Vivo para Você, Morto para Mim

Vivo para Você, Morto para Mim

“Vivo para Você, Morto para Mim”
(1 Pedro 2:4-8)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1Pedro, capítulo 2 (Pg 815; YouVersion).
Há algumas semanas começamos uma série de mensagens através do Livro de 1Pedro. Pedro é o discípulo de Jesus Cristo para quem Jesus disse, “fortaleça os irmãos (Lucas 22:32).” E isso é o que Pedro está fazendo aqui nesta carta. Ele está escrevendo uma carta a seus irmãos e irmãs para que eles encontrem força na adversidade. Nós paramos no verso 3 na semana passada, porque acreditamos na pregação através dos livros da Bíblia, então vamos retomar no verso 4.
Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —
5 vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
6 Pois assim é dito na Escritura: “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.
7 Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,
8 e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.
Oração.
Introdução:
Existe uma frase nesta passagem que soa incomum para nós caso nunca tenhamos estudado este texto antes. Pedro diz no verso 5 que Cristãos estão, “oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus.” Nós vamos dar uma olhada mais de perto nessa frase em alguns instantes, mas saiba por enquanto que no centro da frase está a ideia de morrer para si mesmo e viver para Deus.
Existe uma canção de Keith Green que veio a minha mente assim que estudei essa passagem, é uma canção que descreve o coração do Cristão que chora e que está passando por um tempo de seca espiritual, passando por um momento em que o Cristão se sente fraco, sem força e perdeu algo do entusiasmo e zelo do viver Cristão, um período de seca. Você já esteve nessa situação? Eu também já. A canção é mais ou menos assim:
Meus olhos estão ressecados
Minha fé está velha
Meu coração está duro
Minhas orações estão frias
E eu sei como deveria ser
Vivo para Você e morto para mim
E eu pensei sobre essa canção porque ela descreve o desejo de todo verdadeiro Cristão. Realmente nós desejamos estar vivos para Deus e mortos para nós mesmos. E eu acredito que essa passagem da Escritura nos ajuda a encontrar renovo em Cristo, conforme refletimos em algumas ações a serem tomadas, a fim de nos assegurar de que permanecemos vivos para Deus e mortos pra nós mesmos. Eu te convido a anotar. Número um, nós devemos:
I. Ir a Cristo Continuamente (4)
Nós vamos a Ele primeiro para sermos salvos, mas devemos ir a Ele continuamente, com frequência a cada dia. O verso 4 começa com uma expressão que transmite atividade contínua. Pedro escreve:
4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele
Então antes de falarmos sobre esta frase, “pedra viva,” que é uma referência a Cristo, note o que estamos a fazer. Nós estamos indo continuamente a Ele, continuamente indo a Cristo. A resposta para a sua secura e momentos em que você se sente espiritualmente apático, a resposta para esses momentos é ir a Cristo continuamente. Você O busca regularmente através da oração, louvor, adoração e leitura da Palavra de Deus. Continuamente indo a Cristo.
Pense em quando você esteve fisicamente seco. Você estava praticando esporte ou na academia se exercitando ou correndo. É crítico continuar se hidratando, continuar bebendo água. Se você não bebe água com regularidade enquanto faz alguma atividade física, você vai ficar fraco, seco e drenado. O mesmo é verdadeiro espiritualmente falando. Você está vivendo a vida Cristã e ela pode ser fatigante às vezes. E se você não se dirigir continuamente a Cristo, a água viva (João 4:10-14), se você não beber continuamente da fonte de Cristo, você vai ficar fraco, seco e drenado.
O verso anterior da semana passada é muito útil, verso 3, “Se vocês de fato provaram que o Senhor é bom.” Isso é salvação, provando do Senhor, desejando Deus e se deleitando em Deus, tendo sede de Deus da mesma forma que um bebê recém nascido tem sede por leite (verso 2). Uma vez que você veio a Ele pela fé, você continua vindo a Ele em crescimento. Uma vez que você “provou que o Senhor é bom,” você prossegue provando, “indo a Ele.” Nós devemos ir continuamente a Cristo, nos aproximando dEle em adoração.
Agora, Pedro se refere a Cristo lá no verso 4 como, “pedra viva.” Quando nos levantamos para ler o texto alguns minutos atrás, você vai se lembrar de que Pedro constrói sua ideia nessa imagem de uma pedra, se referindo a Cristo como pedra angular, ou a pedra angular principal, a pedra mais importante que existe, uma pedra a quem alguém vai e é salvo e uma pedra sobre quem alguns tropeçam e permanecem perdidos.
É por isso que Pedro diz lá no verso 4 que Cristo é uma pedra que alguns rejeitam por considerarem desnecessária, sem importância ou sem utilidade alguma. Como um pedreiro que rejeita uma pedra em sua construção e mais tarde descobre que aquela pedra era essencial em sua estrutura, a pedra mais importante na construção. Alguns rejeitam a Cristo dessa maneira.
