Tesouros em Cristo

Tesouros em Cristo

“Tesouros em Cristo”
(Colossenses 2:1-7)
Série: O Cristo que Satisfaz Plenamente (Colossenses)
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Convido vocês a pegarem suas Bíblias e abrirem na passagem que foi lida mais cedo, em Colossenses, capítulo 2.
A palavra chave nesta passagem me lembrou de algo que minha mãe certa vez fez para mim quando eu era criança. Foi no Dia dos Namorados que ela me deu um cartão e quando abri, li o que estava escrito bem embaixo, algo do tipo, “Agora, vá ao armário das vassouras e encontre seu tesouro.” Ela sabia que eu adorava caça ao tesouro. Eu costumava fazer pequenos mapas de tesouro e eu tinha um cofrinho de metal na forma de um baú de tesouro. Então li este bilhete, “Vá e olhe dentro do armário de vassouras.”
E então fui ao armário e abri a porta. E lá dentro do armário havia outro bilhete à vista que dizia, “Não, não está aqui. Olhe debaixo de sua cama.” E fui para meu quarto e olhei debaixo da cama e lá estava outro pequeno cartão que dizia, “Não, não aqui. Olhe debaixo da pia.” Então corri para a cozinha e abri as portas do armário debaixo da pia e vi um pedaço de papel que dizia, “Não, não aqui. Olhe no armário das toalhas.” Fui ao armário das toalhas e havia outro bilhete: “Não, aqui não. Isso aconteceu pelo menos uma dezena de vezes até que finalmente eu encontrei uma grande caixa vermelha em forma de coração cheia de todo tipo de chocolate. Foi realmente uma experiência inesquecível!
E eu pensei nessa pequena expedição de caça ao tesouro enquanto lia a frase no verso 3 onde Paulo diz que em Cristo, “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.” Se alguém fosse procurar pelos tesouros da sabedoria e do conhecimento supremos, encontraria em Cristo “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”
Paulo escreve intencionalmente dessa maneira porque ele escreve essa carta principalmente para falar dos falsos ensinos que estavam ocorrendo na igreja em Colossos. Havia mestres que tinham se infiltrado na igreja e eram influenciados pela filosofia Grega secular que estava se tornando popular naqueles dias. E muitos desses pensamentos Gregos estavam centrados na noção de mistério e segredo, conhecimento escondido.
Esses falsos mestres sugeriam aos Cristãos em Colossos que ter a Cristo era uma coisa, mas se alguém quisesse crescer em Cristo e realmente quisesse experimentar bênçãos espirituais profundas, então havia uma coisa que precisava ser acrescentada a Cristo, algo que suplementasse a fé deles. O ensino deles era, em essência: “Vocês têm a Cristo. Bom. Agora, prestem atenção aos nossos ensinamentos secretos e vocês terão muito mais.”
Paulo confronta esse falso ensino com a verdade que todo Cristão tem, tudo que ele ou ela precisa em Cristo Jesus. E escrevendo essa carta, Paulo usa algumas palavras desses falsos mestres ao refutar seus ensinamentos. É por isso que ele escreve sobre Cristo como o “mistério.” Vocês devem se lembrar disso, verso 27 do capítulo 1, “A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.” E a questão é, Não existe nenhum conhecimento secreto que o Cristão precise e não existe mistério algum escondido que o Cristão deva resolver. Cristo é superior, a fonte e a essência de todo conhecimento.
E dessa forma Paulo diz na passagem de hoje que é em Cristo que alguém vai encontrar, “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.”
Assim é muito útil lembrar que essa é a razão de Paulo escrever essa carta aos Colossenses. E é muito útil para nós que leiamos isso da mesma forma. Porque o que Paulo escreve aos Colossenses, Cristãos Colossenses há 2.000 anos, é aplicável aos nascidos em Kentucky, Cristãos de Kentucky 2.000 anos mais tarde.
Em essência, Paulo diz, “Saibam o que vocês têm, saibam em que vocês acreditam e saibam como viver. O que vocês têm, em que creem, como vivem. Número um:
I. Saiba O Que Você Tem em Cristo (1-3)
O que você tem em Cristo? O que todo Cristão possui? Riquezas em Cristo, todas as gloriosas riquezas de Cristo. Paulo diz no verso 3 que em Cristo, “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.” Em uma palavra: tudo. Você tem tudo em Cristo.
Na verdade, na carta irmã de Paulo, a carta aos Efésios, uma carta que contém muito dos mesmos ensinamentos que a carta aos Colossenses, Paulo coloca isso da seguinte maneira: ele escreve das “insondáveis riquezas de Cristo (Efésios 3:8),” que significa, “Não há fim o estoque de bênçãos e tesouros em Cristo. São infinitos; são ilimitados.”
