Sendo Limpo

Sendo Limpo

Lucas 5:12-16

Sendo Limpo”

(Lucas 5:12-16)

Série: Certeza em Tempos Incertos

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson KY

(4-7-10)

  • Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, capítulo 5.

Enquanto procuramos por Lucas 5, nós reconhecemos o fato de que cultuarmos juntos no Domingo, dia 4 de Julho, é nos reunirmos para o culto com um sentimento ainda maior da importância de nosso privilégio e da imensidão de nossas bênçãos. Nós adoramos nesta manhã com profunda gratidão a Deus e aos fundadores de nosso país por termos alegria da liberdade de nos congregarmos e cultuarmos como fazemos.

Neste dia, a Declaração de Independência, escrita por uma comissão de cinco, com Thomas Jefferson como o autor chefe, declarou que as colônias Americanas se tornaram independentes da Grã-Bretanha. John Adams, um de seus cinco autores, escrevendo para sua esposa Abigail em 3 de Julho, 1776, previu que o Dia da independência seria, “a mais memorável época na história da América”. Ele acrescenta, “eu estou apto a acreditar que isso será celebrado por sucessivas gerações como uma grande festa de aniversário. Isso deverá ser comemorado como o dia da libertação, por atos solenes de devoção ao Deus Todo Poderoso”.

Eu creio que concordaremos que estar na casa de Deus em 4 de Julho, é um daqueles “atos solenes de devoção a Deus”, conforme observamos a Ceia do Senhor e a exposição da Escritura, pregando a Palavra como um ato solene de devoção ao Deus Todo Poderoso, ouvindo cuidadosamente a Palavra pregada como um ato solene de devoção ao Deus Todo Poderoso.

Nós paramos no versículo 11 onde Jesus tinha chamado Seus primeiros discípulos. Pedro, certamente André, Tiago e João. Lucas diz, “deixaram tudo e O seguiram”. Nós lemos depois um breve relato de como este Senhor, que faz o peixe nadar para as redes dos pescadores como Senhor de todo mar, agora, demonstra Seu poder como Senhor de toda enfermidade. O que aconteceu quando Jesus entrou em uma certa cidade e foi encontrar com um homem cheio de lepra? Vamos ler sobre isso.

  • Fiquemos de Pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

12 E aconteceu que, quando estava numa daquelas cidades, eis que um homem cheio de lepra, vendo a Jesus, prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me.

13 E ele, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, sê limpo. E logo a lepra desapareceu dele.

14 E ordenou-lhe que a ninguém o dissesse. Mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote, e oferece, pela tua purificação, o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho.

15 A sua fama, porém, se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades.

16 Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.

  • Oremos.

Introdução:

Esta passagem ilustra que Jesus de Nazaré, o Cristo, o Messias, o Filho de Deus, tem todo poder para curar.

Há duas semanas nós estivemos estudando a passagem em Lucas 4 onde Jesus está na sinagoga e lança um demônio para fora de um homem. Eu compartilhei com vocês que não vemos tanta possessão demoníaca na América porque, eu creio, Satanás nos pega onde ele pode nos apanhar melhor. Seu objetivo é nos distrair de Jesus. Então para nós, Satanás não opera com freqüência através do poder de experiências paranormais, tanto quanto possessão demoníaca. Ele sabe que a maioria de nós está acomodada nas amarras da diversão, dinheiro, sucesso material, esporte e lazer. Essas são coisas que nos afastam de uma desenvolvida devoção a Cristo. Então Satanás não precisa nos impressionar e nos amedrontar com possessão demoníaca quando nós estamos tão complacentes com nosso falso entendimento do que significa ser um discípulo de Jesus, definida pela média Americana como sendo apenas bons e indo à igreja uma vez na semana.

