Pela Graça, Através da Fé Somente

Pela Graça, Através da Fé Somente

“Pela Graça, Através da Fé Somente”

(Atos 15:1-35)

Série: A Igreja em Chamas!

Rev. Todd A. Linn, PHD

Primeira Igreja Batista de Henderson, KY

(20-01-08) (Manhã)

 

. Peguem suas Bíblias e abram em Atos, capítulo 15.

 

Este vídeo nos dá um vislumbre da benção que receberemos ao participar em nosso 19º Semestre do FAITH (Treinamento para Evangelismo) aqui na Primeira Igreja Batista. Estamos entrando no 10º ano do ministério FAITH, e cada semestre de treinamento tem sido um encorajamento para nossas almas e uma benção àqueles que têm sido ganhos para Cristo ou têm se reconciliado com a igreja através das visitas de Segunda à noite. FAITH é um modo através do qual aprendemos a compartilhar o Evangelho com outras pessoas no trabalho, na escola e todas as Segundas à noite quando saímos.

 

Apenas por curiosidade, quantos nesta congregação receberam pelo menos uma visita do FAITH, antes de se unir a esta igreja? Olhe em volta. Deus tem usado este ministério e tem o abençoado grandemente por aproximadamente uma década, e estamos empolgados sobre o 19º Semestre que começa em 4 de Fevereiro.

 

De fato, antes de olharmos para o nosso texto nesta manhã, deixe-me pedir para vocês que estão nas extremidades dos bancos, a encontrar aqueles cartões e passá-los de forma que cada pessoa no banco tenha um cartão. Façam isso agora. Todos tenham um em suas mãos. Eu quero apenas te mostrar, agora mesmo, como você pode estar envolvido no FAITH. No final do culto eu falarei a você o que fazer com esse cartão. Mas apenas pegue um nas mãos agora e veja como você pode se envolver.

 

Eu estou pedindo para todo mundo se envolver na oração pelo FAITH. Oração é o poder que acende o evangelismo e a visitação. Oração capacita nosso pessoal para que eles saiam nas noites de Segunda, a fim de compartilhar o Evangelho e dar informação sobre a nossa igreja. Você pode ir à frente e checar a caixa lá que diz que você estará orando e assine o seu nome no final.

 

E então você pode ver outros modos de estar envolvido. Alguns de vocês sabem que estarão envolvidos no FAITH e já estão conferindo as outras caixas. A alguns de vocês, veteranos do FAITH que já participaram do FAITH antes e a alguns de vocês que participaram muitas vezes, obrigado pelo contínuo apoio. Alguns de vocês jovens que saem com a juventude e visitam pessoas jovens, obrigado também por assinarem a cada semestre.

 

Mas deixe-me por um instante dizer a vocês o porquê de eu achar que este semestre será o melhor semestre para todos estarem envolvidos em nosso ministério de visitação semanal conhecido como FAITH. Primeiro, o semestre é curto. São apenas 12 semanas de compromisso, enquanto que o semestre anterior teve 16 semanas. Segundo, as pessoas do FAITH aperfeiçoaram muito a apresentação do material. Como seu pastor, eu posso dizer a vocês que eu realmente gosto do novo perfil. Se você memorizou o antigo perfil, você não terá nenhum problema com o novo. Grande parte é a mesma coisa, eles mudaram apenas alguns versículos e os arrumaram, então eles soam mais teológicos. A terceira razão deste semestre ser mais divertido, é que teremos apenas uma classe de “aprendizado”. No passado, tivemos uma classe de aprendizado para as novas pessoas do FAITH. Os veteranos se envolveram em outras salas. Mas por causa do novo perfil, nós teremos apenas uma grande classe de aprendizado e eu estou realmente ansioso para ter todo mundo reunido na sala de confraternização, Segundas à noite, para aprender este novo perfil juntos. Eu estarei conduzindo essa classe e nós temos os cadernos do novo FAITH e o novo vídeo clipe para assistir e isto será ótimo. Então guarde esse cartão e no final do culto, eu direi o que fazer com ele.

 

Certo, estamos em Atos 15, continuando nossa série de mensagens, versículo a versículo, através do livro de Atos. Atos trata do nascimento da igreja há 2.000 anos e da história sobre como a igreja se espalhou de Jerusalém para as regiões mais longinquas do mundo conhecido naquele tempo. Agora, conforme o Evangelho foi levado para áreas fora de Jerusalém, muitos não-Judeus vieram a Cristo. Esses não-Judeus são chamados Gentios e temos lido sobre muitos Gentios vindo conhecer a Cristo. Na última vez, estivemos em Atos com Paulo e Barnabé em Antioquia, a umas 300 milhas a norte de Jerusalém. Agora, um problema surge na igreja. Alguns Judeus, alguns Fariseus da Judéia, a área ao redor de Jerusalém, percorrem 480km até Antioquia e todos eles estão curvados devido a alguma coisa. Vamos ler sobre isso em Atos 15.

