Relaxe: Deus está no Controle

Relaxe: Deus está no Controle

“Relaxe: Deus está no Controle”

(Atos 12:1-25)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(25-11-07) (Manhã)

 

. Pegue a palavra de Deus e abra em Atos, capítulo 12.

 

Nós estamos navegando pelo livro de Atos em nossa série chamada “A Igreja em Chamas!” e nós estamos no capítulo 12 esta manhã. Eu amo o capítulo 12! Eu estou ansioso para ouvir Deus esta manhã em Sua palavra. Você também?

 

. Fique de pé para a leitura da palavra de Deus.

 

1 E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;

2 E matou à espada Tiago, irmão de João.

3 E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos.

4 E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa

 

. Orar

 

Introdução:

 

O título da minha mensagem nesta manhã é: “Relaxe: Deus está no controle.” Algumas vezes nós falamos sobre alguém que está cuidando de determinada coisa no trabalho ou na escola ou em algum lugar. Alguém pergunta: “E quanto a isso?” ou “Quem está cuidando disso?” e alguém responde: “Eu estou cuidando”. Ou seja, “Não se preocupe. Está tudo sob controle.” “Eu estou cuidando disso”. “Eu estou no comando.”

 

Eu quero falar com vocês nesta manhã sobre o Deus que está “no controle”, o Deus que está cuidando, o Deus que está no controle de todas as coisas. O capítulo 12 é todo sobre Deus estar no controle. Ele está no controle da expansão do Evangelho na igreja primitiva e você pode ter certeza de que Ele está no controle da sua vida e da minha. Há algumas coisas que nós podemos saber aqui desse texto que nos ajudam a relaxar.

 

I. Deus está Ciente dos nossos Problemas (1-4)

 

Vamos revisar nossa compreensão teológica a respeito de Deus. Nós falamos dEle normalmente nessas três palavras começadas com “o”. Deus é onisciente, o que significa que Ele sabe de todas as coisas. Deus é onipresente, o que significa que Ele está sempre presente. E Deus é onipotente, o que significa que ele tem todo poder. Esse é o Deus da Bíblia. Se Deus sabe de todas as coisas, está sempre presente e é todo poderoso, então Deus tem ciência de nossos problemas. Eu estou revisando isso com vocês porque ao lermos os primeiros versículos do capítulo 12, talvez nós sejamos tentados a imaginar se Deus está realmente no controle. Há coisas muito ruins acontecendo nesses primeiros versículos.Vamos vê-las novamente.

 

A Bíblia diz que o rei Herodes estendeu sua mão para maltratar alguns da igreja. Esse rei é Herodes Agripa I, o neto de Herodes o Grande. Vocês se lembram de Herodes o Grande lá de Mateus, capítulo 2. Ele é o cara que ordenou a morte de todos os bebês com dois anos de idade ou menos em Belém. Assim como seu avô, esse Rei Herodes governa e reina com violência. Ele é o cara no comando aqui.

 

Quando a Bíblia diz “Herodes o rei, estendeu sua mão para maltratar alguns da igreja” significa que Herodes perseguiu violentamente os crentes, prendendo muitos deles a fim de provar seu poder. O versículo 2 diz que ele matou Tiago, o irmão de João, com a espada. Isso seria a execução. Ele cortou a cabeça de Tiago e, versículo3, “vendo que isso agradava aos judeus, ele continuou, mandando prender também a Pedro.” Ou seja, esse cara faz tudo pelo poder político. Ele vê que a morte de Tiago agrada aos judeus, os judeus descrentes, então ele pensa: “O que mais eu posso fazer para agradá-los?”, então ele prende Pedro também.

 

A Bíblia nos diz que isso aconteceu “durante os Dias dos Ázimos”, que era uma festa relacionada com a celebração da Páscoa, uma festa religiosa lá em Jerusalém. Herodes prende Pedro, versículo 4, o coloca na prisão e o entrega a quatro quaternos de soldados para guardá-lo, querendo apresentá-lo ao povo depois da Páscoa”. Ou seja, querendo fazer a Pedro o que ele havia feito com Tiago, matá-lo.

 

Esses primeiros versículos afastam o mito de que os crentes nunca vão enfrentar dias difíceis. Isso é, vamos deixar isso bem claro: coisas ruins acontecem aos crentes. Não deixe que ninguém lhe diga o contrário. Muitas vezes, coisas ruins acontecem e nós não temos a menor idéia do porquê. Ou seja, a Bíblia diz no versículo 1 que Herodes “persegue alguns da igreja”. Quem são eles? Quantos? Por que essas pessoas? Por que esses crentes e não outros crentes? O que eles fizeram para merecer isso? Deus não os amava?

