Rei Jesus

Rei Jesus

“Rei Jesus”
(Lucas 19:28-48)
Série: Certeza em Tempos Incertos
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e abram em Lucas, Capítulo 19 (pg 707; também no YouVersion Bible app).

Enquanto vocês procuram…Imagine (vídeo)…
Desde Lucas 9:51 que Jesus tem seguido Seu caminho determinadamente para Jerusalém. Nós lemos a respeito de Sua viagem a partir desse ponto no capítulo 9 e agora a partir do ponto de hoje no capítulo 19, Ele entra em Jerusalém.
Jesus já falou uma parábola sobre Seu reino. Jesus já veio uma vez como rei e retornará como rei. Nesse ínterim, os seguidores de Cristo acessaram esse reino. Nós vivemos durante o “traço” entre a primeira e segunda vinda do Rei Jesus. Agora Lucas nos conta no verso 28, “Depois de dizer isso,” e o que Ele tinha acabado de dizer é claro está no verso 27, parte do quadro da parábola, Ele tinha acabado de falar que existem alguns que não quiseram que Cristo reinasse sobre eles. Ele diz no verso 27, “E aqueles inimigos meus, que não queriam que eu reinasse sobre eles, tragam-nos aqui.” É de grande significância que essa declaração preceda a entrada de Cristo em Jerusalém. Essa passagem é frequentemente conhecida como a “Entrada Triunfal” de Cristo em Jerusalém, Sua entrada em Jerusalém como rei. Vamos laer a respeito disso agora.

Fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra Santa de Deus.

28 Depois de dizer isso, Jesus foi adiante, subindo para Jerusalém.
29 Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, no monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos seus discípulos, dizendo-lhes:
30 “Vão ao povoado que está adiante e, ao entrarem, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou. Desamarrem-no e tragam-no aqui.
31 Se alguém lhes perguntar: ‘Por que o estão desamarrando?’ digam-lhe: ‘O Senhor precisa dele’”.
32 Os que tinham sido enviados foram e encontraram o animal exatamente como ele lhes tinha dito.
33 Quando estavam desamarrando o jumentinho, os seus donos lhes perguntaram: “Por que vocês estão desamarrando o jumentinho?”
34 Eles responderam: “O Senhor precisa dele”.
35 Levaram-no a Jesus, lançaram seus mantos sobre o jumentinho e fizeram que Jesus montasse nele.
36 Enquanto ele prosseguia, o povo estendia os seus mantos pelo caminho.
37 Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam:
38 “Bendito é o rei que vem em nome do Senhor!” “Paz no céu e glória nas alturas!”
39 Alguns dos fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus: “Mestre, repreende os teus discípulos!”
40 “Eu lhes digo”, respondeu ele, “se eles se calarem, as pedras clamarão”.

Oração.

Introdução:
Eu não sei quantos pais já brincaram de luta com seus filhos conforme eles foram crescendo em casa. Isso parece ser um tipo de ritual viril que todo pai e seus filhos se pegam fazendo de tempo em tempo – isso é claro até que esses meninos alcancem a idade em que não são mais considerados meninos, e esse é o ponto em que o pai aprende que deve ser mais saudável e precisa ter costas mais musculosas. Mas por anos eu e meus meninos lutamos no chão e eu os prendia e lhes dava uma frase que eles tinham que repetir para “bater” e serem libertos do meu domínio. A frase que eles tinham que repetir para mostrar a submissão era, “Papai é o rei!” Se eles não falavam, “Papai é o rei,” eles não levantavam. Bem, como eu digo, aqueles dias terminaram. Eu não luto mais no chão porque enquanto meus meninos não são mais meninos, o pai não é bem aquele jovem adulto ágil também!
Há algo sobre esse título, “Rei,” que transmite soberania absoluta, poder, reverência, governo e reino. E enquanto existem reis terrenos, governantes terrenos, líderes e até rei paternal, não há nada como o celestial e supernatural “Rei Jesus.”
