Sinais Vitais da Igreja

Sinais Vitais da Igreja

“Sinais Vitais da Igreja”

(Atos 4:32-5:11)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(12-08-07) (Manhã)

 

. Pegue a Palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 4.

 

Há algumas semanas, nós começamos uma série de mensagens através do livro de Atos. Nossa série é entitulada: “A Igreja em Chamas!”, e nós temos notado como a igreja primitiva nasceu há 2.000 anos e se tornou rapidamente conhecida. Nós retomamos nosso estudo no capítulo 4, começando no versículo 32.

 

. Fique de pé honra à leitura: apenas os primeiros versículos para começarmos:

 

32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Eu não me lembro se foi quando eu era Escoteiro ou na escola muitos anos atrás, quando eu aprendi pela primeira vez como fazer uma respiração boca-a-boca. O que eu mais recordo na instrução era uma história que o professor nos contou sobre uma mulher que passou por um homem deitado no chão debaixo do sol quente perto de uns trilhos de trem. O homem estava todo vestido. O sol estava quente. Sua mandíbula estava aberta. Não parecia bem. A mulher imediatamente foi até lá e começou a fazer a respiração boca-a-boca. Logo que ela começou a soprar oxigênio dentro da boca dele, ele acordou do seu breve cochilo, que havia tirado durante seu intervalo como trabalhador da ferrovia, e começou a gritar com a mulher! A intenção do nosso instrutor era mostrar que você, nem sempre, pode imediatamente dizer, com base na aparência externa, se uma pessoa parou de respirar. Ele disse: Primeiro, dê um tapa no ombro dela e grite primeiro. Verifique os sinais vitais. Abaixe-se e veja se consegue detectar a sua respiração. Verifique o pulso.”

 

De uma maneira semelhante, você nem sempre pode falar sobre a saúde de uma igreja com base na sua aparência externa. Alguns prédios de igreja parecem muito bonitos do lado de fora. Prece que eles estão com tudo arrumado. Mas se você pudesse olhar dentro e ver o que está acontecendo nos corações e vidas das pessoas, você poderia verificar uma diferença na saúde da igreja.

 

Nesta manhã, a Bíblia nos dá o que eu estou chamando de alguns “Sinais Vitais da Igreja”. Esses sinais vão nos dizer se uma igreja está verdadeiramente via e bem. Eles vão nos mostrar quão saudável está a igreja. Então vamos checar juntos esses sinais vitais. Número um:

 

I.  Nós Precisamos ter Unidade (32-33)

 

O versículo 32 começa com uma “afirmação sumária” da igreja primitiva e ela nos diz que a igreja era unida. Eles tinham “um coração e uma alma”. E a igreja era unida de duas maneiras. Vamos ver essas duas maneiras juntas. Primeiro, nós precisamos ser:

 

1) Unidos em nosso âmbito interno (32)

 

32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

 

Aqui estava uma igreja que realmente se importava uns com os outros. Nas igrejas que estão vivas e bem,  uns se preocupam com os outros. Elas têm alcance no âmbito interno e se ministram uns aos outros. Nós vamos ler mais sobre isso daqui a pouco, mas agora, eu quero apenas que nós vejamos que as igrejas saudáveis cuidam dos que são seus. Como pastor desta grande igreja, eu continuo sendo grato pela forma como nossas salas de Escola Bíblica fazem um excelente trabalho cuidando uns dos outros no seu âmbito interno. Nossas salas de escola bíblica ajudam uns aos outros financeiramente, ou eles providenciam refeições uns para os outros, ou eles visitam alguém no hospital. Há uma unidade maravilhosa no corpo de Cristo. Nós precisamos ser unidos em nosso âmbito interno. Mas também:

 

2) Unidos em nosso Alcance Externo (33)

 

33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

 

O versículo33 é um versículo maravilhoso! É um versículo sobre o serviço junto ao público externo e o que eu gosto no versículo é a forma como ele é estruturado. Ele começa com “grande poder” e termina com “grande graça” e bem no meio dessas duas frases, inserida como um sanduíche, está “a ressurreição do Senhor Jesus.” É um versículo sobre o alcance do publico externo, sobre evangelismo. Uma igreja saudável é uma igreja unida no âmbito externo. A Bíblia diz: “com grande poder, davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.” Quando nossa igreja está unida em nossos esforços evangelísticos, grande graça ou grande favor de Deus, é derramado sobre o corpo. Isso não é demais?!

