Uma Força Irresistível

Uma Força Irresistível

“Uma Força Irresistível”

(Atos 5:33-42)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(02-09-07) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e abam em Atos, capítulo 5.

 

Deus tem nos guiado em um estudo sobre o Livro de Atos, e nós nos encontramos no capítulo 5. Nós temos lido sobre o que é comumente chamado de igreja primitiva ou primeira igreja. É a igreja de 2.000 anos atrás, a igreja que nasceu em Pentecostes e depois se espalha como fogo de Jerusalém, para Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

 

Do capítulo 3 em diante, a Bíblia nos conta que a igreja estava se metendo em apuros com as autoridades Judaicas por causa de um poder óbvio que estava por trás do movimento. Um homem aleijado de nascença fora curado no nome de Jesus Cristo, e por isso os apóstolos foram instruídos a não mais ensinar no nome de Jesus. Eles continuam ensinando no nome Dele e com isso eles são detidos e levados à presença do Sinédrio Judaico. Eles são advertidos a não mais ensinarem no nome Dele. Mas eles continuam a ensinar e então eles são detidos novamente e aprisionados. Mas, à noite, um anjo do Senhor abre as portas da prisão e diz para os apóstolos irem para o templo e pregarem novamente. Eles fazem isso e são levados novamente diante do conselho Judaico. Pedro e os apóstolos dizem para as autoridades Judaicas que eles devem obedecer a Deus e não aos homens. Deus havia lhes dado uma ordem para serem testemunhas Dele, para contarem às outras pessoas acerca do Senhor Jesus Cristo. Pedro diz às autoridades Judaicas que eles são culpados de matar o amado Senhor Jesus, que ressuscitou da morte e em quem há perdão dos pecados. Agora, vamos ler o que os Judeus fazem após ouvirem o testemunho de Pedro e dos outros.

. Por favor, fiquem de pé para a leitura da palavra de Deus.

 

33 E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.

34 Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;

35 E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens,

36 Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.

37 Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.

38 E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,

39 Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.

40 E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir.

41 Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.

42 E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Eu ainda me lembro bem da época em que eu era pequeno e meu avô, o pai do meu pai, me apresentou ao clássico paradoxo filosófico da “força irresistível” e “o objeto inerte”. Eu me lembro dele segurar as mãos dessa maneira e falar: “Imagine uma força irresistível agindo nesta direção. Ela tem todo o poder. Nada pode detê-la. Agora, imagine aqui um objeto inerte, como uma parede. Ela também tem todo o poder, e nada pode movê-la. Não importa qual a força venha contra ela, ela não se moverá.” Então ele disse: “O que acontece quando a força irresistível se depara com o objeto inerte?”

 

Bem, eu nunca tinha pensado nisso antes, e eu me lembro de ficar pensando em várias cenas e ter dito algo como: “Bem, a força irresistível parte para cima do objeto inerte” e ele disse: “Não, eles precisam se encontrar na hora certa. O que acontece quando eles se tocam?” E eu pensei em outras cenas e assim por diante.

 

É claro que eu não sabia naquela época que esse tipo de coisa não tem solução alguma. É uma impossibilidade lógica. Você pode, da mesma maneira, perguntar alguém acerca de um triângulo de quatro lados. Não existe esse tipo de coisa. Meu avô, um brilhante químico e inventor, adorava pegadinhas lógicas e enigmas e estava tentando me ensinar a pensar.

 

Eu me lembrei desse paradoxo esta semana quando eu estava estudando essa passagem da Escritura porque Deus é, de um lado, uma Força Irresistível e um Objeto Imóvel. Ele é o único que é todo poderoso. Nada pode detê-lO e nada pode passar por Ele. Há um cara na nossa história que compreende que Deus não pode ser detido, é a Força Irresistível. Referindo-se ao trabalho de crescimento da igreja, Gamaliel diz no versículo 39: “Se essa força é de Deus, vocês não poderão detê-la – a menos que se vejam combatendo contra Deus.”

 

De acordo com a Bíblia, Deus não pode ser detido, é a Força Irresistível. Quando nós nos lembramos disso acerca de Deus, há algumas implicações que se seguem para aquele que estão unidos com Deus, aqueles que são filhos Dele. E o que eu quero fazer nesta manhã é pensar profundamente sobre o Deus que não pode ser parado e qual efeito que Sua natureza, que não pode ser detida, tem sobre os Crentes. Primeiro, quando nós nos lembramos que Ele não pode ser detido, nós podemos confiar que Ele está no controle.

