“Como Identificar um Cristão”
(Atos 14:1–28)
Série: A Igreja em Chamas!
Rev. Todd A. Linn
Primeira Igreja Batista de Henderson, KY
(16-12-07) (Manhã)
. Peguem a palavra de Deus e abram em Atos, capítulo 14.
Nós estamos continuando uma série de mensagens através do livro de Atos, uma série sobre a igreja primitiva intitulada, “A Igreja em Chamas!” Esta manhã estamos terminando nosso estudo da primeira viagem missionária planejada para fora de Jerusalém, Judéia e Samaria. Estamos lendo sobre Paulo e Barnabé levando o Evangelho a centenas de quilômetros longe de seus lares.
Muitos comentaristas notaram um tipo de padrão que emerge quando você estuda as viagens missionárias de Paulo. O padrão é basicamente: eles compartilharam o evangelho e alguns creram, então eles foram perseguidos e se moveram para outra cidade. Nós estudaremos todo o capítulo 14 esta manhã, mas vamos primeiro ler apenas os sete primeiros versículos.
. Fiquem de pé em honra à palavra de Deus.
1 E aconteceu que em Icônico entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus mas de gregos.
2 Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios.
3 Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios.
4 E dividiu-se a multidão da cidade; e uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos.
5 E havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios, com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem.
6 Sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha;
7 E ali pregavam o evangelho.
. Orar.
Introdução:
Eu estava estudando na internet e achei interessante saber que há vários artigos na web que ajudarão você a identificar certos tipos de coisas ou certos tipos de pessoas. Por exemplo, há artigos que ajudarão você a identificar um filme ruim e um bairro falido. Então, há muitos artigos que ajudam você a descobrir fraudes, como, “7 modos de identificar uma fraude sobre perda de peso”, como identificar uma fraude de e-mail, uma fraude de bolsa de estudo, uma bolsa falsificada, um falso Rolex, e uma carteira de habilitação falsa.
E há muitos desses tipos de artigos que assessoram você a identificar certos tipos de pessoas. Existe: como identificar uma pessoa que realiza mudanças que seja de confiança, como identificar um negociante confiável, e artigos de advertência sobre como identificar um mentiroso, como identificar um psicopata, e como identificar um vigarista. Há um livro para as mulheres intitulado, “Como identificar um homem perigoso antes de se envolver com ele”, e um mal falado artigo para médicos intitulado, “Como identificar um hipocondriaco em portendial”. E como uma contribuição única de Jeff Foxworthy, você pode até achar ajuda sobre como identificar um caipira.
É claro que a idéia por trás desses artigos é que há certas características, certos comportamentos, de certos tipos de pessoas que revelam o que todos eles são. Eu pensei nisso quando li o capítulo 14. Eu creio, entre outras coisas, que o capítulo 14 nos diz “Como Identificar um Cristão”. Nós lemos sobre pessoas que amam ao Senhor com todos os seus corações, almas, mentes e forças. Lemos sobre pessoas que vivem para Deus e têm um coração voltado para Deus. Lemos sobre pessoas que se parecem muito com as pessoas que estão ouvindo esta mensagem.
Você pode identificar um Cristão a um quilômetro de distância. Como? Bem, vamos falar sobre isso. Você pode identificar um Cristão, primeiro, pelo que ele proclama. Isto é o número um. Pessoas podem dizer que somos Cristãos pelo:
I. O Que nós Proclamamos (1 – 7)
Isto é, você pode identificar um Cristão pelo que ele ou ela considera um assunto importante para conversa. Enquanto o Cristão pode falar sobre uma série de coisas como o recente jogo de basquete, o tempo, a situação política, o Cristão inevitavelmente falará de Jesus.
Versículos 1 – 7 ilustram esta verdade nas vidas de Paulo e Barnabé. Veja novamente em suas Bíblias:
1 E aconteceu que em Icônico entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus mas de gregos.
Agora lembre-se de usar os mapas no final de sua Bíblia! Se você não tem uma boa Bíblia de estudo, eu espero que Santa (Papai Noel) traga uma para você em poucos dias. Paulo e Barnabé entraram na cidade e falaram, eles proclamaram o evangelho, então um grande número de Judeus e Gregos creram. Mas lembra do padrão? Aqui vem a perseguição:
2 Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios.