E você verdadeiramente vê o coração do apóstolo, como ele se esforça para ensinar essa plenitude do crente em Cristo. Ele diz no verso 1:
1 Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.
Ou, “não me viram face a face.” Mas perceba a palavra, “lutando” no verso 1. É a mesma palavra da semana passada que foi traduzida “esforçando-se” no verso anterior, verso 29 do capítulo 1. É a palavra de onde temos em Inglês, “agonia,” aflição.
Paulo diz, “Cara, estou agoniado por todos vocês enquanto escrevo para vocês! Realmente quero que vocês saibam que vocês têm tudo de que precisam em Cristo.” Ele poderia muito bem ter dito, “Sabe de uma coisa, quando Epafras compartilhou comigo sobre a igreja, sobre o que estava ocorrendo, e sobre como alguns desses mestres foram à congregação e começaram a ensinar que vocês precisavam acrescentar coisas à sua crença em Cristo, meu coração ficou partido por vocês.”
Paulo está como quem diz, “Quero apenas encorajar vocês para que ninguém os engane,” verso 4. Você consegue ver isso no verso 4? Paulo diz, “Agora digo que ninguém deva enganá-los com palavras persuasivas.”
Paulo está agonizando pelos Cristãos. Ele está dizendo, “Quero apenas encorajá-los a saber o que vocês têm em Cristo.” Ele está querendo encorajar todo pessoal em Colossos, incluindo todos os Cristãos que ele nunca conheceu, “os que ainda não me conhecem pessoalmente,” ele escreve. Assim no verso 2 ele está escrevendo:
2 Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.
Essa última frase, “o conhecimento do mistério de Deus, do Pai e de Cristo” (conforme traz a tradução Almeida Fiel) é melhor traduzida como, “o conhecimento do mistério de Deus, que é o próprio Cristo.” E como está na maioria das traduções modernas e nós já sabemos da semana passada no verso 27, que o próprio Cristo é o mistério. Lembra do verso 27 na semana passada, “Cristo em vocês, a esperança da glória.” Nós estamos em Cristo e Cristo está em nós. Nós estamos nEle – a benção de nossa posição; Ele está em nós – a benção de Sua presença.
A profunda revelação de Deus ao crente é “Cristo em você,” um conhecimento pessoal de Deus e um relacionamento pessoal com Deus que vem pela graça, através da fé, em Cristo.
Então Paulo escreve para encorajar os Colossenses, especificamente “para que seus corações sejam encorajados,” verso 2, para que seus corações sejam encorajados e, eu adoro essa frase no verso 2, “estejam unidos em amor,” uma congregação “unida em amor.”
Você pode se imaginar um indivíduo como sendo um fio de tecido. E a pessoa a sua esquerda é outro fio de tecido e a pessoa a sua direita e por todo templo, cada um como um fio de tecido, um monte de fios individuais. E Paulo busca nos tecer a todos em unidade. Ele procura tecer todos esses fios juntos em uma linda colcha com cores fantásticas, ordem e simetria. O que pode nos manter unidos como uma linda colcha? É o, verso 2, “amor,” sendo, “tecido junto em amor.” Amor é o que mantém a colcha unida.
O amor é o que mantém uma congregação unida. Amor, amor vai nos manter unidos, conforme escreveu Neil Sedaka nos anos 70. Alguns de vocês são velhos o bastante para lembrar disso! Lembram de Captain & Tennille? “O amor nos manterá unidos!”
Muito bem, veja: isso é o que preocupa Paulo. Ele não gosta do fato de que alguns falsos mestres trabalharam para não manter a congregação unida. Os falsos ensinos deles havia dividido a igreja. Paulo está dizendo, “Não há como um seleto grupo de pessoas na igreja ter algum tipo de conhecimento escondido.” Ele diz que toda pessoa que tem a Cristo, tem tudo. Em Cristo, verso 3:
3 NEle estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.
Um estudioso da Palavra (Herbert Carson) descreve da seguinte maneira: “(escondido) não no sentido de ser além do nosso alcance, pelo contrário, como tesouros em uma mina que já foi aberta e de onde através de uma busca cuidadosa, um constante suprimento de pedras preciosas pode ser extraído.”
Saiba o que você tem. Você tem em Cristo “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.” E é este conhecimento que você tem que te impulsiona para frente em alegria e ações de graças.
Paulo descreve a consequência final do conhecimento que temos no final do verso 7 onde ele diz que isso faz o Cristão ficar “transbordando de gratidão.” Quando sabemos o que temos em Cristo isso faz com que nossos corações transbordem em gratidão e ação de graças, e nos faz abençoar os outros com o amor que nós mesmos temos recebido.