 

I. Confie que Ele está no Controle (33-39)

 

Isso faz sentido, não é? Se Deus é todo poderoso, então Ele está no controle de tudo.

 

Nós vemos essa verdade estampada no texto se nós o estudarmos cuidadosamente. Deus está no controle e guiando todos os eventos dessa história. Vamos descobrir isso ao lermos esses versículos novamente.

 

Os apóstolos estão diante do poderoso Conselho Judaico conhecido como Sinédrio. O Sinédrio é um grupo composto por Fariseus e Sauduceus. Havia 70 reunidos, e eles eram chefiados pelo Sumo Sacerdote. Esse era um grupo muito poderoso de pessoas lá em Jerusalém. Eles acabaram de ouvir Pedro e os outros apóstolos falarem para eles novamente sobre o Senhor Jesus Cristo e o quanto eles eram culpados de crucificar o Messias, o libertador prometido, em quem há perdão dos pecados. O Versículo 33 diz que a resposta deles é furiosa. “Eles se enfureciam, e deliberavam matá-los.”

 

Se nós tivéssemos tempo essa manhã, nós poderíamos falar um pouco sobre essa resposta do Sinédrio. Suas ações são resultado de eles terem ouvido a pregação da palavra. Eles ouviram a história do evangelho e a resposta deles foi de raiva. Com freqüência, você e eu compartilhamos o evangelho, e as pessoas respondem com raiva. A palavra de Deus é, como diz o escritor de Hebreus em Hebreus 4:12, uma espada que corta nosso coração. A palavra traz convicção do pecado e isso é exatamente o que nós estamos lendo aqui no versículo 33. Os judeus estão convencidos do seu pecado. Ao invés de se adequarem à palavra, contudo, eles decidem matar os apóstolos.

 

Deus está no controle aqui, não o Sinédrio. Então eu quero que você veja como Ele controla o que vai acontecer em seguida. A Bíblia diz no versículo 34 que há um cara ali no conselho chamado Gamaliel, um professor da lei respeitado por todos, e ele ordenou que eles levassem os apóstolos para fora por um tempo.

 

Parem por um momento e vamos pensar sobre esse cara. Gamaliel era um dos professores mais reverenciados entre os judeus. Nós ficamos sabendo mais tarde em Atos 22:3 que, antes do Apóstolo Paulo se tornar um Crente, ele foi treinado aos pés de Gamaliel. Muitos professores judeus recebiam o título de “Rabi”, que significa: “Nosso professor”. O Mishna, um dos livros de escritos e tradições judaicas aponta a influência de Gamaliel quando diz: “Desde que o ancião Rabino Gamaliel morreu não tem mais havido reverencia à lei; a pureza e a abstinência morreram ao mesmo tempo.” E então o texto nos diz no versículo 34 que Gamaliel se levanta no conselho e ordena que o conselho coloque os apóstolos do lado de fora por um tempo. Bem, nós poderíamos esperar que ordens como essa viessem apenas por parte do Sumo Sacerdote, mas Gamaliel é um professor respeitado. Ele se levanta e dá ordens ao pessoal ao redor e o povo ouve.

Daí, Gamaliel lembra o conselho acerca de duas pessoas diferentes, um chamado Teudas e outro chamado Judas da Galiléia. Ele conta que dois desses caras se levantaram e tinham certos seguidores, mas eventualmente seu movimento se extinguiu. Ele diz no versículo 38-39: “Deixem esses crentes pra lá. Se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la- a menos que vocês queriam lutar conta uma Força Irresistível, contra o próprio Deus.” Após ouvirem as palavras de Gamaliel, o Conselho Judaico decide poupar a vida dos apóstolos. Eles não os matam.

 

Você pode ver Deus controlando tudo isso? A Bíblia diz em Provérbios 21:1: “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.” Ali estava o Conselho Judaico reunido, tramando matar os apóstolos, mas Deus ainda não havia terminado com os apóstolos. Ele estava apenas começando! Então as mãos de Deus que não são vistas, se estendem do céu e entra no peito do líder judaico mais respeitado daquele tempo. Deus se apossa do coração de Gamaliel e, com a mesma precisão que Ele usa para guiar o curso dos rios que Ele criou, Deus guia Gamaliel para que Gamaliel se levante, fale, e as vidas dos apóstolos são poupadas e o trabalho da igreja continua. O que eu estou dizendo é que a direção de Deus sobre Gamaliel não é menos milagrosa do que a libertação dos apóstolos da prisão, realizada por Deus. Ele está em ambos porque Ele está em tudo.