A Bíblia diz no versículo 2 que os Judeus incrédulos provocaram os Gentios, envenenando suas mentes contra Paulo e Barnabé. Eles estavam como que dizendo, “Não ouçam esses caras. Eles são religiosos fanáticos. O que eles sabem?” Então o que Paulo e Barnabé fazem? Eu amo isso, versículo 3:
3 Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios.
Eles “Detiveram-se, pois, muito tempo” Eles fizeram o mesmo que, “A menos que alguém venha nos matar, nós estaremos por aqui. Nós podemos lidar com quem fala contra nós”. Nós notaremos esta característica de cristãos com maior detalhe em poucos instantes, mas eles não desistiram facilmente. Eles perseveraram.
4 E dividiu-se a multidão da cidade; e uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos.
5 E havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios, com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem.
6 Sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha;
7 E ali pregavam o evangelho.
Você pode identificar um cristão pelo que ele proclama, pelo que ele fala. O quanto você fala de Jesus em suas conversas? Eu estava visitando certo hospital ontem, e ouvi um de nossos membros descrevendo a sua situação. Eu perguntei sobre os seus planos, e ele disse, ‘Você sabe, eu olho em volta e tenho este aparelho aqui, e esta coisa aqui, e uma boa cama para dormir – e então seus olhos se encheram de lágrimas e ele disse, “mas quando eu penso no que Jesus passou”, e ele lutou para finalizar suas palavras. Esta é a marca de uma vida centrada no Senhor. Você pode dizer que uma pessoa é cristã pelo o que ela proclama, pelo o que ela considera importante mencionar em uma conversa.
Com que freqüência você trabalha em nome de “Jesus” em suas conversas? Veja, é tentador ler essas histórias de missionários indo a terras estrangeiras e dizer: “Bem, aquelas pessoas são diferentes”. Não, eles não são. Em um sentido mais estrito, a palavra “missionário” apenas quer dizer, “aquele que foi enviado”. Neste sentido, qualquer um de nós é um missionário, um missionário em sua escola, em seu local de trabalho, um missionário em sua família, um missionário em seu bairro. A Bíblia simplesmente diz no versículo 1 que eles “falaram”. Você pode falar. Você pode dizer aos outros sobre Jesus. Você pode dizer as pessoas como Jesus mudou sua vida.
Você pode nem sempre compartilhar o evangelho, mas se você é um cristão, isso vai incomodá-lo quando você não fizer. Mais tarde, você vai dizer para si mesmo, “Agora, por que não falei para aquela pessoa sobre Jesus?” esta é a marca do crente verdadeiro. Você pode identificar um cristão pelo que ele proclama. Em segundo lugar, você pode identificar um cristão por:
II. Quem recebe o Louvor (8 – 18)
A Bíblia diz que Deus estava fazendo sinais e maravilhas através dos apóstolos para confirmar a pregação deles a respeito do evangelho. Lembre-se: esses são apóstolos. Eles podiam fazer essas coisas. Você e eu não somos apóstolos. Mas podemos aprender com eles. Vamos ler:
8 E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.
9 Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,
10 Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
11 E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós.
12 E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.
Opa! Tempo! Vamos falar sobre isso em instantes. As coisas estão acontecendo muito rápido aqui. Vamos rever os eventos. O versículo 9 diz que Paulo está falando, veja isso novamente! Você pode identificar um cristão pelo que ele proclama. Paulo está proclamando sobre Jesus e há esse cara lá ouvindo, o qual era incapaz de andar desde que nascera. Paulo olha direto para ele e diz, “Levante-se direito sobre teus pés!” E o cara se levanta e começa a andar.
As pessoas estão ficam pensando: “Olha isso! Aquele cara nunca andou na vida. Estes caras devem ser deuses.” Eles clamaram no versículo 11, “Os deuses devem ter descido a nós em forma de homens!” E eles chamaram Barnabé de Zeus e Paulo de Hermes. Agora, se você recordar sua mitologia Grega, você se lembrará de que Zeus era o chefe dos deuses e Hermes era o deus mensageiro, aquele que interpretava e falava pelos deuses. Então, as pessoas de Listra chamam Barnabé de Zeus, aparentemente porque ele pareceu imponente o suficiente, e Paulo de Hermes, porque ele era o que falava.
