Salvação não é Subjetiva

Salvação não é Subjetiva

“Salvação não é Subjetiva”
(1 Pedro 1: 22-25)
Série: Força na Adversidade (1Pedro)
Rev. Rich Stratton, Family Equipping Minister

Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Há algumas semanas o nosso pastor, Ir Todd, começou um estudo através do livro de 1 Pedro. Nesta manhã nós vamos terminar o primeiro capítulo olhando os versos 22-25. Se você está usando a Bíblia da igreja, poderá encontrar a passagem na página…
Até agora neste pequeno livro de 5 capítulos, vimos que somos, como crentes, peregrinos neste mundo. Estamos simplesmente de passagem por aqui e conforme Pedro nos encoraja a permanecermos firmes à luz de nossa salvação haja vista que ela é eterna desde o passado, nos dá força no presente e nos dá esperança para o futuro.
No capítulo 1 também temos sido desafiados por Pedro a perseguir a santidade conforme buscamos viver de forma a trazer glória ao nosso santo Deus. E na semana passada vimos como nossa conduta Cristã deve refletir um propósito Centrado em Cristo em nossas vidas.
Hoje, completando o capítulo 1, vamos ver sobre a certeza de nossa salvação. Perceba que a Salvação não é subjetiva. Quando dizemos que algo é subjetivo significa que algo é sujeito à interpretação. Ou que talvez existam variadas respostas certas para uma pergunta mesmo que algumas respostas sejam mais corretas que outras.
Talvez seja mais útil pensar nisso em termos de salas de aula na escola. Algumas classes estudam assuntos onde há um nível de subjetividade para o processo de aprendizado e testes. Por exemplo, o estudo da Literatura é um assunto que se empresta a um estudo subjetivo.
Eu me lembro de minha professora de Literatura no Colegial pedindo para interpretar um poema chamado “Um Grande Cachecol de Pássaros” por John Updike. Não me lembro exatamente como ela interpretou o poema, mas me lembro de sua resposta à minha interpretação. Ela disse algo do tipo, “Sua dissertação está bem escrita e você fez um bom trabalho de interpretação, mas tudo tem que ter alusões bíblicas e simbolismo teológico Cristão? Nem tudo é teologia.”
Posso dizer honestamente que nunca mais voltei a ler “Um Grande Cachecol de Pássaros”, mas tenho certeza de que ela está certa ao dizer que o autor nunca intentou que seu poema fosse interpretado da maneira que eu interpretei. Mas quando coisas são subjetivas, elas estão abertas à interpretações.
Agora para ser honesto eu sempre preferi esse tipo de aula quando estava na escola porque se você tinha talento de estar seguro em si mesmo, você sempre tirava boas notas mesmo que não tivesse ideia alguma do que iria falar.
E por outro lado, eu tinha uma aversão real das aulas que eram objetivas. Digo, aulas onde existiam apenas uma resposta certa. Aulas nas quais o assunto subjetivo não era aberto à interpretação. Por exemplo, matemática é uma matéria objetiva. Professores de matemática geralmente aceitam apenas uma resposta ao problema. Existem regras e fórmulas na matemática que ditam como resolver um problema e como chegar a resposta correta. Eu odiava matemática, eu não era bom em matemática. Eu podia me comparar aos melhores nerds de matemática quando chegava na adição, subtração, divisão e multiplicação. Mas quando progredia para álgebra ou geometria, ou pior, para cálculo ou trigonometria, eu estava pronto para me esconder debaixo da carteira e clamar por misericórdia.
Mas fora do mundo da matemática, eu tenho uma verdadeira apreciação pelo objetivo. Especialmente onde a salvação está em voga. Veja que nosso Deus não nos deixa a pensar como podemos ser agradáveis à Sua vista. Ele não fala que existem diferentes respostas subjetivas e igualmente válidas para a pergunta, como ir para o Céu? Ele nos conta que existe apenas uma resposta certa e essa resposta é Jesus Cristo que disse, “Eu Sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai se não for por Mim.”
E não apenas existe uma só resposta objetiva à questão de como receber a salvação e o céu. Também existe uma fórmula objetiva de estarmos certos de nossa salvação. Uma prova se você desejar.
Você se lembra das “provas” matemáticas das aulas de geometria? Provas eram aqueles problemas onde era apresentada uma resposta a um problema matemático a respeito de uma forma geométrica e você tinha que provar porque que a resposta era aquela. Essas coisas eram o que gosto de chamar de problemas “se-então”. Você procura por verdades óbvias e constrói a resposta.
Por exemplo, SE uma forma é um triângulo, ENTÃO isso tem três lados. SE é um triângulo equilátero, ENTÃO tem três ângulos internos iguais de 60 graus. SE um ângulo tem 90 graus, ENTÃO a soma dos outros dois ângulos serão 90 graus. SE o primeiro ângulo for 90 graus e o segundo ângulo for igual a 30 graus, ENTÃO o terceiro ângulo deve ser igual a 60 graus.
Você acompanhou o raciocínio? Se não, tudo bem. Você não será avaliado em habilidades matemáticas hoje. Mas onde quero chegar é que existe um tipo de fórmula similar providenciada na Bíblia para nos ajudar a avaliar a saúde e até mesmo a realidade de nossa salvação. É uma fórmula que vemos uma vez por outra. Jesus nos dá essa fórmula, João nos dá a fórmula, Paulo nos dá a fórmula e em nossa passagem de hoje, Pedro nos dá a fórmula.
Então vamos ler 1 Pedro 1:22-25 e ver essa fórmula objetiva para avaliar a saúde e a objetiva certeza de nossa salvação.
Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.
22 Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.
23 Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.
24 Pois, “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,
25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.