Cada vez mais eu acho esse título – Rei – de Jesus ser o mais adequado. Nós falamos frequentemente mais de Jesus como “Senhor,” e está correto. Se Ele não é Senhor “de tudo,” Ele não é Senhor “de nada.” E se isso é o que os Cristãos querem dizer ao se dirigir a Cristo como “Senhor” então vamos continuar a usar esse título. Me pergunto, contudo, se “Senhor” está começando a perder o seu significado para muitos, se apenas se tornou “parte” do nome de Cristo. Por essa razão é muito útil quando vamos a passagens bíblicas como o nosso texto desta manhã para nos lembrar que Jesus Cristo é REI. É isso o que significa Senhorio. Quando pensamos em Cristo como Rei, nós separamos os Cristãos reais dos que meramente são professores de Cristo porque isso significa que vivemos debaixo do reino e governo de Jesus Cristo. Ele é o “Número Um” de nossas vidas. Ele vem primeiro, tudo mais está em segundo plano.
Assim, essa passagem no final de Lucas 19 onde Jesus entra em Jerusalém agora como rei, nos lembra da importância de viver debaixo de Seu governo e reino. Eu quero falar a respeito disso com vocês nesta manhã e dar-lhes dois pontos principais sob os quais vamos trabalhar. É um esboço descritivo, simplesmente descrevendo a primeira e a segunda parte de nosso texto. Primeiramente, vamos:
I. Considerar a Majestade de Sua Vinda (28-40)
Nos versos 28 – 40 Lucas descreve a majestosa e triunfal entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Ele envia dois de Seus discípulos à frente para “encontrar um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou (verso 30).” Ele diz para trazê-lo e –verso 31– se alguém perguntar, “Por que o estão desamarrando?” Vocês responderão, “O Senhor precisa dele.” Lemos que isso é exatamente o que acontece, os dois vão e encontram o jumentinho conforme Ele falou e assim que desamarram-no, os donos dizem, “Por que o estão desamarrando?” Eles respondem, verso 34, “O Senhor precisa dele.”
Agora porque Jesus Cristo é ambos, humano e divino, tudo isso estava previsto pela presciência sobrenatural do Deus em carne. Certamente não seria a primeira vez. Lemos há uma semana sobre Cristo conhecer a Zaqueu pelo nome e arrumar o encontro debaixo da figueira brava. Ao mesmo tempo, contudo, a amarração do jumentinho poderia simplesmente ter sido uma previsão da parte de Jesus de forma que o jumentinho estava pronto de antemão para que os dois discípulos fossem pegá-lo e então eles saberiam a frase a ser dita para recebê-lo, “O Senhor precisa dele.”
Em ambos os casos, o verso 35 diz que eles trouxeram o jumentinho para Jesus e os discípulos jogaram seus mantos sobre ele e sentaram Jesus sobre o jumentinho. E assim que Jesus sai – verso 36 – muitos espalharam seus mantos pelo caminho, tudo isso é uma forma de dar as boas vindas a uma pessoa de importância na cidade.
O jumentinho sobre o qual Jesus montava na cidade é importante pelo menos por duas razões. Primeira, Lucas nos conta no verso 30 que é um jumentinho sobre o qual “ninguém havia montado.” Essa descrição é especialmente significante uma vez que mostra o tipo de pureza exigida nos sacrifícios animais para adoração no Velho Testamento. Números 19:2, por exemplo, fala da importância de se garantir um animal “o qual não tivesse defeito e sobre o qual nunca tivesse recebido uma canga.”
O jumentinho que Jesus montava ao entrar na cidade também é importante porque é o cumprimento de uma profecia – por volta de 650 anos antes de Cristo – 650 anos antes de Jesus, o Profeta Zacarias predisse a vinda do Messias-Rei, o Rei Messiânico, na cidade santa de Jerusalém. O profeta predisse em:
Zacarias 9:9, “Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta.”
