Tudo por Cristo

Tudo por Cristo

“Tudo por Cristo”

(Colossenses 3:22-4:1)

Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Colossenses, capítulo 3 (Pg 794; YouVersion).

Estamos pregando verso a verso através do Livro de Colossenses e há poucas semanas lemos a respeito de diferentes relacionamentos que Cristãos têm em suas casas e no mundo.

Existe uma ordem para a criação de Deus e passagens como Romanos 13 e Hebreus 13 ensinam que Cristãos estão sujeitos a outros que têm autoridade sobre eles. Deus ordenou determinadas estruturas de autoridade e liderança no mundo. Na família, maridos e esposas, pais e filhos. No governo, a Bíblia diz para obedecer aqueles que exercem autoridade sobre você e ore por eles.

Assim, estruturas de autoridade são boas e trazem paz e ordem a nossa sociedade. É para o nosso bem viver dentro de estruturas de autoridade de Deus e obedecer nossos líderes e figuras de autoridade.

No verão passado, meu filho mais novo Nicolas e eu estávamos viajando pelo Colorado, Nebraska, Dakota do Sul e Wyoming – principalmente Wyoming. Era algo que ele queria fazer e eu também e nos regozijamos imensamente. Alugamos um carro e dirigimos por milhas e milhas.

O carro que alugamos tinha uma pequena potência a mais. Foi legal. E foi especialmente legal porque estávamos dirigindo no Wyoming. O limite de velocidade na maior parte do Wyoming é de 80 milhas por hora. É muito bom dirigir no Wyoming. E quando você tem um carro com um pouco de potência a mais e você dirige a 80 milhas por hora, você descobre o quanto é fácil dirigir uma pouco mais rápido que 80 milhas por hora (130km/h) – mesmo que não intencionalmente. 

Então depois de abastecer em uma específica parada de caminhão, saímos e pegamos a rodovia e havia alguns caminhões que vagarosamente se dirigiam para a rodovia, então eu os ultrapassei e aumentei a velocidade bem depressa para me afastar deles. Era um carro divertido de dirigir! A diversão acabou quando eu vi em meu retrovisor aquelas luzes familiares piscando que fizeram com que meu coração parasse por completo por dois segundos.

Então o policial disse, “o motivo de eu mandar você encostar é porque você estava a tantas milhas por hora. Posso saber porque você estava dirigindo tão rápido?” Então eu disse, “Bem, eu estava saindo daquela parada de caminhões ali atrás e tinha alguns caminhões lá e eu estava apenas tentando me afastar.” Ele disse, “Ah, você queria se afastar. Queria se afastar.” Então eu disse, “Sim senhor.” Ele voltou e me deu uma multa. E dirigi dentro do limite de velocidade o resto da viagem.

Obedecer aqueles que exercem autoridade sobre nós. À propósito, Nicolas adora contar essa estória. Especialmente a parte onde o policial disse, “Ah, você queria se afastar!”

Assim, obedecemos a autoridade e vivemos dentro das estruturas de autoridade de Deus. Deus as ordenou para o nosso bem e para Sua glória.

Mas e quanto a uma estrutura de autoridade que não é de Deus? E quanto a um sistema de relacionamento que não é ensinado na Escritura, mas existe por causa do caos de nossa condição?

E o que dizer a respeito, por exemplo, da escravidão Romana no primeiro século? Deus não determinou a escravidão, ainda assim, muitos Cristãos em Roma eram escravos ou tinham escravos. Eis aqui uma estrutura de relacionamento que não tem a aprovação de Deus e ainda assim existe enquanto o Evangelho começa a penetrar o Império Romano. Então o que Deus diz aos Cristãos que se acham nessa situação? Bem, vamos descobrir.

Por favor fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

22 Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.

23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

25 Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém.

4:1 Senhores, dêem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu.

Oração.