Oração
Meus apontamentos serão um pouco diferentes hoje. Normalmente eles são numerados, mas hoje eles irão tomar a forma de uma prova geométrica ou um problema “SE-ENTÃO.” Porque conforme veremos existe uma PROVA para a objetividade ou certeza de nossa salvação dentro do texto.
Então vamos ver o começo de nossa prova…
SE você está crescendo espiritualmente…(verso 22a).
Essa é a nossa primeira suposição. Isso deve ser a primeira e a coisa mais óbvia que devemos ser capazes de observar em nossa vida Cristã. Crescimento.
Veja o começo do verso 22 novamente.
Ele diz, “Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade.”
Aqui está a tentação de se perguntar, “O que isso significa desde que eu tenha purificado minha alma?” Eu acho que foi Jesus que purificou minha alma. Isso significa que minha salvação é baseada em eu ser capaz de remover a mancha do pecado de minha própria alma? Eu acho isso impossível e essa foi a razão para a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus.
Mas não precisamos realmente ficar confusos aqui porque se olharmos o contexto então fica claro o que Pedro está falando. Olhe novamente os versos 20 e 21 da semana passada.
20 conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. 21 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.
Nesses versos Pedro nos lembra que é somente por causa de Jesus e Seu sacrifício que o caminho da salvação foi reveldo para nós. Pedro nos lembra que é só por causa de Jesus que podemos ser justificados ou declarados “sem culpa” de nossos pecados. Pedro nos lembra o fato de que Jesus morreu e levou nossos pecados sobre Si mesmo e nos deu Sua justiça. A qual nos permite ter esperança e fé em Deus que durará para a eternidade quando eu confio em Jesus como Senhor e Salvador.
Então tendo sido lembrados disso, de que Jesus é o único meio de ter nossos pecados perdoados, Pedro, agora, possivelmente não pode querer dizer que devemos nos purificar do pecado.
Ao invés disso, Pedro quer dizer aqui no verso 22 que tendo sido justificados ou declarados sem culpa de nossos pecados baseado no sacrifício de Jesus, começamos a trabalhar em direção a viver uma vida santa. Começamos a ficar preocupados com o aprendizado e obediência à Palavra de Deus.
Outra palavra que usamos para esse processo de purificação ou crescimento é santificação. Todas essas palavras ditas de forma simples significam que trabalhamos para crescermos e ficarmos mais parecidos com Cristo. Trabalhamos para sermos um reflexo melhor dEle. Nós trabalhamos para vivermos de um modo que os outros olhem para nossas vidas e vejam que há algo diferente em nós.
O que é essa diferença? Bem, Pedro já nos disse anteriormente no capítulo que seremos diferentes porque nos esforçamos para sermos santos. Isso significa sermos obedientes à Palavra de Deus asim como vimos aqui no verso 22, “obedecendo a verdade.” Ele também nos disse que nossa conduta será influenciada pelo fato de que estamos focados em Cristo e Seus propósitos.
É a mesma ideia que Paulo está falando em Filipenses 2 quando ele diz, “trabalhe sua própria salvação com temor e medo.” Paulo e Pedro, ambos, estão dizendo que aqueles que experimentam a salvação continuarão a crescer na semelhança de Cristo.
Agora temos que ter cuidado aqui para não entrarmos no legalismo e moralismo. Temos que ser cuidadosos para não fazermos listas como se disséssemos, “aqui está minha lista de coisas que Cristãos não fazem” e “minha lista de coisas que Cristãos podem fazer.” Isso não é crescimento Cristão, isso não é nem viver Cristão, isso é ser um Fariseu.
