Alguém está Te Observando

Alguém está Te Observando

“Alguém está Te Observando”

(Atos 22:30-23:35)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(15-06-08) (Manhã)

 

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Atos, capítulo 23.

 

Nós temos caminhado pelo livro de Atos e nós estamos nesses últimos capítulos do livro. A série tem o nome “A Igreja em Chamas” e nós temos lido sobre a expansão do Cristianismo, do seu começo em Jerusalém até os confins da terra. O Apóstolo Paulo, terminando sua terceira viagem missionária se envolve num problema. Ele é falsamente acusado pelos judeus não crentes de coisas que ele não estava fazendo, coisas como pregar contra a lei judaica, o templo judaico, e os costumes judaicos. Ele é espancado quase até a morte pelos judeus antes de ser levado sob custódia para Roma.

 

Nossos estudos anteriores nos contaram sobre o comandante romano ou Tribuno que estava tentando descobrir o que estava acontecendo. Ele e os soldados romanos resgataram Paulo do espancamento que quase o matou, depois Paulo quis falar com seus acusadores e o comandante deixou-o falar. Mas, como vimos da última vez, a multidão ouve Paulo até o momento em que ele começa a falar sobre o amor de Deus pelos não judeus e eles novamente ficam enlouquecidos e tentam de novo matar Paulo. Mais uma vez, esse comandante romano entra em ação, não porque ele gosta de Paulo, mas porque é o trabalho dele manter a paz. Assim, esse comandante romano leva Paulo de volta para o quartel militar e o prepara para um castigo romano, ou chicoteamento. Ele está pensando: “Eu não sei o que esse Paulo está pretendendo, mas estou ficando cansado disso e eu vou arrancar dele a verdade acerca de quem é ele e o que está fazendo”. E você vai se lembrar que da última vez Paulo mencionou sua cidadania romana e o comandante fica com o pé atrás, porque é contra a lei espancar um cidadão romano. Então nós retornamos à cena e encontramos no capítulo 23 o que o comandante romano faz a seguir.

 

Nós vamos retomar no último versículo do capítulo 22, versículo 30, que tem mais a ver com o capítulo 23. Então nós vamos começar ali, na verdade, deixe-me ler o último versículo e o capítulo 22 e então vamos pedir a benção de Deus e sua direção para nós.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

30 E no dia seguinte, querendo saber ao certo a causa por que era acusado pelos judeus, soltou-o das prisões, e mandou vir os principais dos sacerdotes, e todo o seu conselho; e, trazendo Paulo, o apresentou diante deles.

. Orar.

 

Introdução:

 

Eu tinha cinco anos de idade quando eu estava vestido e pronto para ir ao jardim da infância, na minha casa, na infância na Carolina do Norte. Nós tínhamos uma piscina no quintal e uma das coisas que eu amava fazer era andar com minha bicicleta ao redor da piscina. Nessa manhã em particular, eu ainda tinha muito tempo antes de ir para a escola e estava andando com minha bicicleta ao redor da piscina. E enquanto eu dava a volta ao redor da piscina naquela fatídica manhã, o pneu da frente bateu em alguma coisa ou passou por cima de alguma coisa e eu fui parar lá no fundo da piscina. Eu me lembro da sensação estranha de afundar na água com meu uniforme da escola, e a bicicleta e tudo mais. Eu também me lembro de tentar nadar para a superfície, tentando levantar minha bicicleta que parecia pesar mil toneladas. Eu fui para a superfície, mas a bicicleta foi para o fundo da piscina. Eu saí da piscina aliviado por estar vivo, mas com meu uniforme ensopado. A bicicleta estava no fundo da piscina. Parecia que ninguém tinha visto nada. Como eu iria explicar o que tinha sido para mim uma experiência de ficar próximo da morte? Será que eu ia me meter em confusão? E todos os outros pensamentos que passam numa mente de cinco anos de idade, passavam pela minha mente.

 

O que eu descobri mais tarde é que eu não estava sozinho. Na verdade, eu descobri mais tarde que eu nunca tinha tido realmente o tipo de autonomia que eu pensava que tivesse, porque toda vez que eu estava andando com minha bicicleta ao redor da piscina, minha mãe estava sempre me observando da janela da cozinha, sempre pronta para aparecer e ajudar sempre que fosse necessário. Naquela manhã em particular, depois que eu tinha saído da piscina, e estava caminhando em direção à porta, lá estava minha mãe que tinha visto tudo. Eu soube mais tarde que ela estava se esforçando para não rir ao ver seu filho coitado completamente molhado e sua bicicleta no fundo da piscina.