Eu compartilhei que essas ocorrências de possessão de demônio são muito mais prováveis de ser relatadas nos países mais pobres de terceiro mundo onde o pessoal parece estar menos preso às coisas materiais e lazer. Então na semana seguinte eu recebi um e-mail de nossos amigos missionários na Tailândia que enviaram pedidos de oração de pastores Cristãos no vizinho Laos, alguns dos quais ministramos na conferência do outono do ano passado na Tailândia. Vou ler um extrato de um desses pastores. Alguns nomes e lugares são abreviados ou omitidos para fins de segurança. Um pastor do Laos escreve:

“Eu estou servindo em uma igreja na ___ província do Laos. Um homem chamado “Sr K” que tem sido possuído por espíritos demoníacos durante quatro anos, veio à igreja. [Veja como isso é relatado tão diretamente como uma questão de fato?] Nós oramos e jejuamos por ele. Finalmente, ele se tornou um crente depois de ter sido libertado pelo poder de Deus. Nós o discipulamos por 4 meses e, após esse período, ele voltou à sua vila chamada _____. Nessa vila, um homem, “Sr L”, também se tornou um crente após ouvir que o Sr K tinha sido libertado pelo poder de Deus. Mas nós tínhamos orado continuamente pelo Sr L, por 4 meses antes de finalmente ter se tornado um crente e ter visto o poder libertador de Deus. Nós agradecemos a Deus por Ele ser maior que a força demoníaca que tem mantido os Laocianos aprisionados por muitas gerações. Mas agora, Deus está libertando um por um em Seu reino”.

Então eu compartilho com vocês como um lembrete de que possessão demoníaca não é algo encontrado somente no Novo Testamento, mas que continuam a existir relatos dessas ocorrências em todo o mundo.

O ponto de Jesus curar um homem cheio de espírito demoníaco é o mesmo ponto de Jesus curar um homem cheio de lepra: Jesus tem todo poder para curar e Ele tem todo poder para curar porque Ele é mais que apenas um homem, mais que apenas um bom professor de moral, Ele é Deus em carne.

Versículo 12, aqui está um homem “cheio de lepra”. O quadro em nossas mentes a respeito deste homem é provavelmente preciso. A maioria de nós é familiarizada com a moderna forma de lepra conhecida como Hanseníase. A palavra lepra na Bíblia, contudo, englobava uma larga variedade de doenças de pele, incluindo a ocorrência de várias bolhas e feridas no corpo. E enquanto não vamos entrar em grandes detalhes aqui, sobre como a lepra desfigura terrivelmente uma pessoa e faz com que ela perca a sensibilidade em seu corpo, vamos notar que, como uma doença de pele temida, fazia com que uma pessoa fosse considerada como “imunda”, fisicamente imunda e cerimonialmente impura.

Leprosos, por exemplo, eram proibidos de cultuar no templo e eram proibidos de incorporar na sociedade. Na verdade, Levítico capítulos 13 e 14 nos dão a maior informação bíblica de como leprosos eram tratados nos tempos bíblicos. Vocês podem ler esses capítulos mais tarde. Por agora, deixe-me fazer apenas uma citação de Levítico 13 do que a Lei Mosaica nos ensina sobre leprosos. De Levítico 13:45-46:

Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo. Todos os dias em que a praga houver nele, será imundo; imundo está, habitará só; a sua habitação será fora do arraial”.

Não é um quadro muito bonito, não é? Leprosos eram isolados da sociedade porque lepra era considerada altamente contagiosa. Então se um leproso estivesse caminhando na rua e alguém virasse a esquina em sua direção, o leproso era obrigado a avisar a pessoa para que cobrisse seu rosto, advertindo: “Impuro! Impuro!” Ele vivia sozinho porque toda a sociedade o considerava impuro. Eu suponho que ele acordava toda manhã pensando de si mesmo, “Impuro”.

