Reino de Deus–O que tem isso?

Reino de Deus–O que tem isso?

(Lucas 17: 20-37)
Série: Certeza em Tempos Incertos
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson

Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em Lucas, capítulo 17 (pag 706).

O coro cantou o hino, “Quando o Reino Chegar.” É interessante que quando você olha para a primeira letra de nosso texto desta manhã, conforme prosseguiremos de onde paramos no capítulo 17, verso 20, lemos que perguntaram a Jesus “quando o reino de Deus chegaria.” Nós vamos falar disso esta manhã, quando o reino chegar.
Se você está nos visitando, nós pregamos os livros da Bíblia, verso a verso. Nós estamos no Evangelho de Lucas e paramos no capítulo 17, verso 19, assim, prosseguiremos nesta manhã a partir do verso 20 até o final do capítulo. É uma longa passagem então é melhor ler os versos iniciais e depois orarmos.

Por favor, fiquemos em pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

20 Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível,
21 nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês”.

Oração.

Introdução:
Deus criou a humanidade com um sentimento interior de que este mundo não é tudo que existe. Este sentimento está intrinsicamente entrelaçado em nossa psique. A única criação de Deus feita à Sua imagem, a humanidade é um reflexo, contemplativa e profundamente espiritual. Nós apenas temos esse sentimento de que há algo maior do que nosso dia-dia. Temos a certeza de que Macbeth de Shakespeare conclui erradamente que a vida nada mais é que uma “sombra viva…uma estória contada por um idiota, cheia de som e fúria, significando nada.” Temos a certeza de que há mais aqui, de que há um futuro com propósito e um significado real além da existência. Queremos saber o que o futuro nos reserva.
Essa questão estava na mente dos Fariseus no verso 20 quando eles perguntaram a Jesus quando o reino de Deus chegaria. A extensa resposta de Jesus indica que essa pergunta também estava na mente dos discípulos, assim como, suspeito que essa pergunta está na mente dos discípulos de hoje. Nós queremos saber, “O que o futuro nos reserva? Que negócio é esse de ‘reino de Deus?’ O que tem isso?”
Essa frase, “reino de Deus” ocorre 27 vezes no Evangelho de Lucas. Se isso ocorre 27 vezes no evangelho então podemos seguramente assumir que esse “reino de Deus” é importante para Deus e o homem. Mas o que é isso? O que é o reino de Deus e por que isso importa?
Dissemos anteriormente que é de grande ajuda pensar no “reino de Deus” de duas formas, como algo que já aconteceu e como algo que irá acontecer. Em um sentido, o reino de Deus está presente e em outro o reino de Deus é futuro. Em um sentido o reino de Deus é “Agora” e em outro sentido o reino de Deus é “Ainda não.” Em um sentido o reino de Deus já começou: já foi inaugurado e em outro sentido o reino de Deus aguarda o cumprimento: quando será consumado. Assim, o reino de Deus é ambas as coisas, “agora” e “ainda não.”
Nós olhamos para essa longa passagem do verso 20 ao final do capítulo e podemos organizar o material sob dois títulos principais. Poderíamos escrever o Numeral Romano I e II e poderíamos organizar o material sob o “agora” e o “ainda não.” Então aqui está o esboço descritivo do conteúdo do nosso texto.
I. O “Agora” do Reino (20-21)
II. O “Ainda Não” do Reino (22-37)
Vamos ler novamente a respeito do primeiro sentido do reino de Deus, o “agora” e ao fazer isso, vamos ganhar um sentido melhor do que exatamente é o reino. Versos 20-21 novamente:
20 Certa vez, tendo sido interrogado pelos fariseus sobre quando viria o Reino de Deus, Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem de modo visível,
21 nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’; porque o Reino de Deus está entre vocês”.
A primeira coisa que Jesus faz ao responder a pergunta no verso 20 a respeito de quando o reino de Deus chegará é dizer que você não será capaz de prever sua chegada antecipadamente. Esse é o significado por trás de “o reino de Deus não vem de modo visível” ou segundo outra tradução, “ele não pode ser detectado por sinais visíveis.” Por certo, existem sinais precedendo o reino, mas o ponto é que isso não será capaz de mapear o acontecimento, de determinar o exato momento da chegada do reino utilizando um mapa, tabelas e diagramas.
