O Poder da Rendição por Completo

O Poder da Rendição por Completo

“O Poder da Rendição por Completo”

(Atos 21:37-22:29)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(8-06-08) (Manhã)

 

. Pegue a Palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 21.

 

Se você está nos visitando, nós estamos caminhando versículo por versículo, pelo livro de Atos e nós estamos agora na última parte do livro onde nós lemos sobre a detenção de Paulo e seu encarceramento. Da última vez que nós vimos Atos, nós lemos sobre a multidão espancando Paulo porque eles acreditavam que ele era um herege que estava ensinando as pessoas a abandonarem sua herança judaica. Eles estavam espancando ele, tentando matá-lo, e um comandante romano e soldados tiraram Paulo do meio da multidão violenta para levá-lo de volta para a fortaleza para interrogatório. E enquanto eles o levavam a multidão gritava: “Acabem com ele”, o que queria dizer: “Matem-no!” Foi aí que deixamos Paulo e é aí que o encontramos nesta manhã ao retomarmos a narrativa em Atos 21.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

37 E, quando iam a introduzir Paulo na fortaleza, disse Paulo ao tribuno: É-me permitido dizer-te alguma coisa? E ele disse: Sabes o grego?

38 Não és tu porventura aquele egípcio que antes destes dias fez uma sedição e levou ao deserto quatro mil salteadores?

39 Mas Paulo lhe disse: Na verdade que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogo-te, porém, que me permitas falar ao povo.

40 E, havendo-lho permitido, Paulo, pondo-se em pé nas escadas, fez sinal com a mão ao povo; e, feito grande silêncio, falou-lhes em língua hebraica, dizendo:

. Orar.

 

Introdução:

 

Sempre se diz no meio cristão que “se Jesus cristo não é Senhor “de tudo”, então Ele não é Senhor “de nada.””. Se Ele não é Senhor de tudo, Ele não é Senhor de coisa alguma. E o que queremos dizer quando falamos isso é que Deus quer nossa completa rendição a Ele como Senhor de nossas vidas inteiras. Muitos crentes se vêem sem poder, sem energia e vitalidade na sua caminhada cristã. Muitas vezes isso acontece porque falta essa rendição por completo ao senhorio de Cristo.

 

Enquanto o Cristianismo for algo que acontece apenas nos domingos pela manhã, e talvez à noite, e ocasionalmente às quartas-feiras, nós vamos viver uma vida que não é em nada diferente da vida de um não crente. Oh, talvez nós sejamos considerados pessoas boas, de boa moral, cidadãos exemplares e coisas desse tipo,mas seguir a Cristo significa mais do que isso.

 

Eu quero falar com vocês sobre algo muito mais poderoso do que isso, mais libertador do que isso – muito mais bíblico do que isso. Eu quero falar com vocês sobre o que acontece quando nós vivemos uma vida de total rendição ao Senhor Jesus Cristo. O que aconteceria na sua vida se você fosse além desse Cristianismo convencional, onde, você sabe, a Bíblia tem seu lugar no domingo, e então você vive sua outra vida de Segunda a Sábado, e Cristianismo é apenas mais uma outra coisa que você faz além das outras?  O que aconteceria na sua vida se Jesus Cristo se tornasse a razão suprema de você viver e tudo mais fluísse disso? O que aconteceria na sua vida se você vivesse uma vida de total entrega a Jesus? Eu quero te dizer que há um poder na rendição total. Quando nós vivemos uma vida de entrega total a Cristo.

 

I.  Nós temos uma Paixão dada por Deus (21:37-40)

 

A paixão pode ser definida como “entusiasmo, excitação ou zelo.”Na vida cristã esse é um entusiasmo, uma excitação e zelo que alimenta um amor por Deus e pelos outros. Veja isso no Apóstolo Paulo. Lembre que Paulo está sendo levado pelo comandante romano e pelos soldados romanos. A multidão de judeus estava tentando matá-lo e ele foi tirado deles. Veja novamente a história. Retomando no capítulo 21, versículo 37.

