O Poder de uma Vida Transformada

O Poder de uma Vida Transformada

“O Poder de uma Vida Transformada”

(Atos 25-26)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(06-07-08) (Manhã)

 

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Atos, capítulo 25.

 

Nós temos caminhado pelo livro de Atos e nós agora estamos no capítulo 25. O Apóstolo Paulo está na prisão em Cesaréia. Ele está lá já há 2 anos. A prisão é na verdade como uma prisão domiciliar. Isso não quer dizer que tenha sido fácil para ele. As prisões de então não eram nada parecidas com as de hoje com TV a cabo e bibliotecas e campo de futebol. Prisão domiciliar significa apenas que se os amigos viessem lhe trazer comida, ele poderia comer. Era um pouco mais encorajador. Você tinha mais chance de sobreviver na prisão se você estivesse em prisão domiciliar. Então, Paulo está na prisão já por 2 anos e há um novo governador na cidade chamado Festo. Os judeus estavam prontos para matar Paulo 2 anos antes. Vamos ver se as coisas mudaram depois de 2 anos.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

1 Entrando, pois, Festo na província, subiu dali a três dias de Cesaréia a Jerusalém

2 E o sumo sacerdote e os principais dos judeus compareceram perante ele contra Paulo, e lhe rogaram,

3 Pedindo como favor contra ele que o fizesse vir a Jerusalém, armando ciladas para o matarem no caminho.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Diz-se normalmente que se alguém se propõe a contestar o Cristianismo, então essa pessoa vai ter que justificar dois fatos históricos: 1) a ressurreição de Jesus Cristo, e 2) a conversão de Saulo de Tarso.

 

Quando eu estudei os capítulos 25 e 26 semana passada, essa frase vinha na minha cabeça de tempo em tempo. Como você explica a conversão de Saulo de Tarso – outrora um perseguidor de Crentes – para o Apóstolo Paulo, um homem que nos deu 13 cartas do Novo Testamento? Paulo é uma evidência do poder de uma vida transformada.

 

F.F.Bruce, em Os Documentos do Novo Testamento – Eles são Confiáveis? Escreve: “A conversão de Paulo tem sido, desde muito tempo, considerada uma forte evidência da verdade do Cristianismo. Muitos têm endossado a conclusão do estadista do século dezoito George, Lord Lyttelton, de que “a conversão e apostolado de São Paulo sozinho, devidamente considerada, era por si só uma demonstração suficiente para provar que o Cristianismo é uma revelação divina (1960, p.77)”

 

Paulo é uma evidência do poder de uma vida transformada. Eu quero falar sobre isso nesta manhã: “O Poder de uma Vida Transformada” e eu quero que vocês saibam que o poder que transformou a vida do Apóstolo Paulo é o mesmo poder que transforma sua vida e a minha.

 

** Em Cristo nós temos Poder! Nós temos:

 

I. Poder para Permanecer diante de Oposição (25:1-27)

 

Há um novo governador em Cesaréia e seu nome é Porcio Festo. Que nome, hã?! Festo está na cidade e está agora no comando e a Bíblia diz que o sumo sacerdote e os líderes dos judeus pedem um favor a ele. Qual é o favor? Versículo 3: “que o fizesse vir a Jerusalém – enquanto eles armavam ciladas para o matarem no caminho.” Ou seja, as coisas não mudaram muito em 2 anos. Os judeus ainda se opõem a Paulo e Paulo ainda está enfrentando oposição. Leia sobre isso no versículo 4 e seguintes:

 

4 Mas Festo respondeu que Paulo estava guardado em Cesaréia, e que ele brevemente partiria para lá.

5 Os que, pois, disse, dentre vós, têm poder, desçam comigo e, se neste homem houver algum crime, acusem-no.

6 E, havendo-se demorado entre eles mais de dez dias, desceu a Cesaréia; e no dia seguinte, assentando-se no tribunal, mandou que trouxessem Paulo.

7 E, chegando ele, rodearam-no os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra Paulo muitas e graves acusações, que não podiam provar.

8 Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César.

9 Todavia Festo, querendo comprazer aos judeus, respondendo a Paulo, disse: Queres tu subir a Jerusalém, e ser lá perante mim julgado acerca destas coisas?

10 Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes.

11 Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César.

