Experimentando o Poder de Deus

Experimentando o Poder de Deus

“Experimentando o Poder de Deus”

(Atos 19:11-41)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(16-03-08) (Manhã)

 

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Atos, capítulo 19.

 

Se você está nos visitando, nós estamos pregando sobre o livro de Atos, versículo por versículo, caminhando nesse empolgante estudo de como a igreja começou e como ela cresceu nos primeiros anos. E nós estamos aprendendo lições poderosas sobre como isso se aplica a nós hoje. Na semana passada nós paramos no versículo 10 do capítulo 19 onde nós estávamos lendo sobre como o Espírito de Deus trabalhou através do Apóstolo Paulo quando ele compartilhou o Evangelho com as pessoas em Éfeso. Nós agora estamos de volta a Éfeso e prosseguindo em nosso estudo sobre o poder de Deus. Nós paramos no capítulo 19, versículo 10, então não há duvida de onde vamos começar. Nós começamos no versículo 11 e nós vamos estudar, com a ajuda de Deus, esta manhã, o restante desse capítulo. Se preparem: esses primeiros versículos são bastante entusiásticos!

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.

12 De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.

13 E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.

14 E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.

15 Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?

16 E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.

17 E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Eu quero ir direto para nosso estudo esta manhã. Nós temos muita coisa empolgante para abordar e eu quero falar com vocês sobre “Experimentando o Poder de Deus”. Nós recordamos semana passada que o versículo chave para o livro de Atos é o capítulo 1, versículo 8. Jesus fala para Seus seguidores, incluindo você e a mim: “Mas recebereis poder quando vier sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas…” Portanto a chave para viver uma vida cristã é experimentar o poder de Deus através do Espírito Santo. Deus quer qe experimentemos Seu poder. Ele diz: “Recebereis poder quando vier sobre vós o Espírito Santo”. Deus quer que vivamos no Seu poder. Ele quer que experimentemos Seu poder. Esta manhã vamos falar sobre como aquele poder é visto no capítulo 19. Primeiro através do Senhor Jesus Cristo:

 

I. Nós temos Poder contra Satanás (11-17)

 

Deixe-me dizer isso logo de pronto. Vamos colocar nossa teologia em ordem. Pergunta: Satanás é real? Resposta: sim. Ele é mencionado no Novo Testamento muitas, muitas vezes como Satanás, o diabo, o adversário, ou outros nomes. Ele é mencionado, de uma forma ou de outra, tantas vezes quantos são os capítulos no Novo Testamento, pelo menos 260 vezes. Ele é real.

 

Bem, eu disse que precisamos colocar nossa teologia em ordem. Eis a próxima pergunta: Nós cremos em dualismo? Você pergunta: “O que é dualismo Todd?” Vá em frente, pergunte: O que é dualismo Todd? Bom, já que vocês perguntaram: Dualismo é o seguinte: “Existem duas forças poderosas, uma é Deus e a outra é o diabo. As duas se confrontam o tempo todo e o mais forte vence, às vezes é Deus e às vezes é o diabo”. Nós cremos nisso? Digam não. Não, nós aderimos ao teísmo cristão. Há um Deus e Ele é todo poderoso. Conquanto Satanás seja poderoso, Deus sempre será mais poderoso. Como seguidores de Jesus Cristo nós temos poder contra Satanás. Veja em sua Bíblia:

 

11 E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.

12 De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.

 

Lição de gramática: sublinhe o adjetivo que modifica o substantivo no versículo 11. Está certo, apenas sublinhe a palavra “extraordinárias”. Deus fazia maravilhas extraordinárias pelas mãos de Paulo. Maravilhas extraordinárias. Parece uma redundância, não parece? Maravilhas extraordinárias em oposição a maravilhas comuns. Nós ficaríamos impressionados com maravilhas, mas com maravilhas extraordinárias!? Essas são coisas que nunca tinham acontecido antes e nunca mais aconteceram desde então. Até Paulo deve ter ficado: “Essas são coisas realmente incomuns”. Que tipo de coisa? O versículo 12 diz que “até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam”.

