Uma Palavra aos Líderes da Igreja

Uma Palavra aos Líderes da Igreja

“Uma Palavra aos Líderes da Igreja”
(1 Pedro 5:1-4)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Três anos atrás Doug and Barb Musgrave foram comissionados aqui em um culto especial para irem à África servir como missionários com a International Mission Board. Eles estão aqui conosco nesta manhã e estamos alegres por tê-los aqui no culto. Nesta manhã eles vão nos dizer como está seus ministérios. Juntem-se a mim e vamos dar as boas- vindas a Doug e Barb Musgrave.

Peguem suas Bíblias e junte-se a mim em 1 Pedro, capítulo 5 (Pg 816; YouVersion).

Se você está nos visitando estamos percorrendo, verso a verso, essa pequena carta do Apóstolo Pedro. Vamos começar nesta manhã o quinto e último capítulo desta carta de Pedro escrita às igrejas por volta de 63 DC.
Uma rápida palavra sobre o contexto. Vocês devem se lembrar que da última vez Pedro falou sobre a alegria excessiva das terríveis provações. Ele disse no verso 17 do capítulo 4, “Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus?”
E falamos a respeito do julgamento de Deus sendo punitivo para os não-Cristãos, mas purificador para os Cristãos. Deus permite com frequência provações e tribulações como um meio de purificar o corpo da igreja das coisas do mundo. Assim, com o corpo da igreja fresco em sua mente, Pedro agora se volta para o tópico da liderança da igreja. E ele escreve do começo do capítulo 5 falando dos anciãos, ou pastores. E o sentido é, “à luz do julgamento de Deus,” eis como anciãos – ou pastores – devem liderar a igreja.

Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
1 Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada:
2 Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.
3 Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.
4 Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

Oração.

Introdução:

O que significa pastorear uma igreja? Qual a expectativa de Deus para os pastores? Na semana passada eu vi algo que reflete algumas expectativas populares ou pensamentos a respeito dos pastores. Alguém compilou essa coisa como uma representação daquilo que algumas pessoas esperam dos pastores:
Se o pastor é jovem, eles dizem que lhe falta experiência.
Se seu cabelo é branco, ele é muito velho para os jovens.
Se ele tem cinco ou seis filhos, ele tem demais.
Se ele não tem filhos, ele é um mau exemplo.
Se ele prega de anotações, ele tem guardado sermões e é árido.
Se suas mensagens são extemporâneas, ele não é profundo o suficiente.
Se ele é cuidadoso com as pessoas pobres na igreja, eles alegam que ele está jogando pra galera.
Se ele dá atenção aos ricos, ele está tentando ser um aristocrata.
Se ele usa muitas ilustrações, ele negligencia a Bíblia.
Se ele não usa estórias o suficiente, ele não é claro.
Se ele condena o errado, ele está irritado.
Se ele não prega contra o pecado, dizem que ele está comprometido.
Se ele prega a verdade, ele é ofensivo.
Se ele não prega a verdade, ele é um hipócrita.
Se ele falha em agradar a todos, ele está machucando a igreja e deve sair.
Se ele agrada a todos, ele não tem convicções.
Se ele tem um carro velho, ele envergonha a congregação.
Se ele tem um carro novo, ele está “colocando afeição nas coisas terrenas.”
Se ele prega o tempo todo, as pessoas ficam cansadas de ouvir um só homem.
Se ele convida outros pregadores, ele está se esquivando de suas responsabilidades.
Se ele recebe um grande salário, ele é ganancioso.
Se ele recebe um pequeno salário, bom, isso apenas prova que ele não merece muito de qualquer forma.

Bem, é claro que a pergunta é, “O que a Bíblia ensina sobre pastores?” Pedro escreve sobre pastores nos versos 1-4 do capítulo 5.
O primeiro termo que ele usa para pastores no verso 1 é o termo, “Anciãos – (na versão em inglês).” E nesses contextos, onde o Novo Testamento está falando sobre liderança da igreja, essa palavra, “Ancião,” tem menos a ver com idade, e mais a ver com maturidade, particularmente maturidade espiritual.
A palavra “Ancião” no original é a palavra, “Presbitérus,” que soa como, Presbiteriano, certo? É de onde vem a palavra. É uma palavra para descrever alguém que tem a responsabilidade de uma congregação local, uma igreja local. Na verdade, os termos do Novo Testamento, ancião, presbítero e bispo são todos sinônimos para o ofício ou papel de pastor. Todos eles são usados indistintamente para descrever o ofício do pastor de uma igreja local.
Nós vimos alguns desses termos anteriormente quando estudamos 1 Timóteo. Parece que ao estudar o Novo Testamento que as primeiras igrejas tinham o que podemos chamar de “pluralidade de presbíteros,” uma pluralidade daqueles que administravam o ministério da igreja local. Uma pluralidade de presbíteros significa simplesmente que existia mais de um presbítero ou pastor em muitas das igrejas. Por essa razão as igrejas Batistas de hoje podem ter um presbítero ou vários presbíteros dirigindo ou liderando a igreja local dependendo do tamanho ou contexto dessa igreja. Podemos não usar a mesma exata linguagem aqui na Primeira Batista de Henderson, mas como pastor mais antigo da igreja, eu sirvo como um presbítero principal que lidera com a ajuda de uma grande equipe ministerial, uma equipe que atua muito parecido com uma pluralidade de presbíteros.
Então o que devemos saber sobre pastores nesses quatro primeiros versos? Primeiramente, considere:

