Alvoroçando o Mundo

‘“Alvoroçando o Mundo”

(Atos 17:1-15)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(10-02-08) (Manhã)

. Peguem suas Bíblias e abram em Atos, capítulo 17.

Se você está nos visitando, nós estamos caminhando, versículo por versículo, no livro de Atos em uma série de mensagens chamada “A Igreja em Chamas”. O versículo chave para o livro todo é Atos 1:8 onde Jesus diz: “E recebereis poder quando vier sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia e Samaria e até os confins da terra.”

No capítulo 17 Paulo e sua equipe missionária entraram na Europa dos dias de hoje e estão seguindo para o oeste. Em nosso estudo nesta manhã, vamos ler sobre o ministério deles por volta de 51 AD nas duas maiores cidades, Tessalônica e Beréia. Vamos ler sobre isso agora.

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

1 E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.

2 E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados disputou com eles sobre as Escrituras,

3 Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.

4 E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais.

5 Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo.

6 E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui;

. Orar

Introdução:

Nós dissemos da última vez que aonde quer que o Apóstolo Paulo fosse, você poderia esperar o surgimento de um reavivamento ou um tumulto. E de certa maneira, isso continua sendo verdade hoje. Quando o verdadeiro Evangelho realiza seu trabalho, as pessoas ou vão recebê-lo ou vão oferecer resistência, e algumas vezes elas resistem a ele com vingança.

É uma frase interessante essa que nós lemos bem antes de orarmos, versículo 6, aqueles que resistiram ao Evangelho gritaram: “Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui”. Outra maneira de traduzir essa frase é: “Esses caras que têm causado problema ao redor do mundo, agora estão causando problema aqui!”

O Evangelho pode ser um problema para nós. A fé Cristã pode realmente “alvoroçar o mundo”. Eu sei de momentos em que eu ouvi o Evangelho sendo pregado e isso deixou meu mundo de cabeça para baixo. Me perturbou.

No outono de 1989 eu lembro que visitei pela primeira vez uma pequena igreja no interior do Norte da Geórgia onde eu ouvi um pregador cuja mensagem deixou meu mundo de cabeça para baixo. Me incomodou. Me perturbou. Era necessário, é claro, porque havia algumas coisas na minha vida que precisavam ser mudadas, e Deus estava usando aquele pregador e aquela igreja para realizar a transformação. Meu mundo virou um alvoroço e aquilo foi bom.

Esse é o trabalho positivo do Evangelho. É isso que é Cristianismo. Nós ouvimos a mensagem de Jesus Cristo e, é de uma só vez, uma mensagem de consolação e uma mensagem de convicção. Nós ficamos incomodados com o que ouvimos porque sabemos que temos esse problema que é o pecado e que algo precisa ser mudado. Quando nós nos submetemos ao poder do Evangelho, nós então experimentamos liberdade, salvação, alegria, e felicidade.

Essa passagem nos dá alguns lembretes sobre a fé Cristã. Nós precisamos nos lembrar de três coisas sobre a fé Cristã enquanto estudamos juntos nesta manhã. Primeiro:

I. O Cristianismo é uma Fé Lógica (1-4)

Há alguns que acreditam que o Cristianismo é uma fé cega. Você já ouviu isso? Alguns acreditam que você tem que “deixar sua razão do lado de fora” se você vai se tornar um crente. Sabe como é: “Cristianismo não é uma fé intelectual. Você só tem que acreditar e confiar no seu coração” e esse tipo de coisa. Bem, senhoras e senhores, eu quero submeter a vocês o fato de que o Cristianismo é uma fé lógica. Seguir a Cristo exige ambos, coração e mente. Cristianismo não é apenas sentimento, é pensamento. Vejamos isso ao examinarmos melhor os versículos de 1-4:

1 E passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.

Em um versículo Paulo e seus companheiros de viagem Silas, Timóteo e outros viajaram cerca de 1600 km de Filipo para Tessalônica. Eles estavam viajando em uma estrada conhecida como Via Egnatia , uma estrada que conduz pelo Mar Adriático e para a Itália. Eles pararam nessa cidade de Tessalônica, maior cidade portuária, uma cidade considerada naquele tempo como “o luxo do Império Romano”, uma cidade comercial com cerca de 200.000 pessoas. Essa antiga cidade é, claro, a localização atual da linda cidade de Tessaloniki, e talvez alguns de vocês já tenham tido a benção de conhecer esse lugar. E eles vão para Tessalônica onde havia uma sinagoga dos Judeus. Versículo 2:

2 E Paulo, como tinha por costume, foi ter com eles; e por três sábados (fez o que?) disputou com eles sobre as Escrituras,

3 Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.

Cristianismo é uma fé lógica. Paulo “disputou com eles sobre as Escrituras”. Ele os desafiou a olharem para as Escrituras, para olharem para suas Bíblias, e pensarem o que as Escrituras ensinavam sobre Jesus Cristo. A Bíblia diz que a disputa de Paulo consistiu em – versículo3 – “Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.”

Paulo ensinou aos Tesssalonissenses a respeito do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A partir das Escrituras do Velho Testamento Paulo ensinou a eles que Cristo “tinha que padecer”. E Ele padeceu. Algumas vezes as pessoas erroneamente dizem: “Por que Jesus simplesmente não levantou da cruz e mostrou a todos que Ele era Deus?” Resposta: o Cristo tinha que padecer.

Paulo explicou a substituição do castigo de Jesus Cristo. Substituição do castigo soa como um insulto. Em cinco palavras: “Jesus Cristo em meu lugar”. Jesus morreu na cruz para cuidar dos meus pecados. Ele teve que sofrer a fim de receber o castigo que eu merecia. Ele por vontade própria entregou Sua vida. Ninguém O forçou. Ele disse em João 10:18: “Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la.”

Há várias Passagens do Antigo Testamento que Paulo deve ter usado na sinagoga quando estava arrazoando com os Tessalonissenses durante aqueles três Sábados, ensinando sobre sofrimento, morte e ressurreição de Cristo. Ele provavelmente usou o Salmo 2:2: “Os reis da terra tomam posição e os governantes conspiram unidos contra o Senhor e contra o seu ungido”, e o Salmo 16:10 descreve a ressurreição de Cristo: “nem permitirás que o teu santo sofra decomposição” ou o Salmo 22:16 para descrever a crucificação: “Perfuraram minhas mãos e meus pés”. Certamente Paulo teria usado Isaías 53 para explicar como Jesus morreu em nosso lugar. Há um texto melhor do que Isaías 53:4-6?

“Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho.”

Paulo discutiu com eles nas Escrituras, explicando e demonstrando que o Cristo tinha que sofrer e ressuscitar da morte. Amigo, Cristo teve que sofrer por você. Ele espontaneamente morreu pelos seus pecados. A Bíblia diz em romanos 3:23: “Todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus”. Jesus recebe o castigo que você merecia. Ele morre pelo seu pecado para que você viva se você crê nEle e confia nEle como seu Senhor e Salvador. Será que os Tessalonissenses creram na mensagem de Paulo? Versículo 4:

4 E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais.

Alguns creram e se juntaram ao time missionário. Eles se juntaram a Paulo e Silas.

Cristianismo é uma fé lógica. Você não põe seu intelecto de lado e dá um passo no escuro. Você tem que pensar. Você lê as Escrituras e você compreende que esse problema que você tem é chamado pecado e que Jesus Cristo cuida do seu problema na cruz. Ele morreu pelo seu pecado e ressuscitou para sua justificação. A ressurreição é a maneira de Deus, o Pai dizer: “Eu aprovei a morte de Jesus Cristo como pagamento suficiente para seu pecado. Eu aprovei e para demonstrar isso, Eu estou ressuscitando Cristo da morte.”

Por que esse assunto de Cristianismo ser uma fé lógica é tão importante? Se você não usar sua cabeça e estudar as Escrituras, você pode ser suscetível ao erro e a heresia. Eu li que a Oprah Winfrey no seu programa “Oprah e Amigos” está promovendo um curso de um ano sobre ensinos da Nova Era em Um Curso sobre Milagres. Um Curso sobre Milagres é um livro cheio de falsos ensinamentos, um livro que vai contra a Bíblia, ensinando a visão da Nova Era que inclui a crença de que não existe pecado, não existe o mal, nem o diabo. É um livro que era para ser uma “nova revelação de Jesus” que supostamente enviou esses ensinamentos em 1965 para um professor de Psicologia Médica da Universidade de Columbia. O livro faz falsas afirmações como: “A morte de Cristo não faz sentido” e “Não cometa o patético erro de se apegar à velha rude cruz”. Sobre a visão bíblica do castigo, o livro afirma: “O castigo… ensina que, nunca tendo pecado, (o homem) não precisa de salvação.”

Boa noite, eu por experiência própria sei que sou um pecador. Não me diga que eu nunca pequei. Eu sei que sim. Mas, mais importante, quer eu admita ou não, a Bíblia com autoridade declara que eu sou um pecador e é exatamente por isso que Cristo morreu por mim.

Cristianismo é uma fé lógica. Número dois:

II. Cristianismo é uma Fé que encontra Resistência (5-9)

5 Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo.

Tinha um pessoal da turma da Oprah e seus Amigos, ou seja, Judeus, que não gostavam do que Paulo estava ensinando. Eles resistiram à mensagem e resistiram com uma vingança. Eles pegaram uns malandros da praça, ajuntaram um povo e tentaram colocar a cidade contra esse cara chamado Jasom, que aparentemente estava seguindo Paulo e os missionários que estavam com ele. Versículo 6:

6 E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm alvoroçado o mundo, chegaram também aqui;”

Isso era uma acusação muito séria. Os cidadãos romanos tinham um compromisso com César. Ele era seu único rei. Mas eles estavam falando a verdade aqui. Há um outro Rei e o nome dele é Jesus. Mas Ele é um tipo diferente de rei. Como o próprio Jesus tentou explicar a Pilatos em João 18:36: “Meu reino não é deste mundo”. Mas não há tempo para explicarmos isso tudo. Os judeus enciumados agitam a multidão para resistirem ao Evangelho. Versículo 8:

8 E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas.

9 Tendo, porém, recebido satisfação de Jasom e dos demais, os soltaram.

Cristianismo é uma fé que encontra resistência. Você vai enfrentar resistência quando compartilhar o Evangelho. Você vai enfrentar resistência no trabalho, na escola, na sua família, e na sua comunidade. Sempre se lembre de 2Timóteo 3:12: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. Isso faz parte e é uma parcela do que significa viver num mundo amaldiçoado pelo pecado. Espere por isso. Lembre-se de que Jesus e Seus seguidores enfrentaram perseguição e por isso você está em boa companhia!

O Cristianismo é uma fé lógica. O Cristianismo é fé que encontra resistência. Número três, lembre que:

III. O Cristianismo é Fé que é Recebida (10-15)

Nós nos tornamos crentes recebendo Jesus Cristo em nossas vidas e nós aprendemos sobre Jesus Cristo nas Escrituras, na Bíblia. Aqueles de vocês que estão lendo Uma Teologia para a Igreja nos nossos grupos de teologia, estão lendo no momento sobre “revelação geral”, a maneira como Deus Se revela através da natureza e da consciência. E enquanto Deus revela a Si próprio na beleza da Sua criação, nosso conhecimento da criação não é suficiente para nos salvar. O que nós precisamos é da “revelação especial” da Escritura, a revelação especial chamada de Bíblia Sagrada que corretamente interpreta a revelação geral que nós vemos ao nosso redor. Então quando nós lemos ou ouvimos o ensino da revelação especial, da Bíblia, nós podemos receber como verdade as coisas que lemos e ouvimos, e assim, recebendo Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador. Veja isso acontecer nos versículos seguintes. Versículo 10:

10 E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.

OK, Paulo e Silas são postos para correr de Tessalônica e eles vão para Beréia. Lembram o que Jesus disse para Seus discípulos nos Evangelhos? Mateus 10:23: “Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra” Então Paulo e Silas fogem para Beréia, uma cidade menor cerca de 64 km ao sul. Eu amo o que nós lemos sobre Bereienses! Versículo 11:

11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

Essa é uma afirmação fantástica! Os Bereienses eram mais “justos” ou “mais nobres” do que os Tessalonissenses. Por quê? Porque “de bom grado eles receberam a palavra”, ou “com entusiasmo”, e “examinavam as Escrituras” – com que freqüência? – “diariamente, para ver se estas coisas eram assim”. Eles estudavam a Palavra!

A palavra traduzida “examinavam” aqui no versículo 11 é uma palavra que pode ser traduzida como “indagavam”. É uma palavra que significa “examinar minuciosamente em busca de evidência”, como um advogado examinado cuidadosamente a evidência de um caso.

Quantos Bereienses nós temos aqui na Primeira Igreja Batista? Quantos de vocês têm suas Bíblias abertas neste momento? Levantem suas mãos. Há um Bereiense. Tem um Bereiense… Bereiense…Bereiense…Bereiense. Olhe para pessoa do seu lado e diga: “Você é um Bereiense!”

Qual foi o resultado deles estudarem as Escrituras? Versículo 12 e seguintes:

12 De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.

13 Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá, e excitaram as multidões.(resistência de novo!)

14 No mesmo instante os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali.

15 E os que acompanhavam Paulo o levaram até Atenas, e, recebendo ordem para que Silas e Timóteo fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.

O Cristianismo é uma fé que encontra resistência. Nos tornamos crentes recebendo Cristo em nossas vidas, o que acontece apenas quando nós recebemos a Palavra em nossos corações. Os Bereienses “de bom grado receberam a palavra, e examinaram as Escrituras diariamente para ver se estas coisas eram assim”.

O comentário em grego do estudioso A.T.Robertson sobre o versículo 11, aparece na afirmação: “Os Bereienses estavam muito interessados na nova mensagem de Paulo e Silas, mas eles queriam conferi-la eles mesmos. Que atitude nobre. A pregação de Paulo os tornou estudantes da Bíblia.”

A pregação de Paulo os tornou estudantes da Bíblia. Na verdade pregação é um ensino. A verdadeira pregação faz de uma congregação, estudantes da Bíblia. Nós temos que ser como os Bereienses; estudantes da Palavra, não crendo em alguma coisa simplesmente porque alguém está supostamente citando tal coisa da Bíblia, mas porque nós estamos conferindo com nossas Bíblias abertas em nosso colo. Nós estamos lendo uma passagem juntos, estudando juntos, versículo por versículo, sempre que possível, e vendo se “estas coisas são assim”.

A pregação de Paulo os tornou estudantes da Bíblia. Que isso seja dito de nós aqui na Primeira Igreja Batista. Que nós nos dediquemos a ser estudantes da Palavra, examinando as Escrituras diariamente – diariamente!

. Fique de pé para oração.

Se você estudar as Escrituras vai ver que o Cristo teve que sofrer e ressuscitar da morte. O que Paulo pregou há 2.000 anos era verdade. Não há outro jeito de ir para o céu, nenhuma outra maneira para se ter vida eterna, nenhuma outra forma para consertar as coisas com Deus. Não há salvação bíblica no Movimento Nova Era, não há salvação bíblica no Hinduismo, Budismo, Islamismo, Mormonismo, Testemunhas de Jeová, ou na Cientologia. A Bíblia diz em Atos 4:12: “Não há salvação em nenhum outro, pois não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos”. Nenhum outro nome a não ser o nome de Jesus e nenhum outro castigo a não ser o castigo substitutivo, Cristo tomando teu pecado sobre Si e concedendo a você justificação. Ele tomou para Si o que era nosso: o pecado. Ele nos deu o que era Dele: justificação. Nesta manhã, confie em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.

Explore the Sermon Library