12 Então Festo, tendo falado com o conselho, respondeu: Apelaste para César? para César irás.

 

OK, Paulo então apela para César Augusto, o que significa que ele garantiu uma viagem a Roma, a fim de ter uma audiência para o seu caso. O Senhor lhe dissera lá em Atos 23:11 que ele iria para Roma, então Paulo dá uma acelerada nas coisas. Retornemos ao versículo 13:

 

13 E, passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesaréia, a saudar Festo.

14 E, como ali ficassem muitos dias, Festo contou ao rei os negócios de Paulo, dizendo: Um certo homem foi deixado por Félix aqui preso,

15 Por cujo respeito os principais dos sacerdotes e os anciãos dos judeus, estando eu em Jerusalém, compareceram perante mim, pedindo sentença contra ele.

16 Aos quais respondi não ser costume dos romanos entregar algum homem à morte, sem que o acusado tenha presentes os seus acusadores, e possa defender-se da acusação.

17 De sorte que, chegando eles aqui juntos, no dia seguinte, sem fazer dilação alguma, assentado no tribunal, mandei que trouxessem o homem.

18 Acerca do qual, estando presentes os acusadores, nenhuma coisa apontaram daquelas que eu suspeitava.

19 Tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua superstição, e de um tal Jesus, morto, que Paulo afirmava viver.

20 E, estando eu perplexo acerca da inquirição desta causa, disse se queria ir a Jerusalém, e lá ser julgado acerca destas coisas.

21 E, apelando Paulo para que fosse reservado ao conhecimento de Augusto, mandei que o guardassem até que o envie a César.

22 Então Agripa disse a Festo: Bem quisera eu também ouvir esse homem. E ele disse: Amanhã o ouvirás.

 

Paulo agora vai aparecer diante do Rei Agripa. A propósito, essa aparição diante de governadores e reis foi profetizada lá atrás quando Paulo se tornou um crente em Atos 9. Atos 9:15 é onde Jesus diz que Paulo aparecerá diante dos Gentios e reis. Bom, e Paulo vai agora ficar diante do Rei Agripa. Esse é o Rei Herodes Agripa II. Esse homem é o último dos Herodianos. Lembram desses caras: Havia Herodes o Grande, o rei que matou os bebês em Jerusalém, Herodes Antipas, que matou João Batista, Rei Herodes Agripa I que matou o Apóstolo Tiago, e agora o Rei Herodes Agripa II, outro perdedor que estava vivendo com Berenice, sua irmã. E havia esses boatos sobre incesto e coisas do tipo – esses dois não eram bem vistos. Volte lá para o versículo 23:

 

23 E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os tribunos e homens principais da cidade, sendo trazido Paulo por mandado de Festo.

 

Imaginem Paulo entrando aqui! Isso é, você tem Agripa e Berenice entrando com “grande pompa” e música e tudo mais e então entra Paulo. De um escrito do segundo século na literatura dos pais Anti-Niceno, há essa descrição de Paulo. Não está na Bíblia. É de uma fonte secular, mas diz que ele era: “um homem baixo, careca (porque ele era muito espiritual!) … com pernas arqueadas—e com nariz comprido”. Assim, depois de toda pompa musical e festa de Agripa e Berenice, entra Paulo em meio ao silêncio e o som dos grilos.

 

24 E Festo disse: Rei Agripa, e todos os senhores que estais presentes conosco; aqui vedes um homem de quem toda a multidão dos judeus me tem falado, tanto em Jerusalém como aqui, clamando que não convém que viva mais.

25 Mas, achando eu que nenhuma coisa digna de morte fizera, e apelando ele mesmo também para Augusto, tenho determinado enviar-lho.

26 Do qual não tenho coisa alguma certa que escreva ao meu senhor, e por isso perante vós o trouxe, principalmente perante ti, ó rei Agripa, para que, depois de interrogado, tenha alguma coisa que escrever.

27 Porque me parece contra a razão enviar um preso, e não notificar contra ele as acusações.

 

Certo, Paulo vai falar quando está diante de Agripa no capítulo 26. Nós temos Paulo enfrentando oposição. Eu sou grandemente encorajado com isso! Em Cristo, nós temos poder para enfrentarmos oposição. Deus nos dá esse poder para perseverar quando as coisas não vão bem. Nós abordamos isso na semana passada quando nós falamos sobre confiar em Deus, mesmo quando Ele parece estar ausente. Nós falamos sobre: “Nossa, por que Deus permite que Paulo fique na prisão por dois exaustivos anos lá em Cesaréia? E nós dizemos: “Bem aqui está uma razão: para que Paulo escrevesse. Todas as chamadas “Epístolas do Cativeiro” foram escritas enquanto Paulo estava em prisão domiciliar, em Cesaréia ou em Roma. É quando Paulo está na prisão que ele nos deixa grande cartas como Filipenses, onde ele escreve: “Aprendi a adaptar-me a qualquer circunstância (4:11). Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura (4:12). Tudo posso naquele que me fortalece (4:13)” e: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (4:19)”. Tudo isso escrito enquanto estava na prisão.