 

. Fiquem de pé em honra a leitura da palavra de Deus.

 

Aqui na Primeira Batista levamos a Bíblia muito a sério. Cremos que Deus nos fala na Sua palavra e através dela. Se Deus revelou a Si próprio para nós na Escritura, então, gastaremos uma boa porção de nosso tempo de adoração na Bíblia, atentos ao que Ele diz, versículo por versículo, conforme for possível.

 

1 Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.

2 Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.

3 E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.

4 E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.

5 Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.

 

. Oração.

 

Introdução:

 

Este capítulo tem muita relação com o ministério FAITH do qual falamos antes. Uma das coisas que eu mais gosto do ministério FAITH é que ele te dá uma grande oportunidade de falar de Jesus a um membro da família, um colega de trabalho ou um amigo de escola. Você está tendo uma conversa normal e então você usa o que é chamado de “Pergunta Chave” a fim de direcionar a conversa para coisas espirituais mais importantes. Muitos de vocês sabem a pergunta chave. Digam a mim: “Em sua opinião, o que você acha que é necessário para uma pessoa ir para o céu?” Agora, esta é uma boa pergunta. E quero que você saiba que esta é a pergunta que a igreja está perguntando e respondendo aqui no capítulo 15.

 

Conforme estudarmos este capítulo juntos, existem 3 ações que vamos considerar. Aqui está a primeira:

 

I. Considere o Perigo do Legalismo (1 – 5)

 

Legalismo é a crença de que você tem de manter certas regras e regulamentos, a fim de que Deus se agrade de você, é uma religião do “o que fazer e o que não fazer”. Alguns de vocês devem ter nascido em uma igreja onde as regras foram realmente claras: você não pode fazer isso. Você não pode fazer aquilo. Você tem de fazer isso. Você tem de fazer aquilo. Isto é legalismo.

 

Os cinco primeiros versículos do capítulo 15 lidam com legalismo. Existiu certo número de Judeus conhecidos como Fariseus que eram muito legalistas. Eles ouviram sobre estes não-Judeus, estes Gentios, que estavam vindo para Cristo e estavam como que pensando: “Ei, tudo bem. Não temos problema algum com esses caras que estão recebendo Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal – mas, para que eles fossem realmente salvos, eles precisavam adicionar alguma coisa ao que eles criam. E especificamente, o versículo 5 nos diz que eles disseram que esses Gentios tinham que de ser circuncidados e tinham de guardar a lei de Moisés.

 

A circuncisão – a remoção do prepúcio do órgão reprodutor masculino – foi o meio pelo qual os Judeus foram conhecidos como o povo de Deus. Pense nisso como uma marca (marca a ferro feita no gado). Circuncisão, identificava você como pertencente a Deus. Os Judeus eram circuncidados e se dedicaram a guardar a lei de Moisés, não apenas os 10 Mandamentos, mas toda a lei revelada no Velho Testamento e centenas de outras leis que eles adicionaram à Escritura. Então, quando estes Fariseus ouviram sobre os Gentios crendo no Evangelho, eles estavam como que dizendo: “Bem, isso é bom, mas eles precisam ser circuncidados como nós somos e eles precisam guardar a lei como nós fazemos para que realmente sejam salvos”.

 

Então a Bíblia diz no versículo 2 que Paulo e Barnabé tiveram “não pequena discussão e contenda contra eles”. Se eles tiveram “não pequena” discussão, que tipo de discussão eles tiveram? Uma grande! Certo, então Paulo e Barnabé e outros da nova igreja em Antioquia decidem ir à igreja mãe em Jerusalém e conversar sobre esse assunto com os anciãos (diáconos) de lá. Então, o versículo 3 diz que eles estavam indo para lá, celebrando pelo caminho e, versículo 4, eles chegam a Jerusalém e relatam tudo que Deus fez em todas essas regiões de Gentios, mas então no versículo 5, lemos que os Fariseus dizem: “Isto é ótimo, mas esses Gentios devem ser circuncidados e eles devem guardar a lei se eles realmente vão ser salvos”.

 

Isto é legalismo e legalismo é um grande perigo hoje, assim como foi nos dias de Paulo. Veremos em um momento que a igreja primitiva manterá com veemência uma posição que afirmará corretamente que nós somos salvos não pelo fundamento da observância lei, mas baseado apenas na graça de Deus, pela fé somente, e em Cristo somente. Mas tendências legalistas estão a nossa volta.