 

Lucas nos diz que isso era incomum. E realmente era. Nossa série baseada no livro de Atos é chamada: “A Igreja em Chamas”. Eu acredito que muitos dos sinais, maravilhas e milagres da igreja primitiva eram como um líquido inflamável em uma chama. Você já fez isso? Será que eu sou o único que tem um pequeno fogo na churrasqueira e então: “Jogue o líquido inflamável e veja o fogo pegar!” O fogo aumenta rapidinho. Eu realmente creio que Deus fez a igreja primitiva crescer dessa maneira. Esses milagres no versículo 11 são incomuns. Digam: “incomuns”. Em nenhum lugar nos é dito para imitar o que Paulo fez. Em nenhum lugar. Na verdade, a Bíblia nem mesmo diz que Paulo deu início a isso. A Bíblia está nos falando sobre a experiência de Paulo. Ela não está nos dizendo que devemos experimentar o que aconteceu com Paulo. Mas ensina um princípio geral que é: “Crentes têm poder contra Satanás”. Veja novamente a próxima história:

 

13 E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.

 

Éfeso era uma espécie de habitat para mágicos, espiritistas, místicos, e todo tipo pessoas “clarividentes”. Os gregos em Éfeso acreditavam em muitos, muitos, muitos deuses e eles invocavam todo e qualquer deus. Havia até mesmo alguns judeus exorcistas que “tentavam” – eu amo essa frase, eles tentavam, porque Deus não tinha nada com isso! – invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos. Eles pensavam: “Puxa, esse Paulo tem poder, então vamos invocar o nome do Deus dele”. Agora vejam isso:

 

14 E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.

15 Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois?

16 E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa.

 

Que surra! Vejam: Satanás é real. Ele é real e ele é poderoso. E esses caras não eram seguidores de Jesus Cristo e então eles tomam uma surra, uma das boas. Certo, eis a questão: esses caras não eram seguidores de Jesus Cristo, mas muitos de nós somos, então esses tipo de coisa pode acontecer conosco? Bem, deixe-me dizer que certamente podemos ser influenciados, perturbados, aterrorizados por Satanás. Ele é real. Mas Jesus diz em 1 João 4:4: “Maior é o que está em nós do que o que está no mundo”. Isso significa que – ouçam, nenhum crente pode, contra sua própria vontade, ser controlado por Satanás. Esses caras não tinham escolha porque o Espírito de Deus não habitava neles. Nós podemos escolher se vamos permitir a influência de Satanás. Nós devemos permitir que o Espírito dentro de nós governe e reine. Não ceda aos ataques de Satanás. Permita que o Espírito Santo governe e reine em sua vida. Não culpe Satanás pelo seu pecado. Ele é somente o tentador. Ele não pode te fazer pecar. Nós temos poder contra Satanás.

 

O versículo 17 nos diz que esse fato faz as pessoas se voltarem para o Senhor. Vejam:

 

17 E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.

 

Isso nos conduz à próxima coisa que precisamos saber sobre experimentar o poder de Deus. Através de Cristo nós temos poder contra Satanás e, em segundo lugar, através de Cristo:

 

II. Nós temos poder contra o Pecado (18-20)

 

18 E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos.

19 Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.

20 Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.

 

Vocês vêem como a palavra do Senhor mudou essas pessoas em Éfeso? O versículo 18 diz que muitos deles “creram”. Ou seja, eles se tornaram crentes. O que acontece quando o Espírito de Deus convence pessoas perdidas acerca do pecado delas? Versículo18: Elas confessam aqueles pecados. Essas pessoas conheceram Jesus Cristo e confessaram seus pecados e contaram suas obras, isto é, as coisas erradas que tinham feito. “Confessar” significa “concordar com”. Então é como se eles dissessem: “Nós somos pecadores. Nós erramos. Nós temos vivido para esses outros deuses e nós agora sabemos que o Evangelho é verdade. O Senhor Jesus Cristo é o único Senhor e nós vamos viver para Ele”.

 

E eles mostraram evidência da sua nova fé, renunciando às coisas que anteriormente controlavam suas vidas. Versículo 19: Muitos dos que praticavam magia ajuntaram seus livros e queimaram na vista de todos. Eles não estavam fazendo isso em secreto. Eles estavam fazendo isso abertamente, mostrando publicamente que estavam com o Senhor Jesus Cristo. E a Bíblia diz que o total desses livros era de “50.000 peças de prata”. Uma peça de prata era o equivalente a um dia de salário de trabalhador médio em Éfeso.  Ou seja, isso é cerca de milhões e milhões de dinheiro, mas é como se eles pensassem: “Não importa mais. Nós agora seguimos a Jesus Cristo. Dinheiro não é mais tão importante para nós como seguir a Cristo. As antigas maneiras do mundo não são importantes para nós como seguir a Cristo”.