E lepra foi quase sempre vista como um julgamento de Deus pelo pecado. Parte da razão pela qual as pessoas se sentiam assim, era porque Deus tinha, de fato, punido diretamente algumas pessoas desse modo. Uma das 10 pragas no Livro de Exodo, era a praga das bolhas que acometeram o povo do Egito (Exodo 9:8-12). Quando a irmã de Moisés, Miriam, reclamou contra Moisés e o criticou, Deus a julgou com lepra (Números 12:10). E o orgulhoso Rei Uzias se tornou leproso porque ele tentou fazer algo que somente os sacerdotes de Deus faziam (2 Reis 15:5). Esses exemplos levaram muitos a pensar que lepra era uma punição direta de Deus pelo pecado na vida da pessoa.

Mas é claro que muitas pessoas se tornaram leprosas e não tinham feito nada para merecer lepra. Muitas pessoas se tornaram leprosas pela mesma razão que muitas pessoas ficam doentes hoje. Nós vivemos em um mundo imperfeito e todos nós ficamos doentes uma hora ou outra.

Mas que coisa terrível seria ter lepra nos tempos bíblicos, ser banido pela sociedade e ter uma aparência grotescamente desfigurada. Pense nisso: a maioria das enfermidades estão dentro, não são vistas pelos outros. Se um tivesse lepra, o mundo inteiro poderia ver porque isso afligia o corpo inteiro. Adicionado a isso, a humilhação de sempre ter de cobrir o seu rosto e gritar, “Impuro! Impuro!” e assim, podemos entender um pouco como esse leproso de Lucas 5 deve ter se sentido.

Lucas nos diz que depois que Jesus cura esse leproso, que Ele instrui no versículo 14 a não falar para ninguém, mas a ir e se mostrar ao sacerdote. Ele diz, “Mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote, e oferece, pela tua purificação, o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho”. As passagens que mencionamos antes em Levítico, enuncia como uma pessoa que é limpa da lepra tem que proceder para ser reintegrada na sociedade geral. Era uma coisa rara ser curado de lepra, mas às vezes isso ocorria através do tempo, conforme uma infeccção desaparecia. Mas somente um sacerdote poderia pronunciar que uma pessoa estava “limpa” de lepra e então emitia um certificado oficial que permitia à pessoa curada voltar à população em geral. Então Jesus diz a esse leproso purificado para seguir o livro, seguir a lei Levítica e ir e ver o sacerdote para seu certificado.

Mas Jesus também instrui o homem no versículo 14 a “não dizer a ninguém”. Nós tocamos nisso antes. Jesus ainda não está preparado para que o mundo saiba que Ele é o Messias prometido. Ele está revelando essa verade em um curto espaço de tempo, gastando tempo para chamar discípulos e levando tempo para treiná-los. Ele está tomando tempo para pregar e ensinar as Boas Novas. Ele é consciente do fato de que se as palavras sairem muito rápido que Ele é o Messias, que as pessoas vão entender errado porque elas tinham em suas mentes noções de um governante popular sobre o mundo, mais que um Salvador do mundo. Ele não quer pessoas vindo em bando a Ele por cura física, perdendo completamente o fato de que, o que eles mais precisam é cura espiritual. Jesus tem ainda muitos ensinos para dar e então Ele simplesmente diz ao homem “não diga a ninguém”, mas vá e se mostre ao sacerdote.

Contudo, a palavra fala o que Jesus tinha feito limpando esse leproso, assim, versículo 15, “e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades”. É por essa razão, Lucas nos diz no versículo 16 que “Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava”.

A construção Grega no versículo 16 sugere uma atividade contínua. Isso é provavelmente melhor traduzido, “estava orando”, assim uma melhor tradução da frase seria algo como, “Jesus tinha o hábito de se retirar a algum local para orar”. E Ele tinha! Nós lemos em Lucas mais que em qualquer outro Evangelho sobre a vida de oração de Jesus. Lucas 6:12, “E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus”.Lucas 9:18, “E aconteceu que, estando ele só, orando,” Lucas 9:28, “tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar”.Lucas 11:1, “E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar…”Lucas 18:1, “E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,”Lucas 22:41, “E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava”.