Aqui está uma passagem da Escritura que fala sobre escravidão Romana. A verdade é, a escravidão existiu no 1º Século Romano e se estendia por todo Império Romano. E enquanto a escravidão não era algo ordenado por Deus, Paulo entretanto escreve a Cristãos que poderiam ser escravos ou ter escravos e ele os ensina como viver dentro dessa estrutura de autoridade.

Agora uma pergunta surge de imediato para muitos de nós. Podemos nos perguntar porque Paulo não ensina os Cristãos a colocar um fim na escravidão de imediato. Você sabe como é, “Parem com isso! Isso é errado!”

Bem, por um lado, devemos nos lembrar que uma reforma real e duradoura na sociedade começa dentro do indivíduo antes que ela seja vista na comunidade. É a reforma dos indivíduos que leva a eventual reforma de uma sociedade.

É por essa mesma razão que nunca acabamos com o racismo em nosso país simplesmente com leis. Nem podemos acabar completamente com a pobreza simplesmente jogando dinheiro aos pobres nas vizinhanças. Não podemos parar completamente com o crime simplesmente impondo duras penas. Reforma, mudança verdadeira e duradoura na sociedade vem somente quando indivíduos são mudados e mudados por dentro – um indivíduo por vez – pelo poder do Evangelho. E quando um crescente número de indivíduos são mudados por dentro, nós eventualmente vemos uma mudança na sociedade por fora.

Recentemente eu dirigi pelo antigo bairro da igreja que pastoreei anteriormente em Louisville antes de vir para Henderson. Fica em uma parte da cidade que é altamente transitória com muitos dependentes de drogas e álcool. Refletindo sobre aqueles anos, caminhávamos e batíamos nas portas da vizinhança convidando as pessoas para o culto. E certa vez eu estava visitando um amigo da igreja chamado John e batemos em uma porta e convidamos uma jovem mulher para vir à igreja. Ela disse, “Eu sou uma atendente de bar em uma casa noturna.” O que você acha que dissemos?! “Bem, será um prazer te receber!” Pessoas mudam por dentro – um indivíduo por vez – pelo poder do Evangelho.

Então sim, frequentemente é sábio fazer leis que avançam a sociedade e nos é mandado dar aos pobres, alimentar os famintos e obedecer às leis, mas vamos lembrar que a Grande Comissão não visa a reforma ou revolução da sociedade, mas é um chamado para “Fazer discípulos,” para conduzir pessoas a Cristo de forma que possam ser transformadas de dentro para fora para a glória de Deus. Essa mudança ocorre em uma pessoa por vez.

Assim, Paulo fala a esses Cristãos onde eles estão. Seja qual for a posição deles na vida, ele tem uma palavra para eles. Existiam escravos em Colosso e existiam escravos na igreja em Colosso, então ele fala a esses Cristãos como viver para Cristo.

Quantos escravos existiam no 1º século? Muitos! Na Itália, cerca de 30-40% da população. Quando o Senado Romano certa ocasião considerou convocar os escravos para a guerra usando um tipo de vestimenta para identificá-los como escravos, mudaram de ideia por medo de que os escravos vissem o quão numerosos eles eram e se levantassem contra o governo.

Alguns escravos eram mais como empregados, conforme a palavra é traduzida em minha versão, um empregado era alguém que estava ligado a seu mestre por um longo período de tempo e eventualmente poderia se tornar livre. Outros escravos não eram tão afortunados. Tratados como uma propriedade, eram frequentemente sujeitos ao comportamento bruto de seus mestres. Para ter certeza, escravidão Romana não era exatamente como a infeliz história de escravidão de nosso país, mas certamente era errado, assim como é errado abusar de autoridade e escravizar aqueles que são criados à imagem de Deus.

Mais uma vez, Paulo simplesmente fala a esses Cristãos onde eles estão sem aprovar a escravidão.