 

37 E, quando iam a introduzir Paulo na fortaleza, disse Paulo ao tribuno: É-me permitido dizer-te alguma coisa? E ele disse: Sabes o grego?

38 Não és tu porventura aquele egípcio que antes destes dias fez uma sedição e levou ao deserto quatro mil salteadores?

 

O comandante parece surpreso com o fato de Paulo falar grego. Ele pensa que Paulo era o egípcio que tinha levantado uma rebelião em Jerusalém alguns anos antes. O historiador judeu Josefus  relata esse evento em seus escritos. Paulo pensa: “Não, não sou eu.”

 

39 Mas Paulo lhe disse: Na verdade que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogo-te, porém, que me permitas falar ao povo.

 

Essa palavra “célebre” quer dizer insignificante. Paulo está pensando: “Eu sou um judeu de Tarso, um lugar muito importante.”E Tarso era importante. Havia uma grande universidade em Tarso e a cidade era conhecida pela cultura e desenvolvimento acadêmico. E Paulo diz: “Rogo-te que permitas falar ao povo.”

 

40 E, havendo-lho permitido, Paulo, pondo-se em pé nas escadas, fez sinal com a mão ao povo; e, feito grande silêncio, falou-lhes em língua hebraica, dizendo:

 

Antes de lermos o que Paulo disse à multidão, não perca isso! O comandante romano e os soldados estavam tirando Paulo da multidão que estava tentando matá-lo. Lembram da ultima vez no capitulo 21, a multidão estava batendo em Paulo. Estavam literalmente tentando matá-lo. E eis aqui Paulo  com os olhos roxos, pernas e braços machucados, talvez com sangue descendo dos lábios e ele diz: “Eu quero falar com esse povo…esse povo que estava tentando me matar.”

 

Que impacto você imagina que isso causou no comandante romano? Como Paulo deve ter sido incrível! “Você quer falar com esse povo, esse povo que estava tentando te matar?” E Paulo diz: “sim. Eu quero falar com eles. Eu tenho um amor por eles que vem de Deus e eu quero que eles conheçam esse amor também.”

 

Você gostaria de amar assim as pessoas? Você gostaria de amar as pessoas que te ridicularizam no trabalho?Você gostaria de amar as pessoas que zombam de você, que se aproveitam de você, que falam mal de você, que estão contra você? Você gostaria de amar as pessoas que falam mal de você pelas costas? Ei, olhe pra mim. Está pronto? Você pode! Há poder na entrega total. Você tem uma vida de rendição total a Jesus e Ele te dá uma paixão pelas pessoas. Vejam, você não consegue fazer isso sozinho. Você não acorda um dia e simplesmente diz: “eu vou ter paixão pelas pessoas.” É por isso que muitos de vocês fracassam. Essa é uma paixão que vem de Deus em resposta à nossa completa rendição ao senhorio de Cristo.

 

Deus nos dá essa paixão quando nós revemos regularmente e nos apropriamos dos benefícios do Evangelho. Eu estou lendo o grande Puritano, John Owen, recentemente tenho sido abençoado pela definição que ele dá de comunhão com Deus. Ele diz: “Nossa comunhão com Deus repousa na entrega dele por nós e na nossa entrega a ele de tudo que ele requer.” Então,ouça isso:         Essa comunhão com Deus flui da união que está em Cristo Jesus.”

 

Em outras palavras – deixe-me ver todos vocês que são crentes. Levantem sua mão – certo. Owen está dizendo que quando você e eu refletimos sobre quem nós somos em cristo e o que nós temos em Cristo – nossa união Nele – então nós temos um amor por Deus e um amor pelos outros que flui naturalmente de nossos corpos e transborda em todos e em tudo. Você pode amar as pessoas, perdoar as pessoas, compartilhar Cristo com as pessoas. Por quê? Porque você sabe o que Deus fez por você em Cristo Jesus. Esse é o centro do que Paulo está falando em Efésios 4:32: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

 

