Pronto para Morrer por Cristo

Pronto para Morrer por Cristo

“Pronto para Morrer por Cristo”

(Atos 21:1-36)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PhD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(25-05-08) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Atos, capítulo 21.

 

Nós estamos entrando na parte final do livro de Atos. Paulo está terminando sua terceira viagem missionária e está voltando em direção a Jerusalém. Nós sabemos que o versículo chave para o livro de Atos é Atos 1:8, onde Jesus diz: “Mas recebereis poder quando vier sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Hoje nós somos desafiados com o mesmo comissionamento, levando o Evangelho para nossa cidade, pelos estados, e através dos mares. Paulo está além mar, está na Ásia Menor onde ele acaba de pregar um último sermão tocante aos Efésios e ele está voltando para a cidade de Jerusalém.

 

. Fiquem de pé em honra à leitura da Palavra de Deus.

 

1 E aconteceu que, separando-nos deles, navegamos e fomos correndo caminho direito, e chegamos a Cós, e no dia seguinte a Rodes, de onde passamos a Pátara

2 E, achando um navio, que ia para a Fenícia, embarcamos nele, e partimos.

3 E, indo já à vista de Chipre, deixando-a à esquerda, navegamos para a Síria e chegamos a Tiro; porque o navio havia de ser descarregado ali.

4 E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.

5 E, havendo passado ali aqueles dias, saímos, e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos.

6 E, despedindo-nos uns dos outros, subimos ao navio; e eles voltaram para suas casas.

7 E nós, concluída a navegação de Tiro, viemos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, ficamos com eles um dia.

8 E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.

9 E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.

10 E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo;

11 E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.

12 E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.

13 Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.

 

. Orar.

 

Introdução:

 

Eu tive um sonho estranho sexta-feira à noite e eu acordei ontem de manhã ainda mentalmente atordoado com as imagens e emoções causadas pelo sonho que parecia tão real. Eu sonhei que fogos em nossa vizinhança devastavam nossa rua e lares eram bruscamente engolidos pelas chamas, inclusive o nosso. Eu disquei 911 e todos nós ficamos livres de perigo, mas tudo o que tínhamos era uma perua vermelha pequena e alguma comida e coisa do tipo. Tudo se fora. Nós andamos na escuridão por uma estrada junto com outras pessoas que tinham perdido seus lares. Foi realmente um sonho estranho.

 

Michele ficou imaginando por que eu tinha sonhado com aquilo e eu disse para ela que eu já tinha psicanalizado aquela situação. Eu acendi uma vela sexta-feira passada na minha área de estudo e a chama estava chamuscando meio alto e eu estava saindo do quarto. Eu lembro que eu pensei: “Rapaz, seria terrível se eu pusesse fogo na casa”. Bom, sabem como é, basta isso para seu cérebro começar a funcionar. Basta um incidente como esse e ele fica guardado lá na “sala de espera dos sonhos” para de noite. Seu cérebro mal pode esperar você ir dormir, para transformar aquilo em algo bizarro como, por exemplo, sonhar com sua casa pegando fogo!

 

Mas aquele sonho foi um lembrete vívido de que crentes têm uma tendência natural de se apegar muito a coisas que não duram: mobília, computadores, carros, confortos, nossas casas, de forma que nós vivemos achando que nós vamos ter todas essas coisas para sempre e que nunca vamos ter que abrir mão delas. Se vocês me permitem colocar dessa maneira, é como se estivéssemos vivendo para esse mundo. Nós estamos vivendo para esse mundo.

 

O Apóstolo Paulo me deixa envergonhado. Eu leio sobre um cara que não tem nada, que nos lembra aquilo que nosso Senhor disse sobre aqueles que O seguem. Em Lucas 9:27-58: “E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. E Jesus acrescenta: “Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”.

 

Esse é Paulo. Ele pôs a sua mão no arado. Ele não está olhando para trás. Ele diz no último versículo que nós vimos há pouco, versículo 13: “Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”. Puxa, eu não sei quanto a vocês, mas eu quero ser esse tipo de pessoa. Eu quero ser assim. Eu quero estar nesse mundo, mas não ser desse mundo. Eu não quero ser um hipócrita. Eu não quero dizer: “Jesus, Tu és meu Senhor” e então ficar desesperado se algo acontece com as minhas coisas. Eu não quero viver para esse mundo. Eu quero viver uma vida de entrega completa. Eu quero ser capaz de dizer: “Eu estou pronto para morrer em nome do Senhor Jesus”.