Lembre-se sempre que, o que a Escritura registra não é necessariamente o que Deus aprova. A Escritura registra uma série de coisas que Deus não aprova. Isso não significa que a Escritura não seja a Palavra de Deus, ela é. Mas a Palavra de Deus é um registro da verdade. A Bíblia registra a história verdadeira, eventos verdadeiros, algumas vezes eventos infelizes. E frequentemente Deus provê princípios para regular tais eventos infelizes ou relacionamentos infelizes.

Deus pode abordar uma estrutura social em particular, pode até regular um relacionamento indesejável como esse entre um servo e seu mestre, mas de modo algum isso indica que Deus aprova qualquer situação social aprovada pelo homem.

Por exemplo, quando os Fariseus pressionaram Jesus quanto ao divórcio, você deve se lembrar que Jesus respondeu em Mateus 19:8, “Moisés lhes permitiu divorciar-se de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio.” Em outras palavras, o divórcio não é o plano ideal de Deus para o seu casamento. Desde o princípio – Genesis 1 e 2 com o primeiro casamento de Adão e Eva – desde o princípio não era o plano de Deus separar os dois, mas que os dois se tornassem um (Genesis 1:24).

A Bíblia pode regular um comportamento sem tolerar o comportamento. A Bíblia não tolera a perseguição dos Cristãos, ainda em Hebreus 10, Deus diz aos Cristãos como viver sob perseguição.

Paulo fala aos Cristãos onde eles estão e diz como viver dentro dessa situação.

Agora separamos um tempo para lidar com a realidade da escravidão Romana antes de pular rapidamente para a aplicação, porque, antes de podermos falar sobre o que uma passagem significa hoje, temos que gastar tempo entendendo o que ela significou no passado.

Esta não é uma passagem essencialmente sobre o relacionamento entre empregadores e empregados Americanos. É uma passagem sobre servos e senhores Romanos. É sobre uma estrutura que felizmente não existe mais em nossa atual sociedade Ocidental.

Não existe correspondência alguma entre escravos e empregados. Embora alguns de vocês discordem! Você pode ter um chefe e se sentir um escravo dele! “Cuidador de Escravos!!” Não podemos ignorar a realidade histórica da escravidão.

Mas assim como seria errado ignorar essa realidade histórica ou pular isso, seria igualmente errado chamar atenção para isso e então falhar em encontrar qualquer princípio que se aplique a nossa cultura e situação atual.

E existem princípios permanentes que emergem dessa passagem, princípios que se aplicam a um número diferente de relacionamentos estruturais, incluindo o moderno local de trabalho Americano.

Assim, com isso em mente, agora vamos olhar esses versos através das lentes do Evangelho, lembrando que o próprio Jesus não veio para ser servido (como se Ele fosse um mestre Romano) mas Jesus veio para servir (como se fosse um servo Romano), deu Sua vida como resgate por muitos (Marcos 10:45). Ele deu Sua vida para comprar sua liberdade. Conforme diz Paulo em Filipenses 2:7-8, “mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!”

Jesus Cristo foi o perfeito servo para que você pudesse ser livre para servi-lo como seu Mestre. Eis aqui o que escrevi em minhas anotações:

** Porque Cristo Se deu por completo por você, você pode se entregar por completo para Ele. Eis como:

Obedeça com Alegria Aqueles que Exercem Autoridade Sobre Você (22-23)

Verso 22:

22 Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.

23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

Obedeça com alegria aqueles que exercem autoridade sobre você. 

3 Maneiras Específicas de Obedecer:

Consistentemente

Verso 22, obedeçam “em tudo.” Trabalhadores Cristãos obedecerão em tudo, consistentemente. Agora é claro, se o nosso chefe nos manda fazer algo ilegal ou antiético, que não faríamos e humildemente diríamos como Pedro em Atos 5:29, “Devemos obedecer mais a Deus que o homem.” Caso contrário, obedeceremos “em tudo” consistentemente.