Não é todo crente que desfruta desse poder porque não é todo crente que se rendeu por completo a Cristo. Mas quando nós fazemos isso, nós temos uma paixão que é dada por Deus. Eis uma outra coisa: quando nós nos rendemos totalmente a Cristo:

 

II.  Nós temos um Passado guiado por Deus (22:1-21)

 

Isso é, nós podemos olhar par trás em nossas vidas e vermos a mão de Deus, como Ele nos moldou de maneira singular e nos capacitou para vivermos uma vida para Sua glória. Você já refletiu sobre o fato de que Deus estava te guiando em meio a todas as coisas que aconteceram no seu passado? Veja isso na vida de Paulo. Ele agora faz seu discurso deiante da multidão enfurecida.

 

1 Homens, irmãos e pais, ouvi agora a minha defesa perante vós.

2 (E, quando ouviram falar-lhes em língua hebraica, maior silêncio guardaram). E disse:

3 Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel, instruído conforme a verdade da lei de nossos pais, zeloso de Deus, como todos vós hoje sois.

 

Deixe-me parar aqui e fazer algumas observações. Primeiro, repare que Paulo fala à multidão na língua hebraica, que deve ter sido Aramaico. Ele já tinha silenciado a multidão quando no versículo 40 ele pondo-se em pé nas escadas, fez sinal com a mão ao povo”, mas agora ele fala na língua deles e Lucas escreve que “maior silêncio guardaram”.

 

Depois Paulo dá suas credenciais no versículo 3: “Quanto a mim, sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, e nesta cidade criado aos pés de Gamaliel.” A propósito, Gamaliel era um estudioso judeu muito conhecido e muito respeitado. A menção de Paulo a ele é como alguém acusar falsamente um ministro cristão de não crer no Evangelho e o cara diz: “Eu passei anos estudando com Billy Graham”. A seguir, Paulo menciona seu zelo por Deus de acordo com a lei judaica.

 

O que eu quero que vocês vejam agora é como Paulo pode apreciar a maneira como Deus conduziu o passado dele a fim de usá-lo no futuro. Talvez Paulo não gostado disso quando ele era mais jovem. A mãe dele fala para ele: “Você terminou suas lições de grego e sua tarefa de Aramaico? Terminou de estudar?” Mas Paulo pode agora olhar para trás e ver e gostar da maneira como Deus guiou o passado dele para a glória futura de Deus.

 

Cada de um de vocês tem talento para uma coisa ou outra. Alguns de vocês têm sido abençoados com um dom natural para o estudo, ou para música, ou atletismo, ou outro tipo de vocação ou profissão. Você já considerou como Deus planeja usar seu passado para a floria futura Dele? Então vamos ler como Paulo fala sobre o seu passado e como Deus o conduziu através dele:

 

4 E persegui este caminho(Cristianismo) até à morte, prendendo, e pondo em prisões, tanto homens como mulheres,

5 Como também o sumo sacerdote me é testemunha, e todo o conselho dos anciãos. E, recebendo destes cartas para os irmãos, fui a Damasco, para trazer maniatados para Jerusalém aqueles que ali estivessem, a fim de que fossem castigados.

 

Paulo está compartilhando seu testemunho cristão, ele está contando como ele conheceu Cristo como Senhor e Salvador; como ele foi salvo. Há três relatos da conversão de Paulo em Atos: capítulo 9, aqui no capítulo 2, e depois novamente no capítulo 26. Nós nos lembramos da história:

 

6 Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu.

7 E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

8 E eu respondi: Quem és, Senhor? E disse-me: Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues.

9 E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo.

10 Então disse eu: Senhor, que farei? E o Senhor disse-me: Levanta-te, e vai a Damasco, e ali se te dirá tudo o que te é ordenado fazer.

 

A propósito, Paulo faz duas grandes perguntas ali nos versículos 8 e 10: “Quem és, Senhor?” e “o que farei?” Todo homem, mulher e criança deve fazer essas perguntas: “Quem és, Senhor” e “Que queres que eu faça?”

 

11 E, como eu não via, por causa do esplendor daquela luz, fui levado pela mão dos que estavam comigo, e cheguei a Damasco.