Então frequentemente em Lucas encontramos nosso Mestre orando tanto que alguns escolares se referem ao Evangelho de Lucas como “O Evangelho da Oração”. Como é importante que reservemos tempo para orar! Com que frequência você fica só para orar? Você é um seguidor de Cristo? Se é, você seguirá Seu exemplo em oração. Reserve tempo a cada dia para se afastar e ficar de joelhos e conversar com Deus.

Nós percebemos mais cedo que Jesus não quer simplesmente pessoas indo em bando até Ele para cura física, perdendo completamente o fato de que sua maior necessidade era cura espiritual. Você sabe que sua maior necessidade é cura espiritual? Sua maior necessidade não é se tornar uma pessoa bem sucedida nos negócios. Sua maior necessidade não é encontrar uma carreira que te faça feliz. Sua maior necessidade não é aproveitar a vida e o lazer. Sua maior necessidade não é se sentir bem e ser fisicamente vigoroso, ou mesmo ser saudável. Sua maior necessidade não é física, mas espiritual. Sua maior necessidade é vir para Jesus Cristo para ser limpo do pecado. As curas físicas de Cristo eram como sinais ou setas que apontavam para uma necessidade maior por cura espiritual.

Enquanto lepra por si só não indicava necessariamente um julgamento pelo pecado, lepra certamente ilustra os efeitos do pecado. Como a lepra, o pecado permeia nosso ser da cabeça aos pés. Todos nós temos essa temida condição do pecado e isso nos cobre inteiramente e, se lepra separava a pessoa dos outros, nosso pecado nos separa de Deus. Então para que não pensemos que não há nada aqui para aprendermos, vamos nos agrupar mentalmente, e aprender das ações desse leproso. Das ações desse leproso, podemos aprender algo sobre nós mesmos e sobre Deus. Existem lições espirituais profundas aqui nessa passagem de cura física, duas ações em particular. Primeiro aprendemos a importância de se aproximar de Cristo em humildade.

I. Aproxime-se de Cristo em Humildade

Versículo 12 nos diz que quando este leproso, “cheio de lepra”, viu Jesus que “prostrou-se sobre o rosto, e rogou-lhe, dizendo: Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me”.

Vocês têm essa imagem na mente? Talvez Jesus tivesse acabado de ensinar um pouco, ou estivesse caminhando pela rua dessa cidade, mas aqui vem este homem cheio de lepra. A passagem de Marcos nos fala que o homem veio a Jesus. Ele vem a Jesus e cai com rosto em terra diante dEle, apenas cai, diz Lucas “prostrou-se sobre o rosto”. Esta é a postura de quem entende algo sobre humildade, não é?

Como ao contrário, tantas pessoas correm a Deus hoje como se Ele fosse algum tipo de figura de Papai Noel que existe para o propósito de satisfazer nossos caprichos e nos dar presentes conforme nós os pedimos.

Não há somente humildade no que o leproso faz, mas também no que o leproso diz. Ele diz, “Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me”. Se quiseres. Essas duas pequenas palavras revelam o coração humilde de um homem que entende que não merece nada. Ele não diz, “Senhor, Você deve fazer isso: Senhor, Você é obrigado a fazer isso. Senhor, não é justo. Você simplesmente tem que fazer isso!” Ele diz, “Senhor, se quiseres”.

O leproso entende que pode não ser a vontade do Senhor curá-lo. Ele entendeu a verdade que lemos lá atrás no capítulo 4 quando Jesus estava ensinado na sinagoga. Jesus diz no versículo 27, “E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro”. Não era a vontade do Senhor curar todos os leprosos. Nem sempre é a vontade do Senhor nos curar de todas as enfermidades.

Observe a humildade em tudo isso! Devemos nos aproximar de nosso Senhor do mesmo modo. Devemos estar dispostos a aceitar Seu plano e propósito independente de qual seja Seu plano e que nós pensamos que deveria ser. Devemos acreditar que Deus sabe o melhor e sempre faz o que é certo. Deus sabe melhor. Ele sabe o melhor.