Qualquer um pode fazer uma lista de “nãos” e listas de “sims,” mas isso não significa que estão crescendo em seu caminhar Cristão. Isso significa apenas que eles podem fazer uma lista. Agora não me entenda mal, existem muitas coisas neste mundo que um Cristão não tem que fazer. Existem muitas coisas que são completamente qualificadas como pecado. E existem também muitas coisas boas neste mundo que Cristãos deveriam estar fazendo, mas se tudo o que fazemos é checar nossas listas de “sim” e “não,” não estamos realmente purificando nossas almas. Não são essas coisas que Pedro nos mostra que serão a prova de que estamos crescendo espiritualmente.
Então vamos ver o que o texto diz ser a prova de nosso crescimento espiritual ou purificação. Vamos dar uma olhada na “então” parte de nossa prova…
SE você está crescendo espiritualmente…
ENTÃO você crescerá de um modo específico (verso 22b).
Nesse sentido, nosso crescimento Cristão é como o nosso crescimento físico. Nós temos que estar crescendo de um modo específico de forma a crescermos verdadeiramente. Se alguém está crescendo fisicamente então geralmente eles estão ficando mais altos. É por isso que colocamos nossos filhos contra o batente da porta para marcarmos o crescimento deles a cada ano. Contudo não marcamos para ver como eles estão ficando largos a cada ano. De forma idêntica, conforme ficamos mais velhos, não olhamos um para o outro ao ganharmos peso e dizemos, “minha nossa, você está crescendo.”
Assim vamos ver o restante do verso 22 e observar a maneira específica na qual o Cristão cresce.
22 Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.
Essa pequena frase “visando ao amor fraternal e sincero” é ótimo e agradável no Inglês do século 17, mas eu prefiro a maneira que lemos em uma tradução mais moderna porque é mais claro em seu significado.
Ouçam como a NLT (Nova Versão Viva) coloca isso.
“assim agora vocês devem mostrar amor sincero uns aos outros como irmãos e irmãs.”
Em outras palavras, SE você está crescendo espiritualmente, ENTÃO você DEVE mostrar amor uns para com os outros como irmãos e irmãs.
Note que isso não é uma opção. O verbo está no imperativo. É um comando. Diz que se somos verdadeiros crentes NÓS AMAREMOS uns aos outros. Isso significa que nós estaremos juntos um com o outro. Significa que ninguém pode reinvindicar ser um Cristão e então nunca querer estar perto de outros Cristãos.
Mas antes de ficarmos muito presunçosos ao pensar que chegamos ao ponto porque estamos aqui nesta manhã com nossos irmãos e irmãs Cristãos enquanto estamos pensando no nome de alguém que conhecemos e não está na igreja hoje. Observem a palavra qualificadora a respeito do amor que devemos ter uns pelos outros.
Sincero. Isso diz que teremos um amor sincero uns pelos outros. Isso significa que não estaremos apenas reunidos, mas faremos isso desejosos, felizes e com sentimento de alegria. Isso significa que vamos olhar para a frente para estarmos uns com os outros. Isso significa que vamos até colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar quando estivermos juntos.
Isso significa até que vamos amar aquele irmão ou irmã que é difícil de amar. Aquele que talvez agiu de maneira errada conosco de alguma forma. Aquele que nos dá nos nervos. Aquele que fala pelas nossas costas.
E o que isso reque é o que vemos na última parte do verso 22.
22 Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração.
Amar alguém sinceramente de todo coração significa que amamos sem reservas. Isso significa que não tomamos ninguém pelas costas por causa do não perdão, medo, desconfiança ou orgulho. Isso significa que deixamos de lado nossos próprios desejos e colocamos os dos outros em primeiro lugar.
Quando amamos alguém de todo coração, significa que não apenas gostamos da outra pessoa. Significa que temos um sentimento de amor profundo por ela que se identifica com ela.
Significa que quando um irmão ou irmã está sofrendo, nós sentimos a dor deles também. Significa que quando um irmão ou irmã está passando por dificuldades, corremos para o lado deles a fim de ajudá-los. Significa que quando um irmão ou irmã está em necessidade, nós prontamente doamos os nossos recursos e a nós mesmos a fim de atender àquela necessidade.