Aqui está o cumprimento de outra profecia do Velho Testamento a respeito da majestade da vinda do rei Jesus – predita no Velho Testamento, cumprida no Novo Testamento. Agora veja novamente os versos 37 e 38:
37 Quando ele já estava perto da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou a louvar a Deus alegremente, em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Exclamavam:
38 “Bendito é o rei que vem em nome do Senhor!” “Paz no céu e glória nas alturas!”
Aqui também está uma referência ao Velho Testamento, essa frase, “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor,” é uma paráfrase do Salmo 118:26, uma benção pronunciada sobre os adoradores que entravam na cidade para adorar no templo.
As pessoas dizem, “Bendito o Rei que vem.” Elas estavam dando as boas vindas à majestade do Rei Jesus. É claro que nós percebemos que muitos nos dias de Jesus falharam em entender Sua primeira vinda. As pessoas pensaram do Messias como um líder nacional que veio restaurar a nação de Israel aos seus dias de glória. Eles estavam pensando somente no “rei terreno,” não estavam pensando no “rei celestial.” Lembrem-se, é por isso que Jesus contou a parábola das minas que vimos na semana passada. Eles estavam com a ideia errada do reino e do papel de Cristo como rei.
É mais fácil para nós olharmos para trás e entender a primeira vinda de Cristo. Entendemos que Cristo veio a primeira vez para salvar e Ele voltará para reinar em Sua plenitude, mas Ele veio primeiramente para sofrer e morrer conforme predito no Velho Testamento. O coro cantou mais cedo:
Pela fé os profetas contemplaram um dia
Quando o tão esperado Messias viria
Com o poder para quebrar as correntes do pecado e morte
E se erguer triunfante da sepultura
É por isso que Jesus veio a primeira vez. Ele veio para reinar sobre o pecado e a morte. Ele veio para Se oferecer como supremo, imaculado, sacrifício para remover a culpa e a punição dos nossos pecados. Ele voltará, Ele voltará como Rei para reinar para sempre na terra. Enquanto isso, nós vivemos entre “o traço” de Sua primeira e segunda vinda.
Mas você percebe que o povo está vibrando porque, enquanto eles não sabem de tudo o que sabemos hoje, eles certamente sabem que Jesus é Rei e eles O louvam com alta voz e louvores, tanto que, verso 39 diz que “Alguns dos fariseus que estavam no meio da multidão disseram a Jesus: “Mestre, repreende os teus discípulos!” – verso 40 – mas Ele respondeu e lhes disse, “se eles se calarem, as pedras clamarão.”
Esses líderes religiosos, os Fariseus, eles retratam as pessoas que Jesus ilustrou na parábola das minas da última vez – lembram disso, lá no verso 14? Essas são as pessoas que dizem, “Não vamos querer este homem reinando sobre nós.” Os líderes religiosos não estão interessados em Jesus Cristo como Rei. “Nós NÃO VAMOS querer este homem reiando sobre nós!” Eles clamam a Jesus para que Ele silencie Seus discípulos. Mas Jesus diz, “Se eles se calarem, as pedras clamarão.”
Eu amo essa declaração! É um lembrete que Jesus Cristo é Rei não somente sobre todo povo da terra, mas sobre a terra propriamente dita. Ele é Senhor sobre cada pessoa, animal, cavalo, árvore, filete de grama, gota de chuva e cada pedra. Paulo diz em Romanos 8: 19-22 que toda criação “aguarda ansiosamente” pela consumação do Rei Jesus, “a própria criação sendo liberta do cativeiro da corrupção,” ansiando o eterno reino de Cristo. “Silenciar, Meus discípulos,” diz Jesus, “E Eu verei essas rochas clamarem em louvor!” Imagine um monte de pedras cantando, “Rock of Ages!” Bem, agora vamos da “alegria” para as “lágrimas.” Veja o verso 41:
41 Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela
Essa descrição ocorre somente no Evangelho de Lucas conforme Lucas nos desafia agora a:
II.  Considere a Medida de Sua Compaixão (41-48)
Lemos anteriormente sobre a compaixão de Cristo pelos perdidos de Jerusalém lá no Capítulo 13. Jesus havia lamentado mais cedo em Lucas 13:34, “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!”
