Quando nós estivemos com Jesus

Quando nós estivemos com Jesus

“Quando nós estivemos com Jesus”

(Atos 4:13-31)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista, Henderson KY

5-08-2007 (Manhã)

 

. Abram suas Bíblias em Atos, Capítulo 4.

 

Nós estamos caminhando pelo Livro de Atos, em uma série de mensagens com o título: “A Igreja em Chamas!” Nós estamos estudando sobre o crescimento expansivo da igreja primitiva e aprendendo princípios sobre o crescimento que se aplicam a nós hoje.

 

Usando o nome de Jesus, os Apóstolos Pedro e João curaram um homem aleijado no portão do templo Judaico. Em razão disso, as autoridades Judaicas prenderam os dois, colocaram-nos na prisão e os levaram na manhã seguinte para estar diante do sumo sacerdote e dos 70 membros do conselho Judaico conhecido como o Sinédrio. Pedro acabara de dizer ao conselho que é o poder do nome de Jesus que permitiu que aquela cura acontecesse, e Pedro acrescenta que não há nenhum outro nome debaixo do céu dado entre os homens pelo qual nós devamos ser salvos.

 

Então nós retomamos no versículo 13 e enquanto nós vamos até o versículo 31 esta manhã, eu lerei apenas o primeiro versículo, versículo 13, para começarmos; apenas o versículo 13 antes de nós orarmos.

 

. Por favor, fiquem de pé em honra à leitura da palavra de Deus.

 

13 Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Algumas vezes, quando nós encontramos com as pessoas, nós podemos dizer onde elas estiveram recentemente. Às vezes, sem que elas digam nada, nós podemos concluir de forma razoável onde elas foram recentemente ou o que elas estiveram fazendo. Eu amo comida mexicana: nachos, quesadillas, ovos rancheiros, eu amo tudo. Mas, se eu for e comer comida mexicana no almoço e depois for te visitar, você vai saber onde eu estive. O aroma da comida mexicana fica na roupa por muitas, muitas horas. Nos impregna por inteiro. Permeia a pessoa toda. Comida chinesa é assim também. Não dá para você comer comida mexicana ou chinesa sem que todos tomem conhecimento. As pessoas vão saber onde você esteve. O aroma te denuncia.

 

Em outro contexto (2 Coríntios 2:15), o Apóstolo Paulo fala sobre como os Crentes têm o “aroma de Cristo”, um aroma que tem um efeito maravilhoso sobre os outros que estão sendo salvos. Há uma determinada qualidade entre os seguidores comprometidos de Jesus Cristo que é reconhecível imediatamente pelos outros. Alguns Crentes entram numa sala e há um “aroma” ligado a eles que permeia seus corpos todos; está em tudo. E você pode dizer onde eles estiveram. O aroma os denuncia. Eles estiveram com Jesus.

 

Essa foi a conclusão a que chegaram o sumo sacerdote e os 70 membros do conselho Judaico do Sinédrio referente a Pedro e João. A Bíblia diz no versículo 13 que “Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.”

 

Eu quero falar com vocês nesta manhã sobre como as nossas vidas são quando nós estivemos com Jesus. Número um, quando nós estivemos com Jesus…

 

I.  Nós vamos Irradiar a Presença de Deus (13-22)

 

Como Moisés! Vocês lembram do Livro de Êxodo; Êxodo 34, como Moisés desceu do Monte Sinai, após ficar algumas horas na presença de Deus. A glória de Deus ainda estava com ele e irradiava da sua face. Tão poderoso era o fulgor do brilho da glória de Deus que a Bíblia diz que Moisés teve que encobrir dos outros a sua face. Ela os cegou! Você podia dizer onde Moisés estivera. Ele estivera com Deus.

 

O versículo 13 nos conta que Pedro e João tinham o aroma de Cristo neles. O Sinédrio percebeu que Pedro e João eram homens “sem letras” e “indoutos” e ficaram maravilhados. Pedro e João não tiveram instrução nos ensinamentos Judaicos como eles, e então eles se maravilharam ao perceberem “que eles haviam estado com Jesus”.