 

Nós lemos aqui em nossas Bíblias sobre o Apóstolo Paulo e imaginamos se houve vezes em que ele sentiu como se tivesse “se metido lá no fundo da piscina”. Ele mergulhou lá no fundo. Seus planos estão arruinados. Ele está completamente sozinho – mas não está sozinho. Todo o tempo Seu Senhor está lá, observando, se você preferir, das janelas do céu e pronto para a qualquer momento aparecer e salvar Seu filho.

 

Nosso estudo esta manhã nos encoraja a saber que Deus está sempre ali para Seus filhos. Alguém está sempre te observando. Jeremias 29:11 diz que Ele “bem sabe os pensamentos que tem a vosso respeito; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. E eu quero falar com você sobre o Deus que está te observando. Hoje, sinta-se encorajado com algumas coisas. Primeiro:

 

I. Sinta-se encorajado com a Proteção do Senhor (22:30-23:10)

 

Esse é um ponto que nós vimos da última vez. Ele simplesmente prossegue no capítulo a seguir. O Senhor está sempre ali, sempre protegendo Seus filhos. Ele vê todas as coisas. Ele sabe o que você está passando. Ele está te protegendo. Nós mencionamos da última vez aquela citação de John Wesley. Ele disse: “Eu sou imortal até que meu trabalho esteja terminado”. Deus nos protege em cada passo do caminho e quando nosso trabalho termina, Ele nos leva para casa.

 

Nós voltamos para essa história e lemos sobre esse pobre comandante que não sabe o que fazer com o Apóstolo Paulo. O versículo que lemos há alguns instantes, versículo 30, nos conta que nossa história prossegue no “dia seguinte”.  Da última vez, nós lemos o que aconteceu no dia anterior. Paulo estava apanhando do lado de fora do templo, o comandante vem e a surra para apenas até Paulo se dirigir à multidão. O espancamento parece que vai começar de novo. O comandante leva Paulo de volta para a fortaleza para lhe dar ele mesmo uma surra, então ele para ao saber que Paulo é um cidadão romano. O que nós não lemos é o que acontece entre os versículos 29 e 30.

 

Nós imaginamos o que esse comandante deve ter pensado quando voltava para casa naquela noite. Será que ele se senta para jantar com sua esposa e ela pergunta: “E então, tudo bem no escritório?” E ele balança a cabeça e diz: “Eu não quero falar sobre isso.” Mas finalmente ele cede e conta os acontecimentos do dia e então sua esposa pergunta o inevitável: “O que você vai fazer a respeito?” Ele diz: “Eu não sei, mas vou pensar em alguma coisa.” E então o versículo 30 nos diz sobre o que ele pensou. No dia seguinte ele leva Paulo diante daquelas mesmas pessoas que queriam matá-lo. Especificamente, o comandante romano leva Paulo diante dos sacerdotes chefes e do Sinédrio judaico, o conselho dos Fariseus e Saduceus. Foi um encontro rápido, mas o comandante romano quer logo acabar com isso.

 

1 E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Homens irmãos, até ao dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência. (A propósito, quem de nós poderia falar isso?)

2 Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca.

3 Então Paulo lhe disse: Deus te ferirá, parede branqueada; tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei, e contra a lei me mandas ferir?

4 E os que ali estavam disseram: Injurias o sumo sacerdote de Deus?

5 E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.

 

Aqui nós somos relembrados sobre algo que eu tenho enfatizado ultimamente. Paulo é um homem, um grande homem, mas apenas um homem. Ele é um ser humano. Ele nem sempre faz a coisa certa. O sumo sacerdote ordena que Paulo fosse ferido na boca. O verbo nos diz que não era um simples tapa, mas algo tipo um soco na boca. Paulo está com raiva. Ele diz: “Deus te ferirá, parede branqueada!” Isso era simplesmente uma acusação de hipocrisia. Como as pessoas naqueles dias colocavam uma cobertura de cal na parede argumentando falsamente que se a parede parecia limpa e bonita do lado de fora, então seria mais firme por dentro. Então Paulo pensa: “Você me bate?! Você é um dos que precisa apanhar!”

 

Paulo então descobre que o cara que ele insultou é o Sumo Sacerdote. A Lei judaica ensinava respeito pela função de sumo sacerdote, então Paulo pensa: “Eu não sabia que ele era o sumo sacerdote.” Talvez ele não tenha reconhecido o sumo sacerdote. Esse foi uma reunião muito rápida. Pode ser que o sumo sacerdote não estivesse usando seus trajes oficiais ou então ele pensou que outra pessoa tivesse ordenado  a agressão. Eu não sei. A questão é, Paulo cometeu um erro aqui e ele reconhece.