Pedro está falando sobre o amor que ele havia testemunhado, dado e recebido como crente na igreja primitiva. Ele está falando sobre o que lemos em Atos capítulo 2.
44 Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
45 Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
46 Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
47 louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.
Pessoal, isso é um retrato do amor fraternal e sincero e de todo coração uns pelos outros. Eles supriram as necessidades uns dos outros, eles adoraram em uníssono, eles desfrutaram de comunhão amorosa, eles se alegraram de estarem juntos, e as pessoas queriam fazer parte disso.
Amor é algo grandioso. É uma das maiores virtudes Cristãs. É por isso que é a prova de nossa salvação. E isso direciona as pessoas para Deus. Isso direciona aquele que ama e direciona aqueles que desejam experimentar isso.
Thomas A’Kempis, um monge do século 15, que escreveu o livro “A Imitação de Cristo,” o que, à propósito, é exatamente o que estamos falando, diz o seguinte sobre o amor.
O amor é um poder tremendo, um bem grandioso e completo. Somente o amor alivia qualquer carga, e torna os lugares ásperos, suaves…Nada mais doce que o amor, nada é mais forte, nada é maior, nada é mais amplo, nada é mais agradável, nada é mais completo ou melhor na terra ou no céu; porque o amor é nascido de Deus e só pode descansar em Deus, acima de todas as coisas criadas.
Ele disse que o amor é um poder tremendo e nascido de Deus. E então aqueles que foram nascidos de novo em Deus possuirão esse amor também. Assim, se somos filhos de Deus, nós vamos crescer de maneira específica, vamos crescer em nosso amor uns pelos outros e você crescendo em amor…
Esta é a PROVA de nosso nascimento espiritual…(verso 23a).
Aqui está nossa prova. Veja o verso 23. Ele diz:
“Pois vocês foram regenerados.”
Pedro diz que é seu desejo crescer espiritualmente. É seu desejo ser puro e santo diante de Deus. É seu desejo amar os outros melhor que a você mesmo. Ele diz que todas essas coisas são o resultado direto de ter sido regenerado.
Isso significa que eles são o resultado direto de ter sido dado vida espiritual quando Deus alcança nossas vidas e remove um coração morto e indiferente. Um coração que O rejeitaria, a Seu Filho Jesus, um coração que rejeitaria Seu grande amor, e o troca por um que é suave e capaz de reconhecer um Salvador misericordioso e amoroso.
Pedro está dizendo que é quando e somente quando o amor se manifesta em nossas vidas é que podemos ter certeza de que somos crentes. Ele está dizendo que isso é a PROVA de nossa salvação.
E Pedro não está sozinho nisso. Isso é o que Jesus diz em Mateus, capítulo 25, que quando mostramos amor pelos outros, mostramos que verdadeiramente O amamos. Isso é o que João diz muitas vezes e novamente em 1 João, esse é o tema da carta. Mais e mais ele diz que saberemos que somos Cristãos porque amamos uns aos outros.
Então poderemos estar absolutamente certos de nossa salvação. Deus em Seu grande amor por nós, nos tem dado um meio pelo qual podemos ver Sua obra em nós. E Ele nos dá o dom maravilhoso de nos deixar ter prova de nossa salvação. Ele também quer que saibamos que nossa salvação não pode ser perdida.
E assim o que finalmente vemos na última parte do texto é…
SE você está crescendo espiritualmente, ENTÃO você vai crescer de um modo específico. E isso é a PROVA de seu nascimento espiritual…
O que é CONSTANTE porque é de Deus (versos 23b-25).
Em matemática sempre existe uma constante. Existem princípios que não podem ser mudados. E do mesmo modo existe uma constante em nossa salvação. Essa constante é o que lemos nos versos 23-25.
23 Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

