Seguindo a Cristo Não Importando Qual Seja Sua Política

Seguindo a Cristo Não Importando Qual Seja Sua Política

“Seguindo a Cristo Não Importando Qual Seja Sua Política”


(1 Pedro 2:13-17)
Série: Força na Adversidade (1Pedro)

Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1 Pedro, capítulo 2 (Pg 815; YouVersion).
Nós vamos olhar os versos 13 e seguintes, mas antes de fazermos isso, vamos relembrar o contexto. Pedro havia dito que os Cristãos são – verso 9 – uma geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus. Ele também diz no verso 11 que Cristãos são “estrangeiros” e “peregrinos” neste mundo. Falamos sobre isso na vez passada. Pedro ensina, “Este mundo não é nosso lar.”
Assim, isso pode levantar uma ou duas perguntas do tipo, “Bem, se Cristãos não pertencem verdadeiramente a este mundo e são, mais que isso, a nação santa de Deus e povo especial, então os Cristãos têm alguma obrigação de obedecer as leis ou eles têm alguma obrigação diante dos líderes deste mundo?” E Pedro prossegue ao dizer, “Sim, certamente que devem.” Prestem atenção nisso, enquanto leio o texto.
Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
13 Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema,
14 seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.
15 Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.
16 Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.
17 Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.
Oração.
Introdução:
É certo falar mal do Presidente de nosso país? Ou do Governador? Ou do Prefeito local? Se é, o que é permitido “falar” e o que não é? Onde está o limite? É correto se rebelar contra a autoridade?
Alguém diz, “Eu gostaria que mais igrejas pregassem sobre política!” Não estou certo de que muitos diriam que já olharam para o que a Bíblia diz sobre política.
A mensagem desta manhã é intitulada, “Seguindo a Cristo, Não Importa Qual Seja Sua Política.” Essa passagem tem implicações para Cristãos vivendo debaixo de uma autoridade da qual eles podem discordar. Quer seja governos de ordenanças grandes ou locais, essa passagem ensina Cristãos sobre como seguir a Cristo sem importar qual seja sua identidade política.
Agora quero que vocês percebam algo comigo conforme suas Bíblias estão abertas. Pedro está começando uma novo assunto aqui. Dissemos na semana passada que os versos 11 e 12 foram introdutórios a esse novo assunto. E o novo foco é no viver Cristão, vivendo em um mundo pagão.
Na semana passada vimos sobre seguir a Cristo em um mundo hostil. Você se lembrará da última vez no verso 12 que Pedro diz que Cristãos devem viver de um modo que seu comportamento aponte as pessoas a Cristo. Ele diz que devemos viver entre as pessoas de forma que – última parte do verso 12 – de forma que, “observem as boas obras que vocês praticam e (eles) glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.” Então se perguntássemos a Pedro, “Diga-nos exatamente que tipo de ‘boas obras’ você tem em mente,” ele diria, “Bem, apenas continue lendo minha carta,” porque nos versos seguintes Pedro trabalha essas “boas obras.”
Do verso 13 em diante Pedro fala sobre como Cristãos devem viver em um mundo que é em grande parte não-Cristão. E desse modo ele vai falar primeiramente sobre como seguir a Cristo não importando qual seja a sua política. No verso 13 e seguintes ele está falando sobre submissão ao governo. Então você olha para os versos 18 e seguintes e ele fala sobre escravos se submetendo a seus senhores. Ele fala sobre como sofrer quando somos maltratados. E então no capítulo 3 ele fala sobre submissão das esposas a seus maridos e como os maridos devem viver diante de suas esposas.
Pedro salta direto para dentro desse assunto do viver Cristão em um mundo que é em grande parte pagão. Então vamos saltar para os versos 13 e seguintes nesta manhã enquanto falamos sobre, “Seguindo a Cristo, Não Importa Qual Seja Sua Política.” Primeiro ponto, número um, anote isso:
I. Viva como Alguém que se Submete à Autoridade (13-14)
Veja novamente o verso 13:
13 Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema,
14 seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.