I.  O Relacionamento deles em Cristo [1]

No primeiro verso, Pedro lembra os pastores de seu relacionamento em Cristo. Ele faz referência no verso 1 a, “os sofrimentos de Cristo.” Sabemos até agora que o tema do sofrimento é um dos temas dominantes nessa pequena carta de Pedro.
E Pedro parece nos lembrar novamente que assim como Cristo sofreu, sofrerão Seus seguidores. Este tem sido o tema principal desde o capítulo 3, verso 18, “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos.” Então Pedro pode estar dizendo, “Desde que Cristo sofreu por você, vocês pastores estejam preparados para sofrer também.” Estejam preparados para sofrer provações e dificuldades pelo bem das pessoas a quem vocês servem em suas igrejas.
E Pedro também se identifica com seus amigos presbíteros, ou amigos pastores. Ele diz no verso 1, “Portanto, apelo para os presbíteros que há entre vocês, e o faço na qualidade de presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo.”
Essa frase, “testemunha dos sofrimentos de Cristo” traz a mente Pedro presente nos momentos do sofrimento de nosso Senhor quando foi preso, julgado e crucificado. Durante esses momentos, Pedro havia negado o Senhor Jesus Cristo quantas vezes? Três vezes. E Jesus mais tarde restaura Pedro à doce comunhão com Ele. E dessa forma há uma sugestão de que Pedro possa estar destacando seu relacionamento em Cristo.
Pedro refere a si próprio como, “uma testemunha dos sofrimentos de Cristo, como alguém que participará da glória a ser revelada.” Em outras palavras, embora Pedro tenha pecado, negando Seu Mestre, ele ainda participaria da glória a ser revelada. Por que? Porque Deus havia lhe perdoado através de Cristo e então Pedro podia contar com segurança de sua salvação. Ele era, “um participante da glória a ser revelada.” Isso quer dizer, “Pedro tinha a garantia de que sua salvação estava segura para sempre. Ele parece estar pensando a respeito da glória futura que pertence ao Cristão quando Cristo voltar.
Você percebe que assim como Pedro foi perdoado de seus pecados e restaurado à doce comunhão com Cristo, qualquer um de nós pode ser perdoado e restaurado a Cristo. Restauração total dos pecados está disponível através de Cristo Jesus.
Assim, Pedro começa lembrando os pastores de seu relacionamento em Cristo. Em segundo lugar, vamos considerar dos pastores:

II. A Responsabilidade deles diante de Cristo [2-3]

Isto é, o que Deus espera que o pastor faça? Verso 2:
2 Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.
Vamos destrinchar isso. O verso 2 começa com, “Pastoreiem o rebanho de Deus.” Percebe a metáfora aqui? A igreja é um rebanho de ovelhas que é liderada por um pastor. O pastor deve cuidar de sua congregação da forma que um carinhoso pastor cuida de sua ovelha.
E como a principal responsabilidade dos pastores é alimentar a ovelha, assim, a principal responsabilidade do pastor é a limenta a congregação. A Tradução Literal Jovem traduziu a frase, “Pastoreiem o rebanho de Deus” como, “Alimentem o rebanho de Deus.” A tradução Phillips traz, “Exorto-vos então para que vejam que seu ‘rebanho de Deus’ está devidamente alimentado e cuidado.”
ovelha precisa de alimento físico para sobreviver e crescer. A responsabilidade primordial do pastor, então, é alimentar o rebanho.
Assim, o pastor deve ser capaz de ensinar e ser capaz de exortar a igreja na sã doutrina e refutar aqueles que contradizem a verdade (1Tomóteo 3:2, Tito 1:9).
Costuma-se dizer que a maneira que o pastor trata a Bíblia será refletida em como a congregação trata a Bíblia. Especialmente quanto mais tempo um pastor estiver liderando uma congregação, outros serão capazes de saber como o pastor trata a Bíblia pela maneira como os membros refletem sua leitura bíblica e hábitos de ensino.
Se o pastor trata a Bíblia de maneira light, ele pode esperar que a maioria dos membros de sua igreja faça o mesmo. Se, contudo, o pastor tem o cuidado de ressaltar a supremacia da Escritura e cuida em pregar e ensiná-la com cuidado e contextualmente, isso será refletido entre os membros da igreja que está sob seus cuidados.
Então é uma pesada responsabilidade e é a principal responsabilidade do pastor. Alimentar o rebanho de Deus! Não através de diversão, acariciando ou entretendo. Mas abrindo o armazém de alimento espiritual e com cuidado e amor, alimentar com a Palavra.
A principal responsabilidade do pastor é pregar e ensinar a Palavra de Deus. É por isso que Paulo diz em 1Timóteo 5:17, “Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino.” Não são contadores de estórias, contadores de piadas e animadores de palco, mas alimentadores da Palavra.
Construindo sobre a metáfora de Pedro do pastor e da ovelha, o pastor – pastor da igreja – equipa a ovelha para repelir os lobos da falsa doutrina, alimentado-as com a Palavra de Deus. Assim, a principal responsabilidade do pastor diante do Senhor é pregar a Palavra. Verso 2, “Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados.”
E Pedro diz no verso 2, “Olhem por ele (rebanho).” Isso quer dizer que o pastor olha, cuida da congregação. Ele é – debaixo de Cristo – o líder da igreja. Ele olha todas as atividades da igreja. Ele carrega a responsabilidade final por tudo o que acontece na congregação.
Ele não é um autocrata, como se não tivesse ninguém acima dele. Liderança da igreja não é uma autocracia, nem mesmo uma democracia. Em outras palavras, não é como se cada membro pesasse em cada decisão da igreja. Ao invés disso, liderança da igreja é entendido como teocracia. Isso significa que Deus governa sobre tudo. Deus conduz Seu governo através da liderança divina.
É por isso que mais tarde Pedro faz referência no verso 4 ao, “Supremo Pastor,” o Senhor Jesus Cristo. Um pastor é alguém que está “debaixo do pastoreio,” debaixo da autoridade do Senhor Jesus Cristo.
Então o governo da igreja é uma teocracia. Deus governa sobre tudo e Ele conduz Seu governo através da liderança divina, através dos pastores. O pastor tem total responsabilidade sobre a supervisão e direção da igreja.
Perceba que, Satanás se deleita nas igrejas onde não há liderança definida e onde a liderança é continuamente questionada com desconfiança. Se não há um líder definido com autoridade na igreja, é o mesmo que não ter um líder definido no campo de batalha. Só há confusão e contenda.
Então o pastor tem uma pesada responsabilidade e é por isso que um dia ele responderá a Deus pelo seu cuidado com a ovelha. Um dia o pastor prestará conta a Deus por todas as ovelhas sob seu cuidado.
Hebreus 13:17, “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.”
O escritor de Hebreus está dizendo, “Obedeçam esses pastores que lideram sobre vocês, sejam submissos a eles, porque eles cuidam de suas almas.” Eles têm um trabalho pesado. Eles olham pelas almas da igreja. E eles fazem isso como, “aqueles que prestarão conta.”
Pastores enfim respondem a Deus por cada uma de suas ovelhas. Pastores darão conta a Deus por cada uma de suas ovelhas na igreja local.
Assim o escritor de Hebreus diz, “para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso.” Em outras palavras, não deixe que seu comportamento seja um peso para eles. Eles já estão sobrecarregados o suficiente com a ideia de prestar contas a Deus por você.
Dessa forma Pedro diz no verso 2, “Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir.”
Em outras palavras, pastores não devem pastorear por obrigação, mas porque querem. Mas eles devem querer pelas razões certas. “Não por ganância, mas com o desejo de servir.” Então ninguém entra no ministério pelo dinheiro, mas porque ama a Deus e ama levar a Palavra de Deus e alimentar o povo de Deus. Verso 3:
3 Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho.
Pastores não são para ser “senhores sobre aqueles que são confiados a eles.” Isto é, eles não devem se ver como autocratas ou ditadores, lembrando que eles mesmos estão debaixo de autoridade, autoridade do Senhor.
Se uma pessoa é considerada entrando no ministério pastoral, uma boa pergunta para ele seria, “Por que?” se perguntarmos a um jovem, “Por que você quer ser um professor?” Imagine se ele diz, “Eu posso passar trabalho para casa, aplicar testes e provas!” Nós podemos questionar se a motivação está correta! Se, por outro lado perguntarmos, “João, por que você quer ser professor?” e João responde, “Eu posso ajudar pessoas a aprender,” agora chegamos aonde queremos.
Considere o relacionamento do ministro em Cristo, Considere a responsabilidade do ministro diante de Cristo, e terceiro, Considere do ministro:

III. A Recompensa deles de Cristo [4]

4 Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

Jesus Cristo é o “Supremo Pastor.” A quem o pastor presta contas? Ele presta contas a Jesus Cristo.
E quando Cristo voltar, tudo valerá a pena. Por mais difícil que possa ser para o pastor, liderar, alimentar e cuidar do rebanho, porque estamos lidando com o povo de Deus, receberemos uma recompensa maravilhosa quando Cristo voltar, “imperecível coroa da glória.”
Deixe-me perguntar-lhes, vocês estão preparados para a hora em que o “Supremo Pastor” aparecer? Você estará pronto para encará-Lo?

Fiquemos de pé para orarmos.