Ele sabe melhor te manter para obter aquela promoção. Ele sabe melhor te proteger de maus relacionamentos. Ele sabe melhor prover para você o salário que você está recebendo agora. Ele sabe o melhor ao permitir que você sofra aquele contratempo especial, dificuldade e enfermidade. Sua vontade é perfeita.

Que Deus possa ajudar a cada um de nós a cair com o rosto em terra diariamente diante do Senhor e clamar, “Se for de sua vontade”. A oração do Senhor é “Seja feita a vossa vontade”, não “Seja feita a minha”.

Aproxime-se de Cristo em humildade. Em segundo lugar, o leproso nos ensina a:

II. Reconheça a capacidade de Cristo

Este leproso reconhece a capacidade divina de Cristo. Ele reconhece a capacidade divina de Cristo curar. Ele diz, “Senhor, se quiseres, bem podes limpar-me”.

Depois de prostrar-se sobre seu rosto, o leproso trata Jesus por “Senhor”. Não é insignificante que Jesus nunca corrige o leproso por chamá-Lo Senhor. Ele é, de fato, Senhor. Depois do leproso dizer, “se quiseres, bem podes limpar-me”, Jesus diz, “Eu quero”. Jesus não diz, “Espere um momento! Você entendeu tudo errado. Se qualquer cura ocorrer aqui, será por causa de Deus, Yahweh, que cura. Eu não posso fazer isso. Eu sou meramente um profeta. Eu sou meramente um bom professor de moral”. Não. Ele diz, “Quero, sê limpo”. Isto é, “Você está certo em Me chamar de Senhor, porque é o que sou. Eu sou Senhor sobre toda criação. Eu posso fazer o peixe nadar para a rede para uma grande pescaria e posso te tocar e te curar imediatamente de sua lepra”.

O leproso reconhece a capacidade divina de Cristo. “Bem podes limpar-me”. Ele pode! Não há limite para “podes”. Não há limite para a capacidade divina de Cristo. Você crê que Ele pode?

Você crê que Ele pode responder àquela oração? Você crê que Ele pode cuidar de você nesta semana? Você crê que Ele pode atender às suas necessidades? Você crê que Ele pode curar suas dores? Ou você se acha colocando sua confiança em outro lugar? Isso não é, “Senhor, Você pode”, mas, “Governo, Você pode?! Investimentos, Vocês podem?! Namorado novo, Você pode?! Carro novo, Você pode?!”

Você confia ao Senhor o seu futuro? Você crê que Ele pode te dar paz? Você crê que Ele pode acalmar sua tempestade? Ele pode! Reconheça Sua capacidade divina. Ele pode.

Este leproso sabia de sua necessidade. Ele sabia de sua condição. Ele era impuro. “Se quiseres”, ele disse a Jesus, “bem podes limpar-me”. Ele sabia que precisava ser limpo.

E tudo o que é preciso é um toque e uma palavra. Jesus toca este homem que todos evitavam. Ele compassivamente o tocou. E então uma palavra, apenas uma palavra no Grego, “Catharistheyti!” de onde vem a palavra em Inglês, “Catharsis”, purificar ou limpar.

Como o leproso, nós devemos saber da nossa condição. Nós somos impuros, espiritualmente impuros. A Bíblia diz em Romanos 3:23, “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Não há nada de bom em nós. Todos os nossos atos corretos e obras de bondade e atos aleatórios de gentileza são todos considerados por Deus em Isaías 64:6 como “o imundo”.

Então devemos ir a Cristo em humildade e reconhecer a capacidade de Cristo, indo a Ele dizendo, “Impuro!” Nós somos impuros da cabeça aos pés, não 80% puro e 20% impuro, ou 10% impuro e 90% puro. Não, somos 100% impuros e em desesperada necessidade de sermos limpos de nossa leprosidade espiritual de pecado. Nós precisamos de um toque de Cristo.

  • Fiquemos de Pé para a oração.