 

Apenas meses antes, o conselho Judaico estava sendo confundido por um certo carpinteiro, Jesus de Nazaré. Jesus falara com os líderes Judaicos, arrazoando de tal maneira que eles ficaram sem palavra. E agora este poderoso conselho Judaico reconhece a mesma qualidade presente nestes dois homens iletrados, pescadores locais. Versículo 14:

 

14 E, vendo estar com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário.

15 Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si,

16 Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar;

17 Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum.

 

É fascinante, realmente: os líderes Judaicos não podem duvidar que um milagre ocorreu e que aconteceu através do nome de Jesus, todavia a conclusão deles é: “Mas, para que não se divulgue mais, vamos ameaçar severamente Pedro e João e dizer-lhes que não falem mais no nome de Jesus.” Essa é a evidência da batalha espiritual que se acirra no nosso coração até que nós falemos sim para Jesus como Senhor. O Espírito Santo nos convence do nosso pecado e nos convence da verdade de Cristo. É inegável e ainda assim nós nos forçamos a negar Cristo, até que finalmente Deus anule nossas vontades e amanse nossos corações para que nós finalmente cedamos e nos entreguemos a Cristo. Bem, esse conselho não está pronto para se entregar a Cristo. Versículo 18:

 

18 E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.

19 Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;

20 Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.

21 Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera;

22 Pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde.

 

Após conferenciarem entre si, o Sinédrio traz Pedro e João novamente para ficar diante deles e eles “ordenam” que eles não falem nem ensinem no nome de Jesus. Que efeito essa ordem teria sobre você? Quero dizer, Pedro e João estão diante do mesmo conselho que mandou Jesus ser crucificado. O que você faria se você recebesse a ordem de não falar mais o nome de Jesus? Isso teria algum efeito? Isso te incomodaria? Eu espero que sim.

 

Eu receio que haja muitas pessoas que se dizem Crentes que nunca se quer mencionaram o nome de Jesus. Eles vão falar sobre esporte. Eles vão falar sobre política. Vão falar sobre sua artrite ou sua sinusite, ou seu namorado ou namorada, ou grupo musical favorito, mas eles não vão mencionar o nome de Jesus. Outros podem até falar por horas e terminar falando de “coisas religiosas”, a construção da igreja, se eles gostam do novo piso ou da cor do carpete ou do sistema de ar condicionado ou do vitral e nunca se quer mencionar o nome de Jesus. Eu gosto de estar à volta de pessoas que falam de Jesus. Eu gosto de falar com pessoas que estão lendo suas Bíblias e elas dizem: “Ei, deixe-me compartilhar com você o que Deus me mostrou na palavra Dele.” Eles irradiam a presença de Deus.

 

Os primeiros discípulos receberam a ordem de não mais falar o nome de Jesus. Eles estavam pressionando os Cristãos para não falarem o nome de Jesus.” Eles crêem na obediência às autoridades, e nós também. Paulo nos diz em passagens como Romanos 13 para sermos submissos às autoridades, mas nós não devemos nos submeter às autoridades quando elas nos dizem para fazermos algo que vai contra determinada coisa que Deus nos diz para fazermos. Jesus disse para os discípulos lá em Atos 1:8 que era para eles serem Suas testemunhas até os confins da terra, e então eles dizem :“nós não podemos falar das coisas que temos visto e ouvido.” Nós somos testemunhas de Cristo”. Você sabe: “Nos inscreva para o próximo semestre do evangelismo  FAITH. Nós não podemos fazer outra coisa, a não ser falar as coisas que temos visto e ouvido!”

 

Há uma coragem intrínseca que vem de estarmos na presença de Deus. Quando nós estivemos na presença de Jesus nós irradiamos a presença de Deus. Se nós nos levantarmos e passarmos um tempo com Jesus, lendo a Sua palavra, então nós sairemos pela porta e não temeremos nada. Seja se você estiver caminhando pelos saguões de uma escola que não lhe é familiar, ou numa situação incerta de trabalho, ou sofrendo uma intervenção médica, ou qualquer outro desafio, veja como isso será mais fácil quando você passou um tempo na presença de Deus. Outros vão notar também, e eles vão dizer, “Ele esteve com Jesus. Ela esteve com Jesus.”