 

Bem, se nós queremos uma vida assim, se queremos a alegria e liberdade do que significa ter uma vida de completa entrega ao senhorio de Cristo, pronto para morrer em nome do Senhor Jesus, há algumas coisas que precisamos saber sobre vida Cristã. Número um:

 

I. Vida Cristã pode Envolver Sofrimento (1-14)

 

Eu sei que isso é algo que nós não gostamos de ouvir. Nós queremos evitar sofrimento e devemos evitá-lo quando podemos, mas às vezes acontece de nós não podermos evitar o sofrimento. E a verdade é que, se nós desejamos viver uma vida de total entrega ao senhorio de Cristo, nós vamos enfrentar sofrimento. A Bíblia diz em 2 Timóteo 3:12: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. E Jesus diz em João 16:33: “Nesse mundo tereis aflições”. Nós passamos por sofrimento porque vivemos em um mundo caído. Coisas ruins realmente acontecem e elas acontecem para nosso bem. Elas aconteceram a Paulo. Vamos ver o texto.

 

Nós lemos os primeiros versículos anteriormente. Eles contam as viagens de Paulo de um porto para outro. E então o versículo 4 diz que há alguns discípulos na cidade de Tiro que “e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém”. O Espírito Santo havia revelado a esses crentes em Tiro que Paulo não deveria ir a Jerusalém”. Eles sabiam que havia problema à vista. Bem, Paulo sabia disso também. Ele tinha dito antes, lá no capítulo 20, em Atos 20:22-23: “E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações”. Paulo podia dizer: “Olha, a vida cristã envolve sofrimento. Eu estou pronto pra ela”.

 

Então Paulo e sua tripulação continuam sua viagem e chegam a Cesaréia. O versículo 8 diz que eles: “entraram na casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete”. Lembram lá em Atos 6, Filipe foi um dos primeiros diáconos. Ele é o cara que foi para Etiópia e conduziu o Eunuco etíope para Cristo. Vocês devem ter imaginado: “O que aconteceu com aquele cara?” Bem, aparentemente ele se estabeleceu e se casou, porque a Bíblia diz no versículo 9 que ele tinha quatro filhas virgens que profetizavam. Isto é, elas falavam a verdade de Deus quando elas ministravam aos indivíduos.

 

Então nós lemos novamente sobre esse cara chamado Ágabo. Nós conhecemos ele antes, lá no capítulo 11. Ele tinha profetizado antes sobre uma grande fome que estava por vir. Eis ele aqui novamente. Leia novamente o que ele faz lá no versículo 11:

 

11 E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.

 

Daí todos voltam o olhar para Paulo e eles pensam: “Paulo, você não pode ir para Jerusalém! Eles vão te prender e te entregar aos gentios, os romanos. Você vai morrer!” Você vê isso lá no versículo 12:

 

12 E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.

 

Agora vejam isso. Vejam novamente a resposta de Paulo, versículo 13:

 

13 Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.

14 E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.

 

Os crentes lá em Tiro e agora os crentes aqui em Cesaréia pensam: “Paulo, vai ter problema à frente. Você pode morrer!” e Paulo pensa: “Olha, eu sei disso. Estou pronto”.

 

Eu acho isso muito interessante. Alguns dizem que Paulo não deveria ter ido para Jerusalém porque o Espírito Santo revelou para esses crentes que Paulo ia ser preso e que ia realmente enfrentar sofrimento. Mas Paulo sabia que isso ia acontecer. Ele disso isso. Eu creio que isso aponta para um desafio recorrente que nós crentes enfrentamos hoje. Os crentes que estavam tentando deixar Paulo longe de Jerusalém são como crentes hoje que acham que Cristianismo é um estilo de vida que não deve envolver sofrimento. Paulo, entretanto, representa os crentes que compreendem que a vida cristã pode envolver sofrimento, assim ao invés de retrair, devemos estar prontos para isso. A vida cristã pode envolver sofrimento. Todo mundo diga: “A vida cristã pode envolver sofrimento”. A vida cristã pode envolver sofrimento.

 

Vejam que é fácil ser um crente até se deparar com a possibilidade de sofrimento. Ou seja, e se Deus chamar seu filho ou filha para o campo missionário na China? O seu filho ou sua filha diz: “Eu sei que Deus está me chamando para ministrar na China. Eu preciso ir”. Ou: “Deus me chamou para esse trabalho do outro lado do país”. Como você vai reagir? A verdade é que, nós nos sentiremos inclinados a fazer como os crentes em Tiro ou em Cesaréia. Sabe: “Paulo, veja só: acho que você não sabe bem o que vai enfrentar”. Mas eu amo a resposta de Paulo! Ele diz: “Eu estou pronto não apenas para ser preso” – ele pensa: isso não e nada!” – mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Com esse tipo de compromisso radical com Cristo, esse tipo de submissão completa, há alguma dúvida de por que Deus usou esse cara de uma maneira tão maravilhosa?! Deus vai usar você e eu da mesma maneira também, se nós nos desapegarmos das coisas desse mundo e nos apegarmos somente em Cristo. Nós vivermos a vida abundante que Ele quer que vivamos. A vida cristã pode envolver sofrimento. Número dois:

 

II. Vida Cristã pode envolver Calúnia (15-25)

 

Ou seja, as pessoas podem nos caluniar, dizer falsas coisas sobre nós. Como você reage a falsas acusações? Jesus disse em Mateus 5:11 que as pessoas “vão te injuriar e perseguir e, mentindo, dizer todo o mal contra vós”. Como você reage à difamação? Aconteceu com o Apóstolo Paulo. Vamos ler sobre isso nos versículos 15 e seguintes:

 

15 E depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém.

16 E foram também conosco alguns discípulos de Cesaréia, levando consigo um certo Mnasom, cíprio, discípulo antigo, com quem havíamos de hospedar-nos.

17 E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade.

18 E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.

19 E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios.

 

A propósito, eu adoro a maneira como é dito ali no versículo 19. Paulo contou em detalhes aquelas coisas que Deus fizera, que Deus fizera através do ministério dele. Não é: “Olha o que eu fiz”. É : “Olha o que Deus fez através de mim”.

 

20 E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há (ou seja, aqui em Jerusalém) que crêem, e todos são zeladores da lei.

21 E já acerca de ti foram informados (nós devemos acrescentar: “desinformados”) de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.

 

Paulo não estava ensinando isso. Ele não estava ensinando todos os Judeus a apartarem-se de Moisés. A primeira coisa que Paulo faria ao entrar numa nova cidade era ir à sinagoga judaica e adorar ali, e ensinar a partir do Antigo Testamento, apontando as pessoas para Jesus Cristo. Ele tinha um grande respeito pelos costumes judaicos. E Paulo não tinha dito a eles para não circuncidarem seus filhos. Na verdade, lembram que Paulo circuncidou Timóteo antes de levá-lo consigo em sua viagem missionária para que Timóteo não fosse uma ofensa para os judeus. Paulo tinha ensinado que uma pessoa não é salva pelas coisas que faz, mas em nenhum lugar ele tinha ensinado que as pessoas deveriam abandonar sua herança judaica e seus costumes. Então era uma calúnia. Não era verdade. Como ele lida com isso? Bem, os crentes lá em Jerusalém têm um plano.

 

22 Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.

23 Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto. (esse é o voto de Nazireu. Você pode ler mais sobre isso em Números, no capítulo 6. Era um costume judaico, uma maneira judaica de indicar consagração total a Deus por um período de tempo simbolizado pela cabeça raspada e a não ingestão de álcool e coisas do tipo.)

24 Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.

25 Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem (eles não precisam observar o costume judaico); mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.

 

Vocês vão se lembrar daquela última parte sobre os gentios lá em Atos 15. Mas eis a questão: esses crentes em Jerusalém estão pensando: “Paulo, há muitos não crentes judeus aqui na cidade espalhando falsas acusações contra você. Eles estão te caluniando. Eles estão dizendo que você está pregando e ensinando que as pessoas devem abolir o Antigo Testamento e esquecer o que Moisés ensina. Então nós temos um plano: se você entrar no Templo judaico com esses caras que fizeram esse voto judaico, e você pagar as despesas deles para que eles raspem suas cabeças, isso vai mostrar para esses judeus que você é um cara legal e que você está O.K com os costumes judaicos”. E em instantes você vai ver que Paulo concorda com isso e faz isso.

 

Agora perceba: como Paulo poderia ter respondido? Ele tinha sido difamado. Eles tinham dito falsas coisas sobre ele. Como ele poderia ter respondido às falsas acusações deles? Cheio de orgulho ele poderia ter mantido sua posição e ter dito: “Eu não vou fazer isso” Eu não fiz nada errado! Deixem que eles venham e se desculpem comigo!” Certo? Ele poderia ter feito isso. É assim que você teria respondido?

 

Paulo pensa: “Tá certo, como for preciso. Eu tenho consciência de que vivo num mundo caído e que algumas vezes somos mal compreendidos e algumas vezes caluniados. Tanto faz! Eu só quero ver a unidade na igreja”. Eu amo isso! Paulo não lutou para provar que estava certo. Ele se humilhou e prosseguiu. Quando você vive uma vida de completa submissão ao Senhor Jesus Cristo, você pode viver assim. Você não é surpreendido pelo sofrimento e você não é surpreendido pela calúnia. O poder de Cristo vive em você e através de você e você não se permite ficar emocionalmente perturbado com falsas acusações que as pessoas falam contra você. Jesus disse em Mateus 5:11-12: Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”.