Assim, “Por causa,” isto é, “À luz do fato cuja importância acabei de ressaltar – verso 12 – sobre o viver Cristão de forma que isso aponte as pessoas a Cristo, portanto, “À luz dessas ‘boas obras’ venho dizendo o que Cristãos devem fazer, deixe-me dar-lhes o primeiro exemplo do que estou falando.”
Por causa – verso 13 – do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída.
Essa palavra “sujeitar” é um termo militar que traz o sentido de se submeter a um superior ou um comandante. Significa entrar em forma sob a autoridade de outra pessoa. Então Pedro está ensinando que Cristãos têm que ter uma atitude de submissão com respeito a seus líderes governamentais.
E Pedro explica nossa submissão de forma muito clara. Ele diz que Cristãos se sujeitam “a toda autoridade constituída entre os homens,” toda lei, toda lei quer ele goste ou não, toda autoridade quer ele concorde com ela ou não, ou quer tenha votado nela ou não. Ele acrescenta que essa submissão se aplica ao rei, assim como ao governador. Podemos dizer hoje que esse ensinamento se aplica ao presidente ou outros líderes de sua administração, bem como, ao governador de nossa comunidade, o prefeito de nossa cidade.
Agora, eu sei que Cristãos em nossa sociedade têm dificuldade em ouvir isso porque muitos de nós estão prontos a adicionar um qualificador aqui. Queremos saber, “Mas e se essa lei ou autoridade que devemos obedecer for contra nossas crenças?” Bem, deixe-me ressaltar mais uma vez o que a Bíblia diz aqui, “a toda autoridade constituída entre os homens.” Apenas deixe isso penetrar por um momento. Toda autoridade, quer você concorde com ela ou não, toda autoridade não importa qual seja sua política.
A única vez que somos isentos de obedecer uma lei é quando essa lei pessoalmente nos manda pecar. Essa é a única vez que somos isentos de obedecer as autoridades governamentais ou suas leis, quando tais leis nos mandam pecar.
Êxodo 1, por exemplo, Faraó diz às parteiras Hebréias, “Se uma Israelita der a luz um menino, mate-o.” aqui está um líder autoritário mandando cometer um pecado pessoal. Elas não cumpriram a ordem. Elas se recusaram. A Bíblia diz em Êxodo 1:17, “Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos.”
Daniel 3, Sadraque, Mesaque e Abednego, a eles foi mandado se curvarem e adorarem a imagem de ouro. Novamente, aqui estava uma figura autoritária mandando cometer um pecado. Os três amigos de Daniel não obedeceram. Eles se recusaram. Eles disseram, “Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer. (Daniel 3:18).”
Atos 5, um líder autoritário manda os Apóstolos pararem de pregar o Evangelho. Eles foram ameaçados com prisão. Mas os Apóstolos se recusaram. Eles disseram, “Pedro e os outros apóstolos responderam: É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens! (Atos 5:29).”
Assim, quando uma figura de autoridade nos manda pecar, devemos obedecer a Deus mais que os homens. Agora, com que frequência isso acontece com você, quando outra pessoa te manda cometer um pecado? Seja honesto.
Você pode dizer, “Bem, esse último em Atos chegou bem perto. Meu chefe não me permitiu falar com meus companheiros de trabalho sobre Cristo.” Certo, mas ele não está mandando você pecar? Ele não está dizendo que você nunca –sob qualquer circunstância – possa viver sua fé Cristã. Certo? Ele não está te ameaçando colocar na prisão. Ele ou ela provavelmente só que dizer que você tem um trabalho a fazer e você deve entender a diferença entre trabalhar sob sua autoridade e saber onde está o limite em relação aos seus companheiros e clientes.
Quando você olha honestamente para esse ensino, a maioria de nós teria dito que nunca nos é mandado pecar pessoalmente. Nós podemos dizer que não gostamos da política de nosso líder ou líderes, mas isso não nos dá a permissão de nos rebelarmos contra a autoridade. Pedro é claro no verso 13, “sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens.”