 

Deixe-me dizer antes de prosseguirmos que se você sente que tem de caminhar com muito cuidado na linha ou Deus irá arremessar um raio em você, você provavelmente tem algumas sérias inclinações legalistas. Se você diz que ser um Cristão significa que você somente pode ouvir um tipo de música, ou que você só pode usar um certo tipo de roupa, ou que é errado assistir à TV ou ir ao cinema, então provavelmente você foi afetado pelo vírus do legalismo. Da mesma forma, se você está dizimando com relutância porque você acha que “precisa fazer isso”, ou está relutantemente evangelizando ou fazendo todas as atividades da sua igreja simplesmente porque você acredita que Deus espera isso de você e você não quer aborrecê-lO, então você é provavelmente muito legalista.

 

Uma das experiências mais libertadoras em nossa caminhada Cristã é quando percebemos que Deus somente quer nosso coração! Jesus Cristo disse que toda a lei se resume nisso, “Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, com toda a sua alma, com toda a sua mente, e com toda a sua força”. Quando damos a Deus nosso coração, viver a vida Cristã é uma benção, não um fardo. Eu dizimo não porque eu “tenho” que fazer, mas porque eu “quero” fazer. Eu evangelizo não porque eu “tenho”, mas porque eu “quero”. Nós vivemos nossas vidas como uma “nota de agradecimento” a Deus pela graça dEle. Considere o perigo do legalismo. Isto nos leva à próxima ação. Em segundo lugar:

 

 

II. Considere a Doutrina da Vida (6 – 21)

 

 

Nos versículos 6 – 21 nós lemos a respeito do que é freqüentemente chamado de “O Conselho de Jerusalém”, o primeiro conselho da igreja na história da igreja. E a ordem dos assuntos nessa reunião é, “Como uma pessoa é salva? Qual a doutrina da vida? Somos salvos pela graça através da fé ou é pela graça através da fé – mais obras?” Existem quatro oradores principais nessa reunião: Pedro, Paulo, Barnabé e Tiago.

 

6 Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.

7 E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.

8 E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;

9 E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.

 

Como Pedro sabia que Deus “não fez distinção” entre Judeus e Gentios? Lembram-se de Atos 10? Deus envia Pedro para falar a um Gentio chamado Cornélio. Naquela ocasião, houve aquele grande lençol sendo baixado dos céus com todos os animais. Pedro mais tarde diz em Atos 10:34, “Deus não mostra parcialidade (não faz distinção)” entre Judeus e Gentios. Ambos são salvos do mesmo modo.

 

10 Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?

 

Eu amo isso! Pedro está dizendo o mesmo que, “Por que eu exigiria que os Gentios suportassem a guarda da lei para que sejam salvos – quando nós por nós mesmos não podemos guardá-la?!”

 

11 Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.

12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.

13 E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:

 

E você pode estar certo de que todo mundo estava ouvindo Tiago. Naquela época, o cara com a maior autoridade falava por último. Tiago é o irmão de Jesus. Ele não era um crente em Cristo até após a ressurreição de Cristo. Mas Tiago sabia muito da lei. Nós estamos lendo o livro de Tiago nas noites de Quartas, um dos maiores livros Judeus do Novo Testamento. Em apenas cinco capítulos, Tiago faz referência ou alusão a não menos que 22 livros do Velho Testamento, mais que a metade dos livros do Velho Testamento! Então Tiago é grande na lei e todo mundo no Conselho está em silêncio e estão como quem diz: “Rapaz, o que Tiago vai dizer?!” Versículo 14:

 

14 Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.

15 E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:

16 Depois disto voltarei, E reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo.

17 Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas estas coisas,

18 Conhecidas são a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.

 

Algumas traduções diferem um pouco nesse ponto. Tiago está citando do Velho Testamento, o livro de Amós, apenas mostrando que o que Pedro diz sobre os Gentios está em concordância com o Velho Testamento. Então Tiago concorda com Pedro, assim como Paulo e Barnabé. Então ele recomenda uma linha de ação que trará alguma unidade entre os Gentios e esses Judeus que continuam a enfatizar a lei. Versículo 19:

 

19 Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

20 Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.