Falando de abençoar os outros com o amor que nós mesmos temos recebido, muitas igrejas como a nossa irão participar da Operação Natal das Crianças nesta semana.
Nós faremos nesta quarta-feira. “É o maior projeto de Natal deste tipo no mundo, Operação Natal das Crianças.” Nós preparamos “caixas de sapato cheias de presentes para demonstrar o amor de Deus de uma forma real para crianças necessitadas no mundo.”
Você sabia disso, “desde que isso começou há 20 anos, Operação Natal das Crianças, coletou e entregou mais de 124 milhões de caixas de presentes para crianças em mais de 150 países e territórios? Este ano a Operação Natal das Crianças espera coletar o suficiente em caixas de presentes a fim de alcançar outras 11 milhões de crianças.”
Então quarta-feira estaremos empacotando pequenas caixas cheias de brinquedos e itens de higiene. E os voluntários da Operação Natal das Crianças se certificarão para que cada criança tenha acesso à mensagem do Evangelho.
Temos um pequeno vídeo de muitas pessoas de nossa igreja que vieram no ano passado neste fantástico ministério. Confira:
[VIDEO CLIP; 2 minutos]
“Presentes de caixa de sapatos são arrecadados nos Estados Unidos, Austrália, Finlândia, Alemanha, Japão, Nova Zelândia, Canadá, Espanha e Reino Unido.”
“Esta semana a Bolsa Samaritana vai coletar as caixas de sapato cheias de presente em mais de 4.000 sites de entrega em todos os 50 estados e Porto Rico e então os entregará a cerca de 150 países e territórios.”
Amem! Isso é o tipo de coisa que você se acha fazendo quando você sabe o que tem em Cristo. Vamos voltar ao nosso estudo e descobrir a segunda ação que Paulo nos dá. Número um foi, “Saiba o que você tem,” número dois é:
II. Saiba No Que Você Acredita Em Cristo (4-5)
Paulo lembra os Cristãos o que eles têm em Cristo de forma que não sejam enganados por falsos mestres que estavam sugerindo que eles não tinham tudo o que precisavam. Paulo diz no verso 4:
4 Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes.
Paulo não quer que os Cristãos Colossenses – ou os Cristãos de Kentucky – sejam enganados por falsos ensinos. Deixe-me dar-lhes uma definição de ser enganado. Ser enganado é, “ser levado a acreditar em algo como sendo verdadeiro, sem ser verdadeiro.”
Alguns de nós provavelmente poderiam compartilhar uma situação de ser enganado por um habilidoso vendedor ao comprar um item ou outro. Mas a real preocupação aqui é de ser enganado, ser conduzido a acreditar como verdadeiro algo a respeito do Senhor que não é, como Satanás fez em Gênesis 3 quando tentou Eva a acreditar em algo a respeito do Senhor que não era verdade.
Ser enganado é, “ser levado a acreditar em algo com sendo verdadeiro, mas que na realidade não é.” Você sabe qual a melhor maneira de se guardar de crer em coisas que não são verdadeiras? Conhecendo, verdadeiramente conhecendo o que é verdadeiro! Saiba no que você acredita. Conheça a Bíblia. Paulo acrescenta no verso 5:
5 Porque, embora esteja fisicamente ausente, estou presente com vocês em espírito, e alegro-me em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.
Paulo diz, “embora esteja fisicamente ausente, estou presente com vocês em espírito.” E ele acrescenta, “e alegro-me em ver como estão vivendo em ordem e,” eu adoro essa frase no final do verso 5, “e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.”
A palavra “firme” é a melhor tradução, a firmeza de sua fé. É a mesma palavra usada por Lucas como um verbo onde ele descreve o fortalecimento das pernas do paralítico fora do templo (Atos 3:7).
Paulo celebra o fortalecimento da fé deles, a “firmeza” da fé deles. Como a nossa fé se torna firme? Conhecendo aquilo em que acreditamos. Pelo ensino da sã doutrina, teologia correta. Lembrando que teologia correta é essencial para nossas vidas. O pensamento correto leva a um viver correto.
E isso nos leva a ação final, número três:
III. Saiba Como Viver para Cristo (6-7)
Veja o verso 6:
6 Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nEle,
A maioria das traduções traz o verso 6 da seguinte forma, “viver nEle,” (como é o caso da NVI) ou, “continuar vivendo nEle.” Isso ocorre porque a palavra “caminhar” é a metáfora popular para viver. Seu “caminhar” Cristão é a maneira como você vive sua fé.
Isso é pelo menos tão antigo quanto o Salmo 1:1, “Bendito é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, não permanece no caminho dos pecadores, nem senta na roda dos escarnecedores.”