Isso, é claro, não impede o homem de tentar fazer isso. Dificilmente outra estação passará antes que outro homem afirme saber o exato momento em que o reino de Deus chegará ou o exato momento em que Jesus Cristo voltará. Jesus nos alerta contra esses tipos de conclusões. Ele diz no verso 21, “nem se dirá: ‘Aqui está ele’, ou ‘Lá está’” Não dê atenção a essas pessoas que dizem, “Veja está aqui!” ou “Está lá!” Ponto. Não dê atenção a elas. Não compre seus livros, não desperdice sua vida.
Então Jesus explica o que é o reino de Deus. Ele explica primeiramente que o reino de Deus já chegou. O reino de Deus é “agora.” O reino de Deus é presente e espiritual. Este é o significado por trás da frase no final do verso 21, “o reino de Deus está entre vocês.” Compartilhei no início de nossa leitura que a melhor tradução aqui é, “o reino de Deus está entre vocês ou no meio de vocês.” Eis o ponto: Jesus é o Rei. Jesus é o Rei, assim, o reino de Deus já chegou. O reino é agora. Desde que o Rei está diante de você, o reinado de Deus já começou.
O reino não está em algum futuro, uma noção distante de um palácio no chão. O reino é agora. Você percebe que nossos pensamentos iniciais de um reino normalmente consistem de algo no tempo e espaço com limites geográficos. Isso é “agora” e aguarda o “ainda não.” Isso é primeiramente espiritual antes de geográfico. Assim, em um sentido já chegou. Foi inaugurado na pessoa e obra de Cristo.
Isso remonta a Lucas 4 onde Jesus, tendo lido de Isaías na sinagoga diz, “Hoje se cumpriu a Escritura (Lucas 4:21).” Qual era a Escritura? “Proclamar liberdade aos presos, recuperar a vista do cego, libertar os oprimidos; proclamar o ano aceitável do Senhor.” Resumindo, “Inaugurar o reino de Deus.” Então o reino chegou em Cristo e o reino chegará em sua plenitude quando Cristo voltar.
Quando vocês confiaram em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, vocês entraram no reino de Deus. Vocês acessaram Seu reinado. Vocês entenderam que o Rei está de pé no meio de vocês, entre vocês e vocês O receberam em suas vidas pela fé. Se você é um Cristão, você está vivendo no “agora” do reino aguardando o “ainda não” do reino. Quantos de vocês estão vivendo o “agora” do reino? Eu levanto minha mão com vocês. Estamos aguardando o “ainda não” do reino, versos 22 até o final.
Versos 22 e seguintes até o final lidam com a segunda vinda de Cristo. As Escrituras falam de duas vindas de Cristo. O escritor de Hebreus registra isso em Hebreus 9:27-28. Ele escreve:
“Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo, assim também Cristo foi oferecido em sacrifício uma única vez, para tirar os pecados de muitos; e aparecerá segunda vez, não para tirar o pecado (isto é, “não para lidar com nossos pecados”), mas para trazer (a derradeira) salvação aos que o aguardam.”
O escritor de Hebreus está falando sobre a consumação do reino de Deus. Assim, se o “agora” do reino é “presente e espiritual,” o “ainda não” do reino é “futuro e glorioso.” Nós aguardamos esse futuro, glorioso aspecto do reino de Deus. Isso é o que o coro estava cantando, “Quando o Reino Chegar.” O coro estava cantando sobre a consumação do reino quando Cristo voltar e consertar o que está errado, julgar o ímpio e estabelecer Seu reino universal sobre a terra. Então o coro cantou a respeito desse tempo futuro, consumação do reino. Este mundo não é tudo o que existe! Cristo voltará e consertará tudo e será um tempo glorioso. É isso que Jesus fala nos versos 22 e seguintes. Vamos dar uma olhada neles conforme anotamos **Três Aspectos da Segunda Vinda de Cristo:
1. Será Universalmente Visível (22-25)
Verso 22:
22 Depois disse aos seus discípulos: “Chegará o tempo em que vocês desejarão ver um dos dias do Filho do homem, mas não verão.
Isto é, “Vocês discípulos não estarão mais aqui quando Eu voltar,” ou “Minha segunda vinda não acontececrá em seu tempo de vida.” É essa a ideia. Verso 23:
23 Dirão a vocês: ‘Lá está ele! ’ ou ‘Aqui está! ’ Não se apressem em segui-los.
Novamente, “Não deem ouvidos a esses camaradas que dizem que eles têm tudo desvendado. Eles têm mapas, gráficos e diagramas. Não vá atrás deles ou siga-os.”
À propósito, nunca se esqueçam de quantas pessoas perderam totalmente a primeira vinda de Cristo! Os Judeus tinham as Escrituras e perderam totalmente isso. Isso exige humildade profunda sobre nossos prognósticos, nosso cuidadoso mapeamento de todos os eventos da segunda vinda. Verso 24:
24 Pois o Filho do homem no seu dia será como o relâmpago cujo brilho vai de uma extremidade à outra do céu.
A volta de Cristo será universalmente visível. Como um relâmpago que surge em um ponto do céu e vai para outra parte e todos podem ver, assim o retorno de Cristo será visível em toda terra. Todos verão Seu retorno.
Deus irá trabalhar a física disso. Alguns se perguntam como Ele pode vir em uma parte do mundo de modo que Sua volta seja visível em outra parte. Podemos seguramente assumir que o Grande Físico irá trabalhar a física de Sua vinda. Afinal de contas, Ele criou todas as coisas, toda a matéria e sabe como manipular os fenômenos naturais para Sua glória.
O ponto é que a segunda vinda de Cristo não será secreta, será vista por todo mundo. Será pública, muito evidente para todos. Agora uma qualificação, verso 25:
25 Mas antes é necessário que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.
O que significa dizer que a segunda vinda se dará após Sua obra redentora na cruz do Calvário. Esta á a preocupação imediata de Cristo. Sua primeira vinda diz respeito a sofrimento e morte. Marcos 10:45, “O Filho do Homem veio…para dar Sua vida em resgate de muitos.” Ele veio para sofrer e morrer.
Isaías 53:3, “Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um Homem de dores e familiarizado com o sofrimento.”
A primeira vinda diz respeito a suportar a cruz e a segunda vinda diz respeito a vestir uma coroa; primeira vinda: cruz – segunda vinda: coroa.
Então a segunda vinda de Cristo será universalmente visível. Todos verão. Em segundo lugar:
2. Irá ocorrer De repente e Inesperadamente (26-33)
Versos 26 e seguintes:
26 “Assim como foi nos dias de Noé, também será nos dias do Filho do homem.
27 O povo vivia comendo, bebendo, casando-se e sendo dado em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e os destruiu a todos.
O ponto aqui é que o retorno de Cristo irá ocorrer de repente e inesperadamente. Muitas pessoas ficarão surpresas e estarão despreparadas. Pessoas estão apenas levando suas vidas, vivendo como se fossem viver para sempre.
Esses verbos no início do verso 27, todos no passado imperfeito, significam uma ação incompleta; coisas que iniciaram e não tiveram um fim, pessoas estavam comendo, bebendo, se casando, o usual do dia-dia. Eles viveram como se julgamento nunca viesse. A mesma coisa nos versos 28 e seguintes:
28 “Aconteceu a mesma coisa nos dias de Ló. O povo estava comendo e bebendo, comprando e vendendo, plantando e construindo.
29 Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e os destruiu a todos.
30 “Acontecerá exatamente assim no dia em que o Filho do homem for revelado.
Então aqui está o ponto: assim como as pessoas no tempo de Noé e as pessoas no tempo de Ló estavam levando suas vidas, comendo, bebendo, comprando, vendendo, plantando, construindo, assim como em nossos dias e assim será quando Cristo voltar.
As pessoas vivem como se elas fossem levantar amanhã do mesmo modo que fizeram ontem. Elas apenas seguem com suas vidas como se nunca houvesse um julgamento – comendo, bebendo, comprando, vendendo, trabalhando, jogando, vendo TV, indo a jogos, perseguindo uma formação acadêmica. A volta de Cristo ocorrerá de repente e de forma inesperada. Pegará as pessoas de surpresa. Verso 31:
31 Naquele dia, quem estiver no telhado de sua casa, não deve descer para apanhar os seus bens dentro de casa. Semelhantemente, quem estiver no campo, não deve voltar atrás por coisa alguma.
O estudioso do Novo Testamento Robert Stein observa: “A figura é a imagem bem conhecida da guerra descrevendo a rapidez de uma aproximação do exército inimigo, que não permite tempo para se preparar. Só se consegue fugir.” Então mais uma vez, o retorno de Cristo será de repente e inesperado. Não haverá tempo para se preparar. Ele estará aqui e será muito tarde para fazer alguma coisa.
Esses versos também indicam que uma das razões que muitos estarão despreparados para o retorno de Cristo é que essas pessoas estarão preocupadas com coisas materiais, com “coisas.” Muitos estarão mais preocupados com “as coisas de casa” ou com “comer” e “beber” e “comprar” e “vender.” Muitos estão mais preocupados com “coisas” que preocupados com suas “almas.” E Jesus diz no verso 32:
32 Lembrem-se da mulher de Ló!