Aqui está Ele novamente, desta vez lamentando enquanto Ele adentra à cidade perdida de Jerusalém. Ele diz no verso 42:
42 e disse: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos.
Jesus lamenta que se apenas essas pessoas perdidas da cidade soubessem “as coisas feitas para trazer a paz.” Mas elas não conhecem a paz. Que ironia para elas viver em “Jerusalém,” a cidade cujo nome significa, “Fundação da Paz.” A palavra “Shalom” significa “Paz,” Jeru – fundação da – shalom – paz.
Eles usam essa palavra “Shalom” o tempo todo como uma benção de paz: “Shalom, Benjamin!” “Shalom, Levi!” A ideia de shalom era mais que ausência de conflito, o modo que normalmente usamos. Em Hebraico, a palavra traz uma benção positiva sobre aquele que a recebe, incluindo uma benção de relacionamento correto com Deus.
Mas Jesus lamenta que esses habitantes da cidade não conheçam “as coisas feitas para trazer a paz.” Ele diz, “isso está oculto aos seus olhos.” Que ironia que pessoas como o homem “cego” de Lucas 18:35-43 podia enxergar tão claramente “as coisa feitas para a sua paz,” enquanto a elite religiosa não podia ver nada.
Então Jesus prediz a destruição de Jerusalém, um julgamento sobre as pessoas vinda do Deus Todo Poderoso devido a recusa delas de se submeterem ao governo e reino do Rei Jesus. Veja o verso 43 e seguintes:
43 Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, e a rodearão e a cercarão de todos os lados.
44 Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria”.
Em 70 DC, seiscentos mil Judeus foram mortos pelo ataque devastador do Imperador Romano Tito. Tudo o que restou hoje da cidade bíblica de 2.000 anos atrás é o famoso “Muro das Lamentações” que você vê com frequência na TV onde os Judeus se posicionam de pé em frente a um muro e oram. Isso é tudo o que resta hoje da cidade antiga de Jerusalém, fundação da paz. Jesus disse que isso aconteceria e assim ocorreu, 40 anos após Sua crucificação.
Sou totalmente a favor da paz em Israel, e devemos – já que o salmista manda em Salmo 122:6, “Orem pela paz de Jerusalém,” mas precisamos entender que verdadeira paz não virá a Israel por meios políticos. Esses chamados “Tratados de Paz” que acertadamente elaboramos são no máximo temporários e superficiais. Nenhum tratado de paz vai durar em Israel porque a paz necessária é a “paz no céu (verso 38).” Jesus disse, “Se vocês compreendessem as coisas feitas para a paz.” As “coisas feitas para nossa paz,” paz duradoura são as coisas de Cristo Jesus, submetendo a Seu reino eterno como Rei de nossas vidas!
E assim Lucas termina este capítulo com a justa reentrada de Cristo no Templo Judeu, o centro da adoração, o lugar onde esperaríamos encontrar o Messias-Rei. Você conhece bem essa passagem nos versos 45-48:
45 Então ele entrou no templo e começou a expulsar os que estavam vendendo.
46 Disse-lhes: “Está escrito: ‘A minha casa será casa de oração’; mas vocês fizeram dela ‘um covil de ladrões’”.
47 Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo.
48 Todavia, não conseguiam encontrar uma forma de fazê-lo, porque todo o povo estava fascinado pelas suas palavras.
Você se lembra do caminho de volta ao Capítulo 2, Maria e José acidentalmente deixaram Jesus para trás na cidade de Jerusalém durante a Páscoa. Eles voltaram e procuraram na cidade e O encontraram no templo. Lucas 2:48-49, quando eles O viram, eles ficaram perplexos; a Sua mãe lhe disse, “Filho, por que você fez isso conosco? Veja, Seu pai e eu Te procuramos ansiosamente. E Ele lhes disse, “Por que Me procuraram? Não sabiam que Eu devia estar na casa de Meu Pai?”