Certamente os Cristãos devem ser “sal e luz.” Nós devemos ser politicamente informados e usar nossa influência no mercado de ideias, etc. Mas ultimamente devemos nos submeter a toda autoridade de homem.
E gostaria de lembrar que ele está escrevendo isso durante o reinado do Imperador Nero, aquele que mataria o Apóstolo Paulo e – de acordo com a tradição – também mataria a Pedro crucificando-o de cabeça para baixo.
À propósito, note a frase no verso 13, “Por causa do Senhor.” Essa frase, “por causa do Senhor” é um lembrete de que vivemos para o Senhor e que Deus tem colocado em prática essas estruturas de autoridade e então nós O honramos quando nos submetemos aos nossos líderes.
Em uma passagem relacionada, Romanos 13, a Apóstolo Paulo diz, “as autoridades que existem são estabelecidas por Deus (Romanos 13:1).” No mistério de quem governa e quem não governa, Paulo nos lembra que ninguém governa sem a soberana superintendência de Deus. Ele acrescenta em Romanos 13:2, “Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu.”
Deus tem estabelecido esses líderes governamentais sobre nós porque autoridade é uma coisa boa. Sim, pode ser abusivo e sabemos disso. Mas veja este princípio aqui no verso 14, que esses líderes servem a dois propósitos: eles “punem os malfeitores” e eles “honram (ou elogiam) aqueles que fazem o bem.” Assim nos submetemos aos nossos líderes, “Por causa de Deus.”
Isso pode mudar a maneira que muitos de nós vivem. A razão de não dirigirmos rápido não deveria ser porque tememos ser pegos, mas porque queremos honrar a Cristo pela sujeição à lei. Fazemos isso por causa do Senhor. A razão de pagarmos impostos não é porque seremos presos se não o fizermos, mas porque queremos honrar o Senhor através do nosso viver Cristão. Nós obedecemos, nos submetemos, “por causa do Senhor.”
Viva como alguém que se submete à autoridade. Quais são os outros meios? Bem, com que frequência oramos pelos nossos líderes? Paulo escreve em 1 Timóteo 2:1-2, “1 Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; 2 pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.”
Você ora pelo seu Presidente? Você ora pelos líderes civis, orando para que Deus lhes dê sabedoria e os dirija para Ele para que possam ser salvos e vivam debaixo do senhorio de Cristo?
Como você fala a respeito de seus líderes? Cristãos vão expor seus interesses, porém o farão com respeito. Paulo diz em Tito 3:1-2, “1 Lembre o povo de se sujeitar aos governantes e autoridades, a obedecer, a estar prontos para toda boa obra, 2 a não falar mal de ninguém, a ser pacífico, gentil, mostrando toda humildade diante de todos os homens.”
Nós podemos falar contra as políticas daqueles de quem discordamos, mas devemos fazer com respeito. Cristãos evitarão piadas indevidas e evitarão falar mal de seu Presidente ou qualquer outra autoridade sobre nós. Além disso, Cristãos vão orar por seus líderes e falarão com respeito deles. Ao fazer isso apontaremos pessoas na direção do Senhor que amamos. Nosso objetivo não é converter pessoas para o nosso partido político, mas fazer discípulos. Essa verdade nos leva ao próximo ponto principal.
Viva como Alguém que se Submete a Autoridade. Segundo:
II. Viva como Alguém cujo Testemunho Importa (15)
Verso 15:
15 Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos.
Quando Cristãos se submetem a seus líderes, não apenas estarão fazendo a vontade do Senhor – note isso no verso 15 – Pois é a vontade de Deus – mas, de forma específica, “praticando o bem” se submetendo a seus líderes também silenciamos “a ignorância dos insensatos.”
Conforme vivemos em um mundo descrente, um mundo frequentemente hostil, nós temos oportunidades de silenciar aqueles que difamam os Cristãos. Através de nosso viver Cristão nós podemos silenciar aqueles que procuram por algum motivo para falar mal de crentes.