 

Quando você e eu nos lembramos de que Deus não pode ser paralisado, nós teremos confiança no Seu controle. Talvez, nenhuma outra doutrina de Deus seja mais encorajadora do que a segurança de que a Irresistível Força de Deus, o Deus que não pode ser detido, está, de forma sobrenatural, dirigindo e controlando todos os assuntos de Sua criação.

 

Ele diz através do Profeta Isaías 46:9-10 : “que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.”

 

Nós somos muito rápidos para riscar as coisas presumindo que seu acontecimento tenha sido uma coincidência. Nós falamos de coincidência como se Deus não estivesse em nenhum lugar por perto, até mesmo com relação às coisas ruins. A Bíblia diz em Romanos 8:28-29 que Deus opera todas as coisas para nosso bem, para que nós nos conformemos à imagem do Seu Filho. Deus tem uma razão para tudo o que acontece. Quando as boas coisas acontecem é fácil dizer: “Deus seja louvado, obrigado, Senhor!” Mas, quando as coisas ruins acontecem, Deus está no controle também. Não, não parece adequado louvá-lO e agradecer-lhe quando as coisas ruins acontecem – mas é preciso que nos lembremos de que Ele está no controle dessas coisas também. Esse ensinamento visa nos libertar, nos fazer livres, nos dar descanso à noite, para sabermos que Deus está sempre no controle do seu país, do seu trabalho, sua escola, sua família, seu casamento e sua saúde.

 

Quando você e eu nos lembramos de que Deus não pode ser detido, então seremos confiantes de que Ele está no controle. Em segundo lugar, lembre que Deus não pode ser detido e:

 

II. Tenha Coragem diante do Conflito (40-41)

 

Olhe para a coragem desses apóstolos no meio desse conflito. A Bíblia diz que o Conselho Judaico concorda com Gamaliel. Eles não matam os apóstolos, mas o que eles fazem? Veja os versículos 40-41:

 

40 E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir.

41 Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.

 

Lembra nossa última citação de 2 Timóteo 3:12: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” Não se surpreenda quando você sofrer perseguição no trabalho ou na escola ou em sua família, quando você compartilhar sua fé Cristã. O conflito é inevitável. Lembrando que você serve ao Deus que não pode ser detido, porém, significa que Deus te dará coragem em face ao conflito.

 

Quão fácil é ler o versículo 40 rapidinho. Os apóstolos apanharam, ordenados a não mais falar no nome de Jesus, e liberados. Veja novamente a palavra “apanharam”. Também pode ser traduzida como “esfolados”. Deuteronômio 25:1-3 nos diz que a surra consistia em 40 chibatadas com essas tiras de couro que literalmente cortavam e penetravam fundo na carne. Apenas 40 chibatadas eram dadas porque mais de 40 poderia certamente resultar em morte. Os judeus, não querendo violar a lei, normalmente davam 39 para terem certeza de que não seria demais. De acordo com a tradição, a pessoa que recebia a surra era amarrada ao toco de madeira, uma mão amarrada de um lado do toco, e a outra mão amarrada do outro lado do toco. Sua blusa era arrancada, e homens com essas tiras de couro iriam violentamente bater na pessoa. Um terço das chibatadas era aplicado no peito e dois terços eram aplicadas nas costas. Cada um dos apóstolos era literalmente surrado até a beira da morte.

 

E, mesmo assim, nós lemos no versículo 41 que “eles partiram da presença do conselho, regozijando-se porque foram considerados dignos de sofrer pelo nome Dele.” 40 chibatadas que penetravam na sua carne, sangue derramado por todos os lados, e ainda assim eles partiram regozijando porque eles foram considerados dignos de sofrerem em nome de Jesus Cristo.

 

Os apóstolos não estão felizes porque apanharam. Não é essa a questão. Eles não estavam felizes por causa da dor. Eles adorariam ter evitado isso. Eles estavam felizes, diz a Bíblia, “porque eles foram considerados dignos de sofrerem em nome Dele.” Isso é, eles consideraram um privilégio estarem associados ao nome de Jesus Cristo, não importando as circunstâncias. Eles, de bom grado, aceitaram a surra sabendo que tal surra apenas provava seu amor por Jesus Cristo e que suas vidas eram, sem constrangimento, interligadas com a Dele. E assim, como Deus não pode ser detido, assim é o amor deles por Ele, também não pode ser detido. Nada pode quebrá-los, nem mesmo 40 chibatadas no peito e nas costas.