 

Homens, vocês estão ouvindo? Pais, vocês estão ouvindo? Deus não espera que sejamos Super-Pais. Nós somos seres humanos. Nós erramos. Mas quando nos damos conta que erramos com nossas esposas ou com nossos filhos, sejamos rápidos para reconhecer e permitir que Deus nos use novamente.

 

6 E Paulo, sabendo que uma parte era de saduceus e outra de fariseus, clamou no conselho: Homens irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseu; no tocante à esperança e ressurreição dos mortos sou julgado.

7 E, havendo dito isto, houve dissensão entre os fariseus e saduceus; e a multidão se dividiu.

8 Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa.

9 E originou-se um grande clamor; e, levantando-se os escribas da parte dos fariseus, contendiam, dizendo: Nenhum mal achamos neste homem, e, se algum espírito ou anjo lhe falou, não lutemos contra Deus.

 

Pode ser que depois dessa briga com o sumo sacerdote Paulo tenha se dado conta de que nunca mais vão escutá-lo, então ele apela para aqueles que teriam mais simpatia pela sua causa. O conselho judaico, o Sinédrio, é composto de ambos, Fariseus e Saduceus. Lucas nos recorda no versículo 8 que os Saduceus não acreditam na ressurreição da morte,mas os Fariseus sim. Então Paulo pensa: “Vejam, eu sou Fariseu. É só porque eu creio na ressurreição que eu estou sendo julgado” e essa afirmação tira o foco de cima dele e coloca os Fariseus e Saduceus uns contra os outros.

 

10 E, havendo grande dissensão, o tribuno, temendo que Paulo fosse despedaçado por eles, mandou descer a soldadesca, para que o tirassem do meio deles, e o levassem para a fortaleza.

 

O comandante pensa: “Lá vamos nos novamente!” E ele de novo salva Paulo de ser “despedaçado” e volta para a fortaleza.

 

Deus trabalha através do comandante para proteger Paulo. Paulo é encorajado pela proteção do Senhor. Esse mesmo Senhor trabalha através de acontecimentos para nos proteger. Sinta-se encorajado pela proteção do Senhor e, então, sabendo isso sobre nosso Senhor, em segundo lugar:

 

II. Sinta-se encorajado pela Presença do Senhor (23:11)

 

Todo mundo parece estar contra Paulo. Ele aqui realmente está em baixa.Ele parece não chegar em lugar algum com os judeus. Ele apanhou deles até quase morrer e ele tentou falar com eles civilizadamente em duas ocasiões, mas não chegou a lugar algum. Eles só querem matá-lo. E talvez enquanto ele estava sendo levado para o quartel militar ele estava pensando: “O que eu estou fazendo de errado? Onde é que Deus está em meio a tudo isso?”Você já perguntou isso? Veja o versículo 11:

 

11 Na noite seguinte, o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.

 

Nesses momentos difíceis na vida do Apóstolo, o Senhor Jesus Cristo vem correndo em socorro do homem Dele e Ele o encoraja com Sua presença. Nós vemos isso algumas vezes no livro de Atos. Nós vimos isso antes no capítulo 18 quando Paulo estava num momento difícil em Corinto. O Senhor Jesus apareceu a ele e disse: “Não tenha medo, mas continue falando porque eu sou contigo (18:9-10)”. Nós vamos ver isso novamente no capítulo 27 quando um anjo aparece para Paulo em uma tempestade no mar e diz: “Não temas, Paulo (27:24)”. E aqui nós vemos que quando Paulo está num momento difícil na vida dele o Senhor “põe-se ao lado dele”.

 

Eu amo essa frase: “O Senhor pondo-se ao lado”. Qual criança não se sente encorajada quando está andando na escuridão da floresta ou atravessando uma ponte velha ou uma rua movimentada e sabe que seu pai se põe ao seu lado? O Senhor se pôs ao lado dele. Ele nos encoraja com Sua presença.