 

Uma das razões pela qual nós continuamos crescendo como igreja é porque nossa igreja é unida em nosso trabalho com o publico externo. Nosso Treinamento em Evangelismo chamado FAITH, que começa amanhã à noite, é um testemunho para nossa unidade no trabalho com o público externo. Eu espero que você esteja orando nas noites de Segunda-feira pelas 85 pessoas que estarão saindo pela comunidade de Henderson toda Segunda-feira à noite, falando para outras pessoas sobre Jesus e a igreja Dele.

 

E eu espero que você e eu continuemos sensíveis a todas as oportunidades que Deus nos dá ao longo da semana para falar para outros sobre Jesus. Nós temos oportunidades de compartilhar o evangelho todos os dias da semana.Você pode compartilhar Jesus com pessoas na sua vizinhança, com pessoas no local de trabalho, com pessoas na sua família. O melhor presente que você pode dar a alguém é o presente do Evangelho.

 

Nós estamos checando os sinais vitais da igreja. O primeiro sinal de vitalidade e vida é unidade. Nós precisamos ter unidade; unidos em nosso trabalho com o público interno e unidos no âmbito externo. Em segundo lugar:

 

II.  Nós Devemos ter Generosidade (34-37)

 

Igrejas que estão vivas e bem são igrejas que são generosas, generosas de duas maneiras. Primeiro, nós devemos ser:

 

1) Generosos com nossos Bens (34-35)

 

34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.

35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

 

Não dá para não ver a generosidade dos primeiros Crentes aqui nessa passagem. Como foi dito de uma pessoa querida, um irmão em Cristo que partiu ontem, durante seu funeral: “Ele se importou mais com as pessoas do que com os bens.” Assim são os verdadeiros Crentes. Eles são generosos com seus bens.

 

A Bíblia diz que quando esses primeiros Crentes percebiam uma necessidade no meio do corpo de Cristo, eles vendiam suas terras e casas e traziam o lucro para a igreja. Isso não é comunismo. Lembrem, comunismo é algo que é forçado. Comunismo é: “O que é seu é meu.” Cristianismo é: “O que é meu é seu”. Generosidade.

 

Eu sou grato por pastorear uma igreja que é generosa com seus bens. Nós aqui somos uma igreja que dizima. Nós devolvemos a Deus 10% do que Ele tem nos dado. É a nossa maneira de reconhecer que Deus é o Senhor de tudo que possuímos. Porque Ele tem sido generoso para conosco, nós somos generosos com Ele. O que nós fazemos sem pessoas que contribuam? O que nós faríamos se todos adotassem a atitude de deixar que outra pessoa dê? Nós precisamos ser generosos, generosos com nossos bens e, em segundo lugar:

 

2) Generosos com nossa Adoração (36-37)

 

36 Então José, cognominado pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,

37 Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.

 

A Bíblia nos apresenta aqui um homem chamado Barnabé. Nós leremos sobre Barnabé novamente no livro de Atos. A Bíblia diz que seu nome era “José”, mas os apóstolos deram-lhe um outro nome: “Barnabé”. Por que eles lhe deram aquele nome? Porque combinava com ele. A Bíblia diz que “Barnabé” significa “Filho da Consolação”. Isso é muito bom, não é?!

 

Eis aqui um homem na igreja que todos reconhecem como um consolador, como um homem que era generoso na sua adoração, sempre edificando com suas palavras as outras pessoas, nunca depreciando ninguém. Nós vamos ler mais sobre Barnabé. Foi Barnabé que mais tarde traria o Apóstolo Paulo aos crentes e lhes diria: “Este é um bom homem. Não tenham medo dele. Recebam-no como um de nós. “ Foi Barnabé que mais tarde levaria João Marcos consigo numa viagem missionária quando Paulo, ao contrário, o deixaria para trás. Nós vamos ler mais sobre Barnabé depois.