Eu gosto da frase no verso 22, “não somente para agradar os homens quando eles estão observando.” Isso significa “Somente enquanto o chefe está olhando.” Trabalhe duro somente quando seu patrão está por perto.

O falecido Ray Stedman, pastor da Península Bible Church na Califórnia, conta sobre um missionário na África que compartilhou com ele sobre ser responsável por contratar os nativos para certos trabalhos. Stedman disse que o missionário:

Descobriu que os nativos eram todos preguiçosos e só trabalhavam enquanto ele estava olhando. Quando ele saía, eles paravam de trabalhar e não faziam nada até ele voltar. Esse camarada tinha um olho de vidro e certo dia quando seu olho estava incomodando, ele tirou o olho e o colocou sobre um toco. Quando ele retornou encontrou todos trabalhando porque eles achavam que o “olho” estava olhando para eles enquanto o missionário estava fora…então ele pensou que havia encontrado uma maneira brilhante de se livrar do peso de ficar vigiando os trabalhadores até que um dia ao voltar, descobriu que um dos trabalhadores se esquivou por trás do toco onde estava o “olho” e colocou seu chapéu sobre ele e todo mundo estava descansando por aí!

Obedeça com Alegria aqueles que têm autoridade sobre você. Obedeça Consistentemente e obedeça Respeitosamente:

Respeitosamente

Verso 22, “mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor.”

Você respeita seu chefe de forma que você trabalha duro quer ele esteja olhando ou não? É por isso que Paulo menciona, “temerem ao Senhor.” A implicação é que Cristãos vão trabalhar com mais afinco que não Cristãos porque Cristãos temem a Deus, servem a Deus e sabem que Deus os está observando!

Verso 23:

23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

Obedeça com Alegria aqueles que têm autoridade sobre você. Obedeça Consistentemente, Respeitosamente e 

De Todo Coração

Cristãos têm que trabalhar arduamente mais que qualquer outra pessoa porque amam a Deus, temem a Deus e servem a Deus. Eles entendem que sua influência e testemunho Cristão está à mostra diante dos outros.

Todos nós somos missionários do dia-dia; evangelistas do dia-dia. Nós usamos nossos trabalhos como plataformas de onde mostramos o Evangelho e compartilhamos esse Evangelho.

FF Bruce:

O relacionamento mestre-servo deve persistir no lar e no trabalho; na igreja isso foi engolido no novo relacionamento. Assim, um servo Cristão deve ser reconhecido como um ancião na igreja devido a sua estatura espiritual, e receber a devida consideração de seu mestre Cristão. Mas o servo Cristão não vai ousar nesse novo relacionamento ou fazer disso uma desculpa para servir a seu mestre com menos atenção; pelo contrário, ele vai servi-lo mais fielmente por causa desse novo relacionamento. E se um servo Cristão tiver um mestre descrente, ele vai servi-lo mais fielmente agora devido a reputação de Cristo e o Cristianismo está atrelado à qualidade de seu serviço.

Cristãos devem ser os melhores trabalhadores no emprego porque amam a Deus, temem a Deus e servem a Deus. Isso nos leva a segunda aplicação principal.

Porque Cristo Se deu por completo por você, você pode se entregar por completo para Ele.

Lembre Quem é Seu Verdadeiro “Chefe” (23-4:1)

Quem é seu verdadeiro empregador? Não é quem assina seu pagamento. Seu verdadeiro empregador, seu verdadeiro chefe é o Senhor.

23 Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

“como para o Senhor.” Seu verdadeiro chefe é o Senhor. Última parte do verso 24:

“sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.”

“vocês servem a Cristo o Senhor.” O mesmo ensinamento no final do verso 1 no capítulo 4:

4:1 Senhores, dêem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu.

Seu chefe máximo, seu Senhor maior, está no céu. Seus olhos estão sempre sobre você. Ele vê tudo o que você faz. Isso é um alerta e um encorajamento para ambos, aqueles em autoridade e sob autoridade.