Então não dê aos descrentes munição alguma. Viva uma vida santa diante deles. Viva como alguém cujo testemunho importa. Essa verdade aponta para o verso 12, “Vivam entre os pagãos (os descrentes) de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.”
Viva como alguém cujo testemunho importa. Finalmente, número três:
III. Viva como Alguém que Pertence a Deus (16-17)
16 Vivam como pessoas livres (isto é, sua submissão não é opressiva), mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus.
Em outras palavras, Cristãos são livres de tantas coisas, livres das rígidas expectativas legais do Velho Testamento, livres do governo dominador do pecado, livres de tanta culpa e vergonha – e ainda – Paulo diz para não usar essa liberdade Cristã para cobrir o mal.
Não seja do tipo, “Bem, estou livremente perdoado de todos os meus pecados então vou pecar em meus pensamentos e em meu coração e obedecer as leis que eu quiser.” Não, não use sua liberdade como um manto de vício. Não use sua liberdade como uma forma de pecar, mas lembre-se de que você é um servo de Deus.
É isso o que a frase, “como servos de Deus” significa. Você é livre, e ainda você não é livre. Isto significa que, você está livre do mundo, mas você é um servo de Deus. E quando você é um servo de Deus, você é verdadeiramente livre. Certo? Porque você quer ser um servo de Deus. Você quer que o Senhor seja seu mestre, não quer? Você quer o que Ele quer. Você quer agradá-LO. Essa é a ideia.
Você pertence a Ele e assim, você quer viver para Ele. Viva como alguém que pertence a Deus.
Esse é um lembrete muito útil especialmente durante a época de eleições políticas. Cristãos pertencem a Deus, não à América. Nós vivemos aqui, somos cidadãos aqui, mas a nossa principal aliança é com Deus porque nós pertencemos a Ele. Somos o povo especial de Deus, geração escolhida, sacerdócio real, nação santa. Somos povo exclusivo de Deus, servos de Deus.
Como servos vivem? Como servos do Senhor vivem? Declaração sucinta no verso 17:
17 Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.
Tratem a todos com o devido respeito. Isto é, trate todas as pessoas com respeito, incluindo as pessoas perdidas. Lembre-se de que todos os seres humanos carregam a imagem de Deus. Trate o garçom ou garçonete com respeito. Trate a moça que registra suas compras no mercado com respeito. Trate com respeito a pessoa que bate à sua porta para vender algo. Você não precisa comprar dele, mas você deve trata-lo com respeito. Trate com respeito seus anciãos quer você esteja caminhando atrás deles ou dirigindo atrás deles. Honre todas as pessoas.
Ame os irmãos. Que dizer, “Ame seus irmãos e irmãs em Cristo.” Ame-os. Não evite-os. Não evite ele ou ela porque você não concorda com ele ou ela. Ame-o. Ele ou ela é seu irmão e irmã. Ame os irmãos.
Tema a Deus. Isso é direto, não é?
E então, “Honre ao rei,” novamente um lembrete para tratar com respeito aquele que governa sobre você.

Viva como alguém que se submete à autoridade.
Viva como alguém cujo testemunho importa.
Viva como alguém que pertence a Deus.
Essa última ação motiva todas as demais. Cristãos “pertencem a Deus.” Cristãos são, “servos de Deus,” Seu povo especial que a Ele pertence.
Nós pertencemos a Ele porque Ele nos redimiu. Ele nos comprou da escravidão do pecado. Ele nos libertou das consequências de nossos pecados. Cristãos são salvos da penalidade da morte, inferno e sepultura.
Essa é a nossa maior posse – que somos posse dEle. Nós pertencemos a Ele.
Isso é verdade para você? Você pode dizer sem qualquer hesitação que Deus te salvou? Você sabe se é salvo e seguro porque você sabe que o que Cristo fez na cruz foi aplicado a você?
Fiquemos de pé para orarmos.