Toda a vida de Jesus girava em torno dos “negócios da casa de Seu Pai.” Ele volta ao templo novamente, novamente para tratar dos “negócios de Seu Pai,” vindo cumprir o plano do Pai de nos salvar do pecado e vergonha. Ele veio para morrer pelos nossos pecados e para reinar sobre nossas vidas – para reinar como Rei.
Bem, deixarei com vocês então com Três (3) Perguntas para Levar para Casa:
1) O Meu Coração Frequentemente se Enche com Louvor pelo Rei Jesus?
Seguidores de Jesus Cristo não podem ajudá-lO, mas louvá-lO. Não me refiro apenas a cantar, embora cantar é um grande modo de louvar a Jesus. Você canta a Jesus quando está caminhando para escola ou está no ônibus? Você canta a Jesus em seu carro enquanto dirige pelas ruas? Mantenha seus olhos abertos e as mãos no volante!
Você O louva constantemente como “Rei?” eu quero encorajá-lo nesta semana a se dirigir a Jesus como Rei. Chame-O de Rei em suas orações. Tente fazer isso. Veja se isso não te ajuda a considerar se você está verdadeiramente se submetendo ao Seu reino sobre sua vida – sobre suas finanças, seu trabalho, suas preocupações, sua doença, suas coisas, seus relacionamentos. Ele é realmente Rei? Ele é o “Número Um?”
Você não pode verdadeiramente louvar a Cristo se você não tem a paz de Cristo. A razão de alguns Cristãos professos terem dificuldade em demonstrar louvor a Cristo é porque eles verdadeiramente não têm a paz de Cristo. Você precisa ser salvo de seus pecados para ter louvor verdadeiro por Deus.
2) Eu Compreendo Perfeitamente a Medida da Compaixão de Cristo por Mim?
Jesus lamenta e chora pelas pessoas perdidas da cidade em que Ele está entrando. Que compaixão! Você compreende de modo pleno a medida da compaixão de Cristo pelas almas perdidas? Lembrem-se, depois que Zaqueu é salvo o que Jesus diz? De volta ao verso 10, “O Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido.”
Cristo veio para salvar o perdido. Ele veio para mostrar a profundidade de Sua compaixão pelas almas perdidas – almas na cidade de Jerusalém e almas na cidade de Henderson. O Rei Jesus tem compaixão pelas mães que ficam cuidando da casa com pratos até os cotovelos, pelos homens e mulheres divorciados, o Rei Jesus tem compaixão pelo empresário ansioso que não consegue ver além da linha final de seus lucros. O Rei Jesus tem compaixão da criancinha, do adolescente, do adulto maduro, do ex presidiário. Ele diz, “Se vocês compreendessem o que traz a paz!”
O Filho de Deus em lágrimas
Os anjos errantes vêem.
Fique tu abismada, ó minha alma,
Ele derramou aquelas lágrimas por ti. (G. Campell Morgan)
Terceiro:
3)  Como Eu Posso Refletir a Mesma Compaixão pelas Pessoas Perdidas em Minha Cidade? Da “Comunidade para os Continentes?”
O que você está fazendo em termos missionários pelo reino? Você vai dizer a alguém sobre o Rei Jesus hoje? Você vai mostrar aos outros a compaixão que Jesus tem te mostrado? Você vai refletir o belo caráter de Cristo?
Peça a Deus para te mostrar como viver debaixo do reino e governo do Rei Jesus esta semana. Onde você está indo por Jesus este ano? Onde sua família está indo por Jesus este ano? Você vai atravessar os mares? Você vai para um de nossos parceiros missionários na América do Norte – Cleveland, Indianápolis, Boston?
Se nós somos verdadeiros súditos do Rei, então faremos o que Ele diz: “E vocês serão Minhas testemunhas,” – Minhas Testemunhas – em “Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da terra (Atos 1:8)” – da comunidade para os continentes.

Fiquemos de pé para orarmos.