Àqueles em autoridade (aqueles que exercem autoridade sobre outros), Paulo diz no verso 1 do capítulo 4, “dêem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu.” Ele está te observando. E também é um encorajamento àqueles que estão debaixo de autoridade. Lembre-se de que você está servindo principalmente sob a autoridade de seu chefe celestial e Ele vê tudo o que você faz e Ele vai te rercompensar por tudo o que você faz.

Porque Cristo deu tudo de Si por você, você pode dar tudo de si por Ele. Você pode obedecer alegremente aqueles em autoridade sobre você, segundo, lembre quem é seu verdadeiro “chefe,” terceiro:

Trabalhe pelo Seu Último “Dia de Pagamento” (24-25)

24 sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.

25 Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém.

Duas declarações que vale a pena observar sobre o “Dia de Pagamento” final no dia do julgamento:

“você receberá a recompensa da herança”

“mas aquele que age de forma errada será retribuído da mesma forma”

Deus vê tudo e assim se você é um Cristãos e está agindo como deveria – enquanto sua salvação não está em risco (e graças a Deus por isso!), mas enquanto sua salvação não está em risco, sua recompensa está em risco – na medida que vamos entrar no estado final com algum arrependimento por perda de recompensa. Coisas que poderiam ter sido feitas se tivéssemos obedecido.

Mas se alegremente obedecemos aqueles que exercem autoridade sobre nós e lembrarmos que o Senhor é o nosso “chefe” maior, e O servirmos, nós iremos – verso 24 – “receber a recompensa da herança.”

Imagine um escarvo Romano ouvindo esse verso. Debaixo da Lei Romana um escravo não herdava nada. Não havia herança para um escravo Romano. Mas aqueles escravos Romanos que eram Cristãos tinham uma herança no céu conforme Pedro diz em 1Pedro 1:4, “para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês.”

Assim, Jesus é o seu verdadeiro chefe e Ele vê seu trabalho e Ele vai recompensá-lo.

Isso significa que onde quer que você viva e qualquer que seja o seu trabalho, Jesus sabe, e tudo ficará bem, e você está servindo a Ele. Onde quer que esteja, Jesus está lá. Tudo bem. Você O serve e Ele te vê e te recompensará.

A velha piada no ministério é, “Eu sei que o Senhor me chamou aqui, mas às vezes me pergunto se Ele esqueceu!” Não, Ele não esqueceu. Ele sabe onde você está. Ele te chamou para fazer seu trabalho onde Ele te colocou. Você precisa apenas ser fiel.

Ele pode te levar para outro trabalho ou outro lugar, mas Ele vai guiá-lo. Você precisa apenas ser fiel e lembrar que você trabalha para Ele.

Você pode se sentir desvalorizado, mal pago, você pode ser tentado a fazer o mínimo porque você não está tão preocupado em ganhar muito dinheiro. Bem, os olhos do Senhor estão te observando e você trabalha para Ele!

Porque Cristo se deu por completo por você, você pode se doar por completo para Ele.

E aqui não há trabalho mundano se Jesus é seu Mestre.

Como Jesus faria seu trabalho? Como Ele colocaria gasolina? Pediria uma comida? Como Ele falaria com os outros empregados? Como Ele conversaria durante os intervalos?

Porque Cristo se deu por completo por você, você pode se doar por completo para Ele.

Seu trabalho é VALIOSO para o Senhor! Seu trabalho importa. É por isso que Ele vai te recompensar. Seu trabalho tem dignidade não importa o que você faz porque você está trabalhando para Ele.

Seu trabalho tem dignidade quer você trabalhe com saneamento, quer seja um marceneiro, um fazendeiro, encanador, bancário, atendente de call center. Quer você faça TI, trabalhe com vendas, em minas de carvão, seja mecânico, professor de escola, mãe em tempo integral e trocadora de fraldas. Lembre-se de que Jesus foi um carpinteiro! Seu trabalho tem valor para o Senhor e em última análise, você trabalha para Ele.

