Todas as Religiões não levam ao Mesmo Deus?

Todas as Religiões não levam ao Mesmo Deus?

“Todas as Religiões não levam ao Mesmo Deus?”

(Êxodo 20:1-3)

Série: Respostas (1ª de 5)

Equipe de Pregadores: Revs. Todd A. Linn e Rich Stratton

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(1-3-09) (Manhã)

 

Palavras em Preto – Todd Linn

Palavras em Vermelho – Rich Stratton

. Peguem suas Bíblias e abram em Êxodo, capítulo 20.

Durante os cinco Domingos de Março nós estaremos vendo algumas das perguntas mais comuns a respeito da fé Cristã. A cada semana, nós estudaremos essas perguntas tanto na escola dominical como no horário de culto. Nossa série tem o título: “Respostas” porque o objetivo é fornecer respostas bíblicas para cada uma das perguntas.

 

O Irmão Rich vai pregar comigo enquanto nós faremos uma espécie de “Pregação em Equipe” durante essa série, então eu quero pedir a ele que venha e junte-se a mim. Nós pensamos nisso como uma “Pregação em Estéreo” e nós esperamos que Deus use nós dois enquanto nós compartilhamos nossos pensamentos acerca dessas questões.

 

Bem, a primeira pergunta que veremos hoje é esta: “Todas as religiões não levam ao mesmo Deus?” Se eu oro a Deus e se você ora a Deus, faz diferença se eu tenho em mente o Deus da Bíblia e você tem em mente o Deus do Islã? Isso realmente importa? Bom, nós vamos estudar essa pergunta hoje e nosso texto é Êxodo, capítulo 20. Muitos de vocês vão rapidamente reconhecer esse capítulo como o capítulo que nos dá os 10 Mandamentos e os primeiros versículos nos dão o primeiro mandamento.

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra

 

1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

3 Não terás outros deuses diante de mim.

. Orar.

 

Introdução:

 

Todas as religiões levam ao mesmo Deus? Muitas pessoas acham que sim. Dezembro passado, durante um programa de Televisão da ABC, “Nightline”, o ex- Presidente George Bush reiterou sua crença de que ele ora para o mesmo Deus daqueles com diferentes crenças religiosas. Ele disse: “Eu realmente creio que há um todo poderoso que é amplo e grande o suficiente e amoroso o suficiente que possa abranger um monte de pessoas.” Ele tinha feito uma afirmação semelhante cerca de um ano antes, dizendo a um repórter do Oriente Médio que todas as religiões, “sejam elas o Islamismo, Cristianismo, ou qualquer outra religião, oram ao mesmo Deus.” Isso não tem a intenção de ser um ataque ao ex-presidente. Ele mesmo admitiu em Dezembro passado que ele não é um especialista nesses assuntos, mas ele defendeu uma crença muito popular, a crença de que as pessoas de todas as religiões, “sejam elas Islamismo, Cristianismo, ou qualquer outra religião, oram para o mesmo Deus.”

 

Isso é verdade? Todas as religiões levam ao mesmo Deus? Quando pessoas ao redor de todo mundo oram em seu contexto religioso, sejam elas Muçulmanas, Crentes, Judias, Budistas, Mórmons, Nova Era, Filósofos, Humanistas – todas essas pessoas estão se dirigindo ao mesmo Deus e elas simplesmente não sabem?

 

Uma ilustração popular sustenta que todas as religiões levam ao mesmo Deus. Os professores nos campus universitários a usam com freqüência. Ela diz o seguinte: suponha que você tem quatro ou cinco homens diferentes e você coloca uma venda em cada um deles e então você os leva até um elefante. Nenhum deles pode ver o elefante, mas cada um deles pode sentir uma parte do elefante. Uma pessoa sente a tromba. Uma outra pessoa sente uma das patas do elefante, e um outro sente as presas do elefante. A estória sugere que cada pessoa aprende e experimenta a verdade a partir de “um” elefante.Então, cada pessoa está no caminho certo. Todas elas estão encontrando o mesmo elefante, apenas aspectos diferentes dele. Assim, a estória sugere que todas as religiões estão encontrando o mesmo Deus, apenas com aspectos diferentes dele. Todas as pessoas oram para o mesmo deus e o conhecem do seu próprio modo, mas ele ainda é o mesmo único e verdadeiro deus. Como você responderia a alguém que pensa dessa maneira?

 

Como você responderia a alguém que crê dessa maneira? Ou seja, aparentemente, esse parece um argumento bem convincente, não parece? Cada pessoa tem uma experiência com uma parte da verdade e a parte da verdade de cada pessoa leva à verdade principal. Todo mundo está orando para um deus diferente da maneira como elas o conhecem, mas isso não importa porque todos esses deuses são parte de um Deus principal, assim como marfim e pés são partes de um elefante principal.