 

A vida cristã pode envolver sofrimento. Vida cristã pode envolver calúnia. Número três:

 

III. Vida Cristã pode envolver Sacrifício (26-36)

 

Ou seja, a vida cristã pode significar que nós tenhamos que realmente morrer pelo Senhor Jesus Cristo. Paulo estava pronto para isso. Paulo havia dito isso lá no versículo 13 e lembra lá atrás no capítulo 20, versículo 24? Ele disse: “em nada tenho minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria minha carreira”. Se fosse chamado a fazer isso, ele estava pronto para morrer por Cristo. Isso quase acontece nos versículos finais. Deixe-me lê-los.

 

26 Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.

27 E quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, vendo-o no templo, alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dele,

28 Clamando: Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos, e profanou este santo lugar.

29 Porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo de Éfeso, o qual pensavam que Paulo introduzira no templo.

 

Então começa esse tumulto e Paulo é falsamente acusado até de ter trazido um gentio para dentro do Templo judaico. Ele não tinha, mas você vê lá no versículo 29 que a Bíblia diz que eles “pensavam” que ele tinha. Eles achavam erroneamente. Paulo bem sabia. Nenhum gentio podia entrar na parte judaica do Templo. Era um crime punível com morte. Esses judeus não crentes não estão interessados na verdade, eles simplesmente clamaram e o tumulto começa.

 

30 E alvoroçou-se toda a cidade (a população da cidade de Jerusalém é cerca de 60.000, mas durante o Pentecostes cerca de 50.000 pessoas estavam na cidade), e houve grande concurso de povo; e, pegando Paulo, o arrastaram para fora do templo, e logo as portas se fecharam (as portas foram fechadas para que o sangue de Paulo não profanasse o templo. Eles planejavam matá-lo como indica o próximo versículo).

31 E, procurando eles matá-lo, chegou ao tribuno da coorte o aviso de que Jerusalém estava toda em confusão;

32 O qual, tomando logo consigo soldados e centuriões, correu para eles. E, quando viram o tribuno e os soldados, cessaram de ferir a Paulo.

 

A multidão estava simplesmente dando uma surra em Paulo, batendo nele com soco e chute, um atrás do outro, até que o chefe policial local aparece, um comandante com dois soldados e centuriões, isso é, líderes de milhares de tropas. Quando eles aparecem, a multidão para de bater em Paulo.

 

33 Então, aproximando-se o tribuno, o prendeu e o mandou atar com duas cadeias, e lhe perguntou quem era e o que tinha feito.

34 E na multidão uns clamavam de uma maneira, outros de outra; mas, como nada podia saber ao certo, por causa do alvoroço, mandou conduzi-lo para a fortaleza.

35 E sucedeu que, chegando às escadas, os soldados tiveram de lhe pegar por causa da violência da multidão.

36 Porque a multidão do povo o seguia, clamando: Mata-o!

 

E a idéia é “Mata-o, mata-o”, como traz a Tradução New Living. Paulo apanhou a ponto de correr risco de morte. Ele quase teve que sacrificar sua vida. Mas lembram? Ele estava pronto para isso. Ele sabia que a vida cristã poderia envolver sofrimento, poderia envolver injúria – e, se necessário – poderia envolver até sacrifício.

 

Como ele fez isso? Como Paulo tinha força para viver uma vida de entrega, de total devoção ao Senhor Jesus Cristo? Ele tinha recebido o Evangelho. Ele estava pronto para morrer, porque ele já tinha morrido. E ele estava pronto para morrer porque alguém tinha morrido por ele. Como ele escreve em Gálatas 2:20: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.

 

É o Evangelho que nos conduz em meio a dificuldades. Nós cantamos antes no hino:

 

Quando você e eu compreendemos o que o Evangelho significa, crentes, que Deus nos salvou de uma eternidade no inferno para que nós sejamos perdoados dos nossos pecados e vivamos para sempre com Ele em um maravilhoso lugar chamado céu, nós não viveremos por esse mundo caído. Nós não vamos nos apegar e ceder e recuar em meio ao sofrimento. Quando coisas ruins acontecem nesse mundo – quando o casamento está com problema, ou se perde o emprego, ou a casa pega fogo – nós iremos fugir para a cruz e pregar o Evangelho para nós mesmos e viver pela fé no Filho de Deus, que nos ama e Se entregou por nós.

 

. Fiquem de pé para oração.