 

Em Cristo nós temos poder para resistir diante da oposição. Imagine a oposição que Paulo enfrentou! Aqui está uma pequena lista apenas nesses últimos capítulos em Atos: No capítulo 14 ele foi apedrejado. No capítulo 15, jogado na prisão. Capítulo 17, atacado em Tessalônica e Beréia. Capítulo 18, atacado e quase morto em Corinto. Capítulo 19, um tumulto em Éfeso onde ele quase morreu. Capítulo 21, atacado no Templo judaico. Capítulo 23 e aqui novamente no capítulo 25, ele se depara com um plano de assassinato. E ainda assim ele prossegue! Ele tem poder para ficar firme diante da oposição. Eu amo o exemplo de perseverança quando se está sob ataque.

 

O que quer que você encare na sua caminhada cristã, continue firme. Paulo escreveu isso na prisão também! Em Efésios 6:13: “tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. Continue firme. Não desista de Cristo no seu casamento, no seu local de trabalho, em suas amizades. Fique firme.

 

Eu ouvi esse slogan de igreja. Eu espero que isso identifique quem nós somos. Eis o slogan que apareceu na fachada de uma igreja: “Acorde, ore, cante, pregue, pague, e nunca desista, abandone, retorne ou se cale, até que a causa de Cristo seja edificada!”

 

Em Cristo nós temos poder para ficar firme diante da oposição. Segundo: em Cristo, nós temos:

 

II. Poder que Salva não importando os Obstáculos (26:1-18)

 

Quando Paulo está diante do Rei Agripa, ele compartilha sobre o poder que salva não importando os obstáculos. Eu amo isso com relação ao Evangelho: não importam os obstáculos, Jesus salva.

 

1 Depois Agripa disse a Paulo: É permitido que te defendas. Então Paulo, estendendo a mão em sua defesa, respondeu:

2 Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, de que perante ti me haja hoje de defender de todas as coisas de que sou acusado pelos judeus;

3 Mormente sabendo eu que tens conhecimento de todos os costumes e questões que há entre os judeus; por isso te rogo que me ouças com paciência.

4 Quanto à minha vida, desde a mocidade, como decorreu desde o princípio entre os da minha nação, em Jerusalém, todos os judeus a conhecem,

5 Sabendo de mim desde o princípio (se o quiserem testificar), que, conforme a mais severa seita da nossa religião, vivi fariseu.

6 E agora pela esperança da promessa que por Deus foi feita a nossos pais estou aqui e sou julgado.

7 Å qual as nossas doze tribos esperam chegar, servindo a Deus continuamente, noite e dia. Por esta esperança, ó rei Agripa, eu sou acusado pelos judeus.

8 Pois quê? julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos?

 

Quando Paulo faz essa pergunta, ele está se dirigindo a todos os ouvintes. “Pois quê? julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos?” A propósito, essa é uma pergunta excelente. Podemos fazer uma votação sobre algumas coisas aqui? Quantos de vocês crêem que Deus criou o mundo? Quantos de vocês crêem que Deus criou os seres humanos? Ok, se Deus criou as coisas com a palavra, dando vida aonde não havia vida, por que se acharia incrível que Deus pudesse novamente dar vida aos que morreram? Essa é uma boa lógica, não é? Paulo continua:

 

9 Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus Nazareno devia eu praticar muitos atos;

10 O que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido autorização dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e quando os matavam eu dava o meu voto contra eles.

11 E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui.

 

Paulo está dizendo: “Eu fiz muita coisa errada no meu passado, disso não tenho orgulho. Se alguém tinha obstáculos para salvação, esse era eu”.

 

12 Sobre o que, indo então a Damasco, com poder e comissão dos principais dos sacerdotes,

13 Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo.

 

Que luz brilha mais forte que a do meio-dia? A glória de Deus!

 

14 E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões.

 

Um aguilhão era uma coisa que fazia os bois irem adiante. Quando o boi dá um coice contra ele, ele simplesmente o fere mais ainda. Deus estava trazendo Paulo para o lado dEle, mas Paulo estava dando coices nas coisas de Deus. Mas aqui o Senhor Jesus tem a atenção de Paulo e ele é salvo:

 

15 E disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;

16 Mas levanta-te e põe-te sobre teus pés, porque te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha tanto das coisas que tens visto como daquelas pelas quais te aparecerei ainda;

17 Livrando-te deste povo, e dos gentios, a quem agora te envio,

18 Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim.