24 Pois, “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,

25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.
A constante em nossa salvação é uma semente incorruptível, a Palavra de Deus que vive para sempre. A constante é Jesus Cristo.
Aqui no texto vemos que quando somos “regenerados,” quando somos justificados e perdoados de nossos pecados baseados em Jesus e Sua morte, então somos nascidos para uma vida que não é temporária.
Nós nascemos para não morrer como eventualmente iremos nesta terra. Somos nascidos espiritualmente para nunca morrermos. Para vivermos para toda a eternidade na presença de Deus no Céu. Isso é a boa nova que é o Evangelho que Pedro está falando nos verso 25.
Veja rapidamente mais uma vez os versos 24 e 25. Que é uma citação de Isaías 40:6-8.
24 Pois, “toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,

Pedro está falando a mesma coisa que Isaías quando assinala que essa vida é temporária. Está murchando. No grande esquema das coisas é realmente insignificante.

Mas veja o que vem depois.

25 mas a palavra do Senhor permanece para sempre”. Essa é a palavra que lhes foi anunciada.
Aqui Pedro faz algo muito interessante. Em Isaías diz, “Mas a Palavra de Deus permanece para sempre” que é Yahweh. Mas Pedro muda a citação para dizer Senhor. Por que? Não foi por acidente. Pedro escolheu usar a palavra Senhor para enfatizar a unidade da Escritura. Ele está dizendo que o mesmo Deus que sempre foi é o mesmo Deus que manifesta a Si próprio e Sua Palavra através de Seu Filho Jesus. Pedro está apenas dizendo como Deus é constante através do tempo e através da Escritura. Então nossa salvação é constante porque ela vem desse constante e imutável Deus.
E é por meio dessa Palavra. É pela Palavra de Deus que a boa nova do Evangelho é pregada. É por esse Deus constante que somos salvos.
Conclusão
Seja encorajado nesta manhã de que podemos saber que nossa salvação é real. Seja encorajado de que servimos a um Deus que nos ama o suficiente para permitir a prova de nossa salvação.
Então vou deixá-los nesta manhã com uma analogia matemática final. Toda boa professora de matemática vai te dizer que você deve checar seu trabalho. Assim, deixe-me concluir com…
Três maneiras de checar sua resposta à pergunta, “Sou nascido de novo?”
Estou sendo santificado? Em outras palavras, eu me empenho para obedecer a Palavra de Deus com meu novo coração? Estou crescendo espiritualmente? Tenho fome da Palavra ou sou um Fariseu?

Eu dedico a minha vida a obedecer a Deus por amor a Ele e a meu(inha) companheiro(a)? Eu me alegro em compartilhar sobre Deus com os outros? Eu sou missionário?

Eu reconheço e aprecio a nova família eterna que tenho porque sou regenerado? Eu procuro estar com outros crentes? Eu tenho um amor sincero e um coração puro por meus irmãos e irmãs Cristãos?