 

Essa é a verdade sobre a qual Davi escreve no Salmo favorito 23, que nós estamos sendo citando: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum”. Por quê? “Porque Tu estás comigo(23:4)”. No encontro anual dos Batistas do Sul semana passada em Indianápolis, Ed Litton, pastor de uma igreja em Alabama falou sobre quebrantamento. Eu tive o privilégio de me sentar no Conselho com Ed no Seminário Sudoeste.Em nosso encontro de primavera no início do ano eu me sentei perto dele no nosso encontro e perguntei como iam as coisas. No ano passado a esposa de Ed morreu tragicamente num acidente de automóvel. Ed falou da sua dor e no seu sermão semana passada ele mencionou como ele tem sofrido com medo acerca do futuro, com relação a seus filhos, e como iam ficar as coisas. E ele disse que um irmão em Cristo do seu ministério ajudou-o a recordar que o Senhor Se revela a nós não o futuro, mas no presente. Ele supre nossas necessidades no presente. Nós não podemos nos preocupar com o amanhã. O Senhor disse: “Não faça isso. Eu estou com você agora. Eu estou aqui para você. Estou ao seu lado agora.”

 

E o Senhor se põe ao lado de Paulo. Ele Se revela no presente. E ele diz: “Coragem, Paulo.” Literalmente: “Tenha bom ânimo.” Tenha coragem, Paulo. A seguir essa afirmação: “Pois do modo por que deste testemunho a meu respeito em Jerusalém, assim importa que também o faças em Roma.” Em outras palavras: “Eu vou te levar para Roma. Esse não é o fim.” E reparem no prefácio dessa frase. Ele diz: “do modo como destes testemunho a meu respeito em Jerusalém”. Como foram as coisas para ele?Como foi o testemunho de Paulo em Jerusalém? Quantos convertidos a Bíblia relata que Paulo obteve em Jerusalém? Façam o sinal universal para zero, nenhum e nada.

 

Não ache que só porque as coisas não vão bem o Senhor não está com você ou que você não esteja fazendo a vontade Dele. Ele não chamou você nem a mim para termos sucesso. Ele chamou você e eu para sermos fiéis. Então quando você estiver nos momentos difíceis no seu trabalho para o Senhor, ou quando você estiver nos momentos difíceis na sua vida no Senhor, lembre que ele está te observando. Ele se põe ao seu lado. Sinta-se encorajado com Sua presença.

 

Todos nós sentimos Sua presença nos bons momentos, não é? É fácil cantar: “Jesus me ama, isso eu sei” quando está tudo ótimo! Mas é nesses momentos difíceis que nós mais precisamos nos lembrar que Ele estala também, nesses momentos você está cantando: “Através de muitos perigos, labutas e armadilhas eu já passei, esta Graça trouxe-me até aqui. E a Graça conduzir-me-á ao meu lar.”

 

O Senhor está com você em meio seu conflito conjugal. Permaneça fiel a Ele. Permaneça fiel ao seu cônjuge. O Senhor está com você no seu problema no trabalho. Permaneça fiel. Ele está lá no centro do seu conflito. Ele é a paz e a presença no centro da sua tempestade.

 

Nunca esqueça como termina o Grande Comissionamento do Senhor para nós em Mateus 28:19-20. “Quando vocês forem fazer discípulos em todas as nações, lembrem-se disto: Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Eu estou com você! Sinta-se encorajado pela presença do Senhor.

 

Então seja encorajado pela proteção do Senhor e seja encorajado pela presença do Senhor. E então, e quando você ainda precisar demais encorajamento:

 

III. Sinta-se encorajado pela Providência do Senhor (23:12-35)

 

Providência é “A crença de que os acontecimentos de nossas vidas não ocorrem por acaso ou sorte, mas por causa do nosso soberano e amável Senhor que executa Seu plano e propósito nas vidas de todos os Seus filhos.”

 

Esse é um tema recorrente no livro de Atos. Espero que isso te encoraje como eu creio que nosso Senhor deseja que encoraje. As coisas não acontecem “do nada” nas nossas vidas. Deus está ali guiando, controlando, supervisionando. Ele está controlando de maneira providencial toda a história para cumprir Seus perfeitos propósitos. Vejam isso no restante do capítulo.

 

12 E, quando já era dia, alguns dos judeus fizeram uma conspiração, e juraram, dizendo que não comeriam nem beberiam enquanto não matassem a Paulo

13 E eram mais de quarenta os que fizeram esta conjuração

14 E estes foram ter com os principais dos sacerdotes e anciãos, e disseram: Conjuramo-nos, sob pena de maldição, a nada provarmos até que matemos a Paulo.