 

Então nós lemos no versículo 2 que Herodes matou Tiago. Bem, porque Tiago? O que ele fez para merecer isso? Embora Pedro tivesse sido preso, a maioria de vocês sabe que ele vai impedir a morte. Mas por quê? Será que Pedro era mais espiritual que Tiago? Será que Deus amava mais Pedro do que Tiago?

 

A nossa tendência é ficar fazendo essas perguntas, mas nós temos que entender que coisas ruins acontecem com todos. Jesus advertiu a igreja sobre a perseguição que eles enfrentariam. Ele havia dito a Tiago em Mateus 20 que se ele e seu irmão João queriam sentar-se ao lado dEle no Seu reino, então eles teriam que passar por muitas provações por sua fé. Às vezes, coisas ruins acontecem. Às vezes, perseguição significa morte. Você está disposto a morrer pela sua fé? Às vezes, perseguição significa morte.

 

Deus, em Sua providência, permite que Tiago morra e permite que Pedro viva, mas – veja isso – Deus está no controle de ambas as situações, das duas. Se Tiago morre, Deus está no controle. Se Pedro morre, Deus está no controle. Ele sempre está no controle, porque somente Deus é onisciente – sabe de tudo-, onipresente – sempre presente-, e onipotente – todo poderoso. Deus está ciente de nossos problemas.

 

Nossa tendência é perguntar: “Por que Deus não interveio nessa questão? Por que Ele não salvou a vida de Tiago como fez com a de Pedro?” E eu quero dizer que a questão é que nós simplesmente não sabemos o porquê. Nós não podemos dizer: “Bem, por causa disso e disso.” Nós não sabemos. E não tem problema nós não sabermos por que Deus permite a morte de um e salva a vida do outro. Não tem problema não sabermos coisas desse tipo.

 

Deuteronômio 29:29 diz: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus”. Eu li essa manhã no meu devocional – eu leio um Provérbio todo dia de acordo com a data e encorajo vocês a fazer isso também, então hoje é 25 – Provérbios 25:2 diz: “A glória de Deus está nas coisas encobertas”. As coisas encobertas pertencem ao Senhor. É a glória dEle encobrir uma coisa. Isso é tudo a dizer, há muitas coisas sobre Deus que nós não vamos saber ou compreender deste lado do céu.

 

Recentemente eu falei com um homem que passou por uma situação que nenhum de nós desejaria passar. Ele perdeu alguém muito próximo a ele, alguém que morreu tragicamente e de forma inesperada. Ele me disse: “Eu não entendo”. E eu respondi: “Eu também não entendo”. Às vezes, coisas ruins acontecem. E às vezes nós precisamos nos confortar dizendo “Eu não sei”, mas veja isso: embora haja muitas coisas sobre Deus e que Ele permite que nós não saibamos nem compreendamos deste lado do céu, nós podemos saber com certeza que Ele está no controle e Ele sempre faz o que é certo. Abraão perguntou em Gênesis 18:25: “Não faria justiça o Juiz de toda a terra?” e a resposta é: “sim!”. Sim, Deus sempre faz o que é certo.

 

Lembrem que Romanos 8:28 diz que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus. Não está dizendo que todas as coisas “são” boas. Deus trabalha em todas as coisas de modo que Seu plano perfeito se realize. Ele permite a morte de Tiago e permite a vida de Pedro porque ambos estão de acordo com Seus propósitos soberanos e de alguma maneira Ele está realizando esses propósitos de maneira perfeita. Eu gosto da maneira como John Piper coloca isso. Ele diz:

 

“Não é que Deus tenha deixado cair a bola na situação de Tiago e feito um gol com Pedro. Deus nunca deixa a bola cair. Se ele deixa o outro lado agir é porque Ele conhece uma maneira melhor para vencer.”

 

Quando você e eu enfrentamos dificuldades em nossas vidas e nós gritamos: “Hei, quem está no controle aqui?!” ou: “Onde está Deus?!” Lembremo-nos do Deus que é onisciente, onipresente e onipotente. Ele está no controle. Ele está ciente dos nossos problemas. Relaxe: Deus está no controle. Ele sabe o que Ele está fazendo. Confie Nele. Número dois:

 

II. Deus Responde nossas Orações (5-17)

 

Quantos de vocês crêem que Deus responde nossas orações? Vejam o versículo 5 e seguintes.

 

5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.