Aqui está a figura de uma mulher despreparada para o julgamento. O julgamento veio à mulher de Ló de repente e de forma inesperada. O que aconteceu com amulher de Ló? Ela foi transformada em uma estátua de sal. Por que? Porque ela olhou para trás. Ló e sua família foram instruídos a fugir da terra de Sodoma e Gomorra porque o julgamento estava chegando. Tão severo seria este julgamento que olhar para trás faria com eles fossem puxados para dentro daquele julgamento.
A esposa de Ló olhou para trás. Por que? Porque seu coração estava atado às coisas do mundo. Ela estava correndo do lado de fora, mas permanecendo do lado de dentro. Ela olhou para trás e foi transformada em uma estátua de sal. “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro (e virar uma estátua de sal), e perder sua alma?” (Lucas 9:25).” Verso 33:
33 Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará.
Se tivéssemos mais tempo refletiríamos no fato de que Jesus menciona aqui nesta passagem as pessoas históricas de Noé, Ló e a esposa de Ló. Ele se refere a elas como reais, pessoas históricas. Ele se refere à esposa de Ló sendo transformada em uma estátua de sal sem nem mesmo questionar a veracidade do acontecimento. Nosso Senhor crê nessas histórias do Velho Testamento, jamais questionando suas autenticidades. Se essa é a visão de nosso Senhor da Escritura, então essa deveria ser a nossa visão também. Essas coisas realmente aconteceram.
Dissemos que o retorno de Cristo e a vinda do reino serão, 1) universalmente visível e 2) ocorrerá de repente e inesperadamente. Terceiro:
3. Resultará em Separação (34-37)
Verso 34:
34 Eu lhes digo: naquela noite duas pessoas estarão numa cama; uma será tirada e a outra deixada.
Haverá duas pessoas dormindo na cama e quando Cristo voltar, uma será levada e a outra deixada. A ideia é que uma será levada do julgamento e a outra será deixada para o julgamento. Uma é poupada do julgamento e a outra irá encarar o julgamento.
Este verso não ensina que pessoas irão “desaparecer” e assim por diante. Não é essa a ideia aqui. Simplesmente o ponto é que o retorno de Cristo traz separação entre o salvo e o perdido. O mesmo ponto é abordado no verso 35:
35 Duas mulheres estarão moendo trigo juntas; uma será tirada e a outra deixada.
O ponto é quando o reino chegar em sua plenitude, quando Cristo voltar, Sua volta resultará em separação, separação entre crentes e descrentes, até mesmo entre famílias e entre companheiros de trabalho. O joio e o trigo são separados um do outro, o peixe bom do peixe ruim e as ovelhas dos bodes.
Maridos, vocês não podem ir para o céu nas costas da fé de suas esposas. Esposas, vocês não podem ser salvas simplesmente porque seus maridos são salvos. Dois em uma cama, um é levado e o outro deixado. Você não pode ir para o céu pela fé de um membro da família, a fé da mãe, do pai, um companheiro de trabalho ou um amigo. Você deve por si próprio crer e ser salvo para que seja levado do julgamento quando o reino chegar.
Alguns de vocês podem não ter o verso 36 em sua tradução Inglesa. As traduções King James e New King James (Rei Tiago e Novo Rei Tiago) têm e também é encontrada no Evangelho de Mateus. Traz a mesma ideia dos versos anteriores. Verso 36:
36 Duas pessoas estarão no campo; uma será tirada e a outra deixada”.
A mesma ideia. Então o verso 37:
37 “Onde, Senhor?”, perguntaram eles. Ele respondeu: “Onde houver um cadáver, ali se ajuntarão os abutres”.
Essa última frase parece ser um provérbio popular. Mesmo hoje vocês sabem quando veem abutres circulando no céu à distância que existe por perto um corpo morto na estrada.
Talvez a pergunta, “Onde?” seja o mesmo que, “Onde esse julgamento irá ocorrer?” A resposta não diz exatamente onde o julgamento irá ocorrer e a resposta de Jesus pode significar, “Em qualquer lugar em que haja corpos (espiritualmente mortos), lá haverá julgamento.” Ficará claro a todos que Cristo veio, tão claro que ninguém vai precisar perguntar, “Onde?”
**Então O Que Eu Faço?
1) Devo Me Preparar
Você está pronto para o julgamento? Você está pronto para a segunda vinda de Cristo? Ou você estará entre os muitos que são pegos de surpresa; o retorno de Cristo ocorrerá de repente e inesperadamente. Prepare-se. Segundo:
2) Devo Preparar os Outros
É assustador pensar que a volta de Cristo resultará em separação de famílias. Todos em sua casa estão salvos? E quanto a seus companheiros de trabalho e amigos? Você fala sobre coisas que realmente importam? Você está preparando os outros para o julgamento que virá?

Vamos ficar de pé para orarmos.