Regozijando e Sofrendo–(Parte II)

Regozijando e Sofrendo–(Parte II)

“Regozijando e Sofrendo”–(Parte II)
(1 Pedro 1:3-9)
Série: Força na Adversidade
Rev. Todd A. Linn, PhD
Primeira Igreja Batista de Henderson, Henderson
Peguem suas Bíblias e juntem-se a mim em 1Pedro, capítulo 1 (Pg 814; YouVersion).
Recentemente começamos uma série de mensagens em 1Pedro. Pedro está escrevendo esta carta por volta do ano 63 DC aos Cristãos a quem ele se refere no verso 1 como, “peregrinos,” ou estrangeiros, ou residentes temporários, esses Cristãos estavam espalhados na área da Turquia dos dias de hoje e eles eram “peregrinos” ou “estrangeiros” ambos social e espiritualmente, socialmente banidos pelos Romanos naquelas províncias Romanas listadas no verso 1 e peregrinos espirituais no sentido de que este mundo não era o lar deles. Pedro fala sobre salvação no verso 2 e então ele trabalha essa salvação no verso 3 e seguintes.
Por favor, fiquemos de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4 para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês
5 que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo.
6 Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.
7 Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.
8 Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,
9 pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.
Oração.
Introdução:
Conforme estudei esses versos novamente esta semana, pensei a respeito da metáfora da caixa de ferramentas. Um mecânico usa uma caixa de ferramentas e a carrega com ele, assim, quando ele se depara com um problema, ele abre a caixa e usa várias ferramentas para auxiliá-lo. E eu pensei nesses versos dessa maneira conforme estava estudando. Se eu pudesse te dar uma caixa de ferramentas para te equipar para tempos em que você enfrenta problemas e dificuldades, então a caixa de ferramentas seria os versos iniciais de 1Pedro. E quero te mostrar o que quero dizer em um momento.
O título é, “Regozijando e Sofrendo.” Mencionamos anteriormente que muitos Cristãos professos dividem de forma errada essas duas palavras. Para muitos, uma pessoa não pode ter as duas coisas, alegria e dor caminhando juntas. Para muitos, alegria é definida por ausência de sofrimento. No entanto, para o Cristão, nós temos ambas as coisas juntas. Na verdade, no verso 6 do texto lemos a respeito desses dois estados coexistindo: “nisso vocês exultam, ainda que… devam ser entristecidos por todo tipo de provação.” Para o Cristão, alegria não é definida por ausência de sofrimento, mas alegria é o que torna possível suportar o sofrimento. O Cristão tem alegria a despeito de sofrimento.
Nós vimos na vez passada que os versos 3-9 nos fornecem duas verdades gerais a respeito de salvação, duas verdades sobre salvação que emergem do texto. A primeira:

I. Salvação é um Dom que dura para a Eternidade [3-5]
Salvação é um dom dado por Deus que dura para sempre. Isso está nos versos 3-5 e então o que Pedro faz é nos dar três aspectos dessa salvação. Nós vimos que nossa salvação é:
Ela é uma Salvação Soberana (3)
O que queremos dizer por soberana aqui é que Deus é Aquele que nos dá salvação, Ele faz isso acontecer. É dado por Deus às pessoas que não merecem e são incapazes de alcançá-la. Segunda verdade:
Ela é uma Salvação Segura (4)
Nossa salvação é segura. Ela vai resistir ao teste do tempo. Pedro se refere a essa viva esperança como, “uma herança incorruptível,” e assim por diante. Terceira verdade:
3) Ela é uma Salvação Sustentada (5)
Em outras palavras, Deus sustenta nossa fé em Cristo. Ele nos mantém crendo nEle.
Vamos ver nesta manhã como essa salvação serve como elemento de motivação e encorajamento durante tempos de luta, desafio e dificuldade. Aqui está a segunda, principal, verdade geral. Dissemos que salvação é um dom que dura para a eternidade. Número dois:
II. Salvação proporciona o Crescimento durante tempos de Adversidade (6-9)
Essa verdade implica que haverá tempos de adversidade.
Ao longo de todo Novo Testamento lemos de tempos em tempos que momentos de adversidade não são raros na experiência do Crente, mas na verdade são a norma da experiência do Cristão. Sofrimento é algo comum para todos os Cristãos. Sofrimento é parte da jornada na qual estamos, uma vez que somos “estrangeiros” neste mundo caído em nosso caminho para a Terra Prometida do céu. Deixe-me compartilhar apenas algumas das muitas passagens que ensinam isso:
Atos 14:22, “pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.”
Romanos 5:3-4, “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.”
Tiago 1:2-4, “Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.”