Mas Cristo não é apenas uma pedra, Pedro diz que Ele é uma, “pedra viva.” Crentes no Velho Testamento vinham ao templo quando se dirigiam a Deus. Eles iam a um templo feito de pedras. Jesus Cristo é, de longe, superior a um templo feito de pedras velhas e mortas. Ele é uma pedra viva. Ele foi crucificado, foi morto, Ele morreu. Mas voltou dos mortos e Ele vive. Ele é uma pedra viva. E nós vamos a essa pedra viva continuamente em oração, louvor e adoração.
Pedro diz que Cristo, essa pedra viva, “é de fato rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa.” Ele é precioso para o Pai. O Pai ama o Filho. E porque o Filho é precioso para o Pai, nós que somos unidos a Ele, unidos à Pedra Angular Principal, nós que somos conectados a Ele, unidos a Ele também somos, então, preciosos para o Pai. Porque morremos e nossas vidas estão agora, “escondidas com Cristo (Colossenses 3:3).” Nós estamos “escondidos com Cristo,” vestidos em Sua justiça. O Filho é precioso para o Pai e nós que estamos unidos a essa pedra viva, nós que estamos “em Cristo,” também somos preciosos para o Pai.
Nós devemos nos dirigir continuamente a Cristo da mesma forma que um atleta vai continuamente à água fresca, ou pegando emprestado de Pedro, da mesma forma que um bebê recém-nascido continuamente vai à sua mãe em busca do leite (1Pedro 2:2).
Quer sair de sua secura espiritual? Vá a Cristo continuamente. Em segundo lugar:
II. Viva Continuamente para Cristo (5)
Nós não vamos a Cristo apenas para buscar força. Nós então – na força do que temos recebido dEle – vivemos nossas vidas para Ele. Não apenas mergulhamos na bondade de Cristo. Nós então vivemos para Ele na força daquilo que temos, devido às nossas idas regulares a Cristo. Novamente, como um atleta que corre uma corrida. Ele deve continuamente se dirigir aos pontos de água de forma a se hidratar e por que motivo? Para que prossiga correndo!
Assim, nós continuamente vamos a Cristo para que possamos continuar vivendo para Cristo. Verso 5:
5 vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.
Pedro diz, “Vocês camaradas – a igreja – são o templo vivo. É como se cada um de vocês fosse uma pedra no templo, mas vocês são pedras vivas.” Cada um de nós que é um Cristão é uma pequena pedra viva unida a grande Pedra Viva- Jesus Cristo. Nós somos pedras vivas porque morremos para a velha maneira de viver e fomos renascidos novamente, renascidos para caminhar em um novo modo de vida (Romanos 6:2-4).
Então Pedro diz, “Vocês também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual.” Pedro está falando da igreja aqui. Uma pedra por si só não é uma construção. Uma pedra precisa de outras pedras para ser uma construção. E as pedras precisam de uma pedra angular Principal para ser um edifício. Então uma pedra por si só não é uma construção da mesma forma que um Cristão por si só não é uma igreja.
À propósito, isso é um lembrete de que a igreja é feita de pessoas. A igreja não é feita de tijolos e pedras mortas. A igreja é composta de pedras vivas, pessoas vivas. Essa construção aqui não é a igreja. Essa construção é onde a igreja se reúne. A igreja é o povo de Deus, pedras vivas vindo se reunir para adoração.
E assim, há também uma ênfase aqui na noção de “comunidade.” Uma pedra viva por si só não é a igreja. Uma pedra viva precisa de outras pedras vivas. Nós precisamos de outras pessoas. Somos seres que se relacionam, que se reúnem como pedras vivas conectadas umas as outras, cada um de nós conectados à principal Pedra Viva, a pedra angular principal, Jesus Cristo.
A ideia de que cada um pode ser um Cristão próspero se separando dos outros não é bíblico. Permanecer voluntariamente em casa ao invés de vir se juntar como corpo de Cristo, se unindo com os outros como membro ativo do corpo de Cristo é totalmente não bíblico. Alguém diz, “Bem, eu sou um Cristão, mas eu não acredito na igreja, eu não acredito em religião organizada, ou não creio em filiação, essas são declarações anti-bíblicas.” Uma pedra por si só não é uma construção. Nós precisamos um do outro.
Agora, Pedro prossegue no verso 5 para dizer que os Cristãos são, “sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.”
No Velho Testamento crentes traziam animais para o templo de Deus para serem oferecidos como sacrifícios. E os crentes não se aproximavam de Deus diretamente, eles davam esses animais aos sacerdotes do templo e os sacerdotes ofereciam os animais como sacrifícios a Deus, matando o animal e queimando-o sobre o altar. Fazendo isso, dentre outras coisas, ilustrava a ideia da morte para o pecado e devoção a Deus.
Mas agora, pelo poder do Evangelho, o altar no templo foi substituído pela morte de Cristo e Seu sangue derramado. E os sacerdotes do templo foram substituídos por eu e você, por Cristãos, sacerdotes santos.
Então Pedro está dizendo aqui que, “Vocês camaradas – vocês Cristãos – são pedras vivas e vocês camaradas são seus próprios sacerdotes. Vocês não precisam de outra pessoa agindo como sacerdote. Vocês mesmos são sacerdotes e eu quero que vocês – não um animal – eu quero que vocês se sacrifiquem a cada e todo dia. Vocês são um sacrifício espiritual. Você morre, não um animal. Você more para si mesmo e se devota para Mim. Morrer para si próprio deixando de lado sua atividade egoísta e pessoal e vivendo para Mim.” Essa é a ideia de sermos sacrifícios vivos, vivos para Deus, mortos para nós.
Isso é muito parecido com o que o Apóstolo Paulo diz em Romanos 12:1, “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.”
Então devemos nos dirigir continuamente a Cristo para que possamos viver continuamente para Cristo. E você é um sacrifício vivo aceitável na medida em que você continuamente morre para si próprio.
Assim você é um sacrifício vivo quando você morre para a dúvida e vive a confiar. Você é um sacrifício vivo quando você morre para seus próprios interesses e vive para o interesse dos outros. Você é um sacrifício vivo quando você morre ao insistir em fazer seu próprio caminho e vive para que os outros tenham seus próprios caminhos. Você é um sacrifício vivo quando você morre para a exigência de uma desculpa e vive para perdoar os outros. Você é um sacrifício vivo quando você morre para acumular sua riqueza e vive para doar sua riqueza. Você é um sacrifício vivo quando você morre para a luxúria e vive para amar. Você é um sacrifício vivo quando você morre para a sua vontade e vive para a vontade de Deus.
Os sacrifícios aceitáveis a Deus são aceitáveis para Ele – última parte do verso 5 – “através de Jesus Cristo.” Esse é o único modo, através de Cristo. Muitas pessoas estão tentando agradar a Deus através de outros meios, esforço humano ou boas obras, ou alguma outra religião. Elas têm esse sentimento interior de Deus, da natureza e de suas consciências e elas estão tentando agradar a Deus. Elas estão oferecendo sacrifícios a Ele. Elas são sinceras, mas estão sinceramente erradas. Elas estão oferecendo sacrifícios a alguma noção de deus, mas os únicos sacrifícios que o Único e Verdadeiro Deus da Bíblia aceita são aqueles que chegam a Ele – última parte do verso 5 – “através de Jesus Cristo.” O único modo de nossos sacrifícios espirituais serem aceitos a Deus é, “através de Jesus Cristo.”
Nós devemos ir continuamente a Cristo. Nós devemos viver continuamente para Cristo. Terceiro, nós devemos:
III. Confiar Continuamente em Cristo (6-8)
Com isso quero dizer confiar que o Senhor sabe o que está fazendo. Confiar que viver para Cristo é a coisa certa a se fazer, especialmente quando você sofre e é perseguido. Confie que seu viver para Cristo terá valido a pena no final.
Pedro agora cita ou faz alusão a três diferentes passagens no Velho Testamento que fazem referência a Cristo como uma pedra, ou a pedra de esquina principal. Verso 6:
6 Pois assim é dito na Escritura (Isaías 28:16): “Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado”.
Essa última frase significa que viver para Cristo vai valer a pena no final. Pedro escreve, “Aquele que confia nEle jamais será envergonhado.” A ideia é, “Aquele que crê nEle não será desapontado,” ou conforme uma paráfrase coloca, “nunca terá motivos para lamentar.” Não haverá decepção ou constrangimento por ter crido em Cristo. Você não vai se arrepender. Então prossiga crendo nEle. Acredite que Ele está no controle e Ele sabe o que está fazendo.
Lembre-se do contexto histórico dessa carta. Pedro está escrevendo aos Cristãos que estão sendo perseguidos por sua fé. Ele quer fortalecê-los. Ele deseja mostrá-los que Deus está no controle de tudo e que eles vão ficar bem. Ele diz, “confiem continuamente em Cristo. Aquele que acredita nEle jamais será envergonhado. Vocês podem estar enfrentando dias difíceis agora nas mãos dos opressores, nas mãos dos descrentes, mas vocês não serão desapontados por terem vivido para Cristo. Terá valido a pena no final.” Além disso, aqueles que estão perseguindo esses Cristãos irão responder a Deus por isso. Versos 7-8:
7 Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa (literalmente, “A honra é para vocês, os crentes”); mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular (Salmo 118:22)”,
8 e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair (Isaías 8:14)”. Os que não crêem tropeçam (os descrentes que perseguem vocês, eles tropeçam na pedra de Cristo), porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.
Essa última frase, “para o que também foram destinados,” significa que Deus não fica surpreso por aqueles que desobedecem a Palavra e preseguem os Cristãos. Deus é soberano em todas as ações, até mesmo nas ações dos descrentes quando perseguem os Cristãos. Ele sustenta todas as coisas em Suas mãos e declara o fim desde o começo. Nada surpreeende a Deus. Esses descrentes rejeitaram a Cristo por livre escolha e prestarão contas de sua rejeição no Dia do Julgamento, mas a livre escolha de rejeitarem e se rebelarem está compatível com a soberania de Deus e Seus caminhos.
Ir a Cristo continuamente, viver para Cristo continuamente, confiar em Cristo continuamente. Ele sabe o que está fazendo e Ele sempre faz o que é certo.
Fiquemos de pé para orarmos.