 

Quando nós estivemos com Jesus nós irradiaremos a presença de Deus. Número dois, quando nós estivemos com Jesus…

 

II.  Nós Descansaremos na Providência de Deus (23-28)

 

Tudo o que o conselho podia fazer para Pedro e João era amendrontá-los mais adiante e deixá-los ir. Eles não podiam fazer mais nada, porque as pessoas ao redor do templo estão glorificando a Deus e o homem que antes era aleijado está saltando, andando e louvando a Deus. Então, o conselho deixa Pedro e João irem. De volta ao versículo 23:

 

23 E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais dos sacerdotes e os anciãos.

 

A primeira coisa que Pedro e João fazem é encontrar outros crentes e compartilhar com eles o que tinha acontecido. Salomão diz em Provérbios 13:20: “O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” Você se torna como as pessoas com quem você anda, então ande com pessoas que amam Jesus. Essa é uma das razões para a reunião do corpo de Cristo. Você e eu encorajamos um ao outro com nossa presença aqui nesta manhã. Pedro e João compartilham com os outros crentes o que aconteceu.

 

24 E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;

 

Os crentes louvam a Deus por Sua soberana providência. Aparentemente um está louvando e os outros estão dizendo “amém” em concordância. É o que eu faço quando alguém está conduzindo numa oração em grupo. Eu tento não divagar enquanto eles estão orando. Eu estou orando com eles. Eu estou orando para que todos nós estejamos “em concordância”. Mas os Crentes estão adorando a Deus por Sua soberana providência, por Seu controle sobre todos os detalhes. A igreja primitiva sabia isso com relação a Deus. Pela forma como nós vamos ver essa verdade novamente nesta noite, em 1 Samuel, quando nós lermos sobre Deus escolhendo Davi para ser rei de Israel. Deus está no controle dos detalhes nas nossas vidas. É isso que esses Crentes estão mostrando aqui nos versículos 24 e seguintes. Tu és soberano, Oh Senhor. Tu criaste todas as coisas. Versículo 25:

 

25 Que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram os gentios, e os povos pensaram coisas vãs?

26 Levantaram-se os reis da terra, E os príncipes se ajuntaram à uma, Contra o Senhor e contra o seu Ungido.

 

Há uma citação dos dois primeiros versículos de Salmo 2. Esses primeiros Crentes fizeram disso uma maneira para estudar as Escrituras, lendo o que eles falam, determinando o que eles querem dizer e como podem aplicar. Eles entenderam Salmo 2 como um salmo messiânico, um salmo que fala profeticamente dos dias de Jesus Cristo. Salmo 2:1-2 fala daqueles que se reúnem para se colocar contra o Senhor Jesus Cristo.

 

27 Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel;

28 Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.

 

Os apóstolos descansam aqui na providência de Deus. Eles reconhecem que a morte de Jesus Cristo não foi acidente. Deus chamou pra si a vinda até nós na pessoa de Cristo, para viver para nós, para morrer por nós, e para ressuscitar da morte por nós. Esse é o ponto central dos versículos aqui. Eles dizem: “Todos estavam reunidos contra Jesus – Herodes, Pôncio Pilatos, os Gentios, os Judeus – todo tiveram participação. Eles são todos culpados, todavia, ao mesmo tempo, Você estava trabalhando através das ações deles para cumprir um perfeito e providencial plano de salvação para todos os que crerem. Esse é o cerne do versículo 28. Herodes, Pôncio Pilatos, os Gentios, os Judeus, todos estavam agindo mantendo tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer”.

 

Quando você esteve com Jesus você vai descansar na providência de Deus. Nada vai nos sacudir. Nada vai nos balançar. Nós vamos reconhecer que Deus está no controle de todas as coisas. Você vive dessa forma? Comece a descansar na providência de Deus e você vai dormir melhor à noite. Comece a descansar na providência de Deus e você não vai tomar a rejeição de forma pessoal e você não vai ter medo de perseguição. Você vai ser como esses Crentes primitivos, compreendendo que Deus é soberano e está no controle de tudo.