 

A gramática aqui no versículo 5 sugere que Pedro estava na prisão por muitos dias e que orações estavam sendo feitas por muitos dias pela igreja. Isso é algo que durou mais de uma noite. Era uma porção de orações que eram feitas. Versículo 6:

 

6 E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.

 

Lá no versículo 4 nós lemos que Pedro foi entregue a quatro quaternas de soldados. Isso são quatro grupos de quatro. São 16 soldados! Herodes fica pensando: “Eu ouvi falar desse Pedro! Ele já saiu da prisão antes e então eu não vou correr nenhum risco!” Esses 16 soldados revezavam no turno durante o dia e a noite em quatro turnos de seis horas cada. Ou seja, a qualquer hora havia dois soldados do lado de dentro, acorrentados em cada lado de Pedro, e dois soldados do lado de fora, vigiando a porta.

 

Veja de novo o versículo 6. A Bíblia diz que uma noite antes de Herodes levar Pedro para execução, ele estava fazendo o que? Dormindo! Ou seja, essa é a noite que antecede a sua decapitação e ele está tirando uma soneca! O que você acharia de ter sido um desses guardas acorrentado a Pedro? É como se Pedro se ajeitasse em um deles, roncasse e babasse no outro. Ele joga a perna em cima deles! Como tal paz pode ser possível, de maneira que o cara durma na noite que antecede sua execução? Algumas pessoas falam da grande fé de Pedro e tudo mais, mas eu creio que a chave para responder isso está no versículo 5: “a igreja fazia constante oração por ele a Deus”. A igreja está orando por Pedro. Muitos de vocês já experimentaram o que Paulo diz em Filipenses 4:7 que acontece como resultado de oração: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.”

 

7 E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.

8 E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.

9 E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.

10 E, quando passaram a primeira e segunda guardas, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.

11 E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.

 

Pedro fica pensando: Puxa, eu pensei que estivesse sonhando ou tendo uma visão ou algo do tipo, mas agora eu sei que isso realmente aconteceu!” Deus ouviu as orações do Seu povo. Pedro foi libertado. Ele vai agora para o lugar onde os crentes estavam reunidos orando por ele.

 

12 E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.

 

A igreja estava lá tendo um culto de oração e eles estavam orando: “Deus, liberta Pedro. Deus intervenha e seja glorificado libertando Pedro”, e assim por diante. E eis que Pedro chega.

 

13 E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar;

14 E, conhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta

 

Isso é demais, não é?! Essa menina é enviada a atender a porta. Pedro está batendo porque a porta está trancada. Por que está trancada? Porque os crentes estão sendo perseguidos. Lembram-se de Herodes? Rode corre para a porta e ouve batendo do lado de fora. Ela fica pensando: “Quem será?” E Pedro responde,  baixinho, “Sou eu. Abra a porta!” A Bíblia diz que ela fica tão feliz porque é Pedro que ela não abre a porta, mas corre para dentro para contar para todo mundo que é Pedro. Agora veja a reação das pessoas no culto de oração.

 

15 E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo.

 

 

Eles não acreditaram nela. Eles pensam: “Ah, tá bom!” Ou seja, é por esse motivo que eles estavam orando! Ela pensa: “Não, é Pedro mesmo”, e eles pensam “Ah, provavelmente deve ser o anjo dele”. Eu não sei quanto a vocês, eu queria ter visto isso, vocês não?!” Enquanto isso, versículo 16:

 

16 Mas Pedro perseverava em bater e, quando abriram, viram-no, e se espantaram.

 

Eles pensam: “É Pedro mesmo!” Aparentemente eles ficam todos empolgados com isso, se cumprimentando na maior festa, porque o versículo 17 diz que Pedro teve que pedir que se calassem.

 

17 E acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.

 

Deus está ciente dos nossos problemas e Deus responde nossas orações. O que eu realmente gosto nisso tudo é que Deus responde nossas orações ainda quando elas não são feitas com muita fé. A igreja vinha orando por Pedro constantemente e Deus liberta Pedro e ele aparece no culto de oração e eles mal podem acreditar. Deus, em Sua soberania, muitas vezes escolhe intervir quando nossa fé está mais fraca. Nós oramos, mas nossos corações às vezes não estão tão envolvidos quanto nós gostaríamos. Nós podemos nos sentir como o pai do garoto no Evangelho de Marcos que disse: “Eu creio, ajude-me na descrença!” Deus muitas vezes intervém e responde nossas orações mesmo em momentos quando nossa fé é a mais fraca.