Porque Cristo se deu por completo por você, você pode se doar por completo para Ele.

Tudo isso é possível devido a nossa liberdade em Cristo. Imagine escravos Cristãos se aproximando de Paulo como quem diz, “Nós somos salvos e agora somos livres, então não temos que fazer o que nossos mestres dizem, certo?” Paulo devia ter respondido, “Na verdade sua liberdade em Cristo te motiva a ser o melhor servo que você pode.” Porque você encontrou realização em Cristo, propósito em Cristo, significado e identidade em Cristo, você quer servir com alegria.

Porque Cristo se deu por completo por você, você pode se doar por completo para Ele.

Mas isso não significa que você tenha quer ser escravo de seu trabalho! Seria errado levar dessa mensagem a ideia de “trabalhar duro, ou fazer o melhor, ou ter o melhor desempenho.”

Lembre-se: nós encontramos nossa realização nEle. Só Cristo satisfaz os desejos da nossa alma. Se tentarmos encontrar satisfação plena, propósito, significado e identidade fora de Cristo, seremos escravos daquilo onde depositamos a esperança de nos trazer satisfação plena, propósito, significado e identidade.

Você pode ser um Cristão e ser um escravo de muitas coisas, nem sempre coisas ruins. Coisas ruins são fáceis de identificar, coisas como álcool, drogas e pornografia – e muitos são escravos dessas coisas.

Mas você pode ser escravo de coisas não tão ruins, ou relativamente neutras como o seu trabalho. Você sabe quantos Cristãos buscam significado, propósito, aprovação e identidade em seu trabalho? Tudo está atrelado à seus desempenhos.

É por isso que é sempre triste para mim quando ouço a respeito de algum ator talentoso, cantor, comediante ou um chefe de renome mundial que tirou sua vida. Se você é um músico de talento ou algum tipo de artista e sua identidade está atrelada ao que você faz, o que acontece quando o trabalho para de aparecer, ou a música não vende, ou as pessoas param de comprar seu livro de ficção, ou alguém é escolhido no seu lugar para ser o chefe de cozinha? É possível ser um escravo do trabalho sem perceber isso?

E os mesmos tipos de perguntas podem ser feitas a você. Você encontra seus sentimento de satisfação plena, significado, propósito e identidade – seja honesto! – o quanto do que você faz ou pensa ou valoriza todos os dias diz respeito a seu trabalho? Você busca validação ou reconhecimento em seu desempenho?

Você define sucesso por quantas contas você abre, quantos vendas você fecha ou se o chefe te convida para passar férias com ele? Se você foi o “Empregado do Ano?” Você sempre se vê comparando o seu desempenho com o dos outros, pensando, “Se eu fizer um pouco mais, então serei feliz,” – e não falo só de dinheiro, me refiro a propósito, significado, valorização como pessoa e sentimento de identidade. Você é um escravo de alguma coisa que não seja Cristo? O que realmente DIRIGE sua vida?

Você pode ser um árduo trabalhador e você pode ser dirigido – na verdade, essa passagem convida a um bom, árduo e ético trabalho – sim, seja o melhor que você pode, através daquilo que realmente DIRIGE você! Colocando de outra forma: para quem você realmente está fazendo tudo isso? Qual a razão?

A coisa maravilhosa de você ser um escravo de Cristo é que na verdade somos livres. Nossa identidade não está atrelada ao nosso trabalho, mas atrelada a Cristo. Lembre-se de Colossenses 3:4, “Cristo, que é a sua vida!” Paz duradoura, alegria, propósito e significado são encontrados exclusivamente nEle. Em uma palavra, nós somos “completos nEle (Colossenses 2:10).”