 

Pare de se preocupar com aquilo! Você sabe o que é. Deus está no controle. Apenas peça a Ele sabedoria. Peça a Ele para te fazer crescer através da experiência e confie Nele.

 

Quando nós estivemos com Jesus, nós vamos irradiar a presença de Deus e nós vamos descansar na providência de Deus. Em terceiro lugar, quando nós estivemos com Jesus…

 

III.  Nós Confiamos no Poder de Deus (29-31)

 

Observe como a igreja primitiva confia no poder de Deus. Eles estiveram louvando a Deus. Agora eles oram a Deus. E o pedido de oração deles é por poder de Deus.

 

29 Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra

30 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho Jesus.

 

Os discípulos dizem: “O.K., Senhor. Tu és soberano. Tu estás no controle de todas as coisas e nada te pega de surpresa. Tu conheces essas ameaças que o Sinédrio fez. Tu sabes que eles ordenaram que nós não falemos o nome de Jesus. Então, eis o nosso pedido: “Dá-nos coragem para falar o nome de Jesus! Nós confiamos em Ti para nos dar poder para curar, para fazer sinais e maravilhas através do nome do Seu santo Servo Jesus!”

 

A propósito, Deus tem prazer em responder orações feitas de acordo com a vontade Dele. Você ora por algo que Deus quer que você faça e ele vai te capacitar para realizá-la! Deus diz em Mateus 6: “Não vos preocupeis.” Então você começa orando: “Deus, me dê sabedoria para não me preocupar” e sabe o que Deus faz? Ele responde essa oração de uma forma poderosa e você se vê menos preocupado. Deus diz em Provérbios 3:5: “”Confie em Mim de todo o seu coração.” Então você começa orando: “Deus, me dê sabedoria para confiar em Ti de todo meu coração.” E você sabe o que Deus faz? Ele responde aquela oração e você se vê confiando mais em Deus. Deus diz em Atos 1:8: “Sejam minhas testemunhas até os confins da terra”. Então você começa orando: “Deus me dê coragem para ser Sua testemunha” e você sabe o que Deus faz? Ele responde sua oração de uma forma poderosa e você se vê testemunhando mais. Oh, Deus tem prazer em responder orações que são feitas de acordo com a vontade Dele!

 

A primeira igreja está orando aqui de acordo com a vontade de Deus e Deus tem prazer em responder a oração deles. Eles haviam pedido por coragem no seu testemunho, confiando no poder de Deus. Versículo 31:

 

31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

 

Deus respondeu a oração deles de uma forma poderosa. Como um sinal da vinda do poder Dele, o lugar onde eles estavam reunidos foi balançado. Deus balançaria nossa reunião hoje! O poder de Deus vem e a Bíblia diz: “todos foram cheios do Espírito Santo” e qual foi o sinal de que eles foram cheios do Espírito? Eles agiram como um bando de loucos? Não. “Eles anunciaram a palavra de Deus com ousadia.”

 

O mesmo vai acontecer com você e comigo. Nós oramos: “Espírito de Deus, dentro de mim, encha-me por completo. Controle todo o meu ser. Capacite-me a anunciar a palavra de Deus com ousadia” e Deus vai responder essa oração de uma forma poderosa. Veja Deus fazer coisas grandes em você e através de você.

 

Quando você encontrar com pessoas esta semana, elas vão saber onde você esteve? Elas vão detectar o cheiro de Cristo em você? Elas vão dizer: “Ele esteve com Jesus. Ela esteve com Jesus.” Fique sozinho com Jesus todo dia e então irradie a presença de Deus, descanse na providência de Deus e confie no poder de Deus.

 

. Fique de pé para orar.

 

Estar com Jesus começa com a vinda para Jesus. Venha para Cristo hoje e receba-O como Senhor e Salvador…