Saiba como você vive em Cristo. Você O recebeu como “Senhor,” verso 6. Lembrando que “Senhor” significa “Número Um.” Ele é mais importante para o Cristão que nosso cônjuge, namorada, namorado, empregos, esportes, dinheiro, coisas. Ele é Senhor. Assim, “Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nEle.”
Paulo prossegue no verso 7:
7 enraizados e edificados nEle, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Eu amo essa última frase! “transbordando de gratidão,” abundando ou “tremendamente cheio” na fé e gratidão.
Falando em abundar em gratidão, gostaria de dizer obrigado a vocês por sua oferta abundante.
A família de nossa igreja foi honrada na semana passada no Encontro Nacional da Convenção Batista de Kentucky. Fomos honrados pela doação significativa para o Programa Cooperativo que é o braço missionário de nossa convenção. O Programa Cooperativo é o meio pelo qual toda Igreja Batista do Sul doa para sustentar missionários no mundo inteiro, bem como as causas missionárias dos Batistas do Sul em todas as áreas de nossa denominação.
Nossa igreja foi reconhecida na terça-feira passada no encontro em Elizabethtown (veja o troféu) por doar um total de $5 milhões de dólares durante toda existência da igreja. Creio que ocupamos a 5ª posição na Comunidade, 5º de cerca de 2.400 igrejas no Kentucky. Glória a Deus.
Então precisamos continuar a ser uma igreja, verso 7, “enraizados e edificados nEle, firmados na fé.” Enraizados e edificados na fé de forma que não sejamos facilmente extirpados ou derrubados.
Quando eu estive na faculdade, trabalhei para uma companhia de paisagismo na crescente área de Atlanta. Não tem como dizer quantas begônias eu plantei ou quantos crisântemos ou amores-perfeitos. Aqueles amores-perfeitos em particular, eram tão fracos e frágeis. Você planta aqueles pequenos anuários em uma cama de flores e tudo o que era preciso era uma chuva, ou uma forte rajada de vento, ou um pé desajeitado para derrubar aquelas pequenas coisas para o lado. E você poderia pegá-las de volta e poderia tentar plantá-las novamente. Dificilmente há um sistema de raízes para aquelas coisas, são como minúsculos fios.
Contraste isso com o sistema de raízes da caixa de azevinhos (tipo de planta) que alguém plantou em nosso jardim frontal 40 anos atrás. Eu tentei matar uma dessas plantas. Peguei uma picareta e cavei, cortando as duras raízes em pedaços pequenos e cobrindo tudo com terra e então, na primavera seguinte, eis que vieram aquelas pequenas folhas de azevinhos, crescendo do chão. Uma caixa de azevinhos não é facilmente desenraizada!
Paulo diz, “Saiba como viver para Cristo.” Não seja frágil, uma pequenina planta Cristã. Sem raízes fortes. Sem conhecimento bíblico. Com apenas uma pequena compreensão infantil dos primeiros ensinamentos de fé Cristã. Não seja assim. Se você é um Cristão, você começa assim, mas não pode permanecer assim.
Mergulhe na Palavra. Saiba o que você tem, naquilo que você crê, e então você saberá como viver. Você será uma forte, robusta, inamovível, caixa de azevinhos que não pode ser eliminada facilmente. Quando alguém tentar te vender algum tipo de falso ensino, você vai reconhecer imediatamente como algo errado. E você se manterá firme na fé.
E quando os ventos baterem e as tempestades da vida chegarem, e as dificuldades e perigos de viver em um mundo caído te atacarem como uma picareta na madeira de um arbusto resistente, você não será derrotado. Você permanecerá firme em Cristo.
O correto pensamento leva a um viver correto.
A Bíblia inteira é a revelação do Próprio Deus. É por isso que nos referimos à Bíblia como Sua revelação. O Livro de Apocalipse, é claro, é a revelação dos planos de Deus para o futuro, mas a Bíblia inteira é a revelação de Deus, Deus revelando a Si Próprio, Ele Se fazendo conhecido a nós. Esta Bíblia é a mensagem de Deus, Seu “bilhete de amor” à humanidade.
A Palavra escrita de Deus contém toda informação que precisamos para conhecer Sua Palavra encarnada, Cristo Jesus, a revelação final do Próprio Deus.
E diferente dos pequenos bilhetes que minha mãe me deixou anos atrás, aqueles pequenos bilhetes que diziam, “Não, não está aqui” e “Não, aqui não,” Deus diz, “Aqui está Ele. Aqui está Cristo, em quem você encontrará,” “todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.” Aqui está Ele.
Deus quer que você O conheça. Deus quer que você O tenha. Receba-O hoje.
• Fiquemos de pé para orarmos.