12 E um certo Ananias, homem piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam,

13 Vindo ter comigo, e apresentando-se, disse-me: Saulo, irmão, recobra a vista. E naquela mesma hora o vi.

14 E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca.

15 Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.

16 E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.

 

A propósito, a frase “invocando o nome do Senhor” é um ato que precede o batismo. Lembre que o batismo não salva uma pessoa. O batismo retrata a salvação. Paulo continua:

 

18 E vi aquele que me dizia: Dá-te pressa e sai apressadamente de Jerusalém; porque não receberão o teu testemunho acerca de mim.

19 E eu disse: Senhor, eles bem sabem que eu lançava na prisão e açoitava nas sinagogas os que criam em ti. (é como se Paulo dissesse: “O Senhor não acha que eles vão crer em mim,tendo em vista quem eu era? Quero dizer, eu perseguia esses crentes. Com certeza elesouvirão.”)

20 E quando o sangue de Estêvão, tua testemunha, se derramava, também eu estava presente, e consentia na sua morte, e guardava as capas dos que o matavam.

21 E disse-me: Vai, porque hei de enviar-te aos gentios de longe.

 

Paulo fala para a multidão que ele conheceu cristo na estrada de Damasco. Deus o salvou e então começou a usá-lo para compartilhar as Boas Novas com os outros. Paulo vê como Deus conduziu seu passado. Paulo até mesmo lembra a deus (como se Ele precisasse ser lembrado!) que ele tinha cuidado das roupas daqueles que estavam apedrejando Estevão  até a morte em Atos 7. eu sempre fiquei imaginando o que deve ter passado pela cabeça de Paulo quando ele era conhecido como Saulo, lá em Atos 7, quando ele estava lá assistindo enquanto Estevão era morto apedrejado. A morte de Estevão como um mártir cristão afetou tanto Paulo que ele menciona isso como parte do testemunho dele.

 

Na verdade, quando você lê a maneira como Paulo começa seu discurso lá atrás no versículo 1: “Homens, irmãos e pais, ouvi agora a minha defesa.”, você sabe quem mais começou um discurso dessa maneira? Foi Estevão em atos 7. ele diz: “Irmãos e pais, ouçam” Eu acho que a vida de Estevão deve encorajar cada um de nós que compartilha nossa fé cristã com outra pessoa mas sente que nada aconteceu. Estevão foi morto pela sua fé em Cristo, mas havia um homem que estava em pé ali ao redor que ficou notoriamente impressionado. E Deus usa esse homem, Paulo, para escrever dois terços do Novo Testamento e alcançar inúmeras pessoas para Cristo.

Quando nós vivemos uma vida de plena rendição nós temos uma paixão dada por Deus e nós temos a sabedoria para vermos que nós temos um passado guiado por Deus. Deus trabalha através do nosso passado para nos trazer para onde ele nos quer hoje e para nos moldar parque sejamos as pessoas que somos pela graça Dele. Deus quer usar seu passado para a glória futura Dele. Não pense que Deus não pode usar seu passado para a glória futura Dele. Ele pode! Pare de lamentar pelo seu passado. Creia que na maneira soberana de Deus, Ele conduziu e vai usá-lo para Sua glória. Há poder nisso.

 

O poder da rendição total significa reconhecer que nós temos uma paixão dada por Deus e um passado guiado por Deus. Em terceiro lugar, o poder da rendição total significa reconhecer que:

 

III.  Nós temos uma Proteção garantida por Deus (22:22-29)

 

Aqui novamente nós vemos o trabalho soberano de Deus nas vidas de Seus filhos. Paulo estava fazendo sua defesa diante da multidão judaica, mas a coisa vira uma loucura quando ele menciona que Deus vai enviá-lo como um missionário para os Gentios.

 

22 E ouviram-no até esta palavra, e levantaram a voz, dizendo: Tira da terra um tal homem, porque não convém que viva.

23 E, clamando eles, e arrojando de si as vestes, e lançando pó para o ar,

 

A multidão novamente vai à loucura, pedindo a morte de Paulo porque ele menciona que vai compartilhar do amor de Deus com os gentios. Isso te mostra um pouco do preconceito racial dos judeus com relação aos gentios nos dias de Paulo. E Paulo está de novo em perigo.