Ouça: Quando nós nos entregamos a Cristo, nós perdemos nossa independência para ganhar nova liberdade. Com Cristo como nosso Mestre, nós perdemos nossa independência, nosso esforço próprio de se auto servir, que nos torna escravos de tantas coisas. No entanto, que ironia maravilhosa! Quando nos entregamos a Cristo, perdemos nossa independência para ganhar nova liberdade.

Como escravos, somos livres das coisas que antes nos mantinham cativos. Porque agora somos identificados em Cristo, somos libertos de nossa crise de identidade. Porque estamos seguros como Seus filhos, somos livres de pensamentos de insegurança; livres de insegurança. Porque agora somos aceitos por Cristo e aprovados por Cristo, somos livres de tentarmos ganhar a aprovação e aceitação dos outros, livres de tentarmos ganhar a aceitação e aprovação de um amigo, ou parente ou chefe.

Veja, isso é o que eu creio que muitos Cristãos falham em enxergar nessa passagem. Que com tanta loucura em nosso país hoje no que diz respeito a tão chamada “pregação da prosperidade,” e “se você pode sonhar com isso, você pode fazer isso,” você conhece essas tolices. Não faz sentido algum para a maioria dos Cristãos que vivem fora da América. Nossos irmãos Cristãos que vivem na pequena vila de pescadores no Brasil, ou Cristãos secretamente amontoados em igrejas nas casas no Laos, podem apenas balançar suas cabeças em espanto diante do conceito vazio de “Nomeie, reivindique, sonhe e seja próspero.” Seus sonhos pelas coisas que gostamos em nosso país – são apenas, “devaneios” por assim dizer.

Quero dizer, olha: Eis aqui uma passagem onde Paulo está escrevendo aos escravos Romanos. Assim, pense a respeito disso por um instante. Para muitos deles, a probabilidade de se tornar um não escravo durante suas vidas era quase zero. Se eles pudessem olhar para o futuro e se tivessem uma TV por perto e pudessem assistir e ouvir um moderno televangelista sorridente dizendo a eles para “perseguirem seus sonhos,” eles diriam, “Em que planeta esse cara vive?!”

A realidade é que esses escravos Cristãos permanecerão escravos Cristãos durante suas vidas. Paulo não está dizendo para eles, “Apenas tenha fé e envie seu dinheiro e te darei um manto de oração e você vai sair dessa situação.” Não. Paulo está ensinando que existe algo muito maior que deixar a servidão terrena. Ele não coloca sua identidade na fuga da escravidão. Ele não procura colocar sua identidade em algum sonho distante de um dia melhor, ou uma vida melhor onde possam ter todo tipo de dinheiro e os melhores bens materiais. Por que?

Porque, preste atenção: Há algo de muito maior valor que tudo isso. Se você é um Cristão, seu maior sonho já está realizado em Cristo Jesus. Ser perdoado de todos os pecados. Ter vida – vida eterna – assim, quando seu corpo parar, sua alma não vai para o inferno, mas para o céu PARA SEMPRE. Para ter uma herança lá. Para ter aceitação, aprovação, identidade, valor, propósito, significado. Seu maior sonho já está realizado em Cristo.

Não é o que fazemos que nos dá um sentimento de valor. Podemos ter trabalhos muito importantes, mas esses trabalhos não vão nos definir. Não é o que fazemos que nos dá valor. É quem nós somos. Nós somos Cristãos. Nós pertencemos a Cristo. Lembra do verso 12? Colossenses 3:12, “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado…” Quem é você? Eleito, escolhido de Deus, santo, amado.

Você percebe que não é tanto quem você é, mas de quem você é? Você pertence a Ele. Preste atenção a mim: Descanse em sua identidade em Cristo. Descanse em sua identidade como filho de Deus. Você tem valor, propósito, significado, identidade, salvação, perdão, segurança e herança!

Fiquemos de pé para orarmos.