 

Nós voltaremos à ilustração do elefante depois, mas neste momento nós queremos dar uma olhada melhor nesses versículos que nós lemos há alguns instantes. Como uma igreja que crê na Bíblia, nós acreditamos que a Bíblia tem as respostas para as perguntas mais complicadas e a Bíblia tem uma resposta muito clara para essa pergunta sobre diferentes religiões. Vejam novamente os três primeiros versículos de Êxodo, capítulo 20. Eu quero que vocês vejam três coisas que nós podemos aprender sobre Deus bem aqui no primeiro dos Dez Mandamentos. Número um:

 

I.  Deus Declara Seu Senhorio (1-2 ª)

 

1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

2 Eu sou o SENHOR teu Deus,

 

Essa afirmação: “Eu sou o Senhor teu Deus” é digna de uma reflexão ponderada. Deus declara claramente: “Eu sou o Senhor teu Deus.” Ele não pede permissão para falar dessa maneira. Ele nem mesmo diz: “Você pode até não acreditar, mas Eu sou o Senhor teu Deus.” Ele simplesmente e de forma clara afirma a verdade: “Eu sou o Senhor teu Deus.” É uma ousada afirmação declaratória que somente Deus pode fazer.

 

A propósito, também é interessante que Deus não busca provar de alguma maneira que Ele é Deus. Ele não diz: “Eis aqui algumas razões porque Eu sou Deus e porque ninguém mais é deus.” Não, Ele simplesmente declara Seu senhorio: “Eu sou o Senhor teu Deus.” Somente Deus pode fazer uma afirmação dessa.

 

Essa frase: “Eu sou o Senhor teu Deus” é uma frase que condensa duas palavras para Deus. A palavra “SENHOR” com todas as letras em maiúsculo é a palavra “Jeová” ou “Yahweh”. Esse é o nome pessoal, o nome próprio do único Deus Verdadeiro. É melhor traduzido como “Aquele que existe”. Os Judeus modernos nem mesmo pronunciam o nome porque eles acreditam que ele seja sagrado demais para ser dito em voz alta.

 

A outra palavra ali para Deus no versículo dois é a mesma “Deus” que traduz a palavra hebraica “Elohim”, que se refere de forma geral às obras de criação de Deus. “Eu sou o Senhor teu Deus. Sou Aquele que põe estrelas no céu. Eu criei o sol e a lua. Eu criei a terra e criei você. Eu sou o Senhor teu Deus.”

 

E nenhum lugar Deus diz algo do tipo: “Eu sou um dentre muitos deuses.” Nem diz: “Eu tenho que ser o primeiro dentre muitos deuses.” Também não diz: “Eu sou o deus mais importante.” Não, Ele simplesmente declara Seu senhorio: “Eu sou o Senhor teu Deus.” Deus declara Seu Senhorio. Número dois:

 

II. Deus Merece nosso Amor (2b)

 

Esse é um ponto implícito. Isso quer dizer que você não vai ver a palavra “amor” de forma explícita lá no versículo 2, mas você vai ler sobre amor. Dê uma olhada. Vejam o que Deus faz Seu povo recordar logo após fazer sua afirmação declaratória sobre Seu Senhorio. Na última parte do versículo dois. Ele diz: “Eu sou o Senhor teu Deus…

 

que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

 

Deus relembra a Seu povo o que Ele fez por eles. Ele “os tirou da terra do Egito, da casa da servidão.” Ele os libertou da escravidão! Qual é a resposta natural para a pessoa que te livrou do perigo? Que te salva do afogamento? Que salva sua vida? A resposta natural é amar aquele que te resgatou.

 

Você não pode forçar ninguém a te amar e Deus nunca forçou Seu povo a amá-Lo, mas Ele freqüentemente os lembrava do motivo pelo qual Ele merecia o amor deles. Ao longo do Antigo Testamento, ele diz: “Lembrem-se de quem sou Eu e do que Eu fiz.” Quando o povo de Deus lembrava como Deus os libertara dos 40 anos de amarras, 40 anos de escravidão no Egito, eles ficavam cheios de amor e eles renovavam sua fidelidade a Ele.

 

O Deus do Antigo Testamento é o mesmo Deus do Novo Testamento. Ele vem a nós na pessoa de Jesus Cristo e Ele nos liberta do pecado para nos tirar da escravidão e das amarras. A Bíblia diz em 1 Timóteo 1:15 que: “que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores.” Jesus Cristo veio a este mundo – Deus veio a nós na pessoa de Jesus Cristo – para salvar pecadores. Ele veio para nos salvar dos nossos pecados.