 

Aqui nós vemos o poder do Evangelho; poder contra o pecado. A Bíblia ensina que todos nós temos esse problema chamado pecado. Nós somos pecadores por natureza e pecadores por escolha. Nós somos pecadores por natureza por causa do que aconteceu no Jardim do Éden há muito tempo atrás; Adão e Eva, Gênesis capítulo 3. Paulo ensina em Romanos 5 que Adão é o representante da raça humana. Ele representou toda a espécie humana no Jardim do Éden e quando Adão pecou, nós pecamos com ele. Nós entramos nesse mundo como pecadores por natureza. Romanos 3:23 diz: “Todos pecaram e foram destituídos da glória de Deus”. Mas nós também somos pecadores por escolha. Nós por vontade própria fazemos as coisas que sabemos que não deveríamos e nós nem sempre fazemos as coisas que sabemos que deveríamos. A Bíblia diz que Deus é santo e que nós não podemos entrar no céu e ter vida eterna se nós tivermos pecados apenas uma vez. Então nós temos esse problema chamado pecado e isso requer um castigo. Romanos 6:23 diz: “O salário do pecado é a morte” e essa é a morte espiritual. Todos nós vamos sofrer a morte física por causa do pecado, mas nosso pecado também merece o que o livro de Apocalipse chama de “a segunda morte”. Jesus morreu para cuidar dessa segunda morte, para que nós não tivéssemos que passar por ela. O Evangelho é que Jesus Cristo viveu a vida perfeita, sem pecado, que você e eu não pudemos viver e então Ele morreu para receber o castigo que nós merecíamos pelo nosso pecado. Se nós crermos que Ele morreu por nós, então nós recebemos os benefícios da morte de Cristo em nosso favor. Nossos pecados foram pagos, cuidados, lançados para tão longe quanto o Leste e o Oeste, se nós recebemos Cristo como nosso Senhor e Salvador e Deus credita para nós a justiça de Cristo.

 

Essa é a mensagem que Paulo estava pregando. Foi nisso que os Efésios creram ali no versículo 18. Eles creram e o poder de Deus imediatamente agiu neles, sendo evidenciado em uma mudança de estilo de vida. Eles estavam queimando todos os vestígios da velha maneira de viver e é isso que nós temos que fazer também. Nós pomos fim à nossa velha vida de pecado e andamos em novidade de vida no poder do Senhor Jesus Cristo.

 

O que nós lemos na parte restante desse capítulo é grandemente sobre pessoas que não têm esse poder sobre o pecado. Vamos dar uma olhada nisso. Se nós somos seguidores de Cristo, então através de Cristo nós temos poder contra Satanás e poder contra o pecado, e em terceiro lugar:

 

III. Nós temos Poder contra o Secularismo (21-41)

 

Secularismo é simplesmente “as maneiras do mundo”. Nesta vida nós vivemos para o Senhor ou para o mundo. Nós vivemos para as coisas do céu ou para as coisas da terra. Secularismo é seguir as coisas do mundo, as coisas da terra. Primeiro vamos ler um pouco sobre os planos de viagem de Paulo:

 

21 E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali, importa-me ver também Roma.

 

E esse não é um “importa-me” de um turista, mas um “importa-me” de um missionário. Ele não está pensando: “Oh, eu adoraria ir a Roma!” Ele está pensando: “Eu preciso ir a Roma. Eles precisam do Evangelho!”

 

22  E, enviando à Macedônia dois daqueles que o serviam, Timóteo e Erasto, ficou ele por algum tempo na Ásia.

 

E lembrem quando nós lemos “Ásia”, nós estamos lendo sobre o que é hoje a moderna Turquia. É onde era Éfeso e Colosso e as sete igrejas mencionadas no livro de Apocalipse. Certo, vamos ler essa fantástica história começando no versículo 23:

 

23 E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.

24 Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia de prata nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices,

25 Aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Senhores, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade;

26 E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.

 

Há esse Cara chamado Demétrio que é um ourives. Ele faz nichos de prata de Diana (grego: Ártemis). Diana é a deusa grega que era adorada em Éfeso como uma deusa da fertilidade. E Demétrio estava envolvido no negócio de fazer pequenos nichos de prata de Diana. Eu tenho uma foto de um desses que foi desenterrado por um arqueólogo. Aí está uma foto de um santuário. Esse é feito de terra cota. Eles encontraram uma porção de santuários de terra cota de Diana. Demétrio fez o dele de prata. Eles faziam essas coisas e vendiam. Então Demétrio reúne o sindicato local e ele diz algo do tipo: “Pessoal, nós estamos perdendo dinheiro aqui com esses Crentes porque “esse Paulo” está falando para todo mundo que deuses feitos por homens não são deuses”. Demétrio está envolvido nisso por causa do dinheiro, mas ele insere uma nota religiosa no seu discurso para fazer parecer que ele está muito preocupado:

 

27 E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram.

 

O templo abrigava uma imagem de Diana. Eu tenho aqui uma foto do templo. Lindo, não é? Isso é tudo o que resta do templo. Originalmente era um lugar lindo, uma das sete maravilhas do mundo. Eu tenho aqui uma outra foto de como ele deve ter sido originalmente, baseado na concepção do artista. Ele tinha 129,5 m de comprimento e 61m de largura. Tinha 127 pilares de mármore, alcançando 18m de altura. Muitas das colunas eram incrustadas com ouro e jóias. Então Demétrio pensa: “Esse negócio de cristianismo está prejudicando nossa economia, e mais, está ferindo nossa adoração a Diana”. Assim, Demétrio incita um pequeno tumulto:

 

28 E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.

29 E encheu-se de confusão toda a cidade e, unânimes, correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem.

 

Eu tenho também uma foto desse teatro. Ele suportava cerca de 25.000 pessoas. Eles correram para dentro do teatro. Demétrio não teve o menor problema em reunir uma multidão. Aparentemente a cidade estava lotada para o festival anual de Artemis (ou Diana), quando eles passavam um mês todo bebendo, farreando e se envolvendo em imoralidade sexual, tudo em nome de louvor a Diana.

 

30 E, querendo Paulo apresentar-se ao povo, não lho permitiram os discípulos.

31 E também alguns dos principais da Ásia, que eram seus amigos, lhe rogaram que não se apresentasse no teatro.

32 Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado.

 

Não é para rir?! “E os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado”. As pessoas estão gritando: “Grande é Diana” e um deles pergunta: “Por que estamos fazendo isso de novo?!” É assim no mundo, esse é o modo do secularismo agir. Os propósitos do mundo são de curta duração.

 

33 Então tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os judeus para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria dar razão disto ao povo.

34 Mas quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios.

 

Duas horas! Esses políticos que estão fazendo seus discursos agora: eles ajuntam uma multidão. Mas, por duas horas!

 

35 Então o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Homens efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana, e da imagem que desceu de Júpiter?

 

Aparentemente, um meteorito caiu em Éfeso e foi esculpido com a imagem de Diana.

 

36 Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aplaqueis e nada façais temerariamente;

37 Porque estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da vossa deusa.

38 Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules; que se acusem uns aos outros;

39 E, se alguma outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítima assembléia.

40 Na verdade até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso.

41 E, tendo dito isto, despediu a assembléia.

 

O escrivão pensa: “Nós podemos parar na prisão por causa desse comportamento”, e a multidão pensa: “Está certo, não tem problema” e vão embora. Secularismo. Vivendo para o mundo. Vivendo para o momento. Atraído pelo materialismo, sensualidade, prazer e riqueza. Parece um pouco com a nossa cultura.

 

Meu terceiro ponto é: através de Cristo nós temos poder contra o secularismo. A pergunta é: “Será que nós realmente temos?” Por que nós não temos o mesmo tipo de impacto e influência sobre nossa comunidade como o Apóstolo Paulo e os crentes tiveram na comunidade deles? Como pode ser o fato de não termos “Demétrios” em Henderson preocupados com o que o Cristianismo e a igreja vão causar aos negócios?

 

Talvez seja porque a igreja não esteja evidenciando o tipo de poder que supostamente tem. Talvez porque muitos crentes estão tão arraigados com a cultura que nós não somos uma ameaça. Eis aqui uma pequena citação com que eu me deparei em meu estudo:

 

Kent Hughes: “Hoje, o testemunho de muitos crentes é anêmico e corrupto. Boa parte da igreja está clamando por popularidade no mundo. O Cristianismo vende – então dê um Grammy evangélico para as pessoas, ou então insira um número evangélico na apresentação para contra balancear o repertorio e apaziguar as criticas de crentes. Mas é impossível ser cheio com o Espírito e ocupar nossas mentes com coisas que são de baixo. É impossível ser cheio com o Espírito e viver para o dólar. É impossível ser cheio com o Espírito e assistir um programa que alimente o apetite da carne”.

 

Somente através de Cristo nós somos libertos das maneiras do mundo…

 

. Fiquem de pé para oração.