 

É constrangedor começar a falar sobre como isso se aplica às nossas vidas, não é?  Quantos de vocês enfrentaram tamanha surra por causa de Cristo?  Quero dizer, qual é seu limite?  40 chibatadas e eles partem regozijando-se. Qual é seu limite?  Uma chibatada?  Duas?  Aqui está uma porção de caras cujo amor por Jesus está tão ligado com Ele, que eles vêem como um privilégio estar associado com o nome Dele, ainda que isso signifique 40 chibatadas.

 

E os crentes de hoje falam: “Eu não consigo levantar domingo de manhã e ir para a igreja. É o único dia que eu tenho para dormir. Eu não consigo acordar cedo. De manhã, eu não funciono bem.” Nós compartilhamos nossa fé na escola e alguém ri de nós e nós ficamos num canto e choramos como um bebê. Onde estão os homens e mulheres de Deus de hoje?  Onde estão os crentes verdadeiros que topam o que for necessário, encarando como um privilégio o simples fato de ser mencionado no mesmo fôlego que o Criador do Universo, nosso Senhor Jesus Cristo?  Como ousamos falar dos nossos pequenos problemas quando nós nunca nos vimos amarrados ao tronco.

 

Charles Spurgeon disse: “Viva bravamente por Aquele que morreu amorosamente por você.”

 

Lembre que Deus não pode ser detido e tenha confiança de que Ele está no controle, seja corajoso no conflito, e:

 

III. Seja Comprometido com o Comissionamento (42)

 

Lembra do comissionamento?  Nós comumente chamamos de o Grande Comissionamento do Senhor. Em Mateus 28:19-20, Jesus disse: “ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observarem todas as coisas que vos tenho ordenado: e eis que estarei convosco até o fim dos tempos.” Em Atos 1:8, Jesus disse: “E recebereis poder quando descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.”

 

Os apóstolos acabaram de apanhar, chegando perto da morte, e será que o comprometimento deles com o Grande Comissionamento oscila?  Não. Versículo 42:

 

42 E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.

 

Não importa a perseguição, eles permanecem comprometidos com o Comissionamento. Quantos dias da semana eles adoravam? Todos os dias. Diariamente. Será que essa passagem nos dá vergonha? Eles estavam envolvidos em ambos, o grande e o pequeno louvor. Você percebe isso? Eles estavam diariamente no “templo” e “em cada casa”. Eles estavam envolvidos no culto corporativo, como este, cultuando com toda a congregação, e eles estavam envolvidos com o culto em pequeno grupo, culto como na sala da Escola Bíblica. Ambos são essenciais para um culto público autêntico. Nós precisamos estar envolvidos em ambos, no culto corporativo no santuário e nos pequenos grupos de estudo da Escola Bíblica dominical. Ambos são essenciais.

 

Essa é uma das razões pelas quais nós estamos desafiando todas as salas de EBD a soprar as chamas que estão acesas nas suas salas. Ligue para as pessoas que estão no rol da igreja, toda semana. Entre em contato com o pessoal que não tem vindo há algum tempo. Visite. Envie cartões. Faça ligações. Assopre a chama dessa igreja em chamas para que nós continuemos a queimar em nosso culto corporativo e em nossas salas de Escola Bíblica!

 

Eles “não pararam de ensinar e pregar Jesus como o Cristo” Eles permaneceram comprometidos ao comissionamento assim como nós precisamos fazer. Nosso comissionamento é falar aos outros sobre Jesus Cristo, até que todo o mundo tenha ouvido. Jesus disse que não retornaria enquanto todos não tivessem ouvido. Nós não terminamos até que todos tenham ouvido. Assopre a chama!

 

Não é notável como os versículos 41 e 42 estão ligados? Você tem os apóstolos deixando aquela surra com sangue jorrando de suas costas e peitos. Eles saíram do tronco em dor e sofrimento e a resposta para sua dor e sofrimento não é o afastamento dos outros, amuando-se em algum lugar. A resposta para a dor e o sofrimento deles é a adoração. Adoração!

 

Quando você sofre, qual é a resposta? Adoração. Diga isso: “adoração”. Quando você sofre, qual é a resposta? Adoração. Quando você é perseguido, qual é a resposta? Adoração. Quando você está deprimido, qual é a resposta? Adoração. Qual você está muito “estressado”, por qualquer motivo, qual é a resposta? Adoração.

 

Qual é a resposta para qualquer coisa? Adoração!

 

. Fique de pé para a oração.