 

Se você foi salvo dos seus pecados, você ama aquele que te resgatou. É por esse motivo que a maioria de vocês está aqui esta manhã. Deus te livrou do castigo pelos seus pecados e você está aqui para cultuar, amar e adorar esse Deus com todo o seu coração. Ele “te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.” É por isso que Jesus disse em João 8:36: “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”

 

Estão vendo como esses versículos estão intrinsecamente relacionados. Deus declara Seu Senhorio. Ele apenas diz: “Eu sou o Senhor, seu Deus. Eu sou, eu existo. Eu sou o único e o próprio Deus, eu sou o Deus criador, criando os céus e a terá – criando você! – e o próprio, o único que concede a liberdade que você aprecia.” A implicação para tudo isso é: “Você não é nada sem mim!” é com base nisso, então, que Deus pode dizer: “Não terás outros deuses diante de Mim.” E isso nos conduz à terceira coisa que podemos saber sobre Deus. Deus declara Seu Senhorio, Deus merece nosso Amor, e em terceiro:

 

III. Deus Exige nossa Lealdade (3)

 

3 Não terás outros deuses diante de mim.

 

As últimas palavras “diante de mim” não significam “à minha frente”. Isso significaria que nós poderíamos ter qualquer quantidade de deuses ou ídolos, desde que Deus estivesse na primeira posição. Isso não é o que as palavras significam. A idéia, ao contrário, é nenhum outro deus “à minha vista”. É dessa maneira que William Tyndale traduziu o versículo na sua tradução de 1530: “Nenhum outro deus à minha vista.” É por isso que algumas traduções trazem: “Não terás outros deuses além de Mim.” A questão é: “Não terás qualquer outro deus.”

 

Pense nisso: qual é o “Alá” do Islã ou “Brahma” do Hinduísmo, se não “outros deuses?”  O Deus da Bíblia exige nossa lealdade e nossa aliança exclusivamente com Ele como Único Deus Verdadeiro. Além do mais, a Bíblia ensina que não existem outros deuses porque Deus sozinho criou todas as coisas e ele certamente não criou outros deuses! Gênesis 1:1 diz: “No princípio, Deus”, não “deuses”.

 

Então, de certo modo, a pergunta: “Todas as religiões não levam ao mesmo Deus” é enganosa. É enganosa porque implica que Deus aceita a validade de outras religiões. Não entendam mal. Nós vivemos num país livre e as pessoas são livres para cultuarem quem ou o que elas quiserem, mas ouçam: Ninguém é livre para definir o Único Deus Verdadeiro da Bíblia a não ser o Deus da Bíblia! Isso é tão importante que nós precisamos repetir: “As pessoas são livres para cultuar quem ou o que elas quiserem, mas ninguém é livre para definir o Único Deus Verdadeiro, a não ser o Deus da Bíblia.”

 

Então, vamos voltar para a ilustração do elefante. Alguém diz: “Bem, se você colocar a venda em quatro homens e pedir a cada um para tocar diferentes partes do elefante, cada um deles vai ter uma sensação diferente quanto ao elefante, então, conquanto todas as sensações deles sejam um pouco diferente umas das outras, todos eles estão experimentando a verdade com relação ao mesmo elefante.”E a implicação é que pessoas de todos os diferentes tipos de religião, Budistas, Crentes, muçulmanos, e assim por diante, estão no mesmo caminho, todos experimentando graus variáveis da verdade com relação a uma mesma coisa. O que há de errado com a ilustração?

 

Muitas coisas estão erradas! Mas a coisa mais importante que está errada é que ela não é ensinada em nenhum lugar da Bíblia. Isso quer dizer que Deus em nenhum lugar permitiu que nós pensássemos sobre Ele como o Deus mais importante para o qual os outros deuses conduzem. Ele em nenhum lugar nos permite orarmos a um deus ou outro ou ainda outro, como se todos nós estivéssemos experimentando partes do mesmo único Deus verdadeiro da Bíblia.

 

De fato, Deus é tão zeloso quanto a nossa lealdade que exatamente no próximo mandamento, o segundo mandamento, Ele diz: “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso”

 

Portanto, Deus não permite que nós pensemos Nele como um elefante com muitas partes diferentes, sendo que todas conduzem a Ele. Ele é o único, verdadeiro Deus! Ele exige nossa lealdade de maneira exclusiva.