E claro, nossa passagem diante de nós aqui em 1Pedro e o verso 6 menciona nós sendo “entristecidos por todo tipo de provação.” Sofrimento é a norma da experiência Cristã. Nosso sofrimento, contudo, não é um sofrimento sem sentido. Deus está em nosso sofrimento, Ele está trabalhando nele e através dele. Assim, aqui está o primeiro subponto:
1) Conforme Vivemos para Cristo nossa Fé será Testada (6-7)
6 Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.
Dissemos que sofrimento é a norma da experiência do Cristão. E Pedro tem em mente, especificamente, o sofrimento que esses Cristãos estão vivendo conforme estão em uma cultura que é muito “anti Cristã,” uma cultura Romana que, em poucos anos, desencadearia uma severa perseguição e morte aos Cristãos simplesmente porque eram seguidores de Cristo.
Então acho importante nos lembrarmos disso conforme lemos a carta de Pedro. Ele não está falando de sofrimento porque temos um pneu furado no caminho para a igreja hoje, ou sofrendo porque temos que pagar o aluguel e estamos uns duzentos dólares mais pobres. Ao mesmo tempo, contudo, esses versos se aplicam a essas situações. Essa passagem tem implicações para sofrimento em todos os níveis e aplicações para todas as situações onde somos afligidos por vários problemas.
Veja a última frase no verso 6, “entristecidos por todo tipo de provação.” Os Cristãos que estão vivendo nas províncias Romanas de Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia no 1º Século, enfrentaram problemas que poucos de nós têm enfrentado ou enfrentaremos. Agora, tendo ressaltado isso para que sintamos o peso disso, deixe-me acrescentar que a maneira que eles puderam resistir a esses problemas, é a mesma maneira que eu e você podemos enfrentar nossos problemas hoje – os vários problemas que enfrentamos como saúde debilitada, o peso do aluguel, um pneu furado, uma perda na família, problemas na criação dos filhos, batalhas particulares como solidão e depressão. Nós vamos encontrar “todo tipo de provação.”
Agora, veja mais de perto como o verso 6 começa. Pedro escreve, “Nisso vocês exultam.” O que é o “nisso” do verso 6? “Nisso” vocês exultam. Bom, ele não está falando de provação. Como seria estúpido se alegrar na provação: “Estou tão feliz que quebrei meu carro! Eu tenho uma doença incurável!” Não, o contexto é a chave: o “nisso” se refere ao que Pedro havia escrito nos versos anteriores e, é claro, ele havia escrito sobre a salvação Cristã. Essa salvação maravilhosa da qual Pedro escreve, essa viva esperança, essa herança, essa salvação que é dada soberanamente por Deus, uma segura e sustentada salvação, é nisso que você se alegra grandemente, nessa salvação você se alegra grandemente.
Existe um link do sofrimento para a salvação. Existe um link aqui da experiência presente do sofrimento para a teologia de salvação. Pedro está falando, “Aqui está como vocês devem passar por dias difíceis: você volta para sua teologia.” Você percebe como é importante a teologia? Falamos sobre isso em nosso grupo teológico das quartas-feiras. Estamos lendo sobre teologia sistemática e discutindo cada capítulo conforme lemos. Dissemos que as pessoas às vezes dizem sem pensar, “Ó, não me dê teologia, apenas me dê Jesus.” Você não pode ter Jesus sem entendimento teológico de quem é Jesus. Nós temos que ter certeza de que estamos tendo informação do que a Bíblia diz a respeito de Jesus. É isso que significa teologia sistemática; é abrir a Bíblia e ler o que a Bíblia diz sobre qualquer tópico.
Você precisa da teologia dos versos 1-5 para viver o sofrimento dos versos 6-7. Você precisa de teologia sistemática dos versos 1-5 de forma a sobreviver e entender o sofrimento dos versos 6-7. Digo, nos versos 1-5 você tem algo de teologia sistemática quase na sua totalidade. Você tem a doutrina da eleição e previsão – o que, você se lembrará, não significa “previsto,” mas “previamente-amado,” Deus amavelmente coloca Sua afeição sobre os Cristãos antes que ele ou ela até mesmo tenha percebido, isso é eleição – a soberania de Deus e escolha amável de salvar – e então Pedro diz que Deus regenerou nossos corações mortos, temos sido “renascidos novamente,” nascidos de novo para uma viva esperança. Deus fez isso não porque merecemos, mas “conforme Sua abundante misericórdia.” Você lê no verso 3 sobre a doutrina da ressurreição de Cristo, verso 4 nossa herança no céu, verso 5 como Deus nos mantém salvos para que perseveremos até o fim, você ainda tem a glorificação – o estado final de nossa salvação – lá no final do verso 5, uma “salvação pronta para ser revelada nos últimos tempos.”
Assim, Pedro diz no verso 6, “Nisso vocês exultam,” nessa salvação sobre a qual eu tenho escrito a vocês. Nisso vocês vivem. Nisso vocês respiram. Nisso vocês exultam. Quando as coisas ficarem difíceis, lembrem-se disso, lembre-se de sua salvação.