 

Mas repare agora que a igreja viu algo neste homem Barnabé que eles realmente gostaram. Eles viram um homem que era generoso em sua adoração, sempre falando palavras que promoviam harmonia, amor, encorajamento, e consolação; sempre vendo o melhor em todos e em tudo. E então os apóstolos disseram: “Vamos dar outro nome a José. Vamos dar-lhe um novo nome. Vamos chamá-lo do que ele é: Barnabé, aquele que encoraja.”

 

Ei, qual é o nome que as pessoas te dão? Você diz: “Bem, ninguém na igreja me deu um apelido.” Você tem certeza disso. Tem? Eu ri ontem de noite quando eu ouvia Chonda Pierce no radio. Você, mulheres, conhecem Chonda Pierce. O pai dela era um pastor e ela conta um monte de estórias sobre como é ser filha de pastor e  a forma como os Crentes agem. Ela menciona esses vários tipos de pessoas na igreja, e ontem, quando eu estava ouvindo, ela mencionou uma mulher na igreja dela que era conhecida como “Querida Irmã lustra banco”. Ela disse que a Irmã Lustra-banco era aquela que chegava cedo na igreja, colocava seu paletó no banco, seu lenço e sua Bíblia e as demais coisas, para que ninguém se sentasse no lugar dela! Chonda Pierce disse que, quando garota, ela chegava cedo na igreja e mudava as coisas da Irmã Lustra-Banco de lugar. Ela disse que queria ver se ela era realmente salva! É, se você quer descobrir se alguém é um crente ou não, sente-se no banco dele num culto e veja o que acontece!

 

Você tem certeza de que não tem um apelido? Barnabé chegava num ambiente e este ficava eletrizado! Barnabé deixava o ambiente e as pessoas diriam: “Cara, ele é um encorajador. Eu realmente adoro o Barnabé. Ele podia ficar mais um pouco.” O que as pessoas dizem quando você chega num lugar? O que elas dizem quando você vai embora?” Você diz: “Oh, ninguém tem um apelido pra mim.” Tem certeza? Assegure-se de viver de tal maneira que o apelido que as pessoas têm para você seja bom.

 

Igrejas que estão acesas para o Senhor são igrejas cheias com pessoas como Barnabé, pessoas que são generosas em sua adoração, falando palavras de edificação, incentivando o outro, não depreciando o outro.

 

Nós estamos checando nossos sinais vitais. Nós precisamos ter unidade.Nós precisamos ter generosidade. Em terceiro lugar:

 

III.  Nós Devemos ter Autenticidade (5:1-11)

 

Capítulo 5, versículos 1-11, são versículos memoráveis para dizer pouco. Nós acabamos de ler sobre Barnabé, um homem generoso com sua adoração e também generoso com seus bens. A Bíblia diz que, como outros, Barnabé vendera umas terras e trouxe o preço para a igreja. Sua ação foi contrastada com um certo homem no primeiro versículo do capítulo 5.

 

1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,

2 E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.

 

Não havia nada de errado com Ananias e Safira manterem parte do preço da venda de sua terra. O que foi errado foi que eles agiram como se o dinheiro que eles trouxeram para igreja fosse todo o dinheiro que eles haviam recebido com a venda. Pedro, divinamente guiado pelo Espírito Santo, sabe disso. Vejam o versículo 3:

 

3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?

4 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

 

Então Pedro mostra que o pecado de Ananias não foi que ele não tenha trazido todo o dinheiro que ele recebeu pela venda da sua propriedade para a igreja . Ele era livre para fazer o que quisesse com sua terra ou com qualquer lucro obtido com a venda dela. O pecado de Ananias foi que ele agiu como alguém que ele não era. Ele era um hipócrita. Talvez ele viu a forma como todos se encantaram com relação à oferta de Barnabé  para a igreja e ele pensou: “Ele não é o único que é tão generoso. Eu quero que as pessoas notem em mim também!” Então Pedro desmascara a hipocrisia de Ananias e diz: “Você não mentiu para os homens, mas para Deus. Você mentiu para o Espírito Santo.”

 

5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.

6 E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.

 

O coração de Ananias o enganou. Ele morreu com o choque. Veja o que acontece depois:

 

7 E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.

8 E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.

9 Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.