Agora quando lemos esta passagem, podemos nos maravilhar com o porquê as pessoas chegaram tão rapidamente a esta conclusão. Nós podemos dizer, “Rapaz, eles realmente eram pagãos, não eram?” Mas o contexto histórico é de muita ajuda aqui. Existia esta lenda antiga sobre as pessoas de Listra que por muitos anos era passada de geração a geração. A estória diz que muitos, muitos anos antes, estes mesmos deuses, Zeus e Hermes, visitaram as pessoas de Listra e ninguém os reconheceu nem lhes mostrou hospitalidade, exceto por um casal de pobres. Então Zeus e Hermes ficaram nervosos e destruíram a cidade de Listra e todo o seu povo. Então esta é a estória que foi passada de geração a geração. Então, isso nos ajuda a entender o porquê do povo estar agindo daquela maneira. Eles não queriam repetir o erro de seus antepassados. Eles concluíram que esses dois caras deveriam ser deuses. E eles estão prontos a adorá-los. Veja o versículo 13:
13 E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes.
Eles estavam prontos para adorar Barnabé e Paulo. Agora observe a resposta deles:
14 Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando,
15 E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;
Eles ficam pensando: “Por que vocês estão fazendo isso?!” Eles estão com o pé no chão. Eles dizem, “Nós somos homens com a mesma natureza de vocês”. Isto é, “Nós somos apenas homens. Nós não somos deuses! Nós estamos aqui para apontá-los para Deus. Nós não merecemos louvor. Somente Ele é digno de louvor. Ele é Aquele sobre quem estamos pregando”.
Leia no versículo 15:
e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;
16 O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos.
17 E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
Quando Paulo e Barnabé estiveram na sinagoga, eles instruíram os Judeus mostrando como as Escrituras do Velho Testamento apontavam para Jesus. Mas aqui eles estão falando aos Gentios, para pessoas que não são familiarizadas com o Velho Testamento, então eles falam para eles sobre o Deus da criação. Eles estão dizendo, “Deus criou todas as coisas. Ele proveu cada uma de nossas necessidades. Ele nos dá todas as coisas, chuva do céu, estações frutíferas: Ele enche nossos corações com alimento e alegria”. Então, eles estão apontando os Gentios para Deus, o único que é digno de louvor. Mas a Bíblia diz:
18 E, dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem.
Mesmo com essas palavras, eles tiveram grande dificuldade em impedir que as pessoas sacrificassem para eles. Mas perceba novamente: você pode identificar um cristão por quem ele louva. Barnabé e Paulo são rápidos em inclinar o louvor direcionado a eles para Deus. Eles dizem o mesmo que, “Há somente Uma Pessoa digna de louvor e este é Deus”. Nós devemos ser rápidos em direcionar louvor a Deus.
Eu adoro a estória da mulher que estava saindo do santuário e cumprimentou o Pastor, apertando-lhe a mão. Ela disse, “Foi um bom sermão. Eu realmente gostei dele”. Ele disse, “Não me agradeça. Agradeça a Deus”. Ela respondeu, “Não foi tão bom”.
Cristãos ficam um pouco desconfortáveis com louvor e lisonja. Somente Deus é digno de louvor.
Como você pode identificar um Cristão? Pelo o que ele proclama, para quem ele direciona louvor. Em terceiro lugar, você pode identificar um Cristão por:
III. Como nós Perseveramos (19 – 28)
Perseverança significa simplesmente que nós prosseguimos, “prosseguindo” pelo Senhor. Nós não paramos. Nós permanecemos fiéis. Como um corredor em uma corrida, nós continuamos correndo até rompermos a fita na linha de chegada. Você pode identificar um Cristão através de como ele persevera. Há dois sub pontos aqui. Primeiro:
1) Nos Recusamos a Desistir (19 – 20)
Paulo não desistiu. Ele continuou compartilhando o Senhor não importando as circunstâncias. Ele perseverou. Veja os versículos 19 e 20.
19 Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
20 Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe.
