui, Paulo nos fala do proveito da Escritura. Agora, antes de verificarmos as muitas maneiras em que a Bíblia é útil, nos ajudando a crescer e a nos tornarmos mais parecidos com Cristo, perceba esta palavra no início do verso 16.

 

Paulo diz: “Toda Escritura é dada por inspiração de Deus”. A palavra inspiração não significa o seguinte – “Ah, a Bíblia é tão inspiradora para mim!” Isso pode ser verdade, e provavelmente é, mas não é o que a palavra significa. Não significa que a Bíblia nos “inspira” da maneira como um filme nos inspira. A palavra “inspiração” aqui é uma palavra grega que literalmente significa que “Deus espirou”. Este verbo nos lembra que a fonte da Bíblia é o próprio Deus. Deus espira Suas palavras através das personalidades e origens dos escritores da Escritura.

 

Eu gosto de estudar esse texto junto com 2 Pedro 1: 20 – 21. Pedro escreve:

 

20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;

21 porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

 

Pedro diz que “os escritores da Bíblia não escreveram suas próprias opiniões e contaram um monte de estórias.” Não, ele diz: “homens santos de Deus falaram conforme foram movidos pelo Espírito Santo.”

 

A palavra “movidos” dá a idéia de que Deus “apanhou estes homens e os conduziu”. Deus usou suas diferentes origens, raciocínio, personalidades, uso da literatura etc, mas Ele guiou, fiscalizou o processo, tanto é, que no final, o que eles escreveram foi exatamente o que Deus queria. Isto é incrível! É por isso que podemos crer na Bíblia.

 

Agora vejamos novamente 2 Timóteo 3:16 enquanto consideramos o proveito da Bíblia. A propósito, quanto da Bíblia é útil? Quanto? A primeira palavra do verso 16: “Toda.” “Toda!” Eu gosto de usar este esclarecimento:  Toda a Bíblia é igualmente útil, mas não igualmente interessante! E você sabe o que quero dizer? Quando foi a última vez que você ouviu um sermão com o título “Um cuidadoso estudo cronológico do sacerdócio  Levítico e as incontáveis facetas da lei judaica civil e para o culto?!” Importante? Sim. É a palavra de Deus e há princípios lá que são aplicáveis. Mas igualmente importante, ou tão interessante quanto João 3:16? Bem, isso é uma outra história, não é?!

 

Contudo, “Todaa Escritura é inspirada por Deus. Toda ela. E porque Deus a inspirou, ela é totalmente verdadeira e sem erro.

 

Estamos falando da utilidade da Bíblia. Vejam essas coisas. É útil por 4 questões:

 

Doutrina. Isto é “verdade divina”. Nós aprendemos verdades básicas sobre Deus quando estudamos a Bíblia. Semana passada, por exemplo, nós aprendemos sobre alguns dos atributos ou características de Deus no Salmo 139. Deus é onipotente, onisciente e onipresente. Isto é doutrina. Nossas crianças hoje à noite vão compartilhar com alguns de vocês parte da doutrina que elas estão aprendendo na Escola dominical.

 

Reprovação. É quando Deus nos repreende por um comportamento errado. Hebreus 4:12 diz:

 

12 Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e da juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

 

Correção. A correção segue a reprovação. Traz o crente de volta ao lugar em que deveria estar.        Deus usa a Sua palavra para abrir nossos corações de tal forma que nós confessamos nossos pecados e então Deus usa Sua Palavra para nos trazer de volta ao lugar em que precisamos estar.

 

Instrução em Justiça.     Esta frase dá idéia de treinamento, como a amável disciplina que um pai ou mãe dá a uma criança.

 

O ponto chave do verso 17 é que a palavra de Deus é útil para nós, porque muda nosso comportamento. A Bíblia não é dada simplesmente para encher nossas mentes com informação, mas para guiar nossa conduta. Deixe-me dizer de novo.     A Bíblia não é dada para nós, simplesmente para encher nossas mentes com informação, mas para guiar nossa conduta.

 

Então, devemos ler a Bíblia regularmente e colocar em prática seus ensinamentos. Devemos nos submeter à autoridade da Palavra de Deus.            Tudo isso nos leva ao ponto final. Por que devemos acreditar na Bíblia? Bem, considere o poder da Bíblia, a utilidade da Bíblia, e em terceiro lugar:

 

III. Consideremos o Propósito da Bíblia (17)

 

Aqui está o motivo fundamental por que Deus deu Sua Palavra:

 

17 Para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.

 

Aqui está o propósito fundamental: que cada um de nós possa ser perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra. A idéia é que com a Bíblia: “nós temos tudo de que necessitamos para fazer o que Deus quer que façamos.”

 

Ao invés de perseguirmos qualquer outra coisa, temos que nos voltar para as Escrituras. Deus nos abençoou grandemente com Sua Palavra.

 

Esta semana o versículo para memorizar é Mateus 7:24:

 

“todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha.”

 

Vamos pegar todo o contexto aqui e lembrar que este verso vem ao final de três capítulos dos ensinos de Jesus.  Ele vem no final do “Sermão da Montanha” de Jesus, Mateus capítulos 5 – 7. Vejam o que Jesus diz:

 

24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

27 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

 

Vocês aprenderam a música quando eram pequenos?

 

O homem prudente edificou sua casa sobre a rocha

O homem prudente edificou sua casa sobre a rocha

O homem prudente edificou sua casa sobre a rocha

E a chuva começou a cair

 

Oh, a chuva caiu

E o dilúvio surgiu

Oh, a chuva caiu

E o dilúvio surgiu

Oh, a chuva caiu

E o dilúvio surgiu

E a casa do homem prudente não estremeceu.

 

. Fiquem de pé para Oração: