Viver Transformado

Viver Transformado

“Viver Transformado”

(Romanos 12:1-2)

Série: Sem Culpa!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(18-10-09) (Manhã)

 

. Peguem a Palavra de Deus e abram em Romanos, capítulo 12.

 

Nós temos feito nossa caminhada, versículo por versículo, por aquele que é, para muitos, o maior dos tratados do Apóstolo Paulo no Novo Testamento. Romanos é cheio de rica teologia, é especificamente um estudo profundo da alegria da justificação pela fé; o fato de nós sermos salvos não pelas nossas obras, não pelas nossas obras mais fé, mas apenas e inteiramente pela graça, através da fé apenas,  em Cristo somente. Por 11 capítulos o Apóstolo Paulo vem nos ensinando sobre a profundidade do pecado e as misericórdias de Deus. Nós paramos nosso estudo neste incrível parágrafo de louvor ao final do capítulo 11.

 

33 O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos!

34 Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?

35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?

36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

 

É como se o Apóstolo Paulo simplesmente dissesse: “Aleluia!” e então tomasse um fôlego e começasse uma nova seção de assunto, capítulos 12 ao final. Assim nós chegamos a um texto crucial, Romanos 12, versículo 1 e 2. Esse pequeno texto é o momento de mudança na epístola e nos leva da doutrina para o dever e da instrução para aplicação, ou do aprendizado das verdades profundas ao viver das verdades profundas. Paulo está dizendo: “À luz de tudo que temos estudado até agora, deixe então lhes dizer como devemos viver.”

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

 

Eu quero falar com vocês essa manhã sobre o tema “Viver Transformado”. Quase todos nós que estamos aqui nesta manhã ou que estão ouvindo esta mensagem estão fazendo isso porque querem se aproximar do nosso Senhor Jesus Cristo. Nós queremos saber, como Paulo escreveu em Efésios 3:18-19, qual é: “a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, – E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”

 

Eu quero dizer é que, nós queremos conhecê-Lo e crescer ainda mais em nossa compreensão Dele. Nós queremos vivenciar a própria vida e poder do Evangelho em todo nosso ser. Há algo dentro de nós que nos conduz a isso. Nós fomos criados à Sua imagem. Nós ansiamos pela glória de Deus. Queremos mais Dele. Nós sinceramente cantamos:

 

Mais de Cristo eu quero ver,

Mais da Sua graça aos outros mostrar,

Mais da Sua Salvação enxergar,

Mais do Seu amor que por mim morreu..

 

 

Romanos 12:1-2 nos supre com os nutrientes pelos quais a nossa alma desesperadamente anseia. E, ao mesmo tempo, esse pequeno texto nos adverte quanto a sairmos dos trilhos em nosso anseio pela glória de Deus ao trocarmos a glória de Deus pela glória de qualquer outra coisa. Cada um desses dois versículos nos chama para duas ações claras. Primeiro, a Bíblia ensina:

 

I.  Seja Completamente Devotado ao Senhor (1)

 

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

 

O versículo 1 chama o Crente para uma completa devoção ao Senhor Deus. Apresentem seus corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Paulo começa essa seção de maneira forte. Ele diz: “Rogo-vos”. Bem, essa não é uma maneira antiga e formal de falar. É a linguagem de urgência. Ela confere suma importância. Contextualmente, nós a entendemos como sendo uma questão de vida e morte. Paulo não está meramente dizendo: “Ei, eu tenho algumas coisas que eu quero que vocês considerem.” Ele está dizendo: “Prestem atenção! Eu peço por tudo que é mais importante! Ouçam, enquanto há tempo! Não durmam! Acordem! Isso é urgente!”

 

Rogo-vos, pois. A palavra pois é a partícula que liga os capítulos 1-11 aos capítulos 12-16. Paulo está falando à luz do que precede – capítulos 1-11 – a maneira como nós devemos viver – capítulos 12-16. Eu dei a doutrina, eis aqui agora o dever. Eu providenciei instrução, eis aqui agora a aplicação. Nós falamos sobre o aprender, vamos agora falar sobre o viver.

 

Paulo faz a mesma coisa no Livro de Efésios. Dêem uma olhada depois. Tem seis capítulos. A primeira parte é doutrina, a segunda parte é dever. Os capítulos 1-3 são aprendizado. Os capítulos 4-6 são viver. A doutrina nunca deve ser estudada em abstrato. Nós nunca devemos apenas participar dos estudos Bíblicos e estudo de doutrina. Eu amo estudos bíblicos, mas o estudo da doutrina deve conduzir ao dever. A Bíblia nos ensina as grandes coisas de Deus para que nós vivamos a vida que Deus nos chamou para vivermos. Nós vamos sair do nosso estudo bíblico dizendo: “Eu quero servir a Deus! Eu quero compartilhar o Evangelho! Eu quero ensinar! Eu quero alimentar os famintos! Eu quero ir para o outro lado do mar! Eu quero entregar meus dízimos e ofertas! Eu quero cantar!” A doutrina conduz ao dever.

 

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus. A frase é “compaixões de Deus”. Algumas traduções trazem apenas “compaixão”, mas no grego está no plural. Paulo está falando nos capítulos anteriores dos vários aspectos da compaixão de Deus, toda essa grande doutrina que nós temos estudado nos últimos meses, compaixões como a de Romanos 1:16-17 , que diz que o Evangelho é “o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê…porque nele a justiça de Deus é revelada de fé em fé.” Compaixões como Romanos 3:23 e seguintes que diz que, apesar do fato de todos terem pecado e estarem separados da glória de Deus, Romanos 3:24: nós podemos ser justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça.

 

Compaixões como Romanos 5:1: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;” Compaixões como Romanos 5:8: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Compaixões como Romanos 6:4 que diz: “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”. Compaixões como a de Romanos 7:24-25: “Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.” Compaixões como a de Romanos 8:18:  “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” Misericórdias como a de Romanos 8: 28 e seguintes: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu (o que significa que amou de antemão) também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” Compaixões como a de Romanos 8:38: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”

 

Essas são algumas das muitas misericórdias de Deus. Então Paulo diz em Romanos 12:1 :“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, – tendo em vista todos esses maravilhosos aspectos da compaixão de Deus – que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo”.

 

A motivação para nossa devoção a Deus é o que Ele já fez por nós em Cristo. É por isso que vivemos a vida Cristã. Eu receio que muita gente compreenda isso da forma exatamente oposta. Mas Paulo é cuidadoso para nos dar primeiro a base para o viver santo para que nós vivamos a partir do fluir da nossa gratidão a Deus pelo que Ele já fez. Se nós não compreendermos isso, nós estamos suscetíveis à culpa e ao legalismo. Em outras palavras, se Paulo começasse Romanos com todos os deveres, vocês sabem: “Faça isso, não faça aquilo” nós teríamos apenas outra religião com moral, igual a toda e qualquer religião. Nossa culpa nos levaria a “fazermos isso” e “fazermos aquilo” e “não fazermos isso” e “não fazermos aquilo”. Mas isso não é a vida cristã. A vida cristã é: “Aqui está o que Deus fez por você em Cristo (capítulos 1-11), agora diante disso, faça isso e faça aquilo.” Certifique-se de que você tem a motivação correta. É a gratidão por tudo que Deus fez. É “em decorrência das compaixões de Deus.”

 

Paulo diz: “apresentei vossos corpos em sacrifício vivo”. Talvez isso pareça um pouco estranho para nós. Mas lembrem que a forma de adoração do Antigo Testamento estabelecia que era para o sacerdote apresentar a Deus um sacrifício animal como expiação pelo pecado. O sistema Levítico ensinava Israel que Deus exigia um sacrifício de sangue para expiação pelo pecado deles. Quando um animal era oferecido no altar, a morte daquele animal significava que a ira de Deus em razão do pecado deles fora temporariamente desviada. Deus iria considerar pago os pecados do Seu povo na morte daquele animal. Essa é a maneira que a Bíblia coloca isso: “Sem o verter de sangue não há perdão de pecado.”

 

E então o sacerdote vinha diante do altar com um sacrifício de um animal imaculado. Esses sacrifícios animais eram uma espécie de coisa temporária através da qual Israel recebia perdão dos seus pecados. Eles eram temporários porque serviam como uma ilustração de um sacrifício futuro, a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo que sofreu e morreu como sacrifício final para expiação do pecado. Ele foi o último sacrifício de morte.

 

Hebreus 9:11-12: “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.”

 

Cristo foi o último sacrifício de morte. Por isso Paulo fala aqui em Romanos 12 de um “sacrifício vivo”. Ele diz: “Apresentei vossos corpos em sacrifício vivo”. E aqui está o chamado para a completa devoção a Deus. Você pensa na sua vida literalmente como uma oferta de si mesmo por completo a Deus? Esse é o seu dever diário!

 

Apresentem vossos corpos a Deus como um sacrifício vivo. Você está apresentando a si mesmo a Deus em completa devoção a Ele. Isso é adoração. Está tudo retratado na forma de adoração do Antigo Testamento. Vejam lá no versículo 1. Nós devemos apresentar nossos próprios corpos no altar de Deus como corpos que são “santos, agradáveis a Deus.” Assim como um cordeiro deveria ser sem mancha, imaculado, assim devemos nós ser sem manchas do mundo, imaculados.

 

E Paulo diz que isso é “vosso culto racional” ou adoração racional. É disso que ele está falando aqui, culto ao Senhor. Culto ao Senhor é adoração. Nós diariamente nos apresentamos a Deus. É nosso ato de adoração racional, ou lógico. Em outras palavras, nós não somos animais irracionais que morrem. Somos seres humanos- pensando, raciocinando, homens racionais – que frequentemente morrem diante de Deus como sacrifícios vivos. Esse é o seu culto racional.

 

Ele está falando de culto. Com freqüência nós pensamos em culto como sendo apenas aquilo que acontece durante uma hora em um prédio. O culto não está confinado em um prédio e culto não está limitado a uma hora. O culto deve acontecer o tempo todo e em todo lugar. É disso que Paulo está falando aqui. Apresentem vossos corpos como algo vivo – ouçam isso, vivo – continuamente, oferecendo a si mesmos como sacrifício a Deus, apresentando a vós mesmos, dizendo: “Eis me aqui. Usa-me para Tua glória.” Isso é culto. Culto não é apenas uma reunião no Domingo ou na Quarta-feira.

 

Eu não tenho muitos pensamentos originais, mas Deus me deu este aqui em meu estudo. Eis a definição de culto para o irmão Todd: “Culto é trazer glória a Deus em tudo que nós fazemos o tempo todo.”

 

De certa forma, devemos nos levantar da cama todas as manhãs com esses versículos em nossos corações e mentes. “Querido Deus, hoje eu apresento meu corpo a Ti como um sacrifício vivo, santo e agradável ao Senhor.” É isso que o compositor do hino tinha em mente quando escreveu:

 

Pegue a minha vida e faça com que seja

Consagrada, Senhor, a Ti;

Tome minhas mãos e deixa-as se mexerem

Ao impulso de Seu amor.

 

Pegue meus pés e faça com que sejam

Rápidos e lindos para Ti;

Tome a minha voz e faça-me cantar;

Sempre para meu Rei.

 

Pegue meus lábios e faça com que sejam

Cheios de mensagens para Ti;

Pegue minha prata e meu ouro,

Nem um centavo irei negar.

 

Meu intelecto, minha vontade, meu coração, meu amor – eu mesmo.

 

Seja completamente devotado ao Senhor. Eis aqui o número 2 do versículo 2:

 

II.  Seja Completamente Diferente do Mundo (2)

2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

 

A palavra “mundo” aqui é uma referência àquelas coisas que são contrárias às coisas de Deus. Nós falamos do “mundo” como as coisas terrenas sobre as quais “o príncipe deste mundo”, o diabo, governa e reina.

 

Não vos conformeis com esse mundo. A palavra “conformeis” significa adotar algumas coisas do mundo sem mesmo se dar conta de ter feito isso. Muitos de nós nos vestimos da forma como nos vestimos porque estamos sob pressão para nos conformarmos às normas da nossa sociedade. Talvez você não diga isso quando sai para fazer suas compras e escolhe aquele vestido ou aquela saia, mas você sabia que havia algumas coisas que a sociedade aceita e outras coisas que a sociedade não aceita. Uma pessoa que não se importa nem um pouco em se adequar às regras é chamado de “não-conformado”.

 

Paulo aqui não está falando exatamente de compras tanto quanto ele está falando sobre o sistema do mundo de uma maneira geral. E o que ele diz aqui sobre a vida Cristã é que você e eu devemos ser “não conformados”. Nós não devemos ser “conforme o mundo”.

 

Eu creio que JB Phillips apresenta uma excelente tradução aqui. Ele diz: Não deixe que o mundo ao seu redor te molde à maneira dele.” Eu creio que é exatamente isso. Não deixe que o mundo ao seu redor te molde.

 

Não seja conforme esse mundo, não deixe que o mundo ao seu redor te molde aos seus padrões, formas e expectativas.

 

O mundo diz que você deve ter uma determinada aparência para ser atraente. Não deixe que o mundo te molde nos padrões dele. O mundo tem seus próprios padrões inferiores para casamento e divórcio. Não deixe o mundo moldar você. O mundo te diz para comer, beber e se casar! Festejar!”  Não deixe o mundo te moldar aos padrões dele. Não seja conforme esse mundo. O mundo pode nos tentar em tantas coisas… sua ciência diz que a Bíblia está errada, suas políticas dizem que a Bíblia é ofensiva, sua sociedade popular diz que a Bíblia é puritana e ultrapassada. Não se conforme ao mundo.

 

João diz em 1João 2:15: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.”

 

Esse foi o triste destino de um homem chamado Demas ao qual Paulo se refere em sua última carta, em 2 Timóteo 4:10: “Porque Demas me desamparou, amando o presente século.” Não ame o mundo.

 

Não se conformem a esse mundo, mas sejam transformados pela renovação da sua mente. A palavra “transformado” aqui é a palavra da qual se origina “metamorfose”, mudar de uma forma para outra. Uma lagarta feia se transforma numa linda borboleta. É isso que Deus faz por nós na cruz do Calvário. Nós estávamos mortos em pecados, mas Deus nos dá vida para que sejamos transformados numa nova criatura. Assim, a Bíblia diz em 2 Coríntios 5:17: “se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas se passaram, eis que tudo se fez novo!”

 

Deus faz essa transformação acontecer e espera que nós cresçamos em nosso viver transformado. De certa forma, Romanos 12:2 é uma chamado para você ser o que você é. Seja o Crente que Deus chamou você para ser. Como nós vamos continuar nos transformando, nos conformando à imagem do Filho de Deus? Paulo diz: “pela renovação da vossa mente”. Como isso acontece? Através da Palavra de Deus. O Espírito de Deus fala conosco através da Palavra de Deus para renovar a mente do homem de Deus. Nós começamos a mudar a maneira de pensarmos à luz desse processo de transformação.

 

O Espírito de Deus fala conosco através da Palavra de Deus para renovar a mente do homem de Deus. Nós não podemos ter mentes renovadas sem lermos a Bíblia. Nós precisamos ler nossas Bíblias se queremos renovar nossas mentes. Assim, nós crescemos em nosso pensamento.

 

Se fizermos tudo isso, então, diz Paulo, nós “provaremos qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”. A tradução NTL traz: “Então você saberá o que Deus quer que você faça, e você saberá quão boa e agradável e perfeita a vontade Dele realmente é.”

 

Dois passos para um viver transformador: 1)Ser totalmente devotado a Deus; 2) Seja totalmente diferente do mundo.

. Fiquem de pé para oração.

 

Keith Geen tem uma canção com o título “Você ama o mundo.”

 

Eu quero você aqui comigo.

Mas você tem estado na companhia de outro.

Você não consegue sentar quieto, é fácil ver isso.

Você ama o mundo e está me evitando.

 

Minha palavra fica aqui na sua escrivaninha.

Mas você ama mais seus livros e revistas.

Prefere a luz da sua Tv.

Você ama o mundo e está me evitando.

 

Você costumava orar, você era tão valente.

Agora você não consegue cumprir um compromisso se quer.

Ah, eu dei meu sangue para salvar sua vida.

Me diga, me diga, isso está certo?

Você vai novamente me deixar aqui sozinho esta noite?

 

Bem, eu amo você cada vez mais.

Mas você está lutando contra tudo que eu tenho feito.

Você está agindo como meu inimigo.

Você ama o mundo e está me evitando.

 

Esses outros amores, eles estão te machucando.

Se acabar me perdendo, então o que você vai fazer?

Ah, eu dei meu sangue para salvar sua vida.

Me diga, me diga, isso está certo?

Você vai novamente me deixar sozinho aqui esta noite?