21 Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

 

Tiago concorda que a doutrina da vida é uma doutrina da graça. Salvação é somente pela graça, através somente da fé, em Cristo somente. Os Gentios não precisam ser circuncidados para serem salvos, nem precisam “guardar a lei” do mesmo modo que os Judeus não precisam fazê-lo. Tiago recomenda, contudo, como uma concessão ao severo, Fariseus que guardam a lei, que esses Gentios guardem aqueles aspectos importantes da lei no versículo 20: que se abstenham das contaminações (comida) dos ídolos, da prostituição – provavelmente uma referência a Levítico 18, que proíbe casamento entre parentes próximos – e de comer carne com sangue que permanece nela. “Do que é sufocado” faz referência a morte de um animal cujo sangue permaneceria nele. Carnes puras vêm de animais limpos preparados de tal forma que, o sangue é drenado completamente do animal. Agora, embora todos os alimentos tenham sido declarados “puros” por nosso Senhor, levou certo tempo para que os Judeus começassem a comer alimentos previamente considerados “impuros”. Conforme o tempo passou, encontramos uma redução da ênfase sobre a guarda da lei pelos Cristãos Judeus, mas isso não acontece da noite para o dia. Então Tiago recomenda que os Gentios façam isso como uma concessão aos Judeus, um compromisso, não como um compromisso de verdade, mas como um compromisso de preferência.

 

Veremos mais disso em instantes, agora simplesmente repare que todos creram que a salvação veio somente pela graça, através somente da fé, em Cristo somente. Isto marca o Cristianismo como sendo decisivamente diferente de todas as outras religiões principais. As outras religiões principais são fundamentadas nas obras. Judaísmo, Islamismo, Hinduismo, Budismo e tantas outras são fundamentadas em obras. Elas crêem que o homem tem de “construir” seu caminho para o céu. No Cristianismo, Deus desce ao homem. Ele desce a nós na pessoa de Cristo Jesus. Não se trata do que temos feito para Deus, mas o que Deus fez por nós!

 

E há algumas igrejas Cristãs que ensinam uns tipos de salvação pelas obras. Elas crêem que não somos salvos com base somente na graça, através somente da fé, mas acreditam que as obras devem ser adicionadas a nossa fé. Se você foi ensinado que você foi salvo pela fé em Cristo “mais” algo mais, você aprendeu algo que não foi ensinado na Bíblia. Salvação é somente pela graça, através somente da fé, em Cristo somente. Vamos dizer isso juntos: “Somente pela graça, através somente da fé, em Cristo somente”. Esta é a doutrina da vida.

 

Nós consideramos o perigo do legalismo e a doutrina da vida. Número três:

 

III. Considere o Dever do Amor (22 – 35)

 

Versículos 22 – 35 tem como foco colocar os outros em primeiro lugar. Se somos crentes no Senhor Jesus Cristo, nós estaremos preocupados com os outros, amando os outros, compartilhando Cristo com os outros, e fazendo qualquer coisa que pudermos para apontar as pessoas para Cristo. Isto é o que os Gentios fizeram ao reconhecerem esses assuntos da lei dos Judeus.

 

Começando no versículo 22, lemos que os Judeus Cristãos em Jerusalém, escrevem esta carta dizendo aos Cristãos Gentios em Antioquia sobre sua decisão e quando os Gentios recebem a palavra, eles ficam como quem diz: “Ei, isso é ótimo. Sem problema”:

 

22 Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.

23 E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.

24 Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,

25 Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,

26 Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

27 Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.

28 Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:

29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá.

30 Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.

31 E, quando a leram, alegraram-se pela exortação.

32 Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.

33 E, detendo-se ali algum tempo, os irmãos os deixaram voltar em paz para os apóstolos;

34 Mas pareceu bem a Silas ficar ali. E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.

35 E Paulo e Barnabé ficaram em Antioquia, ensinando e pregando, com muitos outros, a palavra do Senhor.

 

Então, os Gentios em Antioquia, versículo 31, “alegraram-se pela exortação”. Eles disseram o mesmo que: “Maravilha! Nós somos realmente salvos! Não precisamos ser circuncidados. Não precisamos guardar a lei. E quanto a comer carne com sangue, tudo bem. Nós concederemos isso aos nossos irmãos Judeus por amor a eles”.

 

Há tanta aplicação aqui, não é mesmo? Eu desejo colocar de lado minhas preferências em prol do amor aos outros. Eu posso preferir um certo tipo de música, mas eu desejo colocar de lado a minha preferência por amor aos outros. Eu prefiro um certo tipo de programa na igreja, ou um tipo de programa de escola dominical, mas desejo colocar isso de lado devido ao meu amor aos outros. Eu posso preferir um certo tipo de roupa ou preferir não usar jóias perfurantes, mas outros podem preferir usar coisas diferentes, e tudo bem. Estes não são compromissos de verdade – tanto quanto a verdade do Evangelho – estes são compromissos de preferências; não essenciais à fé Cristã.

 

Cerne da questão: Nós amamos tanto os outros, que estamos desejando colocar de lado nossas preferências no intuito de apontar os outros ao Senhor Jesus Cristo.

 

. Oração.