 

24 O tribuno mandou que o levassem para a fortaleza, dizendo que o examinassem com açoites, para saber por que causa assim clamavam contra ele.

 

Isso é incrível. O comandante aparentemente não entendia Aramaico e ele vê a multidão se preparando novamente contra  algo que Paulo diz, então ele presume que Paulo tenha feito algo de muito errado e ele quer bater nele para descobrir. Eu acho que não passou pela cabeça dele simplesmente perguntar a Paulo!

 

25 E, quando o estavam atando com correias (ou seja, eles estavam amarrando-no com correias de couro para prepará-lo para o castigo ou açoite) , disse Paulo ao centurião que ali estava: É-vos lícito açoitar um romano, sem ser condenado?

26 E, ouvindo isto, o centurião foi, e anunciou ao tribuno, dizendo: Vê o que vais fazer, porque este homem é romano.

27 E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim.

 

Lembre que os cidadãos romanos eram isentos de açoites. Então o comandante pergunta: “Você realmente é um cidadão romano?” Paulo diz: “Sim.” Versículo 28:

 

28 E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento.

 

O comandante admite que obteve sua cidadania através de suborno. A cidadania romana não estava à venda, mas o comandante foi capaz de subornar um oficial corrupto. Paulo diz: “Eu nasci cidadão”. Lembram que Paulo já tinha usado essa carta antes, lá no capítulo 16 em Filipo, só que naquela ocasião Paulo mencionou sua cidadania romana depois de ter apanhado. Então ele pensa: “Hmm. Acho que dessa vez vou mencionar isso antes!

 

29 E logo dele se apartaram os que o haviam de examinar; e até o tribuno teve temor, quando soube que era romano, visto que o tinha ligado.

 

O comandante poderia ter perdido seu emprego ou até mesmo sua vida por ter surrado um cidadão romano, então todo mundo retrai. Mas não vejam apenas o trabalho do homem aqui! Vejam a mão soberana de Deus trabalhando na vida de um homem totalmente entregue a Ele. Deus usa o império romano e a lei romana  para proteger Paulo para que Ele possa levá-o para Roma como Paulo queria. Na verdade, nós vamos ver que Deus assegurará que os romanos paguem as viagens de Paulo! Essa é a proteção garantida de Deus. Deus tem mais trabalho para Paulo, então Ele intervém e protege seu servo.

 

Eu pensei novamente nas poderosas palavras de John Wesley: “Eu sou imortal até que meu trabalho esteja feito.”Paulo poderia dizer o mesmo: “Eu sou imortal até que meu trabalho tenha terminado.” Você pode dizer o mesmo: “Eu sou imortal até que meu trabalho tenha terminado.”

 

O poder da rendição total significa reconhecer que nós temos uma paixão dada por Deus, um passado guiado por Deus, e uma proteção dada por Deus. É isso que o poder da rendição por completo significa, mas como chegamos lá? Como nós nos rendemos por completo ao Senhor?

 

Eu acho que realmente precisamos voltar à definição de John Owen sobre comunhão com Deus: Nossa comunhão com Deus repousa na entrega dele por nós e na nossa entrega a ele de tudo que ele requer. Essa comunhão com Deus flui da união que está em Cristo Jesus.”

 

Rendição total significa que nós primeiro temos união com Cristo. Nós recebemos Cristo como nosso Senhor e Salvador. Então, freqüentemente através de cada dia e todos os dias de nossas vidas cristãs, nós vamos até a cruz e regularmente nos apropriamos dos benefícios do Evangelho, limpando nossa consciências culpadas e renovando nossa paz com Deus e com os outros. Essa é a única maneira que nós podemos ter esse tipo de poder. Isso é mais do que uma religião. É verdadeiramente um relacionamento. Venha para Cristo e viva no poder de uma entrega total.

. Fiquem de pé para oração.