Agora, perceba também que no verso 6 Pedro diz, “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.” Provações duram “um pouco de tempo.” É o mesmo que dizer, contudo, o quanto nossas provações e dificuldades possam durar, elas são relativamente curtas ao se pensar nelas no contexto da eternidade. Novamente, a teologia nos ajuda. Cristãos conhecem apenas a salvação passada e presente. O Cristão pode dizer, “Eu fui salvo da penalidade do pecado e eu estou sendo salvo do poder do pecado.” E o Cristão olha para a frente, para o futuro, para sua herança, uma salvação pronta para ser revelada nos últimos tempos, e então o Cristão pode dizer, “Eu serei salvo da presença do pecado.” Exatamente agora, eu estou vivendo no que Pedro chama de “um pouco de tempo,” uma experiência relativamente curta quando comparada à eternidade.
Paulo faz a mesma consideração em Romanos 8:18, “Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.”
Perceba também que Pedro diz no verso 6, “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.” Ainda que agora ou (Se preciso for), isto é, “se Deus julgar necessário, se Deus deseja isso, se Deus crê que é necessário que sejamos afligidos por várias provações.”
Observe que, provações não são coisas que nos acontecem como se fossem alguma força impessoal da natureza cantarolando no universo e coisas acontecem conosco sem motivo ou razão alguma. A ideia é que Deus dirige nossas provações e sofrimentos. Ele está lá e Ele está trabalhando através de nossas provações e sofrimentos – verso 7 – “ainda que agora” sua fé possa ser testada e genuinamente provada.
Os sofrimentos e provações dos Cristãos estão dentro da vontade de Deus. Isso não significa que qualquer um pode explicar plenamente como o pecado e tragédias são benéficos ao Plano global de Deus, mas significa que Deus está operando neles e através deles para muitos propósitos, não menos que fortalecer nossa fé. Então podemos dizer que sofrimentos e provações estão dentro da vontade de Deus. Pedro diz isso mais diretamente em:
1 Pedro 3:17, “É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal.”
1 Pedro 4:19 “Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.”
Quando você sofrer, lembre-se de que Deus está no controle. Pedro vai mais tarde dizer no capítulo 2, “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos (1Pedro 2:21).” Quando Cristo sofreu Ele abriu mão de tudo. Nosso sofrimento é “por um pouco de tempo.” Deus está conosco e está trabalhando através de nosso sofrimento.
É por isso que podemos nos alegrar e sofrer. Ambas as coisas seguem juntas, conforme Paulo diz em 2Coríntios 6:10, “entristecidos, mas sempre alegres.” ou em 2Coríntios 4:8-9, “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.”
Veja novamente o que Deus está fazendo em e através de nossos sofrimentos, verso 7, você percebe a palavra “Assim?” Isso é uma cláusula de finalidade, é o propósito de nosso sofrimento, “então assim” Deus pode fazer algo em nós e por nós. O que é esse propósito? Verso 7:

7 Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.
Deus usa nossas provações e sofrimentos para fortalecer nossa fé e provar nossa fé genuína. Pedro compara no verso 7 o teste de nossa fé com o teste do ouro. O ouro, Pedro escreve, “perece, mesmo que refinado pelo fogo.” Retrata o processo de refinamento de um precioso metal como o ouro. O ouro é aquecido e as impurezas sobem para a superfície e são raspadas ou removidas de forma que o que fica é puro, precioso, ouro sem mistura. Assim, o que é valioso se torna ainda mais valioso. E ainda, mesmo esse ouro vai “perecer” um dia, escreve Pedro. Isso é para ser contrastado com a fé Cristã a qual nunca perecerá – lembre-se do verso 5 – Cristãos são “mantidos pelo poder de Deus através da fé” – e essa fé que é valiosa se torna ainda mais valiosa, mais preciosa, quando testada. Quando o Cristão passa por dificuldades e provações sua fé cresce e se torna forte e mais preciosa e mais valiosa.
Entendido isso, não existe provação que seja sem sentido. Não existe sofrimento que seja desperdiçado. Não há dificuldade sem valor. Toda provação tem um propósito e todo propósito é bom: “para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro.”
Pedro acrescenta a frase no final do verso 7, ele escreve que nossa fé, “resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.” Isto é, quando Cristo voltar, a qualidade de nossa fé pode resultar em louvor, glória e honra, ou que nossa fé ganhará essas coisas: louvor, glória e honra.
Então lembre-se disso: Deus está operando em e através de suas provações. Ele está trabalhando provando e fortalecendo sua fé. Ele está trabalhando, removendo as impurezas de nossa fé presente de forma que você possa ganhar louvor, glória e honra quando Cristo voltar. Deus está removendo as impurezas de sua fé.