Esses são versículos incríveis! Nós os lemos muito rapidamente. A Bíblia diz que os Judeus incrédulos de Antioquia e Icônio localizaram Paulo em Listra. Eles trabalharam a multidão em um frenesi e então apedrejaram Paulo. Digo, eles atiraram pedras nele e arrastaram-no para fora da cidade, supondo que ele estivesse morto. Para eles “suporem” que ele estivesse morto, ele deve ter parecido estar morto. O versículo 20 diz que os discípulos se reuniram em volta dele e eu imagino que eles estivessem balançando suas cabeças e chorando, mas então, talvez, Paulo tenha clamado: “Deixem de planejar o meu funeral!” Ele se levanta e para onde ele vai? Versículo 20 – voltou “para a cidade!” Como se ele dissesse, “Vamos voltar ao trabalho”. Ele passou a noite lá e só então, ele parte para a cidade de Derbe.
A propósito, este é o contexto em que Paulo mais tarde escreve a Timóteo em uma das mais citadas passagens sobre perseguição. Deixe-me lê-la para vocês:
2 Timóteo 3:11-12, “Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.”
Todos que desejam viver piamente Cristo Jesus sofrerão perseguição. Em poucos instantes leremos no versículo 22 que Barnabé e Paulo ensinam os novos cristãos que eles “devem passar por muitas tribulações” para “entrar no reino de Deus”. Perseguição, sofrimento e provações são parte da experiência cristã. É através de “muitas” tribulações que devemos prosseguir.
Alguns anos atrás, eu me lembro de ter andado em um desses transportes da “Tri-Fest” anual daqui de Henderson. Eu me lembro que o transporte me balançava pra lá e para cá. E eu me lembro de ter pensado, “Rapaz, é melhor que isso pare logo ou eu terei um grande problema”. Eu tinha acabado de comer, você sabe! Finalmente o transporte parou e eu estava pensando, “Louvado seja Deus. Obrigado, Senhor”. Então, havia o som das engrenagens se movendo devagar e eu percebi que nós estávamos agora indo – para trás. Mais tribulação!
Mas isto mostra como tal fato é freqüente na vida cristã. Quem diz que cristãos nunca se deparam com problemas? Pessoas com cabeças vazias e Bíblias fechadas. Todos que desejam viver piamente Cristo Jesus sofrerão perseguição e suportarão “muitas tribulações” antes de acessar o reino de Deus. Nós nos recusamos a desistir. Diga, “Eu me recuso a desistir!” Em segundo lugar:
2) Nós decidimos crescer (21 – 28)
Nós decidimos crescer. Você pode identificar um cristão pela maneira como ele persevera. Ele não desiste, e ele continua a crescer. Ele cresce em sua caminhada com o Senhor. Versículo 21:
21 E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia,
A propósito, observe isso em seu mapa, certo? Você verá o coração de Paulo e Barnabé no trabalho do Senhor. A Bíblia diz que eles viajam para Leste através de Antioquia, Icônio e Listra. Se eles tivessem mantido esta direção um pouco mais adiante, eles teriam chegado ao local original da partida. De fato, eles poderiam ter parado na cidade de Paulo em Tarso e ele poderia ter descansado um pouco, mas nós vemos aqui o coração desses caras. Ao invés de continuarem para Leste e chegarem em seus lares logo, eles vão para Oeste, direto para as cidades onde se depararam com perseguição. Por que? Para discipular os novos cristãos:
22 Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
Aqui está essa frase novamente, “nós devemos passar por muitas tribulações para acessarmos o reino de Deus”. Eles estão dizendo isso para os novos cristãos. Que coisa grandiosa para falar a um bebê cristão! Como eu quis que alguém tivesse me dito isso. Eles estão os discipulando. Eles estão ensinando-lhes, fortalecendo-os, encorajando-os a prosseguir, e dizendo a eles que sofrerão provas e tribulações. Eles os estão ajudando a crescer.
23 E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
24 Passando depois por Pisídia, dirigiram-se a Panfília.
25 E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália.
26 E dali navegaram para Antioquia, de onde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido.
Então eles completam a primeira viagem missionária e estão de volta à cidade de origem, e eles dão o relatório da missão:
27 E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé.
28 E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos.
Estamos falando sobre como identificar um cristão. Você é um cristão? As pessoas podem te identificar a um quilômetro de distância? Pense sobre isso. Os outros podem dizer se eu sou um cristão pelo o que eu proclamo, para quem direciono meu louvor, pela maneira como persevero. Abaixem suas cabeças. Se você é um crente, silenciosamente diga a Deus, “Eu me recuso a desistir”. Agora diga, “Eu estou decidido a crescer”. Se você não é um cristão, volte-se para Cristo esta manhã.
. De pé para orar.