10 E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.

11 E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.

 

Nós lemos sobre “um grande poder”, “grande graça” e agora no versículo 11, “grande medo”. O pecado de Ananias e Safira foi mais do que ganância, e mais do que orgulho, e mais do que egocentrismo. O pecado deles foi da hipocrisia. Eles estavam representando na igreja. Eles se mostravam como pessoas que eles não eram. E Pedro diz que quando nós nos apresentamos como alguém que não somos, nós estamos mentindo para o Espírito Santo; nós estamos mentindo para Deus.

 

Felizmente nenhum de nós é hipócrita, certo? Alguém falou: “Se Deus julgasse a hipocrisia na igreja hoje, como ele julgou Ananias e Safira, seria necessário um  necrotério em cada igreja.”

 

Eu fico imaginando se algumas vezes nós não agimos como pessoas que não somos, quando nos reunimos para o louvor coletivo na presença do Espírito Santo. Será que nós realmente queremos dizer as palavras que cantamos para Deus, ou estamos mentindo?

 

Nós cantamos: “Eu amo contar a história” sobre Jesus. Nós realmente amamos? Nós realmente somos evangelisticos?

Nós cantamos: “Tudo a ti Jesus consagro, tudo entregarei.” Será?

“Eu decidi seguir a Jesus… embora ninguém mais me acompanhe, ainda assim eu seguirei.” Será?

 

Ou será que precisamos ouvir as palavras de Pedro: “Por que você está mentindo para o Espírito Santo, testando a Deus?”

 

Sinais vitais da Igreja: Nós devemos ter unidade. Nós devemos ter generosidade. Nós devemos ter autenticidade.

 

Conclusão / Apelo:

 

Sexta-feira à noite, Michele e eu fizemos uma corrida de 5 km em Madisonville. Eu realmente vinha aguardando a corrida porque eu vinha correndo um pouco mais rápido ultimamente e estava querendo melhorar minha marca pessoal. Nós começamos a corrida e eu estava querendo fazer cerca de 8 milhas por minuto, na primeira metade do tempo, a primeira milha, o rapaz gritou o tempo quando eu passei: “7 minutos, 16 segundos”. Eu estou me sentindo super bem porque, enquanto alguns de vocês correm bem mais rápido do que isso, 7.16 era muito rápido pra mim. Então, eu continuei e corri cerca de mais meia milh, e então aconteceu. Eu corria morro acima e eu não vi ninguém à minha frente. O grosso do pessoal, todos os velocistas, estavam fora da minha vista e tudo que eu vejo é uma  bandeirinha, uma mulher de pé na estrada, e eu vi um outro bandeirinha rua abaixo à direita. Eu sabia que nós viraríamos para direita em algum ponto, então deve ser isso. Eu passei de volta pela bandeirinha e eu estava fora da estrada. Tinha um cara correndo bem perto de mim e, de repente, eu me dei conta que eu não sentia mais a presença dele. Eu corri um pouco mais e então eu me dei conta: “Eu fui pro lado errado! Eu olhei pra trás e vi um corredor continuando, de onde eu havia saído é claro. Eu fiquei desapontado. Eu parei de correr e balancei a cabeça. E eu olhei pra trás para aquela mulher que era bandeirinha, que estava bem ali, e eu pensei: “Puxa, seria ótimo se ela tivesse dito algo do tipo: “Você está indo no caminho errado. É por aqui.” Mas ela não disse. Ela simplesmente me deixou prosseguir sem falar nenhuma palavra.

 

Eu pensei sobre esse incidente mais tarde e comecei a pensar sobre às vezes que Deus colocou outras pessoas no caminho para que seus trajetos interceptassem o meu. E eu pensei como é fácil deixar uma pessoa passar por mim sem que eu diga uma palavra se quer. Eu encontro uma pessoa e falo com ela sobre uma coisa ou outra, e lá vão elas rumo à direção errada, porque eu nunca lhes falei sobre Jesus Cristo. Jesus diz em João 14:6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, Ninguém vem ao Pai, a não ser por Mim.” Se você nunca recebeu Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, você está indo pelo caminho errado. Venha, dê meia volta. Siga este caminho. Nesta manhã, venha e aceite Jesus Cristo como Senhor e Salvador.