 

Em Cristo nós temos poder que salva não importando os obstáculos. Qualquer que seja seu passado, qualquer que sejam os obstáculos que você acha que estão te separando do amor de Deus, será que eles são piores do que os do Apóstolo Paulo? Isso é, Paulo era um cara que perseguia os crentes. Ele diz: “Quando os matava eu dava o meu voto contra eles”. Isso é muita maldade, mas Deus é um Deus que supera nossos obstáculos para salvação pela Sua gloriosa graça. Esse é o cerne do último versículo que nós acabamos de ler, versículo 18. Deus vai mandar Paulo a pessoas para que ele faça o quê? Versículo 18:

 

“Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados (ou feitos santos, como?) pela fé em mim”.

 

Aqui está a beleza do Evangelho: qualquer pessoa pode ser salva, não importando sua origem. Não importa o que você tenha feito. Você pode ser perdoado. Deus quer te dar perdão dos pecados e uma herança, uma recompensa celeste também! Tudo isso vem através do Senhor Jesus Cristo. Paulo está pregando o Evangelho. Ele está dizendo para o Rei Herodes Agripa e para a multidão, a mesma coisa que ele está dizendo para você e para mim hoje: creia que o Senhor Jesus Cristo morreu pelos seus pecados e que Ele ressuscitou para sua justificação, para que você seja declarado: “Não culpado” diante de Deus. Aqueles de vocês que estavam presentes na Quarta-feira lembram-se daquela definição de justificação? Justificação significa que Deus nos declara “não culpados”. Só acontece pela fé em Cristo.

 

Em Cristo nós temos poder para ficar firme diante da oposição, poder que salva, não importando quais sejam os obstáculos e, em terceiro:

 

III. Poder para Compartilhar qualquer que seja o Resultado (26:19-32)

 

Paulo nunca pára de compartilhar sua fé. Eu espero que cada um de vocês que pegou um daqueles pequenos livretos que eu distribui na quarta-feira tenha tido a oportunidade de compartilhar sua fé. Confie em Deus para te dar uma oportunidade hoje. Veja Paulo compartilhar a fé dele:

 

19 Por isso, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.

20 Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento.

21 Por causa disto os judeus lançaram mão de mim no templo, e procuraram matar-me.

22 Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,

23 Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.

24 E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. (Esse delirar é no sentido de “louco”. Festo está sob convicção.)

25 Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo.

26 Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.

 

Ou seja, “Todo mundo sabe o que tem acontecido por aqui e em Jerusalém nos últimos anos. Você não precisa ir muito longe para encontrar alguém que possa te dizer sobre Jesus de Nazaré”. Agora, não apenas Festo está sob convicção, mas também o Rei  Agripa:

 

27 Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês.

28 E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!

 

Eu acho que a melhor tradução aqui seria algo como uma pergunta. Eu acho que Agripa está perguntando: “Você acha que pode fazer de mim um crente em tão pouco tempo?”

 

29 E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.

 

Não é demais?! Paulo pensa: “Meu objetivo na vida é que não apenas você, mas todos aqui neste lugar se tornem o que eu sou – com exceção às cadeias”. Isso é: “Eu quero que todos sejam crentes. Meu objetivo na vida não é ter a maior quantidade possível de dinheiro, nem a maior quantidade possível de brinquedos, não é ser a pessoa mais importante no mundo, não é desperdiçar minha vida com diversões mundanas e recreação. Meu objetivo na vida é que os outros venham a conhecer a Cristo”.

 

30 E, dizendo ele isto, levantou-se o rei, o presidente, e Berenice, e os que com eles estavam assentados.

31 E, apartando-se dali falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada fez digno de morte ou de prisões.

32 E Agripa disse a Festo: Bem podia soltar-se este homem, se não houvera apelado para César.

 

Portanto, Agripa não se torna um crente. Ele apenas se levanta e todos os outros se levantam e está tudo acabado. Eles concordam que Paulo não tenha feito nada que merecesse morte ou prisão e o capítulo termina. Mas eu amo o seguinte em Paulo: ele se mantém focado na principal coisa. Ele está mais interessado nos outros do que em si mesmo. Ele pensa: “Meu principal objetivo na vida não é minha libertação. É que os outros possam vir a conhecer Cristo através de mim”.

 

Esse é o poder de uma vida transformada. E pela graça de Deus, esse é o poder que Deus dá a você também.

. Fiquem de pé para oração.