 

Além do que, os ensinamentos de outras religiões simplesmente não são compatíveis com o Deus da Bíblia. Motivo pelo qual a pergunta “Todas as religiões não conduzem ao mesmo Deus?” É realmente a pergunta errada. É a pergunta errada porque a resposta bíblica final é: sim, todos aqueles que aderem a todas as religiões irão ao final se apresentar diante do mesmo Deus, o Deus da Bíblia. Então a melhor pergunta é: “Quando eu me apresentar diante de Deus e Seu julgamento, vou ser considerado inocente ou culpado?” E a Bíblia declara que somente aqueles se apresentarem diante de Deus baseados em Jesus sendo Seu Filho, que morreu pelos pecados do mundo, serão considerados inocentes. Os Judeus não crêem nisso com relação a Jesus. Os seguidores do Islã – Muçulmanos – não acreditam nisso acerca de Jesus. E os Budistas não acreditam nisso sobre Jesus. E mais, o Jesus dos Testemunhas de Jeová e o Jesus dos Mórmons também não é o mesmo Jesus da Bíblia. Portanto, eles se apresentarão diante do mesmo Deus que os Crentes, mas farão isso carregando a culpa pelos seus pecados.

 

Vejam, nós precisamos sempre perguntar: “O que a Bíblia diz a respeito disso?” O que a Bíblia diz? Onde estamos obtendo nossa informação sobre Deus? Estamos obtendo na Bíblia.

 

Muçulmanos crêem que a Bíblia é um livro que foi divinamente inspirado, mas não no mesmo nível que o Corão, um livro escrito 600 anos depois que a Bíblia. Onde a Bíblia e o Corão entram em conflito, os Muçulmanos desconsideram a Bíblia e ficam com o Corão. Mas notem que a Bíblia e o Corão têm um conflito a respeito de quase tudo, porque o Deus da Bíblia não permite a religião do Islã.

 

Por exemplo, o Islã ensina que Jesus foi apenas um profeta, um profeta enviado apenas para os Judeus. Com relação a Sua morte, sepultamento e a ressurreição de Jesus, o Corão afirma: “Eles não o mataram nem o crucificaram: foi apenas uma aparência (Corão 4:156).” Jesus nunca foi crucificado! Então não há morte, sepultamento, e ressurreição do Senhor Jesus Cristo, o fundamento principal do Cristianismo. Além do mais, o Islã ensina uma salvação pelas obras com nenhum muçulmano sendo jamais condenado em um abismo de fogo. Será que algum desses se assemelha ao Único Deus Verdadeiro da Bíblia que vem a nós na Pessoa de Cristo?

 

Então, superficialmente, pode parecer que “todas as religiões ensinam basicamente a mesma coisa” ou “todas as religiões levam ao mesmo Deus” ou “Se eu orar para o meu deus e você orar para o seu, nós estaremos ao final ambos orando para o mesmo deus”, mas quando nós nos voltamos para a Bíblia nós descobrimos algo mais. Se estamos obtendo nossa informação na Bíblia, então fica claro que a Bíblia não admite nenhum outro deus ou qualquer outro sistema de crença.

 

Vejam que quando alguém diz: “Bem, é isso no que eu acredito” ou “Bem, isso é o que eu acho”, eu realmente tento ouvir com amor e pacientemente, mas ao final eu tenho que perguntar: “Com base em que você baseia essa crença? Em que você baseia a sua fé? Essa idéia partiu de você ou você a pegou de outra pessoa? Está na Bíblia? Se não foi da Bíblia, então foi de onde? Você está disposto a apostar sua vida nisso?”

 

Se nós somos “pessoas do Livro”, seguidores do Deus da Bíblia, então o que nós cremos a respeito de Deus é determinado pelo que a Bíblia fala sobre Ele. Deus diz: “Não terás outros deuses diante de Mim”. Isso quer dizer que somente Ele é Deus e nós não devemos permitir que nada mais entre no nosso caminho de adoração a Ele – isso inclui família, nossos filhos, nossos esposos, isso inclui nossos empregos, nossos hobbies, nossas atividades de lazer – somente Ele é Deus e nada mais deve adentrar em nossa adoração a Ele.

 

Lembram quando Josué reuniu todo o povo lá no Rio Eufrates no capítulo 24? Foi um daqueles momentos decisivos. Josué tinha guiado o povo de Deus até aquele ponto e ele disse que eles teriam que decidir se realmente estavam sendo sérios com relação a viver para o Único e Verdadeiro Deus. Em Josué 24:15, ele diz para o povo:

 

Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.

 

Escolham para si neste dia a quem irão servir, o Deus da Bíblia ou ao deus das imaginações de alguém. Escolham hoje a quem servirão, ao Deus da Bíblia ou algum outro deus. Você vai concordar com Josué: “eu e minha casa serviremos ao Senhor?”

. Fiquem de pé para oração.

 

Apelo…