Usando O Que Combina Com Você

Usando O Que Combina Com Você

“Usando O Que Combina Com Você”

(Colossenses 3:12-14)

Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

• Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Colossenses, capítulo 3 (Pg 793; YouVersion).

Estamos pregando, verso a verso, através do Livro de Colossenses e estamos em uma seção muito prática desta carta onde o Apóstolo Paulo está usando uma metáfora de vestir roupas. Nossas vidas Cristãs são parecidas com vestir e tirar comportamentos, tirando coisas que não combinam conosco, coisas do tipo – da passagem da semana passada – imoralidade sexual, luxúria, ganância, raiva, linguagem inadequada, e vestindo coisas como compaixão, bondade, humildade e assim por diante.

A outra forma que Paulo coloca isso tirado da passagem da semana passada é dizer que Cristãos têm que “fazer morrer” as coisas que pertencem as suas naturezas terrenas, as coisas más que tendem a espreitar de dentro de nós. Então falamos disso em conexão com Romanos 6:11 onde Paulo diz que Cristãos devem “Se considerar mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo.” Nós temos que o tempo todo “Nos considerarmos mortos para o pecado.” Quando estivermos diante da tentação e do pecado temos que dizer imediatamente, “Estou morto para isso” e acabamos com isso.

Eu me pergunto como foi isso para você na semana passada? Você se viu falando isso o tempo todo a cada dia? Tentações para pecarmos abundam. Somos tentados a sermos vingativos, a ficarmos com raiva, sermos cruéis, lascivos, orgulhosos, egoístas. A resposta imediata do Cristão a esse tipo de tentação é dizer, “Estou morto para isso.” Estou morto para isso e vivo para Deus em Cristo.

Lembre-se que Paulo começou essa seção prática nos dizendo para “Buscarmos as coisas que são do alto,” a “Colocarmos nossas mentes nas coisas do alto e não nas coisas terrenas.” Podemos fazer isso porque, na verdade, morremos para o nosso velho eu e fomos ressuscitados com Cristo.

Eu creio que já compartilhei com vocês sobre Santo Agostinho que foi salvo de uma vida de pecado que incluía o pecado da imoralidade sexual. Pouco depois de sua conversão ele estava caminhando pelas ruas quando viu uma velha conhecida vindo em sua direção, uma mulher de má reputação, uma prostituta. E quando ele a viu, ele imediatamente se virou e começou a andar na direção contrária. Ela gritou para ele, “Agostinho, sou eu!” E ele respondeu, “Sim, mas este não sou eu.”

E essa era a forma dele reconhecer que ele havia mudado. Ele morreu para o velho eu e ele estava no processo de morrer diariamente para as coisas que caracterizam o velho eu.

Paulo diz que temos que “fazer morrer” e “tirar” esses velhos comportamentos, assim como tiramos a velha roupa suja e “Colocamos” a roupa nova, novos comportamentos que combinam com a nossa nova identidade em Cristo, usando o que serve na gente.

Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.

13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Oração.

Introdução:

Eu realmente creio que esses versos no capítulo 3 têm o potencial de nos transformar nas pessoas que desesperadamente queremos ser. Eu realmente acho que a maioria esmagadora de nós que é Cristã diria que realmente queremos andar em santidade pessoal. E é claro que é disso que esses versos aqui dizem respeito. Paulo nos diz para buscarmos as coisas do alto, não as coisas terrenas, fazer morrer as coisas más que tendem a espreitar dentro de nós, a tirar essas coisas e se vestir de virtude santa. Caminhar em santidade pessoal.

Há poder na Palavra de Deus e em nossa leitura dessa passagem, e nos estudo dessa passagem, e no esforço de viver essa passagem vai resultar na glória de Deus e em nosso bem.

Ouçam JC Ryle sobre esse assunto de santidade pessoal:

“Santidade é o hábito de se ter uma única mente com Deus, conforme encontramos a mente dEle descrita na Escritura. É o hábito de concordar com o julgamento de Deus, detestando o que Ele detesta, amando o que Ele ama e medindo tudo neste mundo pelo padrão de Sua Palavra.”

Essa é uma boa palavra, não é mesmo? Que Deus nos conceda a graça nesta manhã de odiar o que Ele odeia, amar o que Ele ama e de medir tudo neste mundo pelo padrão de Sua perfeita Palavra, a Bíblia.

Algumas coisas para levar e lembrar tiradas dessa passagem da Escritura hoje. Primeira coisa:

Lembre-se de Quem Você É (12a)

Se você é um Cristão, um seguidor de Jesus, então há três palavras que te identificam no verso 12. Paulo escreve: “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade,” e assim por diante.

Mas olhe novamente, “como povo escolhido de Deus, santo e amado,” viva dessa maneira. Assim, há três coisas que Paulo lembra os Cristãos o que eles são. São eleitos, santos e amados.

Eleitos

A palavra “Eleito” ou “Escolhido” é de onde vem a “doutrina da eleição.” Significa que Deus nos escolheu. É por isso que outras traduções trazem “como os escolhidos de Deus” ou “como povo escolhido de Deus.” Podemos não entender tudo sobre a doutrina da eleição, mas uma coisa que podemos ter certeza absoluta é: se somos salvos e se aceitamos a Cristo pela fé, é só porque Deus fez o primeiro movimento. Nós estávamos mortos em transgressões e pecados e Deus – não baseado em qualquer mérito previsto ou bondade de nossa parte – mas baseado apenas em Seu amor eletivo, somente pelo Seu desejo de colocar Sua afeição sobre nós, nos escolheu e tirou da ecuridão de nossa condição, removeu nosso frio coração de pedra e nos deu um coração de carne. 

Isso aconteceu através do instrumento de nossa fé. Nós cremos em Cristo, confiamos em Cristo, mas cremos somente porque Ele primeiro nos agraciou com a habilidade para crer e se arrepender.

E o que Paulo faz aqui é dizer, “Porque isso é verdade, porque Deus veio a você e te abençoou com esse tremendo dom da graça e te trouxe para a família dEle e te deu a alegria e a maravilha da vida eterna, porque Deus fez isso, você não deveria viver de uma forma que demosntrasse pertencer à familia dEle?” Isso é, em essência, o que Paulo está fazendo aqui no verso 12. Já que você é um escolhido de Deus, você não deveria viver de forma que as pessoas reconhecessem que você é um verdadeiro filho de seu Pai?”

Como escolhido de Deus, e santo.

Santo

Como aqueles que são santos, ou colocados à parte do pecado e de Satanás. Como aqueles que, pela justiça de Cristo, agora estão em posição de favor com Deus, cobertos na justiça de Cristo, como aqueles que são santos, Paulo diz, então viva desse modo.

Este é quem você é. Lembre-se de quem você é. Você é um eleito, santo e então a terceira identificação no veso 12:

Amado

Novamente, isso está tudo no verso 12. É isso que o Cristão é. Esta é a sua identidade. “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado.”

Amado significa amado de Deus. Se você é um Cristão, você é amado de Deus! Deus tem um amor especial por Seus filhos. Ele tem um amor comum por toda Sua criação. Deus tanto amou o mundo que deu Seu Filho para morrer, mas Deus tem um amor particular, um amor especial por aqueles que Ele tem adotado em Sua família. Eles são os amados de Deus, aqueles que morreram, e cujas vidas estão escondidas com Cristo em Deus. Amados.

Assim, Paulo está dizendo, “Por causa de sua identidade, por quem você é, Cristão, eis aqui sua motivação. Porque você é eleito ou escolhido, santo e amado, então viva dessa maneira. Viva como a pessoa que você é. Veja que seu comportamento combina com sua identidade. Alinhe seu comportamento à sua identidade.”

Lembre-se de quem você é. Em segundo lugar, lembre-se que, leve isso para casa hoje:

Lembre-se Como Você Vive (12b-14)

Agora Paulo fornece a segunda parte da metáfora de vestir. Ele nos mostrou que existem muitas coisas que temos que tirar, como roupas velhas, aquelas coisas velhas que caracterizam nosso eu anterior, tire-as e agora:

Existem diversas peças de “vestimenta” que devemos “vestir” (12b-13)

Existem diversas peças de vestimenta que devemos vestir. Você pode tomar nota disso no texto. A primeira no verso 12 é “Profunda compaixão.” Observou isso? Verso 12:

12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão,

Outras traduções trazem “Corações compassivos.” Cristãos devem se vestir com compaixão. É parecido com a outra peça de vestuário, “bondade.” Quando as pessoas olham para nós elas têm que ver que estamos “usando” compaixão e bondade.

Nós somos os escolhidos de Deus, santos e amados então vamos parecer com Aquele que nos escolheu. Devemos parecer com Aquele que nos separou e nos ama com um amor especial. Nós vamos parecer com o nosso Senhor e nosso Senhor é compassivo.

Lembra daquele lugar na Escritura onde a Bíblia diz que Jesus olhou para Jerusalém e chorou pelas pessoas? Ele tinha um coração cheio de compaixão. Somos seguidores de Cristo e Cristo está “em nós” e, portanto, nós temos corações compassivos. Jesus alimentou o faminto, abençoou o pobre e curou o ferido e, como Seus seguidores, nós também fazemos essas coisas. É a nossa inclinação natural quando “vestimos profunda compaixão.”

 Antes da aula começar havia um jovem que veio certo dia pedir para falar com o pastor. Era um daqueles momentos que eu estava fora fazendo visitação e outros estavam no almoço ou viajando para algum lugar. E falaram para a pessoa que o ministro não estava disponível no momento. E uma de nossas voluntárias me disse mais tarde que ela simplesmente estava lá e viu o rapaz dar um suspiro profundo e se virar, deu alguns passos e se encostou no muro. E estava chovendo.

Ela me disse que não podia simplesmente ficar vendo ele precisando de ajuda e na chuva, então saiu e o convidou para entrar. Ela apenas se sentou e o ouviu conforme ele deu um relato emocionante do que estava acontecendo em sua vida. Ele estava apenas desejando passar a noite em um hotel ou algum outro lugar onde pudesse clarear sua mente.

Ela lhe deu duas toalhas para se secar e aquecer e apenas ouviu sua estória. Um de nossos estudantes estava na igreja e saiu para pegar alguma comida para ele. Eles comeram juntos e o estudante compartilhou como ele poderia ter paz com Deus. O jovem ouviu e concordou com a cabeça, mas estava pronto para seguir seu caminho.

O voluntário contatou a Harbor House e eles tinham uma cama disponível. O jovem não queria uma carona, então ela disse que não tinha certeza se realmente ele queria ir até lá. Mas ela disse, “Eu não podia deixar alguém na chuva sem oferecer algum tipo de ajuda.” Isso é profunda compaixão, isso é bondade e amabilidade.

“Você pode não ajudar todo mundo, mas você pode ajudar alguém da forma que gostaria de ajudar a todo mundo.”

12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade,

Humildade é outra característica do novo eu, outra peça da vestimenta espiritual que temos que vestir regularmente; humildade, considerando os outros melhores do que nós mesmos conforme ensina o Apóstolo em Filipenses 2:3-4:

3 Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

4 Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Juntamente com essas outras virtudes do verso 12, essas vestes espirituais, mansidão e paciência, temos uma imagem de uma pessoa que está sempre se lembrando de sua identidade como sendo um meio de abençoar os outros.

Prestem atenção a Herbert Carson aqui:

Herbert Carson, “Quanto a própria estimativa de si mesmo, o crente deve ser humilde. Isso afetará sua atitude (em relação) aos outros, porque só o homem se vê como o objeto da misericórdia de Deus e é quem reconhece que não tem direitos a reivindicar, que será paciente com os outros.”

12 Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. 

Assim, Paulo adiciona duas outras peças da vestimenta espiritual no verso 13:

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros.

“Suportar”  é tolerar. Tolerar uma pessoa; não tolerar um falso ensino, mas tolerar as várias personalidades de nossos irmãos e irmãs.

Isso caminha junto com a próxima qualidade que é “perdoar.”

13 Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Agora pessoal, essa questão de perdoar nas Escrituras é tão simples como o ensinamento de que existe um Deus. Não há desculpa para não perdoar o irmão ou irmã.

Nosso Senhor presume que faremos isso. Ele nos ensinou na oração modelo em Mateus 6:12:

Ele disse, orem da seguinte maneira: “Perdoe-nos as nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores.” Ou, “Perdoe nossos pecados, assim como perdoamos aqueles que pecaram contra nós.”

Ele acrescenta dois versos mais tarde em Mateus 6:14-15:

14 Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. 15 Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas.

Mais tarde, Pedro veio e disse, “Senhor, quantas vezes deverei perdoar o meu irmão que pecar contra mim?” Jesus respondeu, “Eu lhe digo: não até sete, mas setenta vezes sete – Mateus 18:21-22.”

A Bíblia diz no verso 13, “perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.”

Perdão não é uma opção. Se alguém te ofende, perdoe. Mesmo que ele não se retrate para tentar consertar a coisa, você ainda pode perdoá-lo. Sabia disso?

Preste atenção em Jesus novamente em:

Marcos 11:25-26, “E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados. Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados.”

Deixe-me fazer uma pergunta:

Como Jesus tem te tratado na medida em que “lida com” você e te “perdoa?” Ele tem sido um exemplo daquilo que ensina? 70 vezes 7? Então, assim como Cristo te perdoou, você também deve perdoar aquela pessoa que você ainda não perdoou.

Assim como Cristo te perdoou, você também deve perdoar seu cônjuge, seu filho desobediente, sua mãe, seu pai, seu irmão ou irmã; o membro da igreja.

Perdão é algo que devemos “Vestir” o tempo todo. Vista isso. Combina com você.

Existem diversas peças de vestuário que devemos vestir. Então:

Existe a “cola” que devemos ter e que mantém todas as coisas unidas (14)

Que cola é essa? O que é essa coisa que mantém tudo unido? É o amor. Verso 14:

14 Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.

Amor é a cola que mantém todas as coias unidas. Amor é o que “completa” a vestimenta. Amor é o elo que traz perfeição e plenitude.

1 Pedro 4:8, “Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.” – Provérbios 10:12.

Tire o velho e vista o novo. “Faça morrer” e “livre-se” do velho eu – e tudo que esteja associado ao velho eu – e “vista-se” do novo, coloque aquelas coisas que servem em você, que combinam com quem você é em Cristo.

Deixe-me te dar algo esta semana que pode ajudar. Dissemos anteriormente que quando tentado a pecar, lembre-se de dizer, “Estou morto para isso, mas vivo para Deus em Cristo.”

Agora, aqui está algo para se fazer. Depois de ter dito, “Estou morto para isso” e ter “tirado” aquilo que caracteriza seu velho eu, agora “vista” a virtude oposta.

Por exemplo, quando tentado a cobiçar ou cometer imoralidade sexual, tire isso. Mate isso. Diga, “Estou morto para isso, mas vivo para Deus em Cristo” e então vista a pureza sexual.

Quando tentado a ser cruel, diga, Estou morto para isso. Eu costumava ser cruel quando não era Cristão, mas morri para esse velho estilo de vida. E agora eu visto contentamento, paz e alegria.”

Quando tentado a não perdoar, lembre-se quem você é! Escolhido, santo, amado! E lembre-se como você deve viver, “Estou morto para a falta de perdão, mas vivo para Deus em Cristo e então eu escolho perdoar “vestindo” perdão. Isso serve em mim e combina comigo!

Percebe? Quando você veste essas novas vestes espirituais, você não quer mais vestir as velhas sobre as novas. Você vai gostar do modo como as novas vestes ficam em você. Você vai se sentir como se elas “fossem a sua medida.” Elas ficam muito bem. Foram feitas para você. Elas combinam com a sua identidade.

Elas parecem muito bem em você. Você não vai querer vestir aqueles velhos pecados nunca mais se você se vestir das novas virtudes da pureza, compaixão, bondade, humildade, perdão e amor – porque você vai achar satisfação nelas que não encontrará em nenhum outro lugar.

Deus honra as vestes que você usa. Ele abençoa esse vestir diário. Ele concede uma alegria maior e paz quando você obedece Sua Palavra. Ele te mostra através de sua obediência que você é plenamente completo nEle.

Lembre-se, o verso chave deste livro é Colossenses 2:10, “vocês receberam a plenitude.” Plenitude em Cristo. Ele é Aquele que satisfaz plenamente, em quem você é plenamente aceito por Deus, plenamente amado de Deus. Então busque as coisas que são do alto e não as coisas que são da terra.

Conclusão:

Eu li certa vez sobre uma aviador chamado Frederick Handley Page, considerado uma espécie de pioneiro da aviação moderna.

Certa vez Page estava voando em algum lugar no Oriente Médio quando ele começou a ouvir um barulho que começou a assustá-lo. Era um tipo de som de mastigação, o som que um roedor faz quando está roendo alguma coisa. Isso fez com que Page ficasse preocupado porque um rato roendo fios elétricos poderia causar uma falha mecânica repentina.

Mas o que ele poderia fazer já que estava voando sozinho? Então ele se lembrou de algo que havia aprendido há alguns anos na escola. Ele se lembrou de que ratos não poderiam sobreviver a grandes altitudes. Então ele puxou o manche e subiu o mais alto que pôde, começando a ter dificuldade para respirar, e todo aquele barulho de rato roendo parou.

Afinal, o barulho parou e mais tarde Page aterrissou seu avião e descobriu um roedor enorme morto atrás do cockpit.

E sabe de uma coisa, muitos de nós têm algum tipo de rato roendo em nossas vidas. O rato do pecado assume muitas formas. Pode ser o enorme rato da imoralidade sexual, ou pornografia, ou luxúria, ou ganância, ou egoísmo no casamento, o rato do medo ou o rato da amargura ou mundanismo, ou algum outro tipo de pecado roendo em sua vida. Isso pode causar dano e fazer você perder o controle do avião, caindo em parafuso e terminando destroçado no chão.

Paulo ensina nesta passagem que você pode fazer morrer o pecado, buscando as coisas que são do alto. Então suba, coloque sua mente nas coisas do alto, eleve a mente ao reino do espírito onde você se lembra de quem é e o que tem em Cristo. Escolhido! Santo! Amado! Coloque sua mente e coração nas coisas do alto e o rato do pecado não será capaz de respirar e você vai sufocar e fazer morrer isso.

• Fiquemos de pé para orarmos.