Lembre-se disso quando lutar. Quando você enfrentar dificuldades – seja a forma que ela possa tomar; quaisquer “muitas provações” que você enfrentar, Deus está removendo impurezas em sua fé. Talvez a impureza em sua fé seja a dependência mais no dinheiro do que em Deus. Talvez a impureza em sua fé seja confiar em si próprio ao invés de confiar em seu Senhor. Talvez a impureza em sua fé seja o sentimento de autoconfiança, um sentimento de orgulho em seu sucesso. Talvez a impureza em sua fé seja amar coisas mais do que amar a Deus. Talvez a impureza em sua fé seja tentar servir a dois Senhores. Talvez seja tentar ganhar popularidade e posição. Talvez seja estar em um relacionamento ímpio e inútil. Talvez a impureza na sua fé seja encontrar segurança em seu emprego, mais que em Jesus. Qulaquer que seja a impureza em sua fé, confie que Deus está operando para o bom propósito de tornar sua fé mais forte.
Conforme vivemos para Cristo nossa fé será testada. Aqui está o segundo subponto:
2) Conforme Amamos a Cristo nossa Fé Triunfará (8-9)
8 Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,
Pedro está escrevendo sobre o amor do Cristão por Jesus Cristo. Ele tinha acabado de mencionar Jesus Cristo no final do verso 7, escrevendo sobre a volta de Cristo e essa reflexão faz com que Pedro escreva um pouco mais sobre o relacionamento do Cristão com Cristo. Ele se refere a Cristo – verso 8 – como Aquele que, “Mesmo não O tendo visto, vocês O amam.” Isto significa que, os Cristãos espalhados por entre essas cinco províncias Romanas de Ponto, Galácia, e as demais, nunca viram a Cristo como Pedro viu. Eles não viram a Cristo durante Seu ministério terreno, nem O viram em Seu corpo ressurreto. Pedro diz, “Mesmo não O tendo visto, vocês O amam.” Mesmo que eles não O tenham visto, eles O amaram.
E até agora eles não O viram. Pedro prossegue no verso 8, “Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora.” Eles nunca viram a Jesus como Pedro O viu, em carne, você sabe. Ainda assim esses Cristãos amaram a Jesus. E esses Cristãos continuaram confiando em Jesus: “Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa.”
Parece que Pedro está mais uma vez lembrando os Cristãos o que eles têm em Cristo. Quando você sofre várias provações, lembre-se do Amor de sua vida, lembre-se de Jesus. Ele é Aquele que você ama embora nunca O tenha visto, você O ama. Ele é Aquele em quem você crê. “e apesar de não o verem agora, crêem nele.” Lembre-se de Cristo quando as coisas ficarem difíceis, Ele é Aquele que você ama. Continue amando a Cristo e sua fé triunfará.
Continue olhando para Cristo, amando-O, crendo nEle, se regozijando nEle – você vê isso no final do verso 8? – “e exultam com alegria indizível e gloriosa,” regozijando em Cristo conforme você vive neste mundo, olhando para a frente para estar com Cristo – verso 9:
9 pois vocês estão alcançando o alvo da sua fé, a salvação das suas almas.
Então voltamos de onde começamos: você precisa de teologia para permanecer firme no sofrimento. Enquanto você passa por várias provações lembre-se de que Deus está fortalecendo a sua fé, removendo impurezas de sua fé, de forma que você mantenha seus olhos fixos em Jesus Cristo, Aquele em quem e através de quem você receberá “o alvo de sua fé – a salvação de sua alma.”
Conforme amamos a Cristo, nossa fé triunfará.
O advogado de Chicago Horatio Spafford entendeu essa verdade. Tendo perdido um filho, mais tarde Spafford sofreu mais perda no incêndio de Chicago de 1871. Dois anos depois, ele perdeu tragicamente suas quatro filhas num terrível acidente no mar. No entanto, foi Spafford quem nos deu o grande hino, “Está Tudo Bem com Minha Alma,” (Sou Feliz em Português), um hino escrito não muito depois da morte de suas filhas. Ele escreve:
Quando paz como um rio, surgir em meu caminho, (Se Paz a mais doce eu puder desfrutar)
Quando problemas como ondas do mar revolto; (Se dor a mais forte sofrer)
Qualquer que seja minha sorte, Tu me fazes saber, (Oh seja o que for, tu me fazes saber)
Está tudo bem, tudo bem, com minha alma. (Que Feliz com Jesus sempre sou)

Spafford não podia explicar porque Deus permitiu tão grande perda, mas ele sabia que Deus estava no controle e confiou nEle. Mais tarde ele passou por mais altos e baixos, mas amou a Cristo até o fim.
Conforme amamos a Cristo, nossa fé triunfará.