 

A igreja já tinha enfrentado a morte de Tiago, talvez eles estivessem pensando que a morte de Pedro era inevitável também. Eles sabiam que Deus respondera suas orações, mas eles também sabiam que Deus nem sempre responde nossas orações da maneira que desejamos. Nós confiamos nEle. Ele fará o que é certo. Ele ouve e responde toda oração, seja com a resposta que nós gostamos ou não. Às vezes, Ele responde “Sim” e às vezes Ele responde “Não” e às vezes Ele responde com silêncio por motivos que só Ele conhece, mas Ele responde, todavia, de uma forma condizente com Sua perfeita vontade e para Sua glória.

 

Então, quando você orar, lembre-se de relaxar. Deus está no controle. Ele está ciente dos nossos problemas, Ele responde nossas orações e, número três:

 

III. Deus Vinga o Seu Povo (18-25)

 

E uma pessoa tão má como Herodes? E o que acontece comum cara que mata pessoas inocentes? Se Deus está no controle, e se Deus está “no comando”, porque Ele não faz algo com as pessoas más?

 

A resposta é: “Ele  faz”. Ele lida com as pessoas más tanto nesta vinda como na que está por vir. Nós nem sempre vemos a mão de Deus lidando com o mal nesta vida. Às vezes, parece que as boas pessoas ficam por último e os maus se dão bem. Mas você pode estar certo de que quando parece que os maus estão se dando bem, Deus irá lidar com eles muito em breve ou mais adiante. Se Ele escolhe lidar com eles mais tarde no Julgamento, assim será. Ele é o Juiz de toda a terra e Ele fará o que é certo. Deus vingará Seu povo. Mas há momentos também quando Deus lida com as más pessoas aqui nesta vida. Nós testemunhamos isso e nós estremecemos. Nós somos lembrados de que nunca devemos nos opor ao Senhor e à Sua igreja.

 

Esse é o cerne dos versículos finais. Estará Herodes realmente no controle da situação? Não mesmo. Deus está no comando. Deus está no controle. Deus está “cuidando”.

 

18 E, sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que seria feito de Pedro

 

Sem dúvida! Eles ficam pensando: “Quem vai contar para Herodes?” e, “Eu não vou contar para ele!”

 

19 E, quando Herodes o procurou e o não achou, feita inquirição aos guardas, mandou-os justiçar. E, partindo da Judéia para Cesaréia, ficou ali..

 

Isso te mostra que Herodes tinha realmente a intenção de matar Pedro. Quando um soldado romano deixava um prisioneiro escapar, ele enfrentava o mesmo destino que o prisioneiro. Então Herodes ordena a morte dos guardas. Não tem justiça aqui? Deus vai permitir que esse mal continue? Às vezes, Deus adia seu julgamento para depois e às vezes Ele julga de imediato neste mundo presente. Vamos continuar lendo:

 

20 E ele estava irritado com os de Tiro e de Sidom; mas estes, vindo de comum acordo ter com ele, e obtendo a amizade de Blasto, que era o camarista do rei, pediam paz; porquanto o seu país se abastecia do país do rei.

 

Os povos de Tiro e Sidom eram dependentes de Herodes com relação a comida para toda sua terra e por algum motivo, Herodes estava zangado com eles, então eles arrumaram um intermediário, Blasto é o nome dele- a propósito, que nome, hein?! Eu nunca fiz a apresentação de um bebê com o nome de Blasto! – e eles pegam esse cara que era empregado pessoal do rei e ficam amigos dele e fazem com que fique do seu lado. Vocês estão prontos? Quantos de vocês estão prontos para ver Deus vingar Seu povo?

 

21 E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática.

 

 

Eis aqui um cara cheio de si, ele se arruma para uma aparição real. O historiador secular, Josefos, nos diz que uma vestimenta confeccionada em prata. Então Herodes estava com esse traje glamoroso e estava se admirando no espelho, sabe como é “Espelho, espelho meu, quem é mais lindo do que eu?” Ele se senta no seu trono e faz seu pomposo pronunciamento. Versículo 22:

 

22 E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem.

 

Lembrem-se de que eles estavam tentando conseguir o favor do rei. Eles queriam comida, então eles falam: “Nossa, que discurso, é voz de um deus, e não de homem!” e eles fazem a ola e tudo mais. E Herodes se amarra. Ele pensa: “Eu sou demais” Eu sou um deus, e não um homem.”

 

23 E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou.

 

Julgamento! Mas veja o versículo 24. Eis aqui. Quem está no comando? Alguma coisa pode impedir os planos de Deus? Não, versículo 24:

 

24 E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.

25 E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.

 

Nada pode impedir os propósitos de um Deus que sabe de tudo, está sempre presente e é todo poderoso. Deus está no controle da Sua igreja. Deus está no controle da sua vida. Então relaxe: Deus está no comando.