15 Agora, pois, vós, com o conselho, rogai ao tribuno que vo-lo traga amanhã, como que querendo saber mais alguma coisa de seus negócios, e, antes que chegue, estaremos prontos para o matar

16 E o filho da irmã de Paulo, tendo ouvido acerca desta cilada, foi, e entrou na fortaleza, e o anunciou a Paulo.

 

Como o filho da irmã de Paulo soube dessa cilada? De um lado, eu não sei. Mas por outro, eu sei. O sobrinho de Paulo soube porque Deus quis que ele soubesse. O garoto soube por causa da providência do Senhor.

 

17 E Paulo, chamando a si um dos centuriões, disse: Leva este jovem ao tribuno, porque tem alguma coisa que lhe comunicar.

18 Tomando-o ele, pois, o levou ao tribuno, e disse: O preso Paulo, chamando-me a si, rogou-me que trouxesse este jovem, que tem alguma coisa para dizer-te.

19 E o tribuno, tomando-o pela mão, e pondo-se à parte, perguntou-lhe em particular: Que tens que me contar?

20 E disse ele: Os judeus se concertaram rogar-te que amanhã leves Paulo ao conselho, como que tendo de inquirir dele mais alguma coisa ao certo.

21 Mas tu não os creias; porque mais de quarenta homens de entre eles lhe andam armando ciladas; os quais se obrigaram, sob pena de maldição, a não comer nem beber até que o tenham morto; e já estão apercebidos, esperando de ti promessa. (Esse é um juramento interessante diante de Deus: “Deus, nós nos propomos a não comer nem beber até que matemos a pessoa que Te ama tanto!)

22 Então o tribuno despediu o jovem, mandando-lhe que a ninguém dissesse que lhe havia contado aquilo.

 

Por que nos preocuparmos com alguma coisa quando sabemos que Deus está no controle? Glória a Deus por Sua providência! Eu escrevi aqui na minha Bíblia uma citação de Santo Agostinho: “Para o passado conte com a misericórdia de Deus, para o presente, com o amor de Deus, e para o futuro, com a providência de Deus.”

 

23 E, chamando dois centuriões, lhes disse: Aprontai para as três horas da noite duzentos soldados, e setenta de cavalaria, e duzentos arqueiros para irem até Cesaréia;

24 E aparelhai cavalgaduras, para que, pondo nelas a Paulo, o levem salvo ao presidente Félix.

25 E escreveu uma carta, que continha isto:

26 Cláudio Lísias, a Félix, potentíssimo presidente, saúde.

27 Esse homem foi preso pelos judeus; e, estando já a ponto de ser morto por eles, sobrevim eu com a soldadesca, e o livrei, informado de que era romano. (Ele dá uma boa distorcida na história, do jeito que nós fazemos ao contá-las. Ele esquece de contar como ele soube que Paulo era uma romano!

28 E, querendo saber a causa por que o acusavam, o levei ao seu conselho.

29 E achei que o acusavam de algumas questões da sua lei; mas que nenhum crime havia nele digno de morte ou de prisão.

30 E, sendo-me notificado que os judeus haviam de armar ciladas a esse homem, logo to enviei, mandando também aos acusadores que perante ti digam o que tiverem contra ele. Passa bem.

31 Tomando, pois, os soldados a Paulo, como lhe fora mandado, o trouxeram de noite a Antipátride.

32 E no dia seguinte, deixando aos de cavalo irem com ele, tornaram à fortaleza.

33 Os quais, logo que chegaram a Cesaréia, e entregaram a carta ao presidente, lhe apresentaram Paulo.

34 E o presidente, lida a carta, perguntou de que província era; e, sabendo que era da Cilícia,

35 Disse: Ouvir-te-ei, quando também aqui vierem os teus acusadores. E mandou que o guardassem no pretório de Herodes.

 

Por causa de um parente de Paulo, o sobrinho de Paulo, o Apóstolo é salvo. Ray Stedman diz: “Você poderia dizer que Paulo foi “aparentemente salvo!”” Mas nós sabemos, é claro, que não é tanto graças ao sobrinho como é graças a Deus.

 

Você vê a mão de Deus nos eventos comuns da história, executando seus perfeitos planos e propósitos? Nós tantas vezes ansiamos por um raio e uma manifestação da vontade de Deus vinda do céu, mas mais do que nunca Deus manifesta a beleza de Sua providência naquilo que parecem ser eventos comuns da vida diária. Ele está realizando os perfeitos planos Dele na sua vida.

 

Então, sinta-se encorajado pela Sua proteção, Sua presença, e Sua providência – pelo Seu cuidado, Seu conforto, Seu controle.

 

. Fiquem de pé para oração.